Estudo em Apocalipse Capitulo 20 Versos 1-15

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Joe
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vamos abrir a palavra de Deus pro nosso estudo em Apocalipse Capítulo 20 então vi descer do céu um anjo tinha na mão uma chave do abismo e uma grande corrente ele segurou o dragão a antiga serpente que é o diabo Satanás e o prendeu por 1000 anos lançou no abismo fechou e pôs selo sobre ele para que não mais enganasse as nações até se completarem os 1000 anos depois disto é necessário que ele seja solto pouco tempo vi também Tronos e neste sentaram-se aqueles aos Quais foi dada a autoridade de julgar vi ainda as almas
dos decapitados por causa do testemunho de Jesus bem como por causa da palavra de Deus tantos quantos não adoram uma besta ou não adoraram a besta nem tampouco a sua imagem e não receberam a marca na Fronte e na mão e viveram e reinaram com Cristo durante 1000 anos os restantes dos Mortos não reviveram até que se completassem os 1000 anos Esta é a primeira ressurreição bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição sobre esses a segunda morte não tem autoridade pelo contrário serão serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão
com eles Os 1 anos quando porém se completarem os 1 anos Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra Gog e magog a fim de reuni-las para peleja o número dessas é como a areia do mar marcharam então pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos Santos e a cidade querida desceu porém Fogo do Céu e os consumiu o diabo sedutor deles foi lançado para dentro do Lago de fogo e enxofre onde já se encontram não só a Besta como também o falso profeta
e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta de cuja presença fugiram a terra e o céu e não se achou lugar para eles vi também os mortos os grandes e os pequenos postos em pé diante o trono Então se abriram livros ainda outro livro o livro da vida foi aberto e os mortos foram julgados segundo as suas obras conforme o que se achava escrito nos livros deu mar os mortos que nele estavam a morte o Além entregaram os mortos que neles
havia e foram julgados um por um segundo as suas obras então a morte e o inferno foram lançados para dentro do Lago de fogo Esta é a segunda morte o lago de fogo e se alguém não foi achado inscrito no livro da vida esse foi lançado para dentro do Lago de fogo meus irmãos Este é o capítulo mais polêmico do livro de Apocalipse talvez é o texto bíblico que mais divide a opinião dos Evangélicos ao longo dos séculos não há consenso entre os evangélicos a respeito da interpretação desse texto os pré-milenismo relatado neste capítulo sucede
cronologicamente a segunda vinda relatada no capítulo 19 já os amilenistas creem que o capítulo 20 não é sucessão cron lógica do capítulo 19 Ou seja que o capítulo 20 ou seja o milênio não é uma sucessão cronológica do registro da segunda vinda do capítulo 19 pelo contrário o capítulo 20 é a última sessão paralela das sete sessões e que assim o capítulo 20 reinicia com a primeira dispensação cobrindo todo o período entre primeira e segunda vinda de Cristo se vocês notarem o capítulo 19 conforme estudamos quarta-feira passada nos leva ao final da história ao dia
do juízo conforme os registros dos versos 19 a 21 mas Apocalipse 20 retorna ao começo da dispensação atual assim a conexão entre os Capítulos 19 é semelhante à é semelhante à conexão dos Capítulos 11 e 12 se vocês estão bem lembrados o capítulo 11 de Apocalipse termina a terceira sessão paralela com o relato do juízo final e o capítulo 12 que é o começo da quarta sessão paralela abre com a primeira vinda de Jesus com o nascimento a vida a morte a ressurreição A Ascensão e a coroação de Jesus Cristo daí nós não podemos interpretar
o livro de Apocalipse numa linha linear cronológica mas o livro de Apocalipse traz para nós sessões imagens cenas semelhantes paralelas que são colocad lado a lado uma da outra de tal maneira que Cada sessão dessas sete que mencionamos registram os mesmos fatos sob ângulos diferentes perspectivas diferentes de tal maneira que o capítulo 19 encerra com a segunda vinda e o juízo final e o capítulo 20 abre não com um fato posterior à segunda vinda e ao juízo mas como um fato que retrocede a primeira vinda de Cristo desta maneira o nosso entendimento é que o
milênio aqui não sucede a segunda vinda mas antecede a segunda vinda se vocês notarem o capítulo 12 do livro de Apocalipse introduz os cinco inimigos que atacam a igreja o dragão a besta que surge do mar o anticristo a besta que surge da terra o falso profeta a grande Meretriz ou a grande Babilônia ou o sistema religioso econômico e político nas mãos do inimigo e finalmente aqueles que foram selados pela besta ou seja os ímpios o que vai acontecer agora desde a sexta sessão paralela é a queda desses inimigos em ordem inversa cai a Babilônia
cai o anticristo cai o falso profeta e como dragão é a figura Central que está por trás dos outros Inimigos da igreja o apóstolo João reserva esta última sessão o ápice do livro Apoteose do livro para descrever a queda do dragão e assim então consumando a vitória de Deus sobre os seus inimigos é claro que uma interpretação do milênio como 1000 anos literais aqui na terra depois a segunda vinda num re de Cristo com a sua igreja glorificada aqui no mundo convivendo com os ímpios enfrenta dificuldades hermeneuticamente Quase que intransponíveis eu vou levantar algumas delas
a primeira coisa que nós temos que entender é que não há nenhuma base tanto nos Evangelhos quanto nas epístolas de Paulo ou nas epístolas Gerais nem por insinuação qualquer base para se acreditar num Milênio terreno político de Cristo reinando fisicamente terrenal aqui com a sua igreja glorificada na terra você não encontra nenhuma base disso nem nos evangelos nem nas epístolas de Paulo nem nas epístolas de Pedro ou de João ou de Judas segundo o milênio fala de um reinado físico de um Reinado de Cristo presente fisicamente neste mundo quando na verdade o próprio Cristo afirmou
que o reino dele não é deste mundo não é um reino político ao contrário é um reino espiritual o próprio Paulo diz que o reino de Deus consiste não em palavras mas em poder não em comida e bebida mas em alegria em poder do Espírito Santo Portanto o reino de Deus é sempre um reino espiritual e não físico na terra ele não tem fronteiras geográficas terceiro aspecto a ideia do milênio na terra conforme a pregação mormente dos dispensacionalistas defende a tese de que quando Cristo reinar aqui vai ser um tempo especial dos judeus que o
centro político Deste Reino vai ser a cidade de Jerusalém e que o templo vai ser reedificada e reconstruído no Monte Sião e que Cristo vai governar a sua igreja a partir de Jerusalém e então Neste período vai ser o tempo da Ascensão política de Israel como um povo distinto e separado da igreja no tempo e na eternidade isso levanta um problema sério porque reintroduz aquela distinção entre os judeus e gentios que já foi abolida Na verdade o Senhor Jesus só tem uma igreja uma noiva e ela é composta de judeus e gentios não há separação
aos olhos de Deus para gentios e judeus nem na história e nem na eternidade porque a igreja é Una e ela é formada de judeus e gentios outra coisa a crença num Milênio terreno político de Cristo aqui na terra com a igreja necessariamente precisa afirmar a ideia de pelo menos duas ressurreições uma ressurreição se se É dispensacionalista tem que se crer em três ressurreições uma no arrebatamento secreto outra na segunda vida visível e outra dos ímpios no final do milênio se se é pré milenista histórico precisa se crer pelo menos em duas ressurreições ou seja
uma na segunda vinda de Cristo e outra dos ímpios no final do milênio Mas esta ideia de ressurreições não encontra base nas escrituras no ensino geral das escrituras o que a Bíblia ensina claramente é que a ressurreição é um fato único que vai acontecer depois da volta de Jesus e que vão ressuscitar tanto os crentes quanto os ímpios uns pra ressurreição da vida outros pra ressurreição do juízo e esta ressurreição de um e de outro de crentes e de ímpios é com concomitante no grande dia o dia de Deus o último dia o dia da
segunda vinda de Cristo ainda mais a ideia de um Milênio cria a grande dificuldade quase que intransponível dificuldade da convivência de Cristo glorificado e da igreja glorificada convivendo com homens não apenas não glorificados mas homens não regenerados como entender isso se a visão que João teve do Cristo da Glória lá em Apocalipse primeiro foi tão majestosa foi tão gloriosa foi tão cheia de esplendor que quando João Viu Jesus Ele caiu como morto como conceber a ideia deste Cristo da Glória da igreja glorificada que já vai receber um corpo semelhante ao corpo da Glória de Cristo
e ao mesmo tempo estar convivendo com a sociedade de homens não regenerados tratando de negócios cuidando de economia e de política e de coisas pertinentes e atinentes ao mundo do aqui do agora crer nisso certamente seria a um anticlímax um anticlímax como conciliar por exemplo a ideia de que no segundo no capítulo 19 quando Jesus Cristo volta ele volta exatamente para desbaratar os exércitos confederados que se aliam sobre a liderança do anticristo reunindo as nações e os reis da Terra para guerrear contra Cristo e Jesus Cristo vem e lança o anticristo falso profeta no Lago
do fogo e desbarata os seus exércitos como entender agora que depois de uma vitória absoluta final e arrasadora ainda existe uma out outra guerra 1000 anos depois com todas as nações que João chega a descrever que são como as areias do mar que conspiram contra Cristo depois de 1000 anos de reinado sobre Cristo desta maneira uma ideia de um Milênio na terra esbarra com outra dificuldade é que você vai ver que Jesus Cristo volta segundo a visão prista Jesus Cristo volta tem um um Reinado de 1 an na terra e só depois de 1000 anos
é que vai acontecer o juízo final mas o registro geral das escrituras é que quando Jesus Cristo volta imediatamente se instala o juízo final é isso que a Bíblia nos informa lá no livro no evangelho de Mateus capítulo 25 verso 31 quando diz assim quando vier o filho do homem na Sua Majestade e todos os anjos com ele Então se assentará no trono da sua glória e todas as nações serão Reunidas em sua presença e ele separará uns dos outros com o pastor separa dos cabritos as ovelhas ou seja à luz do novo testamento o
juízo final não é depois de 1000 anos o juízo final é imediatamente depois da segunda vinda de Cristo feito esta introdução eu chamo a sua atenção para nós nos determos no texto lido e nós olharmos aqui quatro cenas distintas neste capítulo a primeira cena é a cena da prisão de satanás Versículos 1 A TR a prisão de satanás o que na verdade significa prisão de satanás se você notar lá no capítulo 9 já falou do poço do Abismo Esse poço do Abismo tem uma tampa essa tampa pode ser aberta essa tampa pode ser fechada essa
tampa pode ser selada você vai descobrir que agora João vê um anjo que desce do céu com a chave na mão e com a grande corrente e diz que este anjo prendeu a Satanás o acorrentou por 1000 anos que fechou o abismo até se completar os 1000 anos e agora nós temos que perguntar se isso é literal ou se iso é simbólico primeiro nós temos que entender que Satanás o diabo o dragão a serpente é um espírito e é muito difícil entender física e literalmente um espírito sendo preso numa corrente portanto a figura até pela
lógica e pelo bom senso precisa ser interpretado como um símbolo e não como um literalismo e a pergunta é o que significa prender Satanás acorrentar Satanás significa que ele tá amarrado no sentido literal com a corrente O que significa ele está debaixo de Chaves trancado nós temos que entender que o significado disso é que quando se fala em chave em prisão nesse sentido aqui significa que o seu poder e a sua autoridade foram restringidos e limitados limitados precisamos entender o que esse texto não quer dizer não quer dizer de forma nenhuma que Satanás está inativo
que ele está fora de cena não é isso que o texto quer dizer porque você vai perceber que o propósito é para que ele não enganasse as nações enganasse em que sentido O certo é que Satanás está limitado em seu poder restringida em seu poder Lutero dizia que Satanás é um cão na coleira de Deus Ele só pode ir até onde Deus dá liberdade para ele ir se você ler no capítulo 12 onde descreve a luta do Dragão o dragão foi expulso do céu ele é um inimigo limitado em poder em tempo em autoridade e
essa é exatamente a mensagem deste texto agora o que significa então que Satanás foi acorrentado e preso e selado no abismo para não mais enganar as nações o que isso representa para nós Deixa Eu Dizer para vocês a prisão de satanás tem a ver com a primeira vinda de Cristo e não com a segunda vinda de Cristo a prisão de satanás tem a ver com a primeira vinda de Cristo e não com a segunda vinda a segunda vinda de Cristo tem a ver com o lançamento dele no Lago do fogo a prisão dele está a
primeira vinda se não vejamos você aprende na interpretação bíblica que um texto Claro um texto obscuro precisa ser interpretado à luz de um texto Claro onde é que a Bíblia fala da prisão de satanás a Bíblia fala sobre esse assunto em Mateus 12 Versículo 29 Como pode alguém entrar na casa do Valente e roubar-lhe os bens e primeiro amarrá-lo então lhe saquear a casa ou seja o diabo tem uma casa dentro dessa casa ele tem bens esta casa não pode ser saqueada sem que primeiro ele seja amarrado Que bem são esses são as vidas que
Valente é esse é o diabo como é que as pessoas podem ser arrancadas das suas mãos no momento em que ele é amarrado no momento em que seu poder é restringido então o que que o senhor Jesus Cristo veio fez ele amarrou o valente saqueou a sua casa ou seja agora as pessoas são a arrancadas da potestade de satanás são tiradas do reino das Trevas para o reino da Luz É nesse contexto que Lucas 10 17 18 diz então regressaram os 70 possuídos de alegria dizendo senhor os próprios demônios se no submetem pelo teu nome
mas ele lhes disse eu via Satanás caindo do céu como relâmpago o amarramento de satanás está ligado a que ele não pode mais enganar as nações e de que maneira que ele não pode mais enganar as nações em que s ele não pode mais enganar as nações É no sentido de que agora este evangelho que estava limitado aos judeus agora se espalha para todas as nações e Satanás não pode mais impedir nem destruir a igreja e nem impedir que os eleitos de Deus sejam chamados eficazmente de todas as nações e nesse sentido é que você
percebe que a medida que o evangelho avança se vê a queda dele é desta maneira que João 12:31 e 32 diz chegou o momento de ser julgado este mundo e agora o seu príncipe será expulso e eu quando for levantar da terra atrairei todos a mim mesmo na medida em que ele é limitado Então as pessoas os eleitos de Deus são atraídos para o senhor de tal maneira que Lucas que João Paulo diz em Colossenses 2:15 que Jesus Cristo despojou os principados e as potestades publicamente os exposis ao desprezo triunfando deles na cruz a limitação
a prisão a derrota de satanás temha a ver com a cruz com com o sacrifício de Cristo que impediu com que ele pudesse agora impedir que os eleitos fossem chamados de todas as nações se você notar a expulsão de satanás do céu no capítulo 12 é um texto paralelo com a prisão de satanás no capítulo 20 e exatamente a expulsão de Satan está ligado com a coroação de Cristo com a proclamação do evangelho e não com a segunda vinda de Cristo desta forma queridos irmãos nós precisamos entender estas duas coisas primeiro a prisão de satanás
é uma questão não literal mas simbólica é limitação de poder para não enganar as nações e no sentido de que ele não pode impedir que universalmente os eleitos de Deus sejam chamados agora o que que esse t quer nos informar com o pouco tempo de satanás Depois desses 1000 anos Diz aí Versículo 3 depois disso é necessário que ele seja solto pouco tempo que pouco tempo é esse Em que sentido hoje ele está preso limitada em seu poder e em que sentido por pouco tempo o seu poder não vai estar mais tão restringido esse pouco
tempo de satanás é concomitante ou é paralelo com a grande tribulação com o reinado do anticristo com a apostasia vai ser esse tempo do fim onde por permissão Divina o poder do mal vai estar tão forte tão intenso tão Universal que o Senhor Jesus Cristo disse que se esse tempo não fosse abreviado as pessoas não suportariam vai ser um tempo de perseguição Universal vai ser o momento da grande tribulação da grande apostasia do do homem da iniquidade o pouco tempo de satanás e esses 1000 anos esses 1000 anos não são literais esses 1000 anos como
todo o livro de Apocalipse é um livro altamente simbológica como os números conforme vimos nesse livro também são simbólicos desde 3 anos e meio desde os 144.000 desde as duas testemunhas também esse período de 1000 anos também é um número simbólico é o número completo 10 mulado por 3 que representa um tempo completo Este é o tempo que vai da primeira vinda à segunda vinda é o período total da igreja é o período em que Satanás está limitado no sentido não de agir no mundo mas no sentido de que ele não pode impedir que nenhum
dos eleitos porque em Cristo morreu sejam alcançados pela salvação porque está escrito lá no no capítulo 59 que o cordeiro foi morto para comprar para Deus aqueles que procedem de toda tribo povo língua e Nação E logo depois você vai perceber no capítulo 6 e 7 que esses que foram comprados estão na glória cantando celebrando o cordeiro Ou seja a obra de Deus não é uma obra frustrada não é uma obra fracassada não é uma obra derrotada o projeto de Deus é um projeto vitorioso por isso Paulo diz em romanos 8:30 aos que Deus predestinou
a esses Deus também chamou aos que Deus chamou a esses Deus também justificou e aos que Deus justificou a esses Deus também glorificou o projeto de Deus é vitorioso e Satanás não pode frustrar esse projeto porque a Bíblia diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Deus vamos à segunda cena a segunda cena deste livro o capítulo Versículos 4 a 6 é o reinado dos dos Santos com cristo no céu veja você que logo no verso 4ro ele diz vi também Tronos e nestes sentaram-se aqueles aos Quais foi dado autoridade de
julgar vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus bem como por causa da palavra de Deus tantos quantos não adoraram a besta nem tão pouca a sua imagem e não receberam a marca na Fronte e na mão E viveram e reinaram com Cristo durante 1000 anos a pergunta é onde este reinado está acontecendo na terra ou no céu na Perspectiva pré-milenismo aparece no Novo Testamento 67 vezes 47 das quais só no livro de Apocalipse das 47 vezes que a palavra trono aparece no livro de Apocalipse todas as vezes exceto três os
Tronos estão no céu e não na terra e as três vezes que o trono está na estão os Tronos estão na terra a primeira vez Apocalipse Capítulo 2 verso 13 é o trono de satanás a segunda vez Apocalipse 13:2 é o trono do dragão e a terceira vez e última vez 1610 é o trono da besta sempre que fala de trono na terra não é O Trono de Deus todas as vezes que o livro fala de trono 44 vezes esse trono está no céu portanto esses Tronos aqui são Tronos que estão no céu e não
na terra segunda con João está vendo quê ele está vendo almas não corpos portanto esse reinado não pode ser na terra é no céu não diz o texto que ele está vendo corpos que ele está vendo vidas ele está vendo Almas então nós temos que entender outra coisa esse Reinado de fato não pode ser na terra estas almas aqui são as mesmas descritas lá no capítulo 6 verso 9 As almas que estão debaixo do altar clamando as almas reinam durante este período que vai da morte à ressurreição este período a gente chama em Teologia de
período intermediário nós não cremos nem no aniquilamento e nem no sono da Alma nós não cremos nisso o Que Nós cremos e o que a Bíblia diz é que quando uma pessoa morre a o seu espírito diz Hebreus Capítulo 12 verso 23 é imediatamente aperfeiçoado para entrar na glória o Que Nós cremos que quando uma pessoa morre ela vai habitar com Cristo que é incomparavelmente melhor o Que Nós cremos é que morrer pro Cristão é deixar o corpo e habitar com o senhor então a alma do crente entra no céu e esta alma tem vida
independente do corpo e ela está reinando com cristo no céu até o dia da volta de Jesus da Ressurreição do corpo quando esta alma glorificada se unirá este corpo glorificado E então com corpo e alma glorificados veremos ao Senhor Face a Face segundo apocalipses 22 verso 3 Mas você nota então que este reinado é o reinado das Almas então não pode ser na terra tem que ser no céu mas ainda você vai notar que estas almas estão reinando com Cristo estão reinando com Cristo e viveram e reinaram com Cristo durante 1000 anos e a pergunta
é onde está Cristo agora está no céu a destra de Deus o trono governando reinando e aqueles que morrem no senhor também vão pro céu e estão com Cristo reinando com ele participando da sua glória daí queridos nós estamos claramente entendendo nesse texto que não pode ser um reino milenar na Terra é um reino espiritual a pergunta que você tem que fazer ainda qual é a missão daqueles que estão reinando com Cristo veja o verso 4 porque o texto diz no verso 4 vi também Tronos e nestes sentaram-se aqueles aos Quais foi dada a autoridade
de julgar é maravilhoso isso porque os crentes não apenas vão pro céu mas eles se assentam no trono e a Bíblia diz que os crentes vão julgar vão julgar quem primeiro vão julgar as 12 tribos de Israel Mateus 19:28 segundo os crentes vão julgar o mundo primeiro Coríntios 6:2 terceiro os crentes vão julgar os próprios anjos primeiro Coríntios 6:2 então então a posição do crente é de correg com Cristo ele não apenas está na glória ele está no trono reinando com Cristo essa é a nossa gloriosa missão Os crentes estão no Monte Sião com Cristo
Os crentes estão cantando diante do trono e os crentes verão a Cristo Face a Face se eles estão reinando com Cristo significa que eles estão participando da Glória de Cristo e daí queridos irmãos estão celebrando as vitórias de Cristo quem são esses que estão lá diz o texto aqui os Mártires e todos aqueles que não receberam a marca da besta nós quando estudamos Apocalipse 13 e entendemos a luz do contexto bíblico que nós não podemos restringir a figura do anticristo a apenas o anticristo escatológico toda a força hostil a Cristo ao longo da história encarnou
a figura do anticristo e desta forma Todas aquelas pessoas que mantiveram-se fiéis a Cristo e morreram na sua fé são esses que agora estão reinando com Cristo Neste período que vai da primeira à segunda vinda de Cristo Mas agora nós temos uma outra dificuldade que precisamos resolver no texto Versículo 5 e 6 o que que esse texto quer dizer para nós da primeira ressurreição e da segunda ressurreição os restantes dos Mortos não reviveram até que se completasse os 1000 anos Esta é a primeira ressurreição bem-aventurado e Santa aquele que tem parte na primeira ressurreição sobre
esse a segunda morte não tem autoridade pelo contrário serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os 1000 anos vamos entender a primeira ressurreição é uma ressurreição espiritual e não física a Bíblia diz que quando uma pessoa é regenerada é convertida que isto é uma ressurreição quando você recebe a Cristo você morre e cita para uma nova vida foi por isso que Jesus disse todo aquele que vive E crê em mim não morrerá eternamente ainda que morra viverá a palavra de Deus vai nos informar que no momento em que você crê em
Jesus você passou da morte para a vida é uma ressurreição espiritual Então quando você recebeu a Cristo Você ressuscitou você estava morto e reviveu ele nos deu vida estando nós mortos nos nossos delitos e pecados ele nos vivificou juntamente com Cristo diz a bíblia então se você já Creu no senhor Jesus você já passou pela primeira ressurreição você é bem-aventurado e se você já Creu no Senhor Jesus Cristo e passou pela primeira ressurreição que é a Regeneração a segunda morte não pode mais pegar você por quê O que é a segunda morte é a condenação
eterna aqueles que creem no Senhor Jesus não podem ser condenados eternamente a segunda morte é a morte eterna e quem foi convertido quem recebeu a Cristo nunca poderá ser condenado Então vamos entender quem morre uma vez morte física Crendo no Senhor Jesus ressuscita-me vezes ou seja espiritualmente e fisicamente ressuscita uma vez só é a ressurreição corporal pro juízo tá claro se Você ressuscitou duas vezes você só pode morrer uma morte física e às vezes nenhuma porque Se Jesus voltar e você tiver vivo você não morre nenhuma vez mas aí tem uma ressurreição só e aí
é o outro é transformação porque a Bíblia diz que Se Jesus voltar os que estiverem vivos serão transformados e Arrebatados para encontrar o senhor Jesus nos ares Se Jesus voltar e nós esmos mortos o nosso espírito vai já estar reinando ele e quando ele voltar o nosso espírito volta ele e o corpo ressuscita e encontra com esse espírito glorificado nas nuvens e assim nós estaremos para sempre com o senhor D tal maneira que aqueles que ressuscitaram a primeira vez espiritualmente foram convertidos eles são bem-aventurados porque eles não experimentarão a segunda morte Vamos à Terceira cena
deste texto versículo 7 a 10 7 a 10 é a derrota final de satanás entenda por favor isso quando porém se completarem os 1000 anos Satanás será solto de sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra Gog magog a fim de reuni-las para peleja o número dessas é com a areia do mar marcharam então pela superfície da terra e iaram o acampamento Santos e a cidade querida desceu porém Fogo do Céu e os consumiu o diabo sedutor deles foi lançado para dentro do Lago de fogo enxofre onde já
se encontram não só a Besta como também o falso profeta serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos vamos entender essa batalha aqui é outra batalha que aquela já descrita lá no Capítulo 16 e também no capítulo 19 são batalhas distintas ou é a mesma batalha esta batalha é outra batalha além da batalha do armagedon preste atenção volte aí a sua bíblia por favor no Capítulo 16 Versículo 14 porque eles são espíritos de demônios operadores de sinais e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-las para a peleja
do grande dia do Deus todo-poderoso esta é a grande peleja você percebe você percebe no Versículo 16 Então os ajuntaram no lugar em que hebraico se chama Armagedom logo depois se você notar isso você está dentro do contexto das sete taças da Ira de Deus então são os flagelos finais da Ira de Deus a consumação da cólera de Deus é a derrota final dos Inimigos de Deus mas no capítulo 19 Versículo 19 a 21 há uma outra batalha que não é outra é a mesma só que Apocalipse está escrevendo as mesmas coisas por cenas diferentes
Olha aí Versículo 19 19 19 via besta e os reis da Terra com seus exércitos congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército mas a besta foi aprisionada e com ela o falso profeta e logo no final você vai ver que os dois foram lançados vivos dentro do Lago do fogo que arde com enxofre os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo e todas as aves se fartaram de suas carnes Então você percebe que o Armagedon E esta outra batalha
aqui são batalhas universais é A Grande Batalha do Deus todo-poderoso logo em seguida você vai ver no capítulo 20 que esta batalha é uma batalha também Universal porque vem seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra com os número com a areia do mar Então embora registrada em cenas diferentes estão se referindo à mesma batalha a mesma verdade não são batalhas diferentes a mesma Batalha A Batalha Final de tal maneira que embora o livro de Apocalipse registre a queda da Babilônia no capítulo 17 18 a queda do anticristo e do falso profeta no
capítulo 19 a queda do Dragão de satanás no capítulo 20 estas quedas acontecem ao mesmo tempo exatamente quando Jesus Volta aparece em quadros diferentes mas no mesmo tempo porque estas cenas estão em seções paralelas Quando Jesus Voltar ele vai matar ou vai destruir o anticristo com o sopro da sua boca ele vai derrotar Satanás ele vai derrotar a Meretriz ele vai derrotar os inimigos esta Vitória vai ser completa final e total de todos os inimigos de Deus ao mesmo tempo isso é importante entender se você perceber eh Por que que ele usa gogmagog porque Gog
magog lá em Ezequiel 38 e 39 é a Batalha Final contra o povo de Deus por que que esses inimigos são numerosos mas ao mesmo tempo que são numerosos eles são Derrotados para nos ensinar duas coisas primeiro para corrigir o otimismo irreal dos pós-milenismo corigir o pessimismo do entio não importa a fúria do inimigo a quantidade dos inimigos a Bíblia diz que eles vão ser derrotados implacavelmente repentinamente não com armas mas pela manifestação da Glória do filho de Deus agora já podemos entrar pra última cena Versículos 11 a 15 a última cena é a cena
do juízo final e diz o texto vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta de cuja fugiram a terra e o céu e não se achou lugar para eles Quem é esse que está sentado no trono aqui para julgar quem é o juiz é o próprio Jesus Deus já estabeleceu um dia já determinou um varão e este é Jesus e é maravilhoso entender queridos que aquele que ao longo dessa dispensação da Graça se ofereceu como advogado aqueles que o recusaram como advogado vão ter que encará-lo e enfrentá-lo como juiz ele vai se
assentar no trono e esta cena é umaa é uma cena tão solene tão tremenda que a Bíblia diz que a natureza vai fugir se você ler o registro do juízo no capítulo 6 a cena lá é tremenda é tremenda porque você percebe o universo se encolhendo universo como se tivesse sem sem colunas o universo que começa a desabar e os homens desesperados e eles estão desesperados não é porque o universo está querendo cair na cabeça deles não e eles estão desesperados tentando esconder mas não é do universo não estão tentando esconder da presença de Deus
que está no trono é da presença deste juiz que fogem as Ilhas que fogem os céus que fogem a terra que tentam fugir os homens mas ninguém pode escapar diante daquele que está no trono e diz o texto que os mortos começam a ressurgir os grandes Os Pequenos o mar começa a devolver os seus mortos ou seja não importa quando onde a pessoa morreu onde ela foi sepultada se não foi sepultada se foi queimada se foi incinerada se foi eh comida por feras não importa onde quando como os mortos vão ressurgir eles vão ressurgir e
temos que entender aqui que esta ressurreição é a ressurreição geral não é a ressurreição apenas dos ímpios não faz sentido você entender que só os ímpios estão ressuscitando e entrando no juízo final porque se fosse assim não teria o mínimo sentido o que está escrito no verso 15 também foi aberto o livro da vida e aqueles que não foram encontrados no livro da vida serão lançados no Lago do fogo ora esse texto não teria sentido se nesse juízo não estivessem também os crentes os salvos porque certamente foram encontrados muitos os eleitos no livro da vida
do cordeiro e os que foram encontrados no livro da vida do cordeiro esses não foram lançados no Lago do fogo mas esses entraram paraas bodas do cordeiro para celebrar com o cordeiro para sempre de tal maneira queridos que este este julgamento este juízo é o juízo Universal e ao mesmo tempo que Universal porque alcança a todos é absolutamente individual porque somos informados no verso 13 e foram julgar um por um um por um ele é individual também ninguém poderá escapar agora veja você que este julgamento além de Universal e de individual ele é justo justo
porque diz o texto que os livros são abertos e cada um é julgado segundo as suas obras se ninguém poderá ser julgado ou melhor se ninguém poderá ser justificado diante de Deus pelas obras as obras de tornam todos também indesculpáveis diante de Deus se vão ser julgados pelas obras as pessoas vão receber o que merecem é óbvio e ninguém pode entrar no céu por méritos porque a Bíblia diz que os nossos atos de Justiça Diante de Deus As Nossas obras de Justiça Os olhos de Deus são como trapo de imundícia pelas obras ninguém pode salvar-se
mas pelas obras os homens serão condenados porque receberão o que merecem e é por isso que o novo livro é aberto o livro da vida porque a salvação é questão de graça e ninguém entra no livro da vida porque é bom porque fez boas obras mas entra-se no livro da vida é inscrito no livro da vida todos aqueles que foram lavados no sangue do cordeiro aqueles que confessam o cordeiro aqueles que creem no Cordeiro aqueles que são salvos pelo Cordeiro então a salvação é de graça mas irmãos eu encerro eu encerro dizendo o seguinte que
o texto conclui que não apenas o diabo sedutor deles foi lançado para dentro do Lago do fogo mas diz a bíblia Versículo 14 que a morte e o inferno foram lançados para dentro do Lago do fogo a morte é o estado e o inferno é o lugar é o lugar de tormento Neste período intermediário entre a Morte e a ressurreição a partir de agora a morte e o rades e o inferno foram lançados no Lago do fogo ou seja a partir do juízo nunca mais nem no céu nem no Lago do Fogo pode existir mais
separação entre corpo e alma tantos remidos vão estar de corpo e alma para sempre reinando com Cristo como os que foram condenados estarão para sempre com corpo e alma sendo atormentados de dia e de noite por toda a eternidade e esse texto termina de modo muito solene que eles serão atormentados de dia e de noite para sempre não há universalismo aqui há salvos e perdidos não há aniquilamento ímpios aqui a condenação eterna assim como a bem-aventurança eterna e a minha conclusão é esta diante de uma cena tão dramática como do juízo e a Bíblia diz
que importa que todos nós compareçam perante o tribunal de Cristo para sermos julgados segundo As Nossas obras é só mais um pouquinho e nós estaremos lá a pergunta é estamos preparados para aquele grande dia poderemos comparecer diante dele fiado nas nossas obras nós que escapamos do juízos dos homens poderemos escapar do juízo de Deus e preste atenção você que o juízo final é diferente é diferente de todos os outros juízos daqui diferente porque naquele juízo haverá juiz mas não haverá jurados naquele tribunal haverá acusação mas não haverá defesa naquele tribunal haverá condenação mas não haverá
apelação o juízo final é a última instância não tem onde mais correr mas a Bíblia diz que a única maneira de você fugir deste dia da Ira e do juízo é você entregar sua vida para Jesus de você crer em Jesus porque a Bíblia diz em verdade em verdade eu vos digo quem ouve minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna não entra em juízo Mas passou da morte para a vida se você hoje crê no senhor Jesus você tem a garantia de que quando você chegar lá você vai só escutar
esta boa e doce palavra pode vim bendito do meu pai entra na posse do reino que está preparado para você desde a fundação do mundo que Deus nos ajude que Deus nos abençoe que Deus nos console que Deus nos encoraje a andar com ele e a proclamar este Evangelho da Salvação en Quanto é tempo emquanto é dia vamos orar ao Senhor
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