História da Música Brasileira - Cap. 5. J M Nunes Garcia: um brasileiro nos ouvidos da Corte

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História da Música Brasileira
História da Música Brasileira - Capítulo 5. Pe. José Maurício Nunes Garcia: um brasileiro nos ouvido...
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[Música] Tota pulcra és Maria toda Bela sois Maria destinada à novena de Nossa Senhora da Conceição essa é a primeira composição de José Maurício Nunes Garcia o ano 1783 já estava claro que sua decisão pela carreira musical era a mais acertada o pobre jovem mulato carioca contava então com apenas 16 anos [Música] var [Aplausos] [Música] or [Música] essa composição é um ótimo exemplo para demonstrar que Nunes Garcia conhecia a música praticada na Europa no final do século XI isso Começou a definir seu estilo mais cosmopolita do que por exemplo o das Minas Gerais assim se
destacava a produção musical do Rio de Janeiro na verdade era para o Rio para a nova sede do Vice reino do Brasil que convergiam muitas atenções a história da música brasileira teria sido outra se aquela escrava forra das Minas Gerais a mãe de nundes Garcia não tivesse o rio como longe dali o compositor não teria visto a cidade sediar a coroa portuguesa a corte esteve no Brasil e ouviu a música de José Maurício Nunes Garcia [Música] C [Música] o Rio de Janeiro de 1767 ano do nascimento de Nunes Garcia era uma grande Vila portuguesa a
vida era modesta quando comparada com a da Europa mas a presença de um porto e a relativa proximidade das Minas Gerais fizeram da cidade o principal centro de comércio internacional assim foram criadas condições para algum dinamismo econômico uma cer efervescência cultural Apesar de sua origem humilde o garoto José Maurício conseguiu ingressar na minoria culta diziam numa citação antiga que ele tinha belíssima voz e prodigiosa memória musical reproduzia tudo que ouvia improvisava melodias e tocava Cravo e viola sem nunca ter aprendido o Rio de Janeiro se tornava mais e mais atrativo para os músicos festas religiosas
e comemorações patrocinadas pela câmara municipal eram maneiras de Nunes Garcia ajudar nas despesas de sua casa e em 1779 ele ainda dava aulas particulares o detalhe o professor contava então com 12 anos de idade e aos 17 o compositor é um dos fundadores de uma Confraria de professores de música A Irmandade de Santa cicília [Música] Depois de alguns anos José Maurício resolveu seguir a carreira religiosa ele pode assim dedicar-se mais intensamente ao mundo da música A igreja como sempre investigou o passado daquele candidato às ordens assegurou-se de que não existiam casos de heresia entre seus
antepassados certificou seu batismo e bons costumes e finalmente em 1792 ele foi aceito na Irmandade de São Pedro dos clérigos desse período é o di sanctificatus um gradual para a terceira missa do Natal [Música] som [Música] [Música] s All [Música] Alleluia allelu [Música] sik [Música] s halleluja [Risadas] [Música] o Padre José Maurício atuava na Freguesia da Sé em 1798 já havia acumulado 30 composições para a Catedral foi então nomeado mestre de Capela no dia 20 de janeiro de 1799 já se ouvia sua composição iustus cerit um gradual para São Sebastião o santo padroeiro da cidade
[Música] s G GP [Música] di [Música] [Aplausos] [Música] i [Música] alleluja [Música] o padre mestre escreveu também música dramática modinhas e música para orquestra é o caso de uma peça composta em 1803 provavelmente para uma solenidade do senado da câmara Aliás a nossa música de apresentação do programa A abertura zemira [Música] e [Música] oh [Música] k [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] depois da Revolução Francesa a Europa viveu um prolongado período de guerras primeiro porque as potências tradicionais da Europa guerreavam com o poder revolucioná depois porque Napoleão Bonaparte líder absoluto na França resolveu expandir a revolução
para toda a Europa os exércitos franceses acabaram por promover a formação de um verdadeiro Império napoleônico em 1806 para eliminar Seu principal adversário a Inglaterra o Imperador impôs o bloqueio continental fechando os portos da Europa aos navios de bandeira inglesa mas Portugal aliado frágil dos Ingleses não fechou seus portos por isso em 1808 enquanto as tropas napoleônicas invadiam Portugal a curte portuguesa num gesto pouco heróico abandona seu povo e foge para o Brasil com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro os portos brasileiros se abrem aos prod da Inglaterra São novidades em
grande parte supérfluas e inacessíveis para a grande maioria dos cariocas Eles assistem perplexos a cidade provinciana tra gente de todo o Brasil e de muitas partes do mundo os habitantes da corte em 10 anos passaram de 50.000 para 110.000 o gosto pelo luxo era previsível numa sociedade escravista a presença da corte trouxe um novo padrão de exigência para a música praticada e composta no Rio de Janeiro a vida e a produção do Padre José Maurício foram especialmente alteradas pois ele foi nomeado mestre de música da Capela real até então suas composições sacras obedeciam a um
estilo absolutamente Severo mas para agradar os gostos da corte chegada da Europa Nunes Garcia se obrigou acrescentar elementos da música dos espetáculos de ópera [Música] C [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] todo o esforço de Nunes Garcia não foi suficiente para alterar um fato sua condição de único responsável pela música que chegava aos ouvidos da corte era provisória em 1811 o príncipe Regente Dom João manda vir de Lisboa seu antigo mestre de Capela Marcos Portugal autor de modinhas compositor famoso e bem-sucedido tivera 21 óperas apresentadas na Itália além de ritas por toda
a Europa você trata amor em brinco amor para chorar você trata amor em brinco amor para chorará [Música] não é para brincar que não é é é para brinc [Música] é os tatos de Marcos Portugal enquanto mestre compositor da Capela real superava o de mestre de música do Padre José maur era um noen por músicos vindos de Lisboa tempos difíceis para o mestre mulato que chegou a afirmar o que tenho sofrido daquela gente só Deus sabe Marcos Portugal e Nunes Garcia continuam compondo nesse Rio de Janeiro então capital do novo Reino Unido de Portugal e
do Brasil e algarves era a realeza na América em 1816 morre a rainha Dona Maria i é o brasileiro Quem compõe o Ofício fúnebre o novo Rei é Dom João [Música] VI em pouco tempo o rei retornaria a Lisboa e seu filho Dom Pedro assumiria a função de príncipe Regente começavam a surgir fatos que trariam autonomia política para o Brasil no próximo programa a música da [Música] Independência Maria PR [Música] di
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