a marca quer ir embora o estilo vai ser agora ou nunca embora para onde é preciso ficar pra acabar o que é ruim vingando o meu sofrimento fazendo justiça olá bem vindos ao cinema de um tema desta semana é o cinema novo você que acha que o brasil nunca teve nenhum movimento cinematográfico importante vai saber um pouco mais sobre este movimento que surgiu aqui no brasil na década de 1950 ao longo da história do cinema em vários pontos do planeta em determinadas épocas alguns movimentos surgiram e se e se tornaram bastante influentes e relevantes da
história do cinema temos alguns casos bem específicos de movimentos muito importantes o expressionismo alemão que apareceu no finalzinho da década de 10 e ao longo da década de 1920 na alemanha temos um pouquinho depois ao longo da década de 1920 o construtivismo russo na antiga união soviética tivemos o neo realismo italiano na década de 1940 tivemos também a no velho vague francesa no finalzinho da década de 50 e na sequência ao longo dos anos 1960 o cinema novo surge no brasil mais ou menos no mesmo período da nouvelle vague francesa um pouquinho antes do nascimento
da nouvelle vague mas é um movimento que utilizou bastante elementos propostos pelo la nouvelle vague o movimento de uma certa forma ele surge timidamente no comecinho da década de 1950 mais precisamente em 1952 naquela época o brasil tinha dois grandes pólos produtores de audiovisual com os estúdios da vera cruz com os estúdios da atlântida a veracruz fazia dramas fazia filmes mais elaborados com a produção mais requintada e consequentemente mais cara no rio de janeiro atlântida produzir as suas paródias as suas chamadas que eram filmes bem populares a maioria eram comédias que se utilizavam filmes americanos
com grande apelo popular e com uma boa resposta de público mas mesmo os filmes da atlântida eram filmes caros para um jovem cineasta que quisesse iniciar a carreira e foi justamente esse grupo de jovens cineastas que propôs já naquela época a produção de um cinema mais barato um cinema que não ficasse preso nos estúdios que fosse para a rua a inspiração inicial obviamente foi o neo realismo italiano só que o primeiro filme dito representante dessa proposta do cinema novo veio a ser feito somente em 1955 a proposta desse movimento pode ser resumida basicamente numa frase
que ficou famosa até uma câmera na mão e uma idéia na cabeça eles queriam mostrar a realidade do país para as pessoas mostrar a vida mostrar algo que as pessoas pudessem criar uma conexão coisa que eles entendiam que os filmes da vera cruz não tinham e os filmes da atlântida também não então esse primeiro filme esse marco zero do cinema novo brasileiro foi feito em 1955 escrito e dirigido por nelson pereira dos santos rio 40 graus um filme que mostrava a favela mostrava o pessoal indo pro estádio trava o pessoal andando pelo centro do rio
de janeiro pegando o trem pegando o ônibus ou seja mostrava uma cidade pulsante com as pessoas reais devendo naquela cidade interagindo com tudo e então essa era a proposta desse novo cinema desse cinema novo é até curioso perceber que em portugal mais ou menos nessa mesma época houve um movimento que tinha essa mesma proposta aqui no brasil o movimento recebeu o nome de cinema novo em portugal inverteram as palavras esse movimento em portugal se chamou de novo cinema pouco tempo depois por volta de 58 59 aparecem os filmes da nouvelle vague que mostrava um grupo
de jornalistas críticos de cinema intelectuais em última instância que decidem fazer filme rompendo com o modelo estabelecido o cinema novo brasileiro que se consolida a partir do início da década de 60 apesar de já ter esses representantes no final da década anterior tem a partir daí como inspiração direta o neo realismo que já vinha sendo utilizado e as propostas que foram apresentadas pelos franceses então de uma certa forma o nosso movimento do cinema novo é um filho direto do cruzamento de idéias de propostas estéticas e narrativas nesses dois importantes movimentos estrangeiros o realismo da itália
ea nouvelle vague da frança temos alguns cineastas que se destacam dentro desse movimento além do nelson pereira dos santos que já citei e que vem a fazer na seqüência outros trabalhos bem representativos desta proposta de cinema novo como por exemplo vidas secas também temos o leão richman que faz a falecida e temos também aquele que muitos consideram o maior expoente do cinema novo que é o glauber rocha glauber rocha começou a sacar a sua carreira ainda na bahia ele é natural ia e lá ele começou como crítico de cinema fez alguns curtas-metragens o que chamou
mais atenção foi o pátio e na seqüência ele fez o seu primeiro longa metragem o barravento mas o filme de maior destaque dele nesse período inicial de carreira é deus o diabo na terra do sol filme que o projetou internacionalmente ele depois vem a fazer outros dois filmes muito importantes como o dragão da maldade contra o santo guerreiro e também o terra em transe outros nomes se destacam também tem o caso do joaquim pedro de almeida que faz a adaptação de macunaíma e o leão richman que como já fez à falecida e fez alguns outros
trabalhos nesse período mas que a carreira dele de uma certa forma seguem paralelo com o movimento às vezes se distancia às vezes volto como foi muito comum com outros cineastas daquele período de qualquer maneira o cinema novo foi um grande abridor de portas do brasil no exterior foram filmes que conquistaram muitos festivais que projetaram a produção brasileira da época em vários lugares do mundo e também influenciaram muitos cineastas martin scorsesse por exemplo disse repetidas vezes que um dos filmes mais influentes na carreira dele como diretor foi deus o diabo na terra do sol ele tem
até um posto original do filme no escritório dele em nova york é um movimento que influenciou bastante naquela época e continua influenciando bastante hoje e a proposta é bem simples a exemplo do que já tínhamos visto com o neo realismo e também com a nouvelle vague é um é um movimento uma proposta que deseja pura e simplesmente mostrar a vida das pessoas os dilemas os conflitos os dramas cotidianos das pessoas da maneira mais natural mais direta possível rompendo com modelos pré estabelecidos abominando as concessões que costumam fazer nesse tipo de história e sendo o mais
próximo possível da realidade e como a produção que possa ser auto-sustentável nada muito caro nada muito complexo para que o filme possa ser feito de uma maneira mais rápida mais direta mais objetiva e não tão cara no final da década de 1960 surge uma nova geração de cineastas que segue durante um tempo pelo menos nos primeiros trabalhos essas propostas do cinema novo nomes como arnaldo jabor como cacá diegues é figuram nessa lista e se você quiser se aprofundar mais conhecer um pouco mais detalhadamente a história desse movimento eu indico dois livros bem interessantes e que
tratam muito bem desse assunto o o livro o processo do cinema novo do alex viany e um livro escrito pelo próprio glauber rocha que como eu já disse foi o maior expoente desse movimento a revolução do cinema novo escrito pelo próprio glauber até o próximo cinemark veja o estudo crianças em escolas hospitais repletos palestra aqui precisamos fazer uma campana kiba expectativas não são suficientes é preciso que se faça alguma coisa precisamos de um líder político isso sim