Pensadores na Educação: Vygotsky

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Instituto Claro
O homem não nasce humano, ele se humaniza. Essa máxima pode ser considerada uma das sínteses possíve...
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o bigode que nasceu em 1896 uma pequena cidade da rússia viveu lá por algum período mas depois se mudou logo pra gomel daqui é uma cidade pequena também onde ficavam os judeus que ele era filho de judeus né é um território só pra judeus ele teve uma vida é bastante interessante que a família tinha grandes posses assim podia por exemplo contratar um tutor nem tão vigoroso que estudou os primeiros anos de vida dele com um tutor então ele foi é conseguir uma vaga na universidade de moscou e foi fazer o curso de medicina só que
ele estuda medicina somente por um pouquíssimo período um mês dos dois depois ele foi se mudou pra fazer faculdade de direito então ao contrário do que a gente pensa bigode que não tem uma formação em psicologia inicialmente ele se formou em direito depois ele logo vai estudar a história filosofia e só depois é que ele vai se debruçar sobre o estudo da psicologia a gente brinca e fala que o grande erro nem cuida dos negócios foi ter morrido cedo né porque ele morreu de tuberculose com 37 anos de 1934 nesse pouco tempo de vida dele
ele pode produzir mais de 200 artigos científicos não se tem uma grande pergunta à qual a gente pode atribuir a pesquisa de bigodes que né a pergunta dele de pesquisa era como ocorre o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que têm a ver com os processos de pensamento de linguagem de memória de atenção então é bastante importante ressaltar que ele não tava tentando entender só apenas como ocorre há a cognição humana mas tentando entender esse macro de quando essas funções psíquicas se desenvolve na criança e no ser humano como um todo uma das máximas do gótico
é apontar que o homem não nasce humano ele vai se humanizar então a partir da do contato da criança com a cultura com o grupo social no qual está inserida é a partir disso que se desenvolve as funções psicológicas superiores vigotti por exemplo vai mostrar que é importante que quando nós estamos pensando no desenvolvimento da criança que a gente leva em conta o contexto no qual está inserida então por exemplo nós não podemos entender que as crianças do que o bigode que estudou são as mesmas crianças do piaget nós não podemos entender uma criança que
vive no brasil na década de 70 é a mesma criança que vive no brasil no momento histórico que nós estamos vivendo com todo o avanço da tecnologia e tudo mais então ele traz uma contribuição importante que mostrar nós devemos ver um esse homem que a gente está estudando tem uma visão de homem e de mundo como um ser que é historicamente é e socialmente datado nem geograficamente datado então não dá pra pensar uma criança o universalizada a gente precisa pensar crianças específicas em contextos específicos de vida nem a própria formulação dos espaços de trabalho nas
salas de aulas ela precisa ser modificada se modifica um novo olhar para esse para essa sala de aula se valoriza mais as classes heterogêneos né com crianças diferentes porque elas podem se ajudar nem parceiros mais experiente um colega mais experiente pode ajudar um outro que sabe - sobre determinados assuntos e pode haver uma troca maior entre as crianças além do adulto que é o grande mediador desse conhecimento o trabalho de bigode que ele traz uma contribuição importante nessa área dessas fundamentações todas filosóficas que a gente pode trazer que a nat zumo ambientalismo empirismo queira é
porque é uma corrente que vai trazer grandes modificações na forma de pensar a criança né então ao contrário de pensar uma criança que traz todas as características humanas prontas né é com com ela como no iatismo bigode que vai pensar é da importância das ferramentas culturais do conhecimento produzido pela humanidade trazendo um estudo que a criança não nasce pronto mas que ela vai se humanizar a partir do desenvolvimento com o outro ele pensa por exemplo na no desenvolvimento é dialético desses dois canais né então são as duas coisas num movimento dialético é que vai fazer
com que esse indivíduo se torne humano que se humanize de fato é bastante interessante porque ele vai trazendo todos os autores da época dele né e na escrita dele ele traz uma importante contribuição quando ele diz eu estou tentando trazer uma nova psicologia né a velha psicologia é essa aqui mas é que eu traga uma nova tecnologia uma nova sociedade que está em mudança nos processos de ensino e aprendizagem né é um dos conceitos importantes em vygotsky é o conceito de internalização na internalização não seria só a criança introjeta as coisas no meio assim mas
é internalizar toda essa cultura todas essas ferramentas e esse conhecimento acumulado que o homem traz e fazer uma transformação para se então parte de algo que é extra psíquico na planta entre psíquico então não dá pra dizer que todo mundo conhece ou ou constrói o conhecimento da mesma forma e aí um dos conceitos importantes na no trabalho de bigode que o conceito de mediação e o conceito de mediação é bastante discutido a partir do trabalho do professor é o professor visto como um mediador desse conhecimento ele funciona então como um agente que traz todo esse
conhecimento que foi acumulado pela humanidade as ferramentas culturais e ele propicia um novo movimento de trabalho com o estudante no qual ele se interessa se por desenvolver essa aprendizagem a figura do professor em si ela não pode ser vista como um único dos mediadores possíveis né então a gente coloca que a partir da obra de bigode que os mediadores a gente chama de outros social vamos dizer assim como todos os elementos que estão presentes na cultura né então tanto ferramentas que a criança tenha acesso objetos culturais obras de artes mapas revistas livros tudo isso são
considerados mediadores é importante também ressaltar que não é só a figura do professor e decide essas ferramentas todas mas algo que a gente tem estudado e tem levantado que é bastante importante é a atividade pedagógica então não tem é mediador mais importante do que aquela atividade que o professor planeja e propõe para o aluno que vai motivá-lo e incentivá lo a aprender um outro conceito importante na obra do bigode que bastante discutido desde que a obra dele chegou no brasil é o conceito de zona desenvolvimento proximal que a partir das novas traduções a gente já
tem visto que tem mudado a a o tema proximal bigodes quem diz é na sua obra que pra pensar envolvimento da criança a gente precisa entender um pouco onde a criança chegou em termos de aprendizagem e onde ela poderá chegar então ele divide o desenvolvimento da criança em dois níveis importantes para a gente pensar isso um primeiro nível é o nível de desenvolvimento real que é colocado tudo aquilo que a criança já consegue fazer sozinho um outro nível de desenvolvimento seria o nível de desenvolvimento potencial que seriam um aquela aprendizagens que a criança consegue fazer
é mas sem a joão a ajuda de outra pessoa né é como se fosse um como se ela precisasse de um empurrãozinho para chegar aonde ela é preciso a distância entre esses dois níveis é onde se encontra o que ele gosta que chama de zona desenvolvimento proximal no desenvolvimento eminente né que é aquele lugar onde a criança tem todo o potencial para se desenvolver e onde seria um lugar específico que o professor precisa trabalhar essa zona e desenvolvimento proximal indica então é como ele esse como o próprio autor coloca a criança como se fosse um
botão de flor que está para o desabrochar entender se buscar esse movimento é esse esse lugar específico em cada aprendizagem da criança e olhar ela de forma individualizada é a forma de chegar nesse processo de de aprendizagem de forma mais promissora eu diria quando a gente fala em método vygotsky ano a gente está falando uma forma de ver o fenômeno aqui a gente está estudando então não existe um método vigor diz que ano que eu possa aplicar na educação ele nunca criou nenhuma metodologia específica mas quando eu trabalho por exemplo com o método histórico dialético
com o método da psicologia histórico cultural eu estou mostrando que existe um jeito específico de olhar no qual o vigotti que nos permitiu a partir da sua teoria entender melhor o que é olhar o fenômeno a partir não da sua mera descrição nénão fenômeno fossilizado comunidade vizinha mas olhar o fenômeno na sua história no seu contexto é histórico no seu movimento né a partir de um movimento que é dialético que é contraditório aí sim a gente pode dizer método método rigotto que anos se assim pudesse dizer tem muitos grupos de pesquisa no brasil que não
mais colocam o vigotti como um pesquisador sócio interacionista se foi uma foi uma ideia que vigorou lá quando vigotti que estava chegando no brasil e quiseram juntar bigode que com piaget e criar essa história do sócio construtivismo mas hoje a gente não utiliza mais o bigode que como o autor sócio construtivista gente fala de uma psicologia histórico-cultural de um método histórico cultural nós temos muitos problemas de tradução o primeiro livro pensamento e linguagem eu não recomendo mais né foi um livro que a gente teve o primeiro contato com a obra do bigode que a formação
social da mente também eu não recomendaria mas eu colocaria para as pessoas lerem esse novo essa nova tradução que é a construção do pensamento da linguagem é um livro da martins fontes que foi traduzido por um professor da da usp mac traz essa tradução do russo para o português e aí tem vários outros autores é que são bastante sólidos no brasil que são autores que estudaram vygotsky que escrevem sobre ele então tem no smoking na unicamp e professora marta qual na usp não tem alguns professores que têm se debruçado e vários outros textos que nós
temos produzido na universidade com pesquisas e que estão em revistas de psicologia e educação que são bem localizadas e boas para leitura
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