Introdução à Estética — Platão e a questão do belo

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Conexão Filosófica
Nesse vídeo falo sobre o tema da beleza e a rejeição da arte imitativa na filosofia de Platão. #pla...
Video Transcript:
o olá eu sou o marcos a mão nesse vídeo vou falar sobre platão é a questão do belo o platão ele vai discutir esse tema da beleza em vários textos e um dos textos que ele fala sobre isso é um texto chamado fedro nesse diálogo ele fala sobre a ascensão das almas a busca da alma para subir até o céu e depois o processo de queda é importante lembrar que o platão acreditava no processo de reencarnação a gente tá aqui preso nesse mundo material que parece real mas na verdade era só uma sombra uma cópia
da verdade que tá no mundo inteligível mas aí a gente morre a nossa alma contempla as verdades a gente retorna quanto mais a gente consegue contemplado as verdades isso tem a ver também com aprendizado na vida platão tem uma questão ética educativa para pensar esse processo mas quanto mais a gente contempla da verdade mais preparado a gente volta numa outra vida a gente vai ter uma vida não não melhor do ponto de vista material mas o melhor do pão de vi e da sabedoria do discernimento da capacidade de se relacionar cada um consigo mesmo e
com os outros também né que o patrão vai imaginar graus de percepção das verdades e eu mesmo tempo esse tipo de ajuste que vai acontecer no retorno para a próxima vida ele vai dizer assim que às vezes pessoas estão muito apressadas querendo contemplar as coisas que estão lá e nesse processo elas ficarem mais rápido e acabam não vendo o que é necessário ver o que é necessário percebeu que é possível descobrir dessa verdade do plano inteligível mas como diz quanto mais a pessoa ver melhor vai ser para ela o demente ela vai adquirir mais conhecimento
e ainda quer esqueça isso no retorno algo fica guardado o tem essa ideia do inatismo presente na teoria de platão e ela é lembra mais facilmente isso em vídeo logo vai ser uma pessoa mais justa mais correta e tudo como platão filósofo ele acreditava que a pessoa que contempla mais verdades volta na vida seguinte como filósofo o que contemplou um pouco menos vai voltar como um rei justo o chefe guerreiro o interesseiro lugar vai ser um economista um político mais para trás você vai ter um ginasta o médico e mais para trás um adivinho ou
iniciado e essas cinco posições representa as pessoas que contemplaram a verdade no nível aceitável para o mais aceitável consigo do máximo possível que o filósofo até o adivinha o iniciado depois começa um processo de deterioração então depois do adivinho o iniciado vem aquele contemplou ou pouca verdade que é o poeta ou um artista imitador depois pior ainda um artesão ou agricultor depois ainda pior um sofista ou demagogo e por fim o pior de todos o que não contém pulou verdade praticamente nenhuma que é o tirando então é curioso perceber que o plantão e coloca o
artista o poeta o artista junto desse grupo de pessoas que não contemplaram a verdade que logo representam uma deterioração do caráter isso diz muito sobre a maneira como platão via arte em geral e vimos os e do conhecimento em particular não era juntar eu tirando o próximo do sofista próximo do artista é algo bem simbólico de perceber a maneira como ele encarava essa relação o platão ele defende no diversos textos mas presidente da república uma perspectiva de uma cidade ideal e essa cidade dela ela é baseado em critérios morais e não em critérios artísticos ou
estéticos por isso que quando os a música por exemplo como símbolo da arte que deveria ser ensinada ao guerreiro ele tá pensando a música pelas relações aritméticas que a música tinha pela busca pela harmonia e por isso eu achava que ela era considerada a arte mais elevado ele retoma é isso dos pitagóricos ele conseguia um pouco a tradição pitagórica ele retoma isso no sentido de que pitágoras acreditava ou os pitagóricos porque a gente não saiu direito também se o pitágoras existe mas enfim os pitagóricos acreditavam que o universo pode ser lido numa linguagem musical da
mesma maneira que pode ser lido uma linguagem matemática então e a música nesse contexto agora poesia um problema se a poesia canta a voluptuosidade se ela canta o prazer se ela cantador ela deve ser excluída porque se alimenta comportamentos humanos ela lida com paixões com emoções com defeitos e vícios ela vai dizer educar porque pela imitação desses comportamentos se ela trai a pessoa e faz com que a pessoa eventualmente querer imitar esses comportamentos falar mas mesmo que a poesia fale do que é reprovável dizendo que é reprovável sim porque a poesia sendo o belo buscando
a beleza ela pode encantar o ponto que leva aquela pessoa querer imitar aquele comportamento daí o problema é que ele vê na poesia com ele critica na república ele diz que os poetas deve ser expulso da cidade ele tá sem referência pacificamente as poetas que utilizam os mitos como uma estrutura narrativa qual o valor do mito é que o mito mostra os defeitos dos deuses e dos homens de maneira indiferente estão todos têm defeitos e com isso eles na visão de platão e estimular pessoas a aderirem a esses mesmos comportamentos e aí o programa pensar
então que o caminho da arte é um caminho sempre complicado porque ele tá muito longe da verdade é você tem a ideia que é a verdade tá no plano inteligível aí você tem o mundo natural que é uma cópia imperfeita das ideias perfeitas e por que você tem a arte que é uma cópia da cópia da verdade o platão dá um exemplo que de primeiro momento parece meio bobo mas ajuda a explicar isso que a ausência da cama tem vários assim que existe a ideia de cama que representa a verdade do que a cama quando
eu falar palavra cama por exemplo você não necessariamente pensa em uma cama específica mas você assimila a ideia de cama a ideia de cama que a verdade sobre esse essa coisa chamada cama aí depois você tem as camas no mundo real né a cama que tem na minha casa que tem na sua casa que tem um quarto no outro lugar noutro então você tem um objeto cama e depois você tem uma obra de arte que tenta representar a cama e se a cama no mundo natural ela já é uma cópia da ideia de cama a
arte um quadro que pinta uma cama ele é uma cópia da cópia da verdade fica claro isso e aí é justamente por isso que pro platão a arte é um problema especialmente quando ela imita e essa é a arte que ele conhecia ele não conhecer uma outra forma de expressão artística por isso que o platão submete a arte que opera no campo do sensível a filosofia vou falar sobre isso no próximo vídeo mas ele faz esse processo e no contexto do projeto platônico isso faz sentido pensa assim o platão de nasceu em 428 427 na
sic gente não sabe bem essa data mas foi um pouco antes da guerra do peloponeso essa forma guerra que aconteceu entre atenas e esparta é uma guerra que durou 30 anos e apenas perder essa guerra nesse processo a cultura tem esse se deteriorou a democracia se tornou corrupta sócrates que era o mestre o patrão foi é porque ele criticava a democracia e criticava valores que eram contrários a um benefício maior da sociedade a vitória dos sofistas condenando o sócrates a morte mostra para o platão como que a cidade de athenas estava deteriorado e como os
valores estavam conturbados e ele vem nisso uma perspectiva também da estética ou seja a cultura em geral ela se deteriorou a partir dessa dessa decisão política que acontece a partir da guerra do peloponeso e a partir daí toda a cultura ela passa a ser uma cultura só fica o filósofo e alguém que ama a sabedoria que busca conhecimento e já o sofista alguém que se diz sábio alguém que diz que já tem o conhecimento e esse sofistas eles ganhavam dinheiro cobrando para ensinar as pessoas argumentar dentro de uma sociedade democrática em que os assuntos eram
debatidos coletivamente saber argumentar é importante e a princípio nenhum problema o problema é que para os sofistas não é verdade que interessa mas é vem o momento então ele defende um causas contraditórias aprendendo de quem pagasse para você paga para ele defender uma ideia ele da frente aquela ideia o adversário paga para defender a ideia contrária ele defende a idéia contrário porque a verdade e não interessa na verdade para eles a verdade ela não existe ou seja eles defendiam a relatividade do conhecimento e da própria verdade algo que platão é a conta então ele acreditava
que a arte grega era um símbolo da cultura dos sofistas ou seja dessa imagem da relatividade do próprio conhecimento um exemplo que costuma ser utilizado para ilustrar isso é uma história que não se sabe se é verdadeira de uma competição que aconteceu talvez até nas olimpíadas eu digo isso porque as olimpíadas para gente hoje elas tem a ver com uma prática esportiva mas na antiguidade as olimpíadas era uma oportunidade de cada cidade-estado mostrar o seu poder diante de outra cidade estado e se envolvia obviamente a questão da força física e aí tinha as competições atléticas
mas tinha a ver também com uma questão cultural então tinha competição de poesia trágica a partição de escultura de diversas artes e esse exemplo que eu vou citar aqui tem haver um pouco com isso talvez tenha ocorrido uma competição dentro das olimpíadas mas como eu falei uma história que ninguém sabe exatamente ela é verdadeiro não mas enfim essa história conta uma disputa entre o escultor famoso que foi o filhos o filhos fez esculturas no partenon na acrópole na grécia antiga e outros trabalhos que hoje são perdidos foram destruídos a gente conhece os relatos disponíveis sobre
eles do que a gente sabe seriam coisas grandiosas em ele era o escultor mais famoso da época e o nome dele sobreviveu justamente por conta do valor daquilo que ele produziu e o que sobrou mostra de fato o que o filho era capaz de fazer então essa competição seria entre os vídeos e o escutou jovem chamado alcamenes eles tinham que fazer uma estátua da deusa atena e enquanto eles tavam produzindo as esculturas diante do público e se acaso ali dias semanas talvez produzindo essas esculturas a escultura do alcamenes parecerá perfeita os dois eram corretas o
rosto era bonito agradável enfim era tudo perfeito ali as pessoas olhavam dizer não tá muito bom isso que ele tá fazendo e é do feed estava estranho porque o tronco era muito grande era desproporcional em relação ao resto do corpo o rosto era marcado os detalhes a boca o nariz enfrentar tudo muito estranho e o público julgando naquele momento olhando de frente as duas esculturas considerava que a escultura do escultor jovem não é do rapaz jovem era muito melhor do que a escultura do fiz só que elas tinham que ser colocadas em um local elevado
como vocês em cima do templo e quando elas são elevadas uma coisa curiosa acontece a escultura de filhos que de frente parecer a grotesca estranha agora olhando de baixo parecerá perfeita ele sabia que existe uma ilusão de ótica quando a gente fica embaixo de um prédio e olha para cima a gente vê esse prédio ficando cada vez mais fina as coisas vão afinando de baixo para cima então isso acontece porque tem uma ilusão de ótica oficial bom então quando ele faz o tronco muito maior que a parte de baixo do corpo a cabeça ainda maior
e muito marcado aquele saber que a gente olhasse de baixo para cima a gente a terça é feito então ele é que lembrou a escultura nesse sentido porque ele sabia que olhar que a julgar esse olhar das pessoas que estavam lá embaixo e aquele escutou jovem inexperiente não fez isso ele fez uma escultura aqui de frente parecia muito boa mas olhando de baixo era estranha não tronco era pequeno a cabeça é pequena não dava para ver o rosto e aí o filhos vence a competição por conhecer ótica por conhecer e geometria por saber utilizar essa
ilusão e está mente por isso ele se parece com um especialista na arte do simulacro na arte de enganar alguém que utiliza a arte para dissimular o platão nem utilize esse exemplo eu falei uma história aqui surge algum tempo na atividade não sabe bem como mais um platão não cita ela especificamente mas essa história mostra talvez bem o ponto de vista que ele defende o seja a negação do aspecto imitativo da arte e a é de que a ideia não é de que platão considera o artista o enganador alguém que utiliza da dissimulação para compartilhar
aquilo que ele pensa através da arte meio que como se fosse de fato um sofista então a arte há limite engano e por isso a arte na visão de platão também por isso ela é um problema mas eu vou retomar isso para um outro vídeo e vai ser o dia que eu vou discutir a questão da filosofia do platão em relação a essa questão do belo da imitação porque depois tem um filósofo que critica o platão e apresenta outros argumentos numa linha aí um pouco diferente então é isso obrigado por você ter me acompanhar até
aqui até a próxima tchau g1 e aí e aí
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