[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [VERA] OLÁ, ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA. ESPERO QUE VOCÊS ESTEJAM MOTIVADOS A APRENDER MAIS UM POUQUINHO SOBRE ESTA TEMÁTICA QUE PARA MIM É TÃO CARA. FALAR SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ALTAS HABILIDADES, COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO.
E HOJE, ESPECIFICAMENTE, A GENTE VAI FOCAR NUM TEMA DE TAMANHA IMPORTÂNCIA QUE É O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. VOCÊS TERÃO A OPORTUNIDADE DE APROFUNDAR A TEMÁTICA NOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, MAS SELECIONEI ALGUNS PRINCÍPIOS, ALGUNS EXEMPLOS QUE EU GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCÊS NESTA VIDEOAULA DE HOJE FALANDO SOBRE ESSA TEMÁTICA. ENTÃO VAMOS APRENDER UM POUQUINHO MAIS SOBRE O QUE É ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
CARINHOSAMENTE CHAMADO PELOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE "AEE", SIGLA DO NOME "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO". ENTÃO VAMOS CONTINUAR. A EDUCAÇÃO ESPECIAL, ENTÃO, COMO ÁREA QUE NÓS JÁ APRENDEMOS, COMO ÁREA DE CONHECIMENTO MAS COMO MODALIDADE DE ENSINO, ELA TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL SER SUPORTE E APOIO E CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS MAIS INCLUSIVAS.
E, NESTA DISCIPLINA QUE A GENTE OLHOU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E TAMBÉM PRA QUESTÃO DA LIBRAS, NÓS VAMOS, NESSE MOMENTO, FALAR SOBRE O "AEE". ENTÃO O QUE SERIA O "AEE"? ESSE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
ONDE ELE SE ESTRUTURA? COMO ELE DEVE OCORRER? O QUE TEM NESSA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL?
QUE É O LOCUS ONDE ELE, NA MAIORIA DAS VEZES, SE DESENVOLVE. ENTÃO, PRIMEIRAMENTE, ELE É UM SERVIÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, OU SEJA, LEMBRAM-SE EDUCAÇÃO ESPECIAL É TRANSVERSAL, PERPASSA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ENTÃO, SE ELE É UM SERVIÇO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, ELE DEVE OCORRER DESDE A MAIS TENRA IDADE, LÁ NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATÉ NO ENSINO SUPERIOR, ATÉ NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO SE NECESSÁRIO FOR.
ELE ESTÁ PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO, NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO. RESPALDO LEGAL E TEÓRICO NÓS TEMOS. E, DENTRO DESSE SERVIÇO, ELE TEM COMO META: IDENTIFICAR, ELABORAR E ORGANIZAR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE.
ESTÁ AÍ A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE, QUE É OUTRO TEMA TRANSVERSAL, DE TAL MODO QUE ELIMINEM, EU DIRIA, QUE ELIMINEM O QUE MINIMIZEM AS BARREIRAS QUE ESTÃO POSTAS OU QUE ESTÃO DIFICULTANDO O ALUNO DE APRENDER. TRABALHAR NUMA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL, QUE É ENSINAR PARA TODOS OS ALUNOS SEM DEIXAR NINGUÉM DE FORA. PARA QUE ESSES ALUNOS, EM TENDO A OPORTUNIDADE DE APRENDER, POSSAM TER PARTICIPAÇÃO ATIVA CONSIDERANDO A SUA SINGULARIDADE.
NÃO É PARA NEGAR A DEFICIÊNCIA, A DEFICIÊNCIA EXISTE, MAS O ALUNO PRECISA SER RESPEITADO E, QUANDO EU CONSIDERO A SINGULARIDADE, EU OFERTO OPORTUNIDADE DE EQUIPARAÇÃO DE TAL MODO QUE ELE TENHA CONDIÇÕES COMO AS DEMAIS PESSOAS. BOM, ONDE ELE SE ESTRUTURA? COMO ESTAVA PERGUNTANDO NO SLIDE ANTERIOR.
NO BRASIL, O "AEE" TEM SIDO EFETIVADO NA MAIORIA DAS VEZES NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL E ELE COMPLEMENTA OU SUPLEMENTA A FORMAÇÃO DO ALUNO. ENTÃO, PARA AQUELES ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ELE VAI COMPLEMENTAR DE TAL MODO QUE ESSE ALUNO CONSIGA ACESSAR O CURRÍCULO. PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO, ELE SUPLEMENTA, OU SEJA, AQUELE ALUNO ELE JÁ CONSEGUIU O CURRÍCULO E ELE TEM DIREITO DE TER A SUPLEMENTAÇÃO, SOBRETUDO NA ÁREA DE INTERESSE.
VISANDO A PLENA AUTONOMIA E, OLHA COMO É IMPORTANTE, ELE CONSTITUI UMA OFERTA OBRIGATÓRIA. INFELIZMENTE, ELE AINDA NÃO SE MATERIALIZA EM TODAS AS NOSSAS ESCOLAS BRASILEIRAS, MAS NO ÂMBITO DA LEI ELE ESTÁ PREVISTO COMO OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO, SEJA ELE PÚBLICO OU PRIVADO. ELE É UM SUPORTE PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO NO QUAL ELE É APOIO E NÃO UM LOCAL DE REFORÇO ESCOLAR.
HÁ ESSA CONFUSÃO EM ALGUMAS ESCOLAS, QUE O ALUNO NÃO APRENDE O CONTEÚDO NA CLASSE COMUM, ELE IRIA PARA A SALA DE RECURSO PARA APRENDER LÁ. SALA DE RECURSOS NÃO É LUGAR PARA REFORÇO. REFORÇO PODE SER OFERTADO PARA ALUNOS QUE TÊM E QUE NÃO TÊM DEFICIÊNCIA, MAS O "AEE" TEM UMA ESPECIFICIDADE, ENTÃO SALA DE RECURSO NÃO É LUGAR DE REFORÇO DO CONTEÚDO ESCOLAR DESENVOLVIDO NA CLASSE COMUM.
E ELE NÃO É UM LUGAR ALTERNATIVO PARA ESCOLARIZAR AQUELES ALUNOS QUE TÊM DIFICULDADE. O QUE SERIA ISSO, PROFESSORA VERA? COMO EXEMPLO, EU POSSO TER UM ALUNO COM "TEA", COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA MATRICULADO NA CLASSE COMUM APENAS PARA INGLÊS VER.
O QUE SIGNIFICA ISSO? ELE TENHA MATRÍCULA, MAS NORMALMENTE ELE É RETIRADO DA SALA DE AULA E ATENDIDO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL. QUANDO ISSO OCORRE ELE ESTÁ SUBSTITUINDO A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO COM "TEA", OU SEJA, UM LUGAR ALTERNATIVO E NÃO É ISSO.
NA LEGISLAÇÃO, A GENTE TEM A PREVISÃO DO CURRÍCULO NA CLASSE COMUM E DE ELIMINAR E MINIMIZAR BARREIRAS NAS SALAS DE RECURSOS. ENTÃO É FUNDAMENTAL QUE A GENTE TENHA ESSA CLAREZA DO QUE É PROFESSOR OFERTANDO O "AEE" E PROFESSOR TRABALHANDO CONTEÚDOS ESCOLARES NA SALA DE RECURSO, QUE NÃO É O QUE DEVERIA ACONTECER. QUEM ATUA ENTÃO?
QUEM SÃO OS PROFESSORES QUE PODEM ATUAR NO "AEE"? POR EXEMPLO, ATÉ 2006 A GENTE TINHA AS DIRETRIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA COM HABILITAÇÕES. ENTÃO, ERA POSSÍVEL FORMAR PROFESSORES DE PEDAGOGIA NAS ANTIGAS HABILITAÇÕES POR ÁREAS E PROFESSORES HABILITADOS PARA "DA", PARA "DV", PARA "DI", PARA "DF".
HOJE, AS HABILITAÇÕES SE EXTINGUIRAM. ENTÃO NÓS TEMOS APENAS DOIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PAÍS E EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, E NÓS TEMOS AS ESPECIALIZAÇÕES. ENTÃO QUEM ATUA NO "AEE" TEM QUE SER PROFESSORES, OU HABILITADOS OU ESPECIALIZADOS, COM CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS.
QUAIS CONHECIMENTOS? LIBRAS, SISTEMA BRAILE, TECNOLOGIA ASSISTIVA, DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS MENTAIS, ADEQUAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAIS. NA ÁREA DE DEVER QUE SAIBA TRABALHAR TODA A ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE, É UM PROFESSOR QUE SABE FAZER UMA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA, QUE CONSEGUE PENSAR EM ESTRATÉGIAS QUE VÃO FAVORECER OU QUE VÃO MINIMIZAR AS BARREIRAS QUE ESTÃO DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM.
POR ISSO É UM CONHECIMENTO ESPECÍFICO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. DAÍ A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS SE COMPLEMENTAREM. MAS ONDE O ALUNO APRENDE MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA?
NA CLASSE COMUM. ENTÃO, ESTE PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS VAI TER O PAPEL COMO PREVISTO LÁ NA LEGISLAÇÃO DE IDENTIFICAR, ELABORAR, PRODUZIR E ORGANIZAR SERVIÇOS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS, TECNOLOGIAS DE ACESSIBILIDADE QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM. TODAS ESSAS ESTRATÉGIAS, ESSES MATERIAIS, ESTA AVALIAÇÃO VAI CONTRIBUIR TANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO NO AMBIENTE DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, QUE É NA SALA DE RECURSO, QUANTO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO NA CLASSE COMUM.
E, MUITAS VEZES, ESSAS ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE VÃO BENEFICIAR TAMBÉM ALUNOS QUE NÃO TÊM DEFICIÊNCIA. ESTE PROFESSOR DO "AEE" VAI OFERTAR ATENDIMENTO AO ALUNO NA SALA DE RECURSOS, É ELE QUE VAI DEFINIR SE ELE VAI TRABALHAR COM PEQUENOS GRUPOS, DOIS OU TRÊS, DUAS OU TRÊS VEZES POR SEMANA, DEPENDENDO DA SINGULARIDADE DO ALUNO SE ELE VAI TRABALHAR INDIVIDUAL EM ALGUM MOMENTO, É ELE QUE VAI FAZER O PLANO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. ESSE PLANO É UMA PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA NO AMBIENTE DA SALA DE RECURSO E ELE VAI AJUDAR O PROFESSOR DA CLASSE COMUM A DESENVOLVER TAMBÉM O "PEI", QUE É O "PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO".
O PLANO DO "AEE" É RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS, MAS O "PEI" É RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR DE CLASSE COMUM, OU SEJA, VOCÊ, FUTURO PROFESSOR, VAI PRECISAR APRENDER A ELABORAR O "PEI". QUEM VAI TE AJUDAR? O PROFESSOR DO "AEE".
ELE VAI TRABALHAR TAMBÉM COM A FAMÍLIA, ENTÃO ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NA ESCOLA SOBRE INCLUSÃO, SOBRE ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A APRENDIZAGEM, ELE É O ELO DE LIGAÇÃO DA FAMÍLIA, AS FAMÍLIAS PRECISAM SER PARCEIRAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. ELE TAMBÉM VAI ACOMPANHAR A FUNCIONALIDADE DOS RECURSOS. POR EXEMPLO, EU UTILIZEI UM COMPUTADOR COM MOUSES ADAPTADOS; ESTE EQUIPAMENTO, ESSA TECNOLOGIA ESTÁ SENDO EFETIVA PARA QUE O ALUNO APRENDA?
É RESPONSABILIDADE DELE TANTO AVALIAR PARA PLANEJAR O RECURSO, QUANTO DE VERIFICAR A FUNCIONALIDADE DO RECURSO, A APLICABILIDADE, SE ESTÁ PRODUZINDO APRENDIZAGEM. PORQUE, VOCÊS DEVEM CONCORDAR COMIGO, SE EU PLANEJO, SE EU ENSINO, ESCOLHO UM RECURSO E O ALUNO NÃO ESTÁ APRENDENDO, EU TENHO QUE REPENSAR ESSE RECURSO, EU TENHO QUE PENSAR EM OUTRAS POSSIBILIDADES PORQUE SÓ TEM SENTIDO QUANDO ELE PRODUZ APRENDIZAGEM, E QUE ESSA APRENDIZAGEM É COMO UMA MOLA PROPULSORA, ELA IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO. POR FIM, ELE ESTABELECE PARCERIAS.
COM QUEM? COM O PROFESSOR DA SALA COMUM, COM A EQUIPE GESTORA, É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. AO OFERTAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, QUE ELE ORIENTE OS PROFESSORES, QUE ELE DISCUTA, FAÇA ESTUDOS DE CASOS NO HORÁRIO DE "ATPC", QUE É O HORÁRIO DE PLANEJAMENTO COLETIVO, QUE ELE ORIENTE A FAMÍLIA, QUE ELE TRABALHE COM AS OUTRAS CRIANÇAS DA ESCOLA FALANDO SOBRE INCLUSÃO, SOBRE DEFICIÊNCIA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR E VALORIZAR AS DIFERENÇAS.
E É ELE QUE TAMBÉM VAI ESTABELECER PARCERIAS COM OS DEMAIS SETORES. NÓS BEM SABEMOS QUE A ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NÃO EXISTE SOZINHA, ELA É FUNDAMENTALMENTE UMA ÁREA QUE DEPENDE DO OUTRO, DE OUTRAS ÁREAS, ENTÃO É O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE VAI ARTICULAR COM A SAÚDE, COM O SERVIÇO SOCIAL. POR EXEMPLO, UM ALUNO SEU NO FUTURO QUE TENHA QUE SEJA CADEIRANTE, E ELE TEM UMA CADEIRA DE RODA E VOCÊ QUER PENSAR NA FUNCIONALIDADE DESSA CADEIRA, O QUAL ELA ESTÁ SENDO EFETIVA PARA O SEU O ALUNO.
ESTE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE SER O ARTICULADOR ENTRE O QUE VOCÊ VAI FAZER NA CLASSE COMUM E O FISIOTERAPEUTA, ENTRE, POR EXEMPLO, A COLABORAÇÃO COM O TERAPEUTA OCUPACIONAL, QUE VAI ENGROSSAR UM LÁPIS, QUE VAI PENSAR NUM RECURSO QUE VAI FAVORECER A POSTURA. ENTÃO, VOCÊ, PROFESSOR DE CLASSE COMUM, QUANDO ESTIVER ATUANDO, NÃO PRECISA FICAR ANSIOSO NO SENTIDO DE QUE VOCÊ TEM QUE SABER TUDO. NÃO, VOCÊ PRECISA SABER QUE UMA ESCOLA INCLUSIVA SE CONSTRÓI NA PARCERIA, SE CONSTRÓI TRABALHANDO COM O OUTRO.
E, POR FIM, EU DIRIA QUE DIANTE DE TUDO ISSO QUE É O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, QUE VOCÊ, FUTURO PROFESSOR, SAIBA QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTÁ A SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA INCLUSIVA E A OFERTA DO "AEE", QUE É UM DIREITO DO ALUNO, É FUNDAMENTAL PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DELE. DAÍ A IMPORTÂNCIA DA ARTICULAÇÃO. EU CONSIDERO QUE VOCÊ, FUTURO PROFESSOR, AO TER A OPORTUNIDADE DE TER ESSES CONHECIMENTOS FAVORECERÁ QUE, NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS, CONSIGA, PRIMEIRO, IDENTIFICAR SE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EXISTE, PORQUE ELE É UM DIREITO.
PORTANTO, EM TENDO ALUNO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESTA OFERTA DEVERIA ACONTECER. CASO ELA NÃO EXISTA, VOCÊ POR TER APRENDIDO ESSE CONTEÚDO PODERÁ AJUDAR A SUA EQUIPE ESCOLAR A BUSCAR ESTRATÉGIAS, ALTERNATIVAS JUNTO AOS SISTEMAS DE ENSINO PARA QUE ESSA OFERTA SEJA MATERIALIZADA NO COTIDIANO DA ESCOLA, PORQUE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, CARINHOSAMENTE CHAMADO DE "AEE", É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS. MUITO OBRIGADA E BONS ESTUDOS.