para um Historiador função a qual eu pertenço a ética naturalmente e a moral são históricas estou nesse momento examinando os manuais de Puericultura do fim do século XIX Vitoriano e eles são unânimes na Inglaterra vitoriana estou trabalhando com isso nesse momento em pesquisa nenhum pai deve abar ou beijar muito filho porque isso estraga a moral da criança os pais devem evitar colocar o filho no colo ou ouvir o seu apelo de choros ess são manuais de Puericultura vitorianos se você beijar e abraçar muito o seu filho você criará um súdito estragado para criar uma pessoa
com sólidos princípios ela tem que aprender que não é porque ela defecou que ela tem que ser essa ideia talvez Explique a Inglaterra contemporânea essa formação que deu origem a essa ideia Mas explica acima de tudo que o conhecimento inclusive alguns manuais publicados por médicos renomados Ingleses do fim do século X eram manuais frutos de um entendimento que nós consideramos superados da mesma forma por um impulso tanto moral quanto ético minha mãe acreditava que a educação incluía punição física e apanhamos bastante na infância éramos tratados como chantilly batendo cresce quanto mais bater mais cresce e
dessa forma era por querer o nosso bem futuro que nós apanhá para aprender a ter vergonha na cara numa famosa comédia que ironiza os filósofos O grego aristófanes fala de um pai que coloca o filho na escola de Filosofia e ao voltar o filho espanca o pai e o pai pergunta por quê porque aprendi a filosofar Mas por que você me bate por que você me batia pai quando eu era criança porque eu te amo e eu te amo desde a infância por isso que eu vou te bater eu também te amo e batia bastante
no pai era uma ironia sobre esse tipo de pensamento que aristófanes que acabou sendo acusado de ser um dos responsáveis pela morte e o julgamento de Sócrates aristófanes fazzi aos filósofos aos intelectuais em geral a todas as pessoas como nós aqui na frente que refletem e não apenas trabalham com o Real como algo dado então ética e moral são históricas já foi ético queimar Feiticeiras já foi moral queimar Feiticeiras não deixarás viver a feiticeira Lemos no Levítico punir os que erram Lemos nas obras de Misericórdia da igreja já foi ético fazer isso hoje a versão
disso é aquela posição a favor da pena de morte que diz quem preserva o lobo pune A Ovelha Essa é a versão atual do não deixarás viver a feiticeira são questões absolutamente históricas tudo em História des respeito a um valor que não existia em determinado momento passou a existir quando eu proponho essa leitura através do tempo quando eu coloco as coisas em distância temporal eu começa a perceber que os nossos valores são valores históricos O que é histórico nessa sala em primeiro lugar uma plateia onde há a presença maciça desejável e agradável de muitas mulheres
há 100 anos num encontro de farmácia não haveria nenhuma há 100 anos as Universidades inglesas poderiam aceitar alunas mulheres mas elas não teriam direito ao diploma há 100 anos ao fazer medicina algumas mulheres pioneiras faziam o curso de medicina aprendiam tudo e melhor que seus companheiros homens e ao final iam para casa porque não podiam ter diplomas nessa plateia onde há mulheres dado histórico existe também liberdade sária ou seja cada um se veste como quer 100 anos num encontro de profissionais todos estaríamos de terno e gravata hoje só o nosso Presidente elegante lado estão com
a cor amarela da da farmácia a cor em homenagem a cor da farmácia né Nós se perscrutar o auditório encontraremos que sá até um croque escondido no meio das pessoas sinto que sempre há alguém com um croque nã e no fundo essa pessoa é uma boa pessoa no funto ela é um ser humano normal né um cidadão brasileiro com direito à existência com tudo isso bem tudo isso são dados históricos que também dizem respeito a valores históricos que mudam como eu citei que eu apanhei no interior do Rio Grande do Sul na década de 60
E hoje há uma lei e há uma compreensão de que as crianças não podem ser punidos porque isso é é que a lei da palmada proíbe ao pai de impor ao filho limites físicos sempre afirmei que a única coisa que eu lamento como professor é ter sido aluno no momento que só os professores tinham razão e sou hoje professor no momento que só os alunos têm razão e eu nunca peguei um momento bom nessa história não peguei nenhum momento bom que que significa isso eu tenho que refletir que valores são acordos sociais e históricos dizer
o que é certo e errado Depende de um determinado valor de um determinado momento que estes valores são inseridos numa ordem simbólica cultural e histórica não são absolutos de que interpretar por exemplo que a lei do talião surgida no código de Gil Gam 1850 junto com hamurabi e seu código na epopée ggames no código de hamurabi que passa a Bíblia em 1850 antes da era comum e passa a Bíblia olho por olho dente por dente era um avanço moral porque estabelecia proporcionalidade entre O Delito e a pena antes a pena de morte para todos agora
se você roubar só perde a mão não é mais pena de morte era um avanço que esta lei referendada na Bíblia a partir do código potâmia de becaria Iluminista e jurista italiano do século XVII que acha que a pena deve ser pedagógica as pessoas devem aprender Ao serem punidas e não apenas serem punidas o princípio de becaria vai ser cada vez mais aplicado nas sociedades democráticas que a prisão é uma chance de Reeducação do infrator essa é uma ideia estranha a toda Idade Média a idade média não fazia distinção de doloso ou culposo Eu também
reconheço que a vítima não faz se um carro me atropela Independente de ser com intenção ou não o que vale aí é Newton e não o debate jurídico massa maior contra massa menor dessa forma eu entendo que punição valores são frutos de uma época o que não os torna ruins Já que a crença em algo produz essa realidade felicidade hoje é distinto do que era Felicidade há 200 anos casar e ser feliz é uma invenção a partir do romantismo e em debate até hoje mas a invenção foi a partir do Romantismo a concepção atual sobre
preguiça é a típica concepção capitalista na Idade Média não era preguiça mas ass sédia ou acídia e antes disso melancolia que era um pecado capital ser melancólico ou seja por Deus lhe deu a vida você tem que ser alegre a melancolia é um enfrentamento de Deus ass sídia ou assé é um pecado capital por falta eu deixo de fazer coisas boas preguiça passa a ser um pecado capital porque eu não produzo para a sociedade e finalmente o genro de Marx lafar e recentemente Dominico de ma falam do direito à preguiça e da criatividade do ós
ou seja passam a falar que ter uns momentos de preguiça é produtivo O valor está mudando eu não sei se vocês se dão conta para introduzir o relativismo histórico de que no passado alguém acreditou na Inglaterra do século XI de que deveria sair para combater nas Cruzadas e que isso era um valor especialmente a terceira cruzada liderada por um em inglês também e que isto movia toda a sociedade ir para as cruzadas er um valor e as pessoas acompanhavam Os Cavaleiros que iriam para o céu se morressem as jovens da Aldeia se despediam dos seus
nobres porque aquilo era um grande valor provavelmente nenhum inglês hoje iria para a cruzada nenhum inglês hoje diria vamos até a Síria combater os infiéis este valor passou só que os nossos valores atuais humanismo democracia liberdade de expressão feminismo direitos humanos são tão válidos e bons como um dia foram as cruzadas ou a crença no além os valores que eu compartilho de que é uma violência extrema a cultura do estupro no Brasil são valores históricos não era assim antes e talvez não seja no futuro dentro de 300 anos podem estar olhando para nós e pensando
eles acreditavam na democracia a algum jovem vai dizer assim não professor isso é impossível não acreditem eles acreditavam que o voto elegia o melhor mas veja trump não o voto elegia o melhor aí eles dão uma lista de todos mas eles acreditavam na democracia apesar de elegerem essas pessoas Sim eles acreditavam que aquilo era a melhor forma administrativa quando ade se eu fizer um sorteio na lista telefônica de Nova York eu provavelmente terei do ponto de vista matemático gente mais capaz do que a das urnas então todas essas ideias é para que a gente possa
perceber que é muito importante discutir valores éticos é muito importante discutir princípios não porque eles sejam eternos e absolutos porque eles sempre foram históricos mas porque toda a sociedade precisa de acordos a acordos de coexistência ora para impedir a força bruta de um contra outro como quer Robs ora para extrair o melhor de cada um como pensa Rousseau Ora para que a sociedade se torne transparente Ora para que o indivíduo seja livre como afirma Stuart M ora simplesmente para que o estado não nos oprima ou que a polícia não ganhe autonomia demais ou que os
bandidos não ganh mas será curioso no futuro que os analistas da sociedade brasileira interpretem que a única instituição brasileira que recebe a classificação de organizada é o crime nenhuma outra não há igreja organizada estado organizado Só existe uma coisa que tem a palavra organizado sempre nos jornais crime organizado só somos bons e organizados numa única instituição que é o crime nas outras vale a Liv iniciativa o caos e assim por diante e é importante lembrar que os criminosos também têm códigos éticos aliás de uma dureza exemplar criminosos também tem códigos éticos a visita à prisão
tive a oportunidade de fazer palestra em instituição prisional a visita à prisão tem códigos éticos precisos um preso não pode olhar paraa esposa namorada de outro preso tem que baixar o rosto ao passar no corredor é um código ético claro que se eu considerar uma ética que seja um pouco mais elástica que uma ética absoluta aquilo é um código a máfia tinha seu código ético os políticos T seu próprio código ético quando eles reclamam vou construir uma hipótese recomenda meu advogado que nesses casos eu sempre fale de uma hipótese e de um caso hipotético se
reclama que um ministro Grave seu superior o presidente mas não se reclama do conteúdo da gravação ou seja se reclama da prova e não da infração quando nesse país hipotético Estou citando Cazaquistão por exemplo um determinado Ministro Pede a um outro Ministro que favoreça um investimento imobiliário privado Cazaquistão é um horror é um horror país Recém saiu do domínio soviético é um horror é um horror aqui e este Ministro vai reclamar ao presidente do Cazaquistão que o outro Ministro não está atendendo e o presidente em sua defesa diz quando vem a público não eu não
favoreció correta seria um ministro meu querendo beneficiamento benefício desculp particular sobre se dentro do sistema público tem que ser demitido imediatamente imediatamente seria o presidente do conselho querendo usar o conselho para favorecer sua atividade de Farma seria o professor da universidade querendo que a universidade só escolha um livro O seu isso seria inconcebível e deveria ser possível passivo de demissão imediata mas não se discute se é ético gravar e se discute que eu de fato não influi eu apenas disse que eles se entendessem Imaginem em outra situação mais de cunho de moral pessoal do que
De princípio político se um professor vai a direção dizendo que o outro professor não permite que ele Exerça pedofilia com a turma e o diretor não vocês se entendam isso é entre vocês não me Tragam esse problema quando a gente transfere esse discurso ao absurdo a gente entende isso que se eu sou superior diretor coordenador gerente de qualquer instituição inclusive uma farmácia eu não posso dizer vá se entend com o outro diante do ilícito Porque apesar da ética ser histórica dentro de cada momento histórico a limites da Lei e da convenção social a nossa convenção
social afasta alguns comportamentos E afasta algumas práticas e a nossa felicidade depende desse acordo de comportamentos e práticas nesse momento