Vigiar e Punir: Panoptismo - Michel Foucault

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Leituras Filosóficas
Neste capítulo Michel Foucault vai tratar do panoptismo de Bentham (Jeramy Bentham, filósofo, ilum...
Video Transcript:
o Olá gente tudo bom com vocês Espero que todos estejam bem no dia de hoje esse desejo assim tenciono vem com mais um capítulo desse livro vigiar e punir Michel Foucault certo já venho trazendo estudo dos Capítulos desse livro né um resumo dos Capítulos e agora vamos para o terceiro capítulo que é quando ele vai tratar do panoptismo O que é rapidamente para dar um recado gostaria de dizer aqui em casa você tem interesse em outras obras me chocou você consulte minhas playlists tem outros outras obras não só dele como também de outros autores e
tem um eu vídeos gravados na aldeni sobre a história da sexualidade é volume 1 né você que você tiver interesse também está disponível Ok na udemy Então vamos lá certo vou ver se as Capítulo tratando da questão do conectivismo né que ficou ele vai trazer ele fala que ele conhecia o capítulo falando de regular do momento né o momento é histórico há mais ou menos assim ele vai falar né do século 17 né ele vai tratar dessa questão para mostrar duas facetas do poder O que é isso também a gente o período da peste da
peste né que quando teve a peste aí ele vai falar de um regulamento que houve na cidade uma cidade né Eu acho que foi exatamente um período de transição né que a cidade passava E aí havia que um regulamento é um tipo de dispositivo disciplinar que atuou sobre a população O que foi foi bem assim bem diferente né É do momento do momento que o poder viu a questão da lepra né a Fast o os mecanismos dispositivos finais que atuou sobre a peste foi diferente de como foi tratada os leprosos né a peste ouviu-se um
modelo de modelo de disciplinar o dia os indivíduos eram constantemente controlados vigiados né então e todos os acontecimentos da vida dos indivíduos eram registrados né Isso foi na peste século 17 e diferente é a lepra a lepra não houve se esse controle essa vigilância profunda sobre os indivíduos é ao contrário da peste né A a Peppa é citou modelos de exclusão né de excluir os indivíduos e fica Charles na e trocá-las em Oi e ele vai dizer que a a lepra né ela exclui né e a peste do século 17 foi um modelo de análise
e repartição dos indivíduos né de controle disciplina que foi diferente o modelo da da leva ele vai dizer que são esquemas Diferentes né são duas maneiras de exercer o poder sobre a população bem diferente certo duas formas diferentes e é e ele diz assim para tanto não não não incompatíveis né porque ambos tiveram seus processos de exclusão certo porque o quadriculamento disciplinar né é dos indivíduos também ele vai dizer que [Música] essa repartição analítico dos indivíduos também era um processo de exclusão também né é um jeito de individualizar os indivíduos para excluir né entretanto não
tem que o modelo da lepra que era a exclusão total e o fechamento dos indivíduos não afastamento dos indivíduos certo e aí ele vai dizer que esses espaços analíticos o poder sobre os indivíduos de repartir os indivíduos forma disciplinar é ele vai dizer que se poder disciplinar né ele já vai ele ele vai dizer que vai colocar a bastante né é aconteceu isso a rádio momento da peste mas ele vai proliferar no século 19 em todo local né no asilo nos hospitais da penitenciária na casa de correção nos colégios certo a uma de uma demarcação
né uma caracterização dos indivíduos com a classificação dos indivíduos entre os loucos e os não loucos entre os perigosos e nos ofensivos entre os doentes e os e os saudáveis aí o normal eo anormal certo a uma vigilância constante para classificar os indivíduos né a fim de medir de controlar de corrigir né de normalizar E era necessário Então vai fazer essa essa repartição né E aí Isso aí é um é um aspecto é o poder disciplinar né Foi foi assim Digamos que essa forma que surgiu no século 17 foi o tipo de pano optista Oi
ok bom então o focou ele vai é falado com o motivo né porque o co notista é um modelo é digamos assim um modelo pecado né Por um filósofo Iluminista jurista né é de Jeremy bentham né ele ele de realizou o panoptismo uma figura né ele vai ele vai dizer que é uma figura é arquitetural perto que é esse protismo figura acteto arquitetural né é uma construção que é uma construção que permite vigiar os indivíduos de forma eficaz e eficiente é é é assim ele vai dizer que é uma construção e anel certo o centro
do anel tem uma torre e é O que é vazada de e de larga janela né o que se abre né super fácil interna do anel é a construção existe a construção periférico que é dividido em células né Ou eles se colocam os indivíduos é essa torre né que fica no centro né e cada um é atravessando o espessura da construção né atravessando assim certo é células que estão na periféricas essa vigilância Central certo ela tem duas janelas uma para o interior que corresponde a janelas da Torre é Oi e a outra para o exterior
que permite que a luz entre que atravessa as ela de lado a lado Ah é então basta colocar um vigia né na torre certo baixo Falcão vigia na torre Central certo e cada um e suas ela aí pode ser né pode ser um louco pode ser um doente Um Condenado é um criminoso Um operário né ou então um escolar certo e a luz ela vai bater assim na tela do indivíduo certo e vai recortar sua silhueta né mostrando na contra-luz tudo que pode ser percebido é tudo que ele faz pela força de vigilantes que tá
olhando certo e aí cada indivíduo sozinho né ela ficou cela e constantemente visível ele está constantemente sendo vigiado por essa torre Central certo ela janelas também né Oi e aí o povo vai mostrar que existe uma diferença marcante né é entre a forma como ocorreu as prisões antigas e as atuais por quê Porque nas atuais na proposta que surgiu a partir do Iluminismo né O que o que a melhor forma de assegurar a obediência dos indivíduos certo é a visibilidade certo é antes os indivíduos eram jogados na masmorra e ele era ele ficava sem luz
né escondido da sociedade né e agora não é mais assim o contrário agora para manter obediência dos indivíduos é necessário por luz né para eles serem visíveis serem vigiados certo antes não havia luz né a sombra escondia agora não a luz e já luz vigia é E aí o cocô ele diz uma frase que eu acho importante para todos nós né a frase é a visibilidade é uma armadilha né que eu gostaria de frisar isso né E aí ô né Ele é visto mas ele não consegue ver quem que eu estava vigiando nesse essa forma
que tem arquitetural né eu posso Beto né ele não sabe que está sendo vigiado certo e os muros laterais impedem o contato cada vez mais um indivíduo é individualizado e posto nele uma luz de vigilância e assim não permite né que haja com Frozen que haja crimes né haja conversas acha ah ah João relações né não é possível mais que haja o contágio entre os doentes com em o gelo Tá certo e entra o os adolescentes das crianças que não hajam cola no colégio entre os operários que não haja distrações certo nem nem com luz
não é não haja revoltas entre os operários né então é o indivíduo ele ele tem um efeito Consciente e inconsciente de que ele está constantemente sendo vigiados a todo momento ele sente essa essa vigilância no corpo né E aí é é e essa forma né automaticamente o poder faz funcional engrenagem de poder não é um poder que reforça a normalidade e obediência docilidade dos indivíduos né esse modelo foi um modelo bem simples Fer ou na sociedade inteira né e ele vai dizer que mandou esse esse dispositivo disciplinado o panoptismo certo é uma máquina muito eficiente
né que que se ver né E que será totalmente visto e que você também nem sempre está vendo que a gente tá me vendo né mas você sabe que está sendo visto mas mande entretanto né todo todo mundo exerce a tarefa do vigia certo da vigilância pouco importa quem exerce é esse poder por isso que ele vai dizer que uma máquina eficiente né uma máquina que funciona É foi posta para funcionar automaticamente e produzindo na sociedade inteira fé é um indivíduo qualquer quase que tu mandou acaso ele faz funcionar a máquina né do falou cutista
foi muito bem pensado né Essa máquina de vigilância né na falta de um diretor certo de um inspetor e a família né Qualquer um pode vigiar vigiar você pode querer vigiar só para família é hoje em dia você pode colocar câmeras LED câmeras na sua casa Ele já a sua família seus amigos seus criados né em diferente o motivo da vídeo não nascer ficou vai dizer que todo mundo vigia todo mundo essa necessidade de vigilância sobre os outros viver o que os outros estão fazendo né E hoje em dia as pessoas gostam de mostrar que
também o que fase né E aí ele vai dizer qualquer motivo pode ser a malícia de uma criança motivo da vigilância pode ser o apetite de saber de um filósofo pode ser pura maldade daquelas pessoas que gostam de vigiar os outros para punir ou então espezinhar né Então quanto mais esses observadores anônimos mas faz funcionar essa máquina e nós mesmos respondo só É né mas ver sociais muitas vezes certo é Todos nós temos essa consciência né dessa dessa nessa observação né ele vai dizer certo e aí é feita e produz efeitos homogêneos onde todo mundo
vai normalizar suas condutas né condutas homogêneos né com efeito de poder de homogenizar e não vai usar as condutas certo não é mais necessário recorrer à força para normalizar uma pessoa certo não precisa mais disso não é mais era necessário isso para trazer a obediência dos indivíduos certo basta saber que você é bom então ele vai dizer que o condutismo é como um zoológico né onde as pessoas elas são vistos o tempo todo por todos né e tudo é analisável tudo é registrado tudo é classificado tudo é anotado né tudo é compactado né assim é
é é também um grande laboratório né de experiências né experiências é para treinar os indivíduos não é verificar o que eles fazem é um grande ou ele vai dizer que o panoptismo um grande laboratório né e sim né Nós somos experimentados mesmo né até para Inteligência Artificial é ele vai dizer que toda vida que se trata de uma multiplicidade de indivíduos é são utilizadas neste esses esquemas é de pouco o comportamento sobre os indivíduos é uma forma de disciplinarização certo e é toda vida que você quiser e vigiar uma multiplicidade esse esquema essa máquina do
panoptismo será é acionada né para controlar a população certo é um mecanismo de saber para ter poder não é qualquer meio da sociedade ele faz funcionar essa máquina nós já falei né pode ser um inspetor certo é você pode constatar certo é como as coisas elas funcionam você pode ser um fiscal de um hospital um fiscal de uma escola o fiscal de um presídio Netão os olhos somos como vigias de inspetores para ver o questionamento das coisas certo exatamente para controlar tirania né E esse recurso disciplinar será é democraticamente controlado certo pois será assim se
afastar é acessível ao grande Tribunal do mundo qualquer pessoa vigia garante funcionamento da máquina eu acho interessante esse grande Tribunal do mundo aqui né e ele vai dizer que existe uma multiplicidade sim de instituições disciplinares que vigiam certo que cobre cada vez mais o planeta né ele vai dizer ele se estende né que que iniciou na era clássica na nesse momento né esse esse modelo B caminhando para o poder né É mas ele vai dizer que esse modelo ele teve sim digamos assim uma influência né do modelo utilizado nos exércitos protestantes né de Guilherme de
Orange Oi e aí né esse modelo militar do exército você Estendeu para que começou né E se expandiu para todo a Europa pé e daí foi também para os colégios Jesuítas né E aí bom então assim é uma pé clica né de impedir revoltas desobediências né é das tropas é mas que se ajustou a sua cidade inteira Esse é o que é a ideia é fazer uma multidão ajustada perto essa multiplicidade de indivíduos se torne como uma unidade né se torne como a máquina faz funcionar máquina é transforma essa unidade em força né fosse de
produção dos sistemas de produção Econômica né na sua cidade inteira que antes eram os exércitos certo coordena habilidades e aceleram os movimentos para a eficiência e utilidade certo então é um tipo de máquina mesmo uma máquina militar que faz funcionar em toda a sociedade né É e ele vai dizer que o início do século 17 né tinha as escolas cristãs que ela tava esses métodos mas ela ela era só funcionava para os ricos e os pobres não tinham acesso Entretanto é multiplicar também essa essas edições do instituições disciplinares no corpo social inteiro né então a
população pobre as Crianças Pobres também tiveram que entrar nesse esquema porque elas tinham que se enquadrar né no essa população trabalhadora né que tinha que falar na fábrica então ele é ncessário viram a necessidade de disciplinar toda a sociedade certo entre os pobres também se tornaram algo um homem assim né uma ramificação desses dispositivos disciplinares que não ficaram só nas instituições né disciplinares como os quartéis as escolas hospitais né Foi assim para a sociedade inteira né então por exemplo se uma criança Ela é não mostrava um comportamento normalizado os pais deveriam ser investigados né esse
comportamento estranho deveria ser investigado o comportamento dos Pais também interrogar os passos né os pais da criança parece que o motivo desse comportamento né e outros focos disciplinares também é foram criados né nos grupos religiosos né que que faziam visitas domiciliares né as visitas também individuais aos pobres feitas pelos assistentes sociais também ser uma forma né de disciplinar o comportamento da população né outra a vigilância mas dessa vez mais institucionalizada é a polícia é a polícia Ela também tem que ter um saber constante sobre a população é é então quem observadores pagos em observadores que
são é regularmente pagos denunciadores para vigiar a população também certo constantemente para evitar movimentos políticos com flores revoltas né controlar o comportamento das pessoas né a polícia também exerce esse poder de controle muito muito tenso né é mas em casa na polícia também esse poder se essas instituições a situação As instituições esse aparelho disciplinar certo é está também na família não tá só nos presídios na escola né está na família nas relações de pais e filhos né nos relações de das Esposas e maridos certo está nas relações com os psicólogos e psiquiatras que que muitas
vezes não normalizam é Procure um normalizar um comportamento irregular um comportamento normal né as vezes de um membro da família certo que vai distinguir com aquele comportamento não é normal que ele tem que ser por exemplo normalizado né através de medicamentos e terapias né certo então isso aí este esse tipo de comportamento ele e cima o SENAI ele vai se estendendo em toda a população e ele vai dizer né que é antiguidade ela foi a civilização do espetáculo né É Oi e esse espetáculo estava visível na arquitetura né dos templos e dos palácios dos teatros
certo A Bia é uma vida pública certo com festas e com proximidade das pessoas com relações EA idade moderna é o contrário né o estado ele se apropria de todos os espaços Oi e a sempre uma intervenção do estado o forte de vigilância né ele vai dizer que o indivíduo de vidro fabricado né sabemos menos sobre os gregos é somos ficou vai dizer somos menos gregos que pensamos nós estamos tendo arquibancada nem no palco mas na máquina panóptico investido por seus efeitos de poder que nós mesmos renovamos fosse engrenagens Então é os indivíduos eles estão
cada vez mais individualizados né é uma multidão é controlada e vigiada e tem sempre a interferência dos Estados né então se ele fala ele diz né Nós estamos nem no palco né nem arquibancada né Nós somos estamos na máquina prendi óptica modelo atual da sociedade é bom então essas essas disciplinas né tratado nesse livro são técnicos para lidar né com a multiplicidade humana né e ele vai dizer que não tem nada de novo Nisso porque você tá dizendo antigas também havia algo semelhante certo é o a questão é que fazer isso agora é tornou-se menos
dispendioso né que antes é carregavam muitas despesas né para que eles que deixam poder certo é porque porque é um poder que não se percebe né Ele é muito discreto ele é tem uma relativa invisibilidade certo então assim não não traz muita resistência não é o que é um poder que ele não é percebido certo e politicamente ele quase invisível ele é discreto certo e ele acarreta essa essa normalização essa docilidade certo porque existe aqui é a utilidade Econômica né É um tipo de homogenidade que acontece pela ideia de produção e lucro essa essa questão
Econômica né então a população ela não é digamos assim ela não não é não é assim um poder assim que aparece como violento certo antes o poder era dispendioso por quê Porque o é o rei muitas vezes né ele comprava altos impostos né e a população ela resistiria né e assim havia violências comprou os né e o governo muitas vezes as monarquias tiravam o os impostos com violência Oi e aí essa violência ela foi substituída pela ideia que todos nós temos da produção e do lucro certo e aí o a multiplicidade dos homens né e
mulheres é ajustada né para a essa produção Econômica que todos querem certo bom então esse cria essa essa máquina que que pensa uma unidade né uma unidade como uma máquina mesmo que calcula os comportamentos cálculo os movimentos calcula controla né as aglomerações certo é reparte localiza a revolta certo produz é reinos e hierárquicas em que os indivíduos controla os outros produz utilidades singular cada indivíduo certo e utiliza a multiplicidade como instrumento de crescimento econômico para extrair dos corpos no força produtiva certo máximo de tempo e força né e não permite é aglomerações e nudes né
se houver aglomeração ela tem que ter um motivo né elas elas não podem ser espontâneas e nem úteis certo existe o controle do estado na distribuição o óculos certo e ajustamento dos indivíduos de acordo com suas capacidades para a produção eo lucro certo não nada é incerto tudo o que existe é controlado numa utilidade utilidade perto de posto utilidade e ele vai dizer né que a burguesia no século 18 Perto abrigou-se atrás da instalação de um sistema jurídico explícito como ele já falou codificado né forma aumente igualitário o regime do tipo parlamentar representativo né é
e que garantindo o sistema de direitos né E que deveriam ser igualitários certo e é e havia se a ideia das liberdades formais né contrato né era o fundamento ideal do direito do poder político e é yukon notista seria uma forma média de de utilizar um processo técnico para garantir a coleção perto então eu vou dizer o Iluminismo né as luzes descobriram as liberdades as liberdades é inventaram também as disciplinas certo então o sistema jurídico cria leis universais né qualificam o sujeito de direito né em inglês universais seguindo leis e normas universais perto mas é
disciplina é o subsolo né digamos desse poder o que tá no obscuro né é o que tá na opressão é o que tá na coleção certo as disciplinas elas classificam os indivíduos distribuem e era arquivo são os indivíduos né em relação usar os outros desqualificam e excluo invalidam o sujeito é né e exclui né exclui e causam relações assimétricas de seu poder não é diferente do esse quadro teórico aqui né que as luzes trouxeram e saiu o subsolo é um processo constante de de exclusão Sim certo então as disciplinas são encontra direito e as Ciências
né é o grande de cama de ferramentas né dos poderes poder né esse poder saber para a sociedade né e ele vai dizer que ela teve essa a sua metodologia né criada né é a partida da essas técnicas utilizadas pelo empirismo né pelo exame certo essa essa que utilizada nas pela ciência esse exame né ele vai dizer que século 18 e ventou as técnicas disciplina exame certo que utilizados nas ciências né É tem sua base no inquérito interrogativo da idade média certo é exatamente assim quero porque era o poder de que o soberano tinha depre
assegurar a verdade arrancar a verdade é através de técnicas regulamentados né então e esse efeito de arrancar a verdade né através do inquérito do saber do exame ela tem está na ciências né E tem como base e o inquérito judiciário da idade média certo era uma forma rudimentar né Na Idade Média mas que é digamos que a ciência ela foi partir daí né aqui é isso assim essas disciplinas esse essa ciência né E também esse poder não é de saber né então o grande conhecimento empírico seu discurso Indefinido que constata escreve estabelece fatos tem sem
dúvida se o modelo operatório na inquisição né e assim que existam ela passa para toda a população e o dele território bom gente aqui o finaliza quando o petismo pelo no capítulo né Eu agradeço muito quem assistiu muito obrigada
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