bom então depois de termos apresentado um pouquinho essas primeiras heresias que começa no século dois eu vou entrando no século 3 estamos sempre dentro desse período que nós podemos apresentar como pré niceno hoje apresentamos o ebionismo apresentamos o adulto adocionismo e o vandalismo mas precisamos falar agora do docetismo então essa heresia o docetismo o termo provém do verbo do ken em que o verbo do quem a gente poderia traduzir em português de dois modos a aparecer ou parecer tão vamos pensar um pouquinho jesus parecia ser um homem de carne e osso o ou jesus aparecia
uma aparência de um homem de carne e osso então a ideia que existe por detrás desse termo é que a humanidade de jesus ela não era real a jesus ele teria uma humanidade que seria uma espécie de fantasma ou se você quiser um termo mais moderno holograma quem é é interessante porque a gente encontra na nos escritos joaninos já no novo testamento marcele de textos por exemplo primeira carta de são joão capítulo 4 versículo 2 a primeira carta de são joão capítulo 5 versículo 6 e a segunda carta de são joão versículo sétimo nós encontramos
muito provavelmente ali referências o mel testamentárias a essa tendência de pensamento que mais tarde provavelmente se torna mais encorpada de negar a humanidade de jesus negar a encarnação lembrando que o termo encarnação designa do ponto de vista bíblico da antropologia bíblica jesus se tornar homem não é só tomar uma carne né uma corporalidade mas homem com toda com tudo aquilo que significa corpo e alma e etc né bem então se jesus ele tinha um a humanidade que não é real é apenas uma espécie de fantasma um holograma aí você e raciocina comigo então a encarnação
não é real nascimento de jesus não foi real tudo um holograma né a paixão de jesus não foi real e aí então aí vem a grande pergunta a redenção foi real a jesus nem assumiu a nossa humanidade realmente nem morreu para nos salvar que não tinha humanidade por ele morrer bom então é jesus cristo não é homem não se encarnou dogma fundamental da fé cristã o e jesus cristo não é o nosso salvador porque não morreu ah e não morrendo não pode nos salvar na cruz e oi vocês estão entendendo vocês estão entendendo o x
da questão nós fizemos referência então ao novo testamento essas alguns textos juninos que remetem à existência já nas primeiras comunidades cristãs de pensamentos de linhas de pensadores né de pequenos grupos que o manifesto a tendência do cientista né é inácio de antioquia também é saltou ali do final do primeiro século e particularmente do início zinho dos primeiros anos do segundo século ele morre provavelmente ali no ano 107 depois de cristo né ele ele utiliza ele faz referência também ao aos dos cientistas é na carta dele por exemplo aos vezes ex me orionitas é e ai
a igreja de esmirna o perdão esse minnesota's perdão smirne ó tá certo ou seja aos aos cidadãos geise mirna e ele aquele hospital um trecho né daquele que ele escreve da expressão que ele usa ele diz assim que jesus é verdadeiramente ele usa o termo grego aleatórios jesus perdão jesus verdadeiramente aleatórios nasceu morreu e ressuscitou ele está defendendo a humanidade real verdadeira de jesus jesus nasceu morreu e ressuscitou e esses adeptos do docetismo são influenciados pelo gnosticismo pois eles no fundo vem a corporeidade humana como algo intrinsecamente negativo e se nós pensarmos nos grandes grupos
de nós ticos a gente poderia citar dois por exemplos valentinianos e os marcionitas de marcião e os valentim anos eles eram podemos dizer é 100 porcento dos cientistas é e depois eles negavam absolutamente a realidade corpórea de cristo enquanto uso e os discípulos de marcião eles é tem uma solução pouco maravilhosa por assim dizer né e ele eles dizem sim os corpos deste mundo material são negativos mas jesus veio com um corpo celeste veio do céu corpo de jesus opsial mas não é exatamente igual nosso esse corpo então ele não é intrinsecamente mau e para
a gente entender um pouco mais essa linha de pensamento um discípulo de marcião que a gente poderia traduzir em língua portuguesa como a pele a pele tudo junto e é diz que o corpo de jesus era como o corpo aparente dos anjos a sagrada escritura nos fala em diversos momentos que anjos apareceram o tanto no antigo como no novo testamento e apareceram com vamos dizer uma ao menos aparente corporeidade e aí esse discípulo de marcelo a pele jeans olha aí olha aí o corpo de jesus era como corpo dos anjos que apareciam no antigo e
no novo testamento tá bom esse é o professor raupp e aqui se tu de novo esse professor que me ajudou a formar uma mente teológica nos anos do que eu que eu passei lugano e um grande amigo até hoje é que nos empresta por assim dizer a sua apostila escrita em italiano e que a gente traduziu para o português ele faz uma observação bem interessante que se encontra na sua tese doutoral e ele diz o seguinte que até entre os escritores eclesiásticos do período patrístico havia alguns que tinham uma certa tendência do cetim festa ea
que eu não quero entrar no mérito da coisa é apenas algo que você pode aprofundar o ter realmente é mas ele afirma que clemente de alexandria e um certo na carta passagem no certo texto o defenderia teria defendido que jesus havia comido e bebido com os seus discípulos apenas para combater os docentes e não é que estivessem por cento seguro que jesus tinha um corpo que comi bebi e aí fazer tudo o que era necessário como na sua uma como quem assume uma humanidade completa plena mas jesus theria lobo dizer comido e bebido o ao
menos aparentemente comida e bebida com os seus discípulos para combater já essa tendência do cientista que haveria de fim por assim dizer a vida da igreja mais tarde né enquanto apresentava vamos lá e a heresia do docetismo nós já citamos a influência gnóstica para nós vamos agora apresentar aquela que seria vamos dizer o quinto grupo ou acreditar tendência ética né aqui em teresina que é agnosia é um tema muito complexo muito amplo e tem muitos estudos sobre isso existem visões bem de vamos dizer diferenciadas sobre o que seria agnose hipnose judaica the nose cristão e
tudo e eu não pretendo aqui evidentemente é dada como dizer dar o objetivo do nosso curso é entrar muito em detalhes nós vamos apresentar a coisa de um modo relativamente simples é apenas em vista do nosso objetivo que é apresentar o desenvolvimento do dogma cristológico ah tá certo existe muita gente aí que estuda esse tema fundo e que merece ser conhecido e ouvido e tem muita coisa bonita aí sendo digamos assim publicada muita coisa sendo publicada por aí interessante sobre esse tema bem que nós literalmente o termo guinozes significa é conhecimento né e é um
tipo de conhecimento evidentemente mais baseado na especulação humana e não tanto na revelação divina nessa revelação divina que é transmitida pela igreja agnose ela propõe é uma certa esfera de conhecimento é reservado a um grupo de eleitos ou seja um conhecimento que não é para todo mundo esse é um conhecimento para uma certa elite iluminada espiritualizada é mais light mais perfeita né vocacionado entre aspas a viver o top né a viver a perfeição da vida cristã que inclui um conhecimento ulterior aquele que é o comum que é transmitido pela igreja a todos bom então é
claro que se a gente a gente que conhece um pouco os evangelhos e o modo de jesus descer e o conteúdo da pregação de jesus sabe que esse tipo de ideia é não se encaixa né claramente não se encaixa com o ensinamento de jesus é evidente mas bem então nós temos dentro desse desse arco-íris né porque a gente tem várias realidades né hum é de guinozes led dentro dessa universo do gnosticismo várias realidades diferentes nós podemos identificar algumas escolas e como que que nasce a partir de certos autores que acabam dando o nome essas escolas
né então nós temos valentino os valentinianos marcião os márcia semitas basilides né e os seus discípulos é é é só esse universo né de guinozes né esse universo de escolas vamos dizer que a pregou uma esse tipo de conhecimento para um grupo de elite um grupo de pessoas mais perfeitas na fé a caridade não conhecimento na gnosi é a gente costumava apresentar todo esse fenômeno como o gnosticismo né quando a gente apresenta é quando a gente estuda os padres da igreja né o período da igreja antiga e no fundo a gente nota uma espécie de
salada de fruta né porque quando a gente vê como esses autores essas escolas apresentam as suas doutrinas a gente vê uma grande mistura de elementos né elementos que parecem para o vir do judaísmo hora outros elementos claramente provém do paganismo da filosofia de certos é de certas experiências religiosas é pagamos e outros do cristianismo mais certa forma é elaborado de modo não ortodoxo bom e uma característica evidente desse desse universo né do gnosticismo é um dualismo né então um dualismo aonde se nota por um lado simplificando muitos a realidade espiritual como algo positivo oi e
a realidade de material como algo negativo é a ideia hum de fundo é que de alguma forma o homem né ele de caiu né na ideia do pecado original mas até caiu ele era um espírito vamos dizer iluminado que conhecia a verdade e que pecou e por isso ele caiu do reino das luzes da luz no reino espiritual ele veio parar nesse reino de trevas material e o ideal é que ele possa pouco a pouco se libertar dessa realidade corpórea material dessas trevas e fazer um caminho de retorno né de réditos né de retorno a
esse mundo de luz de perfeição de verdade espiritual é claramente nessa concepção o material o corpóreo é visto como negativo como algo que a gente precisa superar né a nenhuma seita gnóstica evidentemente a luz do que nós estamos dizendo ficar acho que já é claro isso é nenhuma seita gnóstica nenhum desses grupos gnósticos aceitar encarnação do verbo para clemente dica o mundo é elas vão descrever a figura do redentor né jesus cristo por exemplo logos e se encarnou e cada um tenta dar o marcionitas falam de um corpo celeste ou de um corpo vamos dizer
como dos anjos né como nós já dissemos para vocês bom e como eles vão descrever a figura do redentor gente nota que o redentor no fundo é uma espécie de divindade de lu lda o mel o redentor é uma espécie de ser híbrido entre deus e o homem não é deus que se fez homem né mas é um ser que fica ali no limbo do abismo entre deus e o homem né uma divindade de luiza eu gosto desse termo é um e é ou seja essa divindade de lu ida esse ser híbrido ele não é
propriamente o filho de deus que sim carne né não é bom então bem é insuficiente evidentemente essa visão proposta é pelos gnósticos né eu vou citar aqui da apostila do professor rock é um elemento interessante até para gente conhecer um pouquinho mais o islã o alcorão né mais um desses líderes de escola né é gnósticas era basilides segundo basilides não foi jesus cristo que morreu na cruz é mas na hora de ser crucificado jesus trocou de lugar com simão e não se rompido mas simão cirineu e esse mão acabou sendo crucificado no lugar de jesus
porque jesus não tinha vamos dizer uma corporeidade que que me permitisse o que lhe permitisse morrer na cruz né mas se não se você mora um homem cem porcento homem então acabou ele se viu ali no final da ajuda que lhe deu o cristo coitada ela acabou sendo crucificado no lugar do cristo oi e essa ideia caríssimos ela frequentou vamos dizer se círculos gnósticos sobre influência de basilides e chegou até o corão né então você vai encontrar isso numa shura é como um versículo do corão ashura número 4 156 é então esse dualismo excessivo do
gnosticismo faça o que a encarnação não possa ser proclamada como verdade e se ela não pode ser verdade então a obra redentora que foi realizada na cruz também não é verdadeira né então vejo sempre o grande problema né que nós temos aqui então é inaceitável né cristianismo não pode compactuar com isso e vamos terminar digamos esse tópico da nossa do nosso curso de cristologia falando um pouquinho de dois particularmente de dois teólogos importantes nesse primeiro período pré e sereno que são ireneu de lião e vamos falar um pouquinho também de é inácio de antioquia depois
a gente comenta um pouquinho também é tertuliano e origens é mas ele nem o de leão é morreu martino como nós sabemos 202 o melhor morreu no ano 202 ele insiste no conceito de unidade e é contra essas divisões contra esses dualismos contra essas visões tão opostas entre bem e mal espírito bactéria marcelo por exemplo fala do antigo testamento que é mal onde se manifesta um deus da matéria o deus criador deus mal enquanto o novo testamento apresenta o deus espírito do espírito deus da redenção o deus bom então antigo testamento seria mal o novo
testamento seria bom deus que criou a realidade material é mal e o deus que quer nos libertar dessa realidade material para nos salvar é bom e eu vejo aí a confusão né sempre é esse dualismo sempre como a atmosfera de pensamento bom então ireneu de lião ele vai insistir vai bater na ideia de unidade né então para ele não se pode separar o criador do redentor como marcel faz aquele que criou é aquele que nos ama é aquele que nos salva né bom então ele se opõe caramente a visão de marcião aqui para ele também
existe esse único deus que nos criou e que nos redimiu e ele criou todas as coisas boas ele criou as coisas materiais boas como diz o livro do gênesis e ele não era mal e ficou bom e não fez as coisas mais para o homem sofrer e criou tudo bom então arrasar de material eu não é negativa andar de material é boa o que vejo os carros da de material é negativa tão cristo não se encarnou então o que que é o carestia o que que são sacramentos e são todos é a matéria dos sacramentos
são as dades físicas né então são todas negativas o saco não estão seria um negativos não é o carestia não é negativa é o caixa é cristo bom então irineu ele vai mostrar justamente até com os corpo eucarístico que as realidades materiais criados por deus e são boas daí que elas são assumidas por cristo trigo vinho o e são consagradas e se torna assim corpo e sangue de cristo e cristo também a unidade em cristo não há dualismo entre divindade e humanidade em cristo mas a uma unidade deus se fez carne em cristo nós temos
né a união hipostática aí não ele não usa esse tema evidentemente porque é um termo calcedoniano do século 5º mas ele fala né claramente essa unidade de deus e do homem em cristo jesus bom então superando todos sentar gonista todo esse do alísio tão claramente presente né no gnosticismo né e a obra de irineu nós já apresentamos ela para vocês de novo aqui contra as heresias existe um outro tratado dele também que já está traduzida em língua portuguesa que você pode adquirir da mesma coleção vale a pena ali vale a pena ler os padres da
igreja eu me lembro aqui de bento 16 em um dos livros entrevistas né quando o papa ele des ele perguntam a ele né o que que ele fazia nas horas vagas o que que ele faz nas horas vagas ele respondia é eu leio os padres da igreja e tô copiando né então quando ele tem um tempinho ele lia quando ele tinha um tempinho ele lia os padres da igreja e nós o que fazemos com o nosso tempo livre temos lidos paris e por exemplo ou tocado piano boas músicas claro vem pois sigamos o seu exemplo
não só nisso mas também nisso é um bom então jesus cristo é sem é deus é o homem e aí sim a obra da redenção é compreensível jesus cristo sendo nosso salvador a gente vê que é deus que nos salva jesus significa isso e chuva né deus salva mas também ele é homem e como homem ele então vamos dizer oferece a deus digamos a reparação pela falta dos homens ela falta da humanidade o outro contou como eu havia dito que é vamos ver mais antigo e ireneu de lião ele já brilham é considerado vocês sabem
disso né o pai da teologia dogmática e aí o remeto o digamos ao nosso estudo de introdução à teologia tá bom não vou aprofundar essa questão mais realmente é um autor privilegiado santo ireneu de lião vou falar também um pouquinho de santo inácio de antioquia nós já citamos um este autor ele que morreu no ano 107 e ele sem utilizar certos conceitos elaborados mais tarde ele vai apregoar dizer claramente essa unidade da pessoa de cristo e ele vai defender tanto a unidade em jesus cristo nós temos uma pessoa só é né mas temos duas naturezas
a divina e humana então tem um texto muito interessante que está na sua carta aos efésios oi e ele vai escrever assim um só é o médico está falando de cristo médico né não tem um acidente oh que ele discar eucaristia é medicina para nós é remédio para nós eu kalisher cristo ele vai ser um sol é o médico olha aí corpóreo e espiritual corpóreo homem espiritual deus é gerado homem mim gerado deus não gerado deus e na carne homem deus e na morte homem que pode morrer eu vim da verdadeira vida verdadeiro adjetivo verdadeira
quer dizer uma vida que não termina a vida no seu sentido puro pleno da palavra de deus o nascido de maria ele enquanto o homem na carne quanto carne e nascido de deus se você já ideia é claro menos um termo teológico hoje que eu te daria seria gerado eternamente né pelo pai mas é ele quer dizer nascido de deus no sentido o que ele é deus de deus e antes passível passiva ele poderá sofrer e depois da ressurreição até a humanidade dele ficou impassível como é a divindade dele né o texto continua antes passivo
e depois impassível e ele termina jesus cristo nosso senhor que lindo né ele vai nesse pequeno texto ele vai falando homem deus homem de deus homem corpóreo e espiritual gerado em gerado na carne deus na morte e vida verdadeira nascido de maria e de deus antes passível depois impassível jesus cristo nosso senhor deus e homem homem de deus o que bonito e no segundo século se desenvolve a atividade dos apologetas como nós sabemos dentre os quais merecem um certo destaque justino se quiser conhecer um pouquinho mais de justino você pode ir lá no nosso curso
de introdução à teologia na segunda parte do curso a gente gravou uma aula longa sobre a figura de justino vale a pena escutar essa aula bom então justino ele morreu um no ano por volta do ano 165 ele defende harmonia entre fé e razão e no cristianismo contra os pagãos e abre uma escola em roma e depois de todo o itinerário de pulso caneca da verdade que o levou a conhecer diversas escolas filosóficas estoicismo o pitagorismo platonismo até que ele descobriu o cristo realmente como a sabedoria e ser filósofo então seria ser discípulo de cristo
e aí sobre o nome de escola de filosofia na verdade ele abriu uma escola de catequese vamos dizer assim escola para apresentar cristo e a verdade cristã bom então ele defende harmonia entre a fé ea razão no cristianismo contra pagãos ele escreve duas apologistas dirigidas ao imperador para defender a fé cristã contra os pagãos e também contra os judeus ele escreve uma obra né o diálogo contra trifon tem um judeu eminente é importante da época contra os judeus insistem no fio condutor do antigo testamento que se apresenta com a preparação para a vinda do cristo
então antigo testamento para parou os judeus para cristo mas ele disse que é da mesma forma como antigo testamento preparou hoje deus para cristo de certa forma a filosofia preparou os pagãos para cristo então quantos pagamos a profunda o concerto junino de logos um termo muito difundido na filosofia contemporânea de proveniência histórica influxo do verbo divino abraça o inteiro cosmos toda a história ainda antes da encarnação já se encontra na humanidade uma presença parcial do logos então ele vai dizer no fundo é na obra criadora existe uma espécie de cm né uma presença seminal de
do verbo é na obra na obra criadora bom então jesus o verbo divino que semeia o conhecimento da verdade jesus é chamado logos espermáticos é estaria de certa forma presente de uma forma ainda como se fosse uma espécie de semente é na realidade que foi criada então os judeus eles participam mais intensamente profundamente do logos porque eles fizeram caminho do antigo testamento e não é mais do que eles participam mais do que os pagãos mas no fundo só no cristianismo se encontra a plenitude da verdade bom então ele vai apresentar essa ideia do logos espermático
sementes de verdade que estão presentes no mundo criado né especialmente no homem e pode e que podem que preparam de certa forma o homem para acolher é a verdade plena no cristianismo né hum hum vamos falar um pouquinho também de tertuliano é o tertuliano ele morre no ano 220 é um dos primeiros teólogos sistemáticos também da tradição latina ele cunhou o vários termos importantes né dá a teologia ea que a gente quer destacar dois ele é responsável pela introdução da distinção entre substância e pessoa e ele vai digamos os isso no âmbito da teologia trinitária
né e era um desafio dizer deus e pai filho espírito santo como é que a gente organiza a isso a gente fala um só deus em pessoas três mas até o termo pessoa não existia e tem uma pessoa não existe eu tenho pessoa vem daí tertuliano é responsável por isso né então ele vai dizer que pai filho e espírito santo são as pessoas divinas né e ele vai colher essa ideia do teatro grego teatro grego usava né máscaras que você pode ver alguns museus antigos é que se chamava em grego prósopon oi e ele vai
então traduzir essa ideia do prósopon do grego para persona no light in ó e vai dizer quem deu nós temos três pessoas bom e uma só luzia é uma só substância a gente poderia dizer eu tô ele vai vamos dizer inaugurar essa terminologia a divindade é a luzia é a substância o termo em grego né e quanto as três pessoas pai filho e espírito santo ele que não existe o tempo pessoas os três pai filho espírito santo ele vai informação três pessoas bom então a partido de tertuliano aqui nós temos essa terminologia ea isso daí
depois a gente vai explicar como isso vai se desenvolver no oriente e da história não é 100 porcento fácil então outro grande influxo para cristologia prêmio cena provém de origem us e ele é hotel logo grego mais importante desse período mesmo que algumas de suas ideias teológicas como apocatástase ea pré-existência das almas tenham sido condenadas pela igreja mais tarde que que é apocatástase o cadastro e a ideia de que no final no final dos tempos todo mundo vai se converter toda a humanidade os pecadores inclusive as almas que estão no inferno elas vão todas né
se converter todo mundo vai viver em deus feliz para sempre é mas tem um detalhe até o demônio e os diabos vão se converter então no final tudo vai se converter todos vão se converter e viver é um pouco irônico o modo como está apresentando mas estou tentando ser bem simples né nessa apresentação a e vão viver felizes para sempre né bem não é essa doutrina católica bom então origens não foi condenado por essa doutrina em vida mas os seus discípulos levaram essa doutrina diante e o origem isso não foi duramente combatido nos séculos seguintes
e essa tese foi então é condenada outra tese condenada da preexistência das almas tão origens ele viveu em alexandria um polo né da filosofia grega especialmente é que eu penso no neoplatonismo grandes autores do neoplatonismo viveram em alexandria e origens frequentou esses ambientes certo e então ele vai apresentar digamos aquela a ideia de que o homem alma do homem existe antes do homem encarnado né então nós antes de mais nada somos almas almas que e saíram que vieram para esse mundo que se encarnaram e que tem que de certa forma percorrer um caminho de redenção
de retorno para esse estado o primeiro esse estado paradisíaco esse estado de comunhão perfeita com deus certo e essa ideia então de que as almas dos homens existem antes da digamos a concepção da nossa concepção ou da nossa existência vamos dizer corpórea é é é contrário nossa doutrina católica né na doutrina católica fala de que o de um ato criador de deus na na concepção bom então origens ele defende isso né essa preexistência da alma e ele evidentemente sendo fiel a esse pensamento ele vai aplicar isso a cristologia já já chegamos lá bom então essa
também vai ser condenada pela igreja dá para a existência das aulas a teologia é importante para a compreensão da terminologia que histológica ele usa a palavra hipostases para descrever a pessoa do pai do filho do espírito santo então esse é um elemento interessante o termo hipóstases podia ter de um duplo significado podia significar tanto um pouco aquilo que a gente entende como substância hoje pelo que a gente também diz como luzia e como também poderia significar aquilo que é poderia ser usado no sentido ea partir de origens isso vai ser assim como é sinônimo de
pessoa persona lá tertuliano e ele então vai vai vai chamar pai filho e espírito santo de hipóstases isso vai influenciar depois bastante os padres capadócios são eles que vão vamos dizer firmar essa noção esse uso terminológico mas olha origens é que começou a usar tá bom em grego o termo e posta zi-o não impôs tática já vem daí união hipostática união na pessoa então tempo impostas e como pessoa como sinônimo de pessoa é só que origens ele vai dizer que o filho o verbo divino é gerado eternamente pelo pai e até aí a gente diz
ok tudo bem sem separar-se dele é um filho recebe sem cessar a vida divina do pai bom então ele diz assim que o filho é gerado eternamente pelo paz em separar-se dele o filho recebe sem cessar a vida divina do pai tudo parece conforme a doutrina católica e como tertuliano origens acentua também a realidade da alma humana de jesus que faz a mediação entre a divindade a carne atenção olha lembre-se que é a tendência aqui nos do gnosticismo do dualismo é deus não pode se encarnar não pode assumir uma corporeidade humana que uma a corporeidade
é negativa deus é o máximo da positividade do bem né você espiritual supremo não dá para os dois andarem juntos tá origens olha atenção tá resolvido a questão entre a divindade ea corporeidade no meio tem o que a alba então a alma humana de jesus era a vista enquanto princípio espiritual ela ficava ligada à divindade pode verdade não vamos dizer tocava diretamente eu tô usando uma terminologia muito simples analógica não tô com e certamente a corporeidade com a qualidade negativa ea alma enquanto realidade criada ela ficava em contato com a corporeidade humana ela fazia de
certa forma de ponte ao humano era uma ponte entre o divino eo corpo tá entre deus e o corpo humano a apple é interessante a aí a reflexão mas é claramente não é ortodoxo né bem então ele apresenta essa forma ele diz inclusive que a alma de jesus é pré-existente também ou seja lá no céu verbo se uniu primeiro a alma humana dele aí depois o verbo com a alma de jesus e assumiu o nosso corpo apenas o seio da virgem maria e ele fez o caminho de queda de que nozes algum alguém diria a
luz de filipenses né capítulo 22 versículo 4 5 até o 9 10 tá bom você está entendendo o problema então é bem que inteligente o pensamento de de origens mas não é conforme ainda nossa doutrina católica né nele se nós tomar uma oposição na uma concepção de uma concepção do pensamento que tem uma concepção de matriz platônica né e é essa ideia dele de apresentar a alma de jesus como essa ponte entre a divindade ea corporeidade vai ter uma certa consequência é e muitas um vários autores depois dele vão ter medo vão ficar com receio
de falar sobre a alma de jesus e tu vai virar um assunto vamos dizer assim delicado na teologia e muita gente vai evitar refletir sobre a questão da alma de jesus e na teologia alexandrina e os origens se desenvolve uma cristologia do tipo logo sax se você já reflexão o nome theo logos deus logos divino sarkis biblicamente falando hoje a gente de sax é humanidade inteira de jesus não é só a carne a corporeidade é só que no modo como a teologia alexandrina se desenvolveu o sacos era praticamente só a corporeidade bom então lobos corporeidade
e a alma ficou um pouco de fora da história e a gente vai ver que você vai ter efeito no aria nismo e no apolinarismo especialmente mais tarde sempre compensadores inteligentes que nem origens que usam os escritos de origens muitas vezes tá bom e e e as origens vai fundar também uma escola lá em cesareia mais tarde bom itinerário dele vai acabar saindo de alexandria por problemas com seu bispo e vai ajudar afundar vamos dizer assim sempre as suas na escola lá em cesareia cesareia marítima em no atual no atual israel e a escola de
antioquia depois a gente vai ver alguns autores que não falar de nestório ela já tinha um esquema diferente a tendência lá na escola de alexandria antioquia né acho que na atual turquia é perto um já bem pertinho da síria antioquia ela vai desenvolver um esquema diferente vai ser logos antropos né se você já logos a divindade e o antropos querendo valorizar a humanidade de jesus completas a humanidade tem corpo e alma é o antropos só que o problema antropos parece então que eu tenho uma pessoa completa aqui corpo e alma unida ao logos tão como
é que eu junto agora esse antropos esse homem e esse deus agora como é que fica essa união esse vai ser o desafio é que a gente vai encontrar lá no nestorianismo e depois no monofisismo e só o concílio de calcedônia para dar tentar né vamos ver que nojo estou treinando de responde e resolve a questão da prática ainda vamos ter que esperar um tempo para que as coisas se acalmem nesse contexto oi ok e que deus abençoe vocês acha que terminamos a nossa missão na próxima aula vamos falar de areo o arianismo