Esse já foi você sabe o país dos tenentes, dos 18 do Forte, Revolução de 30 o Tenentismo. Esse já foi também. .
. você também sabe, o país dos generais de quatro estrelas. Ficaram 20 anos no poder a longa noite dos generais Esse foi e continua sendo o país dos coroné, é o coroné jucá o coroné Calheiros né tá cheio de coroné.
Mas acima de tudo e se nasceu e também continua sendo o país dos capitães Venha conhecê-los comigo LOTES LOTES PEGUE LOGO O SEU ANTES QUE ACABE Tá, você acha que já sabe duas coisas você acha que já sabe Acha que já sabe tudo sobre Capitanias Hereditárias porque eu fiz um episódio sobre Capitanias Hereditárias. Tá aqui ó, tem um link. E você também acha que já sabe que esse programa não me dá nenhum dinheiro.
Mas tu sabes só a metade das duas coisas cara. Das Capitanias tu não sabe quase nada e da minha situação desesperadora tu sabe ainda menos. Olha só, eu já ando até furado.
Não tenho dinheiro para comer. Minha única solução é se tu comprar, comprar esse livro. As pessoas estão dizendo: - Ó, tu tá muito mercantilista mas é verdade cara, mas na verdade embora me interessa o dinheiro desse livro na verdade estou querendo compartilhar conhecimento com vocês generosamente porque agora falando sério, não que isso não fosse sério, isso era seríssimo Diminuindo do seríssimo para o sério eu diria que a história das Capitanias Hereditárias além de longa, além de grandes ramificações na história do Brasil ela ainda tem detalhes que a gente desconhece que deveria conhecer.
Eu falei isobre as Capitanias, mas alei muito brevemente, tanto é que não falei das "Capitanias de cima" e das "Capitanias de baixo" porque eu falei sobre a Capitania do Porto Seguro, vai lá ver. Falei sobre a Capitania do Espírito Santo, falei sobre a Capitania de Pernambuco tudo brevemente, mas não falei das Capitanias limítrofes. O Brasil foi dividido em capitanias em janeiro de 1533 Foi uma decisão de um cara que a gente realmente deveria conhecer o vedor da fazenda seria uma espécie de ministro da fazenda de Portugal Dom António de Ataíde, que era o cara que realmente mandava no Brasil desde que o rei Dom João |||, que era amigo de infância deles chegou ao poder em 1521 até o fim do reinado do Dom João ||| e ele que cuidava de tudo referente ao Brasil e ele que numa decisão conjunta com o tesoureiro mor do reino o Fernando Álvares de Andrade decidiu que era chegado o momento de ocupado Brasil porque os franceses realmente estavam a um passo de se tornarem senhores do Brasil.
Tudo isso se deu quando o Martim Afonso de Souza que era o outro amigo de infância do rei e que era primo irmão do Dom António de Ataíde primeiro irmão do vereador da fazenda estava fazendo uma grande expedição, uma expedição importantíssima pela costa do Brasil que se iniciou em Pernambuco e foi até o Rio da Prata, subiu o Rio da Prata tentando chegar ao Peru pela via do Rio Paraná e durante esta expedição o reino foi informado de que os franceses realmente estavam querendo ocupar o Brasil e resolveram estabelecer as Capitanias ,Como o Martim Afonso de Souza era um cara muito ligado ao rei ele acabou ganhando aquelas que seriam em tese as melhores Capitanias. Ele ganhou a capitania do Rio de Janeiro e ele ganhou a capitania de São Vicente. A Capitania do Rio de Janeiro começava em Macaé e terminava em Caraguatatuba no litoral de São Paulo já no meio dessa Capitania e a Capitania de São Vicente ficava a Capitania de Santo Amaro que pertencia ao irmão do Martim Afonso de Souza que estava nesse momento navegando com eles chamado Pero Lopes de Souza.
E daí vinha a capitania de São Vicente, que se iniciava em Bertioga e até a Ilha do Mel no paraná já praticamente dentro de território espanhol, porque o tratado de Tordesilhas não passava em Laguna como se diz, passava em Cananéia no sul de São Paulo . E depois da Ilha do Mel até a Laguna ficava a Capitania de Santana Daí sim, já entrando mesmo em território espanhol que também pertence ao Pedro Lopes de Souza. E por que essas Capitanias eram tão importantes?
Porque nessa região da costa se iniciavam trilhas indígenas que conduziam do litoral de São Paulo e do litoral de Santa Catarina até o coração do império Inca é nos Peabirus eram trilhas indígenas na qual você podia sair a pé da ilha de Santa Catarina em quatro meses de viagem que era pouquíssimo para os padrões de tempo da época né sem internet chegar no Peru E era o objetivo dos portugueses conquistarem o Peru que ainda não era conhecido, que era uma lenda os índios da costa falavam : - Existe um povo que mora no topo de montanhas levadas e que tem pratos de ouro e talheres de prata e se veste de plumas e tem uma montanha inteira de prata. E tudo era verdade cara A montanha de prata era potosi que viria a ser descoberta e o império Inca era um dos iimpérios mais ricos da humanidade O seu ouro e a sua prata saqueados pelos espanhóis propiciaram acumulação primitiva de capital que segundo o conceito marxista deu origem ao que viria ser a Revolução Industrial de tanta prata de tanto o ouro que foram roubados dos Incas. Porém isso foi feito por espanhóis que vieram lá pelo Oceano Pacífico e aí quando os portugueses descobrem que essa lenda na verdadeira e que eles não tinham conquistado esse territórios, que esse território espanhol ele simplesmente desistem desta região sul do Brasil, desistem com exceção de São Vicente onde moravam vários náufragos traficantes e degredados dentre eles o João Ramalho, que deram início à ocupação em São Paulo porque o Donatário Martim Afonso de Sousa, que aliás é um ladrão, era um corrupto que depois foi ser vice rei da Índia e roubou muito na Índia tem provas documentais do quanto ele roubou nunca se interessou nem por São Paulo são, São Vicente nem pelo Rio de Janeiro que viria ser justamente por isso ocupado pelos franceses em 1555 né.
Essa história ainda é um pouco conhecida, o que é praticamente, inteiramente desconhecida é a tentativa de ocupação das Capitanias de cima, das Capitanias do Rio Grande do Norte e do Maranhão e do Piauí. Elas formaram três grandes lotes que foram doados a três pessoas muito impressionantes. Um deles era o Fernão a Álvares de Andrade que já citei aqui, você claro esqueceu porque tu fica dormindo na aula.
Fernão Álvares de Andrade, tesoureiro mor do rei. O outro cara era o Airis da Cunha que era um militar conquistador que tinha lutado na Índia e não tem muita importância. Mas o outro cara é o João de Barros, que é o João de Barros cara.
Como é que tu não sabe quem é o João de Barros? tu não se envergonha de não saber quem é João de Barros? Cara, o João de Barros, agora sério era um gênio da língua portuguesa é um cara inacreditável cuja língua rossou a língua de Camões antes do Camões.
Ele é o precursor do Camões,. Ele nasceu em 1896, foi criado nos passos reais, era da nobreza só que era um letrado. Com 22 anos de idade ele escreveu um livro maravilhoso chamado: A Crônica do Imperador Clarimundo e entregou para o Dom João ||| Era um romance de cavalaria na Espanha já se produzia grandes romances de cavalaria tamponados de aula e outros e que viria a dar origem ao Dom Quixote de la Mancha um século depois feito pelos serviços mas isso é uma obra-prima inigualável mas os romances de cavalaria está muito em voga ele escreveu um com 22 anos de idade e era um livro ótimo e aí ele foi chamado pra ser um dos redatores do paço real e aí cara em 1528 ele criou a primeira cartilha da língua portuguesa Ele acreditava na majestade da língua portuguesa.
Ee sabia que língua e poder caminham juntos Então ele fez um manual da língua portuguesa para que a língua portuguesa se espalhasse pelo mundo inteiro inclusive pelo Brasil, mas especialmente óbvio pela Índia, onde os portugueses já estavam e pela África. E nessa cartilha dele ele proposto 34 letras ao invés das 23 habituais do nosso alfabeto porque ele inclui um ó o nh o lh o ch e outras né Só que além disso ele escreveu a primeira gra. .
. porque essa cartilha era tipo para alfabetizar mesmo. Ele escreveu também uma gramática da língua portuguesa que até hoje é das mais incríveis.
Mas o grande projeto dele mesmo é que ele foi contratado pelo rei pra escrever um livro chamado Decadaas da Ásia contando toda a história da ocupação e colonização da Ásia pelos portugueses Bom, ele recebeu uma capitania no Maranhão, por isso que o Maranhão é uma terra de letrados até hoje né Gonçalves Dias, José Monteiro e claro , o grande presidente letrado José Sarney essas iluminar né O fato é que eles não conseguiram fazer nada no Maranhão porque eles fizeram uma das maiores expedições a maior expedição na verdade que Portugal jamais havia enviado para o Brasil. Foi montada por essa trindade como se chamava de Donatários, o João de Barros, o Fernão Álvares de Andrade e o Ades da Cunha Mas o fFernão Álvares de Andrade e o João de Barros eram ricos demais para vim se meter numa aventura dessa. Só deram o dinheiro, ajudaram a montar a exposição e o Ades da Cunha, que era um milico veio comandando a expedição.
Eram dez navios, 1500 homens, 113 cavalos Nunca, nunca até então tinha sido enviada uma exposição com essas dimensões para ocupar algum lugar na América inteira, na América do S,ul perdão. Caribe já havia havido expedições ainda maiores E por que a ocupação no Maranhão? Porque eles tinham certeza que pela foz daquele imenso rio Amazonas eles também poderiam chegar ao Peru Então o objetivo era ocupado a foz do rio da prata lá embaixo por onde se poderia chegar ao Peru e à foz do rio Amazonas lá em cima porque os portuguesa otários né.
Eles não sabiam nada de geografia, não tinham nenhuma visão geopolítica, eram uns trouxe O Brasil tem o azar de ser colonizado por Portugal que neguinho ainda acha isso né Era um super projeto só que eles partem de Portugal em novembro de 1535 essa expedição. Eles chegam na frente de Olinda em Pernambuco no dia 6 de janeiro de 1536 encontra Duarte coelho e daí partem pro Maranhão cara só que daí eles dentro no território terrível da costa brasileira, as Lençóis Maranhenses era uma aposta muito difícil de navegar e eles naufragam cara numa coisa chamada Parcel do Manuel Luiz eu sei você sabe tudo de oceanografia e oceanologia Então você sabe o que é o Parcel do Manoel Luiz é um conjunto, um banco de corais cara é uma das maravilhas do litoral brasileiro são 5 km de extensão por 500 de llargu. .
. com cabeços de coral de mais de 40 metros de altura Já houve mais de 200 naufrágios ali Este foi o primeiro grande naufrágio, os caras naufragaram, perderam vários navios não se sabe quantos e uns poucos sobreviventes, poucos não ,porque chegaram a ser 700 . Se calculam sobreviventes, conseguem chegar à ilha do maranhão, a ilha de São.
. . que viria ser a ilha de São Luís do Maranhão e ali fundam uma cidade o Forte de Nazaré em 1537 por aí .
. . E é legal falar isso porque até hoje diz a os franceses fundaram a cidade do Maranhão em 1612 a chamada França Equinocial que é um super episódio e um episódio legal inclusive aqui pro enem também algum dia vou falar mas na verdade português chegarão antes ali, só que eles foram mortos pelos índios tremembé provavelmente ficaram abandonados, não tinham mais navios, comeram os próprios cavalos e um dos poucos sobreviventes voltaram para o Brasil voltam pra Pportugal e toda essa área também fica abandonada Então as capitanias de baixo são abandonadas, as capitanias de cima são abandonadas depois de muito investimento depois de muito dinheiro e o Brasil realmente vai nascer só no Nordeste Porém não dei início na Bahia porque ainda tem toda uma história da capitania da Bahia que eu vou contar em outro momento ou talvez não conte Mas você pode encontrá -la aqui nesse fabuloso, extraordinário e magnífico.
. . Está aparecendo o livre aí?
Dá pra ver? Tá em foco o livro? Esse livro aqui,.
. . esse livro "Capitães do Brasil" você pode comprar, adquirida e aí toda essa sabedoria toda essa verve, todo esse conhecimentos vulcânico, magnético estará à sua disposição bastando um clique na compra desse livro.
Então a história da Capitania da Bahia é maravilhosa, mas talvez eu não conte Então por hoje acho que já vendi pra você Capitães do Brasil né, tchau O QUE VOCÊ ACABA DE VER ESTÁ PERFEITO E IRRETOCÁVEL MAS VAI FICAR MELHOR AINDA QUANDO VOCÊ LER O LIVRO.