um texto que vocês pedem muito para a gente analisar aquilo de olho no texto é mateus 5 17 quando jesus diz que não veio para abolir a lei e os profetas mas sim para cumprir o que é que significa o que significa dizer que vai cumprir a lei significa que ele vai obedecer a lei significa que veio aprofundar a lei significa que a gente não deve seguir exatamente as leis judaicas como postas no antigo testamento esse é um texto realmente complicado mas é por causa dele que hoje vai gastar um tempo de olho no tempo
[Música] mateus 5 17 é uma das afirmações programáticas de jesus são daqueles textos que aparecem nos evangelhos principalmente no evangelho de mateus onde jesus apresenta qual seria o ponto principal da sua missão onde ele tenta deixar claro aquilo que ele veio fazer na terra existem outras passagens em jesus também faz isso como matheus 1034 onde ele diz não pensem que vim trazer paz à terra não vim trazer paz mas a espada pois vim para fazer tal o mateus 28 onde ele diz como o filho do homem que não veio para ser servido mas para servir
e da sua vida em resgate de mundo esses textos programáticos geralmente seguem esse modelo de negativa e afirmação eu não vim pra isso eu vim para que mateus 5 17 segue essa mesma estrutura não pensa em que vim abolir a lei e os profetas nuvem abolir mais cumprir o ponto de partida da afirmação de jesus assim como em outros textos de afirmação programático está no negativa não pensa em que jesus inicia com essa declaração negativa a fim de corrigir uma idéia errada sobre sua missão a idéia de que de alguma forma ele estaria em oposição
ao antigo testamento jesus pode começar dizendo isso por motivos pode ser porque as bem aventuranças apresentam uma visão bem oposta aquilo que comumente se crê a respeito do crente no judaísmo pode ser também por que jesus está no seu primeiro discurso público a respeito da ética do reino e muitos poderiam achar que ele era apenas um novo profeta de uma nova religião isso pode ser porque em muitos momentos posteriores no evangelho jesus parecia quebrar a lei mosaica e jesus deixa claro que não veio abolir a lei e os profetas a palavra que traduzido por abolir
geralmente têm um sentido de negar jesus não veio para abolir a lei e os profetas pra negar a lei e os profetas é interessante que os usa a expressão completa lei e os profetas que eram tecnologia muito comum para falar de todo o antigo testamento o próprio evangelho de mateus nas duas vezes que essa tecnologia usada é como referência à toda autoridade do antigo testamento como mateus 7 12 por exemplo onde ele dizia assim em tudo faça aos outros o que vocês querem que eles façam pois esta é a lei e os profetas ou seja
jesus não veio para negar a autoridade do antigo testamento ele não vê oposição aquilo que foi escrito na escritura judaico dito isso então jesus uma convulsão alá que é usado no grego para corrigir uma ideia posta anteriormente nesse sentido está corrigindo a ideia errada de que cristo viria a negar a autoridade no pensamento o que ele veio fazer ao contrário de negar a autoridade do antigo testamento é justamente cumprir ter certamente o tema mais debatido nessa passagem porque essa palavra player ou cumprir no grego realmente significa que vocês adoram quando a gente coloca que as
possibilidades de interpretação de algo então vocês vão gostar muito desse vídeo porque são oito possibilidades mais famosos a respeito da interpretação de plano primeiro alguns argumentos que o grego poderia ser traduzido como adicionar a logo jesus na verdade disse eu não vim destruir a lei de moisés mas para adicionar ao a lei de moisés outros defendem que o clero possui um equivalente nome que significa estabelecer tornar válida por empate ou mesmo fazer o executar uma terceira possibilidade é defender que blair ou significa oferecer como em humanos 84 sentido então jesus cumpre a lei observando a
perfeitamente em sua própria pessoa ministério 14 possibilidade é que jesus cumpriu completa lei trazendo a nova lei que transcende antiga a quinta possibilidade é que a toray cumprida quando jesus explicando a intenção original de deus revela seu significado perfeito o interior expande e amplia suas demandas em sexto lugar jesus cumprir a lei porque através de sua vinda ele capacita outros a obedecerem às exigências da torá em sétimo lugar dizem que quando jesus fala de cumprir a lei e os profetas ele faz isso trazendo nova justiça que é o novo espírito do amor e forma com
amor é o cumprimento da lei e por amar verdadeiramente trazer a lei do amor a lei e os profetas enxergam cumprido e oitavo lugar a gente tem um comprimento escatológico e que o tellus que aturar testou a saber o messias veio e revelou que ele era o alvo definitivo da lei você vai perceber que a nossa proposta é interpretativo para esse texto é um certo mistura entre as opções 78 você já percebe que determinar o significado de plano ou aqui no contexto do exercício que não termina com uma olhada no dicionário saber o significado morfológico
de tradução da palavra não resolve o problema mas a gente tem que olhar para o contexto literário teológico do evangelho de mateus como um todo se a gente fizer isso a gente percebe que essa palavra aparece 16 vezes em três sentidos diferentes no livro a maioria senão em todas as vezes no que nós denominamos de fórmulas de cumprimento existe espécie sentido global onde mateus considera as estruturas do antigo testamento como apontando pra jesus tendo o cristo como foco e o cumprimento da mensagem de todo o antigo testamento logo como em mateus 11 13 quando jesus
diz que todos os profetas e a lei profetizar o tom e joão atribuindo uma função profética lei mateus apresenta jesus como afirmando que os aspectos interativos normativos último fechamento tinha uma função profética na qual eles apontavam para os cumprimentos de cristo descritas em paulo em termos de data para terminar ou seja como um pedagogo nesse sentido jesus seria o propósito da lei o cumprimento maior da lei assim como o cumprimento de uma profecia indica que a palavra profética chegou ao seu propósito o alvo e portanto a seu fim assim também a lei tem o seu
tellus entre isto pois alcançou o seu propósito alguns afirmam que é a antítese nas palavras de jesus significa que ele está aprofundando trazendo o significado a mais a lei mas não parece uma leitura curado teve também por exemplo a chamada lei de talião sicredi está aprofundando ou estendendo o significado além do tratamento porque o contraste que ele faz não indica nada de aprofundamento mas de mudança total ou seja ouviram o que foi dito olho por olho dente por dente mas eu lhes digo não resistam ao perverso se alguém o ferir na face direita ofereça-lhe também
a outra dizer que jesus está apenas aprofundando a lei dando significado mais profundo para a lei não parece fazer sentido com jesus parece dizer coisas que não estão contidas na forma original da lei como recebemos em outras sandices é por isso que o argumento de que a palavra cumprida ser interpretada de forma sintética a abolir ou seja confirmar a lei também não parece respeitar o texto considerando que jesus sustenta a própria autoridade diante da lei trazendo a mudança histórica e residente wu alinhada ainda com o propósito de deus na lei o fechamento mas tendo agora
um novo legislador ouvistes o que foi dito aos antigos eu porém vos digo como essas antigas como por exemplo caso a lei do talião podem indicar um aprofundamento um sentido pleno na verdade o que jesus está fazendo e trazendo para si o novo ponto de autoridade da nova aliança o vídeo do que foi dito eu porém lhe digo é muito interessante algo da gramática nesse tempo a gente observa essas antíteses o que alguém disse o que jesus diz a convenção que liga estes contrastes a partir das 22 é um dom e não lá como no
verso 17 a condição é possui a função discursiva de desenvolver o discurso e expressa o que foi dito antes que a lei diz o que foi dito lá e então ele não continua falando sobre a lei diretamente ele não usa um alacon criando um contraste com a lei mas ele usam de dando um novo passo no argumento escrevendo o que ele está dizendo agora é por isso que muitos traduzem o dé como uma simples condição e não necessariamente a condição mais a idéia não é que as antíteses significam que jesus está adicionando o aprofundando o
antigo testamento mas sim a idéia de que aquilo que foi dito ficou em certo sentido submetido agora o que o novo legislador está falando ao seu novo ensino isso significa que mesmo que o antigo testamento de voz e ensinado coisa que deve ser ele deve ser ensinado agora à luz do seu cumprimento em cristo como a gente ler os versos 18 19 e quando existirem céu e terra de forma alguma a desaparecer a lei a melhor letra o menor traço dela até que tudo se cumpra e também confirmado versus 1920 onde ele disse que qualquer
pois que viola um dos mandamentos por menor que seja e assim ensinar os homens será chamado o menor no reino dos céus aquele porém que os compre ensinar será chamado grande no reino dos céus o que vos digo que se a vossa justiça não excedendo os escribas e fariseus de modo nenhum entrarei no reino dos céus o que significa que ser maior ou menor no reino dos céus é assunto para outro de olho no texto mas veja só eu estava dizendo que ao seguir esses mandamentos da nossa justiça vai exceder a duas escritas e os
fariseus mas a nossa justiça nunca será maior que a deles se nós tivermos tentando cumprir e obedecer a mesma lei que os fariseus escreveu tentavam cumprir se estes mandamentos representa o mesmo corpo de mandamento escribas e fariseus buscavam como é que a nossa justiça vai ser maior do que a deles a única forma se nós fossemos mais capacitados do que eles nós fomos pessoas melhores que escrevesse fariseu nesse aspecto de tentativa de cumprimento de uma lei moral mas é pouco provável que jesus esteja impondo isso dessa forma não parece coerente acreditar que jesus para da
gente é um legalismo mais profundo que o legalismo os fariseus o que jesus parece estar fazendo mostrando que o alvo da lei mosaica era vinda do messias de forma que a lei ea justiça que vem de cristo são muito superiores à que veio no tempo de moisés porém jesus não descarta o uso do antigo testamento como diz o do globo que nós devemos sim ao invés 18 como um endosso há uma continuidade da autoridade da lei jesus não é uma acionista uma pessoa que rejeito de um testamento e mesmo que seus seguidores não estivessem mais
presos aos mandamentos da lei a lei ainda lida e nós ainda lucramos com isso o verso 19 então a prática contínua dos mandamentos da lei deve ser vista à luz do seu cumprimento por jesus é a lei cumprida em jesus que deve ser praticada e não a lei em sua forma original logo nas palavras jeton else e fred saiu é toda a lei que permanece mas ela deve ser obedecida como interpretada por vôo dessa forma como diz também o grande teólogo dia e carson a expressão estes mandamentos não se refere aos comandos da lei do
testamento refere-se antes aos mandamentos do reino dos céus o reino mencionado três vezes do oeste 19 em diante ou seja esses mandamentos são as ordens já dadas e mandamentos que ainda viriam no próprio sermão do monte é por isso que paulo fala em humanos 10 que jesus é o fim da lei é por isso que existe um claro contraste entre a lei de cristo a lei mosaica em primeiro com 29 quando ele diz tornei-me judeu para os judeus a fim de ganhar os judeus para os que estão debaixo da lei tornei me como se estivesse
sujeito à lei embora o mesmo não esteja debaixo da lei ou seja paulo está debaixo da lei judaica a lei dos judeus a fim de ganhar o que estão debaixo da lei para os que estão sem lei torneio como sem lei embora não esteja livre a lei de deus mas sim sobre a lei de cristo a fim de ganhar os que não têm lei ou seja paulo está mais baixo na lei de deus mas paulo está debaixo de uma outra lei está em contraste com a lei de deus que é a lei de cristo para
paulo cristo traz uma nova lei uma nova edição porque ele aquele dotado de toda autoridade um dia 07 12 porque mudando o seu sacerdócio necessariamente se faz também mudança de lei como nós não estamos mais debaixo de sacerdócio do antigo testamento e agora estamos debaixo de sacerdócio de cristo seguimos agora a lei de um novo legislador ele está deixando claro que o cumprimento da lei não significa obediência dele a lei mas nesse texto significa que nele a lei alcançou o seu alvo e por isso o novo momento histórico da redenção é tanto a chegada daquele
que os profetas apontavam como a chegada de um novo legislador com uma nova lei lei esta para a qual a lei mosaica também apontava porque já era previsto tanto nos profetas como na própria lei que este momento chegaria porém jesus mostra que nós ainda temos que olhar para o antigo testamento ele mostra que existe um princípio de datas importantes quando mateus 5 17 diz que jesus não veio para abolir a lei e os profetas mas para cumprir ele está deixando claro que nós ainda olhamos com o antigo testamento jesus não vê oposição ao deus do
antigo testamento que existem princípios de táticas importantes onde o fechamento do antigo testamento é palavra de deus para nossas vidas mas não da mesma forma que era para os judeus mas agora olhamos para a lei a partir de seu cumprimento entre isto e não a partir da expectativa o messiânico de judeus que ainda não tinham o todo da revelação se você ficou gado na cabeça que esse assunto indico você ouça o nosso podcast sobre o antigo testamento e o papel da lei aquino dois dedos de teologia o link com certeza estará na descrição desse vídeo
que você pensa disso tudo comenta embaixo de seus comentários a respeito de olho no texto a gente tenta seguir os textos que vocês pedem então pede textos bíblicos em baixo pode temos pra gente tratar sobre interpretação bíblica toda sexta feira 10 horas da manhã aqui dois dedos teologia entre o nosso site e ainda financiar isso porque são vocês que financiam dois dedos de hoje a vocês que pagam pra que isso é que exista de graça pela internet então escreve o canal as notificações e via os seus amigos material como você bem quiserem escolas dominicais grupo
de estudo no que for não deixa acompanhar os programas de segunda a sexta às 10 horas da manhã aqui um dos dedos de teologia foi negada e tchau tchau [Música]