Olá hoje a gente vai falar sobre a história dos jogos digitais né dos jogos de videogames ou jogos por computador e o objetivo disso é porque é importante a gente conhecer a história entender onde é que as coisas começaram e entender onde onde cada e cada questão apareceu né onde onde novas e características foram introduzidas né e no que que porque finalmente n naol das coisas a gente sempre vê que o passado ele serve como base Então nós vamos fazer esse esse percorrido aqui para entender onde as coisas começaram até chegar nos dias de hoje
n onde dia é que a gente tá bom então a origem dos jogos ela é lá de 1947 Porque nessa época né se descobriu uma uma patente de um dispositivo que é era eh um tubo de raios catódicos né Lembrando que lá lá no começo os os dispositivos de vídeo não eram de LCD né nem longe do que eles são hoje então usava com os mesmos tubos raios catódicos das TVs antigas e enfim a gente não sabia né nessa patente aí ah de 1947 a data ali tá 48 até do do desenho né mas mas
o início dela foi 47 a gente não sabe exatamente o que isso implementava mas basicamente a gente vê uma proposta de uma interface eh com botões e e e e de ais né H Isso ligado num num num vídeo né no tubo tubo de raios catódicos então provavelmente Esse foi eh a primeira proposta de um dispositivo de videogame e é por isso que a gente entende que é aí que começou Mas de fato o Primeiro Registro de jogo que a gente tem n ele é de 1952 com a proposta de um jogo da velha então
o jogo da velha foi o primeiro videogame proposto na história né e e é interessante porque a interface para esse jogo então assim a gente consegue ver na imagem né que a parte de vídeo ela era bem simplificada como Aliás não precisa mais para um jogo da velha né e a parte de interativa ela acontecia com de aud de telefone aqui a gente tem um vídeo que mostra como isso funciona então a gente consegue enxergar né o o o visor aqui então naturalmente esse aqui não é o jogo original esse aqui é um simulador né
Ah com uma área de output pra gente entender o que que tá acontecendo né e a visualização do jogo aqui então ele começa mostrando eh assim quais são como é que a gente coloca os nossos a nossa escolha né como é que escolhe o lugar onde vai a nossa escolha no no jogo da velha e a gente usa por tá assim o jogo da velha tem nove casas possíveis né da gente marcar e aqui elas são indicadas pelos números então do dial de um telefone né então basicamente ele começa a pedindo né quem é que
vai ser o primeiro jogador se é a ia ou se é a gente mesmo né então disca zero Se quiser que seja o computador disca um Se quiser que seja o usuário então aqui ele escolheu zero então o primeiro o computador marcou a primeira casa que aquele zero lá aí a gente vai jogar escolhendo uma dessas casas a escolha foi o número sete ou seja colocar o x nessa posição aqui de cima à direita depois ele continua e assim o jogo o jogo avança né o segundo jogo que a gente tem notícias é um jogo
de tênis né que que chama tênis for two né e ele é de 1958 o display ao exemplo do do jogo da velha anterior o display era um osciloscópio né E nesse caso aqui a entrada já se parece com aquilo que a gente via nos videogames nos primeiros deles né ou seja um dial e um botão Então vamos dar uma olhadinha como é que funciona o jogo aqui a gente vê né o jogo como funciona então e ele tem um barulho até né da paração de fundo aí n Esse é o barulho que faz o
rard do do eh Dessa espécie aí de de controle de jogo então basicamente a pessoa pode girar escolhendo Para onde onde é que ela vai interceptar a bolinha veja que esse aqui é uma quadra de tênis vista de lado né tem a rede n a bolinha E aí o usuário ali girando o o dial ele escolhe onde é que ele vai posicionar é o negócio que faz barulho então o dial vai vai escolher né onde ele vai se posicionar e quando ele aperta no botão ele rebateu a bolinha essa era a ideia aqui nesse segundo
jst Depois ainda nessa eh década de 50 60 né um pouco mais tarde 1961 foi lançado então aquilo que vários julgam ser o primeiro jogo de videogame ever assim então é o Space War né E E assim a gente não aceita que que é o primeiro jogo porque já tem aqueles outros dois que foram e desenvolvidos anteriormente né esse aqui o Space War ele foi proposto em 1961 no MIT né e ele eh a ideia era que a gente tinha Naves E aí a gente precisava né atirar nessas nessas Naves Esse é um jogo que
depois ficou bastante conhecido tem um vídeo aqui e nele dá pra gente entender melhor como é que funciona que dá para ver o vídeo né então basicamente a a nossa nave é aqui no meio tem outras Naves eh que se aproximam né E aí vai a a a a ideia do jogo né então vou passar mais rápido aqui porque senão a gente não não termina nunca né E aí isso tudo a gente estava falando em 1960 em 1970 então na era de 70 né foi a a era e de ouro dos dos videogames né não
daqueles que a gente joga em e em casa né com as e com as no computador ou mesmo com os os suportes de videogame né que a gente e compra né esse aqui na época né 1970 tinha casas onde tinha vários jogos e a gente ia lá e jogava né E isso ainda né até hoje a gente conhece a gente conhece em geral eles são mais legais do que aqueles de casa ten jogos de carrinho onde eu entro dentro do carrinho o jogo de moto a gente senta numa moto de verdade e assim por diante
então uma espécie de cassino de de jogos então em 71 foi lançado esse né que tá aqui a a aparência dele né amarelinha o controle era com com botões né e ele na verdade tinha chamava computer Space né E era semelhante aquele que a gente viu anteriormente né que foi lançado na década de 60 então eh ele não foi muito popular né era um pouco difícil as regras eram complicadas toda a interação era com botões e isso acaba dificultando muito pro jogador mas ele foi um Marco porque eh quem criou esse essa console aqui foi
foram os mesmos que depois lançaram fundaram a aari né então quer dizer às vezes um produto ele não necessariamente precisa ser bem sucedido para ele ter uma importância Grand histórica grande né então esse aqui teve essa importância de lançar a Tari né em em outras palavras indiret indiretamente aí e daí também foi nessa década de 70 que começam as consoles domésticas né Então as pessoas em vez de precisarem ir num local especial para jogar elas agora podem jogar em casa né nós temos aí várias gerações de videogame né onde a primeira foi aí na década
anos 72 76 né em 72 foi lançado o magnavox odyssey que foi o primeiro primeira console de todas né Ah E aí os jogos eram naturalmente muito limitados as pessoas ligavam o a console na televisão na saída da antena os jogos eles né vinham em em cartuchos né que colocava na na console e para jogar né Cada um tinha um controle de jogos que basicamente também era um botão e um dial eh um jogo semelhante foi lançado no Brasil depois anos mais tarde né pela filco né era da filco junto com a Ford Ford que
faz carros né E eles lançaram Então esse videogame que foi vendido aqui foi um sucesso então em em 72 saiu o o odyssey em 75 a Atari né propôs o o pong né e assim nasceu essa essa indústria então dá para ver eu vou mostrar um vídeo aqui fica mais fácil de entender também então essa aqui é a propaganda de de época né O que que a gente pode ver é que colocava uma um um papel transparente aqui Néa FR com desenhos ISO encaixado na frente da televisão e basicamente o que a gente fazia era
mover um cursor né eu só tinha escolha de dois lados por causa do do dial né mas o que a gente pode enxergar é o Pixel era gigantesco era aqu aquela coisa Grande AL mas mas enfim isso era divertidíssimo né jogo de futebol jogo de tênis paredão né ess er as coisas que mais comuns de se jogar nessa época a E aí depois essa primeira experiência saiu a segunda geração de consoles né lá entre os anos 77 e 84 né E essa foi a era dos videogames de 8 bits então em 77 foi lançado o
Atari né Essa console aqui que talvez alguns de vocês conheçam talvez não o o o não tenham jogado no original mas em alguma eh alguma edição algum emulador no computador alguma coisa assim então basicamente também funcionava com e cartuchos né então colocava os cartuchos nesses espaço aqui né ligava na TV na antena também e E aí tinha uma porção de jogos que eles viraram clássicos n jogados até hoje né então [Música] [Música] [Música] [Música] fazer então ainda nessa segunda geração então a gente tinha dois videogames competindo aí né duas duas consoles um era o da
Tari que foi o que o mais popular e o outro era o magnavox odyssey 2 lembra que o primeiro de todos foi o Magna vx né aqui ele foi o segundo dessa geração então Eh o Magna vx ele vinha com um teclado porque o objetivo aqui era para usar software educativo para poder fazer programação Então vê que os jogos educativos começaram cedo também né ão praticamente junto com a indústria de de videogame Então esse também foi o primeiro dispositivo eletrônico que tinha eh síntese de voz né E também foi foi bem famoso ele tinha um
problema em relação ao ao Atari né que era uma dificuldade boba que aí a gente vê que é questão de problema de design né Eh todos os jogos tinham uma vida só o jogador sempre tinha uma vida então cada erro ele voltava pro início do jogo né então acabava chato demais tinha que jogar muitas vezes né ao passo que a maioria dos jogadores na maioria das dos videogames a gente tem três nasce com três vidas né e depois pode ganhar outras vidas extras e isso nos ajuda aí um pouco mais longe no jogo né bom
também nessa época aqui eh em 1979 nasceu a activision que é um dos grandes eh fornecedores de vídeos né então pela primeira vez os vídeos os jogos Eles não eram mais fornecidos apenas pelo fabricante da console né activision apareceu como uma empresa que estava e produzindo apenas jogos né então foi uma diversificação na indústria interessante Então uma terceira parte né um terceiro Player gera um jogo que serve no Magna Fox que serve no Atari também então isso mostrou a a a indústria se diversificando né Hoje é super comum a gente ter o desenvolvedor de jogo
não ser o mesmo desenvolvedor da console bom foi nessa segunda geração também né apareceram uma porção de franquias né então alguns desses talvez vocês conheçam outros não né asteroides foi uma franquia que apareceu Breakout era outra defender Donkey Kong super famoso né Maro Bros né então toda quantidade de de Mários que a gente tem aí até até atualmente né Ah pac-man também super conhecido Space invader então foram jogos que apareceram tinha versão original e depois em cada novo Eh cada nova geração de console eles permaneciam né e eram eh com as suas novas versões a
década de 80 foi uma década interessante na indústria de videogames vê que a gente tá aí a 45 anos atrás praticamente né E ela foi uma década inovadora né onde apareceram vários tipos diferentes né gêneros diferentes de jogos então no primeiro Eram todos jogos que a gente hoje chama de jogos casuais simples e na década de 80 então começaram a aparecer alguns outros então uma das um dos gêneros de jogos e importante é o os jogos de labirinto como pac-man com 3D Monster maze né que tem uma uma figurinha aqui mostrando como é que ele
era esse foi o primeiro jogo 3D eh para computador doméstico né a gente jogava naqueles TK 885 que foram também dos primeiros computadores domésticos Ah era a carregava numa fita cassete né que precisava ler todo o jogo na fita Depois jogava sempre ao final da sessão a gente perdia os scores tinha que começar tudo de novo depois começaram também os jogos de foi nessa mesma época que começaram os jogos de tiro né então defender foi um jogo conhecido Moon Patrol foi outro jogo conhecido também então assim voltando aqui nos nos jogos de de de lto
né uma a Inovação que o pac-man trouxe foi ter um personagem que se tornou depois Popular que é o pac-man né e o o monster maze como eu tinha mencionado foi o primeiro que teve que foi o primeiro jogo 3D para computador eh o defender né que é lá de 1980 então um jogo de tiro e estabeleceu essa esse tipo de jogo aqui né onde é um jogo de scrolling ou seja o cenário ele ia passando né e o jogador aparecia sempre no centro da da imagem né Eh então o o mon Patrol foi outro
né então ele introduziu o conceito de de paralax nesse tipo de de jogo onde eu tenho algumas coisas como Se trabalhasse com layers né com com várias eh como é que diz vári várias camadas então numa eu tenho o cenário depois na outra eu tenho só os personagens na outro tem o parte do cenário que se movimenta e isso trazia uma ideia de né sendo que essa é uma técnica que a gente usa até hoje em jogos 2D outros jogos dessa década de 80 né foram os jogos de plataforma então Space pen que foi o
primeiro jogo de plataforma de todos em 1980 né então o o objetivo era fazer uma uma escalada em diferentes níveis né esse era o todo o Gameplay dele e aí depois apareceram outros né Donkey bem famoso máo Bros que era muito parecido com o donke Kong então quanto o donke Kong era era um macaco né claro o Mario bro era o máo o Prince of Persia que também foi outro jogo famosíssimo né nasceu no final dessa década de 80 então aqui para para ilustrar né a gente consegue enxergar um pedaço do do primeiro Mário de
todos né então já tinha né já já começava do do mesmo jeito então o os as tartaruguinhas que caminhavam com a cabeçada fazia parar ou chutava ele né e mas assim ele era simplificado então o primeiro Mário ele acontecia todo numa tela só Claro tinha fases primeiro era essa depois passava para uma um pouco diferente né mas a gente não ia evoluindo com aquela ideia de scrolling que que eu tinha mencionado antes que foi introduzido também nessa época né então tudo acontecia numa numa mesma tela quando o personagem saia por um lado e já aparecia
pelo outro ali né e mas o objetivo era sempre o mesmo que era matar as tartaruguinhas pegar as estrelinhas e salvar a princesa outros jogos dessa década de de 80 né então a gente começaram a aparecer os jogos de aventura né como zork que era um jogo de aventura textual né Maniac manion que né também era um outro jogo de aventura conhecido os jogos de carrinho Battle Zone pol position jogos de tiro como Street Fighter né Street Fighter foi um grande clássico dos dos jogos eh e depois a gente passa né para outros então nessa
mesmo nessa década de 80 aí ah começaram a aparecer os jogos para computador então o comodor 64 Apple 2 O amiga todos eles eram computadores feitos com uma utilidade Grande para jogos né até então a gente não jogava em computadores praticamente foi nessa época que apareceu esses jogos feitos esses desculpa esses esses computadores eh com feitos para jogar ou para desenvolver jogos então aqui a gente começou com os displays com um pouco mais de resolução as placas não eram mais cga elas eram a ega não tinha tinha mais cores né 16 cores aqui ao contrário
das oito anteriores foram apareceram os primeiros jogos multiplayer né que até hoje fazem um enorme sucesso nessa década também apareceram os jogos de mão né em consoles próprias feitas de de monitores de de LCD como era o caso do game primeiro game boy né e e também foi nessa época que teve o primeiro Crash da da indústria de videogame Então ela começou muito bem e na época de 80 ali em 1983 houve uma queda Grande no sucesso dessa indústria bom a terceira geração de videogames foi também uma geração Épica porque foi quando foi lançado o
Nintendo né esse é o Nintendo nes que é o nintendinho que a gente chama né Então essa foi a geração que foi lá de 85 até 89 com o processadores de de 8 8 bits ainda né ah e foi aqui que apareceu o Super Mario Bros né E foi introduzido o game pad Então esse game pad aqui que a gente vê até hoje ele presente no nos jogos né então A ideia é que a gente troca o joystick né que era aquela paleta onde a gente segurava né e por esse controle de jogos aqui onde
a gente coloca o dedo em cima então acaba sendo muito mais resistente do que o outro que vivia quebrando né então dois botões que eu posso usar durante os jogos e esse controle então analógico aqui um dos dos clássicos né que dessa dessa época foi o Mario Bros Talvez o mais famoso de todos os Mario que aqui funciona com aquela técnica de scrolling que eu tinha mencionado né então o personagem tá sempre na área que a gente enxerga da tela e a gente vê a tela andando PR da esquerda pra direita isso D aquela sensação
de de movimento importante então essa também é uma técnica que ainda tem surgido lá no no começo né dos dos videogames ela é muito usada até hoje né então o tempo a passagem do tempo se dá pelo cenário andando pr pra direita então vejam que esse é um jogo que é 2D e mas na maior parte do do tempo ele é umd ou seja o meu personagem ele caminha numa linha reta sempre mover em todos os todas as direções né só consigo PR esquerdao PR direita posso ainda pular E aí com isso troca de nível
e a gente simula uma uma segunda dimensão mas a base dele é ser o jogo do bom na década de 90 né Essa foi uma uma década marcada pela inovação nos nos videogames muita coisa acontecia aqui foi quando surgiu o Sonic né que foi um outro um outro marco aí na indústria porque o Sonic ele tinha muito mais velocidade do que a gente conhecia até então então tudo passou a ser muito rápido então assim nessa era aqui né Eh a gente passou de trabalhar com pixels para trabalhar com o 3D full 3D né ã foi
Quando surgiram os primeiros jogos de FPS né que é aquele de jogo de tiro em primeira pessoa first Person shooters então o Quake apareceu aqui os primeiros jogos de estratégia em tempo real como o Warcraft a surgiu Warcraft 1 2 3 4 né Warcraft era excelente jogos de turno né que que tinha alguma coisa de estratégia aí como o Heroes of Might and Magic e os primeiros jogos massive multiplayer né que chamado MMO os primeiros jogos de mão verdadeiramente o Game Boy foi o primeiro primeira console portátil de jogos foi aqui também que começou a
distribuição de jogos por shareware porque também nessa época a gente jogava no computador né então a ideia do shw é que a gente tinha acesso a algumas fases do jogo e se quisesse então podia jogar o quanto quisesse mas se quisesse versões completas ou estendidas Aí sim tinha que pagar né então foi quando apareceu esse conceito e o Sonic né que nasceu em 91 então aqui a gente consegue ver um exemplo do do Game Boy né então era um jogo que eh comia pilha de uma maneira impress I ante não Durava nada n Talvez seja
quando também as pilhas carregáveis ficaram populares porque não dava conta de comprar tanta pilha eh e essa foi uma época que que houve um declínio aí na na nessa questão dos dos arcad Games né Então as pessoas começaram a jogar muito nas consoles domésticas e pararam de ir nessas nessas lojas né nessas casas onde a gente conseguia ter várias máquinas e jogar nelas foi quando apareceu essa essas consoles né Eh portáteis como eu tinha mencionado então o game boy e o game Gear né que era da da Sega Game Boy da Nintendo eh e alguns
jogos no telefone né então os telefones eram simplesinhas nessa década de 90 né os os smartphones não era smartphone ainda né era telefone celular e assim talvez o primeiro jogo que tem Aparecido foi da na a Nokia que instalou o Snake né então o jogo da cobrinha com começou a foi instalado em 98 fez um enorme sucesso a quarta geração de videogames foi marcada né veio ali de 90 até 94 foi marcada pelo Sega né o mega drive da da Sega e o Super Nintendo então enquanto o Mega Drive apareceu em 89 o Super Nintendo
Super NZ é de 91 né então ainda todos jogos com cartuchos ainda e aqui eles passaram de oito bits para 16 bits então um exemplo né clássico dessa dessa época é o Mortal Kombat né então aqui a gente consegue de novo ver os scrolling games né onde a gente tem a luta e depois caminha aqui no né no na na horizontal esse o Mortal Kombat também tinha aquela questão do do paralax né então eles ficavam um pouco mais interessantes né os as lutas tinha várias coisas podia usar os pés podia usar as mãos né olhando
Hoje ele feio né baixa resolução eh um pouco controle né mas pra época ele foi um jogo Super Interessante né bom a quinta geração de videogames foi lá de 93 até 2006 vê que é um período bem mais longo né né E ela foi marcada pelo Nintendo 64 que saiu em 96 e pelo Playstation né então Playstation que só se chamava Playstation depois ele passou a Playstation 2 3 4 5 né que é de 94 então foi marcada pelas consoles ten agora 64 bits então muito mais poder computacional eh full 3D games né e e
os cartuchos de jogos que viviam dando problema Eles foram substituídos pelo CD né então jogos de CD portanto muito mais robustos que que a gente vê também é que o fato de terem entrado aqui os jogos 3D H fez com que os controles de jogo ficassem bem mais complicados Então agora eu tenho esse eh esse controle que é a herança lá né do onde eu botava o dedo em cima para escolher as quatro direções Isso é uma herança lá no primeiro Nintendo uma por de botes mais um analógico e tinha botões aqui pela frente também
né então jogar se tornou muito mais complicado o que explicado pelo tipo do jogo que passou a ser 3D aqui a gente tem um exemplo né Super 64 então o que que a gente pode enxergar aqui n Realmente eu preciso de maises porque agora posso fazer outras coisas eu ten que posso andar em 3D de verdade me troco de nível subo de um nível pro outro ainda assim eu preciso eu caminho pulo então jogar setornou muito mais complicado né O jogo é mais legal porque é 3D mas se tornou muito mais difícil do que ele
era até então é também dessa época o virtual Boy né então o virtual Boy era para ser o primeiro jogo é o precursor da realidade virtual aqui né onde a gente tem uma console de jogos relativamente portátil né Isso que dá para ver aqui ah e a ideia era a gente ter a noção de profundidade não só o 3D Então vê que Quando apareceram os primeiros jogos 3D surgiu essa necessidade também da gente ter o Estéreo para entender a ter essa noção de profundidade mais clara o que iria ajudar né em tese os jogadores a
eh interagir no universo 3D Então esse jogo aqui que de novo o jogo de tênis como base né a gente consegue ver ele basicamente tinha esse esse visor aqui onde gerava uma imagem para cada olho né e a pessoa interagia por um controle de jogo muito parecido com com tudo aquilo que tava se usando nessa época mas a gente vê que os jogos Eram todos vermelhos né eles não conseguiram fazer esse efeito de estéreo para mais de uma cor né então assim o virtual Boy foi um fracasso de vendas né Então tinha tinha pouco jogo
eh o vídeo ruim né tudo de uma cor só ninguém gostou foi lançado em 95 e se desistiu dele em 96 e daí talvez a pergunta seja Tá mas para que mostrar uma coisa que foi um fracasso Então por que que isso é importante da gente conhecer porque na verdade aqui eh como em outras épocas né a gente percebe aqui uma uma tendência né as pessoas entendendo a importância de usar uma visão estéreo junto com o 3D e não deu certo mas não deu certo porque a tecnologia da época não permitia né anos depois a
gente foi conseguir introduzir isso né E aí usar conceitos que tinham sido testados nessa época aqui bom a sexta geração de videogames ela é lá da década de 98 até 2002 foi quando surgiu o PlayStation 2 o GameCube e o Xbox né então esse aqui é só um exemplo do do GameCube aqui então o que que se fazia nos anos 2000 né Então esse foi o O Retorno né dos dos controles alternativos né então como eu disse os controles de jogo começaram a ficar complexos os jogos complexos por serem 3D né E aí o que
que se fez nessa década foi introduzir algumas coisas de diferentes como por exemplo dance dance Revolution onde as pessoas controlavam o jogo por aquele tapete né com com as setas do dance dance Revolution ã o a toy para poder jogar com controlar com uma com uma câmera né com uma web tinha uma webcam que que conseguia detectar os gestos em 2D do jogador e usava isso para controlar o jogo Guitar Hero foi um clássico dessa dessa era aqui também jogos bem famosos foram o World of Warcraft hã né os os jogos de hardcore que a
gente chama né que é aqueles jogos que precisava terminar ele sa consegui terminar o com com várias etapas e difíceis de jogar são jogos dessa época eh os jogos casuais de em PC começaram a aparecer aqui também como sei lá eh jogos de de carta né jogo de paciência apareceram nessa nessa fase aqui ganharam bastante eh destaque nessa fase né e começaram a aparecer fortemente né Depois dos do jogo da cobrinha né dos Snakes começaram a aparecer os jogos para dispos para telefones móveis né que são a Nokia lançou um um telefone nessa época que
chamava Engage né para quem tiver curiosidade acho que vale a pena dar uma procurada aí na na web eh era um telefone feito para jogar né então Bem bem bom para jogos o iPhone aparece aqui também né Porque surgiu nessa nessa época e ele se mostrou também uma plataforma ótima para para jogos mobile né Isso foi só o início de uma era que vai até hoje né bom finalmente aqui a a sétima geração de de videogames ela vai de 2004 a 2010 né então foi aqui que Então na verdade nessa época os jogos para PC
ã começaram a declinar Então se durante um tempão as era mais legal os jogos mais legais estavam nos PCs e não nos videogames nessa época com os videogames que saíram aqui que foi o Xbox 360 PlayStation 3 e o Nintendo Wi né ficou se tornou mais interessante jogar eh de novo na console do que jogar nos nos PCs né então PC era uma plataforma para jogo difícil para jogo solitário né e e esses videogames dessa dessa época aqui eles privilegiavam muito a coisa de a gente ter ã várias pessoas jogando junto né os Family games
que a gente chama eh com uma interface legal né então o Nintendo introduziu essa e essa interface boa na interface por gestos a gente consegue né mover o o controle do jogo e detectar o o movimento em tempo real foi também uma era em que apareceram muitas consoles portáteis né então o Nintendo DS famosíssimo surgiu aqui e o Play o o Sony PSP né que é o PlayStation portátil iPhone e iPod Touch são dessa época também também podem ser consideradas consoles de jogos de mão e o PSP Go também apareceu nessa época depois né Na
Na oitava geração Ah que é a geração que a gente considera atual né vê que ela é antiga Então ela começou lá em 2011 e e foi a console né ou foi a época onde apareceu o Nintendo 3ds Ah o Playstation Vita o Wii U né que é uma geração do Wi onde a gente pode escolher ou ou jogar no mobile né ou jogar na console então o próprio eh o próprio controle de jogo ele destaca da console eu posso jogar ele sozinho depois PlayStation 4 né surgiu aqui também e o Xbox One também então
essa n depois a gente teve outros Playstation aí teve outras eh variações Mas nenhum jogo nenhuma console trouxe muita inovação né Depois dessas que foram eh que apareceram até aqui então a gente sempre teve grandes Marcos né né aqui a gente tem o o full 3D com imagens muitas vezes que são confundidas com imagens reais tão bem feitas né Muito gráfico bom né Então essas foram as a essa foi a evolução aí da da indústria de videogames até os dias de hoje e para concluir né seria é interessante também a gente ver o que que
tá acontecendo agora né então o que que a gente vê é uma melhoria nos no orçamento de de desenvolvimento dos jogos então muito investimento em jogos muitos jogos com altíssima definição ah com usando 3D vídeo né vídeos em 3D né basicamente a gente vê uma complexidade na na produção dos jogos então assim muito jogo sendo lançado junto com filme então saiu lá o novo filme do Batman vem junto o jogo né então Produções caríssimas aí nessa época a gente também viu bastante dos jogos de de terceiros né se então não não só mais os grandes
estúdios conseguem produzir jogos mas também eh eh desenvolvedores H Independentes né com com lugares onde eles podem vender seus jogos tá Google Store a Apple Store por exemplo a Nintendo que capitalizando demais nessa coisa dos dos jogos casuais que atingiu todo um público que não são os os jogadores Hardcore né então consegue trazer as famílias para dentro do né usar o videogame como uma forma de recreação em família os controles de vídeo os controles de videogame né também revolucionaram então a gente vê e o quando surgiu o emote com essa com essa coisa de eu
poder eh interagir com os jogos em em 3D né o próprio Kinect também que faz a a leitura dos de gestos de expressões faciais que captura voz né então com knect 2 que que tem melhor do que o primeiro knect né todos eles est junto com com vendidos juntos com Xbox o eh os controles de movimento do PlayStation 3 também similares ao que a gente via com com o emote depois o PlayStation 4 com realidade virtual e a gente vê aí um monte de jogos usando realidade virtual então realidade virtual ainda não tá na casa
de todas as pessoas Então ainda não é e suficientemente barato né mas a gente vê uma tendência grande aí muito jogo aparecendo em realidade virtual muito desenvolvedor de né produtor de hardware para jogos lançando os seus óculos de realidade virtual junto e essa a gente vê como uma tendência de futuro alguns jogos em realidade aumentada como meu caso dos do Pokémon go né onde vou caçar Pokémon na rua então E essas são as tendências que a gente tá vendo Então assim toda aquela aquela questão dos jogos ã que são Hardcore segue com o seu público
cativo né e o que a gente vê é a indústria capturando o público que não que não é necessariamente o jogador Hardcore né trazendo essa toda essa todo esse povo aí para junto da indústria então a gente fica por aqui né O objetivo dessa aula era a gente cobrir rapidamente essa história sobretudo a história mais antiga né a história que tá se fazendo como história hoje a gente tá vendo né a gente tá Atento e acaba sendo mais comum que que o demais então espero poder ter contribuído aí para que vocês entendessem melhor a evolução
das coisas né onde a gente vê aí a evolução da tecnologia atrelado a a evolução da da criatividade e do e do desenvolvimento