Olá seja bem-vindo à nossa primeira aula do curso as novas grandes questões da humanidade e eu queria lembrá-los que esse curso é é e teve um imenso sucesso no passado nessa gloriosa história da casa do saber com as primeiras grandes questões da humanidade É uma honra para mim continuá-la eu que ministrei essas aulas desde o começo eh o tema da aula de hoje é absolutamente maravilhoso porque nós vamos falar do Futuro nós vamos falar Das incertezas nós vamos falar da nossa responsabilidade nós vamos falar de esperança e isso tudo eh tem diretamente a ver com
a Vida Vivida de cada um nos dias de hoje então vamos lá valeu você nasce e é jogado no mundo e eh você vai tendo experiências que são fortemente determinadas eh pelas tuas Sensações consciência vai sendo costurada e desenvolvida muito lentamente eh durante um bom tempo da vida a coisa gira em torno de buscar sensações de prazer evitar aquilo que dói né e eh curtir né momentos prazerosos portanto Passamos o tempo inteiro sentindo experimentando e sentindo as consequências dessa experimentação à medida que as pessoas vão falando à nossa volta vão nos abastecendo de de códigos
vão cobrando interação do tipo fala papai Fala papai e aí então sentimos a necessidade de uma inserção no mundo social o que em implica uma interação com as pessoas mais próximas passamos então a usar os códigos por entender que era a condição para essa interação usar os códigos que se apresentam para uso através eh desses intercâmbios assim a sociedade vai nos abastecendo de palavras e com elas vamos construindo eh [Música] discursos rudimentares que vão se sofisticando aos poucos e ganhando até níveis maiores de abstração eh bem mais para frente o homem se dá conta de
que é preciso ter um discurso sobre si mesmo esse discurso sobre si mesmo eh será atravessado por uma série de informações que em grande medida devem satisfazer uma expectativa não é uma expectativa sua claro uma expectativa do eu sobre quem é o eu mas uma expectativa também social não dá para interagir sem contar pros outros quem você é às vezes até você não precisa ficar repetindo porque você acaba conhecido e as pessoas já chegam até você eh com essa pergunta respondida muito bem mais para frente você começa a se dar conta também de que eh
essa identidade que é a tua poderá ser pouco a pouco eh redefinida né Eh sempre de maneira eh eh suave para não causar um perturbação social grande nem uma inquietação pessoal grande você acaba eh eh percebendo não é que ao longo da vida as experiências podem permitir o quê eh uma um um entendimento renovado de si mesmo e você negocia essa renova ação com a sociedade Olha antes eu gostava disso agora eu gosto daquilo né Antes eu era hétero Agora Eu Sou homo Antes eu era né professor e agora eu abri uma pousada em Búzios
né então você eh vai eh pedindo licença e negociando essas novas definições de si eh ao longo ao longo da vida pois muito bem eh mais para frente ainda eh você começa a perceber que as tomadas de decisão elas tão circunscritas a um certo segmento da vida que depende de você em detrimento de outros segmentos que se impõe e e portanto há uma certa sabedoria na identificação daquilo que depende eh de nós e aí eh eh na hora que você vai observar com a lupa os momentos que dependem de Nós Você se dá conta que
cada passo na verdade eh deve ser dado em detrimento de infinitos outros né quer dizer e cada instante de existência implica A negação né dar as costas para infinitos outros instantes possíveis até então concorrentes mas que foram preteridos Por exemplo agora eu estou gravando essa aula e para isso eu não estou em casa eu não estou tomando banho eu não estou no clube eu não estou no cinema eu não estou dando aula em outro lugar eu não estou dormindo eu não estou e assim indefinidamente então há um trabalho de escolha que é um trabalho dramático
de perda de perda cada momento de vida implica eh abrir mão de infinitas outras possíveis Eu repito e que foram preteridas portanto eh Há um uma assimetria entre o ganho da vida definida e todas as perdas né abdicados que tenhamos eh alguma eh razão de ser para essas escolhas para nós e pros outros é imprescindível que na hora de nos perguntarmos caramba por que que eu escolhi isso e não Aquilo não é por que que eu abri mão daquelas coisas por que que eu fiz né porque como você não sente as tristezas das vidas não
vividas na hora de dar o primeiro passo eh você se dá conta que não foi para lá não foi para lá não foi para lá e não foi para lá então naturalmente se você não tiver resposta nenhuma para dar para isso você fica numa espécie de Limbo né Eh meio que Vivendo uma vida arrependida então é imprescindível que haja uma resposta para o direcionamento haja uma coerência e o melhor ainda é que esta coerência ela palte os passos seguintes também porque eh a partir de um certo ponto você nem precisa ficar mais se perguntando e
se respondendo E aí na hora que você não se pergunta e também não tem que se responder você tem a nítida impressão de que faz sentido ir naquela direção afinal de contas é uma direção coerente com outras decisões que você já tomou E aí então você acaba percebendo que a tua vida tem um sentido tem uma direção como se Sei lá isso tivesse sido decidido em Júpiter ou por alguma estrutura cósmica organizada ou por algum Santo né ou quem sabe algum pai de santo ou alguma alguma força transcendente que tenha determinado aquela escolha quando na
verdade Isto foi fruto de uma necessidade muito íntima de cada um de nós de ter algo para dizer para nos justificar das escolhas que fizemos e das perdas imensas que sofremos a cada vez que a vida foi escolhida e decidida por nós eu fui solicitado pela Editora citadel para fazer uma leitura comentada a sugestão foi minha eh eh dado que um audiolivro por e simplesmente poderia ser Inter diante uma leitura comentada do mais vendido livro no Brasil nos últimos dois ou TR anos que é o livro antigo Um clássico de napoleon Rio Um clássico do
self development americano eh mais esperto que o diabo né bem então naturalmente eh eh a leitura do livro começa com a seguinte certeza né Há algumas causas do Sucesso e algumas causas do fracasso não é então naturalmente eh esse livro que tem uma vocação planetária uma vocação universal ele não precisa nem dizer todos presumem que essas Causas identificadas em mais de 25.000 entrevistas realizadas com pessoas fracassadas e umas 500 com pessoas bem-sucedidas o que eu achei muito interessante porque dá uma ideia do enrosco que significa viver né o Corpus da pesquisa 25.000 fracassados e 500
bem-sucedidos e olha que esses bem-sucedidos sabse lá o que eles chamam né de bem sucedido e tal muito bem e aí estão lá as 17 causas 25 causas acho que esses eram os números 17 do Sucesso e 25 ou 30 para o fracasso causas universais causas que transcendem o tempo e o espaço causas que vão além e de Virgínia Aonde a pesquisa começou e causas que vão além do Corpus definido por por Andrew carnegie em parceria com napoleon rio causas que servem para quem mora hoje em Ribeirão Preto né causas que servem também para quem
mora hoje em São Petersburgo causas que servem pois muito bem então perceba que eh eh esse é o livro mais vendido no Brasil pois não é um mês não é dois meses eu tô falando de 2 anos anos ora isso é indicativo de uma espécie de demanda Uma demanda eh por por aquilo que o livro oferece e o que é que o livro oferece causas apresentadas como científicas a respeito do que determina na vida de qualquer um sucesso ou fracasso pois muito bem nesse momento nós nos perguntamos sobre o papel da filosofia e o que
é que nós observamos é que a filosofia justamente eh não consegue eh competir nesse andar da discussão né a filosofia não pode chegar e dizer viu Eh não são essas 30 causas do fracasso são aquelas 30 não el não não faz isso até porque eh eh ela não vai entrevistar 25.000 pessoas o seu método é outro seu procedimento é outro então no final das contas ela vai olhar para essa pesquisa Ah ela vai olhar para as conclusões dessa pesquisa e ela vai se perguntar em primeiro lugar a Que tipo de carência ou necessidade ou busca
de certeza essa pesquisa atende né e e e e isso claro em função do Sucesso planetário do livro muito bem o segundo ponto é eh até que ponto né Eh a multiplicação do Corpus até que ponto a investigação em série sobre sucessos e fracassos é garantidora eh de sucesso ou fracasso na vida de qualquer um né então poderia lembrar eh David hum né com aquele famoso Enigma do Cisne Negro né qu dizer você pega a diz olha Eh de que cor é o Cisne aí ele acha 10 cisnes e os 10 são brancos bom bacana
Aí vamos continuar mais 10 os 10 são brancos e mais 10 os 10 são brancos São 30 cisnes 30 brancos são 300 cisnes 300 brancos são 3.000 cisnes 3.000 brancos e aí você diz tos do Cisne é branco aí hum diz Pois é não sei né Porque nada impede que o eh o 31 seja negro eu não consigo passar da somatória das particularidades a uma lei universal com cisnes mas eh naturalmente eh o mesmo argumento serve para sucessos e fracassos a filosofia portanto ela o que que ela consegue com isso ela consegue com isso sugerir
que talvez no lugar de Andrew carnegie e napoleon Rio talvez você mesmo né quando eu digo você é você que vive a sua vida né talvez você eh que não entrevistou 25.000 pessoas e que não leu o livro em questão você vive com você desde que nasceu Né observando-se desde que nasceu né e portanto talvez você seja a pessoa mais habilitada para eh digamos digamos diagnosticar aquilo que em você é poderoso e aquilo que em você é frágil né Essa seria uma sugestão típica da filosofia a ideia de que cada um de nós por exemplo
tem uma essência uma natureza própria e portanto eh a condição de viver uma vida autêntica conhecendo-se a si mesmo perceba que nos 25.000 entrevistados por napoleon Rio você não estava não é então o que que acontece com a leitura de um livro dele você pega 25.000 e coloca no seu lugar né eu tenho 25.000 então eu abro mão de mim e eu vou viver o resultado de 25.000 né vamos convidar é psicologicamente garantidor n né eu tenho 25.000 aplaudindo atrás de mim então mas eu o é o é é o grave problema de abrir mão
das rédias da própria vida e a filosofia talvez alerte um pouco para essa necessidade e portanto eh eh devolve a você a autonomia a soberania e cobra de você a coragem para eh observar as 30 causas do fracasso e constatar que talvez nenhuma delas tenha nada a ver com você propósito propósito é palavra da moda hein Olha palestras no mundo corporativo pelo menos sete de cada 10 o cliente quer propósito propósito até outro dia palavra ausente mas hoje da moda o que será propósito né Eh poderíamos ligar o propósito ao futuro eh naturalmente né quer
dizer eh dificilmente alguém dirá eu tenho como propósito né Eh nascer eh em eh em copenhaguen né Só se for na próxima encarnação e isso é no futuro né portanto propósito nos remete ao futuro mas é não é qualquer futuro é um o propósito ele envolve a própria vida não é ele envolve a própria Pria vida mesmo que no propósito haja digamos eh efeitos da vida no mundo como ajudar as pessoas tirar a fome do mundo melhorar a educação do país etc mas envolve Claro a própria vida é o que eu vou fazer para que
isso aconteça né Eh uma terceira ideia forte de propósito é que eh todo propósito implica um rudimento de estratégia né ninguém pensa no propósito completamente desassociado do que é preciso para chegar lá então todo o propósito remete né a a a uma certa a um certo caminho né a um certo eh eh modo de eh de realização né Eh um um um quarto ponto do propósito é que ele pode ser individual ou envolver mais gente e aí você tem um propósito coletivo que concerne portanto várias pessoas que podem estar mais ou menos organizadas institucionalizadas e
assim por diante né e finalmente eu acho que o propósito ele envolve uma dimensão de desejo né quer dizer ele envolve eh alguma coisa que não existe ainda e que você quer que passe a acontecer graças à sua participação graças à sua intervenção bom e alinhavados esses elementos que podem eh permitir uma eventual missão de propósito eh a questão que nos toca enfrentar agora é a seguinte eh será possível uma vida boa será possível uma vida feliz sem propósito é a pergunta que me ocorreu neste momento e naturalmente eh eh a gente gosta de de
usar referências daqueles grandes sábios que nos entretém que que conversam conosco que apresentam a sua literatura etc e e naturalmente encontraríamos na na filosofia antiga eh muitos a dizer que eh o futuro que é portanto uma antecipação eh do que está por vir portanto aonde o propósito se inseriria o futuro é uma desgraça vou dizer logo na bucha assim o futuro é uma desgraça é uma desgraça uma desgraça E por quê né bom que fique claro o passado também né quer dizer poderíamos até dizer que eh do mesmo jeito que eh o propósito eh ele
ele tá tá encrustado no futuro ele tá junto com a esperança por exemplo né e e isso é ruim Isto é ruim né naturalmente que você poderia perguntar por quê E a resposta digamos mais imediata é muito simples Toda vez que você escapa para o passado na nostalgia ou para o Futuro no propósito na esperança na antecipação na né na na vidência né na n Toda vez que você escapa é porque a imediatidade da Vida Vivida que é onde a vida está essa imediatidade da Vida Vivida está digamos esgarçada está intediante está ap pequenada está
insuficiente né então vamos imaginar que você esteja aqui olhando para mim fascinado pela minha aula aqui não tem propósito não vai lembrar do seu propósito durante a minha aula eu eu vou pegar um caso ainda mais radical Você finalmente conseguiu levar para o motel aquela pessoa com quem você sonhou anos e aí a pessoa se despe a pessoa cois você se despe aquele vulco vuco e e tapa para cá e co eu digo e e quando eu digo tapa pelo amor de Deus que me entendam mal É é que vocês estão engalfinhar E aí é
abajur que cai é cois uma coisa de louco Aquela aquele grude todo eá né de repente você para e di Pera aí vou definir agora o meu propósito né de vida é não mas não vai não vai propósito de vida você define quando tá um saco Vel né o cara sei lá tá dando aula de química orgânica tá entendendo nenhuma é um ótimo momento para para definir um propósito mas quando a vida tá pegada intensa forte etc não tem propósito então Poderíamos dizer que eh e há aí uma crítica possível eh a por parte por
exemplo dos históricos né e e de todos aqueles vitalistas que consideram que se a vida tem chance de ser boa É ali no calor da existência e a Plenitude né a plenitude da Vida Vivida no calor da existência ela eh prescinde ela abre mão de passados e de futuros tempos da Alma tempos de vazão tempos de fuga né Agora você que tá me ouvindo aí né pai de família você que é que nem eu assim né sim contempla a vida como num escorregador assim untado de margarina né Não adianta tentar se agarrar é Ladeira baixo
Ah mas você tal joga uma partida de dama você né etc Vamos combinar que você julgar a vida por uma intensidade eh de dois jovens de 19 anos num motel é uma crueldade né Essa intensidade não não tô dizendo que não seja possível haverá gente eu tô dizendo dentro da curva eu sei que você é fora da curva eu tô dizendo pessoas dentro da curva eu sou até a própria curva eu eu estou dentro dela então não né A vida não é toda hora um vulco vulco um negócio não é não é todo dia sei
lá que Natália do Vale vira para você e diz eu sempre te amei né É não é todo dia não é não é não é não é eh no final das contas O que é o seguinte né você levanta tal café jornal pá agora você Até fica em casa mas antes você ia coisa era trânsito era não sei que até agora não teve não teve vuc vuco nenhum a vida até agora até agora não não chamou para si até agora você tá pensando no que vai fazer antes e no que fez Depois até agora não
teve graça nenhuma aí você chega encontra o coisa senta no seu lugar faz a mesma coisa que sempre fez vai almoçar encontra as mesmas pessoas um tédio Infernal aí você v e tal isso é segunda-feira você tá louco para ir embora tá você tá pega o carro pega o trânsito chega em casa tomando uma ducha en coisa pede lá um Car um capelete no brodo ET e tal joga uma partida de dama e vai dormir vamos combinar o seg é melhor que o passado e o futuro sejam razoáveis porque o presente imediato ele não ele
não ele não seduziu ele não né então você ficou o tempo inteiro jogando ou paraa frente ou para trás né Eh é isso então no final das contas essa ideia eu concordo com você como seria fascinante se a vida toda fosse né O cara acorda e uau Ei acordei acorda velho acorda Olha que olha que pão Olha que gelia olha que ducha Olha que ducha uau não não não vai na manha não dá mais do que 10 minutos nesse esquema então é melhor às vezes e você ter um plano B tô sendo tô pensando aqui
com você até porque a gente não precisa eh comprar o pacote de ninguém por acaso você tem que tem que sair na rua e dizer eu sou histório ou eu sou Platônico ou eu sou nitian É não precisa ninguém tá interessado nós estamos aqui pensando na nossa vida e na nossa vida se tem assim uma vez por semana um momento de vuc vuco El já tá bom para burro Tá certo então né segura a sua onda Eu por exemplo me sinto muito privilegiado pelo seguinte eu dou muita aula e quando eu tô dando aula de
fato eu não consigo pensar em propósito nem nostalgia nem nada eu tenho que pensar no que eu tô falando então Claro que não é motel mas exige de mim essa plenitude da alma entendeu exige de mim mas é saindo daqui por exemplo eu vou lá pra Barra Funda né Eu já vou pegar uma hora de trânsito vinda para kembu não sei por todo mundo do mundo inteiro passa por ali e tal é trânsito aí eu eu vou est ali no Uber ou não sei o que olhando né é que que vuc vuco né então é
normal que eh o passado e o futuro tenham algo a a a te dizer e em momentos de presente frouxo e ediante e e talvez por isso o propósito né você ter uma meta ter um objetivo ter a onde chegar possa ser muito útil para esses momentos em que a vida não é plenamente satisfatória o tempo inteiro nesse futuro que é o futuro da Alma que é o futuro projetado que é o futuro imaginado eu digo isso porque esse é o futuro possível né a menos que você queira ir mais rápido do que a luz
porque sempre tem um chato no meio de tanto aluno tem sempre mas o Einstein disse que se você for mais rápido do que a luz você chega na frente bacana né então já se manifestou então agora agora vamos falar com aqueles que não vão mais rápido do que a luz né porque como aqui o assunto é a vida e Então aí tem um problema é que o futuro no mundo o mundo tá sempre no presente né o encontro com o mundo tá sempre no presente e a vida tá no mundo tá sempre no presente né
Aí sim existe uma certa eternidade né porque se a eternidade é o presente que não vira passado né a gente tá sempre no presente já parou para pensar nisso né a gente tá sempre no presente Hum então Eh esse futuro projetado ele poderá ter n características né Você pode por exemplo eh eh através desse futuro dá uma coerência aparente aos passos que você dá Sabe aquela coisa de cada passo 360º possíveis cada passo 360º então Claro se você não tiver um um Norte um futuro eh fica cada passo a ser redefinido E ninguém vive assim
insuportável esse nível de liberdade de autonomia é insuportável a cada segundo uma nova decisão sobre você né sobre a sua vida então é cindível que Na continuidade da vida haja uma coerência aparente entre até 10 segundos atrás e e daqui 10 segundos é imprescindível então preciso que um Norte nesse futuro haverá futuros de muitos tipos né Eh e de uma certa maneira eh esse futuro eh ele ele resulta de uma presença no mundo social né em outras palavras eh a sociedade te ajuda muito a construir esse futuro para onde você deve ir para você ter
uma ideia lá no curso primário todo mundo fazia o primeiro ano para passar pro segundo ano e você pensa assim mas isso é porque eramos crianças Sim mas depois a gente fez O Terceiro Colegial ou ensino médio para entrar na faculdade e depois a gente fez a faculdade para obter o diploma e depois então você percebe que a sociedade ela ela participa dessa definição de onde você quer chegar ela participa porque ela aplaude certos projetos e ela não gosta de outros projetos então ela dá palpite ela premia ela dá doce ela dá espelho ela dá
coisa ela dá um carro importado ela dá né ela dá a sociedade premia certos projetos e a sociedade eh eh puxa o de outros projetos então há aqui uma uma produção que é uma produção que tem a participação importante significativa da sociedade e você pode por exemplo viver numa sociedade que aplaude você quando você busca para você amanhã uma vida material um tiquinho mais confortável uma de novo eu vou repetir uma sociedade que aplaude quando você organiza o futuro de maneira a ter amanhã um pouquinho mais de conforto do que hoje e Perceba como como
não é aberrante o que eu tô falando né quando você morava num apartamento de 70 m qu eh e aí você passa para um apartamento de 120 M qu e você diz não agora eu tenho mais espaço agora eu moro num condomínio é impressionante é tudo fechado a gente se sente seguro né Tem eh piscina tem sauna tem playground pras crianças tem não sei qu tem gangorra balanço etc tem né assim então a pessoa di Puxa vida é bom assim ter mais espaço né ah não tenha dúvida e tal aí você troca de carro as
pessoas aplaudem e dizem parabéns hein parabéns carro novo etc e tal e aí eh eh alguém diz sobre você Ah ele ele é um cara que sobe na vida que progride na vida é um cara que né então perceba é uma sociedade que está aplaudindo um jeito de viver aonde o caminho é definido pelo ganho de conforto material presumido através das múltiplas decisões Então esse é um tipo de de situação possível né então vamos imaginar por exemplo que alguém eh passe de um apartamento de 200 para um de 50 né venda o seu carro eh
eh eh abra a mão das suas roupas Comece a usar uma túnica eh sem nenhum tipo de digamos distinção né passe a andar a pé Claro porque vendeu o carro que tinha passe a coisar e eh passe a se alimentar simplesmente passe a não sei o quê e o resto do tempo ele se dedica ao estudo à leitura à elevação espiritual etc e tal é possível que numa determinada sociedade ele seja chamado de alternativo excêntrico etc e mais uma que ele aprontar ele para no jiri no manicômio né no etc Então acho que você percebeu
a sociedade Ela não ela não olha para você de maneira indiferente ela aplaude certos encaminhamentos e naturalmente ela trata menos bem outros encaminhamentos muito bem eh naturalmente que como eu disse é possível que o futuro seja construído eh a várias mãos né e vamos juntos conseguir uma mesma coisa hum muito bem e naturalmente que essa mesma coisa pode ser sei lá eh pode ser vamos construir um prédio né Vamos Construir Vamos fazer uma viagem juntos né porque de tudo que eu falei tem também viagem o viagem é tudo de bom Nossa como é bom viajar
né porque eh você troca o o pano de fundo assim é uma beleza uh conhecer novas culturas novos povos é é muito legal então você pode viajar em grupo eu viajar em grupo é um é uma alegria não tem nada Que me agrade mais do que fazer uma excursão todo todo mundo junto é muito bacana né então Eh eu esqueci do viajar né mas é possível que alguém pega e fale Ô você gosta da sociedade Onde você vive não não não Então vamos pensar em como seria um outro lugar vamos pensar como seria uma outra
forma de se relacionar Entre todos vamos pensar como seria um outro mundo diferente Vamos pensar Então vamos aí as pessoas começam a pensar e tal cada um vai dando uma sugestão etc e tal e nós estamos construindo um novo mundo construindo uma nova cidade construindo uma nova sociedade Onde por exemplo eh por exemplo hein eh olha que legal para não criar vínculos patrimoniais que para essas pessoas são entendidos como como de valor pífio né você ser apegado a a cimento né ou a lata né então o que que acontece a ideia é um rodízio de
tempos em tempos quem mora aqui vai morar lá quem mora lá vem morar aqui né por você não é dono Você tem o uso de certos lugares durante um certo tempo e para não ganhar muito você troca de coisa a a roupa eh não é sua você pega a a a roupa da vez né É É Grande o suficiente cada um pega a sua todo mundo se veste de maneira muito singela eh e E aí e na hora de comer P na hora de comer a alimentação é é boa nutritivamente mas ela é a mesma
para todos de maneira que todo mundo e se alimenta adequadamente né mas também não tem eh não tem sei lá eh vol ovão de faisão com v licot 68 não tem mas tem tipo o suficiente para para se alimentar adequadamente com com o balanço nutricional certo e depois P pá né E como é que vai ser o governo Ah o governo eh será eh administrado coletivamente mas claro haverá alguém que será uma espécie de zelador pode ser por sorteio etc tal Vá então eu não sei se você percebeu mas é possível pensar numa organização social
que não existe coletivamente a partir de um certo número de valores Como por exemplo o desapego a não propriedade a não posse e assim por diante é um exemplo hein é um exemplo viu é um exemplo não adianta você pegar e falar o professor Cloves é contra a propried não velho é um exemplo e esse exemplo foi muito inspirado no livro Utopia de Thomas moros que era um inglês que era magistrado juiz e conservador então sabe né e depois eh esse exemplo também foi inspirado na república de Platão sabe que era um aristocrata e também
sob certos aspectos bastante conservador então não venha me atacar não tá tudo certo é só um exemplo mas a Utopia é um tipo de futuro que pode servir como Norte para muita gente em termos de definição de uma forma justa de convivência Eis aí o maior valor de uma Utopia a cada passo um instante de existência e para muita gente a razão de estar onde está é sempre uma causa alheia à sua vontade haverá quem chame isso de má fé O que é a má fé é você não chamar para a responsabilidade sabe chá comigo
chá comigo vou dar um exemplo futebolístico claro final do Campeonato Mundial de Clubes de 1992 o campeão da Europa Futebol Clube Barcelona comandado por Johan manda a campo jogadores como zubizarreta Rafael Nadal Abelardo Guardiola kuman laudrup stov na sua frente o campeão da América do Sul comandado por tel Santana que manda a campo jogadores como Z Cafu tono Carlos Leonardo Raí palinha Miller o Barcelona faz 1 a 0 então o capitão Raí vai até o gol tira a bola de dentro do Gol põe debaixo do braço e vem andando com a bola debaixo do braço
e coloca a bola no meio de campo Se você pudesse ler o que passa pela cabeça dele para dizer pros outros deixa comigo a má fé é quando você não não chama para si as rédeas da vida costuma acontecer quando não dá certo eh e como não dá certo quase sempre Então você já tem uma série de causas externas que são determinantes da sua vida é o tempo é o mercado é a conjuntura é a covid é o não sei o que é né Você sempre terá uma causa para para para estar onde está mesmo
que isso não te seja completamente favorável portanto evidentemente você se dá conta que a vida Depende de iniciativas Depende das tuas escolhas Depende das tuas decisões e o que é mais Inc isto não é a cereja do bolo Isto é o bolo né isto é o bolo a liberdade não é a cereja do bolo a liberdade é o bolo inteiro mais a cereja né porque você não escolhe escolher Porque mesmo quando você abre mão de escolher você escolhe abrir mão de escolher e é exatamente por isso que você é condenado a ser livre e sendo
condenado a ser livre Claro está que ser livre se impõe decidir se impõe escolher se impõe vai vai gravar aula na casa do saber vou escolhi vim por que que você tá aí porque eu decidi pela minha vida aqui né E por que você tá dizendo essas coisas porque eu estou aqui né mobilizando recursos para oferecer esse discurso eu responsabilidade minha é comigo mesmo ei Professor eu comprei o seu curso e né É é comigo mesmo que você deve falar por quê Porque eu sou responsável por aquilo que eu faço né eu sou responsável pelo
por aquilo que eu executo Pelo modo como eu executo sou responsável e por que que eu sou responsável porque poderia ser diferente do que é poderia ser mas não é e não é por por minha causa é comigo mesmo né Como diz o Cristiano Ronaldo eu estou aqui eu estou aqui eu sou Claro que ele só faz isso quando ele faz gol o time dele ganha quando o time dele Perde é eliminado etc não tenho eu estou aqui mas enfim e não que e não que ele seja um um hipócrita não é que não faria
sentido nenhum ele lembrar disso mas eh A ideia é um pouco essa nós somos a cada passo concernidos e responsáveis por por onde estamos e pelo que estamos fazendo então Eh É lógico que se você a cada passo tem 360º de caminhos eh só para passar em revista tudo isso é des esperador portanto digamos assim e você acaba se servindo de mecanismos redutores dessa complexidade existencial né Eh em outras palavras para não sofrer muito ante a liberdade que se impõe você mesmo abre mão de um pedaço dessa Liberdade Professor eu não sei se eu entendi
então eu explico para você Eu por exemplo imagina a cada passo eu agora mesmo não vou dar mais essa dessa aula né Eu agora vou pôr uma bermuda né e vou ligar aqui uma música e etc chamar a galera vamos fazer aqui um um um um um saral etílico acabou o curso acabou o curso não vou mais fazer nenhuma etc e tal então para que não haja digamos eh essa possibilidade de a cada segundo a liberdade ser completamente revolucionária e sub você acaba eh eh se dotando de uma espécie de de identidade mesmo já que
já que a tua natureza não é como a do gato que que que faz com que o gato Viva como gato o pombo Viva como o pombo e a Samambaia Viva como a Samambaia a natureza não te deu essa essa essa condição né então você ficou desprovido de natureza Então como você ficou desprovido de natureza você tem que dar a vida uma solução Por sua conta Coisa que o gato não tem pode observar um gato ele olha para você com desprezo e E é porque você é desprezível mesmo é claro o gato Já tem todas
as respostas para uma vida de gato enquanto como você não tem resposta para dar você tá aí no Limbo da Liberdade no Limbo da Liberdade no Limbo da Liberdade E aí você angustia e tem mecanismos de redução da angústia né como por exemplo eh imaginar que eu seja professor e na hora que eu sou professor Nossa eu tenho que agir com professor falar com professor me investir com professor me contar com professor não sei o qu Professor comprar livro como professor não sei que como professor né vamos combinar que de 300 milhões de possibilidades Agora
eu tenho duas ou três dúvidas se eu compro pela internet n o livro Se eu vou na livraria ou não sei o que dizer eu dei uma devastada na complexidade da vida impressionante né Por quê Porque no final das contas eh já tá nessa nessa calha aí a vida né não vou ser eu a cada segundo a a a dar uma de do Então você percebe que isso reduz poderosamente a complexidade E com isso reduz também essa angústia eh terrível que corresponde a uma liberdade que se impõe n mas não cabe a menor dúvida e
aqui eu eu eu gostaria de colocar um outro ponto que me parece fundamental é que há há também uma outra causa de de de de angústia digamos assim né Eh eu não sei se você já reparou Mas você faz uma coisa por causa da outra outra por causa da outra outra por causa da outra outra por causa da outra outra coisa né né estuda trabalha para poder não sei o que trabalha né ganha dinheiro para não sei que lá investe aqui para não sei que lá né E você vai vai vai tá tudo amarrado numa
cadeia de utilidade Aí você pergunta mas e o todo né e o todo eh né dizer onde que isso agarra aí não agarra em lugar nenhum é uma coisa agarrada na outra e a outra é agarrada na uma Mas isso não tá agarrado em nada então quer dizer é como se a vida flutuasse né e e talvez pudéssemos chamar isso de uma sensação de náusea se você percebe que eh as suas partes têm sentido entre elas mas o todo não tem sentido nenhum o todo não tem sentido nenhum aí você tá eh enjoado enjoado mesmo
né enjoado e talvez eh para que houvesse condição de arrotar de uma vez essa náusea fosse preciso Em algum momento quebrar a cadeia de utilidades né fosse preciso fosse preciso fazer como quem coloca uma locomotiva dentro de uma farmácia Professor eu não entendia A locomotiva d de uma farmácia é simples se você deixa uma locomotiva na estação de trem ninguém repara na locomotiva porque ela tá inserida num nexo de causalidades né A locomotiva tá onde tinha que tá ninguém olha para ela você tira a locomotiva da estação de trem e coloca a locomotiva numa farmácia
você vai ver o o ganho de ser que ela obtém né com esse com esse descarrilhar de eh de nexos causais que é operação produziu né É talvez foi isso que eu tenha tentado fazer quando eu escrevi o livrinho a felicidade é inútil né felicidade é inútil como uma locomotiva numa farmácia mas não fica assim eh [Música] eh é um chamamento à Vida ao invés de ler Machado de Assis para fazer a FUVEST você lê a Machado de Assis por ler Machado de Assis a felicidade é inútil né é a felicidade é inútil né assiste
a aula do professor Cloves para poder para poder usar no eu vou falar tudo isso pro cara do RH né não assiste a aula do professor CL pela aula do professor Cloves pela aula Ah não vai ter diploma é pela aula do professor Clones né e e que mais você faz Nossa você come kib crru pelo kib cru e não e não porque não sei o que proteína Amino carboidrato o velho né come o kib crru pelo o kib crru né e e e e na hora da intimidade na hora da intimidade né pelo amor
de Deus não faça da intimidade mais uma oportunidade utilitária porque aí realmente perdemos as esperanças de romper a escravidão dos nexos de utilidade eh vivemos numa época que aplaude sucessos individuais vivemos numa época que aplaude projetos individuais e vivemos numa época que aplaude projetos que trazem lucro para grupos organizações empresas tribos portanto vivemos numa época de super particularização das reflexões sobre a vida penso no que é bom para mim quando muito pra minha família quando muito pros meus amigos quando muito pra minha turma quando muito pros meus quando muito pros que são que nem eu
quando muito mas talvez tenhamos perdido a competência para refletir sobre humanidade né talvez tenhamos perdido a competência para refletir sobre eh a relação entre meios e fins talvez eh tenhamos passado a a nos contentar com meios que trazem mais meios né talvez Tenhamos nos satisfeito de acumular reconhecimento riqueza ou patrimônio sem nos perguntar o passo seguinte sem nos perguntar eh quais os reais valores que isso tudo poderá permitir obter alcançar você sabe que eh o nosso país é Fortíssimo eh em certos segmentos da economia sobretudo ligados a ao que é agricultura e pecuária e eu
passeava por uma cidade Tida e a vida como uma das sedes desse pujante desenvolvimento e o meu anfitrião me desfilava número e você sabe que como professor da universidade pública passou de de dois números Eu já não tenho mais noção de grandeza portanto negócio de milhões bilhões é que nem as estrelas né galáxias e tal sei a diferença mas pelo não pelo que ele dizia mas Pelo modo como ele dizia eu intuía que é era muito então eu perguntei eh e esse dinheiro Ah tá todo aqui e e gozado porque eu passei assim pela cidade
e e não enxerguei essa riqueza toda né aí eu perguntei mas aqui é que tá o dinheiro tipo eu olhei pra padaria não me pareceu assim uma padaria incrível eu olhei pra escola municipal pra creche não me pareceu assim nada exuberante eu falou não é que o dinheiro fica nos condomínios nas pessoas que moram um pouco mais para lá né E aí é claro você pergunta e essas pessoas que estão dentro dos muros Elas quando saem eh não se como Não elas raramente saem né mas pô as crianças não vão pra escola não não as
escolas já ficam lá dentro porque também são clubes então tem esporte tem escola tem diversão tem não sei quê não há porque sair muito de lá de dentro quando sai é para ir direto pro aeroporto eh e eles têm o aeroporto deles eh muito próximo então tem os próprios aviões etc e tal e não né não há porque então no final das contas o que eu tava eh eh sendo informado ali é que eh tudo era pensado em termos de um grupo né Eh sem que ninguém ali sentisse a necessidade de que eh tudo aquilo
pudesse pudesse contaminar assim pro de fora de maneira significativamente positiva e o que é interessante é que não há assim rubo não é um sucesso acanhado não e é um é um sucesso aplaudido por todos então talvez tenhamos perdido em algum lugar a possibilidade eh como em outros tempos né de pensar no que é bom para todo mundo de pensar no que é bom para todos e quando eu digo todos né Eu realmente vou mesmo longe né porque no final das contas a humanidade é um time aonde quase todo mundo já morreu né porque a
humanidade é um é é um time de muita gente né e e naturalmente Quem tá aqui agora somos nós né e naturalmente a humanidade ela ela não é uma definição que se impõe a nós a humanidade resulta das nossas decisões a humanidade resulta dos nossos caminhos a humanidade resulta dos nossos valores a humanidade resulta da nossa vida a humanidade é aquilo que nós fazemos a maneira como nós vivemos e e e é claro eh sendo assim eh talvez tenhamos nas nossas reflexões sobre como a nossa vida deve ser perdido essa dimensão Em Algum Lugar do
Passado Olá sejam bem-vindos a essa aula essa aula é sobre o pensamento sobre essa vida do Espírito essa atividade que nos acompanha o tempo inteiro eh a nossa mente que não para de caraminhola às vezes com mais sofisticação com mais qualidade às vezes de Mane maneira bem simplória trivial e cotidiana é sobre isso que vamos falar hoje mais uma vez bem-vindos Vamos lá a realidade é o que é no mundo que supostamente se encontra fora de nós você encontrará num primeiro momento eh uma de de astros eh que pairam eh no céu foi uma das
primeiras constatações que o homem fez o homem também se deu conta que ele por sua vez se encontra num mundo não é num desses mundos que é o seu que é onde ele pisa né que é onde ele se encontra que é onde a vida vai acontecer portanto há uma primeira grande observação a respeito do terreno de jogo do lugar aonde a vida vai acontecer eh enquanto um espaço né a ser investigado descoberto conhecido e assim por diante então nós podemos então dizer que no meio desse desse mundo que é o nosso nós vamos encontrar
eh viventes né viventes e em outras palavras aqueles que tal como nós tem vida não é e uma vida marcada pela finitude E no meio desses viventes vamos estabelecer algumas categorizações por conta de critérios que são bem nossos E aí talvez possamos pensar na existência de vegetais de animais e de viventes que não sendo idênticos a cada um de nós são como nós e assim essa categorização e esse estudo vai se aprofundando progressivamente é claro que ao longo dos séculos o homem foi melhorando a sua capacidade de entender o mundo onde ele se encontra de
entender aqueles que com ele interagem e de entender-se a si mesmo né conhecer-se a si mesmo e é claro que eh esse conhecimento que pode ir se aprofundando e que foi se aprofundando esse conhecimento ele vai eh mostrando a cada dia que passa eh a sofisticação não é da realidade que nos dispomos a estudar paralelamente o homem dispõe de eh competências de pensamento competências de investigação do mundo e essas competências por sua vez também vão se aperfeiçoando de tal maneira que não só o mundo vai se apresentando para o homem como de forma cada vez
mais sofisticada como o homem Ele mesmo vai eu diria aperfeiçoando sua capacidade para entender o mundo n finalmente Poderíamos dizer que eh o homem ele é capaz de produzir artefatos né capaz de produzir instrumentos que permitem uma observação do mundo ainda mais sofisticada ainda mais incrementada e porque não dizer eh uma interação com as coisas do mundo uma interação com os viventes no mundo cada vez mais a acelerada cada vez mais eh eu diria eh eh aproximativa não é E aí é claro que eh o tal do mundo ele por conta e Desses desse aparato
técnico o tal do mundo ele foi eh se aproximando cada vez mais do Observador eh o tempo necessário para encontrá-lo foi diminuindo sensivelmente a velocidade quer dizer o ritmo dos Takes dos cortes das observações o ritmo da fragmentação do mundo que desfila diante de nós foi se acelerando cada vez mais e tudo Isso evidentemente acaba constituindo um cenário de grande complexidade agora é claro eh no meio de tudo isso O homem ainda é capaz de pensar sobre questões metafísicas em outras palavras é capaz de refletir sobre o que está além de tudo isso né O
que está mais para longe do que é a a fuses do que é a natureza do que é o mundo de que estamos falando e claro eh nós poderíamos dizer que talvez eh obnubilado ou ou entorpecido pela velocidade do mundo que se dispõe a conhecer o homem Talvez não tenha eh se preparado para as reflexões metafísicas maiores que talvez lhes permitissem uma reflexão mais profunda sobre a vida e por não dizer até reflexões mais escatológicas no sentido próprio do termo do seu destino o destino da humanidade do destino das coisas do mundo e e claro
eh até mesmo as questões metafísicas mais tradicionais como eh Porque existe alguma coisa no lugar do nada não é Ou porque o Uno nos remete ao plural e o plural nos remete ao Uno enfim eh questões tradicionalíssima física que talvez não tenham merecido a atenção correspondente a aquelas questões ligadas ao mundo mais próximo de nós a Vida Vivida digamos no seu cotidiano nos seus processos de socialização nas suas instâncias educativas essa Vida Vivida eh nos remete a um preparo a um preparo para a existência eh que é um O que é eu diria fruto do
seu tempo né aquilo que se esperava da educação em tempos de Platão provavelmente não coincide muito com o que se espera da educação nos tempos de hoje talvez até Talvez uma das características dos tempos de hoje seja justamente e não saber muito responder a pergunta o que esperamos da educação né Eh justamente essa incapacidade de identificação de propósitos seja mesmo um dos traços determinantes eh do nosso mundo é exatamente por isso que a filosofia ela pode nos encaminhar e talvez ela não seja o único caminho mas é um caminho eh historicamente consolidado um caminho privilegiado
de reflexão sistemática que pretende alguma coerência que pretende alguma profundidade a respeito de questões que talvez não estejam presentes nãoé eh nas inquietações do cotidiano de tal maneira que a filosofia Talvez seja [Música] eh o a condição né de eh a produção de de reflexão eh eu diria eh para além eh do esperado no chamado senso comum a filosofia portanto permite um olhar crítico sobre as certezas mais aplaudidas no cotidiano e no senso comum a filosofia portanto permite por exemplo no interior de um determinado espaço de produção e de circulação de discursos uma certa competência
de de de reflexão crítica sobre esses discursos a filosofia portanto permite Poderíamos dizer pensar diferente sobre eh as convicções maiores e as certezas maiores eh em circulação num determinado espaço talvez por isso eh hoje se fale tanto em em pensamentos recuados alternativos que podem ganhar expressão como pensar fora da caixa não é Ou seja eh a capacidade de observação né Eh daquilo que é entendido por Óbvio num determinado espaço eh e de reflexão metodologicamente recuada daquelas ante aquelas certezas e digamos a propositura de de questionamentos sobre essas certezas visando o seu aperfeiçoamento ou visando a
a denúncia da sua fragilidade então poderia dizer que no tempo de Sócrates já funcionava mais ou menos assim e Sócrates passeava Por Atenas e se deparava com seus concidadãos e os seus concidadãos ofereciam a Sócrates as mesmas respostas que costumavam oferecer aos seus Paris e Sócrates eh tomava a palavra em nome da filosofia assumindo assim O Papel De filósofo e justamente eh investigava a pertinência daquilo que era dito e através de um processo de diálogo de perguntas e respostas rapidamente conduzia o seu interlocutor a identificar ele mesmo a impossibilidade ou a fragilidade daquilo que estava
propondo E aí é claro eh ganhava-se com isso eh em em perceber a própria ignorância em perceber a inconsistência daquilo que era tomado por indiscutível sem que necessariamente conseguíssemos ou pretendemos colocar alguma coisa no lugar e naturalmente eu vejo que eh no mundo onde o capital circula no mundo portanto Aonde se produz ou presta serviço no mundo portanto também onde se trabalha eh eu vejo que é muito comum né sem que se tenha muita consciência disso é muito comum que se espere e de quem por ali passa essa capacidade de olhar pras mesmices dos discursos
repetidos a exaustão e identificar ali inconsistências e problemas que possam permitir novas soluções novos encaminhamentos e novas certezas então eu acredito que a filosofia É sim eh um um poderoso instrumento né do Espírito para ante eh as ideias do mundo permitir um posicionamento que é um posicionamento menos ingênuo e portanto Quem sabe mais próximo da Verdade o pensamento e eh a enunciação desse pensamento eh ambos n dependem da linguagem nesse momento eu estou aqui falando como você percebe eu estou me servindo de palavras eu poderia estar pensando sobre esse tema sem enunciar nada e a
matéria prima que eu estaria usando para elaborar esse pensamento são as mesmas palavras portanto perceba a linguagem permite o pensamento e permite o discurso talvez por isso os gregos utilizassem a a mesma nomenclatura para pensamento e para discurso e essa nomenclatura é a palavra Logos Logos quer dizer então ao mesmo tempo aquilo que pensamos articulamos sem nada dizer e aquilo que dizemos não é Enquanto estamos articulando ora perceba então que existe um limite importantíssimo ao pensamento que é justamente o limite da linguagem e aqui claro nós podemos pensar em vários tipos de limite digamos assim
poderíamos pensar num primeiro momento em alguém que por conta da vida que teve por conta da UCA que teve da formação que teve dispõe de um Arsenal restrito de palavras para pensar e para se manifestar para enunciar o seu pensamento então é claro que essa limitação de linguagem ela permitirá digamos ir até um certo ponto e se houver muita restrição essa restrição terá consequências na precisão do pensamento na precisão daquilo que se pretende dizer né um vernáculo pobre né Ele é impeditivo eh de um pensamento que cobra mais eh repertório de linguagem repertório de palavras
e eu pediria que vocês se remet a Vidas Secas de Graciliano Ramos e que se remetessem ao a personagem Fabiano Fabiano é uma personagem limitadíssima do ponto de vista vernacular e tem plena consciência que esse limite de linguagem ele é limitativo ele é impeditivo de pensamentos mais sofisticados Então esse é um ponto mas há um segundo ponto é que que eh a realidade é de tal maneira eh rica né que eh por mais que dominemos eh as palavras de um idioma né Eh elas ainda assim serão eh insuficientes para dar conta né da sofisticação e
da riqueza da realidade sobre a qual é desejamos falar né pensar a respeito então Eh naturalmente não falta um exemplos mas se você pegar a palavra amor né e a palavra amor no substantivo ela autoriza frases aonde ela assume a forma verbal eu te amo eu te amei eu te amarei para sempre amo pamonha amo Giló né amo eh andar de de velocite amo eh tomar vóc com água tônica bom Como você percebe nós temos aí uma palavrinha né substantivo verbo etc para dar conta de eh apros pelo mundo de naturezas completamente diferentes naturalmente que
o amor que você possa ter pelo seu filho né esse amor ele não tem a mesma eh eh índole afetiva ele não tem a mesma substância ele não tem a mesma intensidade do amor que você possa ter por comer fígado com Giló no mercado municipal de BH né é e no entanto Resta você dizer que ama eh ama Maria Helena e ama o fígado com Giló por quê Por falta de por falta de verbo o verbo não dá conta do mundo da vida né o verbo não dá conta da complexidade E isso também é problemático
porque quando vamos falar do mundo nós nos deparamos com um mundo em trânsito com um mundo em fluxo com um mundo em transformação sem que as nossas palavras acompanhem esse fluxo Então temos que recorrer às mesmas palavras para dar conta de mundos que não param de mudar um exemplo trivial você vai aos mercado e Bom Há um risco de comprar bananas maduras demais porque você se vê obrigado a comê-las todas de uma vez Então você compra bananas verdes O que é muito ruim porque a está com vontade de comer banana Ela ainda tá verde ainda
tá verde ainda tá verde Mas ela já tá menos Verde menos Verde menos verde de repente ela tá boa boa boa o boa boa boa dura pouquíssimo e depois ela já tá passada passada passada até está deteriorada por completo ali na sua fruteira agora o que que você tem para dar conta disso a palavra banana a banana no começo a banana no meio a banana no fim a banana amanhã né Eh eh e e e e por mais que você a transforme será só doce de banana né Será bananada e e fica evidente a pobreza
dos recursos da linguagem para dar conta da complexidade do mundo da vida a complexidade das transformações do mundo e é exatamente por isso que a gente tem na na manga um instrumento que mesmo não eh tendo tido uma escolaridade diferente da de Fabiano né nós tampouco conseguimos eh com os recursos que temos pensar o mundo de maneira mais precisa por quê Porque quando pensamos o mundo o o mundo não entra na nossa cabeça não é o mundo não entra na nossa cabeça eh o que entra na nossa cabeça são signos representativos são signos que estão
no lugar do mundo né Por quê Porque funciona assim uma mesa não entra na sua cabeça o que entra na sua cabeça é palavra mesa e imagem de mesa portanto a sua mente né Eh o espírito pensante ele não aceita qualquer coisa é preciso uma materialidade flexível o suficiente para que ele possa trabalhar e aí nós temos um problema porque nós temos que nos servir de uma materialidade semiótica que está no lugar de outra materialidade E aí é claro isso que está no lugar não consegue dar conta do mundo sobre o qual nos dispomos a
pensar não é só a l agem que limita o pensamento Quando pensamos e manifestamos aquilo que pensamos eh integramos uma uma polifonia aquilo que dizemos é objeto da avaliação eh dos nossos interlocutores aquilo que dizemos nos posiciona aquilo que dizemos nos coloca mais próximos de uns do que de outros portanto aquilo que dizemos tem consequências sociais importantes para nós e para quem nos circunda por por isso eh em muitas situações não é socialmente conveniente não é socialmente autorizado expressar enunciar aquilo que pensamos em outras palavras eh entendemos muito bem que a heresia né o pensamento
eh dissonante frente a uma opinião dominante uma opinião hegemônica uma opinião forte dentro do grupo poderá ter consequências devastadoras para o seu porta-voz muitas vezes uma posição herética forte requer do porta-voz uma legitimidade um capital social acumulado naquele espaço que não é todo mundo que tem eh a sociedade é um espaço eh perverso de concentração de legitimidade capital simbólico e portanto autorizamento para expressar o que se pensa razão pela qual a imensa maioria dos integrantes de qualquer tipo de Campo social está desautorizada a abrir a boca na hora que quer para falar o que quer
justamente porque as consequências eh punitivas daquela manifestação São muitas vezes desencorajadoras desse tipo de tomada de posição razão pela qual eh as opiniões eh ditas públicas né aquilo que circula como forte num determinado espaço acaba sendo resultado de um poder capilarizado um poder que se encontra eh dissolvido eh em todas as relações sociais e é portanto muito eh frequente necessário E por que não dizer quase que eh eh obrigatório que toda manifestação de um pensamento requeira uma antecipação dos seus efeitos né uma antecipação eh do quanto aquilo poderá ser adequado estrategicamente para a aproximação e
a obtenção dos Troféus pretendidos pelo porta-voz ou pelo contrário poderá ser eh eh gerador de consequências eh ruins consequências AP excluem né que cancelam que Calam que diminuem que apequenam que humilham e assim por diante por isso eh nós podemos dizer que há limitantes do pensamento que são inerentes à nossa capacidade de pensar e há limitantes do pensamento que são inerentes à nossa vida em sociedade a nossa presença na sociedade e os limites propriamente sociais que temos para enunciar aquilo que pensamos a construção de um de um pensamento ela se dá no interior de uma
vida que é uma vida vivida com os outros em sociedade é muito comum que ao falar de pensamento nós eh nos voltemos paraa intimidade da nossa consciência e busquemos nessa intimidade os instrumentos né os requisitos necessários para que uma ideia Vá se construindo no entanto sabemos muito bem que a origem do que Povoa a nossa consciência a origem eh a Gênese de tudo n eh começa de fora é a matéria prima semiótica é a matéria prima simbólica é a matéria prima de linguagem e seus significados aprendida no mundo aprendida na intersubjetividade aprendida no diálogo na
interação é que permitirá passo a passo o acúmulo de recursos que autorizar a de um discurso concomitantemente a construção de uma ideia então nós poderíamos dizer que o primeiro Grande pré-requisito para pensar bem é interagir com gente que pensa bem agora claro Quando eu digo interagir com gente de que pensa bem eu não estou me referindo só a pessoas que no mundo contemporâneo estão ali de carne osso conversando conosco Eu estou também me referindo a aqueles que deixaram o seu pensamento registrado e que talvez não vivam mais né Então nesse sentido é também uma relação
privilegiada a relação que você mantém eh com hann arent ao ler a vida do Espírito a relação privilegiada que você mantém com Kant quando lê fundamentos da metafísica dos costumes ou A Crítica da Razão Pura a relação privilegiada que você mantém com descart quando lê meditações metafísicas não é a relação privilegiada que você mantém com eh Platão né quando lê eh lá Menon timeu República etc Então nesse sentido eh eu poderia dizer que essas relações intersubjetivas elas vencem a contemporaneidade a imediatidade eh da copresença através desses registros que podem ser eu diria patrocinador não é
de um pensamento progressivamente rico não é eu te dou um exemplo n te dou um exemplo e eu estudei direito e jornalismo eu estudei Direito na USP jornalismo na Casper ao mesmo tempo depois eu fui pra França fazer doutorado e nós estamos aí tudo na década de 80 ainda né década de 80 naturalmente do século XX né muito bem nem do 19 nem do 21 do século XX muito bem e você vai dizer caramba né quer dizer eh um uma vida de estudos Pois é né então eu Eu Voltei pro Brasil e fui fazer outras
coisas até que eu acabei caindo numa faculdade de comunicação em algumas para poder dar aula e tal e eu senti a necessidade de uma formação eh de pós--graduação na área de comunicação Então fui fazer doutorado na eca eh em comunicação muito bem né o que eu tinha feito antes era tudo na área do direito né comunicação então Eh nesse momento eu me inscrevi numa disciplina intitulada eh análise discurso digamos assim não vou saber o nome exato mas essa era temática né com a professora Maria Aparecida bacega que já nos deixou já está Conversando com Deus
Eh aí H há do anos muito bem Maria Aparecida bacega Então me apresentou M Cil baktin Marxismo e filosofia da linguagem nunca tinha ouvido falar e vamos combinar né Eh eu já tinha rodado biblioteca nunca tinha ouvido falar então eu comecei a estudar Marxismo e filosofia da linguagem né E quando você ouve Marxismo eh pode baixar já aguarda viu eu tô para cá do vídeo né não tenha receio né hum Fica tranquilo né Eh e depois eh Presta mais atenção na filosofia da linguagem né baktin semioticista Russo que morreu na Sibéria perseguido né Eh pelo
autoritarismo eh soviético pois muito bem e o que foi que eu aprendi né eu aprendi justamente que eh a consciência eh que nasce zerada é povoada por signos a matéria prima da Consciência São signos são palavras a gente tá metido numa polifonia discursivo o cara fala fala fala fala fala fala de repente você também fala portanto você se insere numa rede discursiva né E é claro não tem mistério eh É é mais ou menos como fazer o omelete né a omelete que você fizer só você faz da mesma maneira o que eu tô falando aqui
essa aula aqui só eu que dou mas a matéria prima Essa já tava aí é eu aprendi um pouco aqui um pouco ali um pouco lá e eu é que tô montando a omelete com a minha receita mas a matériaprima da omelete tá aí matéria-prima da omelete tem bourde tem batim tem AB bacega tem não sei tem um monte de gente que eu tô botando aqui no Caldeirão para poder produzir essa aula né agora eh quando foi que eu aprendi isso já velho já velho eu já tinha mais de 30 anos quando eu aprendi eh
que baktin existia e que ele explicava a origem social da consciência né A Origem social da consciência então quer dizer na hora que alguém pergunta como eu faço para pensar bem pois a a a a resposta mais imediata é pois meta-se a interagir com quem pensa bem e aprenda né Eh aprenda né Por quê porque eh não há genialidade que possa abrir mão de uma matéria prima consistente para um bom pensamento Ok então eu acho que eh essa ideia é absolutamente importante porque no final das contas a gente tem a impressão que essas questões de
consciência tem a ver com a nossa estrita intimidade quando na verdade a nossa consciência é estritamente povoada pelo que nos chega é do exterior do mundo social com as suas crenças suas opiniões dominantes suas ideologias suas maneiras de pensar e assim por diante você poderia Então me perguntar né eh como é que a gente faz para para pensar assim desse jeito eh eh aparentemente tão firme tão consistente Então a primeira observação é que eh as condições para o pensamento Elas já estão postas eh um pouco desde que você nasceu já na maternidade você já estava
sendo eh eh bombardeado por discursos e isso eh alguns até dirão antes da Maternidade eu não sou um especialista não entendo nada da vida intrauterina se for na vida intrauterina pois que seja né mas o fato é que você na maternidade já começa a tá exposto ao mundo pensante um mundo pensante que vai cada vez mais cobrar de você uma participação nele mesmo né é que que você acha disso né eh o mundo daqui a pouco já vai cobrar de você esta eh possibilidade de produzir você mesmo algum discurso então Claro está que o tal
do aprender a pensar eh deve se referir não ao fluxo normal da vida em sociedade mas há um fluxo diferenciado da vida em sociedade que permita Ir Além do chamado senso comum que permita ir além daquilo que é o mais estritamente previsível no cotidiano e naturalmente eh eu diria que o primeiro passo é eh dotar-se dos recursos necessários para isso em outras palavras eh é preciso lembrar que o teu pensamento nem é cópia xerox do pensamento do outro e nem é uma ilha que não tem nada a ver com o pensamento do outro o teu
pensamento ele é ao mesmo tempo eh eu diria escorado pelo que você já ouviu e Leu na vida mas ele é ao mesmo tempo uma produção que só você poderia ter levado adiante Ok então nesse sentido nós poderíamos dizer que o seu pensamento tenderá a ser tanto mais qualificado tanto mais sofisticado tanto mais rico quanto mais ricos forem os recursos que você tiver na mão para poder eh eh eh produzi-lo agora claro claro está que além disso além de dispor de recursos é preciso ter eh na produção do pensamento uma certa uma certa prática como
dizem ultimamente mas eu diria uma certa habitualidade no seu exercício o que que isso significa que você pode ler ler ler ler ler ler ler ler lê e no final das contas você lê lê lê e você sabe muita coisa você P pá pá e papai Porém você não é habitualmente solicitado a se manifestar sobre o que você tem na manga né você não é o a a eh eh solicitado a produzir alguma coisa de novo a partir daquilo que você eh dispõe como referencial então Eh essa não esse não hábito né Essa essa Raridade
de produção de pensamento pode representar tá uma imensa dificuldade eh Poderíamos dizer então que eh esse aprender a pensar cobra de nós recursos mas ao mesmo tempo uma certa recorrência na produção de pensamento estar acostumado a produzir pensamento e está acostumado a produzir pensamento pressupõe momentos como esse em que você é perguntado em que você é solicitado a refletir e a Há alguma coisa para a qual você não estava necessariamente eh preparado eh no sentido de ter uma resposta memorizada para dar então sei lá podemos dar um exemplo eu fui lá no provocações programa provocações
que hoje é apresentado pelo Marcelo Taz eu tive com o Marcelo Taz na pandemia no provocações mas eu estive num dos últimos programas do Abu janra eh desse mesmo provocações e e qual é a graça a graça é que ele tinha uma extraordinária habilidade de colocar perguntas que você não espera eh obrigando você ali né no Vivo no calor da interação eh eh alinhavar algum algum pensamento naquele momento recorrendo a tudo que você tem na mão para atender a uma solicitação provocativa feita né então quanto mais estivermos habituados a essa provocação de pensamento mais tenderemos
a produzi-lo com fluência e com qualidade por isso é extremamente importante porque no mundo da vida eh as situações serão cada vez mais aceleradamente inéditas e o mundo será cada vez mais um abujanra na sua vida eh provocando estimulando e cobrando de você soluções de pensamento que você até ontem não precisou de jeito nenhum engendrar bem foram essas as reflexões que a gente costurou para falar do pensamento dos seus limites das suas dificuldades das suas habitualidad E é claro Esse é o tipo do assunto que poderia nos levar a horas e horas de reflexão de
dúvida né e de eh inconsistências por isso a gente marca algum novo encontro para continuar esse papo valeu