Curso de liturgia da Santa Missa - Parte 1/4 - Padre Paulo Ricardo #igrejacatólica #curso #liturgia

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Santos e Católicos
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o nome do pai do filho e do espírito santo também inspirar senhora as nossas ações e ajudaremos realizadas para que nosso comércio para vós termine tudo aquilo que fizemos por cristo sem o nosso a neném santa maria mãe de deus um assim do parque do filho e do espírito santo muito bem nós temos que começar agora essa série de aulas a respeito da santa missa e da liturgia da santa missa e quer justificada desde o início porque dessas aulas né nós precisamos no nosso país é ajudar um pouco as pessoas que preparam a missa e
mesmo os padres que celebram a santa missa a aplicarem finalmente aquilo que é a reforma litúrgica do vaticano segundo tal qual ela foi pensada e tal qual ela está na legislação liturgia porque isso porque existe muita crítica com relação à missa tem muita gente é que critica o missal de paulo 6º e fala dos horrores da liturgia depois do vaticano 2º é tetra bom a primeira coisa que a gente constata é que 90% dessas críticas não existiriam se as pessoas seguissem aquilo que está a lançar as críticas que as pessoas fazem do missal de pau
sexto na verdade não são críticas do missal para vocês mas da aplicação do missal então eu não quero aqui neste concurso são só 4 ao entrar agora no debate pra gente a o que é que a reforma da reforma o que vem 16 pretende fazer no futuro é se ele só vai mudar o que não vai mudar isso é vital não me interessa isso por enquanto não é o caso ainda não tem nome nós somos futuro lojistas a legislação futura ainda não existe o que existe é a organização bom então a gente pode e deve
estudar a lei canônica litúrgica atual né então a abordagem de liturgia que eu gostaria de propor neste curso é uma abordagem canônica que entender que missa em lei a missa tem critério não é a equipe de liturgia que vai se reunir ea equipe diretoria vai decidir como vai ser a missa esse é o tamanho do nosso país da equipe liturgia parece são os trens urbanos no eles vão criar o mundo do zero então vamos quer que nós vamos fazer essa semana então as pessoas vão à missa um pouco com a disposição de quem vai ao
cinema se senta no banco esperando quem vai ter de novo esta semana enquanto isto é não somente cattolica mente errado cristãmente errado como antropologicamente inadequado rp rito ritual no repetitivo natureza você vai a um terreiro de candomblé espero que não vá mas se você for um terreiro de candomblé você vai encontrar lá o pai-de-santo executando e no culto do candomblé do culto do candomblé ele é o fim da áfrica nessa sem os sincretismos que depois também eles é tem dificuldade de manter a pureza litúrgica é do candomblé mas se você for a um terreiro de
candomblé você vê que o pai de santo a mãe de santo está ali todo concentrado no que ele está fazendo em executar o ritual e não tem comentarista não tenha um senador de todos não tenho ninguém dizendo agora a mãe-de-santo fará tal coisa não as pessoas que estão ali estão contemplando ritos e mercado são participam do rito e ali uma prática do câmbio é bem diferente da do conselho liturgia cristã católica é que não existe palavra né raramente se fala no ritual no breve as coisas são feitas mas ali existe rito existe repetição e quando
tem palavras que são feitas são são pronunciadas são palavras pronunciadas uma língua que ninguém entende né em roma tinha um colega que é do benin ele disse que veio ao brasil é e encontrou na bahia negros que no vitória e candomblé ea repetiram palavras que eles não sabiam mais do que significava mas depois de séculos continuam repetindo a minha palavra que tinham recebido os antepassados e que ele não sabia dizer antropologicamente falando essa ideia de um ritual que se repete de uma sagrada né isso existe algo de verdadeiro humanamente então até mesmo antes a gente
falar de igreja católica de falar de autoridade do papa de falar de obediência mensal 17 a grande verdade é que a forma como as pessoas estão vivendo a liturgia é uma forma ampla o poló jika mente errada antropologicamente não corresponde à verdade do homem porque porque o que estão fazendo com a liturgia católica hoje vem de uma mentalidade racionalista iluminista de liturgia que entrou na igreja católica por tendências protestantes antes vocês podem ver né o que é a liturgia calvinista calvino em genebra o que ele fez ele mandou tirar todas as imagens das igrejas mandou
quebrar os vitrais onde estava lá a vida dos santos a bíblia paulo peron é é vital mandou tirar todas as imagens transformou a igreja em salas de aula iluminadas com as pessoas se sentam e ali tem uma aula tem ambição se canta e se ouve se canta e se ouve é a visão nacionalista não tem gestualidade não tem vestes não têm línguas agrada não tem senso não tem velas não tem imagens não tem nada é só o racionalismo peu e veículos eu e deus aqui a minha cabeça eu sou um cérebro equilibrado em cima de
um corpo então o meu cérebro irá prestar culto a deus essa ideia é iluminista e nós estamos fazendo isso nas nossas igrejas quando a gente vê por exemplo é equipe de liturgia às vezes bem intencionadas mas completamente equivocados porque não têm informação são ignorantes né já soubessem ensinasse pra ela eu faria diferente mas eu queria que vocês entendessem isso eu não tô aqui com esse curso propondo é a terceira guerra mundial vamos agora é como chitas entrada das igrejas e impor a lei canônica não é isso eu só estou tentando iluminar as pessoas com conhecimento
que elas não têm às vezes elas estão fazendo coisas não é nem por má vontade é por ignorância mesmo então qual é a ideia a ideia é a gente saber o que é que está lá no mensal de verdade para aplicar dessa noção iluminista onde a gente vai nas igrejas equipe cirurgia elas vão lá e transforma a missa na pedagogia se as pessoas não entenderem o que está sendo celebrado então celebra aí ao invés da gente será um rito que fazem entre um cartaz zinho né vamos fazer um ato penitencial aí uma pessoa com cartazes
que estão pressão outro contratado e inscrito miséria outro estava escrito fome desemprego latifúndio e não sei o quê então aqueles cartazes vinhos esse é o ato penitencial gente isso é jogar ao isso é pedagogia ultrapassada ainda por cima porque não se usa mais esse tipo de coisa de sala de aula trazido para dentro da igreja se tivesse um jogral uma escola primária é de tal tudo bem mas não tão nós estamos celebrando o sacrifício redentor da cruz a missa é a celebração da paixão morte e ressurreição do senhor jesus cristo é isso que estamos celebrando
a festa da comunidade o papa bento 16 chama muita atenção disso ou seja essa esse antropocêntrico litúrgico onde há comunidades e celebra ao invés da comunidade e cultuar a deus prestar culto a deus tá entendendo então este antropocentrismo ele é inadequado nós precisamos nos voltar a deus a metodologia é um curso é um culto de adoração louvor a deus é a realização do culto maior que o ser humano possa fazer aqui na terra a celebração da santa missa porque a celebração do sacrifício eucarístico da paixão morte e ressurreição isso é muito sério ea igreja porque
esse essa realidade desse sacrifício de louvor a deus esse sacrifício expiatório e sacrifício redentor a igreja precisa cercar essa realidade sagrada com leis que protejam nós precisamos proteger aquilo que nós temos de mais santo nós queremos proteger aquilo que nós temos de mais importância na nossa vida porque se a gente fechar a atirar pedras aos portos né mas não perder o que nós temos de mais bonito então abordagem desse curso é econômica mas vamos lembrar que não é uma abordagem sem espiritualidade sem teologia litúrgica é tudo isso a espiritualidade termos litúrgicos 67 mas nós precisamos
entender que existem leis para proteger o código no dia seguinte que os fiéis têm direito de receber dos seus santos pastores né tem direito de receber os ensinamentos da igreja eles têm direito de receber e prestar culto a deus na liturgia oficial da igreja portanto um padre de 71 mensal fazer nada mais nada menos do que o seu dever e um padre que inventa a missa está pesando no direito dos fiéis o filme tem direito de receber a energia da igreja na liturgia do padre paulo a liturgia como ela está na igreja então quais vão
ser os pilares digamos assim que vão sustentar esse nosso curso introdutório número um é a instrução geral do missal romano foi publicado em 2012 aqui vai litúrgica sugestão fazendo a senhora talvez seria oportuno não trazendo faça feio eu sei fazer falar e não inventa também dois outros documentos que podemos ajudar é a redenção em tratamento no papa joão paulo 2o do ano 2004 e à sacramento caritatis de que o papa bento 16 2007 então esses pilares digamos assim que vamos orientar um pouco na reflexão da atitude então vamos nós a obra até aqui a introdução
até que é uma justificativa desse curso mas vamos então é ver concretamente o que é que a igreja espera de nós na celebração da santa missa bom a primeira coisa é que a gente tem que entender é que a missa ela tem uma série de vestes do padre precisa usar a coisa a bagunça começa na sacristia bagunça não começa a notar quais são as vestes previstas para os sacerdotes às vezes minas de um padre que celebrou missa são alvo ou seja chamada auto única nós aqui no brasil temos a distinção entre alva e túnica na
verdade omissão não distingue essas duas realidades é uma realidade só uma palavra só que é alta a alga veste branca investe batismal não é uma vecci clerical e não indica nada do sacramento da ordem seja todos os batizados para usá-lo como o dia do nosso batismo nós recebemos a peste branca é alvo alfa quer dizer isso álbuns quer dizer branco nós tivemos nossas vestes lavadas no sangue do cordeiro uma coisa importante a gente lembrar que o nosso grande manual de energia é o cálice né o livro do apocalipse os protestantes enviar isso tudo é a
igreja católica faz essas coisas aí é essa a liturgia com vestes e consenso com o seu percentual isso daí é organismo dentro do cristianismo o catolicismo é um cristianismo paganizada o meu irmão você não lê o apocalipse now esse é o nosso maior do dia às vezes brancas incenso tochas candelabros né está tudo lá então começa então o padre a se revestir com a alva para complementar essa aula existem duas coisas que segundo a instrução geral do missal romano são facultativas atualmente o mercado obrigatório agora na reforma litúrgica e torná-los de facultativos quais são as
duas coisas talvez alguns vocês nunca tendo em vista o negócio né a primeira é o a mito o de que o hábito a mito é uma espécie de um lenço grande com duas fitas na ponta que o padre coloca ao redor do pescoço enfim aqui na batina né ao redor do pescoço e amarra aqui para depois colocar a alma por cima não sei se já viram isso não é então isso aí é facultativo não é mais obrigatório se o padre tivesse uma alva ou aqui no brasil chama de túnica que cobre as vestes do dia
a dia ou seja no caso aqui a batina o colégio que são adversas do dia a dia que um padre é autorizada a usar né mãe também não é roupa do padre celebrará missa e deitar ou decréscimo de vacina também é isso que a legislação canônica prevê a alva a turma que deveria cobrir a batina e deveria cobrir o anão não aparecer então é se coloca o amigo ao redor do pescoço simbolicamente o hábito é lembrar o capacete da salvação o homem que antigamente era usado como capuz né aí foi sendo transformada certo e ele
ficou dessa forma é bom e outra coisa que é facultativa também é o símbolo o senhor recordam que o padre usa para atingir os fins o sim o símbolo também é facultativa atualmente porque porque existem algumas técnicas que não necessitam de sim porque ela já se adapta o corpo do padre porém manter o uso tanto do símbolo como do mito é uma coisa boa ultimamente a gente sofre de uma síndrome litúrgicas chamada liturgia não precisa né não precisa e vai tirando não precisa não precisa não preciso isso é típico dessa mentalidade iluminista racionalista que eu
falava protestante assim não precisa vai tirando não precisa e vai dependendo porque terá não porque não é essencial a gente não vive só a vida real a vida vivida no vídeo essencial somente também vitor acidental quantas coisas a gente faz que são acidentadas no entanto fazem parte da nossa vida do dia a dia essas duas coisas tão bonito e o símbolo mais obrigatório mesmo é a até aí acho que 99 9% dos padres usam a tônica para isso existem casos espero que sejam raros do padrão não usar tônica infelizmente haverá uma moda no brasil dos
padres concelebrantes não usarem as vestes ou seja só o presidente um carro que também estava na frente pedindo ele tivesse e os países que estão com celebrando então la de maneira camisa isso é completamente irregular isso não é permitido pela lei da igreja se ele vai conseguir entrar ele precisa usar as vestes a primeira vez títulos que o padre se reveste nessa crise é a única ou alva é importante lembrar uma coisa que aqui no brasil vai se esquecendo que é que esta túnica ou alva deveria ser branca houve uma permissão durante a década de
70 e 80 no brasil de se usar túnicas de cor neutra por causa é da admissão o fulano vai lá no meio da lama do barro branco suja fácil então se usavam bege sim uma coisa assim e é também a cidade porém empobrece a minha opinião aqui já não é lei né na minha opinião que o importante seria a gente usar mesmo mal ou a riqueza simbólica que isso quanto mais nós ficamos bezinho cinza zinho é certa vai tirando daquele significado original via é a simbologia também acho que é muito importante bom é provavelmente louvavelmente
com a mito e símbolo do significado do símbolo o símbolo que amarra os índios ims ele significa é a igreja que peregrina das pessoas em fazer longas caminhadas antigamente as amarrava apertavam zinhos porque você vai andando o rim ele fica meio que mergulhado num líquido aí você vai ainda você quando você anda muito vai batendo o ringue você fica com dor nos rins então se você aperta ele fica assim ajustado para dentro do seu corpo e dói menos então se usava isso para as caminhadas além disso as únicas grandes e cumpridas atrapalhavam na caminhada então
você amarra os ingleses sob a tônica para poder caminhar este aspecto mas livres né então é o significado do senhor é esse é a peregrinação a igreja peregrina e caminha na direção do século político não significa do silva também o fato de que na antiguidade se achava que o instinto sexual estava ligado aos rins então amarrar o sincera símbolo de castidade de temperança de pessoa que se segura então tem também esse significado bom e aí então padre põe se reveste da estola porque a história faça uma espécie de de cachecol né é um faixa que
desce né band no peito o os diáconos nessa faixa cruzada né os bispos e padres usam essa faixa é para jogar na frente do antes da reforma litúrgica de vocês dos padres usavam a história cruzada isso não é mais previsto porém existem algumas ruas já é a segunda coisa que se põe em cima em cima da história uma casula existem algumas casas ruas que não são que são as casas antigas a gente chama de casula violão né porque até o formato de um violão no corpo elas são feitas para usar com história cruzada então elas
têm uma abertura aqui pra na cabeça né para você entender o que estou falando de corte não é bastante amplo porque previa que a história estivesse aqui cruzado e cobrisse um pouco esse buraco que fica então se você não usa escola cruzado fica esquisito esse tipo de de caso não só para dizer que existem alguns casos que ainda é se deveria usar com estava acusada mas o previsto é que a estola tenda na frente tanto para os bichos para os padres e se você usa o símbolo né então essa história é fixada no corpo como
símbolo e por cima a casula a casa não é uma veste facultativa para a missa aqui no brasil infelizmente infelizmente durante a década de 70 e 80 a santa sé permitiu uma experiência que se usasse somente toda escola parceira da doença e as coisas que são como elas ficam hoje isso já foi revogado tá isso foi revogado não é mais assim né e isso está bem claro no na redenção em sacramento de joão paulo 2º que exorta citando a instrução geral do missal romano e diz o seguinte número 123 a veste própria do sacerdote celebrante
da missa em outras ações sagradas que directamente se relacionam com ela é a casula o planeta caso não se indique outra coisa vestida sobre a alva ea escola essa roupa do parto a missa ao estola casula pelo menos isso isso é o que está previsto é nunes ao número 337 aí há retenção em sacramento continua dizendo assim igualmente o sacerdote que estivesse com a casula conforme as brigas não deixe de pôr a escola que também é essa né a história não se vê está por baixo né vamos com sua casa por cima não deixa de
fora a escola e todos os ordinários vigiem para que seja extirpada qualquer curso em contrário então é essa coisa da zona é muito importante redirecionar sacramento coloca é isso para a confederação se é possível se existe número suficiente casulas também os sacerdotes conselho brantes deve usar gasolina não é é de tal forma que a roupa própria para a missa é acaso está tanto em alemão para casa se diz roupa de início o hotel na roupa da missa a caso hoje em dia eu sei que é muitíssimo os padres não usam gasolina o que fazer diante
dessa realidade a primeira coisa vamos bater no peito e fazer um mea culpa a própria santa sé criou o problema de pessoal só de tudo que estava foi permitido então esse negócio é mais ou menos como pasta de dente uma vez que ela sai do tubo difícil colocar de volta permitiu meu irmão agora a igreja tenha paciência com os padres porque tem gerado uma geração inteira de padres que foi formada com essa mentalidade então não vamos agora executar os padres e e condená los porque foram formados nessa mentalidade que muitos deixam também sabendo que caso
agora vêm à tona mas ela é obrigatória para todas as missas em missas território de missão é onde o padre tem que viajar horas na lama e etc tal isso e aquilo e o calor da selva amazônica se compreende que ele use ainda aquela faculdade que foi dita que foi dada de celebrar missa com tony história somente mas é o que está na situação missionário ele vai viajar e hoje em dia se imagina levar uma mala com 4 caso das quatro cores litúrgicas entendem isso pode criar um certo transtorno então é mais fácil levar duas
escolas com o acordo lado da cor do outro e isso era até aí a gente entende mas não tem cabimento uma matriz paroquial onde padre está em casa caso eu não entendo por que qual é o problema mas é muito quente muito bem então se é muito quente você usa acaso violão antiga ela é quente entendeu usa planeta que ela mais simples é quente mas é que o problema tornou-se quase ideológico ela seja não se quer usar aquilo que distingue o padre como padre tá uma bagunça começa a crescer vamos ter paciência ao aplicar a
lei turca mas é importante quem sabe qual é o egito dita e corajosamente os padres jovens para os mais novos vão aprendendo e vão aplicando isso acaso obrigatória e aí então se forma a procissão para a santa missa nesta profissão é devem se prevenir mensal que a profissão é composta do sacerdote dos ministros quando você encontrar a palavra ministro no mensal não pensem os ministros extraordinários da comunhão eucarística que para nós brasileiros o início o início da comunhão ministro como fala mensal está falando dos acólitos os coroinhas manteve as pessoas que vão subir volta o
ministro extraordinário da comunhão eucarística não é previsto que ele só volta a ter visto é uma prática quase que universal no brasil inteiro o ministro fica lá em cima mas isso não é vi isso em lugar nenhum do missal eu estou aqui me porto fazendo um curso me proponho comentar né a liturgia tal qual ela é contratando em sal como ela também em sal o ministro da comunhão ele se aproxima do altar na hora de distribuir a comunhão então durante o cordeiro de deus né waimea bay vai lá se aproxima por exemplo nos estados unidos
os ministros da comunhão ficam com suas famílias participando da missa junto com o povo na hora do cordeiro eles sobem ao altar para ajudar receber a comunhão e aliás que não tem nenhum distintivo o famoso já lequinho aquino não é no brasil que se tornou um verso litúrgica né pra mim aquela roupa de professor ou então de de enfermeiro e médico mas é um guarda-pó mas o jaleco não existe em outros lugares uma coisa brasileira não só para saber que certas coisas para nós são óbvias são instituição apostólica negócio assim questionado na verdade sua invenção
local não combinando já deve ser nem tanto - é só estou dizendo que não é uma coisa prevista aí o bispo diocesano pode instituir não na minha deu sérgio o jaleco é obrigatório mas é uma lei local nunca nomes ao nome sal o ministro a comunhão ele está lá no lugar dele junto com a família dele no meio do povo e na hora do do cordeiro que ele só quem é que fica então faltará quem fica no altar são os ministros ou seja os acólitos unhas são eles que ajudam para durante a liturgia então forma
se a procissão de entrada com esses ministros quem vai à frente bom você quiser uma missa solene contribui e na gaveta quem vai à frente geralmente é o crucifixo com as velas não é é interessante que o crucifixo que se usa na posição é interessante lembrar que o crucifixo deve ter a imagem do crucificado criou-se uma moda o modismo de que é de colocar cruzes vazias ou o cristo ressuscitado na frente da cruz é previsto que para a celebração da missa o padre celebre missa na frente de uma imagem do cristo crucificado porque é o
santo sacrifício da cruz que está sendo oferecido é previsto que haja uma imagem do cristo crucificado então na já na procissão de entrada essa imagem do cristo crucificado já aparece logo abrindo a profissão e então vem pode vir outros ex coroinhas acólitos do padre vem então o diácono se existe de ar com carregando o livro dos santos evangelhos o evangeliário o leitor é previsto isso que o leitor entre com o livro dos santos evangelhos que o padre já usaram ele o padre irá usar para proclamar o evangelho seja entrada do livro o santo evangelho a
atenção só uma coisa assim tratar a gente ter uma noção bem específica das coisas não existe lugar na missa para um livro chamado bíblia tá esse livro chama as sagradas escrituras tem lugar a missa mas não o livro bíblia as sagradas escrituras são lidas na missa a partir de dois livros um chama-se lecionar you em outro chama-se evangeliário tá entendendo então quem é que entra em procissão é o evangeliário o livro dos santos evangelhos que aqui no brasil o nosso evangeliário ele contém somente os evangelhos domingos e solenidades tá portanto durante a semana nós não
temos o evangeliário se alguém quiser usar o evangeliário durante a semana então o que se sugere que pegam lecionar eo revista com a capa especial ele seja vestido de evangeliário para distinguir os dois livros livros leituras eo livro dos evangelhos paz se quiser ele não é obrigado a ouvir avaliar ele não é obrigatório nas missas 10 semanais do dia a dia e nas missas solenes e obrigatória de só é aconselhado por que nas missas solenes se á se faz essa distinção de dois livros diferentes tá tão livro onde são feitas as leituras do livro onde
é proclamar o evangelho o evangeliário ele é um livro que recebe a dignidade ea veneração especial então ele é comum um cálice por exemplo é um negócio 70 investir artisticamente então a capa preciosa em metal com pedras não é um exagero com o evangeliário existem recursos mais mais baratos nelo capa de the de tecido com é bordada cds é também é mais o evangeliário é algo precioso carregado com referência na procissão de entrada você está claro está os três juízes já viram isso então o evangeliário orienta e aí depois de reavaliar o padre não é
por último de casula recebeu o processo tá bom então essa é a procissão de entrada durante a procissão de entrada deve ser cantada né a antífona de intróito ou seja aqui está um negócio estamos acostumados com o canto de entrada mas vão aprender as coisas como elas estão mensal no missal e viciante fã deve ser então cantar junto com os salmos né então é o que garante uma espécie refrão pra entender é um refrão bíblico que é cantado aquele refrão bíblico e aí você coloca sal no refrão salve prontos ao refrão e vai cantando aquela
tia ambientar aqui instalar prevista no mensal no brasil nós perdemos completamente a noção de que exista agora cabe a quem aos nossos músicos resgatar isso em que temos o primeiro sabendo que existe a música já feita em canto gregoriano pra isso daí também goiano precisaria ser mais valorizado no nosso país parece um falar e ana é de palavra onde essa fala uma coisa imoral não pode usar o canto gregoriano entanto o canto gregoriano é feito para celular existem cantos belíssimos mais simples até nós está o canto gregoriano rebuscado para a coragem é certo mas tem
coisa mais simples que aliás aliás o concílio vaticano segundo o documento de liturgia chamado sacrossanto contínuo pede que os fiéis saibam responder as partes da missa em latim e saibam cantar os cantos básicos em goiânia todo mundo fala do vaticano segunda não sei pessoal critica o vaticano 2º tpo segundo se a gente fizesse pelo menos um terço do que está escrito no vaticano 2º gente nossa atitude estava salva vendo vocês conhecem é todo mundo aqui no brasil todo mundo diz que não a nossa missa é a missa do vaticano segundo nós temos a mentalidade conciliar
nós estamos na igreja do pós conselho agora padre paulo ricardo investindo batina ele é pré conciliar tridentino quadrado tradicionalista é fechado obtuso não é isso mas se o discurso geral muito bem muito bem então padre paulo ricardo agora né eu vou dizer gente vamos fazer a liturgia do concílio vaticano 2º né vão aprender gregoriano aprender a responder em latim vocês conhecem alguma paróquia onde o povo saiba responder à missa em latim se existisse deve ser uma realidade no entanto está lançando contínuo como pedido perdido o povo saiba esse é o vaticano 2º não negócio estava
na estratosfera na na cabeça de quem acha que sabe que o vaticano segunda está o santo continuam dizendo olha saibam responder à missa em latim saibam cantar as partes os campos mais tradicionais de goiano por exemplo a nossas paróquias do nosso povo deveria saber cantar ô ô roupa nosso pater noster latim seu nacional pra nossa gente um negócio assim entender deveria saber cantar o pai nosso em latim faz parte tanto assim que são normais em todo mundo deveria saber cantar salve-rainha tim é só coisas né da devoção antic cima e tradicional da igreja bom pra
falar existe antifraude entrada existe o canto previsto porém porém porém porém a instrução geral está a romã prevê que se você não vai cantar a ativa de entrada é possível então que a conferência dos bispos no caso do brasil cnbb aprove outros cantos então nós temos um hinário litúrgico e diria assim que o inar litúrgico é tem essas virtudes assim até bastante bonita as coisas assim que dá pra se utilizar muito bem com tranqüilidade saber que existe uma música própria atitude então não vamos nem tanto ao mar nem tanto à terra não é que eu
vou agora queria que todas as paróquias agora seja tratando de goiano mas pelo menos tenho as músicas que estão em área de turismo que são músicas aprovadas pela conferência bom padre entre um procissão quando chega a alta aqui que vem a pergunta o que é que está nem saltar no santuário pra aquilo que a igreja dividir em duas partes na pata o povo a nave da igreja ea parte onde fica lá parado lá em cima aquilo chama se tecnicamente de santuário é em alguns lugares aqui no brasil se popularizou a palavra presbitério tecnicamente falando o
presbitério das catedrais porquê porque é onde está a cátedra do bispo e um lugar onde ficam os presbíteros os ao redor do bispo teve técnico nas outras igrejas seria mais propriamente chamado do santuário mas pode chamar de perto por seu uso nosso e se transformou o presbitério bom no presbitério nós temos ou não temos o santíssimo sacramento essa pergunta tem que ser feita o papa bento 16 não é tem insistido já um tempo até de ele ser papa que nós voltemos a colocar o sacrário no centro do presbitério então aqui existe um problema de legislação
de tudo indica ou seja a legislação a litúrgica atual ela prevê que no presbitério não haja o sacrário porque podemos entregar essa mesmo tem uma certa lógica né você vai celebrar a eucaristia para que para produzir a presença de jesus no santíssimo sacramento do altar mas ele já está lá desde o início então cria uma espécie de duplicidade jesus vai estar presente mas já tá então é a norma litúrgica colocada pelo papa joão paulo 2º não é inclusive presença até no cerimonial dos bispos é que por exemplo o bispo vai celebrar a missa o seu
maior dos bispos prevê então que se se por acaso o santíssimo está presente no no sacrário lá no santuário que se tire o santíssimo profissionais se previa até mesmo isto então existe essa pendência da liturgia de não estar o santíssimo lá porque liturgicamente seria menos oportuno só que o papa bento 16 diz o seguinte ó teologicamente esse negócio é muito bom muito bonito só que o povo não se move por decreto temos aqui que considerar que o nosso povo foi formado nos nas décadas passadas para uma centralidade do sacrário uma centralidade do santíssimo sacramento o
que está acontecendo quando nós tiramos o sacrário do presbitério quem que fica no centro o ser humano o padre não seria menos adequada a opinião do papa bento 16 não vejo que ele tem uma certa a escolha fazer né legislação por um lado pede para não ter o sacrário e por outro lado para 16 pede pra que se volte a colocar os é claro no centro eu sempre fui muito de obedecerá a legislação então por exemplo quando eu fiz a reforma da capela do seminário de cuiabá o que eu fiz eu fiz uma capelinha do
santíssimo e à capela o evento celebra que não tenha santíssimo sacramento e obedecer a lei a nova etapa tem sido colocado porém quando bento 16 foi eleito e eu já tinha ido várias vezes assim as coisas de bento 16 do be josé rainha quando foi eleito eu comecei a reestudar o pensamento dele me convenceu que é melhor voltar para certas coisas porque não está dando certo aqui e vou usar na argumentação que não é usada por 2016 mas acho que é muito importante e assim em sair um pouco das brigas aqui mas acho que é
muito importante é em todo esse nosso esforço de aplicar a liturgia da igreja e fazer a liturgia da igreja como ela é o seguinte na inglaterra de henrique 8º quando houve a separação da igreja católica e da igreja anglicana a igreja anglicana ela era ainda substancialmente católica na fé seja é que o estado não é o ev ele era um cismático ainda se ele tinha fé católica ele cria na presença de jesus na eucaristia do sacerdócio episcopado e sacramento ele tinha fé católica importava mas o que ele fez não foi uma heresia o que ele
fez foi um cisma e se separou de roma e para o valor que ele era o chefe da igreja da inglaterra tá só que elegeu um serviço chamado carné e esse creme né ele começou a receber energia e fizeram uma reforma litúrgica na inglaterra de tal forma que o povo inglês que cria na presença do nosso senhor jesus cristo na eucaristia sem que basicamente ninguém pregasse contra a presença de jesus na eucaristia no prazo de uma geração deixou de crescer como só mudando a forma de cultuar só mudando a forma de prestar contas a deus
não oferecia eles fazendo isso o povo perdeu a fé você e sicrano ele era eve recortava criança na presença de jesus na eucaristia mas esse cano não cria aliás ele era pois apenas em oitavo não queria saber de padre casado claro tem que ser signatário ucrânia tinha mulher escondida ele ia de carruagem levava a mulher nunca sóchi escondida dentro da carruagem né então é assim ea coisa ser o único em oitavo ele abriu as portas para uma série de genesis na igreja até então por isso que hoje a coisa tá do jeito que tá né
essa é uma igreja bem é protestante usada sobretudo a long short né muito mais personalizada bom então o a mudança da fé pela mudança do culto então o que nós fizemos na nossa aplicação da metodologia do vaticano segunda só não é o missal que fez isso foi a nossa aplicação quem fez isso nossa aplicação paramos tiramos o sacrário do centro as igrejas viraram salões neto nos entra parece a feira de caruaru não é todo mundo conversando e também fala então as igrejas antigamente central para rezar você tem certeza que tentavam garland em o silêncio da
oração gerou um salão de festas da comunidade que se celebra a deus porque a presença do santíssimo muda muitas coisas seja por exemplo lá na nossa paróquia nós estamos implantando é o seguinte estamos colocando o santíssimo exposto antes da missa e os padres em canoas com no confessionário as pessoas chegam fazem vão fazer adoração e vão se confessando antes da missa vocês podem não podem imaginar como isso mudou o clima da igreja porque antes era o que era o ministério de música fazendo um ensaio o tal do ensaio a gente se irritou as músicas devem
ser conhecidas alguma música nova deli enquanto do benefício né as pessoas não aprenderem a repetição do que se pensava deixa eu vou rezar santíssimo exposto as pessoas se confessando como ficou diferente né mas essa centralidade né da eucaristia e não humano então é algo muito bom a gente ver que por exemplo que nós deixamos fazer deixamos de comungar de joelhos e na boca você vê claramente em vários lugares do brasil o seguinte quem comunga na boca são jovens a geração já de meia idade ou da terceira idade como na mão porque aprendeu assim que foi
destruído assim é certa já os jovens sentem uma necessidade maior sacralidade então você vê uma diferença de atitude de piedade eucarística entre a pessoa que recebe a comunhão na mão a pessoa que essa comunhão na boca não era previsto no mensal para o sexto a comunhão na mão a comunhão na mão entrou por uma espécie de desobediência dos países nórdicos alemanha holanda não me salvar o sexto não havia nenhuma previsão de comer na mão isso aí foi concedido posteriormente entendeu porque assim eu tenho uma coisa fizeram a desobediência aí pra faltar ou seja pra querer
disfarçar a obediência fez a lei legalizando o que eles já tinham imposto por desobediência ao cessar ele concedeu às conferências episcopais a permissão de pmt a comunhão na mão mas é normal ainda é isso mesmo 16 tem dito com muita freqüência as pessoas têm que ter noção do caráter de excepcionalidade da comunhão na mão que o normal é comunhão na boca e você vê claramente que as pessoas têm mais devoção mais piedade com o ambu quando a gente comunga com as pessoas como de joelhos por exemplo não é você vê que são pessoas que têm
a maior perda da lista e assim a gente vai vendo que na nossa forma de cultuar nós salvamos a nossa fé uma vez eu perguntei eu era adolescente tinha 12 anos de idade perguntei pro ano fazer o serviço sozinho nessa questão a igreja e toda vez passar na frente acaba de fazer reflexões então saiu essa crescia e apontar alguma coisa de reflexão colocar de reflexão e embora chegava na secção fazer a coisa de uma versão embora você vai dizer são toda vez que eu passo a esta notícia existe assim olha se você não fizer genuflexão
na frente do santíssimo isso não vai fazer nada com jesus ele não vai ficar machucado porque você não fez uma pressão mas o que é que isso fará com você e com a sua fé quando você começa a transitar na festa do santíssimo como se nada fosse como significa sem nada que isso está fazendo com a sua filha ea gente vê claramente não é que paróquias que sistematicamente na aplicação do mensal começar a desobedecer essas coisas como por exemplo pessoas que não se ajoelha mais na consagração tirar genuflexórios dos bancos é não permitem comunhão de
joelhos para que irritado quando o povo recebe como uma boca você vê claramente aquela comunidade vai perdendo a piedade eucarística lenta e gradualmente a presença de jesus na eucaristia é a fé vai sendo corrigida então essa argumentação de bento 16 não é que eu aqui só aumentei as coisas né coloquei num contexto histórico também é essa argumentação foi o que me convenceu eu acho que nós temos que voltar a centralidade da eucaristia voltar voltar mais à adoração voltar mais à piedade eucarística porque isso está corroendo a fé das pessoas muito concretamente então padre que chega
no presbitério ser no presbitério no santuário existe o sacrário ele faz sem reflexão não é em que consiste a genuflexão de infecção é você com a coluna ereta dobra o seu joelho colocando o joelho direito no chão perto próximo do calcanhar esquerdo então só pra entender mais ou menos assim visualmente tem aqui uma reflexão né coluna ereta você dobra colocando o joelho direito perto do calcanhar esquerdo então para fazer reflexão se aproxima do altar beija voltar se for o caso da missa solene de incenso altar em sessão também a cruz e então vai para a
cadeira para finalmente começar a missa com o sinal da cruz mas isso nós veremos na nossa próxima aula com o nosso tempo aqui já se esgotou então é pra vocês vêem aqui como existe riqueza enorme né ficamos a nora inteira refletindo falando e cetro e agora que o sinal da cruz né é evidente que o resto da missa não passar esse mesmo ritmo que nós estamos agora a questão não tenho mas nunca mas é eu acho que era necessário colocar esses fundamentos não é teológicos é litúrgicos que eu coloquei para que as pessoas tenham noção
do que nós celebramos quando celebramos o santo sacrifício eucarístico
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