Olá, eu sou a Laura Bacelar do Escreva Seu Livro e vou dar a você, que quer escrever um livro para crianças, algumas dicas. São dicas para livros infantis. Você que tem vontade de escrever histórias para crianças, uma história gostosinha porque você tem filhos ou tem contato com crianças e gosta do jeito como elas imaginam as coisas, gosta daquele mundo de brincadeira e fantasia, e você está querendo escrever histórias.
Existem muitas dicas por aí, vá atrás, mas eu vou dar uma dica de editora porque eu sou editora, que é prestar atenção na idade da criança e naquilo que ela compreende. Então, quando você for escrever um livro infantil, foque bem na idade, crianças de seis anos são diferentes das crianças de sete, são diferentes de crianças de oito anos. A cabecinha delas vai mudando, a capacidade de compreender palavras e conceitos também, as coisas que elas acham engraçadas mudam, as crianças mais novinhas gostam de brincadeiras mais físicas, as crianças um pouco mais velhas começam a entender jogos de palavras, um pouco mais velhas elas entendem relacionamento entre as pessoas, o peso de alguém mais importante ou menos.
Então é extremamente importante você que quer escrever um livro infantil ver bem a idade do seu leitor, da sua leitora-alvo, preste atenção nisso e preste atenção na capacidade de compreensão e na capacidade de, capacidade não, na forma como elas se divertem. Porque uma história infantil precisa ser divertida, precisa ser interessante, então preste bastante atenção nisso. A segunda coisa, preste atenção no sexo da criança.
Os meninos são diferentes das meninas, ainda mais assim novinhos o desenvolvimento é bastante diferente e os interesses são diferentes. Eu não sou a favor de educação machista nem nada disso, mas eu acho que os meninos têm alguns interesses mais particulares deles, as meninas também têm alguns interesses delas. Então é legal se você perceber, o melhor é você ter contato com crianças de agora, não vale as crianças que você conheceu vinte, trinta anos atrás, precisa ter contato com as crianças de hoje que são diferentes, são mais espertas, são mais alertas, mais ligadas.
Veja quais são os interesses delas, o que elas falam, com o que elas estão preocupadas e veja se entre meninos e meninas se não há uma diferença. É interessante que você foque, que você escreva histórias que sejam altamente interessantes, por exemplo, para meninos de dez anos, aí meninos de onze anos podem ler também, meninas podem ler também, mas você focou perfeitamente para os interesses, para o senso de humor daquela idade, daquele sexo. Isso funciona muito bem, o foco funciona bem e no caso de livros infantis é muito necessário porque as pessoas mudam muito conforme elas vão crescendo.
Preste atenção nas crianças que existem, entre em contato com as crianças hoje. E aliás eu recomendo muito esse contato com o seu público-alvo porque você não imagina o que as crianças gostam, deixam de gostar, o que elas assistem no youtube, o que elas falam. As crianças mudam muito e as crianças de agora então são impressionantes às vezes, eu tenho sobrinhos que eu não acredito o que estão fazendo e como já estão navegando na internet.
Então fique ligado porque nós temos uma geração bastante diferente aí que está crescendo dentro da internet praticamente e com ideias, imagens e associações bastante diferentes de outras gerações. Ainda mais uma dica para quem quer escrever um livro infantil é pense em ter alguma coisa assim diferente, um pouco exagerada, então pode ser um livro super meloso ou um livro super engraçado ou um livro super bizarro ou então um livro que convide a raciocínios matemáticos, não sei, mas dê uma exageradinha, não faça livros iguais aos que já existem, livros de princesas, livros de aventuras muito parecidos com o que tem. Você não vai ter tanta chance de ser publicado, você não vai ter tanta chance de atrair atenção.
Enquanto se você fizer uma coisa um pouquinho diferente você tem bem mais chance de fazer o seu livro andar. Desejo sucesso, espero que você tenha gostado. Se você for publicado depois nos avise aqui, vamos ficar contentes em saber e dê o seu curtir e compartilhe com os amigos se você achar que deve.