A Guerra do Vietnã

858.56k views1433 WordsCopy TextShare
Impérios AD
► Apoie o canal (por favor): https://apoia.se/imperiosad Instagram: https://www.instagram.com/imperi...
Video Transcript:
Salve meus cavaleiros, aqui é o Thiago, sejam muto bem-vindos ao Impérios AD! Tem um ditado antigo aí que diz que “cão que late não morde. ” Ditados mentirosos à parte, depois da Segunda Guerra Mundial surgiram dois cachorrões nervosos que adoravam latir, mas quando enfiavam os dentes em alguém não deixavam sobrar nada: Estados Unidos e União Soviética.
A Guerra Fria estava fervendo, e em 1955 ela entrou em ponto de ebulição, mas não nos EUA e nem na União Soviética. . .
No Vietnã! O Norte contra o Sul, comunismo vs capitalismo. Durante 20 anos o Vietnã viveria um inferno político economico e social que partiria a nação no meio literalmente que deixariam sequelas no seu povo que são sentidas até hoje.
Aqui é o Vietnã, E aqui é a França, só que até 1940 o Vietnã era França. Mas na Segunda Guerra Mundial a França não era mais França, era Alemanha. Agora o Vietnã era do amigo da Alemanha, do Japão, até que (bomba atômica).
. . Acabou a guerra, os aliados vencem o Eixo, a França volta a ser França, e o Vietnã.
. . Continua não sendo Vietnã, porque o Japão está lá; os americanos tiram o Japão de lá; Rússia, EUA, Reino Unido, China, amigos, ainda, querem a França no Vietnã, de novo.
França invade o Vietnã mas de repente “Toc Toc” 0:03:47. 700,1193:02:47. 295 “Quem.
. ? ” “O Viet Mihn!
” Guerrilheiros do Norte que guerrilhavam contra o Japão, tinham apoio da população, e agora guerrilhavam contra a França, fraca, com ele Ho Chi Mihn, comunista, revolucionário, encrenqueiro, revolucionários são encrenqueiros; França e Vietnã brigam, no Vietnã, Laos e Camboja. Começa a Primeira Guerra da Indochina; E advinha, só? A França perdeu, normal.
O Viet Mihn vence e em 1954 o Vietnã do Norte era independente, livre e comunista, se é que isso faz algum sentido. A União Soviética gosta disso, a China gosta disso; Mas os americanos não gostam disso. Espionagem, conspiração, tensão.
. . Eles não eram mais amigos, comunistas e capitalistas não podem ser amigos, estavam em Guerra, na Guerra Fria!
Dizem que o comunismo se espalha como grangrena, câncer, praga, doença, coceira; e os americanos sabiam disso, morriam de medo disso, e eles tinham que fazer alguma coisa: Dwight Eisenhower, o americano, o fazedor de machos, o comunofóbico, iria colocar ordem na bagunça. A Teoria do Dominó criado por Einsenhower chocou o congresso americano. Então, os Estados Unidos dariam todo apoio a eles, a resistência, os católicos, e atenção para o meu vietnâmes agora, Ngô Đình Diệm e Nguyễn Vĩnh Thụy, carinhosamente chamado de Bao Dai.
Resumindo: China e União Soviética reconheciam a República Democrática do Vietnã de Ho Chi Mihn com a capital em Hanoi, e os States, Reino Unido e França reconheciam o Estado do Vietnã, de Bao Dai em Saigon. Aí eu te pergunto, o que poderia dar errado? Capitalismo e comunismo não podem ser vizinhos, nem viver no mesmo continente, quiça no mesmo planeta, então é claro que a treta ia rolar solta.
. . E rolou!
Insurgências, revoltas, acusações, teorias da conspiração, e principalmente os dois principais ingredientes para a escalada do caos: política e poder! A Guerra do Vietnã tinha começado! De 1955 a 1975 o país ficaria mergulhado na desgraça!
A pressão comunista sobre o Sul era esmagadora, mas em 1965 os Estados Unidos entram oficialmente na guerra com tudo. A máquina de guerra americana era imparável e mortal. Mas do Norte surgem eles, os soldados do caos, os Vietcongs: suas táticas de guerrilha infernizam a vida dos americanos que avançavam em território comunista.
De 1965 a 1973 os americanos dizimavam os comunistas, mais de 1 milhão mortos, aumentando o saldo ainda mais na furiosa Ofensiva de Tet: Mas quanto mais eles matavam, mais comunistas surgiam, e a maré começou a virar contra os americanos, de um jeito que eles jamais viram na sua história. O que seria uma luta pela liberdade, se tornou um prejuízo esmagador para eles: mais de 58 mil jovens americanos mortos e um rombo de trilhões de dólares, em uma guerra que não era deles e que não podia mais ser ganha. Crimes de guerra como bombas de Napalm atingindo civis, massacres de camponeses, e era isso, e somente isso que a imprensa democrata americana informava aos americanos; o terror do comunismo foi esquecido, e o que os americanos viam na televisão era apenas o terror americano.
Tudo isso fez o povo se revoltar contra a Guerra, exigindo a saída dos EUA do Vietnã. 4 presidentes americanos se viam assombrados pelo fantasma dessa guerra, E a capital do sul, Saigon, foi consquistada pelo norte decisivamente. Era o fim da Guerra do Vietnã com a derrota americana e do Sul.
E agora eu tô aqui, no passado ainda, gravando o vídeo, nem fiz as animações, e só vou lançar o vídeo daqui há umas duas semanas e depois de 200 horas suando o lombo na cadeira. . .
Mas eu já sei que você tá aí no futuro escrevendo nos comentários: Eu, comunista? O que que eu fiz pra merecer isso? !
Já que você tá me xingando aí, aí vai um canal bem conservador, confirmando a derrota americana. No vídeo do canal PragerU, o historiador Victor Davis Hanson que é uma das maiores autoridades mundiais em história militar com 14 obras publicadas diz claramente que eles perderam: Só que mesmo assim, você ainda me pergunta: Triste, né? !
Mas dizer que os Estados Unidos simplesmente ganharam a guerra porque mataram mais e tinham um melhor exército, é uma simplificação generalizada da complexidade do que é uma guerra. E já deveria ser óbvio pra quem gosta do assunto que nem sempre quem mata mais é quem ganha. .
. “Concordo camarada, concordo! ” É, Stalingrado que o diga, né!
? Os Estados Unidos trucidaram os vietnamitas; eles eram e ainda são a mais poderosa força militar da história: seria impossível para eles perderem em campo. Mas toda guerra é um mecanismo complexo onde várias engrenagens precisam funcionar em conjunto e ao mesmo tempo.
E isso não aconteceu com os americanos no Vietnã! Muito pelo contrário! Os soldados faziam a parte deles, girando para um lado, mas a sociedade e a política americana seguiam para um lado completamente diferente.
Quanto mais os americanos matavam, mais longe ficavam de ganhar a guerra e livrar a região do comunismo. Mesmo com o Acordo de Paris, depois de 8 anos da entrada americana na guerra, os americanos só conseguiram um cessar fogo, deixando os dois lados da guerra se entenderem, e resolverem a situação Só que o Acordo de Paris não era o fim da guerra, nem para os vietnamitas, nem para os americanos. Nos Artigos 7 e 17 do próprio tratado eles acordaram que substituiriam, abre aspas, “peça sobre peça” que fosse destruída caso o conflito recomeçasse.
Então repetindo: o Acordo de Paris não tirou os americanos da guerra: os americanos continuavam e continuariam incluídos na guerra de acordo nos próprios termos do armistício, como diz o artigo 31 nele: E como já era de se esperar, o Norte quebrou o acordo e invadiu o Sul novamente em 1974. Mas inacreditávelmente não foi só o Norte que quebrou as regras: os Estados Unidos também! O Congresso americano em 1974, de maioria democrata, simplesmente não honrou a promessa feita no Acordo de Paris e não enviou ajuda ao Sul.
Cidade após cidade, o Norte conquista o Sul e finalmente vence a Guerra do Vietnã em 1975. Nas palavras do próprio dr. Victor Hanson, no Livro A Guerra do Vietnã, coordenado e editado pelo respeitado historiador americano e veterano da guerra do Vietnã James Willbanks, a derrota não foi apenas política.
No capítulo 14 ele diz que “o comando militar americano perdeu a guerra, apesar de bravos soldados, bons equipamentos e muitos suprimentos. ” Na página 8, do Almanaque da Guerra do Vietnã, Willbanks diz que: Tão claro quanto o dia: mesmo renomados historiadores conservadores, admitem a derrota americana no Vietnã; e analisando os estudos acadêmicos, é simplesmente impossível chegar a outra conclusão. Os americanos estavam com um olho na guerra e o outro em casa, sem apoio, sem moral nenhuma, lutando uma guerra perdida.
Com as mão e os pé literalmente amarrados. Mesmo assim alguém pode até insistir com todas as suas forças de que os EUA ganharam militarmente, mas perderam politicamente; Mas aí eu te pergunto: isso muda o quê? No final do dia guerra é SÓ e somente isso: POLÍTICA!
Como diz o famoso general prussiano Carl Von Clausewitz: Infelizmente para os americanos a Guerra do Vietnã só significa e vai sempre vai significar uma coisa: DERROTA! Muito obrigado por assistir, um grande abraço, se cuida e adeus!
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com