[Música] Fala aí galera tudo bem com vocês eu sou Francisco Porfírio professor de Filosofia e hoje nós vamos falar sobre Emmanuel Kant um filósofo alemão Iluminista que acabou ganhando muito destaque principalmente por operar uma mudança no foco da filosofia moderna que estava ali pautada né voltada para o conhecimento entre os empiristas e os racionalistas e ele vai resolver esse problema ele vai dar uma solução final ali que vai se tornar o a chave né de ouro a chave final para a filosofia Iluminista para a filosofia moderna antes de passar pra nossa videoaula clique no Sininho
para receber notificações do nosso canal se inscreve no nosso canal e deixe seu like no vídeo também vamos [Música] lá essa imagem que vocês estão vendo é do do filósofo Emmanuel Kant uma pintura dele Kant nasceu na cidade de kinberg na Prússia eh reino ali da da região Germânica eh na época 1870 até 1720 até 1870 a Prússia ainda era um reino autônomo não existia unificação alemã então por isso que a gente fala que ele é um filósofo alemão né pode também dizer que ele é um filósofo pro Luciano tá é tudo a mesma coisa
Kant teve uma educação Luterana muito rígida e aos 16 anos de idade ele entra na universidade de kinberg no curso de teologia de teologia Cristã influenciado principalmente pelas questões ali da sua educação da sua criação no meio luterano n da rigidez de seu pai com as questões religiosas e uma coisa interessante um fato interessante sobre a vida de Kant é que ele nunca saiu da cidade de kinberg ou dos seus arredores ali pelo menos ele nunca viajou ele era avesso a viagens e era um homem de vida muito metódica muito regrada ainda cursando teologia em
ksbg Kant conhece a filosofia do racionalista leibnitz alemão e ele também se interessa por alguns aspectos dos estudos de matemática e de física portanto a gente percebe também em alguns pontos da da filosofia de Kant que ele traz conhecimentos né sobretudo da da matemática e algumas coisas da Ciência da natureza para a filosofia e isso é interessante também que ele faz uma abordagem ali que vai de encontro com uma teoria da uma teoria racionalista por exemplo né em alguns pontos a gente vai ver daqui a pouco na Crítica da Razão Pura por exemplo eh a
gente tem a impressão de que ele está fazendo uma espécie de matematização do pensamento em 1740 Kant tem que interromper os seus estudos na universidade por conta da morte de seu pai e nesse período ele passa a trabalhar como preceptor que era uma espécie de professor particular que tinha para pras crianças ali pra Juventude para filhos da burguesia na na sua cidade ali em kinberg e isso faz entrar em contato com essa burguesia e ter ali maiores contatos também com o meio intelectual da sua região em 1754 eh termina os seus estudos em Teologia na
universidade de kinberg e após esse período ele vai ser nomeado professor de moral filosofia moral e de metafísica na universidade de coinberry dentro da história da filosofia nós podemos considerar Emmanuel Kant fundador do criticismo que foi a sua maneira a sua abordagem sobre os problemas do conhecimento juntando ali principalmente elementos do empirismo e elementos do racionalismo nó nós podemos dividir o pensamento de Kant para facilitar os estudos em três fases distintas a primeira fase ela é motivada ali principalmente pelo por libes pelos estudos de libes de Christian Wolf e da da física né das ciências
da natureza a segunda parte foi motivada ali foi inspirada pelo empirismo especificamente do inglês David hilm e também pelos estudos de filosofia moral e de ética e a terceira parte a gente considera como a parte em que ele fundou a sua filosofia autêntica o seu criticismo a partir dos anos de 1770 já como professor da universidade de kohberg né Professor ali de metafísica e de e de ética Kant vai criar um sistema filosófico que também pode ser conhecido como idealismo transcendental ele vai pegar ali os elementos da filosofia Idealista que seria aquele campo do saber
né que é voltado mais para a existência de ideias puras de conceitos universais que não tá muito preocupado com o que acontece na prática na realidade material e vai transpor isso para o estudo filosófico né Se a gente for pegar a história da filosofia Platão já havia feito isso lá na antiguidade por isso que os estudiosos também enquadram cant no chamado idealismo alemão junto com alguns outros filósofos na sua filosofia Kant também vai fazer ele severas críticas ao empirismo e alguma espécie de recomendação de alguns pontos do racionalismo veja bem racionalismo vai compreender a filosofia
o pensamento como algo estritamente da razão né algo que está ali eh a partir de ideias inatas no ser humano que é colocado né no ser humano a partir de suas ideias inatas que é puramente racional que não recorre à prática os empiristas vão falar que o conhecimento ele só vem da experiência prática Kant vai fazer uma espécie de moderação aí vai dizer que os empiristas estão absolutamente errados porque o conhecimento não vem só da prática absolutamente da prática e vai fazer uma recomendação aos racionalistas porque ele vai admitir que existem ideias que existem conceitos
que são entendidos racionalmente mas que a nossa vivência cotidiana né E aí entra a parte empirista ela vai ser importante pra gente obter conhe então é uma junção dos dois tá por isso que a gente pode chamar também essa teoria de Kant de racionalismo crítico para canto então o conhecimento ele seria um misto dos chamado do chamado conhecimento eh sensível e desse conhecimento racional né de um conhecimento ideal né Ou seja você precisa juntar aqui o entendimento de conceitos com a questão da experiência sensível da da experiência icia cotidiana senão o ser humano não chega
a lugar nenhum né o Kant tem uma uma passagem que ele diz por exemplo que intuições sem conceito são cegas né O que que ele quer dizer com isso ele quer dizer que intuição que ele chamava de intuição era o conhecimento sensível dos nossos órgãos sensoriais da Visão da audição etc e que isso sem o entendimento racional por trás ou seja sem os conceitos por trás não tem valor nenhum né e o oposto também vale porque não adianta você ter aquele conhecimento racional e não ter um conhecimento do seu da sua vivência empírica da sua
vivência prática para relacionar aquilo então para ele essas duas formas estavam juntas ou melhor a forma e a teoria estavam juntas Isso significa que para ele o conhecimento é constituído de forma que é a priori ou Ou seja a forma gente são os conceitos que nós obtemos é a nossa racionalidade que ele chama de a priori porque é algo que está né em primeiro lugar em primeiro plano para além do ser humano do que é racional e matéria tá a matéria ela seria o que nós temos pela sensibilidade que é a posteriore então nós temos
a junção desses dois elementos do elemento a priori do elemento a posterior de matéria e de forma para obter qualquer tipo de conhecimento válido e um exemplo que que a gente pode tomar aqui para entender isso é da noção de Deus cant ele vai falar que Deus é um ser que pode ser entendido porque ele é conceitual né ele só que ele não pode ser conhecido porque ele não existe materialmente porque o conhecimento para cant vamos lembrar n matéria e forma Deus seria forma mas não tem matéria ele estaria próximo do a priori mas não
temos nenhum contato do chamado a posterior com ele né daquilo que nos é dado nos é colocado depois então Deus Jamais seria jamais habitaria por exemplo o espaço e o tempo se Deus não habitaria o espaço e o tempo ele não pode ser conhecido para C isso vai fazer com que na época né cant fosse mal visto fosse é entendido ali como um ateu né Apesar dele não ser e tal dentro da ética ou filosofia moral um conceito importante que Kant nos deixa é o de imperativo categórico ele diz a frase age apenas se a
máxima de tuação puder se tornar Universal que que isso quer quer dizer faça o que você vai fazer apenas se isso puder ser aplicado em qualquer situação independente do Meio independente do que aconteceu enfim eh a pessoa o ser humano ele deve agir racionalmente e agir sempre por dever fazer o certo por dever cant vai colocar por exemplo que algumas coisas né que a gente tende a relativizar não devem ser relativizadas não é aquela coisa assim ah Depende da situação pode ou não pode ele vai falar por exemplo a mentira ela é algo que em
qualquer situação ela é eticamente errada inviável moralmente incorreta por exemplo se você fala na da mentira né para salvar alguém e ele já utilizou esse exemplo ele vai falar que em si a mentira ela já anula a moralidade da ação não quer dizer que o ser humano não vai poder usar isso ele vai usar só que ele não pode requerer para si o status de ação moral porque tinha uma justificativa porque tinha algo no fundo porque era para salvar alguém Enfim então algumas coisas a As pessoas sempre deve evitar se ela quer agir moralmente bem
E ele fala também faz uma distinção entre o agir por dever e o agir conforme o dever é o agir por dever seria aquilo que estaria num patamar moral maior por quê Porque você age por dever e toma isso por princípio seu né você pratica o que deve ser feito por princípio O Agir conforme o dever muitas vezes é simplesmente fazer o certo porque você vai sofrer alguma punição ou porque você vai ser mal visto se não fizer isso né E você não está fazendo isso por princípio agora no campo político ele vai nos deixar
o conceito aqui principalmente de paz Perpétua ele é importante para entender o contexto Iluminista da Europa né pegando ali a filosofia política dos Franceses e fazendo uma adaptação aqui pro campo do iluminismo alemão esse conceito de paz Perpétua ele vai nos deixar eh uma uma explicação sobre como deveriam estar os organizados os estados nacionais de modo que fosse promovida a paz entre as nações tá então ele vai falar sobre a questão ali do direito internacional por exemplo que começa a surgir né dos direitos humanos e do direito que todo cidadão deveria ter para promover ali
uma inte né uma uma integração entre as nações e mais que isso uma paz geral um a ideia de Kant né Ainda mais se a gente for pegar a questão ética sua é acabar com aquelas disputas acabar com as guerras acabar com tudo que deixa o ser humano na na sua miséria Total ali que estava acontecendo na Europa né Principalmente no contexto de formação dos estados nacionais eu trouxe aqui para você fe dois livros básicos para entender o pensamento de Kant o fundamentação da metafísica dos costumes né pra sua filosofia moral e paraa sua ética
ele vai escrever aqui uma espécie de tratado sobre a ética que ele chamou de metafísica dos costumes por metafísica seria um conhecimento abstrato né que estuda as coisas enquanto elas são através de seus conceitos de suas ideias universais ele não recorre à prática né e ética essencialmente é um ramo da filosofia prática então o Kant tá conciliando essas duas coisas ele tá trazendo um campo da filosofia prática para dentro da metafísica como falando de deveres né daquela ética do dever que são universais que são proposições universais que são válidas em qualquer situação algo que não
pode ser mudado outro livro Crítica da Razão Pura neste livro Kant vai tentar tratar ali dos os limites do conhecimento humano ele vai falar como que o conhecimento humano acontece como eh que os conceitos são entendidos pelas pessoas aquela noção de a priori a posteriori como que isso acontece Como que o ser humano utiliza da sua das suas Sensações né do seu dos seus órgãos sensoriais para obter conhecimento como relacionar isso com conceitos enfim de uma infinidade de elementos da sua teoria do conhecimento né que a gente chama esse ramo de teoria do conhecimento ou
de epistemologia tá que foi iniciado ali por por Kant a partir do criticismo Então é isso galera espero que vocês tenham gostado da nossa vídeoaula curta compartilhe à vontade deixe seus comentários aqui e acessem os materiais que estão nos links aqui embaixo também até a [Música] próxima