bom Então primeiramente Uma boa noite para todos nós que Jesus quep e toda a sua equipe possam envolver a todos que aqui estamos nos dois planos da vida que nós sintamos a alegria desse encontro desse momento em que a nossa memória é projetada no tempo buscando essas referências que passaram por este mundo por estas terras como verdadeiros rastros de luz estrelas cadentes assim foram definidos os espíritos que viriam com o consolador estrelas cadentes que se projetariam na terra abrindo os olhos aos cegos que estávamos para as realidades do Espírito para as grandezas da vida Sublime
que a todos nos espera e dentre essas estrelas no meio dessa constelação vamos encontrar a figura do nosso querido professor Eurípedes a quem rememoramos dessa noite como quem busca nesta vida tão profiqua inspiração para que as nossas vidas também na Seara do Senhor sejam árvores dadivosas abundantes nos frutos que pudermos dar Como disse-nos Jesus fazendo-nos verdadeiramente conhecidos como seus discípulos não mais pelos ornamentos exteriores não mais pela simples folhagem mas fazendo-nos conhecidos como são conhecidas as árvores pelos frutos então que o Senhor nos abençoe nesta noite de reflexões que os nossos corações estejam receptivos e
que a presença espiritual amiga nos ajude a alcançar as inspirações de que precisamos para a nossa caminhada e para o nosso aperfeiçoamento Evangelista Mateus no Capítulo 2 do seu evangelho trazos um relato único do seu evangelho evocando o profeta Jeremias para descrever um dos acontecimentos mais tristes em torno do Evangelho de Jesus Mateus vai buscar lá em Jeremias Capítulo 31 Versículo 15 uma Fala do Profeta que é trazida por Mateus para um novo contexto expressando esse acontecimento que marcou a história do cristianismo no seu início e para todos os séculos diz-nos o evangelista ouve-se uma
voz em ramar pranto e muito lamento Raquel chora seus filhos e não quer ser consolada porque eles não mais existem faz uma referência O Profeta a uma das matriarcas do povo hebreu a uma das Esposas de Jacó aquele cujos filhos dariam origem às chamadas 12 tribos de Israel Raquel seria mãe de José chamado José do Egito aquele que foi vendido pelos próprios aos irmãos como escravo e depois se tornou uma figura muito importante no Egito dando-nos um dos mais belos testemunhos e exemplos nas escrituras de renúncia e de abnegação porque Mesmo tendo sido vendido pelos
seus quando estes precisaram de ajuda quando se dirigiram ao Egito foram por ele acolhidos sem quaisquer reprimendas um dos maiores exemplos portanto um dos sublimes exemp exemplos de perdão e de renúncia José um dos filhos de Raquel o outro filho seu com Jacó seria Benjamim daria origem a uma das Tribos tribo essa da Qual mais adiante faria parte o apóstolo Paulo Raquel que havia sido enterrada nas proximidades da cidade de Belém por isso a Evocação dessa figura dessa matriarca associando a esses acontecimentos que se deram na cidade de Belém nas proximidades digamos assim né no
tempo do Nascimento de Jesus ou logo depois do Nascimento de Jesus porque Mateus vai trazer essa fala aplicando ao contexto em que eles viviam para nos relembrar ou para deixar registrado para posteridade aquele acontecimento que foi também denominado de o massacre dos Inocentes ou a matança dos Inocentes que está registrada lá no Versículo 16 do Capítulo 2 de Mateus também nesse Versículo 18 a fala evocando o profeta Jeremias Quando Mateus nos traz essa informação de que Herodes não Herodes antipas que estaria regendo durante a vida pública de Jesus durante a atuação de Jesus né Herodes
antipas que era filho de Herodes o grande Herodes antipas que seria depois tetrarca da Galileia e da pereia Se não me engano mas estamos a falar do pai mesmo de Herodes o grande aquele que veio a desencarnar 4 anos antes de Cristo parece até interessante né porque se Jesus já havia nascido como Herodes pode ter desencarnado antes de Jesus ter nascido aliás Esse é um dos fatos que fez a historiografia moderna reajustar a data de nascimento de Jesus pelo fato de Herodes o grande ter desencarnado qu 4 anos antes da chamada era comum né do
Marco do Nascimento de Jesus mas como nós sabemos foi registrado no evangelho quando informado pelos Magos do nascimento da criança esperada do dito Messias Herodes o grande temendo pelo seu reino pelo seu poder concebe esse gesto tão triste e e tão lamentável que ficaria marcado para a posteridade da humanidade como um dos exemplos maiores de brutalidade de até onde o coração transviado do bem do amor entregue ao egoísmo e aos seus interesses pode chegar porque ele ordena então a matança de todos os bebês menores de 2 anos em Belém e adjacências por isso Mateus traz
esse esse pranto simbólico de Raquel que quando escrito lá atrás por Jeremias fazia referência aos desvios do povo de Israel mas que naquele contexto agora trazido por Mateus fazia uma referência ao pranto daquelas mães tantas mães que perderam seus filhos alguns cristãos alguns estudiosos chegaram a dizer mesmo que foram eles os primeiros Mártires do cristianismo antes mesmo de Estevão porque deram a vidas aqueles pequeninos bebês para que o Cristo pudesse seguir na sua tarefa então nós trouxemos esse Primeiro Registro para já trazermos aqui um Marco temporal associando a figura de Herodes e Há outras referências
que nós vamos aqui conectar porque Passados muitos séculos depois já com o advento do Espiritismo depois do trabalho de Allan Kardec e em especial no trabalho de Chico Xavier nós vamos encontrar num texto trazidos mediunicamente por irmão x Humberto de Campos uma referência muito interessante que vai ser a base para a nossa reflexão desta noite o título aliás tem até uma correspondência com esse acontecimento que nós mencionamos as lágrimas a dor dessas mães porque a mensagem que está ida no livro Crônicas de alento um Capítulo de número 11 intitula-se coração de mãe coração de mãe
e Humberto de Campos nos descreve uma mãe que buscou a Chico [Música] Xavier devido ao seu filho buscando de alguma maneira uma intervenção uma auxílio Amparo ao seu filho não é mencionado que propriamente ele passava qual era a dificuldade quais eram as dores ou as lutas menciona-se apenas que essa mãe de coração sofrido dolorido escreve uma carta e entrega a Chico Xavier recorrendo ao auxílio de Humberto de Campos porque era ela sua conterrânea e sabendo que ele no mundo espiritual não havia esquecido seus esperava ela que aquele conterrâneo pudesse também auxiliar os seu filho que
passava por alguma dificuldade ela era também do Maranhão assim como nosso querido Humberto mais tarde denominado né irmão x Então a partir dessa carta que ele recebe ele começa trazer algumas considerações em torno da dor dessa mãe partindo também para considerações mais amplas acerca da vida pelo Prisma da doutrina espírita ele vai falando por exemplo das muitas dificuldades que ele Humberto de Campos tinha quando encarnado para entender a vida na sua multiplicidade de destinos vidas com as condições as mais diversas algumas praticamente desde o primeiro ato neste mundo tão marcadas pela dor outras pelas facilidades
pelos favores do mundo outras encontrando tantas e tantas dificuldades fossem elas enfermidades ou de quaisquer outras naturezas Então essa multiplicidade das tramas do destino era algo Diz ele que sempre Lhe chamava a atenção e ele não conseguia conciliar no seu coração uma resposta o por disso como por exemplo considerar um Deus em sua perfeita justiça se as vidas eram assim tão diversas nas suas características e nas suas experiências mas ele vai dizer-nos também que chegado no mundo espiritual naturalmente os seus panoramas se ampliaram ali ele pode encontrar elementos digamos assim Chaves de entendimento conceitos fundamentais
que foram se encaixando nos devidos lugares nas lacunas a serem preenchidas e aquilo que lhe parecia antes um completo enigma uma vida que parecia não ter sentido mesmo uma injustiça que pare a presidir o universo as vidas e Os destinos agora tudo passa a fazer sentido porque munido dessa compreensão que ele pde obter lá juntamente com sábios e com os benfeitores espirituais que o amparavam ele conseguia enxergar melhor a vida e entender um dos mais fundamentais porquês que tem movido a humanidade em todos os tempos o porquê da dor o por por do sofrimento o
por da morte por exemplo Leoni mesmo chegaria a dizer na belíssima introdução do seu livro depois da morte que todo esse conjunto de sistemas filosóficos que já concebemos até hoje não tem senão essa causa o ser humano em busca desses porqu fundamentais o que para além da morte o porquê da morte o porquê da dor e do sofrimento várias e várias questões fundamentais que têm angustiado a humanidade desde que a razão aqui desabrochou estarão gravitando em torno desses conceitos ou desses porquês fundamentais é o que Leon Deni vai trabalhar na introdução do seu livro e
é o que Humberto de Campos pôde com o auxílio da Visão Espiritual do novo ponto de vista em que agora se colocava ele pode então conjugar preencher essas lacunas e e entender como uma Justiça eminentemente sábia justa Soberana indefectível Preside a todos os destinos invariavelmente juiz justiça que não é somente rigorista justiça que não se baseia somente em números mas uma justiça que tem alma também sensibilidade porque estreitamente associada à misericórdia e ao amor de Deus indissociável desses dois outros atributos do Criador Então a partir disso a visão para cada destino ou em relação a
cada destino vai se renovando por completo O que antes parecia ser pura injustiça agora conseguimos ver as devidas finalidades um Deus que antes parecia favorecer alguns em em detrimento de outros agora se mostra ainda mais grandiosos na perfeição e na sabedoria de suas leis trouxe aqui em minhas palavras mas é basicamente o que ele vai trabalhando nesse texto em resposta a essa mãe dizendo digamos Sutilmente com o tato do educador que o filho passava pelas experiências dentro de ditames necessários perante a lei divina PR importantes para aquele ser e que não poderi ser simplesmente modificadas
Prazer Por mais que existisse ali o amor de uma mãe existem experiências absolutamente necessárias a cada espírito porque é da sementeira de cada um E é aifa que cada um tem por colher oo do que cada um construi fao na lei para as retificações a sabedoria divina sempre prima sempre busca antes recorrer aos caminhos da misericórdia e do amor que cobra a multidão de pecados do que ter de recorrer às Faces mais enérgicas da Lei nas expiações dolorosas mas Sutilmente Humberto de Campos está dizendo Ah um porqu mãe há um porquê por detrás ess experiências
vividas pelo filho mas o que mais nos chamou a atenção nesta mensagem de Bert Campos E aí já vamos entendendo a conexão que ela terá com o primeiro Marco que nós trouxemos aquele acontecimento de muitos séculos atrás lá em Belém é quando ele faz uma referência aos processos de reparação de Redenção dos Espíritos do tempo já que existe uma lei eminentemente sábia presidindo Os destinos de todos nós lei que se manifesta principalmente na consciência quando um espírito dela se afasta será chamado por essa lei aos processos retificadores o incômodo surge na consciência quanto mais esclarecida
maior incômodo mais impelido sente o espírito sente-se o espírito a retificar perante a lei só que esse processo a de variar muito de espírito para Espírito alguns demandarão muitos e muitos séculos para começarem a retificar se outros mobilizando as potências da Alma avançarão com mais presteza até nos surpreendendo pelos Passos pela caminhada que poderão fazer os processos retific atório E então que ele traz um parágrafo que pedimos aqui licença para lermos E que nos trouxe essa informação muito interessante diz ele assim as iniquidades de um Herodes então ele projeta noos de novo lá em Herodes
com as suas iniquidades na na Matança dos Inocentes que foi uma só né de suas empreitadas infelizes porque Herodes foi muito conhecido no seu tempo Flávio joséfa o mesmo Historiador conhecido da época menciona o quanto er Era duro Implacável com os seus adversários políticos ou aqueles que representassem algum perigo para o seus interesses então um Herodes as iniquidades de um Herodes podem desaparecer so o manto de renúncias de um Vicente de Paulo o sensualismo de Madalena expurgado nos prantos amargos da expiação e do arrependimento quando pudermos ver o passado em todo o seu desdobramento depois
de contemplarmos a Messalina né que foi uma das imperatrizes romanas Se não me engano esposa de Cláudio que era conhecida pelas suas perversões né pelas suas depravações pelos seus excessos então depois de contemplarmos a Messalina na sua noite de regalados prazeres vela éos de novo arrastando-se nas margens do tibre enfiada num vestido horripilante de negras monstruosidades faltou-me na vida terrena semelhante compreensão para entender a verdade nesse um parágrafo Humbert Campos nos disse muito especialmente a nós espíritas que temos essa possibilidade de como ele disse aqui ver para entender os seus desdobramentos do presente e naturalmente
compreendermos o que nos cabe realizar almejando o futuro de renovação e de luzes então ele cita o caso de Messalina que depois de uma existência de regalados prazeres e excessos retorna a matéria ali mesmo em Roma margens do ti o rio que cortava a cidade ura de alguém do Povo Vivendo uma vida de extremas dificuldades de miserabilidade a fim de que pudesse repensar os valores que havia cultuado ele menciona o caso de Madalena que numa existência pras palavras de emano o mais belo exemplo de transformação na história do cristianismo tendo sido por isso mesmo escolhida
por Jesus para ser a mensageira da Ressurreição porque ela havia sido uma alma ressurrecto em Vida havia ressurgido durante a mesma existência Como diz emel André Luiz reencarnado dentro da própria existência tal foi a vida nova que ela pôde construir na dedicação com que abraçou o evangelho de Jesus mas o ponto mais interessante que nós gostaríamos de trazer aqui para a nossa reflexão foi o primeiro exemplo trazido não sei se repararam no que ele está dizendo Vamos ler novamente as iniquidades de um Herodes podem desaparecer sobre o manto de renúncias de um Vicente de Paul
Será que nós estamos entendendo a [Música] conexão para que não fique vago para que não fiqu aberto vamos recorrer a uma outra fonte segura na doutrina espírita uma das pioneiras no campo na tarefa da mediunidade nestas terras infelizmente muito desconhecida de muitos dos espíritas denominada Zilda Gama que como sabemos o Chico aliás tinha uma grande admiração por Zilda Gama o seu Anseio por exemplo de escrever os romances surgiu pelos romances que ele havia lido de Zilda Gama e que nós sabemos foi esteve sempre muito vinculada ao espírito de Vittor Hugo que havia sido seu pai
numa Encarnação anterior e por isso recorre a ela para trazer os romances que de certo modo são Pioneiros nesse campo de trabalho na mediunidade no Brasil e nós vamos encontrar lá no livro Solar de Apolo pelo Espírito Vitor a confirmação ou a corroboração do que do que irmão x Humberto de Campos está nos dizendo aqui diz-nos lá também Vitor que Vicente de Paulo o grande Espírito que admiramos tendo sido conhecido ficado no mundo como Apóstolo da caridade é a reencarnação de Herodes o grande o mesmo responsável pela Matança pelo massacre dos Inocentes neste livro também
o solar de Apolo que ela confirma Humberto Campos deixa a pista embora não traga nominalmente a referência de que Joan Dark teria sido reencarnação de Judas mas no livro Solar de Apolo Vitor Hugo confirma que de fato na figura de Joan Dark Judas conclui o seu processo de retificação perante a própria consciência tendo sido Como Jesus vendido também por algumas moedas e tendo dado um testemunho de tamanha fidelidade em tempos tão difíceis mas voltando à informação que trazemos acerca da conexão entre essas duas vidas Herodes o grande e o grande Vicente de Paulo tão vinculado
à pessoa a figura do nosso querido oles barsan chega a nos impressionar quando somos fados por uma informação dessa natureza que aquele espírito que naqueles tempos agia daquela maneira pode em séculos certamente de luta imensa porque não temos informação das vidas entre estas duas referências certamente vidas de muita luta de muito sacrifício e renúncia Como foi a vida de Vicente de Paulo mas não ficamos assim sem nos impressionar com essa possibilidade e é sobre isso que nós vamos meditar nesta noite aproveitando até para trazer uma própria referência dele nesse livro Eurípedes o médium de Jesus
como nós sabemos temos aqui algumas comunicações de Vicente de Paulo e em algumas delas ele traz um pouco da sua própria vida naqu aquela existência em que foi denominado Vicente de Paulo numa comunicação do dia 24 de junho de 1906 vejamos o que ele diz né vejamos o paralelo como é interessante como o espiritismo é rico nos estudos nas possibilidades de entendimento da vida e da evolução que nos proporciona porque um estudo como esse não fazemos por mera curiosidade o fazemos para entender o que é o processo de Educação do Ser e do espírito nos
séculos sobre a influência do amor e do Evangelho de Jesus Ele mesmo depois de descrever o seu cativeiro como escravo porque Vicente Paulo foi preso por piratas foi Tornado escravo foi levado ali para as costas da África passou por dificuldades imensas foi torturado humilhado mas sempre resignado orando pelos alges conseguiu até converter a alguns deles torná-los cristãos tá o exemplo de resignação e renúncia desse espírito mas ele conta que quando é libertado e retorna à Europa retorna à França na cidade de Paris ele diz que aí propriamente começou digamos a sua tarefa que foi uma
tarefa belíssima né a gente fica a pensar gente quantas e quantas almas quantas e quantas do mundo ao longo dos séculos já foram beneficiadas pelo Ministério que ele iniciou inspirando um sem número de almas a seguir nesse apostolado de caridade de renúncia quantas instituições fundadas em seu nome a benefício das Almas de idosos a enfermos a crianças a necessitados de toda sorte mas ele diz vejamos esse parágrafo quando Paris a cortesã do mundo ex na expansão dos gozos terrenos e suas vias se cobriam de neve lá ia eu para certo arrabalde onde muitas mães comprometeu-se
com as mães outrora Vamos trabalhar com as mães agora onde muitas mães no auge do desespero sem o pão para o alimento do fruto dos seus amores corriam pô-los ali na expectativa de que alguém condoído fosse recolhê-los do relento gente olha a maravilha da reencarnação entendida da misericórdia divina operando dando ao Espírito a possibilidade de trabalhar agora com as criancinhas acolhendo-os talvez Aquelas mesmas que outrora ele mandou eliminar Então as mães num ato de desespero sem terem o que dar para os seus filhos sem terem talvez com que cobri-los sem terem lenha para aquecê-los os
deixavam ali como último ato de desespero esperando que alguém cond doído pudesse acolhê-los e esse alguém esse coração movido era aquele mesmo coração transformado por Óbvio outrora endurecido que foi algs das Crianças mas agora as acolhia em seu seio por isso ele continua tomava os que me era possível conduzir abrigava os do frio em meu manto eu achei interessante que até a palavra manto aparece aqui vamos ver que que Humbert Campos disse de novo as iniquidades de um Herodes podem desaparecer sob um manto de renúncias de um Vicente de Paulo as iniquidades ali ó cada
bebezinho daquele acolhido no seu era um era um desajuste que ele eliminava da sua alma e do seu coração era um laço que ele rompia com pretérito era uma algema de que ele se desvincula projetando aquele amor para o futuro então abrigava os do Fri meu manto e transportava a minha casa Eis que os ti sempre em minha compania até o dia em que pude graças a Deus fundar com o concurso de caritativas senhoras um asilo onde lhes confiasse as quais segundo as as quais segundo as mães e ao qual vinha diariamente vê-los assim na
noite seguinte continuava a tarefa da véspera sabe-se lá por quantas noites e Quantos bebês ele pôde resgatar Então essa conexão essa história inspirou noos A reflexão dessa noite porque a gente ficava a pensar 1500 anos mais ou menos né Vicente de Paulo nasce 1548 se não me falha a memória Herodes o grande desencarna 4 antes de Cristo e a gente fica a pensar na trajetória desse espírito que em 1500 anos não sabemos exatamente quantas encarnações pode sair daquela condição para esta condição isso nos põe a pensar porque o que éramos nós aqueles tempos Será que
descemos tanto e estamos hoje aqui na posição em que estamos ou será que pior não havíamos descido tanto mas temos estado mornos por séculos ao ao passo que um espírito desse que desceu tanto pode retificar abraçando verdadeiramente o evangelho porque aqui a gente começa a tratar de algumas vidas que Emanuel pode descrever bem no Capítulo 92 do livro caminho Verdade e Vida quando ele fala de duas vidas em especial mas que são uma referência um modelo para outras tantas que a gente poderia considerar ao longo dos séculos nesse Capítulo 92 ele fala de Paulo e
de Madalena e ele vai dizer assim são dos maiores exemplos de transformação na história do cristianismo Até porque eu fizero numa vida numa Encarnação o avanço que deram é de impressionar o comprometimento de cada um deles era distinto o comprometimento de Paulo era majoritariamente com o orgulho com a né com Anseio de domínio o comprometimento de Madalena era com as questões da matéria o prazer o sensualismo excessos por isso chega a dizer que a transformação dela foi até mais difícil do que a de Paulo porque Paulo pelo menos já tinha disciplina mas ela caminhava como
que num Pântano numa areia moveda mais difícil de se libertar no entanto conseguiram expressando para para a posteridade o poder da vontade desperta e nutrida pelo amor e aí o Emanuel define essas duas vidas que passam a ser modelos para nós como ou melhor ele define ele nos diz que essas vidas definem para nós um entendimento do Evangelho nos seguintes termos a partir delas podemos melhor entender que o Evangelho é o código de our das vidas transformadas para a glória do bem a partir de vidas como essas gente que saem de um ponto e chegam
num ponto quase que um extremo oposto daquilo em que estavam a gente pode entender melhor o poder transformador do Evangelho por isso resolve dar esse título é um código de ouro das vidas transformas para Glória doem Vicente de Paulo aqui vem se enquadrar justamente nessa definição é uma vida Luminosa que relembra-nos mais uma vez o poder do Evangelho na transformação das vidas esse código de ouro que está em nossas mãos que a nós foi ofertado porque como ele poderemos enumerar muitos ao longo das da história entre os Mártires heróis e heroínas de nossa fé ao
ao longo dos séculos sabemos que alguns de fato já eram espíritos mais enobrecido que desceram ao mundo a fim de exemplificaremos enganemos muitos dos que tomamos hoje por Santos espíritos santificados ou mesmo Mártires eram espíritos em profundo processo de Redenção que traziam muitas nódoas do pretérito o próprio Ciro que desencar ao lado do seu pai o escravo na hisória no livro 50 anos depois lá é dito entre os Mártires nós temos basicamente dois tipos as almas já mais elevadas que vê em pura oferta de amor e doação mas nós temos aquelas outras que estão imersas
em processos redentores e que tem nessas possibilidades de vidas mais ásperas a possibilidade de consolidarem essa transformação assim o caso de Vicente de Paulo que certamente já havia feito Progressos anteriormente mas que ali tem um Marco para sua existência assim poderíamos citar trazendo mais para os nossos arraiais espíritas um exemplo tão inspirador como de um Gerónimo Mendonça ou de um gesus Gonçalves que foram verdadeiros entre aspas Mártires do trabalho da renúncia do sacrifício e nosso movimento Mas que Depois vieram a compartilhar conosco os seus passados demonstrando que são espíritos em luta são espíritos que abraçaram
o processo de Educação de de si mesmos muitos dos chamados Santos não fogem dessa linha de reflexão eram espíritos em luta em Redenção então isso nos traz isso nos projeta essa reflexão da nossa condição porque naturalmente com essa visão tão mais Ampla da vida dos processos reencarnó da imortalidade que temos pela frente é uma tendência Nossa e não só desta existência mas de muitas outras deos postergando determinadas transformações E aí vamos encontrar muitas vezes a seguinte circunstância H aqueles tempos muitos Espíritos não haviam descido tanto quanto um Herodes mas hoje estão muito aquem de um
Vicente de Paulo porque aquele espírito sou aproveitar o valor da reencarnação e da luz do Evangelho aplicada à existência no mundo ao passo que nós hoje muitas vezes não temos sabido fazer aliás ele próprio em espírito comparece o evangelho segundo espiritismo dizendo-nos que o espiritismo destina-se sobretudo aos que têm sido mais refratários aos que temos sido mais tardios no aproveitamento da mensagem na utilização do Evangelho como elemento alavancador despertador da nossa vontade para o processo de educação que nos compete efetuar porque esses espíritos antes do Espiritismo redimiram porque o evangelho por si bastaria mas se
o espiritismo chega com tanta clareza e tanta possibilidade e a assim nos fazemos refratários hesitantes projetando para depois experiências que nos chamam agora deveres que nos conclamam agora é porque ainda temos nos mantido refratários e aqui aonde nós gostaríamos de chegar para que exemplos como esses ao invés de nos desanimarem muito pelo contrário sirvam noos de inspiração o próprio emel em si quando olhamos para lentos vemos a dureza daquele coração embora conquistas no âmbito do intelecto determinadas virtudes Mas vejamos por lentos vejamos esse espírito ao qual tanto devemos e nós em que condição estávamos lá
será que não estávamos numa condição até mediana mas temos nos mantido ao longo dos séculos naquilo que Jesus diz mesmo no Evangelho é uma das piores senão a pior a condição Espírita que é a condição de estarmos mornos indiferentes apáticos ao tanto de recursos e investimentos que temos recebido do alto para ilustrar o que se passa em vidas como essa e talvez o que esteja faltando nas nossas para que tenhamos de fato mais ânimo mais cometimento vislumbrem esses horizontes de que é assim possível sair da condição de um Herodes e alçar-se a condição de um
Vicente de Paulo pra gente meditar sobre os processos internos que ocorrem nessas almas Eu me recordo de uma passagem que eu acho que é bem descritiva no evangelho Lucas Capítulo 7 Versículo de número 36 em diante nós temos ali a conhecida passagem de Jesus na casa de Simão O fariseu Jesus é convidado para jantar na casa desse Doutor da Lei então ele é recebido né começa-se ali o jantar então os convivas assentavam se ao redor da mesa Jesus como convidado tinha uma posição ali marcante na mesa próxima ao anfitrião e quando um sábio passava por
uma determinada cidade e era chamado para jantar na casa de um doutor da lei de alguém conhecido naquela cidade geralmente o jantar era como que aberto para que as pessoas pudessem acompanhar o teor da conversa e instruí também quando então todos os convivas que ali estavam são surpreendidos por uma mulher que adentra aquele recinto e Lucas faz questão de dizer conhecida na cidade por ser pecadora Humberto de Campos depois do livro Boa Nova vai nos trazer a pista dizendo-nos que se tratava de Madalena e creio muitos conhecem o que se passa a mulher se aproxima
de Jesus começa a chorar a derramar as suas lágrimas em seus pés a enxugá-las com os seus cabelos lava os seus pés também com um guento que ela havia trazido num vaso de alabastro e demonstra toda aquela emotividade todo aquele carinho toda aquela gratidão a Jesus Simão fariseu observando aquela cena não diz nada mas fica naturalmente chocado estarrecido Como assim um mestre da Lei aceitar esse tipo de postura dessa mulher conhecida como pecadora ele pensa só consigo E aí Jesus capta no ar educador que é aproveitando a circunstância e o contexto e diz Simão eu
tenho uma historinha para te contar um senhor tinha dois devedores um lhe devia 500 dinheiros e o outro lhe devia 50 dinheiros no entanto ele Perdoou a ambos porque era misericordioso qual dos dois o amará mais Simão espantado né com a historinha porque já começou a entender quem eram os personagens qual era o contexto em jogo diz imagine o senhor que aquele que mais devia pois bem Responde Jesus dizendo né acertaste na resposta por quê desde que eu entrei aqui e aí Jesus ele começa aí a importância de entendermos o contexto né do Evangelho Jesus
começa a elencar uma série de hábitos de posturas que eram característicos naquele povo como expressando hospitalidade acolhimento quando você recebia uma pessoa importante na sua casa você lhe dava uma bacia para lavar os pés aquelas pessoas caminhavam no deserto caminhadas longas os pés ficavam cansados então era uma tradição do Povo dar a bacia para lavar os pés dar um beijo na face em sinal de respeito de reverência E ungir a cabeça com óleo ou com guento com perfume no entanto a gente percebe que Simão não havia feito nenhum daqueles procedimentos para com Jesus denotando na
verdade um desprezo uma indiferença por isso Jesus diz assim pois é desde que eu cheguei aqui você não me deu a bacia para lavar os meus pés você não me deu o oscro nem me ungiu a cabeça Essa mulher no entanto lavou os meus pés com as suas próprias lágrimas beijou os pés com os próprios lábios e ungiu com o seu unguento com o seu perfume mais valioso e porque ela muito amou portanto Simão os pecados dela estão perdoados porque a quem pouco se perdoa pouco ama Lucas 7:47 o detalhe que eu acho mais interessante
dessa passagem é essa frasezinha de Jesus porque a quem pouco se perdoa pouco ama porque aí está a chave pra gente entender a transformação dessas vidas transformações que nos parecem assim impressionantes incríveis Por quê a quem pouco se perdoa pouco ama o que nos leva a entender também a Quem muito se perdoa muito ama que que Jesus tá querendo dizer com isso gente qual o problema daqueles que têm permanecido estacionados eles não têm percebido o quanto de misericórdia tem [Música] recebido de onde vem a força desses que fizeram grandes transformações tendo-se equivocado muito eles perceberam
o quanto de misericórdia tem recebido Será que nós estamos conseguindo traçar aqui um paralelo uma compreensão Qual o problema do espírito que permanece estacionário não reconhecer a imensidão dos seus erros em outras palavras não estudar-se não conhecer-se como ele não se conhece ele julga-se assim mais ou menos pronto ou muito acima dos demais então ele reconhece ou não reconhece a necessidade premente de muito fazer e de muito transformar-se agora aquele que desceu fundo que conheceu os mais obscuros abismos de queda moral os pântanos mais obscuros dentro de si mesmo esse quando ele é resgatado lá
dentro pelo amor de Jesus ele percebe a magnitude da misericórdia que buscou e diante da magnitude dessa misericórdia ele não consegue encontrar outra maneira de responder senão Amando de volta senão colocando-se em serviço mais rápido possível Olha como isso é Sutil como Emanuel faz questão de destacar isso para nós quando ele tá descrevendo o encontro de Saulo com Jesus às portas de Damasco tá lá dentro das reflexões que passaram na cabeça de Saulo num átimo de segundo Emanuel diz assim Saulo meditou sobre a dimensão a magnitude daquele amor que descia até [Música] ele em outras
palavras Saulo viu o quão fundo era o buraco em que ele havia se colocado mas por isso mesmo ele viu também o quão grandioso é o amor que nos envolve e diante de um amor tão grande que o espírito vai descobrindo à medida que descobre as suas imperfeições el encar outra resposta senão transformar-se respondendo a esse amor buscando de alguma maneira colocar-se a serviço desse amor mesma coisa Madalena quando ela chega para Jesus ali toda hesitante pergunta Senhor eu gostaria tanto de ser dos teus Mas será que o senhor me aceitaria e Jesus fala para
ela Madalena nunca viste as a primavera e Flor por sobre as ruínas dos homens como a dizer assim não importa o quão grande foi a ruína Madalena Deus sempre tem flores de renovação há sempre uma primavera para a alma que encontra o Amor e a misericórdia de Deus e ela que havia descido tanto que encontrava lacunas tão grandes dentro de si quando vê a dimensão daquele amor ela não encontra resposta senão amar de volta tanto quanto possível no máximo de suas forças a mesma coisa Herodes vocês imaginam o que que Herodes sentiu ao longo dos
séculos até tornar-se Vicente Paulo tentei eliminar o próprio Senhor e in tentando fazer eliminei a muitos inocentes e no entanto ainda assim em algum momento esse espírito sentiu sentiu plenamente amado e a partir desse amor e dessa misericórdia que encontrou elementos então para se erguer em séculos de expiações Mas também de muita dedicação e de muito trabalho a grandeza desse espírito que hoje nós admiramos então basicamente que que Jesus tá trazendo nessa parábola nessa historinha que conta para Simão fariseu é o que ele também traz por exemplo na parábola do filho Pródigo em outros momentos
porque na parábola do filho pródigo a gente se fixa no filho mais novo né cujo o erro é mais visível é mais extravagante raros pensamos no filho mais velho e aí a gente depois de ler a passagem fica ass indagando assim quem tava em pior condição filho mais novo ou filho mais velho porque o filho mais novo desceu fundo mas quando chegou no fundo do poço e viu que ainda assim podia contar com Deus com a misericórdia com a luz do Evangelho ele fez instantaneamente o movimento de volta E entrou primeiro na casa do pai
mas o filho mais velho que esteve sempre junto de Deus e Essa tem sido a postura de muitos nós espíritas ao longo dos séculos na religiosidade religiosos mas estagnados projetando para a frente deixando para depois e por isso amor por isso a estagnação de tantos tempos o filho mais velho vivia próximo do pai mas espiritualmente muito distante dele porque vivendo só o formalismo religioso o evangelho de Fora para fora né digamos da capa de nós mesmos para fora tanto que na hora que o pai vem chamar não quer entrar tal a insensibilidade daquele coração por
isso Jesus di evangelho em verdade vos digo que os pecadores os publicanos as meretrizes vos precederam no reino dos céus por aqueles que já se julgavam muito kites com Deus pela frequência aut templo pelos situais pelos aspectos exteriores que se julgavam muito acima dos demais porque ainda não haviam mergulhado em si mesmos conhecendo as suas fragilidades esses estavam em pior condição porque cegos pelo orgulho estagnados cristalizados do tempo e essa muitas vezes tem sido a nossa condição O que explica que ao longo dos séculos às vezes espíritos que se comprometeram tanto são hoje para nós
benfeitores porque eles desceram muito mas desceram muito também si mesmos foram nas suas feridas mais profundas e souberam converter os sucos de arrependimento que ali abriram em leiras férteis para as sementes do Evangelho porque aqui está uma chave do processo de regeneração com Cristo que é o que Jesus tá dizendo aquele que mais se habilita a mudança efetiva a dar passos mais firmes mais seguros no processo evolutivo é aquele que vai fundo no conhecimento de si e percebe as marcas que traz no seu espírito as fragilidades os desvios só aquele que consegue ver isso lidar
com isso é que vê também em cada marca dessa em cada suco desse aberto pelos desvios de outrora uma leira fértil para se metera do Evangelho por isso que Paulo vai dizer assim então Quando sou fraco sou forte porque o poder de Cristo em nós se engrandece na nossa fraqueza os espíritos que mais conseguiram progredir no tempo que mais rapidamente avançaram foram os que menos fugiram das suas fraquezas os que mais fundo quiseram ir tiveram a coragem de olhar embora tendo caído às vezes de maneira clamorosa mas nós os que muitas vezes temos ficado estagnados
é que temos vivido de capas temos escolhido não olhar para nós para as nossas fragilidades para o nosso sentimento vivendo às vezes por século por séculos o convencionalismo religioso o que fazíamos outrora em outras tradições às vezes recitamos hoje dentro mesmo do espiritismo achando que se resume a doutrina e todos os recursos transformadores que ela nos traz a frequência h o número de livros lidos a a memória registrada em torno dos assuntos já analisados esquecidos do sentimento esquecidos da vontade esquecidos do amor que faz com que cada suco desse de arrependimentos de outrora converta agora
em terreno fértil para o crescimento das sementes do Cristo Então é isso que Jesus tá dizendo a quem pouco perdoa pouco ama a Quem muito se perdoa pouco ama não é que Deus ou Jesus escolha assim não esse aqui eu vou perdoar pouco esse aqui eu vou perdoar muito não quem dá a medida é a criatura se você foi pouco se você se aprofundou pouco em si mesmo a medida que você vai ter do amor de Cristo é pouca é pequena mas mas se você já desceu fundo em você mesmo a medida que você vai
ter do amor do Cristo é imensa e quanto mais fundo você for em você mais grandioso você vai ver que é esse amor e mais impelido por esse amor você vai sentir-se Paulo traduz isso de maneira muito bela ele diz assim porque onde abundou o pecado superabundou a graça de Deus gente nós temos mais é que conhecer as nossas fragilidades mesmo não ter medo delas e fundo analisar o su profundos dos dramas que nós trazemos Porque quanto mais fundo for o buraco que a gente achar maior vai ser o amor que a gente vai sentir
e é esse amor que nos ergue pra vida é esse amor que desperta a vontade e é por isso que Paulo também grafou o amor do Cristo nos constrange quanto mais você percebe o quão pequeno é você o quão frágil é você ao meso ao mesmo tempo mais você percebe o quão grande é o amor do Cristo por nós e essa compreensão da grandiosidade do amor dele por nós é o que nos constrange Em que sentido no sentido de nos impelir depois que você tem a experiência profunda com amor de Jesus não dá mais para
ser o que você era não dá para viver mais só de fórmulas de convencionalismo de exterioridade não dá mais para enganar nós mesmos uma experiência profunda com Jesus que significa uma experiência profunda em nós mesmos de conhecimento íntimo ela só pode ser respondida pelo Espírito com vontade firme e com amor em serviço e é por isso que muitas vezes nas trajetórias evolutivas que analisamos os pecadores mais contumazes passam voando pelos religiosos que ficaram ociosos ou estagnados vindo a se tornar depois benfeitores daqueles que por séculos T compartilhado a palavra Divina tem falado de Deus e
de Jesus aquele que estava lá no buraco passa voando porque na mesma medida do buraco que ele caiu a buraco ele achou nele mas também a dimensão do amor que pode sentir é isso é isso que nós estamos falando é por isso que Emanuel vai ter uma mensagem no livro sentinelas da Luz Capítulo 16 em que ele vai dizer assim os Herodes da violência os Nicodemos dos preconceitos os Pedros da negação os Judas da invigilância os antifas do sarcasmo os Pilatos da indiferença todos eles que temos sido nós terão o seu momento de encontro com
Cristo de chamado mas só conseguirão avançar para a libertação de si mesmos se gradualmente mobilizarem à vontade deixando-se tocar por esse amor sentindo-se impelidos chamados por esse amor porque é esse amor que sentimos a grande força Libertadora do ser despertadora da sua vontade porque o grande problema de muitos de nós tem sido a vontade cristalizada acomodada nos séculos a grande virtude desses espíritos foi a vontade despertada pelo amor que sentiram por isso pestal há de definir como eterno fundamento da pedagogia o amor do grego Paid gogos paidos é o verbo conduzir gogos é criança pedagogia
vem disso mas pai dos conduzir o eterno condutor das Almas despertador das Almas na jornada evolutiva é o amor porque o amor visita a criatura e aciona nela o quê a vontade a vontade de retribuir o tanto de amor que ela tem recebido o tanto de misericórdia que tem envolvido no séculos é mais ou menos nesses termos por esses processos que vem atuando Jesus ao longo dos séculos e justamente por não entendermos isso é que muitas vezes temos nos privado temos eh não temos em verdade sabido aproveitar todo o Amparo que ele nos tem ofertado
então a partir dessa vida né dessa trajetória de Vicente de Paulo nós queríamos trazer para nós espíritas hoje em trabalho em esforço essa consciência Ou pelo menos essa reflexão Como está o meu aproveitamento dos inúmeros e imensos recursos que o Senhor nos tem ofertado na presente Encarnação porque a gente vai entendendo que educação é obra de amor e esperança no tempo despertando vontade e convertendo cada sulco cada arrependimento cada marca de cada desvio outrora cometido numa leira de terra agora aberta e fértil a recepção do Evangelho olhar para essas vidas que se transformaram tanto é
trazer paraa nossa vida agora a reflexão Como está o meu aproveitamento da minha reencarnação da minha atual existência com a presença do Evangelho expandido e acrescido pelo Consolador para que não incorr nós espíritas e é grande o risco disso De que isso se dê não incorr nós na postura farisaica de tantos séculos profundamente conhecedores da lei dos seus aspectos das suas nuances mas mornos estagnados deixando para pois ao passo que às vezes malfeitores de ontem se converterão nos nossos benfeitores de amanhã recordo-me inclusive de uma historinha né do Humberto de Campos novamente agora no livro
Estante da Vida Capítulo 7 intitulada o Anjo e o malfeitor Quando Ele conta o caso de um anjo que desceu das esferas sublimadas para a terra AF fim de prestar um serviço e ele foi buscar auxiliares ele precisava de auxiliares para operar no mundo e primeiro ele vai naqueles mais bem catalogados lá né o Virtuoso o pesquisador da Verdade o filantropo o Sabi etc e aí a cada um desses que ele visitava ele recebia uma desculpa não eu não posso não posso me misturar com essa gente não posso fazer isso tô muito ocupado estudando a
lei e ele foi desanimando desanimando e percebendo que nenhum daqueles digamos assim aparentemente mais destacados está estava disposto e então ele se lembrou ali de um mau feitor mas que demonstrava um sincero arrependimento que havia se dobrado sobre si mesmo se analisado e agora ansiava para mudar e o chamou aquele malfeitor arrependido reconhece Que a misericórdia agora o visitava reconhece a Bendita oportunidade e começa então a transformar Todas aquelas lágrimas dos arrependimentos de agora em gotas de suor em serviço e assim ele vai trabalhando vai se dedicando com cada vez mais afinco à medida em
que se sentia mais útil à medida em que se sentia Digno afinal de contas a misericórdia divina o chamava a servir era como que o aval é considerado Digno e assim ele vai ganhando qualidades vai ganhando qualidades a tal ponto que em desencarnando adentra as esferas sublimes passa-se o tempo e desencarnam todos aqueles outros personagens o Virtuoso o sábio o pesquisador da Verdade o filantropo filósofo etc chegam eles às adjacências do céu das esferas superiores né indagando Por poderem entrar mas o emissário que ali estava às portas diz infelizmente vocês vão ter que voltar ao
mundo porque vocês acumularam muita teoria verdade no entanto falta dinamização realização é preciso voltar ao mundo mas eles percebem que o malfeitor estava lá dentro e aí elege um deles ali para seu emissário para ir perguntar lá pro anjo ó Por que que o Fulano tá lá dentro e nós estamos aqui fora e aí o anjo responde apenas com um verbo uma palavra serviu serviu aquele que trazia sucos profundos de arrependimentos de dores mas que foram por eles por ele olhados conhecidos desnudados trabalhados converteu-se naquele mensageiro do bem converteu-se naquele emissário do amor e lá
estava digno de ocupar aquela posição ao passo que os outros precisariam voltar às lades do mundo para aprenderem a dinamizar tudo aquilo que vinham recebendo agora em serviço aos semelhantes Esse é o quadro que o espiritismo desdobra para nós do processo educativo como obra do amor e da Esperança no tempo como fruto da perseverança e da paciência no tempo já dizia Jesus pela vossa perseverança ganharei as vossas almas e eu é o que exemplos como esse de Vicente de Paulo nos ilustram nos demonstram fazendo-nos até Recordar daqueles bonitos versos de Castro Alves no livro parnaso
de Além Túmulo pelo menos para mim o mais belo poema já psicografado pelo Chico intitulado marchemos quando ele diz né arri vigor malho pelas fainas do trabalho a enchada fazendo pão o escopo dos escultores transformando a pedra em flores em carraras de eleição é a dor que através dos anos dos alges dos tiranos Anjos puríssimos faz transmutando os neros rudes em aros de virtudes em Mensageiros de paz olha que linda definição de evolução que Castro Alves consegue sintetizar para nós em duas estrofes primeir trabalho é a rí vigor é O Malho é a inchada fazendo
pão serviram essas almas foram a luta foram a Camp buscaram o cinzel que trabalha o mármore do sentimento por isso ele diz escopros de escultores transformando Pedras em flores Pedro transformou a pedra do seu coração em flores de acolhimento Paulo também Vicente também e também claro o papel da dor é a dor que através dos anos dos alges dos tiranos Anjos puríssimos faz transmutando os neros ou os Herodes rudes em aros de virtudes em Mensageiros de paz vejamos o panorama maravilhoso que o espiritismo descortina munidos portanto amigos de tantos e tantos recursos de tanto e
tanto Cabedal Por que deixar para depois por nos portarmos talvez como nos temos portado há séculos na condição do filho mais velho bem próximos da mensagem de Jesus ou de Deus mas tão distantes deles deixando de aproveitar oportunidades imensas seja pela dor que nos visita educando seja pelas possibilidades de trabalho que surge para nós áre Espírita ou mesmo no âmbito do Lar que saibamos transformar tudo isso em recurso de ascensão saibamos aproximar o coração de nossos filhos desse amor gigantesco de Jesus ensinemos a amá-lo e a sentirem-se por eles por ele amados porque está aí
a chave da Redenção o espírito que encontrou o amor do Cristo em seus caminhos encontrou tudo encontrou a base e o fundamento de todo e qualquer processo de Regeneração no tempo no mais é esperança e paciência porque o Senhor fará o resto se temos o seu amor a nos impelir se o amor de Jesus já nos constrange temos o mais fundamental se já mergulhamos fundo em nós para nos conhecermos identificando o quanto assim mesmo somos amados temos já o mais fundamental que trabalhemos nesses termos conosco com aqueles que o Senhor nos conferiu para educarnos e
estaremos imprimindo em cada consciência primeiro na nós e naquelas ao nosso redor esse entendimento do valor do tempo do valor de uma Encarnação do valor do Evangelho como material Sublime de Redenção que cabe nos aproveitar agora e não depois Porque se exemplos tantos já nos foram dados por esperar tanto tempo e tantos séculos se a porta permanece aberta se o banquete já está posto apenas esperando os que tiverem à vontade o desejo de fazer parte da festa do rein que o senhor portanto nos inspire que o exemplo desse Grande Espírito a quem tanto admiramos nos
inspire que essa certeza de que Herodes serão vicentes e de que nós poderemos e seremos melhores que isso nos alimente na jornada de cada dia e que acima de tudo o amor de Jesus seja a força que nos alavanca que nos desperta à vontade para trabalhar para servir e operar na certeza de que o senhor fará o resto a todos muita luz e muita paz que Jesus nos abençoe [Música] sempre