as spg me [Música] depois que os bandeirantes Paulistas descobriram ouro e fundaram povoados na região das Minas Gerais o desenvolvimento trazido pela min transformou radicalmente a vida da [Música] colônia impulsionada pela circulação do precioso metal a economia do Brasil e particularmente de Minas viveu um intenso desenvolvimento essa dinâmica se manifestou também na cultura e nas artes uma amostra do que foi esse momento da vida mineira pode ser encontrada no esplendor das igrejas de Estilo Barroco e rococó do século [Música] X Na exuberância desses interiores e na sua a música Podemos ver o espetáculo grandioso da
vida religiosa as igrejas centralizavam as principais manifestações da arte e da Cultura [Música] sol solar [Música] f [Música] a atividade musical também passou por um intenso desenvolvimento no século X em Minas e o mais interessante é que a maioria dos e compositores do período era de origem humilde e muitos deles eram negros e mestiços hoje vamos viajar por aquela época para resgatar a sua elaborada produção musical identificar as pessoas do povo que a produziram e conhecer o seu momento histórico [Música] Domini plenitudo orb raru qui abit di port portante [Música] em 1709 logo depois da
guerra dos Emboabas foi implantada a administração portuguesa na região das Minas Gerais o puir hebor uma antífona para o domingo de Ramos Possivelmente composta em Portugal no século X foi copiada em um dos mais antigos manuscritos musicais encontrados em Minas preservado pela família Aniceto na cidade de Piranga [Música] Ouro Preto ainda guarda depois de 300 anos a fisionomia da velha cidade que se chamava Vila Rica no século XVI declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade Ouro Preto documenta o caráter Urb e moderno para a época da Vida nas cidades mineiras do Ouro novos hábitos
Novos Valores e uma abundante produção artística em que negros e mulatos se destacaram [Música] allel [Música] entre os muitos músicos desse grupo social temos Francisco Gomes da Rocha da Irmandade de São José dos homens pardos ele era cantor fagotista e Regente e compôs Entre muitas outras obras essa belíssima novena que estamos ouvindo em homenagem à Padroeira Desta Igreja Nossa Senhora do Pilar kraa [Música] del dela [Música] [Música] [Risadas] [Música] carregando sobre si a cruz Jesus foi para o lugar que chamam de Calvário Essa é a tradução do moteto anônimo composto para a procissão dos Passos
da Quaresma era uma música executada ao ar livre em frente de pequenas construções chamadas passos que abrigam cenas da Paixão de Cristo seu estilo antiquado pode ser associado a na música sacra Paulista do início do século XVI [Música] [Risadas] [Música] Till rus [Música] [Música] muitos podem se perguntar mas então só se ouvia a música religiosa em Minas certamente não a questão é que essa é a música da qual encontramos mais registros porém em Minas como em todo o Brasil também se ouviam os ritmos dançantes vindos com os negros da África os escravos utilizados nos engenhos
de açúcar na cata do ouro ou em qualquer atividade que envolvesse esforço também tinham sua música mas eram proibidos de praticá-la longe das cidades alguns senhores brancos chegavam a se fazer de surdos e permitiam algum momento de lazer aos negros [Música] mas sempre havia quem os reprimisse com Rigor principalmente os representantes da igreja que deixaram registrados seus pontos de vista como o demônio não cessa de andar sempre em um contínuo giro Armando redes em que caiam as almas e nela colha e neste bispado tem lançado a perniciosa rede de umas danças com pena de comunhão
maior que nenhuma pessoa de qualquer qualidade condição e estado que seja admita ou consinta as ditas Danças em suas casas ou fazendas nem façam nem delas assistam e além da Dita pena imponho demais a pecuniária de 10 oitavas de ouro [Música] prazer igual ao que eu sinto no mundo não haverá quando me veja nos braços da minha [Música] am no final do período colonial desenvolveu-se também o gosto profano pelas modin instumento predileto paraan a [Música] guitara amor nos dá meu doce bem minha Iá minha minha minha [Música] minha oonchi usar meu do minha min minha
minha minha [Música] [Aplausos] [Música] estamos aqui aqui com Elisa freixo organista da sede Mariana o povo de Mariana tem o privilégio de poder ouvi-la todas as sexas e domingos em concerto e ela por sua vez tem o privilégio de tocar num órgão alemão raríssimo e belíssimo que está aqui Elisa como é que esse órgão Veio parar aqui em Mariana esse órgão tem uma história muito muito curiosa ela é uma história internacional ele foi feito no norte da Alemanha na cidade de Hamburgo em 0 por encomenda de uma comunidade portuguesa Franciscana e nessa comunidade portuguesa ele
recebeu toda a decoração externa da caixa e ele foi vendido em algum momento na década de 40 1740 nesse momento O Rei Dom João V comprou o órgão para mandá-lo de presente pra Diocese de Mariana que estava sendo criada e daí o rei faleceu e quem acabou enviando o organ foi Dom José i e o organ chegou aqui em 17 53 e ele recebeu uma construção muito especial aqui na lateral da Sé para suportá-lo e é uma Tribuna que foi concedida pelo pai de alejadinho E desde 1753 então ele está em Mariana Quais são as
condições dele ele está em boas condições ele foi restaurado em 1984 ele tinha permanecido uns 50 anos mais ou menos em silêncio e desde o restauro de 84 ele está em muito boas condições a única coisa que a gente faz normalmente é limpar e a afinação ele precisa ser afinado frequentemente o órgão inteiro não mas as palhetas ele tem três fileiras de tubos que são registros de palheta que tem uma lingueta que vibra junto da coluna sonora e essa esses registros São muito fáceis de serem afinados e normalmente organista que afina mais ou menos a
cada 2 3 meses o órgão é um conjunto de flotas e é resultado bem sucedido das tentativas humanas de ição do sopro o órgão é o primeiro instrumento musical que foi aceito pelas igrejas cristãs isso se deu mais ou menos em torno do ano 1000 e até então o único instrumento digno de de estar presente na igreja era a voz e é a única música era feita com a voz dos homens cantando [Música] Minas Gerais foi uma das primeiras capitanias brasileiras a ter uma classe de músicos profissionais de qualidade empregados pelas irmandades religiosas aqui nesta
igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto a música éa Deca de seu teto executada pelo mestre Manel [Música] de [Música] Alleluia halleluja halleluja let ga let vir mar vir mar alleluja alleluja alleluja alleluja [Música] pul P aleluia aleluia aleluia aleluia neste ambiente projetado construído e esculpido pelo nosso notável Aleijadinho homens do povo se tornaram os principais representantes brasileiros do estilo musical pré-clássico surgido na Europa e desenvolvido em Minas na segunda metade do século XVI é o caso de Inácio Parreira Neves de quem Vamos ouvir a salve Regina da antífona de Nossa Senhora [Música]
salve salve salve sal [Música] PR a [Música] te am [Música] a SUS prus susus geneses in [Música] entre as várias características do estilo pré-clássico Mineiro podemos citar como marcantes o acompanhamento do Canto por dois violinos baixo e órgão normalmente com TR flautas ou oboés outra marca registrada do estilo pré-clássico é a exploração da música Como espetáculo apropriando-se de elementos operísticos [Música] misericord [Música] miser AD ADN con [Música] Ben fr [Música] até agora as pesquisas nos revelaram uma produção musical muito interessante continuaremos a acompanhá-la no próximo programa na obra de José Joaquim emerico lobo de Mesquita
o mais expressivo representante da música Colonial mineira [Música] Nostra teamos a te a teamos [Música] a sosp sospir [Música] l [Música] l mar viro Maro [Música]