[Música] alegria e satisfação que cumprimentamos os nossos amigos e irmãos do portal escola dominical com a gloriosa paz de nosso senhor e salvador Jesus Cristo estamos começando dando início a uma mais uma pré-aula esta ferramenta que o portal escola dominical disponibiliza no início da semana para que os irmãos possam melhor preparar a sua aula da escola bíblica dominical Leiam a revista das lições bíblicas assistam a esta pré-aula Leiam o nosso texto de apoio publicado no site do portal escola dominical portalebd.org.br ali o irmão tem o texto de apoio tem os slides e poderá seguir a
sequência do nosso raciocínio aqui Nesta aula porque a nossa proposta não é repetir o texto da revista os irmãos já leram a revista leram o livro de apoio viram a videoaula do comentarista do trimestre e aqui nosso interesse é dar subsídios complementares aos amados irmãos e olhando o texto de apoio e os slides os irmãos terão a sequência o fio da meada né como nós dizemos ao lado do nosso texto de apoio o portal escola dominical disponibiliza cinco ou seis outros textos de apoio da faixa etária dos adultos também publicamos videoaulas dinâmicas e textos de
apoio de todas as faixas etárias do currículo da casa publicadora das assembleias de Deus e de outros currículos de escola bíblica dominical durante a semana disponibilizamos também Breves comentários em áudio das leituras diárias sugeridas na revista das lições bíblicas E no sábado à noite os irmãos aí terão um momento devocional e angariaram maiores informações para sua aula da Escola Bíblica Dominical e no sábado à noite às 19 horas horário de Brasília o irmão é nosso convidado para o estudo preparatório dos professores e abigos da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do
Belém na sede em São Paulo a reunião eh se realiza no templo antigo é aberta a todos os que amam o estudo da palavra de Deus na Rua Conselheiro Cotegipe 273 no bairro do Belenzinho onde hoje é a sede da faesp faculdade evangélica de São Paulo e a transmissão online é aberta a todos o chat aberto para todos os participantes para que os irmãos possam elucidar a sua as últimas dúvidas antes da aula mas tudo isso irmãos é apenas a preparação da Escola Bíblica Dominical ela somente se realiza quando o povo do senhor vai à
casa do Senhor no dia do Senhor para estudar a palavra do senhor neste terceiro trimestre de 2024 nós estamos estudando o tema o Deus que governa o mundo e cuida da família ensinamentos divinos dos livros de rut ster para a nossa geração o nosso comentarista é o pastor Silas Queiroz que é pastor em G Paraná no estado de Rondônia estamos no segundo bloco do trimestre já nos aproximando do final do trimestre e hoje estaremos estudando a penúltima lição deste trimestre a lição de número 12 o banquete de Ester denúncia e Livramento o Banquete de Ester
denúncia e Livramento prosseguindo o estudo do livro de Ester hoje nós vamos falar a respeito do Livramento do Povo de Deus por intermédio da rainha exter na aula passada nós vimos como a divina providência estava em plena ação mardoqueu que havia se envaidecido por ter sido convidado para um banquete nos aposentos particulares da rainha estter num banquete queem que só ele e o rei estavam presentes mardoqueu eh mardoqueu não aã estava tão envaidecido que foi direto do banquete para sua casa se vangloriar com seus amigos e familiares e em meio àquela vanglória Ele abriu seu
coração aqueles bajuladores aqueles aduladores e disse que apesar de tudo o que ele tinha do Poder da do prestígio que agora era confirmado segundo ele pelo convite que havia rece para um banquete no aposento da rainha e convidado para que no dia seguinte o fosse fazer também pela segunda vez ele estava insatisfeito porque mardoqueu que trabalhava à porta do Rei continuava Não se inclinando nem se prostrando diante dele e os seus amigos principalmente a sua mulher zeres sugeriram que ele fizesse uma forca para matar mardoqueu a mã gostou da ideia mandou fazer a forca em
ritmo acelerado e logo nos primeiros momentos do dia já foi ao palácio obter a autorização de aoiro para matar mardoqueu mas aí as coisas começaram a virar porque aoiro tinha perdido o sono e mandou que se lessem os registros das Crônicas do Rei e lá foi foi lido a ele que mardoqueu havia delatado uma conspiração de dois guardas do da porta do Rei e que o rei havia investigado verificado que isto era verdade e mandado enforcar bigtan e teris que eram estes guardas da porta do Rei aí o rei pergunta aos seus funcionários o que
ele tinha feito para recompensar mardoqueu E então os funcionários disseram que nada havia sido feito a mãe esta aguardando na antessala para falar com o rei o rei fica sabendo disso chama mã e antes que a mã pudesse pedir autorização para que airo matasse é para que Ele pudesse matar enforcado mardoqueu o rei lhe faz uma pergunta o que se pode fazer com o homem de cuja honra o rei se agrada a mã na sua soberba entendeu que o rei estava se referindo a ele e ele então demonstrando mais uma vez que o Soberbo é
sempre insatisfeito resolve realizar um dos seus sonhos que é o de ser Rei por um dia ele então diz a aoiro que o homem de cuja honra o rei se agrada deveria ser vestido das vestes reais ter ser cingido da coroa real montar no cavalo real e andar por toda a capital por toda Suzan com alguém puxando o cavalo e dizendo incessantemente é assim que se fará o homem de cuja honra o rei se agrada E aí então aoiro mandou que ele fizesse tudo aquilo com mardoqueu mardoqueu justamente mardoqueu e aqui vemos a divina providência
na Fuga do Sono de aoiro no mau conselho dos amigos e familiares de Amã na própria presunção de Amã e a mã cumpre as suas próprias palavras que viraram ordem do Rei e sai enojado para a sua casa e lá em vez de obter conforto ao se lamentar com a situação os seus amigos e familiares dizem que ali estava começando a sua ruína e em meio a este desconforto daquele diálogo a essa situação de impotência a com este ego ferido que chegam os eunucos do Rei para levar a mã para o banquete de ster que
já estava na hora do banquete é interessante irmãos observar que a mã nas duas oportunidades em que participou do banquete nos dois banquetes com a Rainha Ester ele não teve tempo de se trajar decentemente ele não teve tempo de colocar uma roupa de festa como diríamos nos dias de hoje porque na primeira vez ele estava no expediente quando estter convida airo e a suero manda avisar a mã para que apressadamente fosse até os aposentos particulares da rainha não teve ele tempo de se já convenientemente vaidoso ainda do jeito que era e desta segunda oportunidade também
não teve ele tempo porque eles tinham acabado de chegar do ter passado o dia ali puxando o cavalo do Rei e dizendo e enaltecendo mardoqueu e chega até a sua casa se lamentando e quando ele ainda estava conversando é o que diz o texto quando ele ainda estava conversando com os seus amigos e familiares que começaram a dizer a ele que ele tudo indicava que ele estava se arruinando quando ele ainda estava conversando os eunucos do Rei chegaram para levá-lo até o banquete Nós lemos isso lá em Ester Capítulo 6 Versículo 14 estando eles ainda
falando com ele chegaram os eunucos do Rei e se apressaram a levar a mã no banquete que Ester preparara Este é um detalhe importante a mã o homem mau a mã o homem ímpio aã o inimigo de Deus nunca teve tempo para se trajar convenientemente para um encontro com o rei e com a rainha isto tem um significado espiritual muito grande os ímpios Eles não estão convenientemente vestidos aliás espiritualmente falando como diz o apóstolo Paulo lá em Segundo aos Coríntios Capítulo 5 Versículo primeiro porque sabemos que se a nossa casa terrestre deste Tabernáculo Se desfizer
temos de Deus um edifício uma casa não feita por mãos eterna nos céus e por isso também gememos desejando ser revestidos da nossa habitação que é do céu se todavia estando vestidos não formos achados NS quando o primeiro casal pecou Ele percebeu que estava nu e por isso se escondeu de Deus quando o senhor naquela Viração daquele fatídico dia compareceu como sempre fazia ao Jardim do Éden o homem sem Deus ele está espiritualmente nu é por isso que Amã ele não pode se trajar decentemente para se encontrar as duas vezes com a Rainha Ester e
com o Rei Assuero quem não é lavado e remido no sangue de Cristo não recebe as vestes da salvação é achado nu diante de Deus e é interessante ver que a tradição Judaica e eu acho aqui um pouco fantasiosa essa tradição Judaica mas lá no talmud no segundo livro sagrado do judaísmo é dito que a mã Inclusive estava sujo por quê Porque segundo a tradição judaic quando ele passou em frente à sua casa puxando o cavalo do Rei e nele mardoqueu estava montado uma filha de Amã teria imaginado que o homem montado no cavalo seria
aã e o homem que puxava o cavalo seria e ela então teria pegado um pico é assim que está escrito lá no TM cheio de fees e jogado na cabeça daquele que puxava o cavalo e a ela e ela ao ter percebido que era o seu pai porque Ele olhou para cima para ver quem tinha feito isso ela teria inclusive caído do Terraço da casa diante do impacto e morrido né Isso é meio é meio Para Não Dizer totalmente fantasioso mas de qualquer maneira a tradição Judaica diz que a mã estava inclusive sujo não tinha
tido tempo de se banhar isso está dentro da lógica que nós estamos dizendo aqui da tipologia né de que a mã simboliza um homem ímpio que nunca está convenientemente trajado para se encontrar com o rei isto nos faz lembrar também uma parábola contada por nosso senhor e salvador Jesus Cristo a Parábola das bodas que está lá no Capítulo 22 do Evangelho Segundo Mateus nesta parábola Jesus diz o seguinte Versículo 2 o reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho e enviou os seus servos a chamar os convidados
para as bdas e estes não quiseram vir depois enviou outros servos dizendo diz aos convidados Eis que tenho o meu jantar preparado os meus bons e cevados já mortos e tudo já está pronto vinde as budas mas lá no Versículo 11 e o rei entrando para ver os convidados viu ali um homem que não estava trajado com veste no pcial e disse-lhe amigo como entraste aqui não tendo veste oficial E ele emudeceu disse então o rei aos servos amarrai o de pés e mãos levai-o e lançai-o nas trevas exteriores Ali haverá pranto e ranger de
dentes então aqui também nesta parábola nós vemos que quem não está devidamente vestido para se encontrar com o rei é lançado nas trevas exteriores Esta é a realidade espiritual da aquele que não tem Deus como seu Salvador a mã vai desta maneira ao banquete talvez no caminho ele tivesse até pensado Pelo menos eu ainda sou uma pessoa de certo prestígio porque estou indo ao banquete e lá chega ao banquete está Ester está a Sueiro e se tem ali o banquete que a bíblia chama de banquete do vinho Ester devidamente trajada procurava agradar ao Rei Assuero
como dissemos na lição anterior com toda certeza estter fez o prato predileto do Rei colocou o vinho Predileto do rei porque o seu objetivo era agradar ao rei pois ela tinha um pedido a fazer a e em meio ao banquete o rei aoir Então se dirige a estter e diz qual é o seu pedido até metade do reino se lhe dará E então est como havia prometido no primeiro dia que se eles viessem no segundo dia ela iria formular o seu pedido ela então faz o seu pedido Lemos lá no livro de Ester no capítulo
7 em Versículo 3 então respondeu a rainha est e disse se ó Rei achei graça aos teus olhos e se bem parecer ao rei dme a minha vida como minha petição e o meu povo como o meu requerimento porque estamos vendidos eu e o meu povo para nos destruirem matarem e lançarem a perder se ainda por servos e por servas nos vendesse calaria ainda que o opressor não recompensar a perda do Rei aqui Ester revela a sua nacionalidade era o momento da revelação da racionalidade e da sua parentela est pede ao Rei a sua vida
e a vida do seu povo neste pedido de estter irmãos nós Aprendemos muitas coisas como se dirigir ao rei como se dirigir ao Rei dos reis nós senhor e salvador Jesus Cristo em primeiro lugar Ester reconhece a autoridade de airo ela começa dizendo se ó Rei é preciso que nós reconheçamos a autoridade do Senhor quando nos dirigimos a ele ele é o senhor e nós somos seus servos É verdade que como o senhor ele não quer nos ele não nos trata como servos mas nos trata como amigos como o próprio Jesus diz ao seus discípulos
lá em João Capítulo 15 Versículo 15 Já vos não chamarei servos porque o servo não sabe o que faz o seu senhor mas tem vos chamado amigos porque tudo tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho feito conhecer ele nos trata como amigo ele nos trata como filhos por isso Jesus ao nos ensinar a orar ele diz que a primeira coisa que nós temos de dizer é Pai Nosso reconhecer que Deus é o nosso pai agora pai é uma autoridade nós precisamos reconhecer o senhor de Deus por isso nas nossas orações nas nossas petições nós
devemos saber que temos liberdade de pedir porque somos filhos temos liberdade de pedir porque somos amigos porque ele assim nos deu esta condição mas nós não devemos esquecer que ele é o Senhor e ele é o pai e que a vontade dele é quem deve prevalecer não há um relacionamento de igual para igual entre nós e Deus existe aí um falso ensino que fala a respeito da aliança e diz que Deus fez uma alian conosco e que portanto nós temos direitos que podemos requerer de Deus exigir de Deus que Deus é obrigado a nos atender
porque se comprometeu com a sua palavra e por isso coloque Deus contra a parede diga que Deus é obrigado exija de Deus principalmente essa turma aí da chamada Teologia da confissão positiva tudo isto é antibíblico irmãos é antibíblico a bíblica Bíblia nunca fala que nós devamos exigir algo de Deus diz que nós devemos pedir a Deus e Ester ela começa sua petição reconhecendo a autoridade de air seor achei graça aos seus olhos e esta expressão de Ester é muito profunda além de reconhecer a autoridade do Rei ela também reconhece que depende da Graça do Rei
depende do Rei com para que ele lhe dê um favor ou seja está nas mãos do Rei dar ou não dar segundo a sua vontade estter não merecia o que ela estava a pedir mas ela pedia ao rei que lhe desse este favor imerecido que lhe favorecesse não devemos esquecer que tudo que temos é decorrente da Graça de Deus nós nada merecemos e tudo que Deus nos dá e tudo que Deus nos faz é pela sua graça o apóstolo Paulo tinha isto muito em mente tanto que em todo todas as suas cartas ele sempre lembrava
os seus destinatários de que tudo era por graça pela graça de Deus lá em Romanos Capítulo primeo Versículo 5 ele diz pelo qual quer dizer por Jesus Recebemos a graça e o apostolado para obediência da Fé entre todas as gentes pelo seu nome então ele mesmo diz olha eu sou Apóstolo mas eu recebi primeiro A Graça de ser sal por Cristo Como disse João no no início do seu evangelho Evangelho Segundo escreveu João capítulo primeiro Versículo 17 porque a lei foi dada por Moisés a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo Ester demonstra toda
sua humildade e sua submissão ao se dirigir ao rei é assim que nós devemos nos dirigir a Deus reconhecendo o seu senhorio a sua autoridade tendo confiança que ele é nosso pai é nosso amigo mas jamais na petulância de achar que Deus é obrigado a fazer algo por nós ou atender aos nossos desejos o Senhor é Deus Ele não é o gênio da lâmpada de Aladim e Ester Na continuidade do seu pedido Ele Ela pediu a sua vida e o seu povo e então ela diz olha nós somos vendidos lembre-se que aã havia feito uma
oferta de prata ao tesouro do Rei havia feito um pagamento para que aoiro extermin asse o povo Judeu por isso que eles tinham sido vendidos e Ester diz que o seu povo seria destruído morto e lançado a perder na sua humildade Ester di se nós fôssemos tratados como escravos como servos e servas eu não me eu me conformaria porque o Senhor é o rei e tem poder para fazer isso eu não posso me conformar com a destruição do meu povo e aqui nós vemos que Ester ela tinha a mesma concepção do dos judeus que eram
tementes a Deus todos os judeus que eram tementes ao Senhor tinham esta consciência de que o povo Judeu estava sobre domínio de povos estrangeiros por causa da sua impenitência Aliás o próprio Deus havia revelado a Daniel que a partir do cativeiro da Babilônia os judeus sempre estariam sob o domínio de um império Mundial Aquela aquele sonho da estátua que teve o Rei Nabuco de nozor que foi revelado a Daniel e também a sua interpretação mostra claramente que os judeus dali para frente começa aquilo que Jesus chama de o tempo dos gentios Jerusalém seria sempre pisada
pelos gentios ou seja os gentios dominariam sobre Israel por causa da sua impenitência é esta mes consciência que Ester demonstra que anos mais tarde seria externada por Neemias e por todos os que com ele estavam ali naquela época em Jerusalém é o que Lemos lá em Neemias Capítulo 9 Versículo 36 Eis que hoje somos servos e até na terra que deste a nossos pais para comerem o fruto e o seu bem Eis que somos servos nela e ela multiplica os seus produtos para os reis que puseste sobre nós por causa dos nossos pecados e conforme
a sua vontade dominam sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado e estamos numa grande angústia Então os judeus fiéis a Deus tinham plena consciência de que o povo Judeu não teria mais independência política até o dia em que o Messias irá reinar sobre eles e essa é a situação do povo Judeu desde o cativeiro da Babilônia ali agora eles estavam Sobre o domínio persa depois passariam para o domínio grego depois passariam para o domínio Romano depois seriam dispersos e expulsos da terra de Canaã ficaram sob o julo de vários governos de vários povos
e só agora em 1948 Eles voltam a ser um estado independente que é o Estado de Israel e mesmo assim a maior parte dos judeus ainda não mora em Israel e mesmo assim Israel depende e todos nós sabemos da Boa Vontade dos Estados Unidos da América para continuar sobrevivendo isto só irá mudar quando Jesus instalar o reino milenial de Cristo esher tinha esta consciência mas esher também tinha consciência de que havia um abuso na determinação do extermínio do povo e ao formular este pedido isto surpreendeu a sua e aoiro perguntou a Ester Quem estava fazendo
isso quem colocava em risco a vida de Ester e do seu povo e Ester então sem titubear apontou a mã como sendo o autor daquela situação Olha o que disse Ester Capítulo 7 Versículo 6 o homem o opressor e o inimigo é este mal Amã aqui estter foi objetiva Clara direta porque ao formularmos um pedido diante de Deus devemos devemos fazê-lo desta maneira sem tergiversações Até porque Deus conhece o nosso coração não adianta você querer enrolar entre aspas Deus é interessante aqui vermos Quais as expressões que Ester deu para as qualidades né melhor dizendo que
a Ester deu a ama em primeiro lugar ele disse o homem e esta expressão é bem profunda ao chamar a mã de homem est está nos revelando a depravação da natureza humana por causa do pecado a mã era um homem um homem natural e o homem natural ele é guiado pela carne que é a natureza pecaminosa ele é um pecador ele é alguém que é escravo do pecado é alguém que é filho do diabo o homem Ele é feito À imagem e semelhança de Adão é o que nós lemos lá em Gênesis Capítulo 5 Versículo
3 e Adão viveu 130 anos e gerou um filho à sua semelhança conforme a sua imagem e chamou o seu nome sete todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus nós temos esta natureza adâmica Nós somos homens e como homens nesta natureza pecaminosa nós sempre seremos Inimigos de Deus se não cremos em Jesus Se não formos salvos por Jesus o homem tem por destino a perdição eterna Amã era o homem carnal sem Deus e dominado pelo pecado é por isso que ela diz o homem mas a segunda qualidade que Ester dá para Amã é
que ele era o pressor ele oprimia as pessoas lembremos que quando saiu o decreto para a destruição dos judeus a cidade de Suzan ficou [Música] confusa ninguém ousava se indignar ou falar mal de Amã porque a mã era opressor ele oprimia as pessoas fazia as pessoas sofrer ter um peso ele era opressor e enquanto opressor ele era um verdadeiro Filho do Diabo porque o diabo que oprime as pessoas o apóstolo Paulo Ah desculpe o apóstolo Pedro quando está na Casa de Cornélio ele diz que a missão de Jesus era curar os oprimidos do diabo atos
10:38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo porque Deus era com ele o diabo ele é opressor ele oprime as pessoas pessas algumas até através da possessão Demoníaca que é o estágio máximo da opressão a mã era um opressor é por isso que a mã é um verdadeiro tipo do diabo no livro de estter Soberbo homicida e opressor mas est continua dizendo o homem o opressor e o inimigo a mã era inimigo do Povo de
Deus ele era amalequita amaleque foi um o primeiro povo que de coração odiou a Israel e quis a sua destruição a deliberada vontade de amalek de destruir a ao o povo de Israel o seu ódio gratuito foi tanto que Deus que conhece os corações fez questão de revelar aos israelitas que amalek por causa disso seria destruído êxodo Capítulo 17 Versículo 14 Então disse o senhor a Moisés escreve isto para memória num livro e relata aos ouvidos de Josué que eu totalmente Ei de riscar a memória de amaleque de debaixo dos céus e no Versículo 16
e disse porquanto jurou o senhor haverá guerra do Senhor contra amaleque de geração em geração aã era inimigo por quê Porque era de amaleque e amaleque gratuitamente deliberadamente voluntariamente se colocou contra o povo de Deus e assim se colocou contra o próprio Deus ele era inimigo e aqui devemos nos lembrar irmãos que temos que tomar cuidado porque quem é amigo do mundo é inimigo de Deus Tiago Capítulo 4 Versículo 4 adúlteros e adúlteras não SA sais vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo
de Deus Amã era amigo do mundo ele desejava os prazeres as glórias deste mundo ele era Soberbo egoísta individualista ele só queria saber de poder fama posição e dinheiro veja que lá na sua casa quando ele se vangloriava ele mostrava que ele buscava só as coisas Desta Vida estter Capítulo 5 Versículo 11 e contou-lhes a mã a Glória das suas riquezas e a multidão de seus filhos e tudo em que o reio tinha engrandecido e Aquilo em que tinha exaltado sobre os príncipes e servos do rei Era alguém que pensava só em em si mesmo
no seu ventre e só nas coisas desta vida quem é assim é amigo do mundo e se é amigo do mundo é inimigo de Deus cuidado meu irmão Amã era o inimigo e por fim estter di o homem um opressor inimigo é este mal Amã e Aqui estter termina a descrição das qualidades e características de Amã dizendo que ele era mau isto porque o homem natural o homem carnal ele é mau porque ele tem a natureza pecaminosa que o faz aeter maldades Jesus foi bem claro nesse sentido Evangelho Segundo escreveu Mateus Capítulo 7 Mateus Capítulo
7 Versiculo 11 se vós pois sendo maus sabei dar boas coisas aos vossos filhos quanto mais vosso pai que está nos céus dará bens aos que lhe pedirem o homem é Malu Jesus diz vós sois maus bom é só Deus não foi isso que ele disse para o mancebo de qualidade Por que me chamas bom não há bom senão Deus nós somos maus embora possamos fazer coisas boas nós somos maus só a nova criatura ela sim é boa porque quando Jesus nos salva ele nos reveste de entranhas benignidade de misericórdia e de longanimidade é o
que está escrito lá em Colossenses Capítulo 3 Versículo 12 revesti-vos pois como eleitos de Deus Santos e amados de entranhas de Misericórdia de benignidade humildade mansidão longanimidade Não pense que você é Deus te fez nascer de novo gerou de novo este novo homem é bom mas nós somos maus Quando airo soube que era aã o responsável e o texto diz que quando estter fala isto aã se perturbou né como todo ímpio ele é um perturbado o servo de Deus ele pode ficar perplexo abalado com as circunstâncias adversas da vida mas ele nunca perturbado porque ele
tem a paz de Cristo no seu coração em meio a todas as turbulências ele está em paz que ele está em comunhão com Deus aã se perturbou e o rei aoiro se encheu de furor agora aqui irmãos mais uma vez nós vemos a prudência de aoiro no início do livro de estter nós vemos que aoiro embriagado toma aquela decisão de mandar a rainha fazer um desf de beleza para os seus convivas e para a população de Suzan revelando-se uma pessoa imoderada né que não se tinha não tinha a domínio mas a longo do Liv de
nós vemos que Aero se agiu impensadamente daquela maneira no início do livro Não era essa a sua conduta habitual podemos dizer que aquele gesto de aoiro foi um ponto fora da curva foi um acidente de percurso que nós entendemos que tenha sido já a ação divina para tirar vasti e colocar Ester para livrar o seu povo mas não era este o hábito de Assu notemos que em embora ele tivesse sido desafiado por vasti ele não tomou nenhuma atitude só depois quando já estava sóbrio ele consultou o seu conselho para depor vasti também vemos que quando
mardoqueu denuncia a conspiração de bigtan e teres e Ester conta a Assuero Assuero primeiro investiga caso para só depois mandar enforcar bigtan e teres agora quando Assuero se enfurece ao saber que Amã Seu principal auxiliar havia determinado a morte da rainha e de seu povo ele também não toma nenhuma decisão precipitada não o texto diz que o rei no seu furor se levantou do banquete do vinho para o Jardim do Palácio para usar uma expressão Popular aoiro Quando esquentou a cabeça ficou com a cabeça cheia ele não tomou nenhuma decisão ele saiu para o Jardim
Como dizia minha afinada mãe saiu para espairecer para se acalmar porque ele sabia que no furor na Ira Não é momento de nós tomarmos qualquer decisão o homem prudente ele tem que ter autod domínio o servo de Deus ele tem uma das qualidades do fruto do espírito é a temperança o domínio próprio nós não podemos agir em meio à ira em meio ao furor nós já vimos numa lição anterior que a ira e o Furor nos levam a pecar por isso nós devemos nos controlar nos tranquilizar para só depois tomarmos uma decisão foi o que
fez a suero ele sai dos aposentos particulares da rainha est e vai para o Jardim do Palácio para respirar um pouco para esfriar a cabeça a fim de que tomasse uma decisão um belo exemplo que nós devemos seguir a tradição Judaica lá no talmud né nesse tratado meguilá ela também fantasia este momento el diz que aoiro quando foi para o Jardim do Palácio ele ficou ainda mais irritado porque ele viu umas pessoas arrancando umas árvores do Palácio e pergunta quem havia feito aquilo e aquelas pessoas dizem foi o Amã que mandou fazer isso né e
o texto do talmud diz que aquelas pessoas não eram pessoas eram anjos que se haviam passado por pessoas para provocar aoiro a matar a mã Isto é totalmente fantasioso porque primeiro lugar Anjo no mente né então esses anjos seriam mentirosos Então essa passagem aí vai ver que o talmud se inspirou naquele livro apócrifo de Tobias onde tem aquele anjo Rafael que é mentiroso mas isto é fantasia na verdade éo aoiro saiu foi para o Jardim do Palácio para se tranquilizar e ter a necessária sobriedade para tomar uma decisão quando o rei sai para o Jardim
do Palácio aã fica apavorado ele percebe que aquela ruína que havia sido dita por sua mulher e seus amigos era iminente ele estava sentindo que o mal e provavelmente a morte se avizinhava e ele então resolve fazer pedido pela sua vida para a rainha estter Mas vejamos amados irmãos que a mãe era um homem sobo o que seria natural fazer diante daquela situação tão delicada Amã deveria se prostrar diante de Ester e pedir por sua vida o momento era desesperador mas Amã era um homem Soberbo o que que o texto diz e a mã se
pôs em pé para rogar a Rainha Ester pela sua vida era impens sável para mã que queria que todos se prostrem diante dele que ele se proste diante da rainha eles estavam numa mesa banqueteando e a mã quando o rei se retira aã se coloca em pé uma posição de Soberbo e naturalmente como a mã não sabia pedir ele ao se levantar intimidou a rainha e a rainha sai da mesa do banquete e se aproxima da sua cama porque nós estamos nos aposentos particulares da rainha e a rainha colocou a mesa do banquete no lugar
mais íntimo que era o lugar onde estava o seu quarto Ester temerosa pela intimidação de Amã ainda que ele quisesse pedir mas o seu pedido era uma ordem ela se aproxima da cama Amã vai em direção a ela e tropeça e Aqui nós temos o tropeção providencial de Deus irmãos A Divina Providência nós temos repetidas vezes dito aqui na nossa declaração de fé a declaração de fé das assembleias de deus lá no capítulo dois sobre Deus quando fala da providência divina ela diz assim lá no item 6 Capítulo 3 na página 35 Capítulo 2 item
6 página 35 a providência divina é atividade de Deus na preservação concorrência e governo de toda as criaturas e de tudo o que ocorre na criação até seu destino final Deus tinha o controle de tudo o rei estava se tranquilizando provavelmente como era de sua índole ou ia chamar o conselho para saber o que fazer com a mã ou iria mandar investigar o caso ele não era de tomar decisões precipitadas e Deus sabia disso mas Deus também havia determinado que chegara o momento do juízo de Amã havia chegado à medida da Injustiça de Amã havia
chegado o momento da ruína de Amã porque Deus é tardio em irar-se mas quando chega o momento do juízo não há quem possa impedido como diz o profeta Isaías operando eu quem impedirá era o momento do juízo e a tranquilização de de aoiro iria contra os desígnios divinos e nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado por isso Deus faz a mã tropeçar e ao tropeçar quando ele se dirigia a Ester que estava próximo à sua cama ele tropeça e cai em cima de Ester e Ester cai na cama e a mãe está sobre ela
olha a cena irmãos a mã na cama da rainha com seu corpo em cima do corpo da Rain e é justo nesta hora que aoiro entra de novo na sala nos aposentos particulares da rainha e ele vê então aquela cena a mã com o seu corpo sobre o corpo da rainha na cama e aí vem o que diz o proverb o ciúme do marido aoiro já tranquilizado agora é atacado na sua própria virilidade ele vê a mã com os corpos em cima da rainha sabia que a mã queria a morte da rainha e do seu
povo e agora descoberto estaria a mã querendo matar já que provavelmente seria morto estaria a mã querendo humilhar estter abusando dela antes de ser morto estaria Ester se vingando eh aã se vingando de Ester antes que o rei lhe mandasse matar e isto na frente do Rei e no aposento particular da rainha ISO era demais para Amã Capítulo 7 Versículo 8 mostra este momento tornando pois o rei do Jardim do Palácio a casa do banquete do vinho Amã tinha caído prostrado sobre o leito que estava Então disse o rei ele não se contém e ele
diz em Alto Brado quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa airo acha que é o máximo da petulância o máximo do aimento a mã querer forçar a rainha seja abusando usando de violência contra ela no próprio aposento na frente do Rei havia superado todos os limites do suportar e aoiro grita Clama com este furor imenso e aos funcionários quando vem aquela expressão imediatamente detém a mã o texto diz que cobriram a mã o rosto ou seja o prenderam o detiveram pois sabiam que algo seria feito mas notemos como a divina providência trabalha
a Sueiro ainda não tinha determinado a morte de Amã e era o momento de Amã morrer porque era o momento do juízo de Deus irmãos aproveitemos o instante da Graça este favor e merecido de Deus porque vai chegar o momento do juízo e este momento do juízo será extremamente grave lá em Apocalipse Capítulo 6 Versículo 15 e os reis da terra e os grandes e os ricos e os tribunos e os poderosos e todo servo e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos caí sobre
nós e escondei-me [Música] Apocalipse 6:15 a 17 as pessoas ímpias e impenitentes que sofrerão a grande tribulação que a igreja não passará pela grande tribulação Jesus virá arrebatar a igreja e depois virá o juízo de Deus sobre a terra e as pessoas desejarão que os montes caiam sobre elas porque não podem subsistir A Ira de Deus A Ira de Deus havia chegado a Amã e para que aoiro não postergar este juízo harbon um dos eunucos do Rei diz Flávio Josefo isso não está na Bíblia mas Flávio Josefo Diz que harbon tinha sido um dos eu
que havia ido buscar a mã na sua casa para ir ao banquete e diz o talmud que harbon era um aliado de Amã mas depois de ter visto aã ser humilhado diante de mardoqueu percebendo que a mã estava caindo em desgraça ele quis mais do que depressa como todo adulador como todo bajulador ele quis mais do que depressa mostrar-se contra a mã para escapar da ruína de Amã isso é próprio das intrigas palacianas e quando foi buscar a mã diz Flávio José que ele perguntou ao trazer a respeito da forca E Aí disseram a ele
não essa forca o Amã fez para matar o mardo então a harbon ficou sabendo disso E no momento em que airo dá aquele brado e as pessoas detém rã harbon viu a oportunidade desvencilhar completamente de Amã porque caindo a mã em ruína arbona que era muito ligado a Amã também poderia cair então ele aproveita esse momento e ele estava lá e fala da forca Majestade existe uma forca aí de 50 côvados de altura que a mã fez para matar aí irmãos foi a gota d'água aoiro já estava enfurecido por achar aã extremamente atrevido forçando a
sua própria rainha e agora fica a saber que a Amã tinha mandado matar justamente o súdito que naquele era o que o rei mais se agradava que era mardoqueu tanto que havia determinado a exaltação de Marduque aí airo não resiste decide sob o impacto da Ira so o impacto do furor porque assim Deus o queria e ele diz encai nela e Amã enforcado na própria forca que havia feito para mardoqueu e aqui nós nos lembramos do saudoso Pastor Severino Pedro da Silva que dizia nem todos cumprem a palavra de Deus mas a palavra de Deus
se cumpre na vida de todos os homens e lá nas escrituras na Bíblia está escrito no Salmo em Provérbios 26 e 27 O que faz uma cova nela caá e o que revolve a pedra esta sobre ele rolará em Eclesiastes 10:8 Salomão também diz quem fizer uma cova caá nela e quem romper um muro uma cobra morderá cuidado muito cuidado a lei da seifa está em pleno vigor todo o mal que praticarmos também será sofrido por nós a mã morria enforcado na forca que preparara para mardoqueo ele mesmo escreveu a sua ruína E Deus não
mudou quando chega o momento da Ira de Deus o castigo de Deus ele virá ninguém poderá impedir aã Estava morto mas o perigo do Povo continuava sim porque o decreto estava em vigor e havia um costume entre os mos e pertas de que o decreto real jamais poderia ser revogado Amã tinha sido justiçado mas o problema persistia como resolver esta questão é o que veremos na nossa última lição do trimestre amém [Música] h [Música]