Olá pessoal vamos ao nosso estudo da lição na semana lição de número nove para o estudo de hoje a gente continua no percurso do Evangelho de João olhando alguns temas importantes do do livro alguns temas de referência do do Evangelho na na nossa última semana a gente observou a maneira como o João retrata algumas questões relativas ao cumprimento das profecias principalmente do Antigo Testamento que de alguma forma apontavam para Jesus como Messias e apontavam paraa maneira como Jesus executava o ministério e as coisas que fazia como um espelho uma resposta a aquilo que estava previsto
nas profecias bíblicas na lição dessa semana a gente Muda o assunto muda a temática e basicamente dois grandes assuntos vão estar na lição dessa semana o assunto número um a questão da palavra viva da palavra de Deus como fonte de vida eterna e a segunda questão a rejeição à palavra e consequente eh condenação e perdição ou morte eterna Esses são os dois temas que vão estar no nosso radar no nosso eh olhar paraa lição dessa semana vamos ao título da lição e ao verso pra gente começar quem puder me ajudar por favor a fonte da
vida verso para memorizar Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim João 14:6 o texto escolhido para lição dessa semana como texto base traz algumas coisas importantes na forma como os autores da lição escolheram tratar essa temática então primeira questão é uma expressão que aparece no início do verso que é uma expressão recorrente no Evangelho de João e na atenção que João dá paraa divindade de Jesus essa expressão eu sou que na realidade a acaba ecoando no Evangelho de João como uma repetição ou um Eco de uma
expressão antiga da Bíblia que é a expressão que identifica Deus que identifica o nome de Deus como eu sou expressão essa que tá presente lá na conversa de Deus com Moisés no período da libertação do povo do Egito Quando Deus se apresenta a Moisés pela pelo pedido que ele faz de como vai identificar Deus para o povo de Israel e de de se apresenta assim eu sou essa expressão eu sou vai ser repetida no Evangelho de João em algumas situações especificamente como reprodução direta dessa expressão eu sou que está no velho testamento como também uma
expressão de entrada para outras representações de Deus no Evangelho de João e esse texto de hoje esse texto base paraa lição dessa semana é uma dessas circunstâncias Eu sou o caminho eu sou a verdade eu sou a vida essa expressão de eu sou aqui atrelada a esses três elementos abre então o assunto que vai ser o assunto de atenção nosso pra semana quando a gente começa o evangelho de João nós vios estudar na lição número TR quando a gente começa o evangelho de João o evangelho começa com uma expressão a expressão de que Jesus é
o verbo No princípio era o verbo o verbo estava com Deus o verbo era Deus na sequência dess abertura do Evangelho vem a referência de Jesus como criador e essa referência de Jesus como criador ela aponta para uma questão aliás duas questões importantes de que todas as coisas foram feitas por ele e de que nele estava a vida e a vida sendo a luz dos homens essa expressão verbo essa expressão Logos que aparece ali na introdução da do Evangelho de João ela está atrelada a esse conceito de palavra esse conceito de Jesus como Palavra Viva
como palavra que gera a vida afinal de contas pela sua palavra todas as coisas vieram a ser e disse Deus haja luz e disse Deus apareçam e disse Deus surjam e disse Deus separem-se as expressões que estão ligadas à semana da criação todas elas estão atreladas à palavra de Deus também não é eh desconhecido o fato de que a referência da palavra escrita de Deus surge nas tentações de Jesus não obviamente não no Evangelho de João mas surgem nas nas referências daação de Jesus como uma resposta direta de Jesus a aquilo que combate o mal
a palavra de Deus está escrito portanto ao apresentar a palavra a apresentar o verbo apresentar aquele que diz e todas as coisas venham à existência ao apresentar Jesus assim há alguma coisa importante acontecendo no Evangelho de João uma dessas coisas entre as muitas mas uma dessas coisas importantes do Evangelho de João é a importância que ele dá a palavra de Deus como referencial pro ser humano afinal de contas é João que vai dizer que a palavra de Deus é a verdade é João que vai dizer que a verdade liberta é João que aponta a palavra
como fonte de vida é João que discute isso que palavra é essa e que verdade é essa Expressa em Jesus ao longo do Evangelho a primeira coisa interessante da abertura Então essa referência que ele faz no capítulo 1 no verso 1 de que No princípio era o verbo o verbo estava com Deus o verbo era Deus essa defesa da divindade de Jesus é aquilo que sustenta o fato de que Jesus passa a ser a referência de salvação Jesus não é só o salvador no sentido de ter vindo ao mundo e morrido pelo ser humano pagando
a culpa do pecado mas ele é também a referência é o exemplo a ser seguido por aqueles que pretendam alcançar a salvação andar como Cristo andou viver como Cristo viveu ter Jesus como exemplo é parte dessa referência e quando se o texto aborda Jesus como a palavra como fonte de vida ou a palavra viva Jesus é um manual aberto é um livro aberto como Revelação direta de Deus e que nos conduz à salvação do mesmo jeito que a bíblia é uma referência de verdade é a revelação escrita Cristo é a revelação viva é a palavra
viva exatamente por essa razão de Jesus ser apresentado como a palavra viva e a fonte de vida é que as promessas que estão ao longo do Evangelho vão retratar isso vão recuperar essa abordagem recuperar essa percepção já desde o Capítulo um a gente vai ver esses textos ao longo da lição o capítulo 1 lá no verso 29 apresentando Jesus ao mundo eh como aquele que cumpre a atividade Messiânica Esse é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo vem acompanhada das outras promessas João 3 Capítulo 3 verso 15 e 16 principalmente o 16
que é um clássico aquele que crê nele tem a vida eterna Porque Deus amou o mundo e deu seu filho se a gente vai à referência do Capítulo 6 o verso 40 a gente também encontra essa mesma promessa lá de fato a vontade do meu pai é que todo aquele que vir o filho e nele crer tenha a vida eterna portanto essa expressão de a palavra viva que vai se repetindo ao longo do Evangelho é a primeira referência de crença para o humano Porque é importante observar essa questão se a gente prestou atenção na lição
da semana passada que apontava pro cumprimento Profético a partir da palavra escrita agora a gente tem uma segunda referência que é a palavra viva que permite ao ser humano encontrar a salvação encontrar não só no sentido de descobrir onde a salvação está mas encontrar no sentido de ter um referencial de exemplo a seguir o que significa que crer Neste contexto é mais do que acreditar que Jesus é alguma coisa é mais do que acreditar no que ele diz crer implica uma afirmativa de quem aceita a transformação proposta por essas palavras vivas ou essas palavras de
vida Isso vai aparecer numa conversa num diálogo do de Jesus com os discípulos a partir do momento em que alguns dos discípulos começam a abandonar Jesus por conta de algumas falas mais duras que Jesus apresenta chega uma hora que Jesus vira pros 12 para aqueles que são mais próximos dele e faz essa pergunta crucial Vocês também vão embora Vocês também vão me abandonar Jesus também referencia que muitas pessoas o trairam e ele questiona os discípulos se eles também não fariam o mesmo e há uma resposta incisiva de Pedro a essa pergunta de Jesus quando Pedro
vira e diz senhor a quem iremos e essa pergunta que Pedro faz é acompanhada de uma afirmação de uma confirmação na realidade de tudo aquilo que Jesus tinha de representação para eles e Pedro diz o senhor tem as palavras de vida eterna portanto não há outro lugar para irmos embora Pedro não tivesse consciência plena do que ele estava afirmando afinal de contas ele ainda vai passar por muitos altos e baixos até o fim da história do Evangelho o fato é que por uma impressão do Espírito João faz essa afirmação Cristo detém as palavras da vida
eterna aquilo que permite a vida eterna e ainda que sem compreender tudo ele manifesta sua crença e manifesta essa questão de a quem iremos porque essa pergunta ecoa como algo importante aqui se a palavra viva no sentido de referência implica transformação a rejeição da palavra viva implica em manifestação de um outro tipo de filiação o evangelho abriu dizendo que Jesus era o verbo e todas as coisas foram feitas por ele nele estava a vida e a vida era a luz dos Homens o que significa que abandonar a Cristo ou não ter Cristo como referencial de
vida e prática ou seja não responder a fé na forma prática dessa fé significa rejeitar o Cristo e consequentemente se assemelhar a um outro tipo de paternidade que a bíblia chama de filhos do diabo quem rejeita a Cristo se torna consequentemente Filho do Diabo ou seja há uma coisa que é certa na Bíblia não existe ausência de paternidade ou seja não há Órfã na Bíblia ou somos filhos de Deus ou somos filhos do diabo não existe o meio do caminho entre essas duas alternativas O que significa que a expressão crer na palavra é assumir um
processo de identidade que reconhece Deus como pai e no caso em específico aqui reconhece Cristo como pai e essa também é uma coisa curiosa do Evangelho de João o evangelho de João apresenta Jesus e o pai com muita intensidade embora João também Apresente o espírito santo principalmente a partir do verso 14 do Capítulo 14 eh como uma referência importante da divindade presente entre os entre os homens pós ascensão de Cristo como um Marco de ação não que o Espírito Santo Não agisse antes ele age desde sempre tá presente na criação tá presente na criação do
ser humano que é feita por três pessoas como o texto de Gênesis retrata façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança apesar disso João foca em Cristo numa relação de Cristo com o pai ao mesmo tempo que mostra a relação de Cristo conosco Cristo é o nosso pai por criação mas nos coloca como filhos de Deus e portanto seus irmãos por adoção E isso tem a ver com essa crença na palavra viva essa crença em Cristo se a gente olha o capítulo um novamente como ponto de referência o capítulo um vai apresentar essa
questão ao ponto a mas todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus a saber os que creem no seu nome os quais não nasceram da Carne nem do sangue nem da vontade da Carne nem do sangue nem da vontade do homem mas de Deus isso significa dizer que há uma dupla filiação aparecendo no Evangelho de João a filiação da criação fomos feitos por Cristo ainda que o pai e o Espírito participaram da cena e participaram do processo mas o autor da criação é Jesus ao crer em Jesus somos levados a
ser considerados filhos de Deus portanto irmãos não só em Cristo mas de Cristo por adoção essa crença que gera identidade ela muda quem nós somos na dinâmica do pecado na história do pecado fomos retirados da filiação de Deus e entregues a filiação de satanás ao crermos em Cristo somos trazidos por adoção filiação de Deus e ao sermos incorporados como filhos de Deus na família de Deus começa um novo processo o processo que na descrição dos Evangelhos foi apresentado como o pedido a Nicodemos ou a alternativa a Nicodemos é necessário que você nasça de novo ou
seja crer em Cristo implica num Novo Nascimento crer em Cristo significa ter uma nova filiação o que significa consequentemente a ter uma mudança completa de estrutura e vida a base para isso é a fé e no contexto de João a fé tem como referência a palavra ou seja a fé é um dom de Deus Dom esse que é apresentado a partir da palavra a partir da palavra viva o que significa que crer em Cristo é aceitar o que ele diz crer em Cristo é confirmar na vida aquilo que Cristo pede e daí o fato de
que também no Evangelho de João a gente encontra referências interessantes sobre isso como por exemplo Jesus dizendo se vocês querem ser meus filhos ou meus discípulos é simples ou meus amigos em outro contexto façam o que eu mando é o próprio João não no evangelho mas na carta que também aborda isso aquele que diz que ama a Deus guarda os seus mandamentos ou seja obedecer a palavra viva é aquilo que produz enquanto prática enquanto resultado prático a transformação se por um lado a fé é um dom e não há nada que possamos fazer nessa direção
é um dom de Deus por outro lado a resposta afirmativa dessa fé implicará em obedecê-lo E aí começa uma dinâmica descrita também na lição dessa semana que é a dinâmica da atuação do Espírito Santo na transformação da vida é o espírito santo que nos concede o poder e que nos concede Alternativa de transformação portanto a resposta em obediência significa aceitar que o Espírito Santo aja na nossa vida para produzir a transformação É permitir que ele atue nos dando força poder e condições para essa transformação nesse sentido aquilo que Jesus apresenta também no evangelho de de
João como promessa se torna a realidade no sentido pleno vocês não estarão órfãos virá outro Consolador semelhante a mim que existe desde o princípio está desde o princípio ele vai estar com vocês até o fim do processo até a consumação de todas as coisas essa a parte introdutória é a primeira parte da lição descrevendo esse Jesus na suas múltiplas apresentações como palavra viva a segunda parte da lição é um um questionamento esse questionamento é como é possível com todas as representações Claras de que em Cristo existia a vida eterna afinal de contas Cristo Ressuscitou pessoas
Cristo manifestou poder por algumas vezes em que ele usou essa expressão eu sou a glória extravasou a humanidade se manifestando de forma Clara enquanto filho de Deus enquanto Divino como é possível com toda Essas manifestações alguém rejeitar e essa é a segunda parte da lição dessa semana como é possível com tantas evidências a ver a rejeição a Cristo essa rejeição a Cristo ela tem algumas coisas importantes de se prestar atenção para que ela não se repita na vida humana e a primeira delas é a centralidade do humano nos seus próprios processos desígnios ou construções de
pensamento em outras palavras o humanismo que é a substituição de Deus pelo ser humano o tirar Deus do coração humano e o colocar o homem como medida de todas as coisas é um dos grandes elementos de desistência do Evangelho de afastamento de Cristo afinal de contas crer em Cristo e entregar-se a Cristo implica em negação do eu Portanto o egocentrismo atrelado ao egoísmo atrelado ao humanismo que a substituir de Deus pelo ser humano são os elementos fundamentais dessa dissociação entre o humano e o seu Criador o humanismo se manifesta de múltiplas formas uma dessas formas
é o questionamento constante a verdade ou em outras palavras o ceticismo o ceticismo não no sentido de você ter dúvidas que implicam em buscar a verdade o ceticismo no sentido pejorativo do termo que é você negar a Evidente ou seja questionar pelo simples gosto de questionar e não pelo Desejo de aprender duvidar pelo simples gosto de duvidar e não pelo Desejo de descobrir e nesse sentido quando o ser humano começa a atuar dessa forma como ele começa a praticar esse modelo mental passo a passo ele vai se afastando de Deus outra coisa curiosa é que
esse afastamento de Deus com a substituição pelo humano pelo egocentrismo humano torna o ser humano não só a medida de todas as coisas mas torna o ser humano maior entre aspas na sua visão do que Deus e isso foi o que aconteceu com os sacerdotes parte dos escribas saduceus fariseus da época de Jesus eles adquiriram conhecimento passaram a tomar o seu próprio conhecimentos seus próprios pensamentos como verdade absoluta e quando alguém aparece questionando essa verdade ainda que eles percebam que esse questionamento é legítimo não admitem estar errados porque se acostumaram com o processo de definir
as verdades por si mesmo caprichosamente no texto de João é onde a gente encontra as os principais questionamentos a respeito da verdade o que seja a verdade e interessante para João a verdade é uma pessoa e não um conceito ou seja acreditar na é antes de mais nada acreditar em alguém para depois acreditar no que esse alguém diz e esse é um sentido distinto de verdade que a bíblia apresenta verdade é uma pessoa se materializa numa pessoa o que mostra que todo aquele que aceita Jesus como seu Salvador e ouve a palavra viva passa a
ser também verdadeiro íntegro completo inteiro e esse é um outro aspecto importante da palavra a inteireza gerada no ser que a aceita o resultado da negação de Cristo é o resultado Óbvio quem crê em Cristo tem a vida eterna quem não crê em Cristo ao ser levado a juízo é condenado e aqui aparece uma distinção interessante do modelo eh da atuação do Espírito Santo na vida daquele que crê o Espírito Santo é aquele que promove a percepção do pecado ele convence do pecado é aquele que conduz o ser humano a única alternativa para pecado que
é a justiça e justiça é uma pessoa na manifestação do evangelho e consequentemente uma vez encontrada a justiça nos leva ao juízo todo aquele que passa por esse percurso ao chegar no juízo está salvo é absolvido é justificado todo aquele que rejeita o primeiro elemento ou seja não se convence do pecado consequentemente não encontra a justiça ao se apresentar diante do juízo é condenado e o resultado dessa condenação é o oposto da promessa se a promessa em Cristo é vida eterna a consequência de rejeitá-lo é morte eterna e não há outra saída não há outra
alternativa não há outro tipo de caminho distinto desse O que significa que quem crê em Jesus não será condenado como João 3 na sequência da Promessa deixa muito claro da mesma maneira aquele que não crê já está condenado porque não crê no nome do unigênito filho de Deus por isso quem crê no filho tem vida eterna quem se mantém rebelde contra o filho não verá a vida mas sobre ele permanece A Ira de Deus porque é importante olhar para tudo isso porque se isso aconteceu com pessoas que tiveram a chance de ver Jesus Face a
Face se apresentando e executando as coisas de Deus em vivo em céu aberto à vista de todos e rejeitaram no nosso contexto 2000 anos depois o exercício da fé nesse aspecto corre os mesmos riscos ou seja se é possível rejeitar a Cristo Face a Face o que a gente pode dizer sobre rejeitar a Cristo sem estar vendo Cristo Face a Face e ainda que não seja nem mais difícil e nem mais fácil numa época ou em outra a relação com o plano da Salvação O fato é de que a gente tem uma série de alternativas
para descrença muito mais vívidas no nosso tempo do que aquelas que haviam disponíveis para quem via Jesus Face a Face ou seja as opções de erro são são exponencialmente maiores no nosso tempo o que significa que a atenção à palavra escrita para que dela sobrevenha a nossa vida à palavra viva para que dela se manifeste em nós a palavra Vida Viva se torna muito mais necessária do que em qualquer época nós vivemos num mundo onde a verdade é questionada por todas as portas portanto é necessário que voltemos à palavra para que dela obtenhamos vida seja
essa a nossa experiência no estudo dessa semana recuperarmos algumas dessas promessas maravilhosas presentes no Evangelho de João mas principalmente perceber Quais foram os elementos que conduziram todo aquele povo à rejeição vamos orar querido pai está nos céus te acredit te agradecemos pelo dom da vida te agradecemos pela oportunidade que temos de estarmos ainda com Liberdade estudamos tua palavra mas Te pedimos que essa crença se manifeste como transformação em nossa vida e nos permita aproximarmos cada vez mais daquilo que é o exemplo maravilhoso de Cristo dá senhor que a vida se manifeste em nós e por
nós a salvação seja levada a outros é o que Te pedimos por Jesus amém