quero saudar a todos com a paz do Senhor Jesus e queria convidá-los a abrir a escritura no evangelho de Marcos Capítulo 7 vamos no verso 31 do Capítulo 7 até o tempo de Capítulo 10 final do capítulo 10 Deus permitir na nossa maratona no evangelho de Marcos antes de começar eu preciso esclarecer duas coisas a respeito da palestra de ontem primeiro quando eu falei ele é assunto do aniversário ele não tava falando nada contra você Celebrar o aniversário seu e dos seus entes queridos na sua casa me referir apenas a questão da igreja tá certo
a questão da igreja segunda coisa aquela passagem lá quando diz que Jesus considerou puros todos os alimentos existe alguns manuscritos gregos muito antigos que acrescentam a expressãozinha literalmente significa menos o fruto e pesquisas recentes indicam que Jesus referia o pequi certo então ele ele liberou todos os frutos toda a comida menos o pequi e isso bate com a teoria de que a árvore proibido fruto proibido lá no Éden era um pique mesmo Tá certo apenas para dar o quadro completo muito bem queridos vamos orar para começar pai querido nós pedimos a tua benção agora para
o estudo da tua palavra ilumina o nosso coração a nossa mente e dá-nos graça ó Deus para apreendermos o significado da tua palavra revelada no evangelho de Marcos para nós hoje danos entendimento humildade fala o nosso coração em nome de Jesus amém queridos até o que é que nós vimos Na mensagem anterior apenas para manter o quadro maior diante de nós Marcos registrou vários milagres que Jesus relatou Ele registrou em sequência porque o objetivo dele era mostrar que Jesus é o poderoso filho de Deus é o próprio Deus e isso através dos atos que ele
realizou Já chamei a sua atenção para o fato de que Marcos ele se concentra muito mais no Jesus em ação do que no Jesus mestre como por exemplo Mateus como por exemplo Lucas também segunda coisa que nós vimos é que apesar de todos os milagres que Jesus fez e alguns deles em extraordinários os discípulos permaneciam sem entender Quem era Jesus e Qual a missão dele aqui nesse mundo e vimos também que a liderança religiosa do Judaísmo daquela época estava cada vez mais Furiosa contra Jesus porque Jesus quebrava o sábado Jesus andava com publicanos e pecadores
Jesus questionava a tradição dos anciãos como aquelas leis de etárias e a questão do lavar as mãos ele já estavam planejando de alguma forma se articulando se unindo para conter o avanço de Jesus popularidade de Jesus as multidões que seguiam Jesus Jesus estava ficando cada vez mais perigoso para o judaísmo daquela época Jesus então sentindo a hostilidade ele vai para regiões mais distantes da Judeia nós vimos como ele vai pregar o Evangelho inclusive nas regiões da Fenícia nas cidades de tiro e sidom quando ele expulsa o demônio da filha do filho de uma mulher Ciro
Fenícia era uma menina na verdade Jesus expulsa o demônio daquela mulher que era grega naquela morando na região da Fenícia já indicando o ministério de Jesus apontando para outros povos além dos judeus Hoje eu queria ver com vocês os seguintes pontos se o tempo permitir primeiro Jesus continua ministrando em outras regiões lembra que eu disse que a sede do ministério dele nos primeiros dois ou dois anos e meio do seu ministério a sede era Cafarnaum era uma cidade que ficava ao Largo do mar da Galileia e que dali Jesus saía para ministrar em toda aquela
região mais ao sul estava Judeia então Jesus tinha ido lá em Jerusalém pelo menos duas vezes até agora para celebração da páscoa ou de outra festa que a gente não tem muita certeza por isso inclusive que a gente pode calcular o tempo do ministério de Jesus pelo número de vezes que ele foi a Jerusalém para Celebrar festas então nós estamos aqui há dois anos e meio do ministério de Jesus Ele está agora visitando outras regiões e é aqui é a segunda coisa que nós vamos ver que ele revela a sua identidade finalmente o segredo messiânico
por assim dizer o nome que o pessoal dá para isso é finalmente revelado e Jesus discutindo diante dos discípulos Qual é a sua missão E aí nós veremos em terceiro lugar o final do seu ministério na Galileia e em quarto lugar Jesus se dirige para a Judeia ele sabe que chegou a hora dele ele começa a ir para Jerusalém onde ele sabe que vai ser entregue vai ser traído entregue e morto e veremos então esse final de ministério na Galileia e o início do ministério dele na Judeia a caminho de Jerusalém tá certo esse é
o quadro maior que a gente tem diante de nós vamos ver se o nosso o nosso tempo permite que nós chegamos até lá então muito bem bíblias abertas aí inclusive uma recomendação ainda dá tempo se você não leu o evangelho de Marcos todo eu devia ter dito isso desde a primeira mensagem é muito bom que você tirasse um tempo durante o dia ou sozinho ou com sua família para ler ler o evangelho de Marcos ele é o menor dos Evangelhos tem 16 capítulos Ah eu creio que uma hora no máximo você consegue uma hora e
pouco você consegue ler o evangelho de Marcos todo então ainda dá tempo para a gente fazer isso então vamos lá o ministério de Jesus em outras regiões próximas da Galileia Capítulo 7 de 31 a 37 se você está acompanhando aí é o registro do ministério de Jesus na região chamada decápolis que significa 10 cidades essas 10 cidades foram fundadas no Século IV por Alexandre o Grande durante o tempo de predomínio do império grego quando ele conquistou aquela região e ele mandou construir aquelas 10 cidades ficou com o nome de decápolis era uma região predominantemente grega
havia judeus mas eram poucos Jesus vai para aquela região e ali é trazido até ele um homem que era surdo e gago surdo e gago e naturalmente essas pessoas tinham ouvido falar de Jesus e queriam que Jesus curasse aquele homem Jesus evita a multidão e leva o homem a parte e ele faz alguma coisa inédita ele em vez de curar diretamente pela palavra dessa feita ele coloca o dedo nos ouvidos do homem cospe na língua do homem talvez pegou saliva e pôs na língua do homem olha para o céu suspira e diz em aramaico é
fatar significa abre-te e o texto diz então que na hora o empecilho que havia no homem foi desfeito e ele começa a ouvir e a falar claramente Jesus então proíbe que não divulguem isso porque ele não queria aglomeração mas o texto diz que isso se espalhou rapidamente e as multidões mais gente vinha a Jesus para ser curada das suas enfermidades e a multidão diz tudo ele faz muito bem tudo ele faz muito bem era a aprovação daquela região de decápolis dali Jesus viaja de volta para sua terra para Cafarnaum e no caminho no local deserto
já estou aqui no Capítulo 8 de 1 a 13 aliás nós vamos de oito de 1 a 10 primeiro ali no local deserto Jesus durante três dias ministras Multidões Marcos é muito sucinto mas a gente imagina que durante esses três dias Jesus estava ensinando o reino de Deus aquele material que está no sermão do monte por exemplo Jesus fala a respeito do Reino de Deus Jesus cura os doentes expulsa os demônios traz a mensagem da palavra de Deus para aquela multidão E no final de três dias ele demonstra compaixão por aquela multidão que estava com
fome o pessoal tava tão ávido da palavra de Deus que já fazia três dias que eles estavam lá Pensa num sermão cumprido né três dias de sermão né o pessoal nem comendo estava mas no final Jesus se preocupa com a multidão expressa sua compaixão ele disse está com pena da multidão e os discípulos perguntam né quem é que pode fartá-los nesse deserto era uma região Deserta em algum lugar perto de Cafarnaum a gente não tem aqui informação correta e portanto não havia logística para uma multidão daquela mas Jesus Então pergunta o que é que os
discípulos têm em mãos e eles têm ali sete pães e Jesus então mais uma vez manda a multidão se aquietar chama os discípulos ele parte aqueles sete pães e sai distribuindo para os discípulos os discípulos levam para a multidão e sete pães alimentam 4 mil homens segundo o registro de Marcos e depois eles ainda recolhem sete sextos de sobra de maneira discreta de maneira impressionante esse milagre acontece Há muitas teorias alguns liberais quando leem essa história aqui e daqui a segunda multiplicação dos pães eles dizem que a primeira e a segunda multiplicação dos pães foi
foi o seguinte na hora que aquele menino chegou dizendo que ele tinha ali uns pãezinhos e uns Peixinhos que era o lanchinho dele mas que ele oferecia para ajudar aí todo mundo viu ficou impressionado e cada um botou a mão no seu bisaco né na sua mochila e tirou o seu próprio pão e saiu distribuindo né E aí alimentou todo mundo a pergunta o que que tem de Sobrenatural nisso desde o propósito desse milagre é mostrar o poder de Jesus que Ele é Deus que ele tem autoridade sobre os elementos ele pode manipular os elementos
transformar multiplicar coisas coisas que só o criador poderia fazer em seguida ali terminado aquele evento e agora eu tô Capítulo 8 de 11 a 13 Marcos diz que os fariseus vieram bater boca com Jesus e queriam que Jesus mostrasse um sinal do céu provavelmente diante do milagre da multiplicação eles disseram assim bom esse tá multiplicando pães mas Moisés fez cair pão do céu então eles disseram a Jesus dá um sinal do céu em vez de multiplicar pão faz com que pão caia do céu como Moisés fez e diz o texto que Jesus deu um gemido
de tristeza no seu íntimo e disse nenhum sinal será dado a essa geração ou seja vocês são incrédulos vocês não querem um sinal esse pedido de vocês não é Genuíno não parte de um coração que quer aprender vocês estão me tentando isso aqui é igual a tentação lá no deserto tu não és o filho de Deus diz que essas pedras se transforma em pães era a mesma coisa mesma coisa então Jesus percebendo isso que não havia sinceridade da parte dos fariseus ele se recusa a fazer qualquer sinal em atenção ao pedido deles e aí ele
entra no barco e vai para o outro lado ele vai para a região de saída Se você olhar no mapa fica oposta a Cafarnaum lá no final no norte do mar da Galileia onde não é da Galileia tá aqui lá no bico superior Cafarnaum tá aqui betsaida tá aqui e eles entram no barco para ir para a região de betsaida e no barco Jesus diz aos seus discípulos cuidado com o fermento dos fariseus e os discípulos não entenderam O que é que Jesus estava dizendo aquilo e começaram a conversar entre size e dizer assim deve
ser porque a gente não trouxe pão a gente se esqueceu de trazer pão aqui para para essa essa viagem aí Jesus diz para eles Será que vocês não entendem que eu não tô falando de pão quando faltou pão na naquele evento é quantos eu alimentei multiplicando o pão e agora quantos eu alimentei multiplicando o pão é claro que o que eu estou dizendo não se refere a falta de pão porque eu posso multiplicar pães tem um pão no bar eu posso multiplicar vocês não entenderam então E aí os discípulos perceberam que Jesus se referia a
hipocrisia dos quando Jesus diz cuidado com o fermento dos fariseus Jesus estava se referindo cuidado com a hipocrisia dos fariseus mas vejam como a falta de compreensão dos discípulos eles acabaram de ver um milagre de Jesus mas no momento seguinte eles não percebem a aplicação disso Qual é o significado de Jesus poder multiplicar pães ele é Deus então quando ele diz cuidado com o fermento dos fariseus ele não tá dizendo que pena que a gente não trouxe pão porque a gente tinha acabado de fazer pão sobrenaturalmente a falta de compreensão sobre quem é Jesus leva
tem efeitos drásticos na nossa vida prática e leva a falta de compreensão de outras coisas também referentes ao reino de Deus só então é que os discípulos perceberam que Jesus estava falando da hipocrisia dos fariseus que era como fermento que leveda massa que se espalha Jesus diz cuidado não seja um começo de hipócritas religiosos que estão tentando me tentando para provocar algum sinal quando na verdade no seu coração Eles não têm qualquer aceitação da minha pessoa chegando do outro lado então em betsaida Jesus desembarca e agora eu tô no verso 22 até o verso 26
do capítulo 8 Jesus desembarca e trazem um cego para Jesus o cego para que Jesus o curasse naturalmente devia ser um cego bem conhecido da cidade né porque há um movimento para que ele fosse Curado que Marcos nos diz que Jesus leva o homem para fora da Aldeia onde eles estavam e Jesus cospe nos olhos do cego impõem as mãos sobre ele e pergunta se tá vendo alguma coisa e o cego diz eu tô vendo homens caminhando parece árvores então isso indica que esse homem não era cego de nascença porque ele sabia o que era
uma árvore ele deve ter ficado cego algum tempo depois né alguma doença nos olhos alguma coisa ele tinha ficado certo Jesus impõe as mãos sobre ele a princípio ele vê meio que nevoado Jesus de novo impõe as mãos e aí ele via claramente todas as coisas então é a segunda vez que Jesus faz milagres usando meios primeiro aquele gago e surdo que ele cura também com cuspe e colocando o dedo nos ouvidos e aqui um cego que ele cura colocando saliva nos olhos e impondo as mãos menciona esse detalhe aí né que Jesus não eu
disse né que ele ele colocou saliva nos olhos do sangue indicando que Deus usa meios ele pode curar pela palavra mas ele também usa meios e ele nem sempre age da mesma maneira às vezes Jesus cura diretamente outras vezes ele faz esse cerimonial aqui que ele não tinha feito antes Provavelmente o significado é esse aí e Jesus adverte o cego dizendo não entre na aldeia não volte para entrar na aldeia e naturalmente não não deve ter resultado em nada né porque eu quero é absolutamente cego Né tava curado agora que cara de Boca calada ia
ser muito difícil Além do mais ele tinha que explicar porque é que tava vendo agora né como é que ele tava vendo agora mas é a tentativa de Jesus de evitar que a proliferação de ideias erradas a respeito dele de quem ele era daí Jesus vai para as cercanias da cidade de cesaria de Felipe tudo isso tá acontecendo do lado direito do seu olhar o mapa de Israel e está acontecendo do lado direito do Rio Jordão onde você tem a região onde decápolis você tem betside mais um pouquinho para o norte você tem cesareia de
Filipe então Jesus está caminhando naquela região que é predominantemente gentílica com havia judeus Mas eles eram poucos estavam andando naquela região onde havia aldeias ao redor da cidade de cesareia cesareia foi construída pelo rei Herodes Filipe em homenagem a César Por isso tá um tem o nome de cesaré E era uma cidade predominantemente Romana sem muitos judeus quando estavam por ali Jesus Faz aquela pergunta para os discípulos quem as multidões dizem que eu sou e os discípulos respondem que o senhor Elias que o senhor o que é que Marcos pegou aqui né porque eles variam
um pouco aqui os discípulos disseram João Batista Elias ou algum dos Profetas é isso que a multidão fala a teu respeito é isso que eles acham que o senhor é e Jesus Então se dirija Pedro e pergunta direta se dirigiu os discípulos e pergunta diretamente mas vocês quem vocês dizem que eu sou esse é o grande momento do confronto Esse é o grande momento em que Jesus confronta os discípulos com essa pergunta que a pergunta que está no ar desde o capítulo primeiro quem é esse homem quem é essa pessoa que tem esses poderes extraordinários
desafia a religião presente anda com publicanos e pecadores não se conforma ao padrão religioso Da nossa época mas expulsa demônios somente com sua palavra Quem é esse e agora Jesus confronta os discípulos chegou a hora de Jesus confrontar os discípulos e perguntar quem vocês acham que eu sou vocês tem andado comigo quase três anos quem vocês acham que eu sou e Pedro diz então tu és o cristo palavra Cristo no grego significa ungido que é a tradução da palavra Messias em hebraico que tem o mesmo significado tu és o cristo e Mateus acrescenta que a
resposta completa de Pedro foi tu és o cristo O Filho do Deus Vivo Filho do Deus Vivo então Pedro já havia chegado a essa conclusão que Jesus não somente era o Messias mas ele era o próprio filho de Deus ele era o próprio filho de Deus do Deus altíssimo do Deus de Israel que estava ali presente entre eles Jesus não era um profeta não era um homem extraordinário não era um homem ungido diferente dos outros mas ele era o próprio filho de Deus ali presente entre eles e então Jesus diz aos discípulos aqui no verso
30 do capítulo 8 e a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito ele ainda quer manter o segredo da sua identidade prazo Multidões para aquelas pessoas para os líderes religiosos mas agora para os seus discípulos ele confirma de fato a sua identidade que ele é o cristo o filho do Deus vivo e em seguida ele revela o que a gente chama do segredo messiânico que tá ido verso 31 eu queria até ler com vocês então começou a ensinar-lhes que era necessário que o filho do homem era uma expressão que Jesus usava muito para se referir
a si mesmo e é que é baseada no livro de Daniel onde Daniel teve uma visão em que alguém como filho do homem se aproximava do ancião de dias e recebia o reino o poder sobre todos os reinos dessa terra é chamado do filho do homem porque ele é ou representante da ração humana como Adão foi lá no Paraíso só que Adão caiu e a raça humana caiu com Adão mas agora o filho do homem o filho aquela promessa que Deus fez lá no Jardim do Éden virar um descendente da mulher que haverá de esmagar
a cabeça da serpente então Jesus se apresenta como sendo esse ele é o filho do homem aquele homem que viria para vencer o diabo vencer o mal implantar o Reino de Deus e ele aqui no verso 31 Jesus começou a ensinar dizendo que era necessário que o filho do homem ele sofresse muitas coisas fosse rejeitado pelos anciãos pelos principais sacerdotes pelos escribas fosse morto e que depois de três dias ressuscitasse aqui está o segredo messiânico que não tinha sido dito até agora é que o Messias ele viria primeiro para sofrer viria primeiramente para sofrer na
visão dos judeus e dos discípulos o Messias era aquela figura gloriosa militarmente Invencível conquistador que libertaria Israel dos seus inimigos mas agora eles ficam surpresos quando Jesus diz que ele vai para Jerusalém e vai sofrer muitas coisas ele vai ser rejeitado pelos anciãos os anciãos eram os líderes do sinédrio que era maior autoridade Religiosa e civil dos judeus Jesus seria rejeitado pela liderança pelos principais sacerdotes então anciãos eram os líderes civis os sacerdotes eram os líderes religiosos e os escribas eram os mestres da lei que dominavam o conhecimento Toda erudição Toda o conhecimento daquela época
Jesus seria rejeitado por todos eles seria morto e depois ressuscitaria e diz aí o verso 32 que Jesus expõe a isso claramente mas o que que acontece surpresa de todo mundo Pedro se aproxima de Jesus e começa a repreender Jesus dizendo Mestre Para com isso para com isso que história é essa de que o senhor vai ser rejeitado e que o senhor vai sofrer o senhor vai morrer o seu filho de Deus Filho do Deus altíssimo Eu acabei de dizer isso então como é que o Cristo Filho do Deus altíssimo vai ser rejeitado pela nação
de Israel a quem foram feitas as promessas o povo da aliança e vai ser morto pelos escribas fariseus e saduceus para com isso isso não vai acontecer Jesus em volta para Pedro eles Arreda Satanás a ré da Satanás porque você não entende das coisas de Deus e sim das coisas humanas Pedro não estava possesso por Satanás mas Pedro havia sido tentado por Satanás e ali naquele momento ele fala influenciado pelo tentador a perspectiva de Pedro era meramente humana um Messias da perspectiva humana era um Libertador era o salvador E no caso Israel estava sob o
domínio Romano Israel precisava de libertação Militar de libertação Civil de autonomia para ter o seu próprio governo era essa expectativa dos judeus mas essa era a visão humana a visão de Deus era diferente a perspectiva de Deus era diferente Deus mandou o seu filho O Messias ao mundo para libertar o seu povo de algo muito pior do que a escravidão ao império romano que era a escravidão ao pecado escravidão é o pecado isso tinha que ser resolvido primeiro e era por isso que jesus veio ele veio para morrer Ele veio para sofrer em lugar do
seu povo para libertá-lo das correntes do pecado e das consequências isso Pedro não entendia na hora Pedro já sabia que Jesus era o Cristo Filho do Deus Vivo mas ele ainda não percebi as implicações disso por isso ele é repreendido em seguida e Jesus então do verso 34 a 38 ele expõe agora o que é que significa segui-lo O que é o custo do discipulado O que é o reino que ele veio trazer e eu queria também ler com vocês então convocando a multidão E juntamente os seus discípulos Jesus disse se alguém quer vir Após
Mim assim mesmo se negue tome a sua cruz e siga-me quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la e quem perder a vida por causa de mim do Evangelho vai salvá-la que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ou que daria um homem em troca de sua alma porque qualquer que nessa geração adúltera e pecadora se envergonhar de mim das minhas palavras também o filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu pai com seu santo os anjos Jesus agora se vira para multidão E os seus discípulos
dizendo vocês estão me seguindo vocês se consideram meus seguidores mas agora eu vou dizer a vocês o preço disso se algum de vocês quer me seguir negue-se a si mesmo tome a sua cruz como eu vou fazer e me siga você quer ser meu discípulo você vai seguir o caminho que eu vou seguir negasse a si mesmo renunciar a sua autonomia reconhecer o seu pecado enunciar o seu esforço de ganhar o reino de Deus mediante méritos mediante obras mediante cumprimento das leis como os fariseus ensinam vocês têm que renunciar essa religião de vocês Esse judaísmo
falso que uma deturpação do Antigo Testamento que Deus deu a Moisés e vocês têm que me seguir no caminho da Cruz esse é o caminho não é o Caminho da Glória claramente Jesus ensina a teologia da Cruz e não a teologia da Glória ele aqui não diz aos seus discípulos sigam-me que vocês vão ser prósperos vocês vão ter saúde vocês vão ter todos os seus problemas resolvidos ao contrário Jesus diz assim quem não renunciará tudo que tem quem não perder a sua vida por amor a mim esse não entrará no reino de Deus mas quem
perder a sua vida na verdade vai ganhar ela que Jesus faz o jogo de palavras né quem perder a sua vida vai ganhar lá seja perder a vida significa renunciar tudo a si mesmo inclusive por amor de Cristo e vai ganhar algo muito melhor que é a vida eterna a vida no Reino de Deus quem se envergonhar de mim Jesus disse quem se envergonhar de me seguir agora porque esse vai ser o caminho até agora aquelas Multidões estavam seguindo Jesus é o messias O Glorioso Salvador e tudo mais e profeta todo mundo tava seguindo pensando
na glória Jesus disse a verdade é meu respeito é essa agora quem se tiver vergonha de mim eu quando vier na minha glória e aqui Jesus já diz que não vai ser agora que ele virá mas ele aponta para uma data futura quando ele diz quando eu vier em glória com os anjos no reino do meu pai eu receberei vocês menos aqueles que tiverem vergonha de mim agora quem me confessar diante dos homens eu vou confessar diante do meu pai que está nos céus Mas quem me negar será negado também E aí ele faz uma
declaração eu digo a vocês que tem gente aqui que não vai morrer antes de ver o reino de Deus chegando com Glória alguns tem gente aqui que não vai morrer antes de ver a minha glória a minha glória quando eu vier não poderia autoridade a partir aqui do capítulo isso é Capítulo 9 verso 1 a partir daqui nós temos a narrativa de três eventos que aconteceram no chamado Monte da transfiguração que é provavelmente o monte Hebrom esses três eventos todos continuam apontando para quem é Jesus diz o texto aí que seis dias depois que Jesus
revela a sua identidade e que ele então fez aquela afirmação que tinha gente ali que não ia morrer antes de ver o reino de Deus chegando com o poder Ele toma os seus discípulos mais próximos que são Pedro Tiago E João e levou sozinhos para o alto de um monte que alguns acham que é o monte é bom diante dos discípulos Jesus foi transfigurado os discípulos estavam olhando tava no Alto do monte de repente há algo Jesus começa a brilhar as suas vestes brilham o seu rosto brilha mais do que o sol as vestes ficam
brancas brancas completamente e ele aparece em glória e de repente aparece Moisés e Elias ao lado de Jesus representando os profetas Elias e a Lei Moisés e uma voz do céu dizia Este é o meu filho amado Este é o meu filho amado e aqui e Marcos diz aqui que a voz ainda disse Ouçam o que ele tem a dizer ou são o que ele tem a dizer essa manifestação ela é muito clara ela tem como objetivo deixar claro para os discípulos a glória de Jesus e cumpriu o que ele disse de que tinha gente
ali que não ia morrer antes de ver o reino de Deus vindo com poder e foram estes Pedro Tiago E João eles tiveram vislumbre do que Jesus Como Jesus viria em Glória eles viram o reino de Deus em poder a presença de Moisés e de Elias significa confirmação dos Profetas e da lei que haviam falado a respeito da chegada do Messias e a voz dos céus é a voz do todo poderoso a mesma voz lá no batismo de João reconfirmando Este é o meu filho amado Pedro fica tão impressionado que ele fica sem saber o
que dizer diz mestre vamos fazer aqui três barracas é uma para Elias outra para Moisés e outra para o Senhor Pedro não queria descer do Alto do Monte da Glória daquele momento diz Marcos né que a nuvem da Glória cobriu aquele lugar achei que na que era a nuvem que indicava a presença de Deus aquela nuvem que guiou os israelitas a nuvem que no deserto a nuvem que descia sobre o templo Quando Deus queria se manifestar ao falar aquela nuvem vem no alto do morro indicando tudo apontando para Jesus como Messias O Glorioso filho de
Deus Filho de Deus altíssimo que veio a esse mundo para cumprir a vontade do pai aí quando descem do Monte não é de repente tudo aquilo some e os discípulos olham e tá tudo de volta ao normal quando eles descem do monte e aqui é o segundo ponto né tá aqui do verso 9 até o verso 13 eles perguntam a Jesus eu Jesus disse pede para eles guardarem sigilo eles não falarem sobre aquilo que eles tinham visto e eles perguntam mas e Elias não disseram os profetas não falam que Elias viria primeiro os discípulos não
estavam entendendo né onde encaixa Elias nessa equação porque se Jesus veio em Glória Cadê Elias a Jesus disse Elias já veio ele é João Batista João Batista já cumpriu aquela profecia da vinda do dia Elias e agora o terceiro evento quando ele chegou no pé do Monte no pé do Monte tem uma multidão aguardando é uma multidão aguardando e tá tendo uma discussão dos discípulos que não subiram para o monte com os escribas sobre o menino possesso e que era mudo e surdo que os discípulos não conseguiram libertar os discípulos tentaram expelir o demônio e
não conseguiram E aí os escribas estavam em cima né cadê a autoridade do seu mestre Cadê o poder do seu mestre estava lá discussão e quando Jesus desce toda multidão corre para ele e Jesus ao tomar conhecimento repreende a incredulidade de todos até ele diz assim ô geração perversa incrédula quanto tempo eu vou aguentar vocês ele chama o menino e quando o demônio vê Jesus ele faz com que a criança caia no chão confusões espumando e Jesus pergunta ao pai da criança quanto tempo isso acontece ele diz desde criança isso acontece quando ele era menor
o demônio joga na água joga no fogo se o senhor pode fazer alguma coisa por favor nos ajude e Jesus diz assim tudo é possível ao que crê e o pai da criança responde dizendo eu creio ajuda a minha incredulidade em lágrimas eu creio ajuda a minha falta de fé Essa é a verdadeira fé a fé que vacila mas ela tá presente e ela pede ajuda aquele homem cria mas ele sabia que a sua fé era vacilante anos sofrendo com aquela criança sem ver uma resposta e ali estava alguém que todos diziam que era capaz
de fazer isso e Jesus pede que ele Creia e ele creio que Jesus pode fazer isso mas ao mesmo tempo é algo tão difícil de acontecer faz tantos anos que ele estava assim e ele pede ajuda pela sua incredulidade e Jesus então naquela hora repreende o espírito imundo dizendo espírito muda e surdo eu Te ordeno sai desse jovem nunca mais volte para ele e naquela hora o menino é liberto cai como se tivesse morto Jesus levanta pela mão terminado esse episódio ele entra em casa e os seus discípulos perguntam Por que que nós não podemos
expulsar e Jesus disse porque vocês não tiveram fé e essa casta de demônio esse tipo de demônio ele não sai se não por meio de oração e jejum situações em que A Possessão Demoníaca ela é tão aguda e é necessário jejuar e orar em nome de Jesus para expelir o demônio mas faltou fé nos discípulos para fazer aquilo que eles deviam fazer partida ali Jesus Volta para Galileia para os passos finais naquela região e eu queria que você visse aí no capítulo 9 de 30 a 50 o que se passa agora que eu vou contar
para vocês Jesus está de volta e Jesus começa a preparar os discípulos para o que vai acontecer em Jerusalém e aqui são quatro temas relacionados com o reino de Deus de como entrar e viver no reino de Deus vamos lá quando eles descem do Monte Hebrom e vão para região da Galileia Jesus mais outra vez fala sobre sua morte e ressurreição segunda vez pai do verso 30 ao verso 32 Jesus diz a eles o seguinte o filho do homem será entregue nas mãos dos homens e o matarão mas de três dias depois da sua morte
ressuscitará Jesus Repete aquilo que tinha dito diz o texto aqui que os discípulos não entenderam e ficavam com medo de perguntar Jesus porque ele já estavam começando a dizer deve tá acontecendo alguma coisa porque o mestre tá o tempo todo falando e dizendo coisas que a gente não entende e a gente não percebe ele estavam com receio de perguntar a Jesus o que é que significava aquilo que Jesus estava dizendo eles estavam perplexos né conhece anúncio de que Jesus haveria de morrer isso não batia com a visão que os discípulos tinham Jesus Então os prepara
para esse evento de que ele vai morrer e pela primeira vez ele disse que a ressurreição será ao terceiro dia segundo evento é quando ele chegam em Cafarnaum que era a cidade cede e Jesus pergunta para os discípulos depois que entram em casa o que é que vocês vinham discutindo no caminho Por incrível que pareça a gente só para mostrar o quanto os discípulos não tinham entendido a teologia da Cruz Eles estavam discutindo qual deles era o maior no reino de Deus Quem de nós é o maior né quem de nós é mais poderoso talvez
porque eles não tinham conseguido expelir os demônios alguns não é tentar esse período demônio e não conseguiram então havia uma disputa entre eles né Vocês não puderam mas se fosse comigo eu teria expelido ou qualquer coisa desse sentido eles estavam se comparando e concorrendo um com o outro Quem é o maior de nós no reino de Deus eles não não tinham percebido que Jesus tinha acabado de dizer e que ele haveria de morrer sem rejeitado ser traído e entregue na mão dos homens eles não tinham entendido o que Jesus tinha dito se alguém quer me
seguir negue-se a si mesmo começou a cruz e me siga vocês percebem como a mensagem do Evangelho verdadeiro é difícil né para as pessoas entenderem é por isso que a gente tem que pregar o evangelho para a igreja o tempo todo o evangelho Não é só para o mundo não a gente tem que voltar aos pontos básicos do evangelho para aqueles que estão nas igrejas e temos que falar vez após vez a igreja talvez seja segundo eu tava conversando e ouvi ontem talvez conversando com um outro pastor a igreja talvez seja o maior campo missionário
no Brasil hoje as igrejas onde as pessoas precisam ouvir outra vez os pontos básicos do Evangelho os pontos baixos os discípulos estavam o tempo todo ouvindo ouvindo e não entendiam nada queria saber o que era maior Jesus então chama os seus discípulos repreendes ensina que o primeiro vai ser o último e o último vai ser o primeiro no reino de Deus quem quiser ser o primeiro vai ser o último mas aquele que se considerar o último E servir esse vai ser o primeiro no reino de Deus e aí ele chamou a criança e disse quem
não receber o reino de Deus como uma criança não vai entrar nele uma criança ela queria essa atitude que Jesus traz aqui de humildade de dependência de Descansar Nos Braços da mãe a toda uma série de características de uma criança que se assemelha as características daquele que vai entrar no reino de Deus e que certamente não era o modelo que os discípulos estavam seguindo logo após Já são duas coisas a respeito do Reino de Deus Jesus fala da sua morte segunda coisa quem é o maior terceiro sobre quem são os outros ou o que fazer
com os outros veja aí do verso 38 a 41 o ministério de Jesus diz expelir demônios devia ter encorajado o surgimento de muitos exorcistas naquela região expelindo Demônios em nome de Jesus ou tentando expelir Demônios em nome de Jesus isso provocou ciúme dos discípulos né porque muitos não faziam parte do grupo E aí então eles chegaram para Jesus disseram mestre Tem muita gente aí expelindo o demônios no teu nome manda que eles calem a boca repreende e Jesus Então o que mostra mais uma vez o que os discípulos tinham entendido é nada né Essa essa
comparação aquele senso de seita né Nós somos nós que estamos aqui nós é que somos né os outros lá nós e os outros lá não são nada e eles querem que Jesus mande calar a boca daqueles Jesus então resposta de Jesus Visa corrigiu ciúmes e o zelo fanático dos discípulos e ele diz então a resposta de Jesus é não proíbem porque ninguém há que faça milagre em meu nome e logo a seguir possa falar mal de mim quem não é contra nós é por nós a caridade de Jesus e a tolerância que ele ensina os
seus discípulos mostrando que o reino de Deus é maior do que a gente pensa e que Deus tem os seus servos e os seus eleitos além da nossa seita nosso grupinho particular Jesus quer abrir a mente dos discípulos aquela mente sectarista que era fruto do Judaísmo daquela época dizendo então que Deus trabalha mesmo através de pessoas que não seguem exatamente conosco e ele disse que todo ato de caridade para com os discípulos de Cristo será recompensado tá aí no verso 41 aquele a frase sobre o copo de água fria quem der para um servo de
Jesus não vai perder o seu galardão E aí do verso 42 a 50 mais um ensinamento sobre o reino de Deus Jesus está veja que todos esses ensinamentos aqui eles visam humilhar a natureza humana quebrantar trazer o arrependimento e falar da necessidade de confiança em Cristo e humildade para entrar no reino de Deus quando ele anuncia sua morte e ressurreição quando ele fala quem é o maior do Reino de Deus quando ele diz que tem outros que não é somente a gente né que Deus vai chamar para entrar no seu reino e agora mais uma
vez Jesus fala do Reino de Deus a respeito dos tropeços 42 a 50 ele diz assim quem fizer tropeçar um desses pequeninos crentes melhor fora que pendurassem o pescoço uma grande pedra de Moinho e que fosse lançado ao mar Jesus está falando aqui dos escândalos Ele tá dizendo para os discípulos né que queriam calar a boca de todo todo mundo que não andasse Jesus Cristo disse assim olha se a gente fizer tropeçar um desses pequeninos crentes que crê em mim era melhor a gente ser jogado no mar com uma pedra atada no pescoço e aí
isso dá ensejo para que Jesus traga alguns ensinamentos difíceis ele disse tua mão faz tropeçar corta se o teu olho te faz tropeçar arranca se o teu pé te faz tropeçar corta quando ele fala tropeçar é se referindo aos membros do corpo é se tem alguma coisa em mim que me faz cair em pecado e com isso levar outros a pecar esses pequeninos crentes que existe dentro de mim eu devo tomar todas as medidas as mais radicais possíveis para evitar que isso aconteça E aí figuradamente né Ele diz olha se a causa do meu pecado
é o meu olho aquilo que eu ver eu tenho que arrancar o meu olho porque é melhor eu entrar no céu cego do que palavras de Jesus e para o inferno para o fogo inextinguível o fogo que não se apaga Jesus foi a pessoa que mais falou sobre inferno no Novo Testamento da Bíblia toda se você fizer um estudo você vai ver Jesus foi quem mais falou sobre o inferno como sendo esse local de Sofrimento Eterno semelhante a uma grande Fornalha onde o fogo nunca apaga e ele diz que nós devemos tomar essas medidas radicais
contra o pecado porque o inferno é tão terrível que é melhor você arrancar o seu olho e entrar cego no reino de Deus do que você ter dois olhos e você ir no final da sua vida para o inferno de Fogo agora vamos O que que a gente pergunta aqui o que que a gente pode aprender com isso tudo aqui vamos fazer um breve resumo porque agora Jesus termina o seu ministério na Galileia e ele entra na Judeia caminho de Jerusalém aqui a gente viu nesses episódios que nós comentamos que Jesus está mais e mais
concentrado em discipular os 12 apóstolos porque seriam eles que dariam continuidade à missão ele sabe que vai morrer quem vai continuar Então o que Jesus começou a fazer quem vai ensinar sobre o reino de Deus quem é que vai expelir demônios curar doentes então ele tá preparando os seus Apóstolos para darem continuidade ao ministério do reino de Deus e ele revela cada vez mais a sua missão duas vezes por duas vezes Jesus claramente diz aos discípulos que ele vai morrer e que ele vai morrer numa cruz tá implícito quando ele disse quem quer me seguir
negue-se a si mesmo tome a sua própria cruz com isso quer dizer que ele sabia que ele ia morrer de Cruz e depois ele haveria de ressuscitar isso ele tá ensinando aos discípulos cada vez mais deixando claro embora os discípulos continuassem sem entender tomando aquelas decisões né toma naquelas atitudes de mandar calar a boca dos outros querer ser o maior fazer comparação sem entender o que Jesus estava falando com medo de perguntar Jesus e embora os escribas e fariseus não apareçam aqui a não ser naquele episódio do menino ao pé do Monte eles estão tramando
a maneira como eles vão matar Jesus é o que nós vamos eles vão reaparecer logo em seguida então após esses eventos Jesus começa a dirigir veja o que ele fez você olha lá no mapa de Israel tem um mar vermelho aqui Jesus estava no meu lado direito né o seu esquerdo mas não é o meu direito esquerdo de vocês é Jesus está ministrando naquela região de decápolis Ele sobra para cesaria depois ele vai para Cafarnaum e agora ele se dirige para o Sul onde está Jerusalém Judeia o nome daquela região onde fica Jerusalém Belém é
Emaús Pajé quero centro de maior concentração do Judaísmo farisaico Jesus se dirige intencionalmente para a cova dos leões em outras palavras ele faz algumas incursões ainda do outro lado do Jordão na região chamada de pereia e mas ele vai mais e mais se aproximando de Jerusalém porque ali que o plano do pai vai se consumar ele vai ele sabe que deve ir para Jerusalém porque ali que ele vai morrer vejamos Então os principais eventos desse ministério na Judeia antes de Jesus entrar Triunfante em Jerusalém montado no jumentinho Quais são os principais eventos que aconteceram aí
e aí nós estamos no capítulo 10 que você abrisse sua Bíblia e vá seguindo nós temos ainda alguns 18 minutos pela frente não vai dar tempo falando muito hoje eu comecei falando mal do Pequi Deu nisso aí né podia ter aproveitado aquele tempo para tentar aqui mas era necessário eu tinha que fazer isso lavar a alma porque ontem não é foi confrontado quando entrei no restaurante tinha lá aquele negócio que eu Precisava desabafar me perdoe Vamos lá gente a caminho a caminho de Jerusalém tá indo da Galileia entrando na Judeia as multidões seguem Jesus Capítulo
10 de uma 12 e os fariseus outra vez se aproxima de Jesus para testar Jesus e dessa feita o assunto é divórcio havia uma polêmica entre os judeus a respeito das causas possíveis de divórcio novo casamento havia uma linha que seguia a interpretação do rabicho amar e que era mais conservador que dizia que o homem não pode divorciar-se da sua mulher por nenhum motivo a não ser motivo de adultério e outra linha seguia interpretação do rabi e Leo que era mais flexível e dizia que qualquer causa era suficiente para o homem abandonar sua mulher a
disputa toda era a respeito da interpretação de Deuteronômio 24 de um a quatro Quando Moisés diz que se alguém der carta de divórcio a sua mulher e essa mulher foi casar com outro e depois casar com outro e depois casar com outro ela não pode voltar para o seu primeiro marido Então tá pressuposto que pode dar carta de divórcio a questão é porque lá em Deuteronômio Moisés diz se alguém achar uma coisa indigna vergonhosa na sua mulher o que era essa coisa vergonhosa chamar e dizia Adultério mas e Léo dizia pode ser até queimar o
arroz na panela né Se a mulher não fizer o serviço direito O Homem Pode emitir demitila né por qualquer de qualquer motivo E essa era a discussão que havia E então os fariseus trazem essa questão para Jesus para testar Jesus porque qualquer resposta que Jesus desce iria colocá-lo em oposição iria Despertar a diversidade dos grupos diferentes que seriam atingidos pela resposta de Jesus a resposta de Jesus é uma interpretação conservadora ele diz o que é que o que é que a palavra de Deus diz aí e aí os fariseus dizem não Moisés disse que podia
dar carta de divórcio e despedir a mulher mas Jesus disse mas não foi sempre assim isso é por causa da dureza de coração que Moisés permitiu isso aqui porque lá no princípio Deus criou homem e mulher uniu e disse serão os dois uma só carne logo o que Deus uniu o Homem não separe e aí em particular ele disse aos seus discípulos que estavam curiosos a respeito disso ele disse se um homem deixasse a mulher e casar com outra comédia do Tédio e quem casar com a repudiada comete Adultério também o evangelho de Mateus quando
relata esse episódio introduz o que a gente chama da cláusula mateana porque só tem em Mateus só tem Mateus Mateus diz que Jesus disse assim se alguém divorciar ou se separar ou largar repudiar a sua mulher a não ser em caso de relações sexuais e ilícitas essa exceção aparece só no evangelho de Mateus e casar com outra vai cometer Adultério alguns entendem que Marcos não se referiu a Mateus porque Marcos está escrevendo para a igreja de Roma para os gentios e para os romanos onde esse tipo de atitude de separação de abandonar mulher era muito
comum e Marcos então endurece um jogo Mateus está escrevendo para judeus para os judeus e o interesse dele Portanto o alvo audiência dele é outra e Mateus então diz que Jesus havia dito isso aí Alguns querem dizer que foi Mateus que acrescentou mas a isso prejudica toda a doutrina da inspiração e da confiança bíblica Jesus de fato disse isso mas os os Evangelistas eles se completam um evangelho completa ao outro que não tá não tá no outro por isso que são quatro Evangelhos então a resposta de Jesus completa foi quem repudia a sua mulher não
sendo em caso de relações sexuais ilícitas e casar com outra comete Adultério que era a posição conservadora do Rabino jamais E aí os discípulos né Mateus diz que os discípulos disseram então não convém casar se assim casar só posso largar minha mulher se ela cometer Adultério então não convém casar e Jesus disse esse ensino não é dado a todos porque tem alguns que são aptos para o casamento tem gente que nasce eunuco quer dizer que não tem vai nascer com o dom do celibato nunca vai casar e tem alguns que se fizeram solteiros por causa
do Reino de Deus é um caso do próprio Jesus né que nunca casou caso do apóstolo apóstolo Paulo que também não era casado então Jesus com isso disse que o casamento não é para todos o casamento é um dom é uma dádiva de Deus e que se casar É até que a morte os separe e se tiver Adultério não é necessário não é obrigado a separação existe possibilidade de reconciliação de reconstrução do casamento só pela dureza do coração é que o divórcio seria permitido foi isso que Jesus falou o segundo ensino dele a caminho já
entrando na região da Judeia foi sobre as crianças verso 3 a 16 Episódio bem conhecido crianças são trazidas pelos pais para que Jesus abençoasse os discípulos não querem deixar parece que os discípulos queriam controlar Jesus o tempo todo não é dizendo que pode o que não pode Jesus então repreende os discípulos abençoa as crianças dizendo que tem que ser com uma criança para entrar no reino de Deus em contraste com os perversos incrédulos fariseus terceiro episódio é do homem rico que é bastante conhecido Também Capítulo 10 e 17 a 31 a gente marca os apenas
diz aqui no verso 17 que um homem correu ao seu encontro ajoelhou-se perguntou bom mestre o que farei para dar a vida eterna mas Lucas nos diz que ele era um homem de destaque e Mateus acrescenta que ele era jovem é por isso que o nome dele é o jovem rico né porque os três Evangelhos dão um quadro completo Mateus diz apenas que era um homem um homem chegou perto de Jesus se ajoelhou e disse bom mestre quer que eu faço para herdar a vida eterna e Jesus já Pergunta assim O que que você me
chama de bom só tem um bom que é Deus mais uma vez a questão de identidade né O que que você está me chamando de bom você sabe que bom só tem um que é Deus você acredita que eu sou Deus para você me chamar de bom tá implícito aí e aí Jesus da resposta para aquele jovem dizendo olha guarda os mandamentos você não quer entrar no reino de Deus Observe os mandamentos guarde toda a lei de Deus e você vai entrar no reino de Deus e o moço diz mas Mestre Eu tenho feito isso
desde a minha Mocidade eu sou um judeu praticante é claro que na visão dele guardar os mandamentos era guardar os mandamentos externamente ele nunca tinha adulterado ele nunca tinha roubado ele sempre ele nunca tinha assim abandonado pai e mãe ele nunca tinha ido contra as autoridades que estavam na vida dele era essa observância externa dos mandamentos que predominava na religião daquela época e Jesus Então vai direto lá dentro do mandamento que ele não guardava que era o último mandamento dizendo assim OK tudo bem então você venda tudo que você tem só falta uma coisa para
você venda tudo que você tem Deus pobre de mim com isso Jesus Tocou no décimo mandamento não cobiçarás aquele homem era rico tinha muitas propriedades e o seu Deus era o dinheiro na verdade o mandamento que ele tava quebrando aqui é o primeiro mandamento não terás outros Deuses Diante de Mim o ídolo daquele homem era a sua riqueza e esse era o ponto ele observava ele nunca tinha adorado outro Deus mas ele tinha um Deus no coração dele que não era o altíssimo Esse era o problema da religião daquela época ela religião de externalidades de
Jesus veio dizer foi bem no ídolo dele e diz aqui que o homem se afastou triste porque era muito rico muito rico é um daqueles que não quis renunciar a seu ídolo para seguir a Jesus Cristo é claro que o cristianismo não pede que você venda tudo que você tem para dar os pobres para você entrar no reino de Deus mas o cristianismo pede isso a você se o seu ídolo é o dinheiro pessoas que têm Posses pessoas que têm propriedades a melhor maneira de você destronar esse ídolo é você dar é você ser Generoso
abrir mão Porque quem tem esse ídolo no coração ele é assim ó ele é assim ele ele se agarra ao seu ídolo ele não quer soltar o seu ídolo Mas ele tem que fazer como usar que eu ali está a prova do verdadeiro judeu convertido quando Zaqueu se converteu episódio que Marcos não não trata aqui mas Lucas fala ele disse eu dos Pobres metade do meu dos meus bens e se eu roubei alguém eu devolvo duas vezes mais provando que realmente houve conversão Aquele Moço adorava o os seus bens e Portanto ele não podia entrar
no reino de Deus e aí os discípulos né os discípulos ficam assim preocupados e perguntam Então quem que pode ser salvo quando Jesus disse quão dificilmente entrará um rico no reino de Deus Jesus não tá dizendo que rico não entra no reino de Deus ele tá se referindo aqueles ricos idólatras que amam seu dinheiro tem muita gente que tem condição financeira a gente de Posses que são cristãos Humildes que são generosos liberais no dar no ofertar em ajudar os po necessitado nós precisamos de gente assim quanto mais melhor mas gente rico idólatra esse não vai
entrar no reino de Deus e Jesus então responde para Deus tudo é possível Capítulo 10:32 a 34 Jesus mais uma vez previis a sua morte e ressurreição é a terceira vez ele está a caminho de Jerusalém veja aí Capítulo 10 verso 32 estavam de caminho subindo para Jerusalém com curiosidade aqui é por isso que não dá tempo né eu fico explicando essas coisas você já não tô que toda vez que fala de movimento em relação a Jerusalém é subindo para Jerusalém Se você olhar no mapa na verdade Jesus estava descendo né ele tava vindo da
Galileia que era o norte para Jerusalém que estava ao sul Mas que na geografia dos judeus o ponto mais alto o Ponto Central onde tudo convergia era o templo em Jerusalém então toda vez que alguém ia para Jerusalém ele subia para Jerusalém e quando saía de Jerusalém ele descia de Jerusalém por conta dessa visão religiosa geográfica geopolítica dos judeus de que Jerusalém era o centro da Terra era o centro do mundo e tava na região mais alto Jerusalém de fato estava em um monte né um monte de Sião que Inclusive era cercado de Montes mais
altos ainda não espécie de um monte tipo vale né onde as montanhas protegiam e não era naturalmente um lugar mais alto mais deu era por isso sempre fala subindo para Jerusalém e estavam de caminho subindo para Jerusalém e Jesus ia diante dos seus discípulos ele se admiravam seguiam tomados de apreensões e Jesus tornando a levar a parte os 12 passou a revelar as coisas que viviam sobrevir dizendo Eis que Subimos para Jerusalém e o filho do homem será entregue aos principais sacerdotes aos escribas condenarão a morte e o entregaram aos gentilsão cuspir nele açoitado e
matá-lo mas depois de três dias ressuscitará essa é a revelação que Jesus faz mais detalhada do que vai acontecer com eles em Jerusalém porque aqui ele diz que vai ser condenado significa que vai ter um julgamento que vai ser entregue ao gentios ele não tinha dito isso até agora Ou seja que quem vai Executar a pena de morte serão as autoridades romanas e não os judeus e que vão escarnecer dele vão cuspir nele açoitado isso ele não tinha dito até agora mas ele agora acrescenta essa lista de Sofrimentos e depois de três dias ressuscitará os
discípulos não entenderam absolutamente nada olha veja o que é que vem do verso 35 a 45 o pedido dos dois irmãos Tiago e João através da mãe quem diz isso É Mateus que foi através da mãe deles chega para Jesus e pede lugar de Honra no reino de Deus Mestre quando o senhor vier na sua glória de que eu me sente a tua direita e meu irmão à tua esquerda a mãe deve ter perdido assim Senhor Quando o senhor vier na sua glória de que meus dois filhos se assente a tua direita que João se
sente à esquerda e Tiago se sente a direito alguma coisa desse tipo assim o que mostra que os discípulos não entendeu bulhufas eles não tinham percebido ainda Jesus está falando de Cruz falando de morte de escárnio de açoite que é o que vai acontecer com ele e com todo aquele que quer seguir mas os discípulos estão pensando o tempo todo na glória a participação que Eles teriam quando ele vier na glória aquela Glória que a gente viu lá no alto do Monte quando ele vier na sua Plenitude com poder e glória nós queremos participar disso
aqui queremos participar disso aqui então é uma prova Cabal da falta de entendimento Jesus diz para os discípulos vocês podem beber o cálice que eu vou beber ou seja vocês podem passar pelos Sofrimentos que eu vou passar e aí eles dizem podemos e Jesus disse está bem vocês de fato vão passar e passaram não é a patrística a tradição fala que tanto Tiago como João morreram martirizados mas isso tá muito no futuro ainda Jesus disse vocês vão beber o cálice que eu vou beber vocês vão morrer e sofrer por mim mas sentasse a minha direita
a minha esquerda não me é dado conceder mas a meu pai que está nos céus e quando os discípulos Ouviram isso os 10 disse ficarem indignados contra Thiago e João e Jesus disse no reino de Deus é assim quem quiser ser grande seja o que sirva e quem quiser ser o primeiro entre vós será o último veja o verso 45 pois o próprio filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos sinaliza isso no evangelho de Marcos porque a primeira vez que Jesus fala que
a sua morte vai ser substitutiva que até agora ele tá dizendo que ele vai morrer que ele vai morrer mas agora é a primeira vez em que ele diz que ele vai morrer dar a vida dele em resgate de muitos não é de todos mas de muitos os muitos que Deus amou chamou e escolheu antes da fundação do mundo a sua igreja o seu povo a nova humanidade Um Novo Israel Cristo veio para dar sua vida para resgatar essas pessoas o que nós vemos em seguida é o episódio famoso da cura do cego Bartimeu aqui
está em Jericó Jesus está descendo né subindo para Jerusalém descendo pelo mapa e ele passa pela cidade de Jericó Se você olhar no mapa tá bem no caminho Samaria né Ele entrou em Samaria e chega na cidade de Jericó que era na região do samaritanos e quando ele entra em Jericó vou ler o texto aqui porque os três Evangelhos de viagem Aqui foram para Jericó verso 46 quando ele saía de Jericó juntamente com os discípulos e numerosa multidão Bartimeu cego mendigo filho de timeu estava Sentado à Beira do Caminho ouvindo que era Jesus Começou a
dizer Jesus Filho de Davi primeira vez que aparece a expressão em Marcos que Jesus é o filho de Davi e na boca do cego né O Cego Samaritano lá em Jericó né dizendo assim Jesus Filho de Davi filho de Davi tem compaixão de mim apenas para esclarecer Mateus apenas para esclarecer aqui Mateus diz que eram dois cegos na saída de Jericó e Lucas diz que era um cego na entrada de Jericó que que a gente faz com isso né que que a gente faz com isso o qual qual a verdade a resposta que a gente
tem encontrado são duas respostas possíveis a resposta que a gente tem encontrado para não cair na Alternativa de dizer que um dos relatos está errado né então se todos os três são inspirados por Deus estão certos Então como conciliar um diz que era dois cegos na entrada outros diz que eram cego na saída e outro diz que eram dois cegos na saída como conciliar então provavelmente a conciliação é essa quando Jesus entra em Jericó tem dois cegos um dele chamado Bartimeu que é o mais destacado e que começa a gritar e que começa a pedir
não é possível pelo outro e ele vem acompanhando Jesus enquanto Jesus atravessa a cidade que Jesus está a caminho de Jerusalém ele vai clamando na saída da cidade Jesus atende o pedido e cura os dois então um evangelista fala da Perspectiva da entrada outro fala da Perspectiva da saída segundo alternativa arqueologia descobriu que duas de jericos ligadas pelo mesmo caminho então a saída de uma era a entrada da outra saída de uma era entrada outra então havia há dois há duas jericos uma Jericó mais antiga que foi destruída em uma nova foi construída um pouco
mais distante havia um caminho ligando as duas então essa seria também uma alternativa bom o que importa aqui é que esse cego clamou insistentemente apesar da repreensão de muitos muita gente cala a boca cala a boca mas ele fica seguindo Jesus filho de Davi tem compaixão de mim até que Jesus finalmente para chama o cego e diz E aí o pessoal diz vai ele te chama e Marcos diz que ele se levantou jogou disse a capa detalhe que mostra testemunho visual de Pedro né testemunho ocular Pedro estava lá Pedro lembrou-se desse detalhe que quando o
cego se levantou ele ele jogou a capa porque ele não tem significado nenhum a não ser retificar ou afirmar que aquele relato ele estava sendo escrito por alguém que estava lá e viu a não ser isso aí e o cego veio e Jesus perguntou o que que você quer que eu faça né pergunta Até que parece meio né olha o que é que o sangue queria que Jesus fizesse mas Jesus queria que ele declarasse ele dissesse a necessidade dele como Deus sempre faz conosco Deus sabe exatamente o que é que a gente precisa mas ele
frequentemente diz o que que você quer O que que você precisa porque ele quer que a gente diga que a gente dependa dele senhor que eu posso haver e Jesus então cura aquele cego imediatamente os dois não são curados E aí Eles seguem Jesus caminha fora louvando a Deus Alegremente Esse é o final do dessa parte né Jesus aqui já está próximo a Jerusalém Amanhã a gente vai ver o ministério de final do ministério de Jesus na Judeia e a entrada de Jesus em Jerusalém Estamos chegando perto do momento climático né do momento final para
o qual Jesus veio terminando essa passagem nos ensina que Jesus é o filho de Deus ele é o messias ele é o salvador do mundo que ele veio para Morrer para dar sua vida por muitos que ele veio para ressurgir dos mortos e entrar na sua glória que ele veio inaugurar o reino de Deus aqui nesse mundo que somente os que creem nele como uma criança pode entrar nesse reino que no reino de Deus os menores e os que servem esses serão os maiores e que a dureza de coração e a rebelião impede de ver
o Reino de Deus e que mesmo discípulos de Cristo tem dificuldade em entender o discípulos de Cristo tem dificuldade em entender o que é que o evangelho exige de nós a renúncia tomar a cruz e seguir todo mundo prefere o evangelho da Glória um Deus que está aqui para curar você para dar você saúde e prosperidade desenvolveu os seus sonhos né sou em Deus Quais são os seus sonhos Deus existe para fazer os seus sonhos acontecerem Esse é a teologia da Glória tão Popular nas igrejas através do famigerado da famigerada Teologia da prosperidade Teologia da
prosperidade completamente o contrário da Teologia da Cruz ensinado aqui por Marcos a respeito do Reino de Deus amém vamos orar gente não digamos Graças pelo teu filho te damos graças porque ele quis vir ao mundo dar a sua vida e resgate de muitos e Damos graças que nós podemos entender essa verdade senhor Quantas vezes o nosso coração vacilou e nós Oramos eu creio ajuda na minha falta de fé ajuda nos ó Deus quando nós vacilamos quando nós deixamos de compreender firma nossa fé na pessoa do teu filho Jesus é o que pedimos em nome dele
amém