Aula com o Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo sobre Princípios de Psicopatologia.

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Liga Psiquiatria e Saúde Mental Unicamp
Video Transcript:
tá bom deixa deixa eu abrir aqui a O slide vocês estão vendo slide gente Sim tá dando para ver qualquer problema me avisa tá bom tá beleza me avisem por aqui ou me mandem mensagem tá então hoje nós vamos falar sobre princípios e Psicologia Esse foi o convite que vocês da liga de psiquiatria saúde mental né me fizeram eu me sinto muito honrado queria agradecer muito todo o grupo da Liga para a gente é uma felicidade uma alegria muito grande ter vocês interessados envolvidos viu então vamos falar de alguma alguns dos princípios básicos da psicopatologia
tá qualquer dúvida vocês vão perguntando ou vocês me interrompam na hora ou deixa para perguntar no final como vocês acharem melhor tá bom tá legal a gente começa falando na psicopatologia de alguns clássicos de livros que foram muito importantes assim na formação do pensamento psicopatológico na formação da psicopatologia moderna um deles É desse autor chamado Cao e aspers foi um psiquiatra em um psicopatólico alemão né que viveu do finalzinho do século XIX até os anos 60 do século 20 né E esse livro psicopatologia geral é um grande clássico que dá as bases mesmo da psicopatologia
e muito importante para toda Psiquiatria e no Brasil nós temos um grande autor também que é o Nobre de Melo né ele foi um psiquiatra professor no Rio de Janeiro depois em Niterói escreveu esse livro psiquiatria cujo Volume 1 é só sobre psicopatologia é um livro belíssimo livro que eu recomendo a todos a gente vai encontrar esses Livros mas não cegos Porque eles estão esgotados nas livrarias mas não na estante virtual vocês podem encontrar são grandes textos livros muito bons de psiquiatria de psicopatologia sobretudo psicopatologia né mas o que é psicopatologia então né Nós estamos
falando dos princípios da Psicologia O que é psicopatologia nós chamamos de psicopatologia o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental São todos aqueles sintomas sinais conhecimentos que ao longo do séculos né a medicina psiquiatria foi acumulando sobre como é o adoecimento mental são conhecimentos que visam ser sistematicos como todo conhecimento científico sistemático elucidativo esclarecedor desmistificante sem mistificações sem coisas que não possam ser claramente explicadas né a psicopatologia como é uma ciência ela não inclui critério de valor né no sentido de dizer o que é bom o que é mal do ponto de vista ético estético
né nem político é uma ciência descritiva ela é uma ciência que não inclui óbvio que os valores são muito importantes na vida mas a ciência ela ela deve ser até a aos fenômenos né os fenômenos que são observados no mundo o julgamento do significado ético político né até estético é o julgamento importante que vem depois mas a base de uma ciência tem que ser tem que ser isenta de valor de julgamentos de valor também a psicopatologia não aceita dogmas a priori né Ela não é uma religião Ela não é uma crença religiosa com dogmas que
são impressionáveis não tudo é questionável na psicopatologia né pelo seu caráter científico Então são conhecimentos sujeitos a revisões constantes a críticas a reformulações constantes né a psicopatologia ela lida com dois Campos com a teoria e com os fatos empíricos os fatos da realidade empírica né as duas coisas são importantes os dois braços são importantes né A Teoria é necessária porque nesse há necessidade de uma teoria do adoecimento mental né de teorias psicopatológicas teorias psicopatológicas são teorias que envolvem teoria sobre o Humano o que é um ser humano Afinal do ponto de vista teórico como se
como podemos conceber um ser humano O que é o que caracteriza o ser humano né teorias por exemplo sobre o que é normalidade O que é normalidade psíquica né teoria sobre o adoecimento sobre a doença normalidade que fenômenos humanos psicológicos comportamentais afetivos estão dentro da esfera do normal e que fenômenos estão dentro da esfera da normalidade psíquica né Há uma teoria também na psicopatologia sobre os sintomas psicopatológicos Ou seja é o que caracteriza uma Alucinação né como que nós definimos uma Alucinação né Teoricamente o que caracteriza Teoricamente o Delírio né A questão do Delírio com
a questão da Verdade né O que é delirante O que é verdadeiro né as teorias sobre o humor sobre o sentimento sobre os afetos as teorias sobre linguagem um elemento também Central aí da psicologia humana e da psicopatologia né e enfim teoria sobre o que é o transtorno mental O que é Afinal uma esquizofrenia o que afinar um transtorno bipolar né é uma depressão uma anorexia rvosa aqui né Nós temos teorias conhecimentos teóricos conceitos né básicos pressupostos básicos entretanto ao lado desse domínio teórico ele tá sempre dialogando com o chamado domínio empírico O que é
o domínio empírico é o domínio da Clínica é o domínio das pessoas reais que nós encontramos na vida com os transtornos mentais então toda pessoa toda toda prática Clínica tem esse domínio vamos dizer empírico prático é o que você vê é o que você encontra né não é a teoria que está por trás a teoria ela é necessária ela é importante até para você conseguir avaliar de uma maneira aprofundada cuidadosa aquilo que aparece no domínio empírico mas são dois domínios que dialogam constantemente O Domínio das teorias que são concepções conceitos né é estruturas conceituais edifícios
conceituais e o domínio empírico que são os fenômenos observados no dia a dia fenômenos da Clínica as pessoas com seu Sofrimentos as suas histórias de vida a sua singularidade né Há sempre um diálogo entre esses dois Campos né o caos patólogo alemão ele ele tinha umas frases que eu gosto muito né ele disse que o objeto da psicopatologia né Toda a ciência tem um objeto o objeto da psicopatologia ele falava o nosso tema é o ser humano é o homem todo em sua enfermidade então o objeto da psicopatologia o ser humano em sua enfermidade mas
mas cuidado nunca se pode reduzir inteiramente o ser humano há conceitos psicopatológicos seriam reducionismo psicopatológico reducionismo o ser humano ele é sempre mais do que um diagnóstico do que os sintomas que ele apresenta também não se faz o balanço científico de um homem de um ser humano é você não faz um balanço no sentido de um julgamento científico completo né você você analisa cientificamente na totalidade do ser humano isso é impossível porque um ser humano é sempre mais do que aquilo que a ciência pode abarcar toda pessoa todo doentes seja doente físico Mental é ainda
algo inesgotável e guarda o seu mistério todo ser humano tem um lado que é inesgotável e que tá pleno de mistério que nós nunca vamos ter uma compreensão Total desse ser humano né Isso faz parte da própria realidade humana tá a psicopatologia ela necessita muito né da observação Clínica Ela é uma ciência descritiva empírica tem uma base teórica mas que se aceita sobre observação a observação dos elementos mais importantes da psicopatologia então a observação de Patologia é uma observação que tem uma sequência ela ela começa a observar o comportamento Geral do paciente ela observa a
consciência atenção a orientação a memória ciências sequência ela é metódica ela segue um método ela deve observar os detalhes de cada paciente de cada comportamento de cada fala mas também ela observa todo ela observa as duas dimensões a dimensão detalhada e a dimensão holística o todo aquele todo tem o significado também né é a observação ela sempre deve incluir o contexto da observação e os seus diversos atores o ser humano ele não existe isolado no mundo todo ser humano seja ele portador de transtorno mental ou uma pessoa saudável sem transtorno mental nenhum está vive imerso
num contexto num contexto social num contexto histórico num contexto político econômico de religioso né todo e não existe uma pessoa pendurada no ar aí sem contexto todo ser humano ele é o seu contexto também né Ele vive no seu contexto e ele é o seu contexto é o seu contexto é fundamental para a compreensão do ser humano tá observar não só o que as pessoas falam na psicopatologia mas na psicopatologia nós observamos sobretudo como as pessoas falam Às vezes a maneira de falar o jeito a entonação a expressão né como a pessoa relata sua história
faz a sua narrativa ela às vezes é mais importante do que o próprio conteúdo daquilo que a pessoa fala tá as funções psíquicas e suas alterações também devemos fazer uma advertência né aquilo que a gente tava comentando no slide anterior né É sempre a pessoa o ser humano na sua totalidade que adoece não é uma parte da pessoa que é doença é sempre a pessoa na sua totalidade daí também devemos lembrar que não existem funções psíquicas absolutamente isoladas não existe a memória separada do pensamento separada das emoções dos afetos separada completamente separada da consciência da
atenção da linguagem né É todas as funções psíquicas elas são Integradas de alguma forma elas não existem isoladamente nós isolamos às vezes para fazer o exame do Estado mental exame psíquico para ao paciente os cientista ele fatia a realidade mas como um método mas a realidade ela é sempre uma totalidade que nos surge né o todo psicopatológico de um paciente sempre redefine os sintomas específico que você está observando por exemplo você tem os sintomas específico um paciente está relatando que está ouvindo vozes que dizem que vão matá-lo que vão torturá-lo é uma Alucinação auditiva é
um sintoma específico essa esses sintomas específico né eu tenho Delírio e perseguição os vizinhos é planejam envenená-lo planejam capital né Tem uma máfia no bairro que vai pegar essa pessoa fazer muitas maldades a ela esse sintoma um Delírio uma Alucinação ele tá dentro de um contexto de uma de uma síndrome é uma síndrome psicótica é uma síndrome depress é uma síndrome maníaca né então tem sempre uma relação o sintoma tá sempre relacionado dialeticamente com a síndrome a qual ele está situado o contexto maior e a síndrome muitas vezes está relacionada a uma entidade no zoológico
ou seja uma doença mental por exemplo uma síndrome psicótica pode estar no contexto de uma esquizofrenia que é um tipo de Psicose ou de um quadro de mania com sintomas psicóticos que eram transtorno do humor dos afetos a mania né uma Euforia uma alegria patológica né que faz parte do transtorno bipolar né aí então nós temos os sintomas a síndrome e a doença específica A Entidade no zoológica todos eles estão relacionados entre si tá bem é nós eu gosto de pensar que existem alterações na psicopatologia que são mais universais existem em todos os povos em
todas as culturas e talvez em todas as épocas e alterações que são culturalmente mais localizadas mais influenciadas mais específicas daquela cultura naquela época daquele grupo social então por exemplo nível mais Universal os sintomas neurológicos Eles são de maneira geral mais universais o indivíduo tem uma lesão no hemisfério direito tem uma paralisia do M corpo esquerdo esse é um fenômeno Universal em qualquer grupo humano sejam entre os indígenas enormes seja no Japão seja na Rússia seja no Canadá seja no Brasil em Minas Gerais em São Paulo na Bahia é sempre é isso é um fenômeno Universal
há muita pouca variação transcultural entre grupos culturais entre momentos históricos um segundo nível a nível mais neuropsicológico por exemplo indivíduo peles e a fala por uma lesão na área da linguagem é uma afasia né isso tem um caráter consideravelmente Universal porque a estrutura da linguagem no cérebro humano tem uma ele é semelhante em praticamente toda a espécie humana né E tem pouca variação cultural Mas já tem alguma variação transcultural porque a linguagem nos chineses ele se estrutura de uma determinada maneira a linguagem ela é tonal ela varia segundo a frequência da sílabas mais agudas mais
graves mudo sentido né a própria escrita chinesa é mais é uma escrita icônica né são íc são figuras que representam palavras não são sílabas letras e sílabas como a nossa escrita Então já existe uma variação cultural aí e um terceiro nível psicopatológico mais primário né que já tem um componente Universal como Delírio Alucinação mas tem um elemento cultural biográfico singular presente essas duas dimensões de forma equilibrada a uma variação transcultural entre as alucinações Os Delírios as ideias obsessivas as fobias entre pacientes vamos dizer da Austrália né pacientes do Brasil pacientes da África de países africanos
né mas também aspectos universais e finalmente o quarto nível o nível psicopatológico secundário mais cultural onde é um predomínio do componente cultural biográfico por exemplo as variações de personalidade né modos de reagir em alguma situações é culturais né é modos de de sentir de representar certos sentimentos às vezes são muito específicos de alguns grupos culturais e algumas épocas tá então nós temos esses níveis desde os níveis mais universais até os níveis mais variáveis mais locais né Mais transculturais também tá bom aqui para mostrar como por exemplo a linguagem eu falei da linguagem né ela tem
uma estrutura mais ou menos semelhante em todo ser humano então aqui é um exame de Pet Scan mostrando uma imagem do cérebro funcional em atividade quando nós ouvimos palavras ativação da área de verme que aquela área posterior é do Lobo temporal esse esquerdo né a área temporal posterior quando se ouve palavras quando se lê palavras araxipital é mais ativada relacionada com a visão com a interpretação dos fenômenos visuais quando se falam palavras a área de brocar é mais ativada e a área motora relacionada ao aparelho fonador né quando se imagina palavras também parte da área
de burocá é ativada né então isso é bastante Universal né esse é um trabalho que mostra essa universalidade da linguagem em diferentes culturas e grupos de línguas né da famílias linguísticas desde as famílias indo-europeias por exemplo as línguas itálicas né derivadas mais próximas do latinhas em os germânicas né é as línguas lá eslavas né mais da Rússia do leste europeu né Tá certo e da Ásia as línguas indo iranianas da Índia do Irã Tá certo vejam que ativação ela é muito ela é muito parecida mesmo com a grande variação línguas afasiáticas línguas do Sul da
Índia gravidiana japoneses coreanas línguas asiáticas né e assim até a língua básica é uma língua bastante atípica mas também tem um grau de ativação das regiões de verme que de brocar sobretudo no hemisfério esquerdo bastante Universal tá bom esse autor Call birbal ele dividiu os sintomas de uma maneira muito interessante ele falava que todo sintoma tinha três dimensões uma dimensão da patogênese a dimensão da patoplastia e da psicoplastia é o que são essas dimensões a patogênese é a forma básica do sintoma um Delírio uma Alucinação uma ideia obsessiva é como o processo é de diferentes
sintomas se formam essa estrutura mais de uma maneira bem Universal né a estrutura básica dos sintomas a patoplastia por sua vez já é a configuração dos sintomas nos seus temas específicos Qual é o tema do Delírio é o tema da polícia perseguindo é dos vizinhos envenenando é o tema da demônio da Macumba né então são temas que tem mais a ver com aquilo que preenche sintomas e que são dependentes da história de vida singular daquele paciente a personalidade daquele paciente individual a sua inteligência o seu meio familiar muito individual também seu meio sócio cultural sua
história de vida cultural a patoplastia e a psicoplasia é expressão final dos sintomas as reações do Meio sintoma que também modulam o próprio sintoma sendo assim é resultante final o significado O Último dos sintomas essa subdivisão foi formulada por esse autor alemão cal vir irmão também é do final do século 19 do século 20 tá falando um pouquinho de um fenômeno que que me interessa que é um bom exemplo é a questão do Delírio e dos juízes normais como é que a gente Existe uma separação radical entre por exemplo vídeos normais é eu moro num
que é perigoso Então eu tenho medo da violência é tem muita violência policial tem medo da violência da polícia eu tenho medo dos assaltantes eu faço juízos normais adequados ou eu tenho um Delírio de perseguição né Há muitos autores de Patologia que acha que há um abismo é um abismo radical entre fenômenos psicopatológicos como Os Delírios verdadeiros das alucinações e fenômenos normais há outros que não que há uma transição mais gradual aqui eu fiz um levantamento de como são os delírios em diferentes culturas para a gente pensar sobre isso né Por exemplo a gente vê
que Os Delírios de perseguição são os delírios mais frequentes em quase todas as culturas no Brasil é o trabalho que nós fizemos na Unicamp 74% nos Estados Unidos variando de 50 a 78 por cento valores médios de 80%, né o principal tipo de DDD depois vender ele de grandeza que também é frequente mas não tanto de livros religiosos hipocondricos de culpa de ciúmes né delírios relacionados à sexualidade era tomaria tá aqui em outros países comparando também o Brasil com a Áustria com vários estudos na África na Alemanha na Inglaterra mostrando que o poder de perseguição
é o Delírio mais frequente grandeza por causa dos quadros maníacos são frequentes delidos religiosos também são frequentes são menos frequentes né 25% no Brasil 6 a 21% na Áustria na Alemanha 21% eles são importantes mas eles não são tão importantes quanto Delírio de perseguição né Tá certo aqui já comparando com culturas mais distantes ainda no Japão a Coreia do Sul na China Formosa né no Paquistão na África do Sul É nesse povo chora na África do Sul veja também um grande predomínio dos Delírios de perseguição mas também os devidos de grandeza religiosos são importantes né
a gente perseguição sempre é o mais predominante de grandeza é que tem a ver com a frequência de quadros de mania principalmente religiosos que também são frequentes com doença né de culpa de ciúmes e temáticas sexuais têm esses temas eles são importantes porque apenas existenciais básicos que fazem parte do universo da vida do ser humano né Por exemplo a temas e interesses centrais para o ser humano o ser humano ele ele precisa muito está muito ligado a alguns temas que fazem parte da sua vida é inescapável por exemplo a questão da segurança né quase todo
o ser humano tá preocupado e sobreviver e tem um mínimo de segurança na vida em ter poder se alimentar é alimentar sua família poder se alimentar sexo é um tema muito importante também né são temas importantes também outros temas o poder ter poder econômico ter prestígio é ter poder de alguma forma influenciar na sociedade é uma preocupação muito grande né relacionamentos interpessoais significativos também é muito importante para as pessoas terem relacionamentos pessoais e na verdade esses temas estão relacionados muito com que as pessoas buscam e desejam as pessoas por conta da segurança desejam não ser
destruídos sobreviver né ter prazer né e realização amorosa na sua vida amorosa é ter segurança em relação à questão de poder se sentir seguro controle sobre si sobre os outros né nos relacionamentos interpessoais algum grau de controle sobre a situação Ser Reconhecido e ser querido pelas pessoas esses temas é Da perseguição ter nas religiosos tem a ver Os Delírios tem a ver com esses temas mais importantes para o ser humano Tá certo né também temores além dos temas os temores que são mais importantes para nós nós temos temores muito básico muito básico né temores que
se expressam nos conteúdos dos nossos sintomas por exemplo temores centrais do ser humano a morte a morte é um temor muito fundamental todos nós de uma forma de outra sabemos que um dia vamos morrer a morte é nós somos seres Mortais seres marcados pela finitude pela mortalidade Então esse é um temor importante ter uma doença grave sofrer dor física ou dor moral sofrer miséria uma grande parte da humanidade vive com esse fantasma de realmente passar miséria é perder o sentido existencial da vida também é um temor muito importante perda da identidade do sentido do selfie
né E como lidamos com esses temores né Nós lidamos com recursos sociais culturais humanos coletivos né a religião mundo Místico ajuda muitas pessoas lidar com esse temor da morte a continuidade através das novas gerações os filhos da família né lidar com o risco de uma doença grave de uma dor física então fazia Sobrenaturais a esperança em soluções Sobrenaturais na Medicina na psicologia né A questão do sentido existencial e perda de identidade da identidade a importância que nós damos então para as relações interpessoais significativas o envolvimento com amigos envolvimento com familiares com pessoas significativas para gente
um envolvimento com a nossa Cultura né a arte cultura né os símbolos culturais são muito importantes para lidar com esses demônios muito básicos que formam sintomas nós vamos analisar os sintomas psicopatológicos eu não vou entrar em detalhe aqui mas normalmente na psicopatologia na saúde mental nós temos uma sequência de funções psíquicas que são estudadas que são analisadas observadas na entrevista do paciente então nós observar a consciência o nível de consciência os pacientes está desperto se ele está orientado no tempo no espaço quanto a si mesmo como ele como ele tá a sua atenção se ele
consegue se concentrar nas coisas Ou atenção é muito desperta dispersa a memória se ele tem capacidade de memorizar ou tem um prejuízo da memória é importante como nas demências né o pensamento se ele é lógico se ele flui de uma maneira adequada a linguagem como a pessoa se expressa as palavras que usam a riqueza do vocabulário da sua narrativa o grau de inteligência da pessoa também atento para identificar uma pessoa que tem uma inteligência normal tem um rebaixamento afetividade como é afetividade sentimentos predominantes as emoções predominantes depressivo Alegre irritado a vontade a capacidade de controlar
os seus impulsos né de ter a sua vida volitiva de vontade preservada a maneira como uma pessoa se movimenta psicomotricidade assim supercepção então se tem alucinações se tem alterações da percepção como ilusões alucinações como avalia a realidade né se tem sintomas psicóticos como delírios né Delírio de perseguição delírios religiosos Místico religiosos de grandeza como a pessoa é em relação ao seu selfie né sua identidade o seu próprio selfie E se ela tem site em relação aos seus sintomas ela tem crítica em relação a por exemplo aos sintomas da sua doença então a gente avalia as
funções psíquicas de uma sempre de uma maneira metódica como eu falei no começo da exposição da aula sistemática metódica descritiva cuidadosa para a partir daí a gente juntando as peças e ter uma ideia da totalidade para entender Quem esse paciente o que está acontecendo com ele o seu sofrimento tá é existem nas alterações psicopatológicas aquelas que são mais permanentes aquelas que são mais momentâneas então a gente pode dividir as alterações psicológicas em psicopatológicas de fundo e alterações psicopatológicas emergentes que surgem no momento né e chamam atenção e aquilo que está no fundo como se fosse
um Palco essa é uma metáfora que eu uso que é uma metáfora assim de uma cena de um palco de um teatro né no nível mais básico desse palco é aquele transfundo é que ele palco mais Permanente em que você tem a pessoa a estrutura da pessoa que é constante que é permanente né o modo dessa pessoa a sua personalidade que é constante através da vida a sua inteligência que é muito estável ao longo da vida o seu estilo de inteligência né temos também um transfundo um Palco que basal também mas que não é tão
permanente que é mais momentâneo mas transitório com o nível de consciência esse indivíduo está desperto mas sonolento né com rebaixamento da consciência o estado de humor se está mais irritado mas Alegre mais triste né e o terceiro nível que é o nível emergente momentâneo aqueles sintomas específico que aflora como uma Alucinação auditiva um delivery de perseguição uma ideia obsessiva uma fobia Tá certo então esses níveis são muito importantes para a gente organizar é a compreensão da psicopatologia tá aqui Expresso de uma maneira visual e se mundo é esse palco estável e permanente onde nós temos
um diagnóstico da pessoa quem é essa pessoa que está na nossa frente independente do seu sintomas né o todo biográfico dessa pessoa qual é a personalidade dessa pessoa a sua inteligência qual é o nível da Inteligência o estilo da Inteligência depois um transfundo mais momentâneo e imutável é como está o nível de consciência se está desperto acordado vigias está com a consciência rebaixada Albino bilado né consciência turva né Por causa de um trauma craniano de uma infecção cerebral de uma intoxicação e o estado de humor está mais alegre irritado mais triste depressivo né E aí
o sintoma emergente né que pode ser uma Alucinação um Delírio pode ser uma ideia obsessiva como eu falei pode ser uma fobia tá aqui simplificando isso né Eu transfundo permanente tem a pessoa essa pessoa única e singular está dentro do profissional Qual é a sua personalidade os traços personalidade mais marcantes borderlinesônica paranoide o nível de funcionamento da personalidade do selfie a inteligência da pessoa são os transtornos estáveis e permanentes depois dos transfusos mutáveis momentâneos nível de consciência e o estado de humor Então se existe rebaixamento da consciência se o humor está mais depressivo ansioso irritado
eufórico e os sintomas emergentes que pode ser qualquer sintoma como um Delírio uma Alucinação uma ecolalia aquela repetição da última palavra que o interlocutor nos diz uma ideia obsessiva um pensamento muito desorganizado uma compulsão uma fobia uma crise Pânico uma ideia suicida uma ideia de menos valia aqui os sintomas mais emergentes a gente isso nos ajuda muito organizar a compreensão do todo do exame psíquico Tá certo gente era isso basicamente que eu queria passar para vocês como uma introdução a psicopatologia E agora me coloca à disposição para perguntas para que vocês é pressionem escutam vamos
lá que maravilha Muito obrigado professor por essa aula foi um privilégio poder ter aprendido um pouco mais sobre esse tema com o senhor agora pessoal Muito obrigado se vocês estiverem alguma dúvida podem mandar aqui no chat ou então no grupo do WhatsApp ou então fiquem à vontade para ligar o seu microfone ou então o vídeo aqui e daqui a pouco nós vamos fazer o sorteio do livro deixa eu ver se tem alguma dúvida aqui no chat viu gente tá tô lá na no hospital todos os dias de manhã na enfermaria na quinta-feira de manhã no
começo da manhã né no ambulatório de crianças cesta de manhã depois eu vou para enfermaria tô terça tarde no ambulatório tô sempre lá no hospital tá tô lá à disposição para assinar o livro aí para vocês com maior prazer viu com maior felicidade O Caio tem uma dúvida pode falar Caio Boa noite eu tenho duas dúvidas é a seguinte o senhor mostrou Em momento da aula né uma tabela comparando os as temáticas de delira ao longo dos países eu queria perguntar de senhor falou que essa pesquisa os dados do Brasil São referência a enfermaria daqui
do HC querer perguntar para o senhor lembra de que ano é essa pesquisa de vocês e eu também queria saber sobre esse limite patológico se hoje tem alguma classificação diagnóstica no dsm ou no cidões atuais que o senhor discorda sim acha que não adequado que é um tipo de patologização olha essa pesquisa é lá por volta do ano 2000 viu [Música] 1998 2000 2002 é que nós fizemos na Unicamp tá É sobre o simples e delírios que os pacientes apresentavam é publicamos se eu não me engano no jornal brasileiro de psiquiatria na revista brasileira de
psiquiatria pois eu posso tentar separar esse artigo para mandar para vocês sobre a separação entre normal e patológica é um debate anticrismo e muito importante na verdade é um debate que continua atual sobretudo por essa essa visão muito psiquiatria antes da sociedade né a gente vê as pessoas fazerem diagnósticos psiquiátricos como muita facilidade né Sem Rigor né psiquiatriando muitas vezes dificuldades da vida é problemas de relacionamento entre amigos relacionamentos conjugais relacionamentos trabalhistas né Então esse é um grande problema de uma hiper psiquiatriarcalização da vida assim continua muito válido muito boa pergunta Williams também levantou a
mão quer perguntar vamos sim boa noite Professor obrigado pela aula também a minha pergunta é parecida com quando cai eu acho que esse é um tema bem bem curioso da aula né bem interessante assim eu queria saber se a gente tem algum vamos dizer né constructo não necessariamente diagnóstico Mas se a gente tem algum algum tipo de classificação psiquiátrica né de nosologia delimitação psicopatológica que não tenha surgido de sociedades ocidentais Ou pelo menos que fujam do da chave de criação da Europa e dos Estados Unidos e também se você podia comentar um pouco mais tipo
sobre como seriam né essas diferenças culturais de outros outros países porque a gente passou bem rapidinho pela tabela e a tabela era bem específica no sentido de conteúdo do Delírio e se tivesse um pouquinho mais que você pudesse comentar e também sobre se existem outros constructos que não tenham partido de Europa Estados Unidos para não dizer sociedade ocidental excelente pergunta Williams muito boa muito muito boa pergunta sim a resposta é positiva existem muitas classificações que não vieram da sociedade ocidentais né é existe classificações por exemplo na medicina indiana sobre os transtornos mentais da medicina chinesa
você tem concepções é em várias medicinas árabes né você tem concepções de doença mental na medicina antiga que é ocidental mas é de uma época muito diferente Você tem toda uma classificação hipocrática por exemplo na Grécia né havia toda e classificações às vezes bem diferentes né é que não valorizavam tanto às vezes valorizavam mais aspectos comportamentais que aspectos afetivos aspectos mais corporais vivências mais corporais do que vences então tem uma grande variabilidade e quase toda a cultura acaba tendo alguma forma de classificação de transtornos mentais e comportamentos mentais anômagos isso é bastante generalizado sabe é
muito comum que haja algum tipo de taxonomia vamos dizer assim né em sociedades indígenas né é muitos muitos tipos de taxonomias É talvez não com o mesmo número né taxonomias ocidentais do TSE é número Talvez um pouco menor mas vários vários escritos isso é o domínio é um dos domínios da chamada psiquiatria transcultural tipo patologia um campo riquíssimo e muito muito interessante Então só para fechar é esse esses desvios comportamento então então são incluídos também num em problemas médicos assim um pouco diferente é nem sempre em problemas médicos muitas vezes em problemas espirituais por exemplo
né é muito frequente que que o que nós chamamos de transtornos mentais e muitas culturas sejam mais atribuídos a fenômenos não médicos no sentido da Medicina ocidental mais físico mas biológico biofísico mas mais no sentido espiritual por exemplo ou no sentido moral também no sentido de desvio moral ou no sentido de desvio espiritual isso é bastante comum também Tá bom obrigado maravilha então agora é a hora do sorteio eu vou pedir para o Chai está compartilhando a tela dele para vocês acompanharem aqui o sorteio até eu tô animado Vamos lá vamos ver Infelizmente não posso
participar do sorteio mas
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