quero nessa aula abordar o assunto dos dons ministeriais e vou começar em primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 12 no verso 28 que diz a uns Deus estabeleceu na igreja primeiramente Apóstolos em segundo lugar profetas em terceiro lugar Mestres depois operadores de Milagres depois os que têm dons de curar ou de ajudar ou de administrar ou de falar em variedade de línguas então ao olhar para essa declaração de Paulo ele reconhece que Deus estabeleceu na igreja e o apóstolo vem apresentando aqui uma diversidade de dons inclusive nós podemos dizer de categorias distintas de
dons podemos perceber essas distinções quando no início do mesmo Capítulo 12 nos Versículos 4 a 6 o apóstolo diz assim ora os dons são diversos mas o espírito é o mesmo e também a diversidade nos serviços mas o senhor é o mesmo e a diversidade nas realizações mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos o apóstolo Paulo fala de dons fala de serviços ou Ministérios dependendo a versão porque são palavras sinônimas e ele também fala de realizações curioso é que ele apresenta o que nós podemos chamar de uma interação da Trindade quando ele
usa a expressão dons ele atribui a operação dos dons ao Espírito Santo ele diz a diversidade de dons mas o espírito é o mesmo e é interessante observar que o apóstolo Paulo está construindo né intencionalmente essa ideia Carisma operação dos dons ele relaciona com a pessoa do Espírito Santo mas depois ele diz Adversidade de serviços e a palavra aqui agora é diaconia é Ministério mas ele afirma o senhor é o mesmo a expressão senhor em todo o antigo testamento era usada para Deus o pai mas em todo o Novo Testamento ela aponta para Cristo para
só depois ele dizer que a cidade de realizações Mas então ele afirma mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos e agora a expressão Deus no sentido genérico aqui é sempre usada como a aplicação ao pai então nós vemos não só o que nas aulas iniciais dos fundamentos doutrinários já apresentamos sobre o mistério bíblico da Trindade mas vemos também essa interação essa dinâmica de uma operação conjunta de Pai Filho e Espírito Santo e o apóstolo faz essa divisão o espírit Espírito Santo opera o Carisma quando você olha o ensino de primeiro aos Coríntios
12 Paulo enumera nove manifestações do Espírito Santo que normalmente nós chamamos dos dons espirituais Mas ele também faz menção de serviços ou né de Ministérios e o mesmo Paulo ensina aos Efésios que há cinco dons ministeriais ele fala que Deus né concedeu Apóstolos profetas Evangelistas pastores e Mestres e nós pramos fazer uma distinção do que são dons ministeriais de dons espirituais na lista inicial de primeiro aos Coríntios 1228 quando ele fala do que Deus estabeleceu na igreja ele vai colocar tanto a questão dos dons ministeriais como ele vai colocar a lista dos dons do Espírito
Santo como também realizações as pessoas me perguntam pastor que são as realizações Paulo por exemplo cita em primeiro aos Coríntios 12:28 né pessoas que foram levantadas para ajudar Ou dependendo na Aviação Nós lemos socorros e aqueles têm o dom de administrar dependendo a versão governo né tudo aquilo que não está na lista dos nove dons do Espírito Santo nem dos cinco dons ministeriais você pode colocar na lista das realizações a Bíblia fala sobre o que exorta sobre o que contribui então nós temos três grupos distintos que podemos chamar de dons ou áreas de atuação serviços
que contribui paraa edificação da igreja mas que não deveriam ser todos misturados né no sentido de colocar uma lista só muitas vezes Nós não entendemos que é uma percepção de funcionamento que é diferente né quando falamos por exemplo dos nove dons do Espírito Santo estamos falando de manifestações Sobrenaturais operadas debaixo da inspiração do Espírito Santo no momento específico mas quando falamos dos dons ministeriais eles são chamados de dons da Graça e eles têm uma operação a gente diria um tanto quanto contínua por exemplo Ninguém está se movendo 20 4 horas por dia o tempo todo
na operação de um dos dons do Espírito Santo São manifestações ocasionais mas por exemplo ainda que não seja as 24 horas porque nos dividiremos em outras tarefas quando falamos dos dons ministeriais são uma manifestação da Graça eu diria um tanto quanto contínua ou seja nós precisamos fazer distinção entre um tipo né de Dom e outro para que haja uma clareza de compreensão principalmente no aspecto prático No que diz respeito ao funcionamento Então né depois de mostrar que é uma ação de Deus na Igreja usando Ministérios e dons diversos e de que há essa interação da
Trindade sendo que cada um tem a sua particularidade ação nós já falamos sobre os dons do Espírito Santo nas aulas 52 e 53 caso você tenha o interesse eh apresentamos o ensino bíblico Claro direto a respeito desse tipo de Dom e nessa aula eu quero falar sobre os dons ministeriais ou como Normalmente também os chamamos de os dons da graça eu quero passar agora para Efésios Capítulo 4 Eu quero ler a partir do verso 7 quando o apóstolo diz e a Graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo
Ele fala de uma graça relacionada com a proporção do dom de Cristo por isso diz verso 8 quando ele subiu à alturas levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens Ora que quer dizer subiu senão que também havia descido até as regiões inferiores da terra aquele que desceu também é o mesmo que subiu acima de todos os céus para encher todas as coisas e ele mesmo concedeu uns para Apóstolos outros para profetas outros para Evangelistas outros para pastores e Mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos Santos para o desempenho do seu serviço para a edificação
do corpo de Cristo verso 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do Pleno conhecimento do filho de Deus a perfeita varonilidade a medida da estatura da plenitude de Cristo para que não mais sejamos como meninos agitados de um lado para o outro e levado ao redor por todo vento de doutrina pela artimanha dos homens pela astúcia com que induzem ao erro mas seguindo a verdade e Amor cresçamos em tudo naquele que é a cabeça Cristo de quem todo o corpo bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda a junta se a justa
cooperação de cada parte efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor então a Bíblia fala de um crescimento do corpo seu aumento que acontece como com a justa cooperação de cada parte a a analogia apresentada em relação à igreja como corpo de Cristo é utilizada por Paulo de uma forma mais detalhada em primeiro aos Coríntios 12 né mostrando que assim como o corpo tem membros distintos com Fun ses distintas e nós não deveríamos compará-los Porque precisamos de todos assim é com o corpo de Cristo na sua diversidade né de dons
sejam dons espirituais sejam dons ministeriais Então o que é que eu e você precisamos entender a respeito dos dons ministeriais em primeiro lugar vemos que são uma manifestação da Graça de Deus e podemos chamá-los de os dons da Graça segundo lugar né quando falamos a respeito desses dons ministeriais Quantos são o apóstolo Paulo alista cinco manifestações ele fala de Apóstolos profetas Evangelistas pastores e Mestres por causa desse im Mestres alguns tentam defender que pastor im mestre seja uma coisa só ao longo da escritura você vai ter menções por exemplo de mestres que não são chamados
de pastores e são destacados apenas com ênfase ao ensino Eu particularmente faço questão de reconhecer esses cinco dons porque na tipologia bíblica os números eles também carregam uma mensagem e são parte dessa Harmonia da revelação da palavra de Deus por exemplo quando você vai estudar o fruto do espírito você tem nove características quando você vai estudar os dons do Espírito Santo nove manifestações e nove na bíblia é um número de frutificação você percebe que mesmo esses detalhes não fogem da revelação do todo da Bíblia e quando falamos do número cinco na tipologia bíblica ele está
relacionado AD com a graça de Deus e a ênfase ao fato de que são dons da graça né também é um argumento a mais para que eu faça distinção entre pastor e mestre bom de onde esses dons vieram nós precisamos reconhecer e foi lido isso em Efésios que eles procedem daquele que tem a Plenitude dos dons né A Bíblia diz que a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo Ele é quem incorpora todas essas manifestações esses dons ele é chamado nas escrituras né como Apóstolo como profeta como
Evangelista como pastor e como mestre e dele procedem esses dons para que a sua igreja né possa viver a plenitude do seu propósito e como Lemos que viva o aperfeiçoamento dos Santos que eles possam realizar seu serviço que todos possamos crescer até a estatura da plenitude de Cristo enfim é importante conhecer não só quantos dons são cinco Mas de onde eles vêm do próprio Senhor Jesus então eu falei que a Bíblia o reconhece né Com todas essas ênfases ministeriais e eu gostaria de ler alguns textos por exemplo Hebreus Capítulo 3 verso 1 diz por isso
Santos irmãos que participais da vocação Celestial considerai atentamente o apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão Jesus ele né é chamado de apóstolo considerem atentamente o apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão Jesus mas nosso senhor também foi chamado de profeta em Atos no capítulo 3 no verso 22 nós vemos o apóstolo Pedro relacionando a palavra que Deus por meio de Moisés disse o senhor fará com que do meio dos irmãos de vocês se Levante um profeta semelhante a mim e nós vemos que essa palavra se cumpre na pessoa de Jesus também no capítulo 6
do Evangelho de João Nós lemos no verso 14 essa Associação feita a Jesus o texto diz quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito disseram Este é verdadeiramente o profeta que deveria vir ao mundo então Jesus é chamado não apenas de apóstolo Mas também de profeta mas nós também podemos reconhecer que ele foi um evangelista né em Mateus no capítulo 4 e no verso 23 A Bíblia diz Jesus percorria toda Galileia ensinando nas sinagogas pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo quando falamos de Jesus
como Evangelista obviamente começamos reconhecendo aquilo que ele fez em Lucas no capítulo 4 no verso 18 Jesus lê o livro do profeta Isaías e chama sobre si o cumprimento quando diz o espírito do senhor está sobre mim porque ele me ungiu para evangelizar os pobres enviou-me para proclamar libertação aos cativos então Jesus diz fui ungido para isso para evangelizar os pobres aliás Hebreus Capítulo 2 verso 3 fala a respeito da salvação que nos foi inicialmente anunciada pelo Senhor e depois confirmada pelos que a ouviram e aqui é uma referência aos Apóstolos então nosso senhor é
o primeiro a comunicar o evangelho né a proclamar a salvação e portanto a fazer o trabalho de Evangelista mas Jesus também né traz sobre si esse não apenas o rótulo adjetivo mas a função de um pastor no Evangelho de João no capítulo 10 e no verso 11 Jesus diz eu sou o bom pastor o bom pastor dá a vida pelas ovelhas nós temos declarações como por exemplo Hebreus capítulo 13 verso 20 que se refere a Jesus como o Supremo pastor né o texto diz assim ora o Deus da paz que tornou a trazer dentre os
mortos o nosso senhor Jesus o grande pastor das ovelhas pelo sangue da Eterna Aliança aperfeiçoe vocês em todo bem para que possam fazer a vontade dele né em outras versões a expressão grande pastor é chamar de o Supremo pastor o pastor m o pastor maior né Essa frase também é importante porque já vi pessoas que muitas vezes afirmam Jesus é que é o pastor não há outros pastores não ele é o grande pastor mas esse grande pastor de disz para Pedro apenta as minhas ovelhas Ele tá dizendo eu preciso de Pastores auxiliares né seria uma
boa forma de nos referirmos a essa distinção entre a função de Jesus e aquela que ele nos dá em primeira de Pedro no capítulo 2 no verso 25 Nós lemos porque vocês estavam desgarrados como ovelhas agora porém se converteram ao pastor e bispo da alma de vocês então Jesus é chamado tanto de pastor como de bispo e também em primeira de Pedro no Capítulo 5 e no verso 4 Nós lemos a seguinte declaração e quando o Supremo Pastor se manifestar vocês receberão a coroa da Glória que nunca perde o seu brilho né a quem o
apóstolo Pedro falava ele dizia aos presbíteros que é entre vocês verso um eu Presbítero como eles Digo pastorem o rebanho de Deus e ele diz depois o Supremo pastor irá recompensar os seus auxiliares e quando olhamos para Jesus né que divers às vezes foi chamado de Rabi que significa mestre né é inquestionável o seu ministério de Ensino em Lucas no capítulo 19 no verso 47 Lemos diariamente Jesus ensinava no templo o texto ainda vai dizer os principais sacerdotes escribas e os maiorais do Povo procuravam tirar-lhe a vida mas não achavam uma forma de fazer isso
porque todo o povo ao ouvi-lo era cativado por ele numa determinada ocasião os líderes dos judeus enviaram soldados para aprendê-los eles voltam Sem Jesus e quando são questionado por que que vocês não trouxeram eles dizem nunca ninguém falou como este homem eles ficaram lá absorveram todo o ensino e voltaram sem ter prendido Jesus o capítulo 20 né de de de Lucas verso 1 que é o seguinte aconteceu que num daqueles dias estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar esses dois verbos são usados para indicar ações diferentes complementares similares até eu diria
mas diferentes Evangelizar é a pregação do evangelho normalmente o ensino tinha a ver com a comunicação de princípios para aqueles que de alguma forma já haviam abraçado o evangelho ou estavam bem receptivos a ele nós destacamos o que que Jesus concedeu aos homens dons quantos dons foram dados que são cinco de onde vieram do próprio Jesus e podemos reconhecer quando ele fez isso após a sua morte e ressurreição na verdade a Bíblia diz em Efésios no capítulo 4 e no verso 8 né o seguinte por isso diz quando subiu às alturas levou cativo o cativeiro
e concedeu dons aos homens então nós temos um indicativo também de tempo agora uma pergunta importante é porque Cristo concedeu esses dons então o verso 12 diz para o aperfeiçoamento dos Santos né porque que que os santos precisam ser aperfeiçoados a Bíblia diz para a obra do ministério então então parte do aperfeiçoamento é para que eles alcance a maturidade a estatura do varão perfeito que é Cristo Jesus mas parte da ideia de maturidade é que todos os santos trabalhem portanto nós não podemos olhar para esses dons ministeriais como se eles fossem os que Deus levantou
para trabalhar e os demais não eles na verdade capacitam todo o corpo para que todos trabalhem é muito importante que a gente destaque isso ou seja a função primária do evangelista não é meramente EV elizar é capacitar os santos para que eles evangelize quando você pensa nisso o mestre não deveria só ensinar ele deveria capacitar os santos para que eles também ensinem nessa perspectiva o pastor não deveria apenas pastorear mas capacitar os santos para que haja um cuidado dentro do rebanho para com as ovelhas nós precisamos fazer essa distinção ela é muito importante igualmente importante
é o questionamento de até at quando esses dons foram dados no Versículo 3 de Efésios 4 nós temos a expressão até que até que indica o prazo de validade até que todos cheguemos à unidade da fé e do Pleno conhecimento do filho de Deus ao estado de pessoa madura a medida da estatura da plenitude de Cristo então quando as pessoas me perguntam Você acredita que o dom do apóstolo do profeta ainda é para hoje porque a maioria das pessoas não têm dificuldade em reconhecer pastores Evangelistas e até mesmo mestre na maioria das nossas igrejas mas
há uma grande resistência em muitos lugares a respeito do Ministério do apóstolo e do profeta e quando as pessoas me perguntam Você acredita que isso ainda é para hoje eu digo bom Tudo Que Nós cremos deve ser fundamentado no que a Bíblia diz então o que é que a bíblia determina que eu devo crer que todos esses cinco dons foram dados com prazo de validade qual prazo de validade até que todos cheguemos né à unidade da fé e do Pleno conhecimento do filho de Deus então a pergunta é chegamos lá a resposta é não se
não chegamos o prazo de validade né ainda tá de pé ou seja esses dons não foram inspirados agora a partir do momento que reconhecemos que mesmo Apóstolos profetas ainda são dons pra atualidade e há um pensamento muito equivocado quando alguns tentam dizer que Apóstolos eram só os 12 essa conta não fecha porque Paulo é chamado de apóstolo além dos 12 alguns temp dizer não ele é que era o substituto né de Judas e não Matias mas você tem né Barnabé e vários outros no Novo Testamento sendo chamados de Apóstolos Aliás você tem o livro do
apocalipse onde o próprio Jesus diz puseste a prova os que se dizem Apóstolos e não são e os achaste mentirosos se a igreja do início acreditasse que só tinha 12 apóstolos não precisava provar nenhum outro não poderia provar os 12 porque os 12 já estavam autenticados não haveria necessidade de provar outros porque ninguém mais poderia ser agora quando a Bíblia está dizendo pus éa prova os que se dizem e os achastes mentirosos porque eles não são isso também nos leva ao entendimento de que apesar do dom do apóstolo por exemplo não ter inspirado isso não
significa que todo mundo que diz que é que realmente o seja né então quando reconhecemos a validade do Dom para o nosso tempo não estamos validando né uma auto autenticação que a pessoa faz de si mesmo quando se chama de apóstolo são duas coisas completamente distintas mas acredito indiscutivelmente não só Na continuidade dos dons do Espírito Santo para hoje porque aqueles que pegam a declaração de Paulo em primeiro aos Coríntios 13 que fala obviamente dos dons cessando isso é inegável né a palavra de Deus nos nos diz no verso oo o amor jamais acaba havendo
profecias desaparecerão havendo línguas cessarão havendo ciência passará a Bíblia tá dizendo que um dia vai passar quando o apóstolo Paulo diz quando vier aquilo que é perfeito o que é em em parte será aniquilado e Paulo diz em parte conhecemos em parte profetizamos então alguns tentam Defender não o que é perfeito já veio que foi né a revelação completa do cânon Não é disso que Paulo está falando e diz então seremos eh eh conheceremos plenamente como também somos plenamente conhecidos isso não aconteceu e Paulo tá dizendo quando viesse O que é perfeito o queem parte
seria aniquilado e ele inclui o conhecimento né e diz havendo profecias desaparecerão havendo línguas cessarão havendo conhecimento ele também vai passar e quem advoga que profecias e línguas cessaram em nome da chegada O que é perfeito não diz que o conhecimento seou pelo contrário o que eles mais tentam defender é a importância do conhecimento então não há a menor coerência na declaração de um sensacionista né quando toca no assunto seja dos dons do Espírito Santo ou dos dons ministeriais nós precisamos reconhecer que Jesus deu Apóstolos profetas Evangelistas pastores e Mestres até que até que cheguemos
lá esses dons estão em vigor e são necessários agora o que nós precisamos entender é que eles são dons de serviço eles não são necessariamente governo que é o assunto da próxima aula que eu quero abordar sobre o governo da igreja eles não são necessariamente autoridade e PME Você não acha um único lugar no Novo Testamento onde alguém é ordenado num desses dons ministeriais um reconhecimento específico do tipo de Dom Nós também não temos vou falar melhor sobre isso na próxima aula mas agora o que eu gostaria de destacar é que esses dons ministeriais eles
de fato são eh devem ser devidamente entendido e como são cinco Eu gosto da ilustração da mão aprendiz quando ainda era né Jovem solteiro por exemplo o apóstolo a gente relaciona ele com o dedão Por quê ele tem a capacidade de tocar todos os outros a gente costuma dizer que o apóstolo ele tem um pouco de cada uma dessas manifestações a palavra apó significa enviado ele normalmente é o ministério Pioneiro aquilo que hoje em dia a gente trata como missionário o cara que vai desbravar né o campo então normalmente esse esse dom ele acumula um
pouco das outras funções não significa que os outros não são importantes não significa que ele não precisa dos demais mas obviamente até por questões lógicas ele acumula um pouco de c o dedo indicador nós relacionamos ao profeta que normalmente é aquele do confronto do assim diz o senhor embora o Ministério do profeta não se limite a confronto entra encorajamento entra consolo né quando a gente pega o dedo médio que é o maior de todos a gente normalmente relaciona isso com o evangelista o evangelista ele tem um grande destaque você vê Filipe chegando em Samaria curando
enfermos expulsando demônios enquanto a mensagem do Evangelho é anunciada sinais que normalmente acompanham o evangelista nós temos também b o exemplo do dedo né anular que é aquele que de todos os outros não parece ter grande destaque nem força mas quando falamos por exemplo da mão esquerda é o que carrega aliança é o dedo do compromisso e esse nós relacionamos ao pastor aquele que de fato tem o comprometimento com o cuidado do rebanho e isso só para efeito pedagógico e para que a gente lembre nós temos né o dedo menor né O que Alguns chamam
de de mindinho e a gente brinca ele consegue entrar onde outros não entram inclusive no ouvido esse é o ministério de ensino mas algo que é importante antes da gente terminar a aula é fazer uma distinção entre ministério e dons ministeriais a palavra ministério sozinho ela significa serviço então por exemplo o termo diaconia diácono que é os a o o a palavra utilizada no original grego ela tem um sentido e uma aplicação Ampla na Bíblia e todos fomos chamados para servir Ou seja quando falamos de ministério todos TM Ministério todos têm uma função de serviço
no corpo de Cristo a pessoa pode não ter sido chamada para funcionar num dos cinco dons ministeriais ela pode não ter um chamado para um ministério de tempo integral mas a palavra Ministério serviço ela se aplica a todo Cristão Então a gente tem que fazer a distinção de ministério e de dons ministeriais por exemplo esses cinco dons ministeriais tem um propósito qual capacitar o santo paraa obra do ministério ou seja eles capacitam os demais que servem no ministério então você não pode dizer que esses cinco são os ministros de Deus e que os demais não
são ministros né Há um chamado para todo o Cristão então por exemplo em segunda carta de Paulo aos Coríntios no no no Capítulo 5 e no verso 18 o apóstolo Paulo usa a seguinte expressão ora tudo isso provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da da Reconciliação né O que que é o ministério da Reconciliação a comunicação do Evangelho comunicar o perdido para com Deus isso todo Cristão recebeu né é o tipo de ministério que a gente diz é para todo mundo mesmo que ele não
seja o evangelista ele tem o ministério da Reconciliação agora há chamados que não são para todos em primeiro aos Coríntios 12:29 Paulo pergunta são todos Apóstolos não são todos profetas não né então evidentemente que nós pramos distinguir aquilo que pertence a alguns e aquilo que diz respeito a todos então por exemplo em Colossenses no capítulo 4 e no verso 17 o apóstolo Paulo manda um recado para um indivíduo né quando ele está com uma palavra específica para toda igreja de Colosso ele diz digam a akibo atente para o ministério que você recebeu no Senhor cumprindo
bem a sua tarefa Ministério é algo que é de todos mas naquele momento ele falava de um ministério específico dado a arquipo e ele diz você precisa cumprir a sua missão e a sua tarefa né então todo Cristão de acordo com Apocalipse 5 foi comprado por Jesus para ser um sacerdote né parte da Verdade levantada e destacada na reforma é que todos somos sacerdotes chamamos do sacerdócio universal de Cristo Ou seja todos são ministros agora quando entendemos o propósito dos dons ministeriais a gente percebe que nem todos T um dos cinco dons mas todos foram
chamados para ser e devem ser equipados por esse é verdade também né que a ninguém tem todos os cinco dons a não ser Cristo Mas há pessoas que podem acumular mais dons ou funções então por exemplo em Primeira Timóteo no capítulo 2 e no verso 7 nós vemos o apóstolo Paulo fazendo a seguinte declaração e diz para isso foi designado pregador e apóstolo né Ele diz afirmo a verdade no minto Mestre dos gentios na fé e na verdade alguns discutem se a palavra pregador aqui caberia né no Evangelista ou no profeta mas o fato é
que seja um seja outro ele ainda menciona o Ministério do apóstolo e ele também ainda menciona o fato de que Deus o levantou como Mestre dos gentios né o ministério de ensino de Paulo foi extraordinário é inquestionável é inegável em segunda carta de Paulo a Timóteo no capítulo 1 e no verso 11 você também vê Paulo dizendo para esse evangelho eu fui designado pregador apóstolo e mestre então sim é possível que alguém acumule dons ministeriais você vê que o apóstolo Pedro é chamado né Por Jesus de pastor pastoreia as minhas ovelhas Mas ele também era
chamado de apóstolo então podemos dizer que pelo menos o pastorado e o apostolado estavam ali entendendo o propósito dos dons ministeriais que a perfeição os santos nós devemos ter uma ideia onde toda a igreja todo o corpo de de Cristo serve e trabalha mas obviamente cada um desses cinco vai tocar a igreja para que eles cumpram uma medida do que ele tem carrega por exemplo o tem uma apó significa enviado né A pergunta é todo Cristão tem uma medida desse Dom ministerial de en vinho sim Romanos Capítulo 10 né diz como crerão naquele de quem
Não ouviram falar como ouvirão se não há quem pregue né e ele vai questionar eh tem que ter enviados para que a mensagem seja pregada enviado é usado de forma genérico a todo Cristão embora nem todos sejam Apóstolos em primeiro aos Coríntios 14:31 o apóstolo Paulo diz todos podereis profetizar mas quando ele pergunta em primeiro os Coríntios 12:29 são todos profetas a resposta é não né mas há uma medida do profet que todo Crente pode carregar e os profetas equipam o corpo para isso né quando falamos a respeito de evangelismo não é diferente né o
apóstolo Paulo por exemplo em Efésios no Capítulo 6 e no verso 15 ele fala sobre calçar os pés com a preparação do Evangelho da Paz é o que todo cristão deve fazer quando falamos da armadura de Deus mas são todos Evangelistas não né quando falamos a respeito do Pastoreio a Bíblia fala de um cuidado muto embora nem todos sejam pastores e mesmo que nem todos sejam Mestres Hebreus 5:12 diz quando deveriam ser mestre em razão do tempo decorrido a medida de ensino que provém da maturidade que todos devem praticar e os cinco Ministérios vão equipar
o corpo de Cristo para que isso seja produzido há que se entender porém a diferença entre dons ministeriais e Governo da igreja e esse assunto nós continuaremos na próxima aula