o Olá camaradas Como prometido Hoje a gente vai falar um pouco sobre arte e política na União Soviética a minha ideia é apresentar para vocês um pouco de como surgiu essa Vanguarda artística construtivista na Rússia em que princípio se baseado essa nova proposta de arte que acompanhou o contexto da grande revolução de outubro Então hoje a gente vai falar sobre a arte revolução hoje nosso assunto é construtivismo russo vamo lá tudo entendeu o que que é construtivismo russo o construtivismo russo é um movimento artístico que teve início lá junto com a revolução de outubro é
importante muito importante mencionar que as coisas em história não acontecem no estado de dedos então a movimento artístico que já vinha sendo Organizado antes do processo revolucionário nos meios intelectuais Art o que acompanha todo o processo revolucionário e que vai se afirmar os primeiros anos pós-revolução como uma Vanguarda artística esse movimento artístico ele teve uma importância muito grande porque ele dominou cultura russa logo uma década então aos poucos ali depois da década de 30 a partir de 1934 em diante é que ele vai perdendo força e vai sendo paulatinamente substituído pelo Realismo socialista que é
uma outra proposta de arte então é importante não não misturar não fazer confusão entre essa entre essas duas coisas porque hoje a gente vai falar kit construtivismo russo que não é a mesma coisa que Realismo socialista Tá certo a forma como a gente sabe a Revolução Russa abriu espaço para uma série de experimentos sociais e artísticos eram Novo Horizonte que estava se abrindo a partir desta nova configuração transitório de um governo do Povo nessa experiência de socialismo real que estava em construção e no campo das Artes não foi diferente a gente vai encontrar também a
manifestação desse desejo de mudança de desse desejo de construir bases novas partes que acompanha esses novos tempos existia no campo da arte o hierarquia entre as manifestações artísticas né a ideia de que existe uma arte maior e uma arte menor nem essa parte maior a gente tinta uma pintura o desenho A escultura que eram consideradas arte maior porque eles tinham uma aparição única né eles tinham caráter um único uma ideia individualizante de produção artística e não tinha uma função utilitária para a sociedade a arte pela arte o outro lado a gente tinha gravura a Tapeçaria
a cerâmica que eram consideradas partes menores porque eles podiam ser facilmente reproduzidos tinha uma função social eram peças utilitárias e então eu não tinha tanto valor como Aquela aparição única da arte maior não construtivismo russo ele aparece também tentando romper com essa concepção Mas é claro que nada é tão simples e tão Evidente como posso aparecer no primeiro momento a Revolução Russa ela contestava toda moralidade burguesa né todos os valores da burguesia e com isso contas trava também a genialidade artística a ideia de que brotava da sociedade um gênio iluminado que era capaz de criar
Maravilhas o que tinha eo particularismo em torno dessa figura desse artista né e da própria obra de arte Isso quer dizer o que quer dizer que agora o que interessava para Essa sociedade era promoção de uma arte que respondesse às demandas da classe trabalhadora e não é à toa que o construtivismo ele vai ser levantado no ideia de arte útil essa coisa ela não parava por aí não parava por aí porque por muito tempo você trabalhou no campo das Artes com a ideia de representação com mise como cópia como imitação do Real dentro daquela ideia
de apresentar ao real para o espectador através da obra ou seja você não constrói e real você representa o Real através da obra de arte se deve lembrar de um quadro muito famoso do Rei Neymar de leite que a de 1928 se tornou um ícone da arte modela que é aquele do do cachimbo né Isso não é se você sinepower pipa e essa obra ela é justamente considerada um ícone da Arte Moderna justamente porque ela tá ali para problematiza a questão dessa mina e do Real das imitação do Real o que o René Magritte Ele
tá dizendo que a gente é que a tela ela tá ali trazendo uma representação do cachimbo mas ela não é o cachimbo aí você pode me dizer falta mas é um objeto real único né porque ela trabalha eu vou te responder sim de fato só que esse quadro essa tela essa obra de arte continua não sendo a materialidade do que ele representa é ele ele é outra o quadro até ela obra de arte é outra materialidade não é a materialização do cachimbo esse Pois é o construtivismo russo ele surge também com testando essa ideia de
ir o mundo real só que como construtivismo russo vem junto uma outra ideia EA ideia da função social da obra de arte esse uso social da obra de acho que não funcionava o só pela propaganda empresta né pela arte gráfica desses cartazes que são conhecidíssimos até hoje na arte da arte russa dados Soviética uso social da arte que eles viam trazendo falava dos materiais que seriam utilizados para confeccionar as obras de arte e eles propunham uma unidade entre a forma e o conteúdo que é uma coisa muito presente no materialismo histórico dialético então era respeitada
para produção de uma obra de arte no construtivismo a propensão natural desses materiais das matérias usadas para confecção de uma obra de arte e o que se operava aqui ela transformação da natureza EA criatividade era vista como um processo que se desencadeava ao longo dessa atividade de transformação das a matéria uma obra de arte respeitando a propensão natural dessa matéria mas o que que esse movimento E pretendia ao fim ao cabo o construtivismo ao contrário do que muita gente pensa até hoje não se propunha se abstrato a gente sempre tem que pensar que uma obra
de arte uma Vanguarda artística é fruto também do seu tempo então a obra construtivista ela devia ser expressão do artista para suprir necessidades físicas e intelectuais da classe trabalhadora como todo então o que que se buscava primeiro satisfazer as necessidades materiais da classe trabalhadora por isso que essas obras elas tinham uma função em segundo lugar se buscava expressar aspirações que não eram as o artista unicamente era as aspirações do artista conectado com as aspirações da sociedade da coletividade em geral em terceiro lugar é uma se prestavam a organizar os sentimentos do proletariado através da arte
em quarto lugar muito importante a ideia é na sensibilidade a arte de universalizar ressat dá acesso à cultura e à produção artística para toda a classe trabalhadora aí vocês vão perguntar a ela não consegue Abismo ele não era meu trabalhando do sistema soviético Se eu responder sim o construtivismo ele trazia também propaganda mas ele não era só isso para os construtivistas a arte ela tinha que sair dos grandes salões das grandes galerias de arte dos palácios das bibliotecas dos teatros que eram locais onde só existe Você sabe a arte o maior povos que ele chegou
a dizer que eram verdadeiros depósitos e esconderijos do génio humano esses lugares onde Só elite consegui acessar então a ideia era universalizar o acesso às obras de arte através do construtivismo E essas obras a gente vai ver que elas vão trazer um só propaganda elas eram obras pedagógicas também percebemos como as obras construtivistas elas trazem muitas vezes formas geométricas que sempre contam algo para quem tá olhando é a tal da função pedagógica que a gente tá falando aqui ó E aí [Música] o tanto nos cartazes quanto na foto a montagem essas obras elas traziam sempre
referências né que eram referências muito importantes para a compreensão dos personagens que estavam envolvidos naquela produção artística mas também na sociedade russa de um modo geral e para compreender a própria realidade daquilo que tava se vivendo o construtivismo ele pegava absolutamente que a arte devia ser um elemento espacial criado completamente separado no cotidiano das pessoas na sociedade de modo geral e esse movimento ele falava em nome dos tempos dele então vai ser uma arte que vai estar inspirada no que Na inovação industrial do país no desenvolvimento tecnológico nos objetivos sociais que ainda precisavam ser alcançados
nessa sociedade em construção e nessa época o comissário do povo para educação e para as artes era o Luna Shark ele foi comissário de 1917 até 1929 e ele encorajou Muita incentivou muito ele realmente se esforçou para afirmação do construtivismo na Rússia Então é ele que vai realmente batalhar pelos incentivos governamentais para espalhar estúdios de arte na Moscou inteira que se torna ao longo do tempo berço do construtivismo russo nesse período lá pelos idos de 1920 havia uma interação bem grande entre os artistas Russos e os institutos alemães a ponto do construtivismo russo ser visto
com bons olhos pelos alemães né ele foi muito bem acolhido na Alemanha Aliás a Bauhaus que foi uma grande escola uma conhecidíssima é ainda eu conheci dias na escola de design de arquitetura na Alemanha é Deus justamente do construtivismo russo dessa é por isso que tava acontecendo na década de 20 entre os artistas Russos e os artistas alemães para vocês verem a dimensão e importância desse movimento só que como a gente sabe nem tudo são flores sobretudo quando a gente está falando de arte e política essa ideia de uma arte proletária de uma cultura proletária
que inclui a Inclusive a poesia literatura foi criticada e não era tão homogênea assim nos grupos de artistas da época como tudo né nessa época de ouro do construtivismo russo foram criados centros de debate artístico por toda a Rússia e um deles recebeu o nome de político ti o prometi curte ele reúne artistas de várias frentes de esquerda reunião socialistas anarquistas comunistas e ele tentava de alguma forma se manter independente do Partido Comunista entre os criadores duplo Leite Cut a gente tinha o Alexander bogdanov que buscava e promoveu uma literatura de cunho social a política
que fosse acessível para a classe trabalhadora embora não fosse vinculada diretamente ao partido comunista porque aí a confusão continua porque lá em 1921 a gente vai ter a grande exposição de arte de Moscou onde essas obras vão ser muito criticada esses artistas Eles não queriam que os trabalhos deles fossem encaradas com obras de arte dentro daquela configuração da moral burguesa eles queriam que trabalho dele se fosse visto como um laboratório de estudos como experimento sobre materiais aplicação desses materiais uma obra útil para coletividade Só que alguns líderes bolcheviques entre eles o trosky não vai aceitar
muito bem essa ideia vai ter ser algumas críticas Porque existe um receio de que se estava produzindo ali um um empobrecimento da cultura e da arte na Rússia então ele chega falar inclusive não empobrecimento da poesia da literatura angústias e ele reconhece nesse livro aqui ele faz uma crítica até dura e fala que naquele momento dos primeiros anos pós-revolução não é possível falar ainda na construção de uma cultura proletária ou de uma arte proletária porque tava se vivendo ainda não período de afirmação e não pegando muito muito frágil muito transitório da revolução então é muito
difícil afirmar a existência de uma cultura aproveitar esse e teve momentos em que eu prometi Cut ele foi considerado inclusive o inimigo contra-revolucionário também porque ele não tava vincular da política do Partido Comunista a gente precisa entender que no Planet Cut como se tratava de um grupo misto de artistas eles buscavam de alguma forma manter uma certa Independência guardar uma certa Independência em relação ao governo uma outra crítica que se fazia o prometi cuja é que eles ainda guardavam ainda estavam trazendo apresentando para a sociedade uma arte individualista e burguesa que não era adequada para
a coletividade em 1920 alguns artistas a discutir já estavam acusando o Partido Comunista de ter se tornado um aparelho burocrático que reunirá ali organizadores e diretores do aparelho governamental que viviam em tese uma vida de privilégios ou seja essa crítica da burocratização do estado ela já vinha de longa data né a gente tá falando aqui de 1920 ou seja é bem mais antiga do que muita gente considera hoje e mesmo com essa confusão toda o construtivismo russo durou uma década inteirinha e tem grande expressão na arquitetura do país só que como tempo a gente vai
ver que isso vai começar a mudar a partir de 1921 com a nova política econômica a nep a gente vai ver que o construtivismo russo ele começa a ser criticado e paralelamente vai se construindo aí vai se organizando um novo grupo que aleph quer uma espécie de resistência de esquerda reunia e artistas fôrma listas futuristas consute o que adotaram um programa do produtivismo ou seja daquela arte bem utilitária então aqui se declara realmente o fim da arte de cavalete daquela acha que representava a moral burguesa as elites e se adota uma arte voltada para máquina
para indústria uma arte facilitada a partir da grande possibilidade de reprodução dela a ideia que era transformar a fábrica no centro de pesquisa que estimulasse o trabalhadores Então a gente vai ver nesse período que vão ser formados muitos artistas e Engenheiros e a ideia que esse artista ele ele devia entender as exigências do tempo que ele tá vivendo e também as demandas da classe trabalhadora do campo e da cidade ele precisava pensar a obra de arte de acordo com a função dela a função que sobra tinha que ter na construção da vida social dessa nova
sociedade que tava se construindo e o que que restou dessa Vanguarda a pendurou aí é longo de uma década que foi tão importante primeiro a gente precisa frisar que a encomenda social dessa dessa arte não dizia respeito ao dirigente do partido ao estado ou alguma instituição E aí para vocês entenderem melhor isso próprio as pai que é conhecidíssimo pelos filmes que ele produziu dentro do construtivismo russo e dentro desse período de uma declaração dizendo acerca do encouraçado potemkin que foi um dos filmes de sucesso dele que a encomenda ela não vinha do gabinete do estúdio
de cinema e nem vinha de uma comissão do Estado essa demanda por esse filme Ela chegou nele através da própria formação dele é para através do próprio desenvolvimento dele como artista em meio ao processo revolucionário quem tava vendo ou seja a demanda por esse filme chega no haja sai através da própria vivência dele nesse processo revolucionário através eu acho que ele se alto constrói como artista parte dessa ideia de uma arte do proletariado em que o proletariado era participante da obra vai guardar algum prestígio anos mais tarde no chamado Realismo socialista principalmente no cinema e
no teatro na pintura a configuração vai ser um pouco mais diferente porque aí o realismo socialista ele adota um caráter Nacional bem mais pronunciado pelos construtivistas Russos aqui o artista ele devia ocupar um lugar ao lado do engenheiro e do cientista então o que você queria era associar a arte a ciência indústria e isso era visto como um sinal de criatividade nesses tempos o Alex Siri gigante foram conhecido artista e designer anarquistas dizia nós não queremos fazer projetos abstratos mas tomar problemas concretos como ponto de partida a ideia era de fato uma produção e na
ciência e na técnica os construtivistas eles repudiavam completamente as ideias de arte pela arte que privilegiava a estética desligada da pedagogia as questões Morais da própria funcionalidade das obras porque o que eles queriam era justamente privilegiar as características e manifestando essas características naturais dos materiais que estavam usando para confeccionar essas obras e interessante a gente pensar como é que se elaborava processo de criação desses artistas porque todo esse processo ali em cima da dialética os artistas partiam de uma ideia de totalidade essa ideia de totalidade aqui no caso era baseada no uso social na função
social Dessa arte e na escolha dos materiais com de uns que esses artistas faziam para construção das obras então eles articulavam aqui a junção da forma e do conteúdo e a ideia era justamente uniforme conteúdo na construção de algo novo que era a transformação das a matéria respeitando a propensão natural dela ao mesmo tempo eles também queriam construir uma unidade entre a arte EA sociedade e isso vai ficar muito Claro no papel profissionalizante desses artistas como eles executavam a profissão deles na sociedade o tackling por exemplo que era um artista muito conhecido ele ensinava na
fabricação do metal da Madeira das cerâmicas no Instituto dos sindicatos entre os projetos dele constar Inclusive a fabricação de roupas funcionais para operários o rostinho que é conhecidíssimo pelos cartazes deles de fotomontagem ele trabalhava com tipografia trabalhava com os cartazes de rua mas trabalhava também com mobiliário com ilustração para revistas trabalhou com fotografia e trabalhou com o cinema o eu disse que trabalhou na arquitetura trabalhou com design de interior trabalhou com produção de mobiliário trabalhou com é de revistas ou seja esses artistas eles eram multifacetados porque a ser a ideia é essa é a concepção
de ser artista dentro do construtivismo russo o construtivismo ele queria mostrar para a sociedade a evolução do processo artístico por isso normalmente cidade vistas eles começavam trabalhando sobre uma superfície plana que ia evoluindo para a tridimensionalidade Inclusive tem kobra genial que foi concedida Acho que pelo eu e se diz que mesmo se não for eu vou colocar aí na legenda em que ele projetou e eu tive a oportunidade de ver no exposição a maquete dessa dessa projeção um prédio em espiral que ia brigar o centro de propaganda departamento de propaganda da União Soviética ou seja
importantíssimo e que essa inaugurado no aniversário do aniversário da evolução e esse centro era algo mirabolante vocês imagina uma pirâmide o formato piramidal em forma de espiral eu tinha vários esses cada andar era e Ação departamento e esses desejos eles deveriam girar em sentido inverso um horário e um anti-horário ou seja era uma loucura e era um prédio de vários andares infelizmente esse projeto ele ficou inacabado por falta de verba que era um dos problemas que impedir esses artistas de realizar essas obras fantásticas bom e com dente isso tudo começou a virar um problema bom
primeiro com a substituição que foi sendo feito aos poucos do construtivismo russo para o realismo socialista depois a gente vai ter a morte precoce do lênin em 1924 e em seguida morte do Lula Shark em 1933 que era não vamos esquecer o grande apoiador do construtivismo russo quando ele morreu iniciou um amplo debate então sobre o que seria feito do corpo do Leme sobre aquela proposta de embalsamar o corpo do neni Como você sabe esse corpo ele tá lá até hoje naquele mausoléu lá na praça vermelha aberto para visitação EA visitação é gratuita a krupskaia
que era a esposa do nele era contra o embalsamento do corpo inclusive escreveu uma nota que foi publicada no parada onde onde ela dizia que o Legal seria preservar as ideias do Lenny e não corpo dele os artistas da efe que é aquela nova organização que reunião construtivo e turistas enfim esses artistas eles adotaram uma posição semelhante ao da krupskaia inclusive o marcovski Ele publicou na revista Daleste um editorial declarando que ele era completamente contra a popularização de objetos do Lenny de reprodução de imagens assim sem sem cessar dulene denunciando que isso configuraria ao longo
do tempo um culto a pessoa durante Então as causas que ele defendia Então tava nascendo ali essa discussão que vai ocupar um lugar central daqui para frente na arte russa e não só na arte russa que seria do Realismo heróico que foi considerado pelos artistas Daleste como retrocesso os legistas eles criticavam esse Realismo heróico dizendo que que essa sacralização contemplativa EA comercialização indiscriminada desses objetos de culto que tomavam um fetichismo pré-revolucionário que os construir eu tava Maria duras penas tentando abandonar ao mesmo tempo esses artistas afirmavam que a arte revolucionária ela precisava ultrapassar contemplação e
se afirmar definitivamente assumir ações concretas na prática social ou seja uma arte que homenageará se o Lenin não podia tomar arte contemplativa tinha que ser uma arte que se construísse a partir das ideias lembrem das obras dele então esses artistas eles denunciavam os usos pelas massas desses objetos de liturgia é que eram cheios de simbologia mas que eram vazios em termos de prática social só que cobrem tudo é tão Evidente tão determinado como a gente bem sabe foi um artista da efe o rosto sempre inclusive quem propôs o tal do tanto do lendo eu canto
do Leme nada mais era do que um cantinho dedicada o Lenny nas repartições públicas e esse cantinho ele devia contar com uma imagem do Lenny funk para romper com essa ideia de arte litúrgica contemplativa que não tinha nada de prática social o rothco ele procurou em uma coisa nova o rostinho que vai propor uma atividade interativa ele vai propor que em cada Cantinho do Lenny seja colocado também um folheto explicativo dividido em fascículos Contendo a obra do Leme e a biografia dele Além disso rotina e também proposto o clube de trabalhadores que era um espaço
precisa trabalhadores poderão estudar a obra do neném e a vida dele então gente quando a gente fala em culto à personalidade e a gente fala em imagens em liturgia é preciso que a gente pensa também que isso não é tão simples assim não custa lembrar que num país de tradição Ortodoxa como era o caso da Rússia era muito fácil restabelecer alguma forma de saco o ticket urgia de personagens históricos basta a gente lembrar dos santinhos do reino que circularam logo depois da morte dele na Rússia e que eram vendidos em bancas e feiras de rua
esse é um tema que eu juro super interessante e super importante porque ele tá mostrando pra gente que se a gente quiser problematiza a questão do culto da personalidade na União Soviética Então a gente vai ter que voltar no tempo mesmo e quando eu falo e voltar no tempo mesmo eu tô falando e voltar no tempo para muito antes desse cara aqui porque hoje em dia parece que o culto à personalidade surgiu com esse cara e não é verdade se a gente quiser compreender levar a sério esse debate sobre culto à personalidade Então a gente
vai ter que voltar os olhos lá para o império czarista porque aí sim a gente vai ter ao longo do tempo material suficiente para analisar como é que esse fenômeno foi sendo construído ao longo do tempo mais uma coisa já possa afirmar esse fenômeno o fruto do gênio diabólico de um único homem isso com certeza não o culto à personalidade é fruto de uma tradição Nacional mas também é fruto entre outras coisas do espírito de um tempo usar gás se a gente quiser realizar a expressão dos alemães aí do Rei Eu para definir um pouco
como é que se construíram essas coisas então é isso camaradas eu sei que esse vídeo ele ficou um pouco longo mas é um assunto complexo aí que tem um recorte de tempo razoavelmente grande então fica bem difícil de resumir em poucos minutos eu espero que vocês tenham gostado do vídeo que tenho aprendido alguma coisa com eles que ele tenha sido útil para vocês e se gostaram não esqueça deixa o like comenta com partilha o céu seguintes 1