[Música] Olá a todas e todos meu nome é João Gabriel professor de sociologia e hoje nós falaremos sobre sociologia brasileira e o autor é florestan Fernandes mas antes de começar a minha aula não se esqueça se inscreva no nosso canal deixa o sino ativado para receber as nossas notificações de novas vídeoaulas e não se esqueça também se tem alguma dúvida manda um recado aqui para mim [Música] bom pessoal vamos lá falar de florestan Fernandes é falar de um dos intelectuais muito mas muito centrais da terceira geração da sociologia no Brasil um dos intelectuais que mais
marcou presença sobre a questão da discussão indígena e negra florestan Fernandes é um dos intelectuais que eu diria mais relevantes para entender a formação social Brasileira de uma forma um pouco mais heterodoxa ou seja de uma forma um pouco mais mais híbrida entre vários autores uma primeira questão importante é que floresta Fernandes ele é simplesmente um dos autores que tem uma interpretação ou uma influência marxista mas não somente né como grande intelectual florestan teve na verdade uma influência tanto do pensamento weberiano quanto também do pensamento durur cimiano é interessante como florestan Fernandes ele discute a
questão da sociedade brasileira a partir do núcleo de integração como o Brasil se a partir também da questão Negra indígena essa interpretação né de florista Fernandes inauguraria o que a gente chama de um sociólogo militante Por que um sociólogo militante porque florestan não foi preocupado com uma ideia simplesmente de neutralidade dos valores dentro da ciência ele constitui na sociologia dele uma posição política não é à toa que florestan ele foi construído ou entendido pelo menos como das bases construtoras do Partido dos Trabalhadores ali nos anos 80 lembrando né para hoje ess o estigma que o
PT carrega hoje não tinha na época nós estamos falando de um outro partido na verdade na sua formação Inicial onde tinha inúmeros intelectuais inclusive entre eles um meio Liberal um cara chamado Sérgio Barque de Holanda que nós já discutimos aqui no nosso canal É interessante como o florestan Fernandes ele coloca uma das teses mais fundamentais dele é de que a Sociologia ela construiria uma espécie de análise social a respeito de estruturas dominantes duradouras ou seja como que o Brasil ele construiu na verdade padrões de comportamento inclusive dentro de questões culturais e econômicas Então nós não
estamos falando de uma sociedade que superaria lapsos políticos sociais de maneira rápida falamos de uma sociedade um pouco mais lenta e gradual de transformações eu destacaria aqui para vocês pra gente começar duas obras importantíssimas florestano lembrando ele tem inúmeras obras mas duas delas são fundamentais uma delas é a organização social dos Tupinambá obra que el inauguraria no ano de 49 uma obra que faz uma análise profunda sobre a sociedade Tupinambá povo indígena uma outra é a integração do negro na sociedade de classes obra que foi publicada justamente no ano do golpe militar de 64 esta
obra inclusive ela ganha prêmio internacional justamente porque florestan vai demarcar Como que o racismo brasileiro ele é estruturado não apenas na discriminação de cor mas também nas estruturas formativas da nossa cultura bom pessoal pegando essa análise geral introdutória nós podemos traçar aqui agora duas grandes teses fundamentais do pensamento de florestan Fernandes uma da primeira delas é justamente a tese do capitalismo dependente essa expressão ele utiliza né nos anos 60 para explicar um pouco da dificuldade que o Brasil tem da aquisição ou de reter pelo menos a produção do excedente aqui dentro do país veja que
quando nós vamos falar a respeito de uma lucratividade que é um sistema básico no capitalismo o florestan Analisa Como que o Brasil ele tem uma influência muito forte com uma dependência Econômica de outros países o que gera uma super exploração da mão de obra aqui dentro ao mesmo tempo do nosso comércio a noção de Capitalismo dependente é uma tese e clássica dele justamente porque ele é dialética porque enquanto o Brasil tem uma burgues Nacional essa burguesia ela está abaixo da burguesia internacional ou seja existe um sistema financeiro internacional obviamente burguês que domina o território e
a economia brasileira fazendo com que essa dificuldade né de produção do excedente da Mais valia etc fique no território no território brasileiro essa análise dele é uma análise heterodoxa o que que quer dizer com isso porque é uma análise que ela principalmente ela casa com a leitura de Weber Marx e jerkin que são Claro os três autores fundamentais da sociologia clássica é é por isso que destaco aqui o florestan Fernandes como um autor que não tem uma linhagem única apesar da interpretação marxista dele ele também dialoga com Weber com a noção de camento com a
noção de burocracia também dialogo com jurkin a respeito inclusive da noção de fato social então Portanto florestan ele constitui essa tese fundamental do capitalismo dependente por isso que a economia brasileira ela se torna subdesenvolvida em relação a outros países leitura de época dele anos 70 e tal justamente por conta dessa dificuldade de produção interna no território nacional Beleza outro ponto fundamental que dentro da tese do capitalismo dependente nós temos também aqui uma estrutura brasileiro que ela engendra um conjunto de dificuldades muito eh prolongadas por exemplo pro Brasil conseguir romper com essa dependência Econômica né com
outros países precisaria de uma mudança interna muito grande o que dificultaria devido o nosso passado Colonial então ele vê que existe uma estrutura anterior à própria República que demarcaria uma continuidade dessa dificuldade econômica do país beleza bom pessoal a segunda grande tese a respeito do pensamento de florestan é justamente sobre a questão Negra a questão racial no Brasil essa tese dele é uma tese curiosa porque o florestan ele não faz uma análise do ismo apenas Ou pelo menos da questão da escravidão como uma mera questão Econômica né Muito característica ali do pensamento do Caio Prado
Júnior que tudo se vincularia a algo maior como a economia mas nós temos uma outra tese dele e é a tese de que a escravidão ela engendra mentalidades que que ele quer dizer com isso né porque as mentalidades no Brasil na verdade elas não se constituem algo fácil de mudança falamos de mentalidade nós estamos falando de estruturas duradouras estruturas essas que consolidam numa uma certa cultura e apenas lentamente ela consegue ser modificada então pensando a respeito desse processo o florestando de marca a ideia de que a escravidão no Brasil ela tem o seu lapso Com
certeza econômico mas ela gera ainda uma cultura e é justamente essa noção de cultura que faz com que as estruturas políticas nossas todas estivessem em acordo com a escravidão por exemplo ele Cita uma questão curiosa a abolição da escravatura de 1 1888 ela simplesmente demarca oficialmente do ponto de vista formal o fim da escravidão só que o papel social do negro na sociedade de classes tese dele né de 64 ela demarca uma ideia de subproduto ela demarca uma subposição social e é justamente nesta tese dele que se consolida a interpretação dele do racismo ele não
será apenas uma coisa Econômica mas uma estrutura duradoura portanto tese concluída dele de que a nossa estrutura racial a nossa escravidão ela gerou uma estrutura de longa duração em outras palavras o que florestan acabou de nos dizer é que a escravidão brasileira ela marca não só no tom da pele mas ela marca em todas as estruturas sociais culturais econômicas políticas uma divisão de brancos e negros essa tese dele é uma tese importante por quê Porque não é uma tese pessoal que ela é vinculada apenas a uma análise apenas um viés é uma tese muito mais
eu diria complexa heterodoxa como afirmamos anteriormente beleza último fator para nós conseguirmos concluir nossa aula de maneira aqui bem centralizada é a seguinte se nós pegarmos a primeira tese do capitalismo dependente e a segunda tese que é a questão racial no Brasil a questão da escravidão nós chegamos a uma conclusão interessante pro florestan Fernandes a estrutura burguesa no Brasil ela simplesmente ela dominou o estado numa estrutura dominante ou seja as grandes oligarquias brasileiras né que sempre dominaram desde o período colonial até o período da primeira república tiveram uma estrutura de classe dominante o que consolida
na verdade a ideia de que essas classes que dominam a estrutura Rural essa aristocracia rural ela domina também na cidade porque é uma mentalidade que se transpõe do campo a cidade que que a gente quer dizer sabe a cultura do campo Pois é ela não fica restrita ao campo ela também vem pra cidade e é justamente essa leitura por por exemplo coronelista de domínio público né sobre a questão privada que demarca essa interpretação do florestan portanto Chegamos aqui ao final da nossa aula dizendo o seguinte florestan é um dos intelectuais mais renomados da sociologia brasileira
tem uma questão muito interessante que é essa tese do capitalismo independente e ao mesmo tempo uma explicação sobre as questões raciais até porque flores San Fernandes não sei se vocês sabem foi um dos primeiros professores assumidamente militantes negros da Universidade de São Paulo uma das maiores universidades do nosso país bom pessoal foi essa a nossa aula sobre florestan Fernandes Se você gostou dá um like aqui para mim não se esqueça profunde sobre o tema nos links que estão na nossa descrição eu espero você na nossa próxima vídeoaula um grande abraço m