O JOGO COMO ELEMENTO DA CULTURA

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Professor Ricardo Eleuterio
Aula remoto sobre psicologia do esporte. tema: O jogo como elemento da cultural".
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E aí [Música] E aí E hoje nós vamos falar sobre o conceito de jogo como elemento da cultura o autor ele vai definir jogo ou lúdico né não à toa o livro chama homoludens daí ele vai defender que a atividade social é uma atividade que and Andrada pelo princípio do jogo do lúdico é algo simbólico é algo artificial porque artificial né quando eu falo artificial né que é falso como é que é é a artificial porque é feito pela mão do artífice ou seja não é algo natural não à toa o texto vai afirmar que
esse tipo de jogo só existe entre os seres humanos é óbvio que os demais animais brincam Mas isso não chega a complexidade do lúdico daqui Arno homoludens como o o o nome do Turismo a praia a gente entender melhor esse contexto o autor mais afirmar que esse Lurde com esse jogo por ser uma expressão simbólica ele é constituído socialmente EA obviamente cada sociedade em cada período a mudanças né dessas com dessas sistematizações veja quando nós lemos aquele livro Sapiens é bom e ali é o no livro ele vai de marcar mais ou menos a 70
mil anos antes né atrás 70 mil anos atrás onde o ser humano marcou uma revolução que ele chama de revolução cognitiva e o que dia e diz respeito Essa Tal revolução cognitiva é onde o ser humano começa a contar histórias agir sentir e pensar por meio dessas histórias é onde o ser humano começa a seguir as a ter suas atividades a partir de símbolos de Mitos de regras de instituições é onde mais para frente ele vai inventar moedas de troca o que Arari está ali a dizer é que a partir da e objetiva o ser
humano começa a produzir símbolos Olá e bem que esse símbolos agora voltando ao nosso texto de hoje eo jogo ou seja essas reuniões é estabelecidas socialmente os o lúdico ele é um ato simbólico refletido na escola refletido nos negócios nas organizações refletido nos cultos religiosos refletido nos esportes e assim por diante então para ele argumentar sobre essa tese o texto basicamente é subdividido em cinco aspectos desse jogo como elemento da cultura é e quais são os cinco pontos que a gente vai falar hoje a gente vai falar do jogo como uma atividade voluntária o jogo
como uma atividade não cotidiana o jogo como uma atividade caracterizada por limite de um tempo Nelly é caracterizada por um limite de tempo e espaços definidos uma atividade organizada por regras e uma atividade que possibilita a formação de grupos então eu quero sintetizar o texto a partir desse cinco pontos e obviamente que aqui eu farei uma leitura do texto a partir da Psicologia Então vamos para o primeiro pó o segundo o singa o nosso autor em questão ele vai afirmar que o jogo é uma atividade voluntária eu quero aqui dentro desse aspecto a salientar: o
primeiro ele é bem explícito ali no texto né que é o interesse da pessoa né atividade voluntária como o interesse da pessoa o segundo aspecto que eu vou acordar ele não está tão explícito no texto mas é uma leitura que eu faço para falar da necessidade de criação de novos interesses Então vamos ao primeiro ponto que é mais explícito no texto né é o jogo como uma atividade voluntária diz respeito em primeiro plano que as pessoas que estão envolvidas nesse jogo e entenda jogo como todo e qualquer tipo de reunião humana de sistematização de relações
sociais e ele deve ter a pessoa ao participar desse jogo precisa ter interesse A então necessidade do interesse da pessoa então segundo o singa nós não podemos afirmar que uma pessoa está dentro desse dessa Esfera do jogo se ela não se interessa por aquilo então isso diz respeito no tudo né então ele vai quem leu o livro percebeu que ele vai falar que isso diz respeito às reuniões religiosas as amizades das reuniões organizacionais tudo isso ele vai chamar de lúdico tudo isso ele vai chamar de reuniões de aproximações entre seres humanos a partir da do
primeiro aspecto que ele traz aqui que é o aspecto voluntário então a pessoa precisa se interessar há um segundo aspecto que eu aqui ressaltar ia é a necessidade da Psicologia trabalhar também com a criação de novos interesses uma vez que é levando em consideração que o jogo é um aspecto social ele então não nasce conosco não é um fenômeno enato né não é um dom e Nato Então ninguém vai se interessar por por rugby se o rugby não for apresentado essa pessoa ninguém será ninguém terá interesse em música clássica se a música clássica não for
apresentada essa pessoa ninguém terá interesse de qualquer outra objetivação social se essa objetivação social não for apresentada essa pessoa então tem sair um aspecto muito importante a psicologia entra até mesmo para desnaturalizar determinadas concepções de que a pessoa nasceu já com aquele interesse com aquele dorme com aquela capacidade com aquela habilidade então entra Psicologia para instruir pais professores instruir atletas instruir crianças etc a necessidade de se produzir novos interesses para que de fato a pessoa possa entrar dentro de uma esfera do que o texto chama de jogo isso quando eu falo isso Eu me recordo
muito de escolas de iniciação esportiva ou na educação física também por exemplo onde as crianças de ação encaminhadas para determinadas posições de um jogo seja futebol basquete etc sem experimentar outras posições eu acho que algumas aulas já falei isso é que existe uma certa exigência e daquela criança a só experimentar determinadas posições determinados comportamentos ou categorias sem portanto é criar novos interesses para essa pessoa diante de outras possibilidades seja dentro do Esporte e da atividade física da educação física da iniciação esportiva e também do esporte adaptado e não é parece uma visão romântica que a
gente vê uma pessoa por exemplo que perdeu Pedreira seu um membro né do corpo uma perna um braço e parece-nos tão é automático essa pessoa se reinserir se né no contexto esportivo é nada ela passa por momentos de negação momentos de tristezas pela perda do membro ela passa por momentos difíceis onde a psicologia pode ajudar para criar novos interesses criar interesses novos novas possibilidades para que essa pessoa seja inserida o rei inserida no aspecto esportivo por exemplo então até a questão do esporte adaptado e a psicologia a precisa a atuar dentro dessa esfera da criação
de Novos Rumos novas possibilidades do que eu chamei aqui de novos interesses e portanto a esses dois aspectos são muito importantes ninguém vai entrar em jogo né em questões é sistematizada socialmente Sem interesse mas também existe o outro lado de que nós sabemos que Essas atividades são sociais portanto há a necessidade de criar interesses para isso deve-se a pessoa não experimentar se a ela não for apresentada determinar relações é um tanto difícil que ela também é crie interesse para determinadas coisas o outro aspecto que eu levanto aqui é que o jogo por ser uma atividade
voluntária é importante a entender a diferença entre voluntário e involuntário para isso a gente pode pegar Justamente a o esquema né estímulo-resposta que o esquema de comportamento de qualquer animal é que vai responder diante dos estímulos e esse esquema é um esquema e um voluntário porque em voluntário porque ele é instintivo é uma resposta diante dos estímulos e agora no caso do ser humano essa atividade instintiva e voluntária ela pode ser modificada por conta da mediação cultural vou por uns e aqui de Cultura Então por causa da mediação cultural a resposta do ser humano pode
não ser mais involuntária mas pelo contrário uma resposta voluntária é o que a gente chama no alto domínio da conduta é o que a gente chama do sentido de volição vontade própria né E toda é todo esse processo que é engendrado no ser humano é engendrado somente a partir de mediações culturais de conhecimentos então a uma determinada atividade quando eu falo atividade entenda as formas de agir sem a pensar é é a nossa nosso comportamento o comportamento do ser humano ele vai depender das mediações que serão ali em ter postas entre o estímulo EA resposta
portanto no jogo a necessidade de conhecimento de suas regras conhecimento de suas especificidades justamente para pessoa ter uma atitude voluntária E aí que a gente vê a diferença entre a as pessoas que atuam de uma forma sem conhecimento de fato do que está fazendo seja numa academia fazendo exercícios etc e daquela pessoa que esse fato é é instrumentalizada por conhecimento então nós podemos entender que esses E bentos essas mediações aqui elas podem ser tanto um medi ações cotidianas do senso comum é mas como ela pode ser também é atividades lembro porque a senso comum mas
ela pode ser também atividades sistematizadas né ou seja e a pessoa agora com medo de ações mais específicas da atividade e ela está atuando ela pode de fato efetivar um comportamento voluntário e não em um voluntário bom então inclusive para o desenvolvimento da criatividade e imaginação que a gente tanto ver né nos atletas nas pessoas que praticam exercícios físicos isso também não é inato é não esperemos grandes criações grandes criatividades sem conhecimentos específicos sobre aquele ato de aquela atividade aquela criatividade Então até para ser criativo é importante que a pessoa conheça os conteúdos necessários até
mesmo para ela criar e isso nos remete ao segundo aspecto do jogo que ele vai chamar ele vai dizer que o jogo é uma atividade não cotidiana o que que é isso atividade não cotidiana não é uma atividade do senso comum ou pelo menos não deveria ser então o ser humano Diante da sua forma de agir sentir e pensar consciente ele essa atividade né dele é uma atividade mediada por tanto mar atividade que ela pode ser mediada por Sofia que a gente viu na aula passada pode ser mediada a doxa que a gente viu também
na aula passada ou pode ser é mediada por episteme como é horrível escrever com seu time é um mau epistêmico ou seja a nossa actividade é mediada agora nós sabemos que existem mediações cotidiana nas imediações não cotidianas quando nós pegamos doxa e Sofia nós vamos ver atividades cotidianas aquelas que a gente aprende nos pontos de gerações a gerações Ou aquelas que a gente aprende com a experiência dos mais velhos agora quando a gente fala de mediações não cotidianas estamos aqui a falar de mediações episteme ou seja sistematizados então é diferente Ou jogar uma pelada na
rua e jogar de fato um futebol conhecendo suas regras suas limitações suas especificidades e quando eu comecei a jogar eu sempre fui muito ruim no futebol mas eu morava na cidade de São Carlos onde tinha ali um não sei se tem ainda mas tinha um time é adolescente né muito conhecido no Brasil e fora do Brasil era um time assim é eu te chamava não sei se chama ainda né nunca mais ouvi falar Paulistinha e esse time era um loudness em que vivia o pessoal vivia ganhando campeonatos internacionais até eu resolvi me me arriscar entrar
nesse time paulistinha Ah e eu tinha dois amigos que jogavam bola muito bem e eles já jogavam no Paulistinha e eles me falaram a senhora você não sabe jogar muito bem não sabe o que é sem travante zagueiro certo então sim fala lá que você é volante porque a gente não tem muitos volantes ali aí eu falei tá bom mas o que que faz um volante aí uma um amigo falou assim Ah é aquele que corre o campo todo Então tá quando chegou lá me apresentou para o técnico ele fez um teste comigo quando ele
foi fazer o teste comigo ele perguntou qual que é a sua posição é feliz o volante tá E aí me posicionei no meio do campo e ele chegou até mim e me perguntou assim você sabe o que faz um colante diferenciar ele corre o campo todo o Ou seja eu reproduzir algo de Sofia e doxa no máximo do é doxa o Sofia no máximo mas aí ele chegou e falou para mim não volante significa aquele que vai direcionar Então você tem que ficar atento para olhar para os pontas os laterais para ver se eles estão
correndo para você lançar para eles você que vai fazer o direcionamento a organização por isso é volante aí ele foi me explicando o que que é isso episteme não é mais do senso comum ele foi me explicando as especificidades daquela determinada posição é claro que não deu certo né Não não fui futebolista ele não me aceitou mas o que que acontece é importante entendemos que existe por um lado uma prática não cotidiana mais o texto está nos apresentando aqui que de fato o jogo é um uma atividade não cotidiano ou seja ela requer sistematização ela
quer ela requer conhecimentos específicos sobre aquilo que eu estou realizando aquele comportamento que eu estou tendo E para isso eu preciso de preciso aqui remeter vocês a 1 é um conceito que que é um homogenização é um conceito que eu utilizo na Minha tese de doutorado não fui eu que inventou o conceito eu pego de mar filósofa Húngara chamada Agnes heller e ela vai dizer uma coisa que é uma organização é uma relação que nós seres humanos temos com Produções objetivações humanas que estão nas esferas não cotidianas oi e ela vai dizer assim que nós
não vivemos o tempo todo em homogenização para ela nós vivemos a maioria do tempo na heterogeneidade da vida cotidiana que que é isso heterogeneidade da vida cotidiana são as várias coisas que temos que fazer no nosso dia a dia e inclusive São Tantas Coisas que nós fazemos ao mesmo tempo que não há portanto um momento específico no nosso dia a dia na nossa cotidianidade tem que nós vamos colocar toda nossa força psíquica numa atividade só é por isso que o jogo como uma atividade não cotidiana ele requer homogenização ou seja ele requer um distanciamento momentâneo
da cotidianidade e isso é homogenização é o ato do ser humano em momentaneamente mas sempre né É por um momento momentaneamente distanciar-se da vida cotidiana para executar uma atividade não cotidiana e sempre quando você vai ler um livro quando você vai estudar quando você vai ter aula quando você vai para uma palestra ou quando você vai uma reunião quando você entra em jogo O que Segundo Os Vinga o que caracteriza de fato um jogo é quando eu concentro todas as minhas energias a minha potência de vida que Agnes heller vai chamar de paixão dominante ela
vai pegar isso do guettes quando eu coloco toda essa minha paixão dominante uma só atividade aí entra toda aquele aspecto que a gente já falou aqui da pessoa ter uma consciência corporal quando tá na academia saber quais são os músculos que estão sendo envolvidos naquela atividade da criança saber o que ela está fazendo a quando está alongando aquecendo do Atleta saber e aquelas tantas operações que ver uma coisa difícil é você trabalhar com adolescentes que precisam treinar fundamentos fundamentos de qualquer uma 10 10 áreas do esporte muitas as vezes eles não entendem para que que
serve o treinamento de Tais fundamentos mas um homem já diz é aquilo que vai sustentar a edificação de uma vida de atleta mas para isso eu não posso me distrair na heterogeneidade da vida cotidiana eu preciso entrar em homogenização Ou seja é um distanciamento você ruminante aqui é um distanciamento momentâneo da vida cotidiana para me aprofundar mais numa atividade que requer Jimmy maior concentração requer de mim maior empenho em requer de mim a uma a missão ou uma né paixão dominante para aquele momento isso é uma organização então uma sendo o jogo uma atividade não
cotidiana ela a essa atividade requer um distanciamento momentâneo da vida cotidiana Oi e aí que o texto nos remete a o terceiro espaço o terceiro aspecto do jogo por ser uma atividade não cotidiana que requer um distanciamento da cotidianidade do senso comum o jogo é caracterizado por limite de tempo e de espaços então ele tem um tempo específico diante também de um espaço específico ai ai ó entra aí ó a homogenização como esse distanciamento do senso comum para articular ali dentro de um limite de tempo espaços definidos a uma sistematização do trabalho porque a veja
é tempo e espaço definidos é uma intencionalidade foi definido antecipadamente nós vamos fazer por exemplo treinamento psicológico com algum atleta Quando nós vamos realizar um treinamento mental treinamento da concentração de automotivação de psico regulação em tudo isso nós precisamos reservar um tem um limite de tempo e de espaços específicos e definidos o ou seja o jogo ou qualquer atividade não cotidiana exige esses dois aspectos não à toa na pandemia nós a sofremos bastante por isso porque veja na pandemia para aqueles que respeitam a questão do isolamento veja como que essas pessoas acabam sofrendo quando vai
trabalhar quando vai estudar porque tem muitas vezes tudo bem aqui a gente tem um limite de tempo definidos de tempo definido mas nós não estamos no espaço definido e isso pode causar muito desconforto muitas pessoas estudando em casa não consegue entrar em homogenização eu não sei se vocês são assim mas muitas vezes você tá em casa e você tem que disputar né A questão sei lá da geladeira que tá do seu lado a fome a cama muitas vezes você ouve a estuda no seu quarto ou tem mais pessoas na sua casa e fica aquela conversa
toda você não consegue se concentrar enfim veja o que acontece o estudo como é uma atividade não cotidiana ele requer um limite de tempo que a gente não aguenta ficar muito tempo ainda mais na frente em uma tela de computador traz mais fadiga mental aí e espaços definidos na Será que todos nós temos espaços definidos quem tem condições nessa pandemia sei lá montou um escritório um home office em um local para isso algumas empresas também fizeram isto mas existem famílias e por exemplo para uma criança um adolescente ter aula online ele a mãe precisa a
sortear quem que vai pegar o celular hoje porque é um celular para cinco filhos cada um assistir aula no dia da semana com a internet do vizinho então o filho tem que ficar lá no muro da casa do vizinho para pegar o sinal do wi-fi então assim Veja aqui a alma dificuldade Nossa quando se fala de atletas também nós no estágio em psicologia do esporte Trabalhamos Todo esse tempo Desde o ano passado e até hoje né com a com os atletas via online e como é difícil fazer isso porque porque eles estão sempre em pular
de treino de competições etc e sem o espaço também se pra nós já é ruim fazer é difícil físicos em nossa casa então não tem aquele espaço aquele clima da academia etc Quem dirá para um atleta profissional daqui vive o tempo todo ali no campo na quadra no Tatame na academia etc mudou meus limites e tempo mudou os limites mudaram também os limites de espaço e isso provoca sino certo desconforto a ponto da pessoa não entrar em jogo e o que o texto tá falando o jogo necessita de tempo espaços definidos isso a gente fala
do Atleta Mas a gente pode ver todos nós aqui cada um de nós temos determinadas dificuldades então uma reunião o jogo que o Zimbra fala é necessário portanto um limite de tempo e de espaço e não atua as competições tem tempo e tem espaço não à toa quando nós fazemos um treinamento mental nós convidamos o atleta para se imaginar lá na quadra lá no campo para ele imaginar se a com a torcida com a torcida rival com a torcida dele do time dele com os adversários as pressões enfim até o nosso treinamento mental convida a
pessoa a projetar a criar imagens subjetivas da realidade A partir de tempos e espaços específicos e em quarto lugar além de ser uma atividade é voluntária uma atividade aqui também é que ela não é cotidiana uma atividade que requer tempo e espaços definidos ela também o jogo também é uma atividade organizada o organizado por regras e inclusive o texto fala né bula da pessoa que quebra as regras é o estraga-prazeres acabou acaba o o a esfera do jogo e para quem quebra as regras e se quebrar as regras não tem mais o jogo então o
jogo na verdade desculpa as regras Na verdade são essas mediações que servem de barreira funcional entre o estímulo EA resposta acho que já numa das aulas do bimestre passado eu já expliquei o que é barreira funcional né é a própria mediação cultural né que sim interpõe entre estímulo e resposta veja então como as regras são importantes eu tenho preocupação desse discurso é sabia em um discurso um discurso pós-moderno que as regras são ruins que não gente se não tiver regras quebra-se o jogo dos papéis sociais que nós temos eu não sei se você repara mas
todos os papéis sociais que nós desempenhamos no nosso dia a dia são estruturados por regras e se você quebra uma dessas regras você quebra um papel social seja de pai seja de professor de patrão de empregado de aluno de professor de coordenador enfim quebra os seus papéis sociais e é interessante desses papéis sociais eles eles é cético lam muitas vezes não dia de várias formas o goleiro tem suas regras e o zagueiro tem suas regras e o atacante tem suas regras o pivô tem suas regras no Tatame dependendo da arte marcial tem suas cada uma
tem suas regras enfim todo o jogo toda reunião toda koinonia toda a assembleia toda a instituição simbólica né social que o ser humano vai instituir existir regras e o e por último e o texto vai falar que o jogo por ser uma atividade que é voluntária mediada né uma atividade não cotidiana uma atividade que ela é que ela exige regras ela também é uma atividade e vai produzir no ser humano a possibilidade da formação de grupos a igreja não é só a formação de grupos ali no momento do treino da competição e o próprio texto
vai mostrar que assim é grupos que se reúnem naquele período de tempo e espaço eles vão além daquele tempo e espaço definido então você pode ver que você sei lá você é um karateca E você tem lá duas vezes por semana o treino de karatê então Alice tem seus amigos mais veja aqui o jogo produz uma relação para além daquele momento ou seja por mais que ele seja não cotidiano ele provoca produção o a formação de grupos para além do cotidiano para além do não cotidiano ou seja na cotidianidade aí você tem os grupos de
WhatsApp você tem um grupo de churrasco tem um grupo porque porque o próprio a própria é o jogo produz essa fôrma e de grupos e é o que nós vimos nessa pandemia sabe o que salvou psiquismo não é de muitos atletas nessa pandemia que não conseguiam e não conseguem até hoje ter um contato direto com seus amigos grupos formados por exemplo pela própria internet eu tive Estagiários que trabalhou muito com os grupos de atletas é justamente para não perder a motivação para não perder o foco é momentos para que eles possam se expressar momento que
eles possam colocar para fora o que estão sentindo enfim veja como que o jogo é uma atividade não cotidiana que depende de espaços e tempos estabelecidos mas ele vai além disso ele provoca a formação de grupos para além dos espaços específicos do jogo E aí produzindo que comunicação liderança motivação amizades o pertencimento de um grupo são seres gregários nós precisamos é sentir pertencentes de um grupo seja em tudo onde a jogo onde é o lúdico Ali há também a possibilidade de informações de grupos que vão além de né do próprio momento o lúdico bom gente
em linhas Gerais e era isso que eu queria destacar do nosso texto de hoje que o jogo é um elemento da Cultura o e morcego elemento da cultura Ele carrega cinco aspectos importantes primeiro é uma atividade voluntária eu preciso ter interesse de estar nesse jogo Mas também eu preciso ter conhecimentos necessários para ir para isso eu preciso é que se criem novos interesses das especificidades de cada atividade social o jogo também é uma atividade não cotidiana então ele é não é algo do senso comum ele é sistematizado ele precisa de episteme ele tem determinadas especificidades
que diferem da atividade espontânea do senso comum e a Ele o jogo é uma atividade caracterizada por um limite de tempo espaços e muitas vezes nós ficamos todo perdidos quando não a esse limite de tempo espaço e eu quero repetir aqui não é só dentro dos esportes o texto vai falar que o homo ludens ele está em todos os aspectos isso me faz lembrar aqui por exemplo da pessoa religiosa ela até sabe que Deus é onipresente está com ela lá na casa dela aonde ela estiver mas o religioso um presente faz questão de estar onde
no local específico não tempo específico para cultuar os seus Deuses seja lá na igreja seja no terreiro seja Enfim no tempo em onde for dependendo da sua independentemente da sua religião do seu e você vai ver que o religioso ele muitas vezes requer ele necessita por mais que ele saiba que o seu Deus está com ele dentro dele ele também quer estar dentro ali de uns passos e de um período de tempo específico para aquilo porque porque o jogo ele não é uma atividade cotidiana é não cotidiano então ele requer isso além dele requerer o
limite espaço ele requer também regras enquanto eu estou na atividade de jogo e eu preciso cumprir as regras desse jogo e por último por ser essa atividade tão complexa e ele produz também a formação de grupos para além e do de próprio jogo em si ele produz uma atitude social que a amplia as esferas não cotidianas e as esferas cotidianas com esse cinco aspectos nós psicólogos podemos aplicar não só na nossa atitude enquanto profissionais da Psicologia mas também na instrução né de professores de pais responsáveis e também dos atletas eu paro por aqui e abre
o para vocês falarem perguntarem WhatsApp e [Música] E aí
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