funcionando agora ok obrigado pastor cleiton pelo convite de é tão precioso estar aqui com vocês eu estive aqui na primeira conferência batalhando pela fé dez anos atrás vim outras vezes é mas era para ter voltado algum tempo atrás eu fui acometido de uma enfermidade que judiou muito de mim eu fui eu fui submetido a duas cirurgias quase que consecutivamente no espaço de 45 dias há dois anos atrás e por causa disso eu fiquei muito debilitado e parei de viajar parei de fazer viagens parei de me afastar do meu espaço do meu do meu núcleo de
segurança médica dos meus médicos e dos hospitais e clínicas que me atendiam mas isso já aconteceu há dois anos atrás ao longo desses dois anos eu consegui pela bondade de deus e pela graça dele eu eu consegui superar os temores de me afastar e fui aos pouquinhos criando mais coragem e saindo ficando um pouquinho mais longe de casa até que eu fiz uma viagem um pouco maior de são paulo até goiás até caldas novas fiquei lá uma uma semana aí e tudo correu bem acho que eu posso começar a arriscar vôos mais distantes o pastor
cleiton entrou em contato e eu estava com saudade de vocês já também e aí eu resolvi aceitar terei coragem e viajei aí quase 2.500 quilômetros vai estar com vocês hoje e até o final de semana eu vi olhando os meus e mails antigos eu vi lá um e mail que eu mandei para o pastor cleiton em 2007 e nesse meio eu dizia ele o seguinte pastor cleiton é foi muito bom estar com você na primeira conferência batalhando pela fé e eu quero dizer pra você que eu me senti muito em casa era como se eu
estivesse na minha própria igreja ah eu escreva pra ele geralmente quando escrevo essas coisas eu escrevo com muita sinceridade eu digo essas coisas não foram muito verdadeiro e eu estou muito ansioso pra é com a certeza é de que eu vou repetir essa experiência aqui com vocês me sentindo em casa aqui com vocês é muito bom saber que no universo é evangélico de hoje tão caótico existem igrejas que permanecem firmes na verdade proclamando a palavra de deus no mundo a que está totalmente no escuro não somente lá fora mas também dentro dos nossos próprios arraiais
nós temos visto coisas tão absurdas no meio evangélico e é muito bom ver que existem igrejas sérias pastores sérios homens de deus pagando preço para proclamar e para manter de pé a bandeira do evangelho verdadeiro da palavra de deus pura ainda que isso crie evidentemente problemas e dificuldades para nós nos dias atuais meu desafio aqui nessa conferência é um desafio grande porque vou ter que tratar de um assunto que é bastante polêmico é bastante difícil e é um assunto que não é só teológico é um assunto que mexe diretamente com a nossa vida acabei de
falar pra vocês que eu passei por problemas de saúde há o mal não é só uma questão metafísica o mal não é somente uma questão filosófica o mal não é apenas um problema tecnológico o mal é um problema que faz parte da nossa experiência todos os dias nós enfrentamos um mal em alguma medida ou vemos as pessoas à nossa volta enfrentando mal em alguma medida e nós temos que lidar com ele um grande teólogo certamente conhecido dos pastores e seminaristas que estão aqui há ainda que talvez não concordamos com tudo o que ele diga emitir
right elite right fala que nós não estamos mais na época nós passamos na época discutirmos o mouse sobre a perspectiva metafísica sobre a perspectiva meramente cerebral e teórica porque os os teólogos do século 18 os filósofos do século 18 e os teólogos também da época com as suas reflexões meramente teóricas meramente no papel não oferecer uma satisfação ao coração do homem de modo que hoje nós temos um novo problema em enfrentar que é um velho problema é dar a resposta para o mal considerando que ainda que tenha havido algum progresso na unidade em alguns aspectos
o mal permanece presente o mal continua aí nós temos que conviver com ele e o grande desafio do cristão é dar uma resposta o mal não somente do ponto de vista teológico ortodoxo mas dar uma resposta ao mal do ponto de vista vivencial como nós respondemos ao mal com a nossa vida como nós respondemos ao mal com a maneira como nós enfrentamos com as nossas reações diante dele esse é o maior desafio que nós temos como crente eu vou então e apresentar para os irmãos ao longo desses dias são seis palestras são três dias divididos
em duas palestras cada dia então vou falar sobre os contornos vai definir os contornos do problema demonstrei na tela isso aí vou falar sobre isso nesse primeiro momento aqui é uma parte um pouquinho mais teórica para com os irmãos entendam a o que está envolvido no problema o auditório nosso auditório misto a pessoas que já leram bastante sobre esse assunto ao longo da vida são os seminaristas já estão se formando são pastores já formados são homens que já estão envolvidos no campo tecnológico já vários anos e isso não vai ter muita novidade pra eles já
outros estão tendo contato com essa matéria pela primeira vez então nós vamos tratar disso mostrar quais são os contornos do problema e vamos seguir em frente vamos ver as respostas equivocadas que são dadas ao problema que é levantado pela tv de serra como nós vamos definir depois vou apresentar para vocês algumas algumas respostas equivocadas ainda hoje se deus permitir no segundo momento vamos falar sobre algumas vezes estas equivocadas ao problema do mal o ilusionismo o dualismo reducionismo o permissivismo que não quis usar a palavra feminismo que não gosta da palavra a e depois amanhã se
deus permitir nós vamos nós vamos é é a fazer uma pequena digressão a vendo como nós podemos inocentar entre aspas deus do problema do mal então nós é uma digressão nesse campo aí dentro a idéia de abrir um parêntesis dentro do permissivismo que eu mencionei depois eu vou expor para os irmãos rapidinho amanhã também sobre a teologia do processo a resposta que a teologia do processo dá ao mal ea visão retributiva também uma outra resposta à na seqüência eu vou apresentar para os irmãos como mal se originou no universo e aí eu vou recorrer a
um grande teólogo do passado que é santo agostinho santo agostinho é meu santo padroeiro no mundo sabe que tenho dois santos padroeiros santo agostinho o primeiro segundo de são francisco de assis mas eu gosto mais santo agostinho né valei-me santo agostinho neste momento porque vou falar sobre as respostas de agostinho quando mal há o mal como substância se existe como substância ou mal o mal moral como surgiu o universo mal natural como surgiu o universo também outras realidades ligados ao mal que santo agostinho menciona e que são e extremamente interessante que vamos ajudar não somente
resposta de santo agostinho são respostas que têm forte amparo forte fundamento escritores tico e que nós podemos pensar dos seus escritos na cidade de deus é uma obra vasta e agostina vê a obra principal de agostinho e também em na sua correspondência seus comentários especialmente no seu debate com juliano de plano que é era um oponente de santo agostinho na fase final da sua vida e vamos dar prosseguimento então a isso falando sobre falando também no final de tudo falando sobre por que deus não acaba de vez com o mal e mostrando os irmão sair
de uma perspectiva perspectiva bastante bíblica com textos bíblicos o que o mal pode nos ensinar o que o sofrimento podemos ensinar o que o segmento pode produzir em nós qual é o valor de da tyco qual é o valor é instrutivo do mal para o cristão não é isso que vamos tratar nesses dias se o senhor permitir pela força que o senhor nos dá a nós vamos tratar desses assuntos ea minha expectativa humilde diante de deus é que a através dessas coisas que vamos tratar aqui os irmãos amadureçam espiritualmente amadureçam na sua fé do ponto
de vista teórico e os irmãos aprendam a lidar com essa questão usando as ferramentas certas as ferramentas teóricas as ferramentas filosóficas e teológicas corretas para pensar acerca deste assunto e não somente isso isso isso isso isso não é suficiente é necessário também que o irmão saiu daqui com ferramentas vivenciais ferramentas ligadas ao modo como responder ao mal que sendo ou tarde será que não está acontecendo agora vai de alguma maneira bater a vida de vocês como reagir diante disso quando um dia mau chegar como nós devemos responder a esses momentos tão difíceis então você tem
aí o primeiro slide que aparece aí está aí você vê palestra 1 definindo os contornos do problema e você tem aí definição de termos a primeira palavra que aparece dentro do assunto o problema do mal é palavrinha e odisséia que não é nome de gente não é nome de gente tem o diz é que é tão bonito né tem lá onde saía por não poder ter uma idéia aqui a esse nome também teor de séria e o que é teu de sério se você pegar o que estão vendo sinais aqui não vem acontecendo aí eu
estou vendo nada pela fé eu estou pensando em vocês não acreditam que estão vendo então por favor de alguma coisa errada dar um tchau pra mim pastor está dando certo não ia ver isso aí tá que os lucros desse sistema que é muito moderno esse negócio aqui eu não canto o sistema que não tinha outro modelo aqui que eu arriscava assim mas aqui não funciona assim não dá mas enfim não precisa buscar também está escrito aí teófilo deus deus claro e aí tem a palavrinha dick wiles dica não significa justo decaiu cine justiça se você
pegar p os e decaiu sine ou teóricos bica e uso você tem aí é teu de seia do que trata então até onde sei a simples olha o que está vendo isso é fácil de memorizar facinho de aprender fácil de lembrar até onde sei a é o campo da tecnologia que lida com a questão da justiça ou de cair já decaiu se nenê bateu de sair é o campo da tecnologia que lida com a questão da justiça da integridade e bondade de deus em face da realidade do mal no mundo é disso que trata teodicéia
esse é o tema que vamos tratar aqui esse é o tema que perturba as pessoas não só os cristãos não cristãos também olha aqui ó a pergunta que a t observe a tenta responder a isso especialmente na especialmente os teólogos cristãos a pergunta que até onde saía tenta responder é a seguinte como explicar a existência de um deus bom e poderoso note bem se ele fosse somente bom mas não fosse poderoso o problema estaria resolvido ou se ele fosse só poderoso mas não fosse bom o problema estaria resolvido também mas o problema é que nós
aprendemos na bíblia que deus é bom e poderoso as duas coisas ele é são os atributos de deus que nós aprendemos os seminários estão aqui aprendendo primeiro semestre de teologia sistemática teologia sistemática 1 nas transmissões de tecnologia nós aprendemos os atributos de deus nós aprendemos que deus é bom e aprendemos que deus é onipotente os atributos o nome de deus ele é todo poderoso como explicar então a existência de um deus bom e poderoso em face da presença do mal no universo trocando em miúdos é muita coisa para ler muita coisa valer kansas a quem
não aguentasse ponto aí vêm as pontas que é um mundo mal esse mesmo é um do mouse tem que perceber a em perceber a perceber não vejo aí já que o mal existe o problema em si já que não existe um deus é bom mas não tem forças para poder destruí lo ou deus é poderoso mas não é bom para querer destruí lo entender o problema esse é o grande problema simples o problema de entender a existência do mal não pode coexistir com a realidade de um deus ao mesmo tempo bom e poderoso não dá
ou ele é mau ou ele não tem poder a even mendes seculares ficam com a primeira opção afirmando que se deus existe ele não é bom o modelo era disse se deus existe ele é o diabo cedeu cesit ele é o diabo porque tendo tanto poder como um deus que é e permitir ou como dizem os os crentes decretar ou ser a causa primária se você quiser pegar mais leve a linguagem do mal é permitir decretar ou ser a causa primária do mal no mundo então ele só pode ser a um deus ruim ele só
pode ser muito perverso pra não dar cabo do mal êêê permitir que todas essas coisas aconteçam há algumas vertentes judaicas e cristãs eu vou mostrar pra vocês aqui algumas coisas não ficam assustados optam pela segunda opção dizendo que deus não é onipotente tem muita gente dizendo isso hoje em dia dentro do meio evangélico e também dentro também datada do judaísmo rap nos dizendo isso também dentro dos dez modelos que deus não é onipotente a ortodoxia bíblica porém afirma que deus é bom ele poder que a ortodoxia que é o dos que é o dos outros
quando uma criança tem um pé torto onde é que você leva a no ortopedista que é o horto é direito o que é a ortodoxia a rigor seria tóxico glória mas seria a doutrina reta a ortodoxia é a doutrina reta a ortodoxia claro bíblica se a ortodoxia claro que é bíblica afirma que deus é bom e eu lhe potente a firma as duas coisas tendo assim que lidar com o aparente paradoxo é não to conseguindo trocar agora o slide aqui agora está arriscando desenhar aqui ó o diabinho aqui pra ficar mal eu fiz aquele é
até funciona outro não aparecendo e se aquilo não é como eu fiz isso não sabe ok obrigado viu agora agora não mais né mudou agora slide estamos acompanhando a fácil é fácil né isso é fácil então veja aí olha essa situação aqui do francês andersen que escreveu um comentário sobre jó rj entrou sem comentário é a ió é uma série um 's' os pastores e seminaristas se lembra dessa série nem sabia dessa série de edições 29 do mundo cristão uma série de comentários bíblicos ram e um deles já entrou sem comentário do francis entender sem
pressa em dois anos seguintes a rigor a desgraça humana ou mal em todas as suas formas é um problema somente para a pessoa que crê num deus único onipotente e todo o poderoso é o que a gente chama o paradoxo de epicuro você já deve ter ouvido falar do z kurion o apóstolo paulo ele discutiu com o filósofos estóicos epikurean vocês devem se lembrar disso a bíblia fala sobre isso no livro de atos a epicuro tem aí a data em que ele viveu e morreu nos anos 70 ou 271 antes de cristo epicuro não não
queria na vida após a morte epicuro dizia que é um quando quando nós estamos vivos a morte não existe e quando o amor é e passa a existir para nós nós não existimos entender é chegar a ele fala isso nesta edição vou falar de novo ele fala assim quando nós estamos vivos a morte não existe para nós quando a morte chega pra nós nós não existimos mais então não temos que ter medo da morte e que nunca vai se encontrar a ficar tranquilo e ele disse inclusive que há no meio no meio de uma tortura
no meio de muito sofrimento no sofrimento que antecede a morte o homem sábio ele se alegra mesmo no meio do sofrimento que antecede a morte porque ele sabe que está se despedindo da mesa do banquete da vida essa figura que ele usa ele sabe que está se despedindo do banquete da vida e está saindo alegremente dessa mesa para dar lugar a outra pessoa que vai chegar para ocupar lugar dele então ele sabe o que é ele se despede alegremente dessa mesa do banquete da vida é que é curioso porque teve um escritor chamado alexander soljenítsin
alexander soljenítsin ele viveu a as perseguições do regime stalinista alexander soljenítsin escreveu é alguns livros mais famoso deles é o arquipélago gulec é um livro muito interessante muito instrutivo e outro livro dele bastante interessante é um livro chamado o primeiro circo em que ele fala sobre a perseguição de stalin contra os intelectuais do seu tempo da rússia do seu tempo e alexander soljenítsin ele comenta esse pensamento de epicuro e ele fala o seguinte é muito bonito fazer filosofia como epicuro fazia é muito bonita muito gostoso é muito fácil fazer filosofia passeando nos jardins agora eu
quero ver o homem se despedir da vida com um sorriso nos lábios feliz por dar lugar a outra no banquete da existência vivendo dentro de uma prisão russa durante o regime de stalin aí eu quero ver ele dizer isso porque a filosofia pode ser muito bonita quando você quando você afirma essas coisas passeando no jardim florido nós sabemos que a vida não é assim a vida traz sofrimento difíceis coisas terríveis que não sobrevivem epicuro então ele falava sobre o sofrimento de uma perspectiva errada agora o que ele apresenta aqui o dilema que pico apresenta aqui
é um dilema que realmente deve ser levado a sério ele insere algo mais do problema ele não fala somente sobre a onipotência ea benevolência de deus ele fala também que existe mais um atributo que fica em xeque quando nós olhamos para o mal no mundo e este é o tributo é a onisciência também é um outro atributo une-se fica o nenê do nenê o mini homem nem significa tudo ou todos quando nós falamos que deus é onisciente ele conhece tudo onipotente ele pode tudo o que você fala sobre o ônibus que ele pega qualquer um
pega tudo verdade um ônibus temos aqui os atletas que temos aqui dois atributos homens que são colocados em xeque em face da realidade o mal no mundo veja na sequência olha só como epicuro coloca o problema sendo deus onisciente e onipotente ele tem conhecimento de todo mal é aí que entra o que potencia a une ciência e poder para acabar com ele ele é onisciente e onipotente contudo não faz porque não quer logo não é benevolente ok vamos tentar outro conjunto ele vem sendo deus onipotente e benevolente se você quiser afirma não ele é benevolente
ok então se ele é onipotente benevolente ele tem poder para extinguir o mal e vontade de fazê lo contudo não faço porque não sabe o quanto de mal existe e onde o mal está aí que eles eram um problema novo logo ele não é onisciente ok então ele tem que mostrar o que não não dá pra conviver com não dá pra manter os três não têm como manter os três atributos prossegue sendo deus onisciente benevolentes você insiste na unl eficiente é benevolente ok ele conhece todo o mal que existe e quer extinguir lo contudo não
faz porque não consegue logo logo que não é onipotente então esse é o dilema de epicuro agora épico é ateu não epicuro não é teu epicuro acredita em deus do qual é a resposta dele muito simples a resposta de dança que a resposta dele deus existe mas ele é totalmente indiferente a resposta talvez passar um sentido a deus tem um ele te diz deus tem muito que fazer deus está preocupado com os nossos dramas e está preocupado se você perdeu emprego não se amanhã vence o aluguel e você não está conseguindo pagar se o seu
filho está doente ou se houve um terremoto em algum pedacinho aí da terra e em algum pedaço de um planetinha pequenininho e do universo ele não está preocupado com essas coisas os deus ou os deuses como ele dizia tem coisas muito grandiosa com que se preocupar ele não vai perder seu tempo dando atenção para o nosso drama para as nossas dificuldades para as nossas lutas para os nossos problemas ele não vai se importar com essas coisas não liga pra nada disso ele é o deus dos deuses existem estão aí mas olha nós estamos sozinhos aqui
é uma espécie de uma espécie de iso a existe existe essa vertente teológica amigo de ismos seguinte olha nós nós fomos simplesmente jogados aqui deus nos jogou aqui é é do do ponto de vista é vivencial do ponto de vista humano é uma 11 existencialismo cru é o existencialismo cru e cruel nós fomos jogados neste mundo jogados aqui e olha a solução é a seguinte se vir essa é a resposta existencialista que podem ser conjugada com da smu olha se virem você tem que ir atrás da sua felicidade do seu bem estar tente aproveitar ao
máximo tem que aproveitar ao máximo agora partindo para o existencialismo materialista é o mais cruel de todos que nesses obviamente é também hedonista a idéia é o seguinte olha tem que aproveitar ao máximo você foi jogado neste mundo você está sozinho não tem deus nenhum não pra cuidar de você se ele existe não tá nem aí como disse picuruta se ele existe tem coisa mais importante para fazer do que se preocupar com as suas orações por que se preocupar com seus grandes dificuldades em suas contas para pagar e suas doenças está pouco ligando pra isso
se ele existe ele não liga pra isso você está sozinho se vire e mais tem que aproveitar ao máximo enquanto você pode o máximo porque o destino seu neste mundo é só a apodrecer só você vai apodrecer epicuro não criando a vida após a morte qualquer bem que você quiser desfrutar na sua existência é aqui neste mundo o seu destino é o apodrecimento então o que fazer qual é a resposta vivencial que a resposta prática para uma filosofia como essa é muito simples e dizia o seguinte olha você procure ser feliz disse desenvolvendo a axia
o que é isso a serenidade desenvolva serenidade na sua vida e essa serenidade virá pelo prazer que trazer a bagunça baderna barrada dá esse tipo de enfermidade a cena que você sente prazer é o tipo de prazer que você vai buscar é o livramento da escravidão das paixões procure o prazer mas um prazer sereno não se deixe dominar pela pelos impulsos naturais que você tem e pelos apelos que o mundo faz não procure ver uma vida com alguma regra porque se não você não vai ser feliz então aí que estava sabedoria de epicuro muito semelhante
é é a filosofia também histórica agora no mundo moderno é essa parte da visão de epicuro foi breve a idéia é a seguinte você está aqui jogado aqui e seu destino e apodrecer é você foi abandonado aqui para tentar arrancar o que você puder é então faça isso já a quando eu era jovem quando tinha 18 quando era adolescente havia um grupo chamado menudo roupa leitão lembra do menudo e qual era a música mais famosa do menudo está funcionando aqui na igreja eles sabem tudo se resolve minuto os anos mais antigos disseram né é o
som que tenha idade mas disseram não se reprima da música lembra não se reprima fazer dançar assim eu você não se reprima carl icahn um show espetacular não se reprima a minha geração cresceu escutando isso não se reprima não se reprima não se reprima tudo quem você é natural não se reprima o hedonismo existência do mista de quem foi simplesmente jogado neste mundo e tem que aproveitar o marcio thomas merton é um hotel do católico escreveu um livro chamado a montanha dos sete patamares um obra uma quebra substancial de thomas merda em um católico é
bastante espirituoso ele escreve com muita beleza as obras são muito bonitas e esse livro contendo sete patamares ele conta a vida dele é claro que deixou de avisá elci desses jogos aqui não significa que eu concordo com tudo que eles falam e depois botar no facebook ela granconato seguidor dos católicos e já vem bomba pra cima de mim então não é nada disso estou citando algumas coisas que os homens dizem que são verdadeiras não significa que eu concordo com a totalidade da rodada da teologia deles os sintomas meta ele falou o seguinte quando era jovem
eu sair pelo mundo para saquear o mundo ele fala isso eu sair para o mundo louco louco um saqueador pensando eu vou arrancar do mundo que eu puder porque daqui eu não vou levar nada então é hora de arrancar o que eu vou saquear o mundo e aconteceu depois diz o seguinte eu saí para saqueá e voltei saqueado o mundo está aqui o mundo arrancou tudo de mim o mundo me deixou sem nada é verdade é essa filosofia meio epicurista essa mescla e de lirismo com o materialismo hedonista nisso aí o nosso mundo é a
cultura do mundo moderno é essa fomos jogados aqui deus não se importa e pico dizia isso as pessoas mesmo que crê em deus na fora dizem isso olha o modo como eu vivo o que eu faço os meus problemas deus não se importa com isso o problema é que nós somos crentes nós que cremos na sagrada escritura sabemos que isso também não responde à questão epicuro não conhecia a sagrada escritura e pco não conhecia o deus das escrituras se procura conhecer o deus das escrituras e cresce no deus das escrituras epicuro saberia que o problema
não se resolve tão fácil assim porque quando nós olhamos para a escritura nós aprendemos que deus é bom que deus é onipotente que deus é onisciente e que bem os é imanente e que ele se aproxima de nós e se importa e nesse aspecto nessa no que diz respeito a essa realidade nós nos vemos diante de uma das coisas mais maravilhosas que essa terra quando nós dizemos deus é onipresente isso não nos interessa só porque nos interessa afirmar que deus está presente no universo todo que ele está presente em marte júpiter e plutão isso é
legal tudo bem está mas isso não interessa tanto a grande realidade quando falou que deus é onipresente isso significa também que ele está no meu quarto à noite ele vela ao meu lado há o irmão lourenço florêncio século 17 ele escreveu ele escreveu um livro 11 um monge católico não significa que eu concordo com tudo o que ele fala eu não sou católico sou devota de santo agostinho mas eu mas eu sou um católico eu sou um devoto protestante calvinista lorenzo delloye chamado conhecido por escrever um livro chamado livre pequenininho chamado a prática da presença
de deus aliás eu escrevi um livro parecido a prática da igreja de deus não tem pra ninguém glória à prática da igreja a prática da presença de deus ele era cozinheiro cozinheiro de um convento de hoje 11 de uma do mosteiro eu dizia o seguinte olha a o que o que mais me ajuda nas horas mais difíceis do meu trabalho e acredite ser cozinheiro num mosteiro não é brincadeira não já ouviu aquela expressão eu comi como frade pois é é ele cozinhava para esses caras aí né os monges como eu queria uma draga e ele
fala o seguinte olha e naquela época não tinha nada elétrico não tinha máquina de lavar louça não tinha nada disso nenhuma dessas coisas é tudo no braço disse o seguinte olha nos momentos mais difíceis do meu trabalho quando a cozinha parece que vai desabar de tanta atividade o que me traz serenidade o que me traz paz é saber não que deus está em toda parte mas é saber que deus está do meu lado enquanto o descaso com aquela batata enquanto eu lavo aquela fruta enquanto eu acendo aquele fogo é saber que ele está ali ele
está comigo o tempo todo e essa e essa é uma das verdades teológicas mais tocantes saber que o senhor do universo o criador do universo não é só transcendente não está só acima do tempo e acima do espaço e e acima de toda a sua criação é só transcendente mas também um deus presente que anda comigo franceschi para escrever um livro chamado o deus que intervém pensando na intervenção de deus na história de deus intervenção em mais de três homens na história universal e intervém na história individual o salmista disse tu estás comigo a tua
vara eo teu cajado me com solo ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum e comigo não é picuruta não conhecer essa realidade veja se você jogar em observem o salmo 116 15 vejo que desaba a sua bíblia veja.com como deus além de benevolente além de onipotente além de onisciente é também um deus que se importa somos 116 veja o versículo 15 olha só esse versículo é o versículo dos velórios acho que não foi um velório na minha vida que eu escutei seu circo olha aqui preciosa é aos olhos
do senhor a morte dos seus santos significa isso preciosa é aos olhos do senhor a morte dos seus santos todo o velório que eu vou pastor explica esse versículo errado nunca foi no velório ela que meu velório do pastor falar eu vou levantar a não aqui não aqui na pelo menos nesse porque a idéia de transmitir aqui essa tradução aqui eu tenho aqui a tradição da à rac1 devem ter outras tradições aqui há a impressão de que deus valoriza a morte do santos para ele é algo maravilhoso ok bom porque aí diz o pastor no
velório porque a morte do santos é preciosa por que por que porque pela morte ele entra no reino dos céus não contava com a hermenêutica do chapolin na verdade eu não vejo que na realidade esse versículo disso esse versículo quando fala que a morte do senhor a morte do santos é preciosa a palavra presente aqui a palavra que indica peso peso só que aí a idéia de peso pode dar a entender pesar com o coração pesado ou objeto pesado que é algo de valor por isso então alguém traduzir como preciosa mas na realidade o contexto
do samba mostra que a idéia presente aqui é uma idéia de peso de coração a melhor tradução seria a a à morte dos santos é algo que é pesado para o coração de deus essa ele padece quando viu o santo sofrendo à beira da morte ele não fica longe um celular que coisa preciosa não não ele padece o coração dele se aperta ele sofre com o contexto do salmo vaia vai apontando isso de que de um modo tão claro e ele prova o salmista prova que o senhor realmente ver com pesar a morte dos seus
santos ea maior evidência disso é que o saulo fala que o salmista estava para morrer e deus fez o que fez o que eu sou isso vejam versículo 3 laços de morte me cercaram e angústias do inferno se apoderaram de mim caiem tribulação e tristeza é então que invoquei o nome do senhor ao senhor livra me a alma compassiva e justo é o senhor o nosso deus é misericordioso o senhor o senhor vela pelo simples achava em prostrado morrendo do que ele fez ele me salvou volta minha alma ao seu sossego pois o senhor tem
sido generoso para contigo pois livraste da morte a minha alma porque porque a morte dos santos é pesada no coração dele pesa quando eu estou no hospital quanto a minha como abdômen aberto onde estou no hospital kem 15 dias sem comer sem poder beber sofrendo como pode se vocês que pode serão coisas semelhantes ou piores ali no meio daquele sofrimento as noites terríveis as incertezas cercam do coração nuvens escuras na nossa volta eu tive que me respeita me despedir das minhas três filhas teve que chamar assim da e dar lhes os conselhos finais para a
vida e me despedir dela da minha esposa lágrimas ele e os médicos dizendo nós não temos mais nada que fazer o coração se aperta a uma gela o espírito chora sangue o sangue da alma são as lágrimas dos nossos olhos choramos e padecemos reclamamos imploramos do socorro então nós encontramos um deus que padece junto conosco se aproxima de nós e fica o nosso lado epicuro não sabia disso então resolveu fácil problema mas nós sabemos o senhor está o nosso lado sempre todo o tempo ele se importa assim conosco com cada detalhe da nossa vida o
livro de isaías no capítulo 63 no versículo 9 o profeta fala que em o bangu justiça do povo no passado na história de israel toda angústia que o povo de israel enfrentou ele foi angustiado em meio a essa angústia versículo 9 diz 639 e falou assim em toda angústia deles foi angustiado e o anjo da sua presença o salvou ele foi um boost ado enquanto eles sofriam lamentações 3 34 36 abra sua bíblia rapidinho acompanha estão cansados cansado da boa hora já que acabou de acabou o horário não cinco minutos 50 - 55 minutos cinco
minutos ayew não deixa não que eu vou embora eu vou embora a igreja prega uma hora e quinze e mail pessoal começa a gritar já dormindo quando o banco aí já começa o diabo não fazer assim né eu não ligo e utilizou o tesouro faz assim eu paro aí eu não possa desagradar não você tem que ser amigo eu vou embora não tenham normal eu desenvolvesse a falar aqui e acabou não vejo aí lamentações 3 34 veja aí apesar de baixo dos pés a todos os presos da terra é a injustiça que era praticada em
jerusalém antes da invasão dos babilônios perverter o direito do homem perante o altíssimo ele diz que acontecia em jerusalém antes de deus levantar bilhões para punir aquela nação subverter o homem no seu pleito finalzinho do versículo não o veria o senhor e que olhar a esse é um olhar só de alguém que observa sem se importar não há evidência de que ele via a injustiça em jerusalém e se importava estava diante dos olhos de jeremias a cidade toda destruída pelos babilônios pessoas mortas mulheres ali é a de sendo bem dos seus filhos morrerem mulheres comendo
a carne dos seus filhos mulheres comendo a própria desculpa falar comendo a própria plus em informe do juízo de deus jeremias é acaso nós podemos fazer o mal diante do altíssimo sem que ele se importa importa assim o livro de beleza livro carta ninguém sabe sobre os livros hebreus de carta às vezes livros e de carta ele começa como livre e termina como carta e esse livro carta de brews no capítulo 4 mostra essa sensibilidade do senhor a sua aproximação de nós ele disso tendo pois a jesus o filho de deus como grandes um sacerdote
que penetrou céus conservemos firme a nossa confissão porque não temos um sacerdote que não possa comparecer se das nossas fraquezas antes foi ele tem tentado em todas as coisas à nossa semelhança uma sem pecado a chegamos nos portanto confiadamente junto ao trono da graça a fim de recebermos misericórdia e achamos graça para socorro e ocasião oportuna o senhor sabe o que é padecer e quando nós padecemos e sofremos ele sabe o que significa porque ele enfrentou que nós enfrentamos os culpo o senhor nosso deus ângulo o nosso deus sabe o que é ser traído o
nosso deus sabe o que é ser abandonado o nosso deus sabe o nosso deus sabe até o que é clamar por ajuda no céu e ajuda não chegar ele conhece tudo isso ele sabe quando eu conheço ele está ao nosso lado ele não é o deus de que não se importa ele se importa e aí nós temos nós temos um problema imenso como entender isso porque então sofremos seja iniciante onipotente unb benevolente e sim importa porque nós padecemos a quando minha filha mais velha isabela isabella hoje tem 21 anos mas quando era pequenininha ela teve
um problema e saúde e ela teve que tomar medicação intravenosa os pais que estão aqui sabem muito bem o trabalho que uma criança dá na hora de colocar aquela bolinha na veia dela só que os pais que estão aqui não conhecem a isabella multiplique isso por 345 meus irmãos eu quase dois se juntam com ela queria uma noite essa menininha gritava tantã por socorro e ela me chamava os olhos desfeitos implorando ao num dado momento eu nunca vi isso ela anda doente ela segurou o choro se controlou e foi o papai papai aqui pertinho pertinho
ela tentando falar soluçando ela colocou as duas mãos em as fofinhas por causa da briga assim sabe aquela mãozinha fofinha depois do meu rosto assim me segurando assim disse papai me leva pra casa leva pra casa do pai três enfermeiras fortes já posso falar eram feias a hora dos alugadas segurando o segundo num caso de uma perna a outra trouxe um lençol enrolado num lençol uma camisa de força para enrolado num lençol e ela lhe tentando se desvencilhar depois e tendo falado comigo desse jeito depois que ela acabou de fazer esse apelo esse apelo de
todo coração esse apelo de toda a alma com todas as lágrimas que havia livros disponíveis dali nos seus na sua bolsa lacre nas suas bolsas vai querer mais do que eu fiz eu ajudei as três enfermeiras como pude fazer isso como um pai amoroso que se importa com sua filha que ama sua filha que daria tudo por ela tudo que sangria por ela como um pai assim tão cheio de amor para aquela criança justamente num momento em que o braço sangra em que mão os horrorosos e fortes a segurá lo no meio de tanta dor
tanta angústia uma sala fria com esse pai vai ajuda ela ser perfurada na mente de criança dela ela nunca poderia entender isso hoje ela tem 21 anos hoje hoje ela entende que aquele gesto que eu realizei que aquela atitude que eu tive foi uma das maiores demonstrações de amor que eu tive para cura agora entende porque deixou de ser bbb deixou de ser criança deixou de ser menina ela agora tem uma mente adulta amadurecer eu acredito que grande parte da resposta ao problema do nosso sofrimento está nisso nós estamos na nossa infância nós vemos a
agulha chegando nosso braço sanga mãos fortes no seguro nós gritamos na sala gelada e deus não faço nada pelo contrário nós vamos até ele agindo de tal maneira é a situação pior nós não entendemos porque como isabela criança nós não temos maturidade o suficiente para ver a totalidade da rede a totalidade dos fatos um dia teremos essa maturidade um dia nós o conhecemos como nós também somos conhecidos um dia nós seremos maduros e veremos o quadro completo então saberemos e aquela ocasião mais difícil mais dolorosa mais difícil não foi não teve essas marcas porque deus
os abandonou foi exatamente porque deus é um deus e é um deus amoroso presente e cuidadoso que nós passamos por aquela situação da nossa intervalo