EVIDÊNCIAS - O Servo Sofredor

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Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Neste programa Evidências vamos analisar um trecho famoso escrito por um profeta igualmente famoso q...
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t [Música] [Música] [Música] começa mais uma vez pela TV Novo Tempo seu programa Evidências na busca de fatos que comprovem a veracidade histórica da Bíblia Sagrada o ministério dos Profetas bíblicos é algo sem sombra de dúvidas bastante curioso o modo como homens comuns foram Escolhidos por Deus para falar em seu nome é um acontecimento simplesmente extraordinário eles viram o invisível comunicavam as vontades de Deus e sofriam muito por causa da sua Fidelidade Ao Senhor no programa de hoje vamos analisar um trecho famoso da Bíblia escrito por um profeta igualmente famoso que viveu 700 Anos Antes
de Cristo o seu nome Isaías conhecido como profeta messiânico do Antigo Testamento Isaías se diz filho de Amós que por sua vez era membro de uma família real ele teve a sua primeira aparição pública como profeta no mesmo ano em que Uzias Rei de Judá foi acometido por lepra e veio a falecer isto nos ajuda a situar o início do seu ministério por volta de 740 antes de Cristo de acordo com a introdução do seu próprio livro Isaías profetizou durante os reinados de Uzias também chamado de Azarias jotão acá e Ezequias todos Reis de Judá
ora Considerando o ano aproximado da morte de Uzias até O Reinado de Ezequias e talvez o início do governo de Manassés alguns pensam que Isaías alcançou os dias desse Rei podemos dizer que o seu ministério se Estendeu por pelo menos uns 64 anos consecutivos foi realmente um longo período como mensageiro do senhor para o povo Judeu ele pode testemunhar o crescimento de um Novo Império a Síria e ver a queda do reino do norte de Israel esteve presente na sobrevivência insegura do reino de Judá E alertou ao povo e ao Rei sobre a importância da
Santidade ao Senhor e isto numa época em que Judá e Jerusalém estavam repletas de todo tipo de envolvimento com o paganismo e a idolatria mas Isaías Não cansou de pregar a justiça a caridade e a salvação de Deus mesmo vivendo num tempo em que os valores morais do Povo estavam muito abaixo do aceitável não é à toa que o seu nome tem um significado todo especial condizente com a sua mensagem Isaías vem do hebraico yá yahu que quer dizer o senhor é nossa salvação mas nem todos viram em sua mensagem um conteúdo de salvação por
isso Isaías angariou muitos inimigos ao longo de sua carreira de acordo com uma antiga tradição que data do primeiro século depois de Cristo Isaías morreu Cerrado ao meio porque denunciou as atrocidades de Manassés rei de D alguns pensam que o texto de Hebreus Capítulo 11 verso 37 que fala de pessoas que foram cerradas ao meio por causa de sua fé seria uma clara referência ao martírio do profeta Isaías Mas eles podem até ter matado o profeta mas não silenciaram a voz de sua mensagem pois aquela era uma mensagem de origem Divina seus escritos estão até
hoje publicados em bíblias do mundo inteiro confirmando o que o próprio Isaías disse seca-se a erva cai em-se as flores soprando nelas o hálito do Senhor na verdade o povo é como a erva seca-se a erva e cai a sua flor mas a palavra do nosso Deus Permanece eternamente Isaías Capítulo 40 versos 7 e 8 deixe-me contar para você a Breve História de um importante achado arqueológico que já mencionamos algumas vezes em nosso programa e tem relação Direta com a preservação do Livro de Isaías em 1947 um garotinho beduíno andava por essas bandas em hirb
kum ran nas proximidades do Mar Morto então ele encontrou acidentalmente vasos como estes repletos de manuscritos antigos eram manuscritos judaicos inclusive com cópias bíblicas que datavam de até 270 Anos Antes de Cristo membros de uma antiga seita do Judaísmo os esconderam ali e eles ficaram assim intocados por mais de 2000 anos a publicação destes textos ajudou tremendamente a confirmar a permanência do texto bíblico ao longo dos séculos e também a conhecer o judaísmo que existia nos começos do cristianismo agora quer saber qual foi o livro da Bíblia mais bem preservado que encontraram em cumr exatamente
o livro de Isaías que aqui é examinado por um perito em línguas antigas uma cópia desse manuscrito ganhou destaque na exposição permanente que existe no santuário do livro dentro do Museu de Israel aqui você tem uma cópia do Rolo de Isaías encontrado nas cavernas veja como está bem preservado imagens em alta resolução deste manuscrito estão hoje disponíveis na internet realmente a erva seca a flor murcha mas a palavra do senhor Permanece eternamente foi Isaías que escreveu isso Isaías é um livro tão importante que a alguns teólogos chegam a sugerir que ele é um microcosmo de
toda a bíblia é apenas uma curiosidade mas veja porque falam isto a Bíblia tem 66 Livros Isaías tem 66 capítulos os livros 1 a 39 constituem o antigo testamento os capítulos 1 a 39 de Isaías também marcam o trato de Deus com Israel a seguir no começo do novo testamento temos os Evangelhos narrando o Ministério do Messias e também na segunda parte de Isaías temos a descrição do servo sofredor que é o messias finalmente o último livro da Bíblia é o Apocalipse que traz a descrição da Nova Jerusalém de igual modo os dois últimos capítulos
de Isaías trazem a visão do novo céu e da Nova Terra é claro que isto é apenas uma curiosidade homilética mas ela é muito interessante e muito inspirador agora você sabe Qual é o capítulo mais famoso de Isaías é justamente o Capítulo 53 onde ele fala do servo sofredor e a sua experiência de morte e glorificação você quer conhecer ou relembrar o conteúdo desse Capítulo então Preste a atenção no que ele diz quem deu crédito à nossa pregação e a quem se manifestou o braço do Senhor porque foi subindo como Renovo perante ele e como
raiz de uma terra seca não tinha tinha beleza nem formosura e olhando nós para ele não havia boa aparência nele para que o desejássemos era desprezado e o mais rejeitado entre os homens homem de dores experimentado nos trabalhos e como um de quem os homens escondiam o rosto era desprezado e não fizemos dele caso algum verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si e nós o reputávamos por aflito ferido de Deus e Oprimido mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados todos nós andávamos desgarrados como ovelhas cada um se desviava pelo seu caminho mas o senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos ele foi Oprimido e afligido mas não abriu a sua boca como um Cordeiro foi levado ao matadouro e como a ovelha muda perante os seus que adores assim ele não abriu a sua boca da opressão e do juízo foi tirado e quem contará o tempo da sua vida porquanto foi cortado da terra dos viventes pela transgressão
do meu povo ele foi atingido e puseram a sua Sepultura com os ímpios e com o rico na sua morte ainda que nunca cometeu injustiça nem houve engano na sua boca todavia ao Senhor agradou moê-lo fazendo-o enfermar quando a sua alma se puser por expiação do pecado virá a sua posteridade prolongará os seus dias e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão ele virá o fruto do trabalho da sua alma e ficará satisfeito com o seu conhecimento o meu servo o justo justificará muitos porque as iniquidades deles lará sobre si Por isso lhe
darei a parte de muitos e com os poderosos repartirá ele o despojo porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com transgressores Mas ele levou sobre si o pecado de muitos intercedeu pelos transgressores Isaías Capítulo 53 que passagem linda da escritura Este é um texto que tem inspirado cristãos do mundo inteiro acerca da Morte e do sacrifício de Jesus Cristo contudo estudiosos judeus modernos têm dificuldade em aceitá-lo pelo menos conforme lido na Ótica Cristã é que para muitos rabinos o servo sofredor de Isaías ou em hebraico evet Adonai se referiria ao povo de
Israel que sofre por causa de outras Nações ou quem sabe o próprio Isaías ou quem sabe também Moisés ou outro profeta qualquer da história do Judaísmo mas nunca seria uma referência ao Messias o motivo principal é óbvio para a compreensão atual de muitos judeus a morte expiatória de Jesus por nossos pecados é uma pregação de injustiça afinal não é justo nem sensato que um santo Inocente no caso Jesus de Nazaré morra Pelos Pecados daqueles que são realmente merecedores da condenação Mas de fato esses autores judeus estão corretos em sua apreensão o Evangelho é realmente uma
mensagem de Justiça mas que vem de um ato completamente injusto não é por menos que Paulo chamou o evangelho de a loucura da pregação primeira Coríntios Capítulo 1 verso que o culpado pague por sua culpa faz sentido para qualquer pessoa que tem uma cultura mais legalista mas que um inocente pague pelo culpado isso realmente não faz sentido para muita gente e não fez sentido também para Isaías Observe que ele começa o seu oráculo nas palavras quem Creu em nossa pregação ou seja quem vai confiar ou acreditar nisto que eu vou contar aqui o famoso matemático
e filósofo blaz Pascal escreveu certa vez que o coração tem razões que a própria razão desconhece essa frase tomada muitas vezes com uma conotação romântica que não foi a intenção original do autor significa a síntese de sua própria doutrina filosófica que seria o raciocínio lógico e a emoção Pascal dizia que esses dois princípios o raciocínio lógico e a emoção nem sempre estarão em harmonia por quê Porque há razões diferentes que normati um e o outro aplicada a Deus essa frase bem poderia se referir ao seu amor pela humanidade ele desceu aos nossos infernos morreu a
morte a que tínhamos direito apenas porque nos amou e o amor meu amigo não se explica se aceita ou se rejeita não há uma terceira opção mas nem sempre o judaísmo foi assim tão resistente em ver em Isaías 53 uma referência ao Messias veja o talmud babilônico E também o midrash rabá de Rute e o targum de Jonatas são bons exemplos da antiga literatura Judaica que identificam o Messias como sendo o servo sofredor da Profecia de Isaías e não somente isto Você se lembra do achado dos manuscritos do Mar Morto que fizemos referência pois bem
na época em que foram encontrados muitos manuscritos foram negociados clandestinamente mas o professor elzer kenik da Universidade Hebraica de Jerusalém conseguiu adquirir alguns manuscritos e examiná-los entre os manuscritos estava este que o professor chamou de O pergaminho de Ação de Graças neste manuscrito havia uma série de Salmos não encontrados na Bíblia que começavam com a frase eu darei graças ao Senhor por isso o texto foi conhecido com o nome de O pergaminho de Ação de Graças nestes Salmos quem os escreveu certamente expressava uma gratidão a Deus por tê-lo redimido do pecado e levado para perto
de sua presença são composições realmente muito bonitas esse salmista anônimo se descreve Como o chefe de uma comunidade de crentes e em vista disto alguns estudiosos acreditam que o pergaminho tenha sido escrito em nome de alguém chamado o mestre de justiça que seria uma figura Messiânica muito importante do grupo O que chamou a atenção de alguns pesquisadores é que enquanto os outros manuscritos encontrados nas cavernas de kran estavam Enrolados de maneira natural um deles O pergaminho de Ação de Graças estava guardado em duas partes como se tivessem sido rasgadas as suas folhas e emboladas isto
já na antiguidade bem Isto é claro é altamente hipotético mas pesquisadores Como Israel KN da Universidade Hebraica são de opinião que este manuscrito tinha uma interpretação que de certa forma incomodou algum segmento judaico da época e que interpretação seria essa justamente aquela que fala sobre Isaías Capítulo 53 de acordo com o Salmo ali estaria a figura de um Messias redentor que é ao mesmo tempo humano e Divino homem e Deus veja alguns trechos do Salmo em questão quem tem sido desprezado como eu e quem tem sido rejeitado pelos homens como eu e quem se compara
a mim em tolerar suportar o mal quem é como eu dentre os anjos eu sou o amado do rei a companhia dos Santos ora raciocí comigo é impossível não ver aqui um paralelo com o texto de Isaías que fala do servo como sendo mais rejeitado dentre os homens mas o texto não para por aí numa segunda versão deste mesmo hino é dito que o autor teve a experiência de assentar-se num trono no céu e ser contado entre os anjos além disto ele tem um desejo que não vem da carne e finalmente ele é o mais
desprezado e o mais glorificado veja o texto Quem foi considerado despresível como eu e no entanto quem é igual a mim e minha glória e num outro hino da mesma coleção encontramos ainda esta versão mais completa alegrem-se vocês justos dentre os anjos na Santa Morada entoai lhe hinos anunciai o som de um alarido em eterno júbilo para estabelecer a trombeta do Seu Messias para tornar conhecida sua força em poder as partes que você viu entre colchetes são pedaços que estão faltando no manuscrito original ou cuja leitura foi feita a partir de outra cópia mais legível
do manuscrito é assim que os textos de kran São são citados normalmente veja o texto fala de um Messias que sofre para depois ser glorificado e mais também pode sugerir que se trate de alguém sem igual entre os homens a combinação especial de status Divino e sofrimento humano numa só pessoa é algo inédito na literatura Judaica mais antiga note a comparação entre a retórica quem é como eu dentre os anjos e no meso hebraico traz a palavra divindades Elim agora compare isto com o que está na Bíblia em Êxodo capítulo 15 verso 11 que diz
o seguinte quem é igual a ti ó senhor dentre os deuses Elim percebeu que Curioso o mesmo termo que Moisés aplica a Deus ao Senhor de Israel este salmista anônimo aplica ao Messias nos faz entender que hav aquele tempo judeus que viam o Messias como um sujeito humano e ao mesmo tempo Divino e que viria para sofrer em prol dos pecadores o texto de Isaías realmente nos leva muito a refletir sobre este amor de Deus por nós e o seu papel na história deste mundo somos criaturas amadas por Deus é isto que nos diz o
texto apesar de todos os nossos medos defeitos e imperfeições Deus nos ama a mão do Senhor se estendeu a nós para nos tirar do abismo e Finalmente nós e nossos queridos podemos ser salvos e quem nesse mundo meu amigo não sente a necessidade de um Salvador eu sei que alguns podem até negar o sentimento mas o buraco existencial é um fato e mesmo que não aceitem a existência de um Deus de Amor no fundo no fundo todos desejariam que ele existisse também está aí uma oração honesta isto mesmo uma oração que até um ateu poderia
fazer senhor que o senhor realmente exista e possa me amar Amém mas eu sei que alguns continuarão negando este sentimento ou esta necessidade de ser salvo esse é o roteirista de cinema William Nicholson premiadíssimo no mundo inteiro você talvez não o conheça por nome mas já deve ter visto algum filme que ele fez Como por exemplo o gladiador agora veja que interessante o que ele mesmo admitiu sobre essa necessidade de um Salvador a autossuficiência é a maior inimiga da salvação se você é autossuficiente nunca terá necessidade de Deus ou aparentar não ter e se não
tem necessidade de Deus você nunca o buscará e se não buscá-lo de fato nunca o encontrará Isaías tem uma mensagem Clara para cada um de nós hoje eu fico imaginando o que passou na cabeça dele no momento em que escrevia este lindo poema messiânico eu sei que ele foi inspirado por Deus mas as palavras são de sua escolha pessoal com base naquilo que ele mesmo vivia e sentia E se eu posso arriscar um palpite Isaías deve ter se sentido acima de tudo amado por Deus o significado de seu nome muito a seu respeito e fazia
todo sentido eá e Yu o senhor é a nossa salvação e é mesmo alguém Talvez esteja se perguntando Mas onde está no programa de hoje o fato que confirme a historicidade da Bíblia Sagrada o fato meu amigo está aqui isto mesmo falando com você é isto mesmo eu sou este fato pois o Senhor mudou minha vida e eu posso assegurar a você que ter Deus é uma experiência magnífica num debate legal filosófico religioso ou acadêmico todo e qualquer argumento pode ainda que hipotéticamente ser refutado ou questionado Eu sei disso mas uma experiência pessoal com Deus
uma vida transformada por sua graça Este é um argumento que nem o maior do dos incrédulos Pode refutar Ele Pode até negar Mas jamais refutar sabe por quê Porque as certezas do coração parafraseando blaz Pascal superam todo o questionamento e suplantam qualquer argumentação racional ou bibliográfica Então pense nisto e arrisque ter você mesmo esta experiência também Você se sentirá tangivelmente um Amado de Deus muito bem nós vamos ficando por aqui com esta mensagem de Isaías em nossa mente e em nosso coração mas semana que vem temos um novo encontro aqui na TV Novo Tempo para
mais um programa Evidências até lá [Música] a [Música]
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