GUERRA CULTURAL E RETÓRICA DO ÓDIO

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Tempero Drag
Conteúdo: @rita_von_hunty Intérprete: @thyagossantos Fotografia e montagem: @isabolax Edição e Roxel...
Video Transcript:
dona Rita que que você vai fazer no vídeo de hoje olha isso a gente vai fazer o seguinte tá Eduardo bolsonaro celebrou o papel de precursor da pregação de Olavo de Carvalho mais de uma vez ele era uma inspiração e sem ele Jair bolsonaro não existiria você pode até duvidar Mas é isso mesmo que proponho não faz muito sentido para entender a ascensão da direita analisar a obra do Olavo de Carvalho em sua pretensão filosófica contudo enquanto um sistema de crenças a contribuição do Olavo de Carvalho é simplesmente Fundamental e não pode ser ignorada caso
contrário dificilmente entenderemos o Brasil Contemporâneo especialmente a fidelidade canina ao bolsonaro do seu fracasso bom Como você já deve ter visto em algum local desta tela o tema do vídeo de hoje é guerra cultural retórica do ódio ou mentalidade de seita no nordeste meu pai entra com a providência senhor pois é virilha você tá vendo né Espero que você esteja vendo eu sou uma senhora é chique uma senhora distinta eu queria estar fazendo o quê discutindo a recepção de rede ou pelos franceses Como que o corjeve ensinou pro Sartre para o lacã para esse monte
de povoar né em consequência para o frango mas não eu vou aqui discutir Olavo de Carvalho e se você sente o pena de mim menina imagina o que a gente precisa sentir do professor João César de Castro Rocha né um dos maiores intelectuais que a gente tem no Brasil crítico sim minha área e professor titular da UFRJ que dedicou esses últimos anos todos a um estudo sistemático o discurso a produção discursiva a mentalidade do bolsonaroismo ou nas palavras dele ele faz uma etnografia do pensamento bolsonarista hoje a gente discute o livro que dá título ao
vídeo Guerra cultural e retórica do ódio né crônicas para o Brasil pós político a gente vai discutir o capítulo 1 A Ascensão da direita e o sistema de crenças Olavo de Carvalho Vale contar para vocês esse livro de 2021 é sem sombra de dúvida Uma das peças chave pra gente pensar é bolsonaroismo e essa essa lógica de seita né na verdade tem lógica nenhuma essa mentalidade de seita e esse discurso que se enraizou na nossa sociedade E qual vai ser o nosso trabalho trabalho né para desenraiza-lo para cortar o mal na raiz os demais capítulos
da obra São Capítulo 2 a guerra cultural bolsonaroista Capítulo 3 doutrina de segurança nacional ou orvil Capítulo 4 rumo a estação Brasília e a conclusão dissonância cognitiva e verdade factual tem também um posse escrito 2021 o que será o amanhã e um pós-passo chamado da urgência do agora a caracterização do agora o momento etnográfico de João César de Castro Rocha eu digo que esse é um dos estudos né uma das obras que a intelectualidade de ponta no Brasil está produzindo mais eficientes porque é um estudo detalhadíssimo né quando a gente pensa nessa etnografia em documentar
como um povo acredita no que acredita de que forma acredita como um dis se torna hegemônico para um povo Quais são os reflexos desse discurso de onde ele vem o que ele pretende eu não conheço obra mais completa também que o meu ponto de vista pessoal vou dizer é uma obra-prima e o professor João César preparou uma obra que tem mais de 500 notas de rodapé então menina assim bibliografia para dar e vender aqui na descrição do vídeo hoje além do livro eu vou deixar a uma série de textos citados pelo professor outros que eu
vou adicionar é mas também uma aula do professor João César é de mais ou menos três horas são dois vídeos Parte 1 Parte 2 no qual Ele explica o empreendimento dessa obra você pode ir lá também depois E aí vale contar para vocês que o capítulo 1 ele vai da página 31 a página 107 Então são mais de 70 páginas de Capítulo 1 é em um vídeo de 20 e Poucos minutos a gente vai fazer alguma coisa né uma das diretrizes que o professor João César acredita que é necessária para a gente derrotar o bolsonaroismo
é sair da caricatura para caracterização né é o vídeo de hoje eu não pretendo fazer uma caricatura Vou tentar trabalhar em detalhe com alguma menúcia Mas aqui é permitida no vídeo de 20 minutos por isso recomendo a leitura por isso recomendo que você faça sua lição de casa na nossa tarefa pelos próximos quatro anos de desalojar bolsonarismo da nossa sociedade também como eu gosto de ser né Sempre de pegar uma obra de Cultura para a gente olhar para isso uma obra de arte assim que seja mais né simples ver o fenômeno o professor João César
faz o uso de uma música de heavy metal ele faz uso de marchinha de carnaval ele faz uso de um rap de direita né tio pack deve estar tendo um infarto agora mas enfim o rap foi essa linguagem foi apropriada pela extrema direita bolsonaroista né Essa mistura de bolsonaro com olavismo que são indissociáveis é impossível pensar bolsonarismo sem o trabalho que o Olavo de Carvalho veio fazendo quer dizer ele morreu morreu agora agorinha agorinha que o Olavo de Carvalho estava fazendo desde os anos 90 de impetrar no discurso social uma bibliografia reacionária conservadora de extrema
direita e a formação midiática de quadros né que reproduzem uma lógica discursiva aqui chamada de retórica do ódio Então eu vou deixar de recomendação é peço que vocês Leiam a letra tá não vai dar View para os nossos inimigos porque eles trabalham com o algoritmo né Quanto mais viu Tem melhor a situação deles Davi pros nossos Aliados Então eu vou deixar dois sites para você ler a letra do rap e do do heavy metal ou la vistas aqui vou ler um trechinho com vocês Esse rap se chama o velho Olavo tem razão e ele é
do Luiz visitante acompanhei só vocês vão eu já disse que essa é a cabeça desses filhas da eu já falei 20 anos atrás não há saco para isso é muita burrice levam muito tempo para entender o óbvio não dá esse trechinho é uma fala do próprio Olavo e está presente no videoclipe do rap que eu tô mencionando aqui para vocês é importante que vocês entendam o professor João César diz é de um subgênero Olavo tem razão esses Logan que vai aparecer para grande mídia para o grande público ali em 2015 e 16 né durante os
protestos contra a presidenta Dilma durante os pedidos de impeachment e que vão se proliferar no discurso público virar estampa de camiseta etc O interessante é o seguinte as ideias de Olavo de Carvalho São apresentadas numa série de clichês a letra da canção é antes uma síntese apressada dos princípios defendidos pela direita no debate público nega-se o racismo louva-se o velho testamento ataca-se o comunismo denuncia-se a doutrinação das escolas ao veja se o feminismo anuncia-se o caos eventual com uma possível legalização da maconha celebra-se o empreendedorismo defende-se a força policial nega-se o conflito de classes ao
veja se Paulo Freire é uma enciclopédia do reacionalismo que chegou ao poder em 2018 agora o heavy metal né Olavo tem razão é falta um pouco de criatividade né mas enfim acompanhar a letra ler Carta Capital gostar de Marginal é pré-requisito para ser intelectual para que ficar sentado que nem burro esperando se bem aí do seu lado tem alguém que está esquerdando e nas palavras do professor João César o anti intelectualismo é a marca d'água do sistema diferenças Olavo de Carvalho e o ressentimento que o move anda tão à Flor da Pele Que tornaria constrangedor
qualquer esboço de análise psicológica para você que não sabe é o Olavo de Carvalho Ele sempre foi uma figura abjeta a filosofia quando a gente pensa na intelectualidade brasileira o pensa será que posso chamar de pensamento a produção do Olavo de Carvalho porque também não dá para chamar de obra e isso não sou eu que tô dizendo é outro intelectual brasileiro que diz é a obra Olá vista é um conjunto de texto só amontoado de texto Mas enfim voltando o que o Olavo de Carvalho está produzindo desde os anos 90 com uma trilogia A gente
vai falar disso logo é a tentativa de algo que se almeja filosofia não é né nunca foi reconhecido como acadêmicamente não produz nada não pode ser lido pelos pares não se Abstrai daí coisa alguma e é um acúmulo de nada sobrenadas é um conjunto de argumento a de homem nem né que busca ofender a pessoa sobre quem fala Teoria da Conspiração e citações absurdas né na maioria das vezes de coisas que eu lavo não leu ele mesmo assume isso vamos ao próprio Olavo né nas palavras do guru da Extrema direita brasileira tem um livro de
um repórter Holandês em que ele dá lá uma informação que o que eu ainda vou verificar entre outras inúmeras informações úteis né para quem o cara se chama Robin de ruíter eu não sei ler isso eu só sei dele através de menções que foram feitas em outros livros né uma pude entre outras informações que ele dá ele dá uma que eu vou investigar mas que me parece verdadeira pelo contexto ali gente eu já tô rindo deve se prepara eu joguei várias fake News e joguei verdadeiros também era minha estratégia de jogo e cada um tem
a sua estratégia de jogo ele diz o seguinte os Beatles eram semi-analfabetos e música eles mal sabiam tocar violão Quem compôs as canções dele foi o teodorador quer dizer assim vamos junto agora um pouquinho os Beatles mal sabiam tocar violão não é João Gilberto né não é mesma coisa da Bossa Nova É rock britânico do início do século 20 meados do século 20 então não tem mesmo violão tem coisa da guitarra e o Adorno tem escrito assim não sei exatamente onde que eu vou para mostrar o absurdo disco a dor descreveu as canções dos Beatles
mona você é maluca com todo respeito mas se não parecer absurdo para você fico a gente fez um vídeo sobre Adorno né chamado a dor da indústria da Cultura tem uma série de materiais que a gente produziu não faz muito indiquei um curso que está acontecendo na USP um curso curto sobre a crítica de cultura adorniana é vou deixar as informações também aqui embaixo tem um vídeo a gente fez aqui no canal do Centenário do Raimundo Williams e é esse importante intelectual que eu sempre cito que é referência nos meus estudos que Funda os estudos
de cultura na Inglaterra e neste vídeo do Raymond Williams eu volto para um texto chave dele é o palavra-chave e vou através do prefácio da Maria Elisa cevasco que foi minha professora né meu anjo de luz eu vou falar uma coisa que quer essa geração de intelectuais que tá lá na Inglaterra eles têm como foco formar socialistas formar quadros de esquerda né quero que era possível naquele momento e algum jeito o que o Olavo de Carvalho e essa geração da Juventude dos anos 90 que ele vai formar estão fazendo é mais ou menos isso a
gente tem que pensar o seguinte então cultura e política do Roberto né é o ensaio que está presente neste aqui o pai de família e outros ensaios ó esse aqui então na página 70 quando começa a cultura e política de 64 a 69 Roberto que foi talvez o maior crítico de cultura que a gente teve no Brasil seu Antônio Cândido também mas sou mais do time do Roberto enfim ele vai dizer que havia uma hegemonia de esquerda no pensamento brasileiro até os anos 60 Mas a partir do golpe civil militar né Empresarial militar no Brasil
64 a gente começa a ter a formação também de uma hegemonia de pensamento de esquerda em quem deseja resistir a ditadura em quem deseja combater em quem almeja o seu fim em quem deseja é que o Brasil possa se configurar como um cenário democrático o que acontece lá para cá é que agora por exemplo depois eu volto ele para o lugar dele a gente vive uma hegemonia do pensamento de direita não é muito possível debater é normalmente sem esperar agressão e isso é típico da retórica do ódio gênero discutir sexualidade pensar etnia pensar religiosidade a
ideia de que o outro é um inimigo vai ser apagado sirpado que é o demônio vai ser exorcizado no vídeo passado a gente colocou um trecho de um senhor que faz menção ao antigo testamento de que Deus mandou um cara entrar num Vilarejo e matar todo mundo transpassar a barriga de mulheres grávidas faz espada porque quem estava ali era o filho do demônio não é de se estranhar que alguns setores que se chamam neopentecostais né que se dizem evangélicos estejam tão aderidos ao bolsonarismo né sejam fundantes do bolsonaroismo o livro do Edir Macedo não se
chama projeto de poder ele não vai fazer quase uma leitura do número de evangélicos no Brasil e como esse número pode ser manobrado para chegar ao poder apareceu aqui na tela é plano de poder né Falei projeto Mas enfim sinônimos esse vídeo se chama guerra cultural e eu tô tentando mostrar que essa guerra está sendo travada no nosso país ao ler o livro eu espero que você consiga é ver isso da forma muito detalhada na excelência do pensamento Professor João César guerra cultural não é uma invenção bolsonarista ela não começa agora se a gente está
pensando em guerra cultural dá para voltar para os séculos 16 17 na Europa dá para voltar para Versículo 19 na Alemanha o processo de unificação da Alemanha acontece através de uma guerra cultural essa Alemanha que será unificada será uma Alemanha mais laicizada menos religiosa ou mais religiosa ali está acontecendo uma guerra cultural como a gente entende o termo também vou deixar dois textos do Professor Eduardo Wolf né Ele é doutor em filosofia pela USP trabalha com crítica de arte e arte no geral é dois textos dele né que o professor é João César cita no
livro que são a luta pela alma do Brasil de 2018 plágio Politicamente correto e paranoia no Inep de bolsonaro de 2019 é tô dizendo isso porque ler o Eduardo Wolf nos ajuda Ah vou deixar dois vídeos dele aqui também pra casa do Saber nos ajuda a pensar guerra Cultural de forma muito abreviada a gente faz o uso desse termo ali mais ou menos na acepção independência da coisa então o trump ele foi chamado de o presidente que lutou a guerra cultural lá nos Estados Unidos desde os anos 60 com os movimentos de contracultura nos Estados
Unidos a gente tá vendo se formar uma guerra cultural a juventude Negra os Pantera Negra estavam se organizando politicamente isso era uma guerra cultural as feministas as LGBT os trabalhadores estavam se organizando então quando a gente pensa etnia gênero sexualidade religiosidade a gente tá falando dessa acepção que a gente usa para guerra cultural Talvez o Ponto Central de olhar para essa guerra nos Estados Unidos né bom dá para pensar na literatura como isso aparece no Alan guinsburg no Jack Cara eu já fiz até o vídeo aqui no tempero falando um pouco deles depois eu lembro
qual vídeo que aí boto aqui mas em 1989 vai ter uma exposição do Robert Maple ele já tava morto né ele já tinha falecido uma exposição em homenagem a ele e o assunto dessa exposição é a homossexualidade masculina é e é uma exposição fotográfica e tem muitas fotos retratos que tem crianças eu não sei se tá lembrando de alguma coisa aqui no Brasil do queer Museu do Pânico moral do washingalhamento que o Wagner vai sofrer por causa da obra dele que tem a nudez de um homem e que uma criança tocou que quer que Aliás
era amiga né a mãe era amiga dele que tocou no pé dele durante a performance né lá no sul do Brasil não é um acaso tentar entender como essa guerra cultural se anuncia se pronuncia agora que a gente vai ter a necessidade em 2018 de eleger um fascista através de uma guerra cultural a guerra cultural move paixões ela é fundamental entender o pensamento bolsonarista mas mas em especial eu tô chegando na retórica do ódio essa ideia de deslegitimar o outro de atacar o outro e de torná-lo apagável O Wagner fartz é um exemplo e a
Renata Carvalho também que teve a sua peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo rainha do céu censurada que foi ameaçada de morte que foi perseguida porque ela é uma travesti falando de Jesus aqui a gente tá vendo guerra cultural acontecer e aí a gente tem na figura do Olavo de Carvalho né a principal pessoa figura aparelho ideológico se você quiser chamar logo assim é de divulgação dessa retórica do ódio que ela é importante inclusive para formar o bolsonaro é impossível pensar bolsonaro sem a retórica do ódio vídeo passado né eu conto do primeiro discurso depois de
eleito do bolsonaro Claro na Embaixada do Brasil nos Estados Unidos em Washington que ele tem o bolsonaro que ele troquei a falha né que ele tem o Olavo de Carvalho do seu lado direito eu estive banana do isqueiro né o pena Aliás estava envolvido com rachadinha então de um lado o cara que é responsável pela retórica do ódio no Brasil do outro cara que era responsável por rachadinho retórica do ódio nos Estados Unidos é a síntese do bolsonaro vamos a ela em si ela também não é uma invenção ou la vista tá ela não foi
inventada pelo Olavo de Carvalho dá para voltar para 1908 com o texto de um Sindicalista francês o Jorge sorrelli que é reflexões sul da violência que é reflexões sobre a violência nesse texto o sorel vai tentar justificar um tipo de violência que vai ser apropriada pelo Mussolini tá pelos fascistas na Itália né como não existe coincidência No processo histórico mas existe o lastreamento de como essas ideias vão passando como a materialidade de cada de cada região Como a crise do Capital vai produzindo A Ascensão e a Adesão dessas ideias Olha que curioso Olavo tem razão
não foi inventado aqui no Brasil na Itália havia um dizer entoado né pela massa fascista pelas hordas de pessoas fascistizadas que o Mussolini Tem sempre a razão e também não é coincidência que as três palavras de ordem do bolsonaroismo Deus Pátria família é sejam as três palavras dos integralistas que são os fascistas no Brasil Deus Padre família é que imagens de panfletos nazistas estejam sendo usadas reproduzidas em Santa Catarina é que não tem ninguém saudando a bandeira cantando hino assim o que tá acontecendo é encenação do movimento mais perigoso que a gente conhece do século
20 o nazi-fascismo mas volta para retórica do ódio é olavista fiz essa digressão para mostrar que não foi ele que inventou e que ela está presente nesses momentos hediondos e grupos hediondos da nossa história a retórica do ódio o professor João César vai explicar isso é devidamente no capítulo 1 ela produz três fenômenos né O primeiro é um analfabetismo e ideológico tem uma frase famosa do Olavo que é a seguinte é muito fácil perceber quem é um comunista quem não for anti comunista é comunista que você não sabe logicamente não faz sentido nenhum mas retoricamente
cumpre um papel um papel do radicalismo que apaga a mediação Então olha só logicamente Vamos pensar como que você acha um comunista olha se não for antes comunista é Então vamos junto ó Gabriela prioli a gente pensa parecido não eu tô num campo de esquerda radical ela tá num campo de esquerda Liberal gente pensa parecido Talvez para algumas coisas A Gabriela prioli é uma anti comunista não somos amigas a gente então agora ela é comunista o Pedro Dória é um anti comunista não agora ele é comunista não é mais um Liberal a retórica do ódio
depende dela porque a retórica do ódio Visa sempre a criação de um inimigo e ela depende dessa lógica binária e estúpida de que se você não é nós você está contra nós e aí você é o inimigo você tem que ser apagado expolgado é metralhar a petralhada etc o segundo fenômeno que ela produz é uma idiotia erudita eu li aquela fala na qual no mesmo trecho O Olavo está Citando os Beatles o Adorno o repórter Holandês sem conhecer nada dos três não foi então para quem escuta de rabo de ouvido ai ó lá os nomes
de europeu na boca dele é muita citação sem nenhuma profundação é muito nome sem ter lido sem ter entendido ele fala olha eu não leio Holandês mas na filosofia isso não existe tá é quando você vai se especializar no pensamento de um autor você não pode ler tradução do autor alguém que se preza né a se debruçar sobre a dialética regueliana vai ter que aprender alemão vai ter que ler rede é no original em alemão mas o Olavo de Carvalho não é um intelectual ele é um ideólogo ele é um guru e aqui tá a
mentalidade de seita né a lógica discursiva ou a falta de lógica discursiva produzida pelo olafismo é Ou você tem aderência Total ou você é um inimigo não existe mediação possível ou você está conosco que você está contra nós existe um terceiro fenômeno que é a lógica da refutação é que é desconsiderar qualquer coisa que se opunha ao que está sendo dito então esses são os fenômenos produzidos pela retórica agora vamos olhar para Como Ela opera Ela depende de uma coisa que a desqualificação do outro então a pessoa negra que é pesada em arroba lembra quando
o bolsonaro diz isso o gay que é falta de porrada o filho dele que nunca sairia com uma mulher negra porque foi bem educado é desqualificar o outro o Lula é pinguço ladrão ex-presidiário a Dilma é uma anta é quais corpos podem ser animalizados piranha baleia quais corpos como o bolsonaro se dirigia a imprensa durante a sua digestão então a retórica do ódio precisa da desqualificação do outro tô aqui num campo vai dar radical base teórica do meu pensamento é marxista eu vou chamar a hannahren de ti de ibiota ela é uma uma não porque
apesar de liberar o pensamento da Hanna arendt é um pensamento intelectualmente debatível o trabalho dela é de qualidade ímpar dentro da corrente do liberalismo Vou chamar o Chile em dengue de Ah ele é um bosta não ele é um intelectual de primeira grandeza e mais a base teórica do pensamento dele é Michel focou errando a área agora do que um olavista me chamaria ridícula rapaz Vocês não precisam muito longe tem três exemplos o primeiro deles foi um cara pegou um vídeo meu falando olha gênero e natureza e o então ministro da educação o primeiro né
da série de desgoverno bolsonaro então eu falava Olha o Ricardo velhos deu uma declaração estapafúrdia que quem define gênero é a natureza na antropologia a gente sabe desde que gênero não é E aí vou para Margarete midi vou discutir Simone de povoava um rapaz bolsonarista pega meu vídeo e ele constrói um vídeo refutação no qual ele um Apenas me xinga 2 Desconsidera a minha argumentação porque eu sou uma drag queen 3 incita os seguidores e seguidoras dele a me atacarem nas minhas redes sociais o próprio Olavo de Carvalho chegou em vida a comentar um vídeo
meu pois é moçada tive essa esse prazer esse sabor é o meu vídeo sobre a dor na indústria da cultura ele comenta né dizendo eu sou uma bonita senhora transexual e é mais um exemplo dele falando sem ter a se assistir um vídeo meu é um pouco antes um pouco depois desse vídeo do Adorno eu publico um vídeo dizendo eu não sou uma mulher falando sobre drag Queens o movimento de se aliar o feminismo Mas é isso é falar sem conhecer sem estudar sem saber e no vídeo dele a deslegitimação da minha argumentação é feita
sobre a minha identidade é me deslegite Mais enquanto o ser humano porque sou drag queen e a partir dessa desde legitimação fica mais fácil de me destruir afinal de contas eu não sou uma igual eu sou uma estranha abjeta o ponto número dois é a hipérbole descaracterizadora né então quando ele fala sobre as teorias da conspiração sobre a KGB mutirão Paulo Freire toda vez que hipérbole começa a falar de tudo ela não tá falando de nada e essa descaracterização ela ajuda no papel de criar esses inimigos ela vai impedindo o debate de acontecer o terceiro
é que dados empíricos dados objetivos da realidade serão ignorados para que o discurso de ódio possa continuar sendo produzido atenção uma retórica do ódio não é exatamente um discurso de ódio lá para fevereiro eu vou me dedicar esse livro da butler aqui discurso de ódio se você quiser também já se preparando fevereiro a gente volta mas de novo na descrição do vídeo gente vídeo passado eu fui ler comentário de gente falando não sei onde está na descrição tem o nome do vídeo aqui embaixo né do lado do nome do vídeo tem um lugar para você
clicar que vai aparecer a ficha técnica né então o que que a Isa Faz o que que a Rochelle faz o que que eu faço o que que eu fiz de libras esse dia que lindo beijo meu filho o que que a gente faz aqui e aí tem um lugarzinho que você clica mais aí aparece lá vou deixar tudo aqui para esse vídeo não se estender para você ter material para seguir para você ler o livro para você ler o capítulo vídeo que da semana que vem eu vou continuar nesse livro mas vou para conclusão
vou ler a conclusão com vocês para encerrar porque tô vendo aqui que a gente já gravou 50 minutos de áudio me desculpa tá e a Isa que corta tadinha Isa perdão já tá aqui atrás já peço perdão para encerrar é eu vou voltar para esses pontos de mostrar o que a gente fez nesse vídeo então eu tô indicando uma bibliografia e um capítulo no qual a gente vai entender o que que é uma guerra cultural e como essa guerra cultural tá sendo lutada no Brasil para a ascensão de uma direita a partir dos anos 90
é uma juventude que se instrumentalizou pelas redes pelo curso do Olavo por twitters e posts de Facebook sem Cabedal teórico sem abouço e que ocupa as ruas que são espaço da esquerda historicamente falando como que as ruas passaram a ser da direita e a gente vai pensar no mbl no vem para rua etc né E eles todos holavistas 2 A gente tá pensando como esse fenômeno é e o Olavo de Carvalho é a peça chave para entender da organização de um discurso que desorganiza a nossa sociedade o trabalho de ler a baboseira que o Olavo
de Carvalho produz e por isso essa etnografia tem que ser premiada é um trabalho árduo porque é se deparar com a falta de lógica com a Teoria da Conspiração com a deslegitimação do outro enquanto o ser humano para poder passar por cima dele com o rolo compressor por fim a gente viu essa coisa né que a lógica de panelaço né é que é causar muito barulho muito alvoroço muito ataque impedir que o outro fale e essa é uma citação textual que aparece no primeiro capítulo Professor João César cita O Olavo dizendo que ele acha maravilhoso
o panelaço contra Dilma porque a impede de falar essa lógica de fazer barulho Em Cima De não deixar o outro dizer o Alan dos Santos tem feito isso nos Estados Unidos Senador randolfo Rodrigues né Senador pelo pela rede postou um vídeo nas redes sociais dele de uma moça que o ataca no aeroporto e não deixa falar uma coisa para você então são várias acusações xinga deslegitima tira ele da posição de ser humano e não permite que responda como Professor João César vai mostrando é que uma das condições sem as quais é impossível pensar bolsonarismo é
como bolsonaroismo é fruto de um discurso do ódio como essa retórica do ódio tem a ver com as leis de segurança nacional ele Analisa isso em outros capítulos na aula ele fala muito sobre isso mas como para eliminar o bolsonarismo a gente vai precisar produzir primeiro uma educação de qualidade como é que você acredita no que um cara que tá falando não sei ler Holandês mas tem um repórter que eu acho por causa de outras citações e outros livros que falou uma verdade é que o que o Adorno Como que você acredita nisso não tendo
acesso à educação a boa educação mas segundo de que forma os nossos espaços discursivos são permissivos ao bolsonarismo no vídeo da semana passada eu falei quando ele elogia e homenageia um torturador no congresso e não foi preso a lógica é que cada vez que o discurso que a retórica do ódio vai sendo naturalizada e a gente não pode naturalizar que alguém seja ofendido desde legitimado argumentação a de homem nem toda vez que isso acontece a gente está permitindo que o bolsonaroismo se perpetui nas nossas sociedades Então o que eu pretendo no próximo vídeo é ir
para conclusão deste livro então é voltando dissonância cognitiva e verdade factual né a gente vai voltar para um texto clássico dos anos 50 para discutir dissonância cognitiva e o nosso último vídeo dessa série eu vou tentar porque é um trabalho hercúrio né me debruçar sobre um capítulo do livro estrutural que ele fala sobre eficiência simbólica então é de que forma a gente ainda pode tentar dialogar com bolsonarista leves né que ainda são capazes de escutar de racionalizar de tentar é pensar de forma lógica argumentativa bom por hoje é só Talvez o vídeo tenha ficado muito
longo não sei a gente vai descobrir mas espero que vocês façam um bom proveito não apenas do vídeo né mas ao que o vídeo puder te conduzir tá bom essa semana que vem beijinho tchau [Música]
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