Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - O Ensino por Investigação

12.12k views2599 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - O Ensino por Investigação: a experimentaç...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCELO] OLÁ, SEJAM BEM VINDOS À QUINTA SEMANA DO NOSSO CURSO DE 'FUNDAMENTOS E PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA'. NESSA SEMANA VOU DISCUTIR COM VOCÊS DOIS ASPECTOS BASTANTE IMPORTANTES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. O PIRMEIRO DELES TEM A VER COM UMA PRÁTICA QUE É BASTANTE COMUM QUE É A EXPERIMENTAÇÃO E, NA PRÓXIMA AULA, VAMOS FALAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE LEITURA ESCRITA EM AULAS DE CIÊNCIAS.
NA AULA DE HOJE, O PRINCIPAL FOCO DA NOSSA DISCUSSÃO É A PRÁTICA PEDAGÓGICA MAIS COMUM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BASTANTE VALORIZADA POR TODOS OS PROFESSORES QUE É O EXPERIMENTO. O EXPERIMENTO É UMA ATIVIDADE QUE PRATICAMENTE TODAS AS PESSOAS QUANDO PENSAM EM ENSINO DE CIÊNCIAS PENSAM EM FAZER UM EXPERIMENTO. EM GERAL, O EXPERIMENTO SEMPRE TEM UM POUCO DESSA FANTASIA DE SER ALGO QUE VAI EXPLODIR COISA, MUDAR DE COR ALGUM LÍQUIDO OU VAI TER FOGO ENVOLVIDO DENTRO DO EXPERIMENTO, E A GENTE VAI TENTAR HOJE DISCUTIR UM POUCO MELHOR SE ISSO É MESMO VERDADE E SE É NECESSÁRIO.
BOM, O QUE É UMA ATIVIDADE PRÁTICA? ÀS VEZES AS PESSOAS FALAM ASSIM: "AH, EU VOU FAZER UMA PRÁTICA NA SALA DE AULA". A ATIVIDADE PRÁTICA É UMA TAREFA QUE VAI REQUERER DO ESTUDANTE UMA EXPERIÊNCIA DIRETA, FÍSICA, CONCRETA MESMO COM O MATERIAL.
E, A PARTIR DESSA EXPERIÊNCIA COM O MATERIAL, ELE OBTÉM DADOS BRUTOS QUE VÃO SER ENTÃO UTILIZADOS PARA FAZER ALGUM TIPO DE EXPLICAÇÃO. ENTÃO, NA EXPERIÊNCIA, A AÇÃO DO ALUNO DEVE OCORRER POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA FÍSICA, SEJA ELA DESENVOLVENDO A TAREFA MANUALMENTE OU OBSERVANDO O PROFESSOR EM ALGUMA DEMONSTRAÇÃO, DESDE QUE A TAREFA APRESENTE O OBJETO MATERIALMENTE. ENTÃO, ALGUNS TIPOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS COMUNS, POR EXEMPLO: OS TRABALHOS DE CAMPO, QUE SÃO AQUELES EM QUE O PROFESSOR LEVA O ALUNO PARA ALGUM LOCAL, TIPO UM PARQUE OU ATÉ MESMO DENTRO DE UM SUPERMERCADO, UMA FEIRA LIVRE, SÃO TRABALHOS EM QUE O PROFESSOR PODE CONSIDERAR COMO TRABALHO DE CAMPO; OBSERVAÇÕES, ENTÃO AQUI AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO OBSERVAÇÕES DENTRO DA SALA DE AULA EM ALGUMAS PLANTAS QUE ELAS COLETARAM; VÍDEOS OU FILMES QUE VOCÊ APRESENTA PARA OS SEUS ALUNOS; CONFECÇÃO DE PÔSTER; ANÁLISE DE TABELAS E GRÁFICOS; TRABALHOS EM LABORATÓRIO; DEMONSTRAÇÕES; ANÁLISE DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
TUDO ISSO POSSO ENTENDER COMO ATIVIDADE DE PRÁTICA, ENTÃO ESTOU SAINDO DAQUELA IDEIA DE UMA AULA TRADICIONAL, EXPOSITIVA EM QUE O ALUNO ESTÁ SENTADO, QUIETO, CALADO, COPIANDO COISAS QUE EU ESTOU ESCREVENDO OU FALANDO. ENTÃO ESSAS SÃO. .
. ESSAS OUTRAS MODALIDADES VOU CHAMAR DE "ATIVIDADES PRÁTICAS". DENTRO DELAS, A EXPERIMENTAÇÃO, TRABALHAR COM EXPERIMENTO É ALGO QUE É BASTANTE VALORIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
QUE TIPO DE EXPERIMENTO QUE EU POSSO TER? NEM TODO EXPERIMENTO É REALIZADO PELO ALUNO, ALIÁS, EM ALGUMAS CONDIÇÕES ELE NEM DEVE SER REALIZADO PELO ALUNO POR QUESTÕES DE SEGURANÇA. ENTÃO, ALGUNS EXPERIMENTOS VOCÊ NÃO PODE DEIXAR O ALUNO FAZER, MAS VOCÊ ACHA QUE É IMPORTANTE LEVAR PARA A SALA DE AULA, IMPORTANTE QUE ELES VEJAM, ENTÃO VOCÊ PODE DEMONSTRAR ESSE EXPERIMENTO, VOCÊ PODE FAZER.
ÀS VEZES NÃO É NEM POR UMA QUESTÃO DE SEGURANÇA, É UMA QUESTÃO DE CUSTO, NÉ? VOCÊ NÃO TEM MATERIAL SUFICIENTE PARA FAZER O EXPERIMENTO, PARA QUE TODOS OS ALUNOS FAÇAM, ENTÃO VOCÊ COLOCA ALI NA SUA MESA, NA FRENTE DE TODOS ELES, E VOCÊ MOSTRA PARA ELES UM EXPERIMENTO ACONTECENDO, VOCÊ FAZ, VOCÊ REALIZA ATIVIDADE PARA QUE ELES VEJAM QUAL É O RESULTADO. TEM OUTROS EXPERIMENTOS QUE EU VOU CHAMAR DE "PROTOCOLOS FECHADOS".
O QUE SÃO ELES? SÃO ESSES QUE EU VOU DESCREVENDO CADA PASSO DO QUE O ALUNO DEVE FAZER E FICA PARA ELE SÓ UMA TAREFA ÀS VEZES DE FAZER O REGISTRO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EU DOU UM POUQUINHO MAIS DE AUTONOMIA PARA ELE PORQUE EU DEIXO ELE, EU DOU PARA ELE QUAL É O PROBLEMA, EU DIGO OS QUAIS SÃO OS TESTES QUE ELE DEVE FAZER E DEIXO PARA ELE O TRABALHO DE FAZER A COLETA DOS DADOS, NÉ?
ENTÃO, EU CHAMO DE "PROTOCOLO FECHADO" PORQUE TODA ESSA PARTE DO EXPERIMENTO NÃO PODE SER MEXIDA, AS FORMAS DE RESOLVER O PROBLEMA JÁ ESTÃO DADAS PELO PROFESSOR. HÁ ALGUNS OUTROS TIPOS DE PROTOCOLO QUE SÃO UM POUCO MAIS ABERTOS OU SEMIABERTOS EM QUE O ALUNO TEM O PROBLEMA, ELE TEM O TESTE DA HIPÓTESE, ÀS VEZES ELE NÃO TEM COMO CRIAR. .
. ELE NÃO TEM O PROCEDIMENTO PARA CRIAR OS DADOS. ENTÃO ÀS VEZES O PROFESSOR SUGERE ALGUMA COISA, CONVERSA COM ELE E ELE CRIA UMA FORMA DE CRIAR ESSES DADOS.
ENTÃO, POR EXEMPLO, AQUI AS CRIANÇAS PRODUZIRAM UM GRÁFICO A PARTIR DE UMA ENTREVISTA QUE ELAS CRIARAM. ENTÃO ELAS CRIARAM UM CONJUNTO DE ENTREVISTAS QUE FOI FEITA POR ELAS, COLETARAM ESSES DADOS E CHEGARAM A ESSE GRÁFICO. ENTÃO O PROTOCOLO ESTAVA MAIS OU MENOS ABERTO, ELE TINHA UMA PERGUNTA FECHADA, ELE TINHA ALGUMAS HIPÓTESES A SEREM TESTADAS E AS CRIANÇAS FORAM ATRÁS DE FORMAS PARA RESOLVER ISSO E CONSEGUIREM CRIAR OS DADOS.
EXISTEM TAMBÉM EXPERIMENTOS QUE SÃO MAIS ABERTOS. NESSE CASO, VOCÊ SUGERE OS PROBLEMAS. .
. DESCULPA, AS CRIANÇAS SUGEREM OS PROBLEMAS, ELAS FORMULAM AS HIPÓTESES, ELAS PLANEJAM A FORMA DE INVESTIGAR, ELAS ESCOLHEM OS INSTRUMENTOS, ELAS CHEGAM ÀS CONCLUSÕES, TUDO ISSO DE UMA MANEIRA MUITO AUTÔNOMA, ENTÃO ESSES EXPERIMENTOS ABERTOS DÃO MUITAS CHANCES PARA AS CRIANÇAS FAZEREM MUITAS COISAS, DÃO A ELAS UM GRAU DE LIBERDADE BASTANTE GRANDE. ESSES EXPERIMENTOS TAMBÉM PODEM CHAMAR DE "EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS" QUANDO ELES TÊM, DENTRO DA SUA PROPOSIÇÃO, ALGUMAS ATIVIDADES OU ALGUMAS PRÁTICAS QUE SÃO IMPRESCINDÍVEIS, POR EXEMPLO, DISCUTIR IDEIAS, QUANDO ELES ELABORAM HIPÓTESES EXPLICATIVAS DOS EXPERIMENTOS E TENTAM TESTAR.
NESSE SENTIDO, ESSE TIPO DE ATIVIDADE ESTIMULA MAIS ESSA INTERATIVIDADE INTELECTUAL, FÍSICA, SOCIAL, TRAZ UMA POSSIBILIDADE DE FORMAR CONCEITOS E ELA TEM MAIS PROXIMIDADE COM O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. QUAL A VANTAGEM DESSES EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS? PRIMEIRO VOCÊ TRABALHAR COM UMA PROBLEMÁTICA ABERTA, ENTÃO AS CRIANÇAS PODEM PENSAR NO PROBLEMA, PODEM PENSAR EM ALGO QUE É PRÓXIMO DO COTIDIANO DELAS, QUE INTERESSE A VOCÊ COMO PROFESSOR E QUE VOCÊ ACHA QUE É IMPORTANTE SER DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA.
FAVORECE A REFLEXÃO SOBRE O OBJETO DE ESTUDO, ENTÃO SE A QUESTÃO ESTÁ MUITO PRÓXIMA DO COTIDIANO DELAS, A REFLEXÃO DA REALIDADE VAI SER BEM INTERESSANTE NESSAS PROPOSTAS DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS. ELA POTENCIALIZA ANÁLISE QUALITATIVA PARA VOCÊ ENTENDER COMO VOCÊ RESOLVER O PROBLEMA. ESTIMULA A ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES, POTENCIALIZA A ELABORAÇÃO DE MODELOS E DE DESENHOS EXPERIMENTAIS PORQUE, MUITAS VEZES, AS CRIANÇAS COMEÇAM A PLANEJAR E DENTRO DESSE PLANEJAMENTO ELAS VÃO CRIANDO OBJETOS, VÃO PEGANDO OBJETOS QUE SÃO IMPORTANTES PARA RESOLVER O PROBLEMA.
ELAS INTERPRETAM OS RESULTADOS. ELAS FAZEM RELAÇÃO DESSE EXPERIMENTO COM A SOCIEDADE, GERALMENTE AS PRÁTICAS QUE A GENTE CHAMA DE INVESTIGATIVAS, EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS TÊM UMA RELAÇÃO MUITO DIRETA COM ALGUMA PROBLEMÁTICA MUITO PRÓXIMA DA VIDA DAS CRIANÇAS. INTEGRA CONHECIMENTO DE VÁRIOS CAMPOS DO SABER, ENTÃO A GENTE VAI VER.
. . EU VOU MOSTRAR PARA VOCÊS EM OUTROS AULAS ALGUMAS PRÁTICAS QUE A GENTE REALIZOU COM CRIANÇAS EM QUE OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO FORAM ACIONADAS PARA AJUDAR A RESOLVER O PROBLEMA.
RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DO DEBATE CIENTIFICO, ISSO É BEM INTERESSANTE PORQUE EM MUITAS DAS SITUAÇÕES QUE A GENTE ANALISA, AS CRIANÇAS, QUANDO ESTÃO ENVOLVIDAS NESSES DEBATES, NESSAS RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS, ELAS DIZEM PARA A GENTE QUE É UM MOMENTO EM QUE ELAS ESTÃO EXPLICANDO MELHOR AS COISAS, ELAS ESTÃO ENTENDENDO MELHOR AS COISAS. EM ALGUMAS SITUAÇÕES, POR EXEMPLO, NÓS TIVEMOS CRIANÇAS QUE FALAVAM ASSIM: "QUE BACANA A AULA DE HOJE, HOJE A GENTE BRIGOU, MAS BRIGOU COM A CABEÇA, A GENTE BRIGOU COM A INTELIGÊNCIA, BRIGOU COM A NOSSA INTELIGÊNCIA". ENTÃO ISSO É UMA ATIVIDADE BACANA PORQUE TRAZ ESSE ESPAÇO DE REFLEXÃO DOS ALUNOS PARA A SALA DE AULA.
TAMBÉM POTENCIALIZA UM POUCO ESSA DIMENSÃO COLETIVA DO TRABALHO CIENTÍFICO E TIRA ESSA IDEIA DE QUE A CIÊNCIA POR GÊNIOS E É FEITA DENTRO DE LABORATÓRIOS QUE SÓ TEM UMA PESSOA OU QUE A GENTE ATRIBUI, MUITAS VEZES, A DESCOBERTA DE ALGUMA COISA A UM INDIVÍDUO SÓ QUANDO, NA VERDADE, A DESCOBERTA OU A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO TEM MUITO MAIS UM CARÁTER COLETIVO DO QUE UM CARÁTER INDIVIDUAL. BOM, COMO É QUE A GENTE TRABALHAR NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA NUMA AULA EXPERIMENTAL. AQUI EU TROUXE PARA VOCÊS UM DOS PROBLEMAS QUE A GENTE USA COM AS CRIANÇAS EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS.
ENTÃO A GENTE APRESENTA O PROBLEMA, APRESENTAR O PROBLEMA É UMA COISA IMPORTANTE PORQUE AS CRIANÇAS PRECISAM COMPREENDER QUAL É O PROBLEMA QUE ELAS DEVEM RESOLVER. AQUI, NO CASO, É UMA COMUNIDADE QUE TEVE VÁRIOS EPISÓDIOS DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO, VÁRIAS PESSOAS DA POPULAÇÃO TIVERAM ACIDENTES COM ESCORPIÃO E ESSE ERA UM ASSUNTO QUE AS CRIANÇAS QUERIAM MUITO DISCUTIR, POR QUE TINHA ESCORPIÃO NA CIDADE, POR QUE AS PESSOAS ERAM PICADAS PELOS ESCORPIÕES. ENTÃO A GENTE CONTEXTUALIZA AQUI, NESSE PRIMEIRO MOMENTO, O PROBLEMA E A GENTE APRESENTA PARA ELAS.
ENTÃO VOU LER PARA VOCÊS: "OLÁ, PESSOAL, TUDO BEM? AS AULAS DE CIÊNCIAS VÃO FICAR CADA VEZ MAIS INTERESSANTES NOS PRÓXIMOS DIAS. NÓS VAMOS APRENDER MAIS SOBRE UM ANIMAL QUE MUITAS VEZES CAUSA MEDO E AO MESMO TEMPO CURIOSIDADE.
VAMOS FALAR SOBRE OS ESCORPIÕES? VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE ESCORPIÕES? O QUE VOCÊ SABE SOBRE ELES?
". ENTÃO, ESSE É UM CONVITE QUE FAZ PARA O ALUNO ENTRAR NA AULA. E POR QUE O TEMA DO ESCORPIÃO AQUI FOI UM TEMA BACANA?
PORQUE OS ESCORPIÕES, AO MESMO TEMPO QUE ELES TROUXERAM ESSE PROBLEMA PARA A CIDADE, QUE É O ACIDENTE CAUSADO PELA PICADA DO ESCORPIÃO, A GENTE TAMBÉM TEM QUE RECONHECER QUE ESSES ANIMAIS TEM UMA IMPORTÂNCIA DENTRO DO ECOSSISTEMA. ENTÃO A GENTE NÃO PODE SIMPLESMENTE ACHAR QUE EXTERMINAR É A MELHOR SOLUÇÃO PARA O CASO QUE NÓS TEMOS AQUI. ENTÃO A IDEIA ERA AS CRIANÇAS VALORIZAREM A BIODIVERSIDADE, RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE NA REGIÃO E A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DESSE SER VIVO PARA O ECOSSISTEMA.
E AQUI TAMBÉM, PARA CONTEXTUALIZAR O PROBLEMA E JÁ TRAZER ALGUMAS COISAS DE CONHECIMENTO PRÉVIO DELAS, A GENTE FAZIA ALGUMAS PERGUNTAS. ENTÃO: ONDE VOCÊ ACHA QUE O ESCORPIÃO VIVE? O QUE VOCÊ ACHA QUE OS ESCORPIÕES COMEM?
AÍ É UMA LISTA QUE AS CRIANÇAS FAZIAM PARA MOSTRAR PARA A GENTE O QUE ELAS SABIAM SOBRE ESSE ASSUNTO. TUDO ISSO PARA A GENTE APRESENTAR O PROBLEMA, PARA CONTEXTUALIZAR O PROBLEMA. A OUTRA COISA QUE TAMBÉM É IMPORTANTE NUMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA, NUMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL E INVESTIGATIVA É FAZER AS CRIANÇAS MANIPULAREM COISAS, ENTÃO ÀS VEZES ELAS MANIPULAM OBJETOS, ÀS VEZES ELAS MANIPULAM.
. . ALGUNS EXPERIMENTOS.
ELE PODE MANIPULAR REAGENTES QUÍMICOS, ELE PODE MANIPULAR INSTRUMENTOS ÓTICOS E ELE TAMBÉM PODE ÀS VEZES TRABALHAR COM CONSTRUÇÃO DE MODELOS. AQUI, NO CASO, A GENTE PEDIA PARA QUE ELES, COM MASSINHA DE MODELAR, TENTASSEM MOSTRAR COMO ELES ACHAVAM QUE ERAM UM ESCORPIÃO, FAZER UM ESCORPIÃO NO MODELO TRIDIMENSIONAL E DEPOIS TENTAR RESOLVER O PROBLEMA. ENTÃO AQUI ELES FAZEM ENTREVISTAS, TRABALHAM COM LINGUAGENS DIFERENTES DO TIPO CONSTRUÇÃO DE TABELA, DE GRÁFICO, DE TEXTO.
E TAMBÉM, DEPOIS DE TODAS ESSAS AÇÕES QUE ELES PRATICAM, ELES TAMBÉM CHEGAM A ESSAS QUATRO AÇÕES QUE É: COMPREENDER O QUE FEZ; COMO ELES RESOLVERAM ALGUM PROBLEMA, ISSO DAQUI É MUITO IMPORTANTE PARA QUE ELES TOMEM CONSCIÊNCIA DA APRENDIZAGEM DELES, ENTÃO QUANDO ELES FALAM SOBRE AQUILO QUE ELES TENTARAM FAZER PARA RESOLVER O PROBLEMA, ELES COMEÇAM A TOMAR CONSCIÊNCIA DE QUAIS SÃO OS CONCEITOS QUE SÃO IMPORTANTES, QUAIS SÃO OS FENÔMENOS E PROCESSOS QUE ELES DEVEM SABER E SABER COMUNICAR; E TAMBÉM ESSAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS QUE TEM ESSA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA AJUDAM O ALUNO A PENSAR SOBRE E LEVAR À CONCEITUALIZAÇÃO DE ALGUMA COISA, ENTÃO O PENSAR SOBRE AJUDA VOCÊ A COMPREENDER COMO É O CONCEITO OU QUAL É O CONCEITO MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊ NAQUELA ATIVIDADE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO. BOM, QUANDO A GENTE FALA DE EXPERIMENTAÇÃO TEM ALGUMAS COISAS QUE SÃO MEIO MITOS NESSA ÁREA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. UM DOS MITOS QUE A GENTE TEM É ACHAR QUE ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA SÃO SEMPRE ABERTAS.
ISSO NÃO É VERDADE, ÀS VEZES ESSAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS JÁ TÊM PROBLEMAS DADOS, COMO EU FALEI, ELAS PODEM SER DEMONSTRAÇÕES QUE TEM UM CARÁTER INVESTIGATIVO, EU POSSO TRANSFORMAR UMA DEMONSTRAÇÃO EM ALGO INVESTIGATIVO. A PARTIR DO MOMENTO QUE OS ALUNOS VIRAM QUAIS SÃO OS DADOS, ELES COLETARAM OS DADOS DO EXPERIMENTO QUE EU FIZ PARA ELES VEREM, AQUILO PODE SER IMPORTANTE PARA QUE ELES FUTURAMENTE CONSIGAM FAZER ALGUMA EXPLICAÇÃO, ENTÃO NECESSARIAMENTE A INVESTIGAÇÃO PRECISA SEMPRE TRABALHAR COM PROBLEMAS ABERTOS, COM EXPERIMENTOS ABERTOS. TAMBÉM A OUTRA COISA QUE NÃO É VERDADEIRA, NÃO É SEMPRE VERDADEIRA É QUE OS EXPERIMENTOS SÃO GARANTIA DE MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
O QUE A GENTE SABE É QUE AS CRIANÇAS GOSTAM MUITO DE FAZER EXPERIMENTOS, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE ELAS ESTÃO APRENDENDO QUANDO ELAS ESTÃO FAZENDO ESSES EXPERIMENTOS, O QUE SIGNIFICA. . .
O QUE A GENTE SABE É QUE ELAS FICAM EMPOLGADAS E QUE NEM SEMPRE O ATO DE FAZER LEVA A UM ATO DE COMPREENDER O QUE SE ESTÁ FAZENDO. ENTÃO ÀS VEZES É MUITO COMUM AS CRIANÇAS SE ENVOLVEREM COM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL E NÃO SABER EXPLICAR NADA SOBRE ELA, VIROU QUASE QUE UM BRINQUEDO E UMA ATIVIDADE LÚDICA ALI DENTRO DA SALA DE AULA. A OUTRA COISA QUE TAMBÉM NEM SEMPRE É VERDADEIRA É QUE, AO FAZER UMA ATIVIDADE PRÁTICA EXPERIMENTAL, A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SE DÁ EM FUNÇÃO DE UMA DESCOBERTA.
NÃO É ASSIM ACONTECE, ISSO TAMBÉM NÃO É UMA VERDADE. NÃO É PORQUE VOCÊ REALIZOU UM EXPERIMENTOU QUE, AUTOMATICAMENTE, NA SUA CABEÇA, VOCÊ COMEÇA A ENTENDER TODOS OS PROCESSOS E SE VOCÊ DESCOBRIU ALGUMA COISA, SE ALGO NOVO SURGIU, VOCÊ ENTENDEU ESSE ALGO NOVO OU CONSEGUIU COMPREENDER POR QUE ESSE NOVO APARECEU. ENTÃO, NÃO É UMA VERDADE.
"SÓ PODEMOS FAZER EXPERIMENTOS NO LABORATÓRIO COM EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS". ISSO TAMBÉM É UM OUTRO MITO, QUE MUITAS PESSOAS FALAM ASSIM: "AH, NÃO POSSO DAR AULA EXPERIMENTAL PORQUE NÃO TENHO LABORATÓRIO AQUI NA MINHA ESCOLA". ISSO NÃO É UM PROBLEMA, A GENTE PODE FAZER VÁRIOS EXPERIMENTOS UTILIZANDO MATERIAIS QUE VOCÊ TEM EM CASA, QUE VOCÊ TEM BRINQUEDOS, ALGUNS BRINQUEDOS INFANTIS SÃO MUITO INTERESSANTES PORQUE ELES PODEM SER UTILIZADOS COMO MATERIAIS PARA AULA PRÁTICA E, MUITAS VEZES, ALGUNS EQUIPAMENTOS QUE SÃO MUITO SIMPLES.
ENTÃO SE VOCÊ QUER TRABALHAR COM SOMBRAS, VOCÊ SÓ PRECISA DE UM ANTEPARO, ENTÃO POSSO PEGAR QUALQUER FORMA GEOMÉTRICA CORTADA NUM PAPEL E PRODUZIR UMA SOMBRA NUMA PAREDE, ISSO NO PÁTIO DA ESCOLA POR EXEMPLO. EU TAMBÉM NÃO PRECISO DE UM MICROSCÓPIO SE EU QUERO ENSINAR A ELAS O QUE É UMA CÉLULA, EU POSSO TRABALHAR COM IMAGENS TAMBÉM. HÁ UMA COISA MUITO IMPORTANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUE É O USO DE PROBLEMAS QUE A GENTE CHAMA DE "LÁPIS E PAPEL" EM QUE VOCÊ NÃO PRECISA DO EXPERIMENTO, ÀS VEZES UMA IMAGEM PODE SER BEM MAIS INTERESSANTE INCLUSIVE.
"DEMONSTRAÇÕES NÃO PODEM SER INVESTIGATIVAS". JÁ FALEI SOBRE ISSO, ELAS PODEM SIM, ELAS TÊM ESSA POSSIBILIDADE. EM QUALQUER PRÁTICA EXPERIMENTAL QUE VOCÊ COLOQUE EM SALA DE AULA TEM ESSE POTENCIAL DE SER INVESTIGATIVO.
E "É PRECISO USAR TECNOLOGIA". ÀS VEZES TAMBÉM O PROFESSOR FICA DEPENDENTE DE ALGUMAS TECNOLOGIAS ACHANDO QUE ELAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE A GENTE POSSA FAZER PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA. BOM, ENTÃO NESSA AULA DE HOJE PROCUREI TRAÇAR AQUI PARA VOCÊS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA EXPERIMENTAÇÃO, A IMPORTÂNCIA DELA, REALMENTE É UMA PRÁTICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, MAS QUIS RELATIVIZAR COM VOCÊS ALGUNS ASPECTOS QUE SÃO QUASE QUE MITOS DENTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS QUANDO A GENTE FALA DE EXPERIMENTAÇÃO.
NA PRÓXIMA AULA DESSA SEMANA QUERO DISCUTIR UM POUCO COM VOCÊS A POTENCIALIDADE QUE AS AULAS DE CIÊNCIAS TÊM PARA A ALFABETIZAÇÃO. ENTÃO COMO EU POSSO ALFABETIZAR UTILIZANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS. ESPERO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA AULA E ATÉ A PRÓXIMA.
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com