durc considera considera conte Spence renouvier e tantos outros turm como precursores da sociologia por quê Porque eles já tratavam de questões sociais e eles já tinham essa preocupação em fazer uma ciência da sociedade o contexto político crucial do durc é o contexto de consolidação da terceira República então desde quando ele era adolescente até a idade adulta essa foi uma questão sempre muito presente e que de certa maneira orienta todas as preocupações políticas que ele teve no decorrer da vida essa essa quase obrigação moral que todos os intelectuais da época sentiam de consolidar a república então
a luta dele foi primeiro fazer a sociologia ser uma disciplina ensinada na universidade coisa que aconteceu já na universidade de Bordeaux e depois se tornar uma disciplina [Música] Universitária [Música] você professora primeiramente a gente queria entender qual que era o contexto histórico em que viveu Emily dur certo durka é um francês que nasceu no século XIX em medos do século XIX mas precisamente em 1958 numa região de Fronteira da França com a Alemanha na região da Alsácia Lorena eh durante a infância e Mesmo durante a adolescência ele presenciou vários conflitos de invasão da Alemanha por
parte da França mudança do império pra República então o contexto político crucial do durc é o contexto de consolidação da terceira República então desde quando ele era adolescente até à idade adulta essa foi uma questão sempre muito presente e que de certa maneira orienta todas as preocupações políticas que ele teve no decorrer da vida essa essa quase obrigação moral que todos os intelectuais da época sentiam de consolidar a república que era esse grande ideal que que surgiu na França desde a revolução francesa que aconteceram vários contratempos então a terceira República foi o momento de fazer
esse ideal que surgiu eh pela primeira vez de forma mais explícita em 1789 e que desde então se tentava tornar uma realidade o durkeim então sempre foi eh extremamente engajado com esse esse ideal político então de fato coisas desde a infância e adolescência dele é possível dizer que tiveram uma grande influência sobre a postura política que ele adotou durante a vida inteira e ele outro outro dado que é interessante de ser observado é que ele ele foi formado Numa família de judeus com uma grande tradição de rabinos então o bisavô tataravô o pai o avô
todos eles haviam sido rabinos e ele deveria também ter se tornado um Rabino ele foi enviado desde muito jovem por uma escola de formação rabínica e ainda criança ele decidiu que não era de forma alguma essa a sua vocação ele desde então Eh resolveu ser professor e toda a trajetória dele foi orientada para esse caminho até ao momento que ele entrou na ecol normal superior para ser professor voltado à filosofia e durante esse período em que ele estudava na nessa escola que é uma instituição importante em Paris ele teve contato com questões sociais da época
e teve contato com a sociologia com a ideia de sociologia que ainda não era uma disciplina mas já era um projeto porque o termo já havia sido cunhado por um um francês também o Augusto conte e ele Desde aquela época ficou muito interessado em tornar real essa ciência que se chamava sociologia mas que ela ainda na verdade era só um projeto ela ainda não não havia se tornado uma ciência Então essa trajetória dele desde a época da infância até essa idade é uma trajetória que aponta pro encontro dele e e para essa quase missão de
Formação dessa ciência da sociedade que então foi chamada de sociologia qual que foi o papel dele na pra formação da Sociologia o que que olha na verdade a gente pode dividir a a importância dele em três aspectos principais o primeiro deles é a proposição de um método porque ele ele tinha essa essa convicção de que uma uma ciência autônoma ela precisa ter um objeto próprio e um método próprio de investigação desse objeto o objeto próprio seria qual seria a sociedade e e por isso seria fundamental para ele distinguir a sociedade dos indivíduos e isso seria
a grande diferença da sociologia em relação à psicologia e por isso ele insiste tanto sobre a ideia de que a sociedade é mais do que a mera soma de indivíduos ela precisa ser um um fato diferente do que essa essa mera soma então o primeiro o primeiro ponto importante a primeira grande contribuição foi a a proposição de um método que tá sintetizado num dos principais livros dele que é as regras do método sociológico que foi publicado pela primeira vez em formato de livro em 1895 em que ele estabelece todo o passo a passo a ser
seguido por qualquer um que pretenda fazer uma investigação sociológica importante notar que ele sempre deixou claro que essas regras poderiam ser alteradas com o próprio desdobramento e desenvolvimento da ciência mas aqui tão essas esses procedimentos básicos O que que você precisa fazer para ter uma investigação que considere que Se considere uma uma investigação sociológica o segundo elemento eh bastante importante foi a formação de uma revista chamada laness sociologic que era um anuário que que reuniu um grupo de intelectuais para pensar a partir desse dessa perspectiva dur cimana que começava a ser formada vários aspectos da
sociedade então foi a primeira a primeira criação institucional que fez a sociologia começar a ser respeitada como uma ciência então havia intelectuais especializados em religião educação economia e todos eles eh se dedicavam a escrever artigos originais e fazer revisão de livros sobre o tema e a terceira contribuição mais crucial foi a luta que ele sempre teve para tornar a sociologia uma disciplina Universitária porque obviamente ela não era reconhecida nem como uma cadeira a ser ensinada e nem como uma disciplina então a luta dele foi primeiro fazer a sociologia ser uma disciplina ensinada na universidade coisa
que aconteceu já na universidade de bordeau e depois se tornar uma disciplina Universitária que desde então é possível falar em sociologia como uma disciplina e é possível falar na profissão de sociólogo por isso que ele é considerado um fundador da por isso ele é considerado um dos fundadores um dos principais fundadores da sociologia não por ter cunhado o termo que isso foi foi o conte quem fez mas por ter tornado a disciplina algo institucionalizado e com método próprio principal diferença entre durka e os sociólogos que podemos chamar de sociólogos que o antecederam como conte qual
qual que a principal diferença entre eles O que foi determinante certo eh durc considera considera conte Spence renouvier e tantos outros stm como precursores da sociologia por quê Porque eles já tratavam de questões sociais e eles já tinham essa preocupação em fazer uma ciência da sociedade porém a a grande divergência do durka em relação a eles eh dizia respeito em primeiro lugar a ausência de um método Claro ausência de um método científico e talvez o ponto mais importante seja o seguinte ele dizia que esses autores lidavam com ideias não com Fatos e para ele a
sociologia precisa lidar com fatos com coisas concretas ele diz o conte tinha uma ideia sobre o que era sociedade ele tinha uma das ideias centrais do conte é essa ideia de evolução da humanidade O durkeim diz a humanidade ela não é um fato concreto e a evolução da humanidade não é um fato concreto ela é uma ideia a humanidade não chegou a um termo final de sua evolução Isso é uma criação do do conte não é um fato observado o spenser a mesma coisa ele ele em momento algum negou a influência desses autores ele sempre
reconheceu a sua importância fundamental mas ele sempre diz até o momento esses autores tão centrais para nós lidaram com ideias a partir de agora nós precisamos lidar com fatos com coisas por isso a esse argumento tão central dele de dizer que os fatos sociais devem ser tratados como coisas ou seja coisas que existem na realidade e que podem sim ser observadas é um fato definir isso certo bom esse talvez seja o conceito central do durkin que tá presente desde os seus primeiros escritos e que permanece até as suas até suas últimas obras acho que a
primeira coisa que a gente tem que ter em consideração é o seguinte quando a gente pensa em fato a gente sempre pensa num acontecimento e não necessariamente é isso que quer dizer fato social fato social É também um feito é tudo aquilo que é construído pela sociedade ou por assim ou seja não é natural tudo aquilo que é um construto humano e que são formas de agir de pensar e de sentir que se impõe aos homens como algo exterior portanto algo que não não nasce com eles não Brota de um de um sentimento interno que
se impõe exterior e que exerce uma certa coersão coersão é na verdade uma certa obrigação ele se impõe ao indivíduo ou seja não são coisas que dependem da Escolha o indivídu sente que precisa agir daquele jeito e na maior parte das vezes e isso se impõe De forma inconsciente no geral nós não temos consciência dessas formas de agir de pensar a gente age a gente naturaliza Geralmente os fatos sociais são muito naturalizados e parte da função da sociologia é desnaturalizar isso pensar tudo isso como uma criação para para então ser possível analisar sociologicamente as suas
causas as suas funções na sociedade a diferença entre ser individual e ser social tem um pouco a ver com com com o fato social né Sim qual a diferença entre esses dois o ser individual e o ser social certo Eh vamos partir da ideia do indivíduo o próprio indivíduo já é uma entidade que em si mesma possui esses dois seres por isso durkeim fala em alguns artigos especialmente em artigos sobre a religião sobre a dualidade da Natureza Humana o que que é essa dualidade é o ser individual que é tudo aquilo que n comigo o
eh dados biológicos dados genéticos psicológicos tudo aquilo que tem a ver com a minha própria trajetória e o o ser social é aquele que vem de Fora São justamente essas formas de agir de pensar de sentir que são consolidadas na sociedade Ou seja é a nossa maneira de perceber o tempo é aquilo que a gente considera como Belo como feio aquilo que a gente considera como certo e como errado maneira de de de se locomover Tod todas essas coisas que a gente assimila a partir de Fora o ser social ele existe tanto fora dos indivíduos
como internalizado em cada um dos indivíduos o ser social ele ele tá encarnado nisso que o durkeim chama de representações coletivas que são todas as ideias e sentimentos que nós Compartilhamos e que estão encarnados em primeiro lugar e sobretudo nos códigos jurídicos Nos romances na poesia nos ditos populares nas nossas na nossa maneira de vestir tudo isso diz respeito a esse esse ser coletivo e esse ser coletivo ele de certa maneira tá encarnado em cada consciência particular e e tá em interação constante com ser individual mas ele ele tá acima dos indivíduos tanto nos indivíduos
dessa geração e e parte da Sobrevivência desse ser coletivo eh diz respeito ao fato de que ele é transmitido de uma geração a outra através da educação e por isso que ele se impõe com tanta força na verdade a própria existência da sociedade da coletividade depende dessas representações compartilhadas é o que eu é o que confere uma identidade comum aos indivíduos é o que a gente é o que permite a gente falar de uma sociedade eh a gente pode dizer que o ser social é mais importante que o individual ou não Ou isso é uma
é impossível você falar de de de uma relação de importância porque sem o ser individual o ser social também não existiria porque são os indivíduos também em coletividade que elaboram o ser social então se não existissem os Os seres indiv o ser social também não não poderia existir do mesmo modo que para ele sem o ser social Os seres individuais o indivíduo sozinho com sua natureza seria apenas um animal não seria isso que nós chamamos de homem ser indivual aquele que veio ao mundo que que depois ele vai o ser social que vai surgir é
o que o ser o ser social ele existe independente dos indivíduos mas o próprio indivíduo também se torna um ser social na medida em que ele faz parte de uma sociedade entendeu mas ele ele também existe fora e acima desses indivíduos na encarnado nessa ideia de de representações coletivas mas também não não é possível falar de de uma relação de importância de um em relação ao outro os dois coexistem e o ser individual ele não tem ele não ele não tem uma opção de não de não ser um ser social não tem porque a partir
do momento em que se nasce numa sociedade o ser social automaticamente por assim dizer já se impõe ao ser individual a partir do momento que a criança nasce a mãe já pega no colo de uma certa maneira já fala já usa um certo tipo de voz já utiliza um idioma a linguagem Talvez seja um dos elementos mais cruciais de determinação do ser social é a forma é a forma de expressão então a não ser que fosse um indivíduo que nascesse num local completamente isolado sem qualquer contato com outro ser humano então é impossível a gente
pensar hoje no mundo alguém que exista Apenas individualmente sem isso que foi herdado de fora e herdado das Gerações anteriores porque quando a gente pensa em ser social ele não existe somente nesse momento agora é óbvio que ele tá em em constante transformação mas a força dele vem justamente disso é um legado muito antigo e ser social não é só o ser social brasileiro Paulista tem a ver com a própria história da humanidade desde que o homem se tornou homem e passou a se relacionar socialmente nós temos maneiras de perceber o tempo de perceber o
espaço a própria necessidade de interdição de valores morais tudo isso são heranças muito antigas e que fazem e que constituem esse ser social entendi o o o ser social ele vive em uma hoje ele vive numa sociedade moderna uma sociedade complexa como é que ele consegue conviver com outro ser o seu quanto como é que uma uma pessoa consegue conviver com outras pessoas certo uma das características importantes da sociedade moderna é o culto ao o indivíduo e a individualidade que na verdade são duas coisas diferentes o culto ao indivíduo é o culto a essa entidade
abstrata dotadas de direito à igualdade liberdade que é uma construção intelectual que se tornou parte da nossa moral e também H um certo culto à individualidade eh significando com isso o que você eh hoje em dia não existe uma pressão para você ser igual a todo mundo coisa que existia há um tempo atrás hoje eh serado bacana você ser uma pessoa original com seu gosto próprio Então essa essa eh essa demanda de individualidade é curioso notar ela própria Uma demanda social hoje em dia é é uma demanda social você ser dessa maneira por outro lado
isso Pode sim ser origem eh da da margem para conflito porque pode ser que a individualidade de um entre em conflito com a individualidade de outro talvez esse seja O Grande Desafio da época moderna quando há esse esse conflito de de valor que quando se fala de individualidade também são são conjuntos de valores não é um ser individual são conjuntos de seres sociais muito plurais porque você não tem um um ser social homogêneo você pode ser vinculado a 500 tipos de religião você pode gostar de 500 tipos de música você pode praticar ou não praticar
esporte aderir ou não aderir a um partido político e cada indivíduo traz consigo essa pluralidade de coisas entendeu então talvez esse seja O Grande Desafio da época moderna como indivíduos tão diferentes podem viver juntos no mesmo espaço Ou seja é preciso que apesar dessas diferenças exista alguma coisa a mais que Garanta não só a solidariedade pela divisão do trabalho que é um é um fato da sociedade moderna a gente pode falar disso um pouco depois mas é preciso que também haja um valor comum e qual essa é uma questão interessante no dur kaim que ele
diz qual é o valor comum na sociedade moderna é o respeito ao indivíduo sem isso sem essa crença essa fé nessa ideia de indivíduo essa convivência de individualidade diferentes não seria possível então Eh isso seria a solidariedade orgânica né sim eh esse é o é o tipo de relação social que se dá num mundo em que existe a solidariedade orgânica É talvez acho que a gente pode possa entrar um pouco agora nessa nesse outro par de conceitos que é tão central pro durkeim que é esse par solidariedade mecânica e solidariedade orgânica O que vem a
ser isso né é um par conceitual que ele introduziu na tese de doutorado dele que se chama a divisão do trabalho social que foi posteriormente publicada na forma de um livro que se tornou uma das principais obras dele e que ao mesmo tempo que é uma teoria sobre o funcionamento da sociedade em geral também é uma teoria sobre o funcionamento é quase uma teoria sobre a história da das sociedades especialmente das sociedades ocidentais Eh vamos começar então pela pela ideia de solidariedade mecânica que se opõe a de solidariedade orgânica solidariedade mecânica é um tipo de
de solidariedade ou seja de vínculo entre os indivíduos que acontece em sociedades eh primeiro Muito pequenas com uma densidade populacional muito baixa em que aquilo que une as pessoas são valores compartilhados são os mesmos o mesmo conjunto de valores e são sociedades mais rígidas Porque qualquer desvio a esses valores compartilhados são imediatamente punidos e geralmente punidos de forma muito Severa a esse tipo de de solidariedade corresponde sempre um tipo de sanção que o durkeim chama de sanção repressiva sanção é uma reação da sociedade seja por parte da sociedade em geral seja por parte do direito
na forma de uma de uma pena pré-estabelecida e a solidariedade mecânica é um tipo de ligação entre os indivíduos que passa a acontecer nas sociedades modernas quando essa consciência moral muito rígida ela passa a a se afrouxada ou seja você tem várias formas de vida diferentes você não tem mais um único conjunto de valores você não tá mais numa sociedade que você precisa ser ou protestante ou católico ou judeu ou Muçulmano ou qualquer outra coisa você pode ser várias coisas porque é já não existe mais uma pressão tão grande da comunidade sobre esses indivíduos e
o apesar disso a sociedade continua existindo apesar disso a sociedade não se desfez por quê porque passou a existir um novo tipo de solidariedade que se dá no plano do trabalho as relações sociais nas relações sociais de trabalho também existe um conjunto de de normas é um mundo do trabalho ele é completamente jurid ficado ele é completamente regulado e esse tipo de de regulamentação passa a ser Central para esse novo tipo de de contrato social a gente pode pode usar esse essa expressão não é uma expressão que ele use muito E essa solidariedade passa a
existir por causa da interdependência que se constitui entre os indivíduos você tem como uma cidade como essa que nós estamos aqui isso é possível de de ser visto com um pouco mais de clareza porque talvez as relações sejam um pouco menos complexas do que em sociedades muito grandes né a gente pode ver exemplos muito simples dessa divisão do trabalho da pessoa que vende os produtos da pessoa que produz as coisas a divisão do trabalho ela não se dá apenas no interior de uma fábrica porque muitas vezes a gente pensa nisso né numa fábrica tem quem
aperta o parafuso tem quem enfim a gente a gente tem essa imaginação acho que essa ideia bastante Clara na cabeça né que é uma forma de divisão do trabalho mas a divisão do trabalho também se estende por toda a sociedade se a gente pensa todas as funções que são necessárias para que a sociedade exista hoje em dia ente especializado e alguém que é sei lá médico Ele só faz aquilo e a vida dele é aquilo ele tem quem Produza a sua comida ele tem quem cuide quem quem cuide das estradas ele tem quem tome as
decisões políticas e essa própria dependência um do outro porque se não houvesse isso a consequência disso também seria a própria palpação porque você precisa dessa especialização dessa divisão para ter mais produto para você ter mais mais meios de sobrevivência a sociedade se torna mais sofisticada você tem demanda de bens culturais você não tem mais necessidade apenas de de comer e aquelas necessidades muito básicas sugiram novas necessidades e a sociedade se complexificando a consciência dela as representações coletivas se tornam mais complexas menos pesadas e a solidariedade se dá por essa necessidade de interdependência então é um
pouco um pouco essa a essa dicotomia entre solidariedade mecânica solidariedade orgânica uma das causas da a principal talvez causa da solidariedade orgânica é o aumento dos territórios o aumento físico dos territórios de cada sociedade somado ao principal fator que é o aumento da densidade populacional que traz consigo uma densidade moral a isso traz consigo uma série de outras consequências o indivíduo já não tá mais tão preso a família ele não não sofre mais tanto a a influência dos ancestrais por assim dizer ele tem um leque de opções de de outros grupos menores aos quais ele
pode aderir então uma série de de causas secundárias e tudo isso constitui esse esse tipo de solidariedade que o durkeim chama de solidariedade orgânica quando há problemas na solidariedade a gente tem uma coisa que ele chamava de anomia né isso o que que você poderia explicar pra gente o que que é anomia certo certo anomia é é um conceito é é um conceito um pouquinho eh complexo porque ele ele transita por várias áreas mas a a ideia geral é a nomia ela é tanto ausência de regras quanto a ausência de de solidariedade qual é o
problema pro dur Kim da ausência de regras eh Porque sem regra não existe um parâmetro de vida comum a gente não pode confundir anomia com autonomia Para ele são duas coisas completamente diferentes você questionar a regra é uma atitude de autonomia agora você não querer regra alguma ou você ter numa sociedade sem qualquer regra e sem qualquer que é organização você tem um estado um estado de anomia o estado de anomia traz consigo todo tipo de Patologia social porque eh pro durkeim existe um fato muito básico Sem o qual não é possível a vida em
sociedade que é um consenso em torno de algumas coisas e é uma certa integração funcional dessa sociedade sem isso você não pode ter nada você não tem divisão do trabalho você não tem reprodução material da vida você não tem família sem essas coisas muito básicas então a a a existência de regras e a existência de um certo Funcionamento social ou seja ausência de de anomia é o pré-requisito para se falar em vida social por isso para ele os momentos de transformação social são muito delicados Porque toda a transformação social ela tem a primeira etapa que
é o questionamento da moral vigente então o momento de transição é um momento muito delicado porque você não pode passar do momento da crítica para o nada é preciso que a crítica sempre Dê lugar a uma nova moral e essa nova moral deve ser elaborada eh por um consenso social seja de forma consciente ou não as pessoas precisam passar acreditar em Novos Valores para daí se constituir um novo tipo de sociedade ou seja a crítica pela crítica ela pro durc é muito perigosa e o momento que ele vivia ele considerava como um momento de anomia
ou de quase anomia porque ele via que e Novos Valores haviam sido criados a república contra a monarquia aeduc valores laicos em detrimento de valores religiosos por outro lado as instituições ainda não estavam consolidadas e para eles isso era Vital era preciso que as pessoas não apenas os intelectuais não apenas as instituições tivessem esses valores republicanos mas era preciso que os cidadãos encarassem esses valores porque senão haveria um descompasso e isso provocaria anomia ele tinha uma grande preocupação em evitar esse esse problema que isso isso var revoluções e a desintegração social como a desigualdade pode
ser vista pela teoria durka certo eu acho que é muito comum se pensar que dur nunca problematizou a questão da desigualdade social o que não é possível pensar esse tipo de problema a partir da teoria durana Mas uma coisa é a teoria dele traz uma contribui muito Grand relação a isso é porque a própria preocupação com a questão da desigualdade social ela é uma questão moral que que isso quer dizer hoje em dia a desigualdade social se põe como um problema porque a igualdade social é um valor bom e a desigualdade social pra gente atualmente
e e é importante notar nem sempre isso foi assim esse é o acho que é o fato principal ela a desigualdade social pra gente é um é uma violação aquilo que é demais sagrado ou seja os direitos básicos de cada indivíduo por isso que a a questão da desigualdade se tornou uma coisa tão relevante pra gente porque ela ela é algo que fere algo que para nós é sagrado então pro dur pensando de um ponto de vista dur cimiano usando a teoria dele para pensar essa questão eh talvez a a a primeira a primeira coisa
a se fazer para solucionar esse problema é ificar a consciência moral em relação ao problema da desigualdade que que isso significa numa sociedade em que você ainda valoriza uma pessoa que tem 20 carros na garagem isso é sinal de status isso toda a sociedade valoriza como algo bom nunca vai ser uma sociedade com com igualdade porque é uma valorização social desse da posse de bens e não da posse de conhecimento ou não da da Solidariedade mesmo para usar um termo dele então Começa por aí o combate à desigualdade social começa por um na verdade assim
é uma é uma luta moral acima de tudo e nesse sentido obviamente ele é muito diferente do Marx porque para ele a origem da desigualdade social é também uma uma Não não é tanto Claro ela ela tá presente no no plano do trabalho mas ela também tá no plano das nossas das nossas ideias enquanto não existia uma cultura voltada paraa igualdade social enquanto as pessoas não ficarem indignadas com quem ostenta demasiadamente Essa sociedade nunca vai ser uma sociedade baseada na igualdade claro que o dur Kim não pensava uma sociedade da mesma maneira como que o
Marx uma sociedade eh em que todos podem fazer tudos em que se pesca de manhã se le poesia à tarde não era esse o tipo de sociedade que ele imaginava até porque ele não não tinha muita preocupação em em pensar em imaginar o modelo ideal de sociedade mas o que era Vital para ele eh era a organização da própria sociedade de hoje que a gente chama de sociedade civil eh no formato de movimentos sociais isso que é que é uma questão tão atual pra gente esses movimentos sociais a sociedade civil organizada seja na forma de
Sindicato seja na forma de movimento Ecológico seja na forma qualquer tipo de ONG todo esse tipo de de movimento da sociedade civil deveria fazer uma pressão junto ao estado por políticas de de de melhoria Nas condições sociais por exemplo o estado de bem-estar social pro Durkheim eh é algo que em vez de é algo que deveria aumentar porque é É da é da competência do Estado garantir todas as condições eh de vida digna pros indivíduos por exemplo e você pensar que tem gente que trabalha o dia inteiro e não ganha o suficiente para sobreviver é
é uma questão Imoral o estado e a própria sociedade deveriam se organizar para que isso não acontecesse e isso e por isso passa a valorização de qualquer tipo de trabalho a melhora de de vários tipos de trabalho a educação tem um papel fundamental não apenas um papel moral ou seja as crianças considerarem a desigualdade como problema mas também tem essa função de capacitar todo e qualquer indivíduo para desempenhar toda e qualquer função que ele deseje desempenhar então a a mudança na desigualdade social ela passa por aí por esses outros canais e pro dur ela teria
que o papel tem esse estado o estado também tem esse papel de fortalecer a consciência moral contra igualdade é preciso que a desigualdade se torne cada vez um problema que nos constranja mais que nos cause mais incômodo porque só assim a própria sociedade civil vai se organizar e vai passar a valorizar um outro outro outros modos de vida então a questão da desigualdade passa por Pelas nossas ideias a partir de tudo e são as nossas ideias que vão mudar os tipos de relação social os tipos de valorização de cada de cada função que que é
desempenhada na sociedade então não pode ser considerado uma anomia nesse caso ela anomia anomia não pode ser considerado nesse caso pelo pelo seguinte pela seguinte questão anomia é uma ausência de regras se as regras e são dessa maneira não existe uma ausência de regra Mas pode sim ser considerada uma forma de Patologia inclusive um dos últimos capítulos que o durkeim escreveu nesse livro a divisão do trabalho e são sobre as formas patológicas de divisão do trabalho formas anormais e essa desigualdade social gritante que existia na época dele que existe na nossa época é uma uma
forma patológica de divisão do trabalho para ele exploração de do Trabalho infantil é uma forma patológica de divisão do trabalho trabalho escravo é uma forma de Patologia Vamos tentar E pensar um pouco essa relação pro durka que é uma relação não óbvia não muito fácil que é entre o ideal e o Real o próprio dur na obra dele ele tem essa essa dualidade entre ciência que diz o que é e a parte normativa que pensa como deveriam ser as coisas então ele nunca chegou a pensar em descrever uma sociedade ideal dizer os homens devem agir
assim a sociedade deve ser dividida dessa e dessa maneira que para ele a sociedade é uma coisa muito dinâmica e muito viva e que segue uma lógica interna própria ou seja as coisas aconteceram como aconteceram por diversas razões e você não poderia fazer com que elas tivessem sido diferentes você pode tentar fazer com que elas sejam diferentes mas esse ser diferente tem que partir de necessidades dos homens dessa sociedade agora tem que partir de necessidades reais de anseios reais para ele não adianta nada alguém ficar no seu próprio gabinete concebendo O que seria uma sociedade
ideal isso surge das demandas de cada um surge pela pela pressão de liberação moral surge pela pressão de inclusão de direitos então para ele a sociedade é uma coisa dinâmica e o que é importante existir são as condições para que essas demandas sejam expressas uma sociedade ideal é aquela em que os indivíduos não são coagidos pela força a fazer qualquer coisa em que eles podem se expressar livremente E e essa essa possibilidade dessa esfera pública que é um termo tão tão comum na na nas teorias sociais hoje essa esfera pública tem que ser um espaço
de manifestação das demandas dos indivíduos não não apenas como indivíduos mas através desses grupos secundários que para eles são são instâncias centrais então a sociedade ideal é essa é uma sociedade que os indivíduos podem se organizar e expressar suas demandas e talvez como como ideal para ele que ele ele acredita que seja quase que uma tendência das sociedades é a sociedade deixar de ser uma sociedade baseada em valores religiosos e passar a ser uma sociedade baseada em valores laicos porque uma sociedade laica ela tá mais próxima da verdade Na verdade sendo verdade o seguinte eh
a compreensão de que a própria religião e a própria ideia de Deus é uma criação social então na medida em que se toma consciência disso os indivíduos são mais livres para saber que as regras que eles próprios seguem são regras que eles criaram não eles enquanto indivíduos mas enquanto enquanto membros de uma sociedade então essa consciência a possibilidade de se ter essa consciência pro durka É talvez não seja errado dizer que seja um ideal a ser atingido eh um ideal para o qual a escola tem um papel absolutamente Central o dur kaim Ele é tido
como um um um um Pensador que foi funcionalista né eu queria que você explicasse para nós eh o por do uso desse termo não é tão correto e explicar essa visão doim em relação aos papéis de que cada indivíduo exerce na sociedade certo eh Na verdade o termo funcionalista ele foi sempre utilizado para descrever a obra do doim na verdade os os dois eram sempre identificados durc igual funcionalista porque hoje em dia a gente tem certa certo cuidado pra utilização desse termo porque esse era um tipo de abordagem que enfatizava apenas um lado do Durkheim
e compreendi a teoria dele de uma forma um pouco equivocada equivocada porque porque recortada porque não via a teoria dele de uma maneira Ampla eh a ideia de função é uma ideia que tá sim presente no dur Kai não não não seria totalmente equivocado dizer que ele é um autor funcionalista porque isso tá presente nele Mas qual é o problema dessa abordagem porque com com com essa ideia você pensa o durkeim eh como um autor que concebeu a sociedade como um todo fechado parado em que cada indivíduo desempenha um papel em eh e que não
pode haver mudanças e que as coisas têm que continuar do jeito que são como um autor que não pensa a dinâmica que não pensa a transformação da sociedade o que não é ele pensa assim que existe uma integração funcional na sociedade até porque ele foi muito influenciado do por autores como Spencer que a gente já falou aqui que era um autor que pensava a sociedade como um organismo e daí a ideia de de um organismo vivo enfim como um organismo vivo por quê Porque ele existe a partir dessas relações entre os indivíduos cada um desempenhando
um papel enfim mas ele também é um indivíduo que se transforma ele é um ser que se transforma Então não é verdade que pro durkeim cada um vai cumprir a mesma função a vida inteira e que tem que ser assim ele não é alguém que levanta a bandeira eh da Ordem do conservadorismo muito pelo contrário na época dele ele defendia Profundas transformações na sua sociedade então por eh por essa razão quase que histórica pela pelo sentido pela conotação negativa que sempre se atribuiu a à expressão funcionalista como uma teoria oposta por exemplo a de Marx
que pensava dinâmica e toda essa questão a gente tem evitado utilizar esse essa expressão porque é uma expressão que ficou datada e sempre com uma uma conotação muito pesada que via o durc de uma maneira muito fechada então atualmente desde os anos final dos anos 80 90 você tem pensado o Durkheim a partir dele mesmo não tanto a partir de categorias de dizer que ele Ah durkeim é conservador ah durkeim é funcionalista mas pensar durc é um autor do século XIX século XX que trouxe contribuições fundamentais pra sociologia e pra teoria social que pensou questões
do seu tempo e que pode ser ainda muito úteis agora eh todas esses tipo de problema que ele pensou e e a o nosso esforço é isso é é ver como a teoria dele pode fazer sentido no mundo de hoje você tomar aquelas categorias e tentar pensar o que tá acontecendo agora eh não de uma forma dogmática mas tentando fazer a crítica do durk tentando tentando atualizá-lo pras questões que são relevantes para nós que não necessariamente eram as mesmas questões que faziam sentido no mundo dele só pegando esse gancho o o por havia dito PR
gente antes voltou a ser muito pensado Por que nesse momento ele voltou a ser a ser lembrado ser lembrado bom é difícil estabelecer uma única razão é uma primeira uma série de Coincidências de gente que começou a se interessar pelo dur e começaram a ser retomados textos antigos dele que apontaram um um novo dur por exemplo tem um dur debate com a filosofia que é um dur cai mais próximo das questões da filosofia como um autor interessante para pensar a moral que a moral é uma questão clássica da filosofia sempre fez parte do domínio da
filosofia Então se descobriu que o durk é um autor interessante para pensar isso se encontrou manuscritos dele e talvez uma certa junto com isso uma certa na sociologia em especial uma certa crise do paradigma marxista eu não tô dizendo que o paradigma tenha sido deixado de lado ou que ele deixe de ser importante de forma alguma mas se come começou a pensar que talvez Marx já não não fosse suficiente para explicar todas as dimensões da vida social e se começou a perceber que o a questão da moral você pensar as relações sociais as próprias relações
econômicas como questões Morais é uma coisa que faz muito sentido você pensar o homem como um ser moral que age não por interesse apenas como no caso do utilitarismo mas como alguém que que tem valores que tem crenças que tem ideias tudo isso passou a fazer muito sentido no mundo de hoje e outra outro aspecto interessante dele é que ele tá muito próximo a essas teorias que tão muito que são muito contemporâneas como por exemplo de habermas e essa teoria crítica contemporânea porque o durka é um autor que pensou o espaço público é um autor
que pensou a formação de consenso moral é um autor que pensou a deliberação que são pensou a democracia dur era um defensor ardoroso da democracia e da república e todas essas são questões muito atuais Hoje em dia a desigualdade social ela não é mais um problema isolado ela tá junto com a questão da Democracia ela tá junto com a questão do respeito ao indivíduo e o durk tinha pensado todas essas questões e se está redescobrindo todas essas coisas que que ele já discutiu naquela época que são ainda questões atuais ainda ainda é Um Desafio nosso
como tornar a democracia uma coisa de fato e não apenas uma ideia como fazer a república existir ou seja essa República essa coisa nossa tudo isso são são Desafios que a gente ainda tem pela frente o estado também é uma dessas questões que permaneceu não explorada no dur até um tempo atrás porque há um um conjunto de escritos dele sobre o estado que foi publicado apenas em 1950 que foram aulas que ele deu sobre o estado num curso sobre Estados associações profissionais indivíduo que é um texto extremamente interessante no Brasil ele tá publicado com o
título lições de sociologia e nesse livro ele expõe claramente Qual é a concepção que ele tinha sobre estado que é vamos tentar o seguinte para ele o principal elemento do estado é a Assembleia Legislativa é essa esfera de de criação de leis ser no caso de de um país especialmente no no caso do Brasil Senado e Câmara dos Deputados porque são a as esferas legislativas que mais T poder eh na criação de leis e vamos tentar pensar a relação entre sociedade estado pro dur as representações coletivas elas são elaboradas no seio da sociedade geralmente De
forma inconsciente em conversas em reflexões a igreja tem um papel fundamental especialmente n épocas passadas na formação das nosas representações e representações coletivas éo são todo esse conjunto de ideias que existem na sociedade geralmente de maneira difusa E essas representações elas de alguma maneira chegam no estado o estado no na na figura especialmente do Legislativo é a Instância responsável por elaborar de uma forma mais consciente essas representações E essas representações coletivas esses valores aqueles que de fato são ao menos deveriam ser os mais importantes pra sociedade eles T devem ser objetivados na forma do direito
ou seja Tem certas certos costumes Morais que não são provavelmente considerados pela sociedade relevantes assim então um desrespeito a esse tipo de costume ele é simplesmente reprovado pela própria sociedade com um olhar feio uma repreensão agora Há certos tipo de de valores que são absolutamente vitais pra sociedade por exemplo direitos de proteção à criança direitos direito à propriedade que pra gente na nossa cultura é um valor sagrado todo esse conjunto de coisas são são valores muito que tão já presentes na sociedade que o estado elabora discute a função dos deputados é discutir depurar os vários
pontos de vista e fazer com que essas demandas sejam tornadas leis e qual é a contrapartida da lei a contrapartida da lei é que o desrespeito a essa regra moral que passou a ser uma regra jurídica ela vai ser punida toda todo o desvio da todo desvio da regra corresponde uma sanção seja uma sanção por parte da sociedade seja uma uma uma sanção muito precisa dada pelo Estado o indivíduo vai ser preso vai ter que pagar uma multa então a essa relação é muito forte entre estado e sociedade e por outro lado o estado ele
é responsável por elaborar de uma forma um pouco mais sofisticada e mais sofisticada sim porque coloca na na forma de lei coloca delibera sobre tudo isso então o Estado não é um órgão que tá acima da sociedade apenas ele tá acima no sentido de que ele ele essas representações chegam até ele mas ele tá ele deve estar a serviço da sociedade e deve servir para esclarecer a própria consciência social e para ele há uma questão que eu acho que é de vital importância que ele ele pensou para ele o indivíduo os direitos individuais eles surgem
de um jogo de forças entre o estado e os grupos secundários grupos secundários para eles pode ser igreja pode ser grupo de amigos pode ser qualquer e grupo de sei lá de escoteiros de ONGs e qualquer tipo de coisa Qualquer grupo que esteja entre o estado entre a vida política e o indivíduo isolado em sua família por que o indivíduo nasce desse jogo de força entre essas duas instâncias porque produr Kim se o estado fosse fraco os grupos os grupos secundários poderiam absorver demais o indivíduo e ele vi é como se se nesses grupos e
passasse a surgir uma nova forma de solidariedade mecânica como se o indivíduo Tivesse Que Ser completamente absorvido nisso o Estado é esse agente mais neutro e mais abstrato porque ele tá muito acima você não consegue ter muita clareza sobre o que é o estado e com as suas leis ele garante que o indivíduo não seja Oprimido pelos grupos sociais eh intermediários por outro lado sem esses grupos Se existisse só o estado doos indivíduos o indivíduo não teria uma identidade ele seria um ser ele não teria gostos definidos ele não teria vínculos então o indivíduo surge
desse equilíbrio de forças ele ele vem com a sua própria trajetória e participa desses vários grupos intermediários e esses grupos intermediários eh são eles têm esse o seu poder amenizado pelo Estado então a sociedade se constitui dessa maneira o estado protege o indivíduo e garante os indivíduos garante seus direitos individuais e os os grupos intermediários chegam com as suas demandas e ao mesmo tempo conferem uma certa identidade aos indivíduos então é o estado tem esse papel absolutamente Vital pro durk e ele desde que ele ele seja desde que ele cumpre esse papel Maravilha valeu para
você inteligente [Música] [Música]