[Música] fala pessoal bem-vindos a mais um vídeo eu sou Rodrigo Guedes E hoje vamos falar um pouco sobre história e princípios do design gráfico impresso que também vale pro digital tudo que você faz que você cria na sua vida seja no design fora do Design na sua vida de fato vai depender das experiências que você tem e do conhecimento que você adquiriu ao longo dessas experiências então quanto mais experiências você tem mais conhecimento de mundo você tem mais capacidade de associar ideias e criar coisas novas a partir daí o design gráfico ou seja o desenho
gráfico o homem utilizando ferramentas para representar o mundo existem as ferramentas pré-frágeis [Música] e e a nossa vida e tudo que estava acontecendo com a gente ali nas nossas tribos estava ali representando o mundo porque o o nosso olhar do mundo a gente grafa ele em algum local esse grafar esse ato de grafar quando a gente fala de desenho gráfico de design gráfico de projeto gráfico a gente tá falando de projeto que está grafado que está impresso que está utilizando uma plataforma seja ela qual for para representar algo através de elementos gráficos sejam de desenhos
imagens fotos fotos etc paradigma fotográfico é quando surgiu a fotografia e pós fotográfico é depois da fotografia com advindo aí da linguagem digital e da linguagem matemática dos de tudo que é criado dentro do computador mas ISO a gente fala num outro jog muito do que eu vou falar Aqui você encontra nesse livro maravilhoso do Richard holis que é o design gráfico uma história concisa esse livro aqui deveria estar na sua prateleira se você está estudando design gráfico é um livro gostoso de ler e ele te leva numa caminhada numa jornada pela história do design
desde a pré-história até os dias mais atuais vale muito a pena esse livro vou deixar o link para vocês aqui na descrição o que que acontecia quando a gente olhava Por exemplo quando o primeiro homem olhava as pegadas dos animais ali no chão ele via não só algo que estava marcado grafado ali no chão ele via na pegada do animal o próprio animal Então olha só a pegada não é o animal em si Mas ela é representação do animal o animal acabou de deixar uma marca no mundo ele deixou ali uma pegada toda vez que
nós utilizamos qualquer elemento para representar algo nós estamos graf algo nós estamos justamente dando a nossa visão de mundo nós estamos colocando um elemento no lugar daquele objeto daquele animal daquela experiência isso é criação gráfica é quando você utiliza gráficos justamente para representar o mundo sejam eles ícones índices ou símbolos como nós estudamos dentro da semiótica E essas representações gráficas elas podem ser qualquer sistema de signo e quando reunidos esses signos gráficos formam imagens então uma imagem é um conjunto de signos gráficos seja Unos pixels de uma foto ou seja um desenho que unido dentro
de um contexto de um conjunto de composição forma uma imagem que é inteligível que representa algo nós estamos falando de imagens Então quando você utiliza os traços de um desenho por exemplo e o desenho ele é um conjunto de traços um conjunto de pontos um conjunto de de signos gráficos diversos que você utiliza ali ele é o desenho de algo o rosto de uma pessoa por exemplo mas ao mesmo tempo ele é um conjunto de signos gráficos que reunidos formaram aquela imagem que é o rosto da pessoa então o design gráfico ele surgiu daí ele
é ciência de reunir signos gráficos em uma determinada superfície para transmitir uma determinada ideia com uma determinada função que no nosso caso na área de comunicação essa função é resolver um problema de comunicação é transmitir uma agem de um de um emissor para um receptor dependendo da área onde você atua e a palavra gráfico ela vem ela é relativa às Artes gráficas o gráfico é tudo aquilo que é grafado tudo aquilo que se utiliza de símbolos de pontos de linhas de desenhos de traços de imagens tudo aquilo que pode ser grafado numa superfície para transmitir
uma ideia Existem várias discussões sobre o que é ou não é gráfico por exemplo uma imagem fotografada é a impressão da Luz em cima de determinado filme no caso de uma de uma câmera digital qualquer câmera que nós utilizamos hoje em dia dentro de um paradigma pós fotográfico ou seja matemático é um conjunto de números que esses números ali ele traduz dentro de um monitor um monte de pixels de determinadas cores determinados tamanhos Ou seja a luz que entra dentro da câmera ela é convertida em números que se convertem em pixels que se convert em
imagens no seu monitor e isso tudo pode ser discutido se é gráfico ou não essa imagem que foi captada por uma câmera digital ela é gráfica ou só se ela for impressa ela se torna gráfica segundo a semiótica o signo não é necessariamente uma imagem é tudo que pode ser percebido Por Uma Mente com potencial de gerar um significado e eu vou deixar aqui em cima um vídeo para vocês aprofundarem um pouco mais sobre isso mas deem uma olhada na playlist sobre semiótica as imagens gráficas são então portanto signos gráficos cujo contexto lhe dá sentido
e cuja disposição L traduz um determinado significado e esse significado pode ser variado depende da vontade da intenção do objetivo de comunicação que tá por trás daquela peça gráfica por exemplo e também depende do estilo e da e da visão de mundo da experiência de mundo que o criativo tem que o diretor de arte tem que o design gráfico tem tudo isso influencia na criação final por isso que por mais que aquela máxima de grandes designers copiam seja uma máxima válida porque nós precisamos usar referências para que criar coisas novas nós nunca vamos conseguir criar
algo igual ao que o autor criou vai ser a tua visão sobre aquele determinado tema então qualquer tema é válido de ser explorado inúmeras vezes porque cada pessoa cada design cada criativo é único e as suas experiências vão determinar isso então a linguagem gráfica no design ela pode ser textual através de palavras por exemplo ou pode ser imagética através de imagens ou o conjunto dessas duas coisas observem por exemplo essa marca famosíssima que está aí na tela de vocês a Love New York que foi uma marca que foi criada justamente para levantar a imagem da
cidade de Nova York num período em que ela estava muito desgastada no mundo no momento em que você substitui a palavra love pelo coração você está ali representando com muito mais Impacto através de uma imagem a noção de que você ama o que está sendo dito naquele texto Então I coração New York foi a base todo esse sistema de signo gráfico que a gente utiliza com coraçãozinho hoje em dia para mostrar que a gente ama o que gosta de algo inclusive quando você clica para curtir no Instagram por exemplo ou em qualquer outro lugar só
que esse coração dependendo do contexto ele traz outros significados como a gente acabou de falar por exemplo se eu utilizar o coração num contexto da Medicina eu vou trazer a ideia ideia de saúde eu vou trazer a ideia de cuidado de Cardiologia agora se eu por exemplo quiser representar esse coração com essa imagem que vocês estão vendo aí que já virou clichê mas que quando foi lançada foi super inovadora que é duas pessoas num salto formando Claro através de uma manipulação aí de imagens no computador um coração vocês vão ver que o coração em si
ele é um elemento além dessas imagens o coração ele é um signo que é um existente ele existe é um fato do que ele existe tá lá dentro do nosso peito no peito dos animais de todas as pessoas e ele é um órgão que bate a representação do coração não é o coração em si Aliás ela não tem nemum formato direito do coração mas todo mundo agora olha para aquilo e vê naquela imagem nessa imagem que vocês estão vendo a representação de um coração quando todos identificam justamente essa imagem aí como a representação de um
coração significa que já é o símbolo do coração se tornou aí generalizado Então isso que o designer faz ele pega um elemento gráfico e na hora que ele dá um contexto PR aquilo e repete várias vezes ele começa a conferir através da composição significados diferentes Então essa mesma imagem do coração dependendo do contexto Pode conferir significados completamente diferentes e isso é a base da criação por exemplo a Cruz Vermelha representa aí a saúde a medicina né E também representa foi o símbolo adotado pela Cruz Vermelha né pela ONG Cruz Vermelha só que quando você por
exemplo pega esse símbolo e utiliza nessa imagem como vocês estão vendo aí por exemplo do console de de games Você tá brincando ali com dois signos muito fortes que é o console do Nintendo e com a ideia de que você pode doar pra ONG da Cruz Vermelha para salvar vidas então ele brinca ali justamente aí nessa tela ele tá falando ali Salve o mundo de verdade save the world for real Então essa brincadeira essa Associação utilizando sig em contextos diferentes conferem diferentes significados isso agora é a base do Design criativo que impacta com uma mensagem
visual o design ele pode ser verbal ou não verbal não verbal é tudo aquilo que não utiliza palavras pra criação e o verbal é o design que utiliza as palavras para criação só que quando você vai transmitir mensagens que precisam de impacto precisam trazer rapidamente uma ideia ou gerar uma reflexão a palavra impressa simplesmente ela perde essa inflexão ela perde essa representação ela se torna pequena se ela não for utilizada de maneira mais visual essa expressividade visual da palavra é o design que dá ele pode tanto brincar com só a palavra em si trabalhando as
fontes em diferentes tamanhos formatos ou brincando justamente com desenho de fontes para formar aí um impacto através da palavra impressa ou ele pode unir palavras com imagem para trazer justamente para as imagens um significado para ancorar a um contexto para dar um S sentido maior então o design impresso digital ele deve romper a limitação da palavra dando voz para aquela peça através do uso visual das palavras da imagem ou das duas juntas E claro dentro do Design comercial dentro da publicidade da propaganda da comunicação comercial isso tudo tem que estar em função da necessidade de
um cliente da necessidade de uma marca da necessidade de uma mensagem se for propaganda da necessidade de uma mensagem institucional de uma mensagem ideológica de uma mensagem que transmita aí uma reflexão ou que vise trazer uma nova ideia se for promocional se for comercial se for publicidade Aí sim a intenção é de compra fazer com que a pessoa que está lendo aquela mensagem tem ali o desejo a vontade de experimentar e a ação de comprar algo específico ou aderir a algo específico né Algum serviço algum produto algum plano ou alguma promoção e para terminar nunca
esqueçam das funções do Design identificar apresentar ou instruir ou promover alguma coisa identificar é dizer o que é e de onde veio uma determinada coisa informar instruir indica relação entre duas ou mais coisas quanto a escala posição direção e a gente vê isso muito por exemplo no design de sinais de trânsito de sinalização de lojas shoppings E por aí vai hospitais e tudo mais e apresentar para promover é onde está o âmbito do Design publicitário que Visa justamente dar um diferencial dar uma voz única para uma mensagem torná-la impactante e despertar o desejo de alguém
em comprar ou consumir alguma coisa Então essas são as áreas aí onde o design pode estar atuando o design gráfico e esse foi o vídeo de hoje eu espero que vocês tenham gostado que vocês tenham aprendido um pouquinho mais sobre a história do Design ou apenas relembrado que é o caso da maioria aqui não deixe de dar uma conferida no livro Richard sintam-se abraçados e até o próximo vídeo [Música]