Mulheres só são bonitas com procedimento estético?

79.57k views5281 WordsCopy TextShare
Julia Leivas
Você só é bonita se tiver procedimento estético? Hoje, a pressão estética atinge as mulheres de todo...
Video Transcript:
Toda vez que eu tô assistindo algum filme, alguma novela, alguma coisa, eu olho para aquelas mulheres e penso: "Meu Deus, como as mulheres eram tão mais bonitas antigamente. " Fico Vates Araújo, Carolina Digma, Camila Pitanga, Ana Palaroso, Julia Roberts, entre tantas outras. Todas elas tinham uma beleza única, uma beleza natural, uma beleza harmônica.
Elas tinham o rosto parecendo real, elas tinham aquela beleza única que era só delas. Aí você corta pros filmes de hoje, todas as mulheres exatamente iguais. é a mesma cara, o mesmo nariz, a mesma bochecha, o mesmo olho, a mesma boca, a o mesmo maxilar, tudo exatamente igual.
Não existe mais a beleza individual. E se você tiver fora daquilo, você é considerada como estranha, você vai ser considerada como pessoa maluca, porque você não se parece com que é considerado o padrão de beleza hoje. Às vezes você tá vendo foto aí dessas mulheres quando saem filmes, algumas coisas, você não sabe quem é quem.
Você não sabe se é a Kylie Jenner, se é a Kim Kardashian, se é a Boca Rosa, se é a Virgínia, se é a Beyoncé, se é qualquer uma delas, se são todas ou qualquer uma delas, porque todas são exatamente iguais. Eu nunca tinha pensado tanto nisso, em problemas de autoconfiança lá atrás, quando eu era bem menor. Durante a infância, assim, obviamente todas nós, adolescentes, crianças, temos nossos problemas de autoestima, mas eles não eram tão grandes quanto eles são hoje.
Eu comecei a ter esses problemas absurdos de autoestima, principalmente quando veio a época da internet que você começou a postar na internet e você começou a ver essas mulheres. Obviamente antigamente tinha aquelas mulheres na revista, novela, o que for, e você já se comparava. Só que aquelas mulheres, elas tinham uma beleza única individual delas.
Elas nasceram daquela forma. E aí você pensava: "Eu também nasci do meu jeitinho. Eu sou linda do meu jeitinho e tá tudo bem".
Se eu nem ficar pensando em que você poderia fazer para parecer aquela pessoa e fazer cirurgia estética para parecer aquela pessoa. E aí durante muito tempo eu fiquei me questionando, me questionando porque eu não tinha um olho azul, porque a minha bochecha não era menor, porque o meu nariz não era extremamente pequenininho e pontudinho. Por que que eu não tinha o max lá marcado?
Por que que meu olho é dessa forma? Por que que a minha sobrancelha dessa forma? Coisas que nunca na minha vida ficava me questionando tanto como hoje na era da internet.
Durante um tempo assim muito grande da minha vida, eu pintava meu cabelo de loiro. Sabe aqueles loiros globais? Eu queria usar lente de contato.
Eu queria todas essas coisas porque eu queria ser loira. Eu achava que a beleza era loira. A beleza tinha que ser loira do olho claro, magra, tudo isso.
Eu não aceitava meu cabelo de forma alguma porque eu queria parecer com aquelas meninas que eu vi na internet. Eu achava inadmissível alguém ser bonita se não fosse loira. Aí eu fui pintando meu cabelo boa parte da minha vida.
Eu não conseguia me olhar no espelho e me reconhecer se eu não tivesse loira. Eu sei que tem muitas mulheres assim, porque as pessoas preferem destruir os cabelos do que parar de pintar de loiro. Realmente é o que começa a ser considerado um vício, porque a pessoa não consegue parar, ela não consegue se olhar no espelho e aceitar como ela é naturalmente, porque para muitas mulheres a beleza é loira.
A minha a partir da adolescência quando eu comecei a usar redes sociais e a partir dessa comparação, porque tinha muito isso, nós moramos no Brasil, nós somos pessoas brasileiras. No Brasil tem essa mistura genética. Nós somos uma mistura de tudo e todas as coisas.
Não tem um rosto de brasileiro, não tem uma cara de brasileiro, não tem um corpo de brasileiro. Nós somos tudo. Assim, a gente começa a ver essas mulheres na internet com narizinho pontudinho, a bochechinha pequenininha, tudo formato assim considerado perfeito.
E aí você quer essas pessoas. Eu comecei a ler recentemente o livro Mito da Beleza, que fala muito sobre isso, sobre nós mulheres na sociedade. No livro também fala muito a respeito de que nós mulheres hoje somos consideradas pessoas livres.
Nós somos livres para fazermos o que quisermos. Porém, é aí que começa o grande problema. No livro, a autora fala que sempre na história da humanidade vai surgir alguma coisa para que fazer com que a gente não vá longe demais.
vai surgir alguma coisa para impedir que a gente vá longe demais, para impedir que a gente progrida, para impedir que a gente começa a correr muito longe, porque nós temos esse sentimento que nós somos livres, mas vez outra aparece essas prisões. E essas prisões não são como antigamente. Essas prisões são o que a gente tá vendo agora, é o preenchimento labial, é o botox adoidado, é a cirurgia estética que não acaba mais.
Um artigo que revolucionou a história aí nos Estados Unidos quando ele foi lançado no mundo inteiro que se chama a era do Instagram Face, que é essa cara aí de Instagram que a gente já bem conhece, a cara do Face Tune, que atualmente todos nós queremos ter essa cara que é a cara dos filtros do Instagram, é a cara dos filtros do TikTok, tem até aquele filtro que o nome dele é surreal. As pessoas criam vários memes falando: "Ah, esse filtro deveria ser crime". Porque esse filtro que se chama o rosto perfeito, o corpo perfeito, tudo perfeito, é um filtro.
E aí nesse artigo eles tentam explicar um pouco como foi o surgimento dessa era de que todo mundo tem um rosto igual. Falam a respeito de quando o Instagram começou a existir lá na época 2016, bem atrás, começou a surgir esses filtros. E com esses filtros a gente começou a usar, porque o Instagram colocava eles: "Ah, você pode usar esse filtro para você mudar um pouquinho do seu nariz, um pouquinho do seu rosto.
" Aí você vai usar esse filtro para parecer que você fez uma plástica. OK? Saíram os filtros.
Antes do Instagram ter esses filtros, já tinha o Snapchat. No Snapchat era uma rede social completamente voltada para fotos, onde a gente mandava fotos para uma pessoa só e já existiam esses filtros. Com esses filtros você mudava o formato do seu rosto.
Você podia até colocar um filtro de cachorrinho na época. As pessoas que usavam Snapchat vão lembrar. Porém, isso tudo era editado de uma forma que o teu rosto ia ficar completamente harmônico.
Aí surgiu o crescimento gradual disso, onde as mulheres tinham exatamente os mesmos rostos, a bochecha igual, o mesmo corpo, o mesmo cabelo que foi passando com o tempo justamente por causa dessa surgimento aí dos filtros. E aí, nesse artigo, na era do Instagram face, ela fala que o rosto jovem é um rosto claro, com a pele sem poros, com maçãs do rosto altas e bem carnudas, que tem olhos de gato, que tem os cílios longos, tem o nariz pequeno, elegante, os lábios carnudos e exuberantes. Nesse artigo, ela fala exatamente o que é que é considerado hoje o rosto de uma mulher jovem, que no caso eles não classificam só para jovem.
Todas as mulheres têm que ter esse rosto exatamente igual. Aí, então, na época dos filtros, como eu estava falando, o Instagram começou a colocar todos esses filtros, onde a gente podia ter um lábio gigante, onde a gente podia ter a bochecha menor. E aí depois de tudo isso, desse surgimento dos filtros, surgiu um aplicativo só para isso.
O aplicativo se chama Face Tune. Se você parar para pensar em como o Face Tune mudou a história da humanidade, em que mulheres não conseguem postar uma foto sem usar o Festun, elas chegam no centro cirúrgico pro médico cirurgião plástico falando: "Eu quero ter exatamente esse rosto". Elas usam a foto delas colocam no Face Tun e falam pro médico: "Eu quero ser essa pessoa, eu quero ter esse rosto".
E aí o Face Fune ficou famoso por isso. Inclusive nesse artigo médico cirurgião fala que 95% das pessoas mais famosas do Instagram no mundo, ele sabe que as pessoas usam Face Tune, tá? Então assim, a gente olha aquelas fquelas pessoas perfeitas e você fala: "Eu quero acordar assim, eu quero ser essa pessoa".
Aí você vai no centro cirúrgico, você fala pro seu médico: "Você quer aparecer aquela pessoa". Quando você começa a usar aquele aplicativo, você pensa, eu nem tinha problema com isso antes. A partir do momento que você começa a usar e vê seu rosto daquele jeito, aí você vai ver o seu rosto no espelho, é completamente diferente, você começa a entrar naquela neura de que você quer ter aquele rosto.
Eu lembro que antigamente, hoje também as cirurgias plásticas elas são extremamente caras, só que hoje nós temos o quê? Preenchimento, botox, não sei quanto de ácido hialurônico, onde você pode colocar no seu rosto, não é um preço tão absurdo quanto cirurgia plástica. E aí você vai renovando de se meses a um ano e você começa a pensar: "poxa, nem faz tomar assim, eu não tô deitando numa cama de cirurgia, então tá tudo bem, eu vou só colocar aqui um botox, aqui um preenchimento e tá tudo certo.
" Aí você começa a fazer várias e várias vezes. Você não sabe parar. E é engraçado quando você fala a respeito disso, porque na internet você é considerada feia e mal amada se você não quer botar um preenchimento, se você não acha isso normal, se você quer ir contra maré.
Hoje a gente não usa mais maquiagem para esconder uma espinha, para disfarçar uma olheira. As maquiagens hoje elas são exclusivamente para você mudar completamente o formato do seu rosto. Maquiagem ela meio que se transformou em uma arma, onde você vai mudar o formato do seu rosto, você vai botar aqueles 50 contornos, você vai mudar todo o formato do seu nariz.
Tudo isso também foi surgindo justamente com essa era de filtros, cirurgias estéticas. Poxa, uma pessoa que ela não tem tanto dinheiro, vamos aqui colocar que ela pode mudar sim o formato de rosto com maquiagem, enquanto ela não pode mudar todo o formato do rosto com botox, preenchimento, cirurgia estética. Eu conheço muitas mulheres, muitas mulheres mesmo que elas nem tinham problemas assim de autoconfiança, de estética, nem nada, começaram a usar o Face Tune.
Parece um aplicativo bobo. Você vai baixar o Face Tune, você vai colocar ali sua foto, você vai se olhar assim e falar: "Meu Deus, eu quero só essa pessoa". E aí você começa a usar só foto com Face Tune.
Você não consegue mais tirar uma foto sua sem face tune. Você tá na praia, foto com Face Tune. Você tá aqui tirando selfie, foto com Face Tune.
Você vai que sair com seus amigos, você coloca Face Tun na sua cara e não tá nem aí pros seus amigos. Mas você tá perfeita, você usou o Face Tune. A pessoa não conseguiu mais parar por aí porque ela não conseguia mais se olhar no espelho.
Então ela começou a ir no centro cirúrgico falar pro cirurgião plástico, eu quero ter esse rosto. Mostrar a fotinha dela lá que fez tun e falar: "Eu quero aparecer essa pessoa". E aí começa as inúmeras cirurgias plásticas.
O Face Tune ele não muda só o seu rosto. No FaceTune você consegue editar todo o seu corpo. Aí surge tudo que a cirurgia plástica vocês podem imaginar.
Lipou HD, no nariz, no rosto inteiro, na boca, mandíbula, bunda, qualquer parte do seu corpo, você pode mudar no Face Tune. E quando você não tá mais satisfeita e você tem dinheiro suficiente, você vai lá no cirurgião e você vai pedir: "Eu quero mudar tudo". As redes sociais hoje ela funciona muito como uma espécie daquele filme à substância, onde você pode ter a melhor versão de você mesmo.
Você pode parecer mais nova, você pode ter o cabelo maior, você pode ter uma pele jovem, pode ter uma pele sem poros, você pode ter o nariz perfeito. É como se você tomasse todos os dias aquele liquidozinho da substância onde você toma e aí você tem a sua versão ali melhorada por algum tempo, porque é só na internet, você não tem aquilo na vida real, até um momento que você não consegue mais sustentar. o balanço, que é o que falou, né, no filme, o equilíbrio, você vai ter que mudar o seu corpo, seu rosto, indo paraa cirurgia plástica.
E essa sua versão antiga, que era o equilíbrio, que na verdade nem é mais equilíbrio, acabou, você mudou ela completamente, fazendo uma cirurgia estética. A nossa percepção de beleza, ela é criada com coisas que a gente vê todos os dias e acha bonito. Por exemplo, hoje a nossa percepção de beleza são pessoas que a gente vê na internet porque a gente fica rolando o celular o dia inteiro.
Se você parar para pensar, essas pessoas que você vê na internet daquele jeito, elas não existem na vida real. Eu raramente vejo mulheres do jeito que eu vejo na internet, na vida real, até porque ali elas estão usando filtros, elas são de uma classe extremamente alta que estão fazendo tudo que é cirurgia plástica e indo em centro estético direto. Eu não vejo essas pessoas.
Então, tecnicamente não era nem pra gente ter a percepção de que aquilo é belo, porque a gente não vê essas pessoas pessoalmente, naturalmente, elas não são daquela forma. E até pessoas que fazem cirurgia estética, elas são melhoradas na internet para você pensar que são melhores, porque a cirurgia plástica dela não tá suficiente, ela tem que usar filtro. Assim é criada a nossa percepção de beleza.
Por isso que antigamente a nossa percepção de beleza eram novelas que a gente via, revistas que a gente via. Hoje a nossa percepção de beleza são coisas que a gente tá rodeado, que é o feed do Instagram, o feed do TikTok e tantos outros. E aí hoje corta para as redes sociais, onde todas essas mulheres parecem exatamente iguais.
Elas têm o mesmo rosto, o mesmo cabelo, a mesma pele, tudo mesmo, como a gente já falou, a gente não consegue mais distinguir quem é quem. Entre tantas, tipo a Bela Radid, Adid Radid, essas mulheres, elas falam muito da herança genética delas, que elas amam o país, que elas amam os pais, que elas amam a família e aí elas não suportam acreditar que elas têm a mesma genética dessas pessoas e parecer com essas pessoas. Vocês tm noção quanta a gente pode criar um paralelo sobre isso?
Porque você começa a criar raiva dos seus próprios genên. Você não quer parecer com a sua família, você não quer parecer com seus pais, você quer ser aquela versão do Instagram. Você diz tanto que ama essas pessoas e você não quer parecer com elas.
Assim, não entra na minha cabeça, porque para mim a minha noção de bela, igual falar minha mãe, porque eu cresci com a minha mãe, a pessoa mais linda do mundo para mim, sempre foi pessoas que eu tô ao redor, que eram pessoas que eu considerava bonita. E aí você começa a querer mudar completamente seus gênos para aparecer em pessoas em cardios da vida. e jogar fora completamente a tua individualidade.
E a minha história, assim, minha experiência, é que eu nunca tive tanto problema assim com o meu rosto. Como eu já falei, eu fiz cirurgia na orelha, né? Eu fiz autoplastia.
Eu sofri muito durante a minha época de infância, coisas de bullying, etc. , porque até então eu usava o cabelo completamente amarrado, nunca me importei até ir pra escola e começar a passar por péssimas situações. Eu queria uma raiva muito grande das minhas orelhas.
E aí eu fiz cirurgia de autoplastia. Eu fiz a cirurgia de otoplastia há uns anos atrás e eu falei assim: "Tá tudo bem. Depois disso, eu me sinto a melhor pessoa do mundo.
Não, não tava tudo bem. Porque até então, ano retrasado, foi ano passado, se eu não me engano, eu me vi dentro de um centro estético onde se fazem preenchimentos, enfim, e tudo mais. Eu fui pro centro estético unicamente, porque eu já tô com quase 30 anos, eu falei assim, eu quero botar um botox aqui na minha testa porque eu faço muita expressão.
Eu falei, né, eu vivo rindo, muitas expressões faciais. Eu quero botar um botox aqui na testa, porque eu falei: "Ah, vou colocar botox agora, que eu tô quase perto dos 30, para eu não ter que colocar tanto botox lá na frente". Eu sempre fui totalmente contra isso, mas eu falei, eu quero botar botox porque eu vi várias meninas na internet e tals falando que botox preventivo, que na verdade não é mais preventivo, né?
Porque quando você tá perto dos 30, elas já chamam de botox, botox normal. O botox preventivo que fala para vocês saberem, é o mesmo botox de quanto você coloca. Não importa se você tá com 20 ou com 50, é o mesmo botox.
É botox. Eu me vi dentro daquele centro estético. Quando eu cheguei lá no centro estético, elas começaram a me oferecer todos os tipos de produtos e colocar defeitos que eu nunca tinha visto em mim antes.
Por exemplo, elas ficaram falando o tempo todo que eu precisava colocar o preenchimento labial, que a minha boca era completamente deformada, que tipo assim, é maior em cima ou maior embaixo e pequena em cima. Então eu tinha que colocar preenchimento labial também, que eu tinha que fazer preenchimento com ácido hialurônico na minha bochecha e no meu queixo, eh, além da boca, porque minha bochechas são muito grandes, então teria que fazer preenchimento para ficar mais um rostinho padrão. Eu tinha também que colocar preenchimento no meu nariz para poder o meu nariz ficar, sabe, pontudinho assim, tirar essa coisa do nariz, esse meio que esse osso.
E alguns outros que eu não vou me recordar agora, mas era preenchimento de todos os lugares. Não sei se vocês já foram atrás disso. Por favor, não vão.
Mas para vocês ficarem sabendo, preço de um ácido hialurônico de, tipo assim, 1 ml é geralmente de 1000, pode ser 5. 000, qualquer preço, dependendo do lugar onde você vá. Aí essa mulher da clínica e tals, que eu falei que eu queria botar só botox, que era tipo, sei lá, bem barato.
E aí essa mulher da clínica depois de tudo isso, dela terminada a minha autoestima, de eu ter visto defeitos onde eu nunca tinha visto, ela me passou o preço de tudo, que é o orçamento e que era tipo, sei lá, quase R$ 20. 000, era 15, 16. 000.
Cara, eu acho que eu nunca irritando na minha vida, porque eu vi aquele preço, eu tive uma explosão de riso, eu falei: "Minha filha, você tá maluca? Você, você está maluca? " Eu lembrei disso porque eu li o artigo dessa mulher do Instagram face, a era do Instagram face, ela falou que mora em Los Angeles e ela foi nessas clínicas e a pessoa da clínica de lá falou exatamente as mesmas coisas para ela, que ela precisava de um ácido hialurônico, que ela precisava de um botox aqui, um botox ali.
Só que lá em Los Angeles, nesses médicos caros, o médico falou para ela que dava ó o preço de tudo. E ela falou que saiu estarrecida rindo assim, que foi a mesma situação comigo. Eu ri muito disso.
Eu falei: "Meu, tá maluca". Quando eu cheguei em casa, eu fiquei com essa reflexão. Falei: "Meu Deus!
" Eu comecei a melhorar no espelho, olhar minhas bochechas, olhar meu rosto e falar: "Caramba, será que eu realmente preciso disso? " Eu passei pelo menos uma semana ali encuccada com aquilo, porque não é legal você passar por essas situações de minarem tua autoestima. Depois disso passou.
Eu não fiz nada, enfim, acabou. Não falei: "Minha filha, tá doido, vou fazer nada não". Até então tudo bem.
Eu coloquei o meu botox na testa que não durou nenhuma semana porque ela fala que se você ri muito, se você fizer exercício, se você isso e aquilo, o botox vai sair completamente. Eu falei: "Então tá bom, botar de qualquer forma, porque eu quero saber como é que é. Saiu tudo, não durou nada".
A mesma coisa acontece também com requestão de dentes, porque você vai no dentista, eu fui no dentista fazer uma coisa, sai dentista, dentista falando: "Ah, você precisa colocar lente nos seus dentes, colocar faceta não sei das quantas". Eu nunca tive problema com meus dentes na minha vida. E aí você vê hoje todas as pessoas com os dentes exatamente iguais.
Os dentes brancos parecendo um chiclete tridente, todo mundo exatamente igual, mesmo dente, a mesma coisa. O que a gente chama hoje de beleza exótica é o que é a beleza individual, que hoje não existe mais. Você vê uma pessoa diferente, você fala que a beleza dela é exótica, porque ela é diferente do que você vê todos os dias.
Não é a beleza individual. Hoje eu bato muito nessa tecla de que você nasceu daquele jeito. Esses são seus gênos.
Tem coisas que a gente não gosta, certamente, eu sei porque eu já fizoplastia, mas isso teria que ser uma coisa que vem de você e não que tão tirando isso, sabe? Que estão te forçando a pensar isso. Se você quer fazer alguma coisa, tem que refletir muito bem.
Vocês conseguem imaginar como se eu fosse uma pessoa que tivesse muito dinheiro, fui naquele centro estético e a mulher falou para mim: "Poxa, você tem que botar preenchimento em todos os lugares do seu rosto". Eu teria pago. Eu teria pago porque ali ela minou a minha autoestima.
Minou a minha autoestima para falar que era 16. 000. R$ 1000, R$ 15.
000 e que eu teria que pagar. Quantas amigas eu tenho que fizeram dívidas absurdas com faceta de dente, com preenchimento labial, com silicone. Sabe?
Vocês sabiam que a partir do momento que a Kylie Jenner fez preenchimento labial lá em 2015, eh, as consultas no Reino Unido aumentaram com as mulheres querendo botar preenchimento labial em 70% nas 24 horas após ela ter anunciado. A Academia Americana de Plástico Facial também registrou o aumento de 60% desde então em mulheres com menos de 30 anos querendo fazer preenchimento labial. Hoje as meninas começam a fazer botox com 20 anos.
O que que ruga que você tem com 20 anos? E vocês têm noção que, tipo, há muitos anos atrás, quando eu tinha 20 anos, isso era considerada a coisa mais absurda do mundo. Você com 20 anos, você tá com essa pele perfeita no auge, você vai colocar botox, claro, né?
Porque essas influenceras estão colocando botox, elas já começam a colocar botox com 19 anos de idade e falam que é botox preventivo. Meu Deus, que medo é esse de envelhecer? Que medo é esse?
Meus 20 anos, colocar botox seria considerado a coisa mais absurda do mundo. Hoje é considerado normal. E se você não coloca, você tá maluco, né?
Porque você tá envelhecendo. Certa vez eu quase me submeti a uma cirurgia de silicone, sendo que eu nunca tive problema com meus seios na minha vida. Eu nunca tive problema com o tamanho deles, com o formato deles, com nada disso.
Mas teve o boom das cirurgias de silicone, onde todas as pessoas ao redor estavam colocando silicone, na mídia estavam colocando silicone, então teria que fazer silicone porque aquilo era bonito. Vocês bem sabem que ali nos anos 2000 foi muita moda colocar silicone. Até então quando su esse boom de silicone tem várias questões envolvidas e eu recomendo muito vocês lerem o livro Mito da Beleza.
Mas ela fala muito a respeito de que a partir desses anos 2000 que teve esse boom de cirurgia de silicone, um tempo depois foram descobrindo porque que esse silicone não era bom, porque que silicone estava causando tantas doenças. E vocês veem que hoje teve um boom assim de blogueiras, influenceres tirando silicone, porque é considerado hoje uma coisa feia, não é mais bonito, tem várias outras coisas que causam de ruim, de doenças e todas elas tiraram. E é engraçado se você parar para pensar, porque todas essas mulheres que botaram o silicone lá atrás são as mesmas mulheres que continuam fazendo todos esses procedimentos estéticos que estão na moda hoje.
Então, mudou alguma coisa? Não mudou. Ela tirou o silicone, mas ela continua fazendo tudo que é procedimento estético que tá na moda hoje.
E não só de procedimento estético que eu tô falando que é um botox, um preenchimento, é deitar numa cama de cirurgia e fazer uma lipoção. Lipo HD. É lipo HD o nome?
Acho que é a CP tá na moda. Elas não mudaram tanto assim. Elas não mudaram a cabeça delas assim.
Elas continuam pensando exatamente igual. E é a questão que a autora do livro fala sobre cadê a liberdade? A gente não tem.
É uma coisa que te suga. Nesse artigo o médico fala que antes na clínica dele os das pessoas famosas assim eles iam colocar, eles iam fazer cirurgias estéticas e eles pediam pelo amor de Deus pro médico não contar para ninguém. Era considerado coisa absurda.
As pessoas escondiam que elas tinham cirurgia estética. Hoje é motivo de orgulho ele falar que as pessoas fazem questão de colocar o delas antes e depois para falar como elas mudaram. Elas não querem que seja uma coisa assim natural e que achem que você não fez nada.
As pessoas sentem orgulho de mostrar que elas fizeram cirurgia estética hoje. O próprio médico cirurgião, ele fica impressionado como isso mudou ao longo dos anos, justamente por causa de filtros, influenceres, isso ter considerado uma coisa normal. Hoje fala que antes era considerado um absurdo assim a pessoa fazer uma cirurgia estética, né?
Hoje a pessoa achou o máximo você ter feito harmonização facial, rinoplastia, mudado o cabelo, mudado o nariz, tudo hoje é motivo de orgulho, certamente. Nesse artigo, ele fala que desde 2018 os americanos gastaram 16,5 bilhões de dólares em cirurgia estética, sendo que 92% dessas pessoas foram mulheres, porque é claro que são mulheres. Para quem essa essa corda fraca aí, qual o lado da corda fraca?
É claro que é o nosso. Tem também a parte de dismorfia corporal, que você não consegue mais se olhar no espelho e aceitar quem você é. Eu sei disso porque eu já passei por isso.
E aí você começa a se olhar no espelho e não se aceitar mais. E vocês sabem que hoje isso é considerado uma coisa tão comum que as próprias influenceres fazem sorteio pra pessoa que segue elas ganhar uma cirurgia de lipo HD. Daqui a pouco vai ser um sorteio de Ozenique e tudo isso.
As coisas estão completamente do avesso e a gente considera hoje normal. Vocês tm noção? Hoje as influenceras fazem permuta de cirurgia plástica para mostrar aos médicos dinheiro.
Não, eu quero cirurgia plástica. Apesar de que a gente tem informação disso na internet, nos livros, em todo lugar, informação do quão prejudicial isso é paraa sua saúde, os hábitos continuam se repetindo, as coisas ruins continuam se repetindo. Você não tá mudando o seu jeito de ver o mundo, você tá repetindo os mesmos erros do passado, só que em 2025.
E aí desde então as pessoas continuam indo nos médicos fazendo toda essa mudança para querer parecer com face tune. Tem aquele filme também de minas malvadas onde elas vão lá pra casa da Regina George e elas começam a se olhar no espelho e a Kate que é a personagem principal do filme que é a Linelor, ela olha no espelho e vê as minas reclamando. E ela vê as minas reclamando, sendo que as minas são perfeitas.
E ela pensa: "Meu Deus, por que que elas estão reclamando? " Até então que as minas olham para ela e esperam ela reclamar também, porque uma mulher não pode se considerar bonita. você tem que ter algum defeito.
E aí essa cena muito engraçada, né, que ela fala: "Ah, meu defeito é ter bafo assim". Porque ela se acha linda. Ela foi criada no lugar com os pais dela, sempre elogiando ela, falando quão linda ela é e ela não tem problema nenhum de autoestima.
De acordo com esse artigo também já foi provado que o algoritmo ele mostra mais mulheres que são consideradas belas, que têm o rosto harmonizado, que são consideradas perfeitas, que tem o rosto simétrico. Então elas vão aparecer mais no seu feed. Se vocês t noção da relação aí que é toda essa relação com o algoritmo, com que as redes sociais querem te mostrar, porque isso vende e vende muito.
falar que tem toda aquela questão racial, porque o que é considerado belo é você ter o nariz pequenininho, é você ter toda pequenininha, rostinho pequenininho, a mandíbula perfeita, marcada. De que são essas pessoas? Quem são essas pessoas?
Aí você começa a fazer todo esse paralelo. São muitas questões envolvidas. A nossa beleza individual acabou.
A gente não tem mais o nosso rosto sem fazer procedimento estético. A gente não é mais considerada bonita se você não fizer tanto preenchimento estético, se você não fizer cirurgia plástica, se você não fizer preenchimento labial, se você não fizer rinoplastia. Eu vejo meninas de 19 anos já enchendo o rosto de cirurgia, deitando numa cama na cirurgia plástica para mudar completamente o rosto.
Isso é muito problemático. E essas mesmas meninas, elas estão sendo influenceras na internet para adolescentes que vão crescer nisso tudo. O que que a gente precisa fazer?
é ir contra isso. Hoje eu falo, eu não pinto mais meu cabelo, eu não quero mais fazer procedimento estético nenhum, eu sou bonita do jeito que eu sou. Isso é uma herança genética dos meus pais, da minha história, de pessoas que vieram antes de mim.
Não consumo mais conteúdo de nenhuma dessas mulheres. Não quero ver nada disso. Inclusive, se aparece para mim, eu clique não interessado, porque durante muito tempo da minha vida, eu fiquei me comparando.
Eu queria ser daquele jeito, eu queria ter aquela pele, eu queria ter aquele cabelo. E a gente é bonita da nossa forma. Nós nascemos desse jeito.
Se você for mudar qualquer coisa em você, seja porque você quer. Reflita as suas escolhas e não porque você tá vendo um influencer fazendo lipo, outra influencer colocando preenchimento labial, entendeu? Você tem que estar muito ciente do que de que tudo isso é também um jogo das próprias redes sociais para que você nunca esteja satisfeito com você mesmo.
Como que as redes sociais, como que o algoritmo, como que os cirurgiões vão ganhar dinheiro se você se sentir bem com você mesma? Como que toda essa indústria vai ganhar alguma coisa se você se sente bonita? Não vai.
Reflete. Então, o problema não é com você. O problema é com elas, o problema com eles, o problema com essa indústria no geral que quer que você mude.
Você é bela e não faça nada que você não queira para mudar isso.
Related Videos
A Obsessão Das Influencers Por Rotinas Matinais Saiu Do Controle
28:36
A Obsessão Das Influencers Por Rotinas Mat...
Julia Leivas
149,759 views
por que todo mundo parece igual? a era dos procedimentos estéticos e o pavor do envelhecimento
42:41
por que todo mundo parece igual? a era dos...
ju beneduzi
108,315 views
A perigosa Obsessão de Uma Década de Hailey Bieber - Documentário em Português
18:47
A perigosa Obsessão de Uma Década de Haile...
A perigosa obsessão de uma decada Hailey Bieber
219,343 views
5 Coisas Que Influencers Nunca Vão Me Fazer Comprar (Você Também Não Deveria)
29:12
5 Coisas Que Influencers Nunca Vão Me Faze...
Julia Leivas
79,714 views
Tudo é aesthetics - trends, padrões de beleza, redes sociais, tendências e falta de autenticidade
28:49
Tudo é aesthetics - trends, padrões de bel...
Geovanna Nevesco
1,122 views
CHINA HOLDS EXHIBITION OF LUXURY BRANDS FROM AROUND THE WORLD
50:59
CHINA HOLDS EXHIBITION OF LUXURY BRANDS FR...
Beta Boechat
171,601 views
A VERDADE SOBRE A "OAB" DA MEDICINA - Bruno Baroni
40:26
A VERDADE SOBRE A "OAB" DA MEDICINA - Brun...
Bruno Baroni
8,123 views
seita cristã? mais podres expostos do LEGENDÁRIOS
32:27
seita cristã? mais podres expostos do LEGE...
Matheus e Guigo Show
407,480 views
As MAIORES FOFOCAS do COACHELLA 2025: tretas, cancelamentos, exposed e rumores
18:41
As MAIORES FOFOCAS do COACHELLA 2025: tret...
FEFOVERSO
12,067 views
Mulheres relatam histórias de violência em partos realizados por médica influencer #g1 #notícias
11:59
Mulheres relatam histórias de violência em...
g1
516,323 views
Hábitos de BELEZA que eu gostaria de ter descoberto mais cedo | Realmente mudou a minha vida 🎀
11:40
Hábitos de BELEZA que eu gostaria de ter d...
nicolecarolinn
239,902 views
Influencers Distorceram o “Autocuidado” Pra Vender
28:50
Influencers Distorceram o “Autocuidado” Pr...
Julia Leivas
47,602 views
O CAOS DE JUSTIN BIEBER E HAILEY NO COACHELLA: A SITUAÇÃO DELE TA PIOR QUE NUNCA?
23:22
O CAOS DE JUSTIN BIEBER E HAILEY NO COACHE...
Naty e Isa
149,494 views
a harmonização facial precisa acabar.
23:28
a harmonização facial precisa acabar.
Matando Matheus a Grito
504,717 views
8 Coisas que MULHERES ELEGANTES de ALTA CLASSE nunca usam!
18:05
8 Coisas que MULHERES ELEGANTES de ALTA CL...
Vista-se como Rainha 👑
19,582 views
Por que redes sociais não tem mais graça nenhuma (e a culpa não é só sua)
43:59
Por que redes sociais não tem mais graça n...
Julia Leivas
97,291 views
GERAÇÃO Z E O CAPITALISMO: Brutal
23:50
GERAÇÃO Z E O CAPITALISMO: Brutal
oalgoritmodaimagem
281,731 views
O casamento da Franciny Ehlke com um BILIONÁRIO
29:55
O casamento da Franciny Ehlke com um BILIO...
Ismael
812,799 views
CHEGA DE LANÇAR GLOSS! TODO MUNDO VENDENDO, MAS ALGUÉM AINDA QUER COMPRAR?
16:36
CHEGA DE LANÇAR GLOSS! TODO MUNDO VENDENDO...
MARCELA CARRASCO
29,113 views
TOUR OF OUR FARM
19:25
TOUR OF OUR FARM
Franciny Ehlke
720,361 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com