A palavra de Deus nos declara, em Romanos 8:37 que nós somos mais do que vencedores. É uma declaração extraordinária, no entanto, eu tenho que admitir que a maioria dos cristãos parece que ainda não entendeu o verdadeiro significado dela. Nos próximos minutos, eu quero conversar com você a respeito desse assunto e tenho certeza que vai abençoar a sua vida.
Fique comigo. O que significa "ser mais do que vencedores"? Quando o apóstolo Paulo emprega essa terminologia, ele a usa dentro de todo um contexto.
Há uma ideia, há um raciocínio sendo desenvolvido e, normalmente, nós pegamos aquilo que é a conclusão de um raciocínio como se fosse uma declaração isolada. Durante muito tempo eu ouvia pregadores dizendo: "Olha, você precisa entender que você não é só vencedor você é mais que vencedor. É como eles dissessem: "O vencedor tá aqui nesse nível e você tá no nível maior, você é mais do que todos os outros vencedores.
Na verdade, quando olhamos com honestidade para a palavra de Deus, não é essa distinção de posição que a palavra de Deus nos ensina. Eu sei que esse é um assunto extenso, dediquei um capítulo inteiro do meu livro "O Agir Invisível de Deus", para tratar desse assunto que é ser mais do que vencedor. O contexto, para ser entendido exige que a gente volte, no mínimo, dois versículos.
Em Romanos 8, eu vou ler do 35 ao 37 está escrito assim: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte continuamente, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. " Bom, vamos começar a derrubando alguns mitos. A ideia de andar em vitória, na cabeça de alguns crentes, é de que eles não vão passar por problemas.
Na verdade, uma pessoa que não vivencia problemas tem tranquilidade mas ela não tem vitória, porque só tem vitória quem tem luta, quem tem batalha. A palavra de Deus é clara que nós enfrentaríamos aflições neste mundo. O que nós podemos esperar com certeza é que nós podemos vencê-las.
Jesus disse: "No mundo tereis aflições mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. " Outro dia alguém me disse: "Pô, claro que ele venceu ele era Jesus. " Mas a informação completa o mesmo apóstolo João que registrou isso no seu evangelho, ele vai nos dar isso lá na sua primeira epístola, quando diz assim, no capítulo 5 de 1ª João: "Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
" Eu e você também podemos vencer as oposições, as circunstâncias contrárias, mas o que nós precisamos entender é que não só a bíblia não garante que não haverá problemas, como o contrário: ela garante que eu e você os enfrentaremos. Agora, o que é ser mais do que vencedor? Vou repetir antes, não significa que o vencedor está numa posição e que o mais que vencedor esteja acima dos outros vencedores.
Você pode pegar em qualquer esporte de competição, quando alguém vence o outro ele se torna o vencedor. A partir do momento que alguém vencer o vencedor, nós temos um novo vencedor e o que perdeu, o que foi vencido, deixou de ser vencedor. Não existe uma categoria de vencedores e os que são mais que vencedores.
A expressão "mais que vencedor" não é ser mais que vencedor no sentido de estar no topo dos que vencem. É que, no final dessa história, nós podemos esperar que, além de vencer, algo mais tenha acontecido conosco. Então, durante o tempo depois que formei a minha família, tive os meus filhos, eu podia olhar e dizer com gratidão a Deus: "Que benção ser pai".
Muitas vezes eu disse e expressei a Deus a minha alegria de poder exercer a paternidade. Nesse momento, eu posso dizer que eu sou "mais do que pai". Meu filho agora me presenteou com uma neta.
Não significa que eu deixei de ser pai, não significa eu estou superior aos pais. Significa que, além de ser pai, eu sou algo mais, eu sou avô. Então, se eu falar que eu sou mais do que pai, eu não sou um pai acima dos demais pais.
Eu, na verdade, além ser pai, sou alguma coisa a mais. Quando o apóstolo Paulo usa a expressão "em todas essas coisas somos mais do que vencedores", nós precisamos entender o que é "em todas essas coisas". Então, voltando ao versículo 35, ele diz: "Quem vai nos separar do amor de Cristo?
A tribulação, a angústia, a perseguição, fome, nudez, perigo, espada? " Em outras palavras, ele não só fala que passaríamos por circunstâncias difíceis, mas, que no final, além de vencermos, seremos algo mais. O que seremos no final?
O verso 36 diz: "Por amor de ti, somos entregues à morte. " Quando eu e você enfrentamos circunstâncias difíceis Deus tem a capacidade de usar as circunstâncias para tratar conosco, para trabalhar o nosso íntimo. Muitas vezes nós achamos que estamos apenas vivendo uma batalha de uma circunstância que precisa ser mudada.
No final, ela pode e nós temos que acreditar que ela será mudada. Mas, até que ela mude, Deus tem o poder de usar aquele processo para que a nossa carnalidade morra, para que eu e você cresçamos, para que se desenvolva um nível de relacionamento completamente distinto e diferente. Jó é um grande exemplo de alguém que enfrentou grandes batalhas.
Ele as venceu. Aquelas circunstâncias no final foram mudadas. A bíblia diz que Deus lhe restituiu o dobro de tudo aquilo que ele possuía antes.
Agora, o benefício final não foi apenas Jó ter vencido o que enfrentou. É quando ele diz: "Antes, eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem. " Em outras palavras, Jó estava dizendo: "Eu não venci apenas as adversidades, as circunstâncias difíceis, eu cresci no meu relacionamento com Deus durante o processo.
" E precisamos entender que eu e você servimos um Deus que tem a capacidade de trabalhar conosco em meio a essas circunstâncias. Vamos dar alguns exemplos bíblicos. Além desse de Jó e da declaração de Paulo podemos olhar para aqueles amigos de Daniel que foram para o cativeiro da Babilônia Ananias, Misael e Azarias, a quem o rei Nabucodonosor chamou de Sadraque, Mesaque e Abdenego.
A palavra de Deus diz que por um posicionamento de fidelidade e obediência a Deus e à sua palavra, eles foram lançados numa provável fornalha de fundição. A Bíblia só diz "a fornalha de fogo ardente". E quando eles foram lançados, um dos milagres mais extraordinários que temos registrados na bíblia, aconteceu.
Não apenas eles não morrem, mas, a palavra de Deus diz que Nabucodonosor, o rei, olha, admirado falando com aqueles que estavam à sua volta dizendo: "Nós não lançamos três homens amarrados no fogo? " E aquelas pessoas à volta do rei respondem: "É verdade, rei. " O rei diz: "Mas eu vejo quatro homens soltos.
" Nabucodonozor está dizendo: "O contraste não é só que a gente lançou três e tem quatro. Não é nem só fato deles não morrerem. Quando nós lançamos eles eles estavam amarrados e agora eles estão soltos.
" Porque eu estou destacando isso? Porque a palavra de Deus registra em Daniel, capítulo 3, que quando eles saíram do fogo, não havia cheiro de fumaça. Que nem um fio de cabelo tinha sido chamuscado.
Que o fogo não teve poder nenhum sobre eles, no entanto, apesar do fogo não ter podido queimar nada, no que diz respeito a eles, o fogo pôde queimar uma única coisa: as amarras que os prendiam. Eu e você precisamos entender que enfrentaremos ao longo da nossa caminhada provas de fogo literalmente. .
E quando reconhecemos não só a possibilidade de enfrentar essas provas de fogo, precisamos saber que, como o apóstolo Pedro escreveu, "para que a prova da nossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece", nossa fé é provada. Por quê? Porque Deus quer tirar o melhor de nós.
No final da prova eu e você podemos não apenas tê-la vencido, podemos não apenas sair intactos, sem dano, mas podemos descobrir que aquilo que antes nos amarrava foi destruído por Deus dentro de um processo. Isso significa que agora estamos melhores do que antes. Um outro exemplo pode ser encontrado em Lucas 22:31 e 32, quando o próprio Cristo diz a Simão Pedro: "Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar vocês como se peneira o trigo!
" Eu imagino, talvez, a reação de Simão, como quem olha para Jesus e diz: "Que conversa estranha, sinistra esta, o diabo pedindo permissão". Imagino o olhar de Pedro quase como quem diz: "O senhor não iria permitir, não é? " Mas Jesus responde para ele: "Mas eu roguei por ti para que a tua fé não desfaleça; e tu quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
" O que Jesus está respondendo em outras palavras é: "Pedro, permissão concedida. A peneira vai comer solta para o seu lado e para o lado dos demais discípulos. " Agora, o que Jesus estava dizendo é: "Isso não significa que eu estou abandonando você.
" Assim como o Senhor se fez presente na figura daquele quarto homem na fornalha, ele demonstra que está conosco e nunca nos abandona, Jesus prometeu: "Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Ele é aquele que disse: "Nunca te deixarei, jamais te abandonarei". Precisamos entender que passar por provas não significa que fomos desamparados ou estamos desprovidos da presença do Senhor.
Jesus está dizendo: "Eu roguei por você. " Aliás, o ministério atual de Jesus, revelado no livro de Hebreus, é intercessão. Ele intercede por nós.
Ele diz: "Eu roguei por você, Pedro, para que a tua fé não desfaleça. " O que o Senhor queria dizer era: "Não apenas quero que você sobreviva Pedro", mas ele também diz: "Quando você se converter, no final desse processo, fortaleça aos seus irmãos. " Em outras, palavras Jesus estava dizendo: "Não significa que eu te abandonei porque a peneira vai comer solta para o seu lado, porque o diabo vai poder por um instante pressioná-los, não significa apenas que eu estou clamando para que você só sobreviva.
" Ele diz: "Pedro, você vai sair dessa melhor do que entrou. " Assim como os amigos de Daniel, cujas amarras que os prendiam, foram queimadas, ele está olhando para Pedro e dizendo: "Você vai sair dessa melhor do que entrou. " Em outras palavras, ele dizia: "Você não só terá vencido, mas, no final da prova, além de vencer, você será mais do que vencedor.
Além de ter vencido você terá sido tratado por Deus, trabalhado por Deus, crescimento vai acontecer dentro de você. " O Senhor tem a capacidade de usar circunstâncias que eu e você passamos para nos fazer crescer. Eu gosto de dizer que quando Deus não muda as circunstâncias ele pode usar as circunstâncias para nos mudar.
A Bíblia diz em Hebreus que Jesus levantou um grande clamor com lágrimas, algo que o podia livrar da morte, foi ouvido pela sua piedade mas a bíblia diz: "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, se tornou o Autor de eterna salvação para todos que lhe obedecem. " Se até Cristo diante do sofrimento aprende, a obediência é aperfeiçoada, pergunta é: e nós? Comigo e com você não será diferente.
No meio de situações difíceis nós precisamos ter a percepção não só da vitória no final, mas saber que ao final seremos mais que vencedores. Além de vencer a circunstância, se permanecermos firmes na fé, fiéis ao Senhor, nós também teremos sido tratados por ele, cresceremos, sairemos melhor do que entramos. Que o Senhor fortaleça a convicção que você, de cabeça erguida e confiança nele, siga essa jornada de um mais que vencedor.