o olá que você débora diniz que eu sou professora licenciada eu estou em licença da universidade de brasília na faculdade de direito é atualmente eu sou pesquisadora na universidade de brown pesquisadora visitante durante muitos anos a tua imes instituto de bioética que quem está apoiando a iniciativa da professora rosana pinheiro neste curso de escrita acadêmica é um prazer muito grande estar com vocês eu estive na conversa de abertura inicial desse curso com ela quando eu digo que muitos anos eu estive no início não é que não esteja mais é só que com a distância geográfica
a minha a minha presença é diferente né mas é só dizer e é com muito prazer saber que é gabriela luciana artur yasmin que está por trás de organizar a parte invisível desse curso eu agradeço a todos vocês mas em particular as minhas colegas os meus colegas que vão oferecer as aulas é o tema que time foi pedido ele é um tema que mistura um certo quase que interdito da vida acadêmica um proibido né um fantasma e o medo eu acho que nós podemos sair aqui aumentando a lista de coisas que está em torno do
plágio mas também do seu outro lado escondido que dizer e como é que eu queria algo como é que eu vou ser original em algo com a diferença entre originalidade e ineditismo e todo esse processo da vida acadêmica que nos força nos pede nos ensina nos doméstica nos apresenta a tantas pessoas contemporâneas a nós que vieram antes de nós que já disseram tantas coisas como é que nós fazemos para abraçar essa biblioteca biblioteca possível no momento de iniciação científica de monografia de graduação de mestrado doutorado ou em qualquer momento da sua vida como escritora oi
e esse receio dizer será que o anjo falou isso será que essa minha ideia já foi dita por alguém será que isso é plágio ou será que tudo isso que eu estou dizendo não tem nada de novo por que que eu estou escrevendo então tema de hoje plágio e esse receio de originalidade então parece aqui as duas coisas porque que elas estariam juntas e é porque elas se movimentam assim no nosso processo de aprendizado a cadeia ou de domesticação é térmica e de iniciação a criação eu escrevi um livro em parceria com a na terra
que se chama plágio palavras escondidas ele está disponível em pdf ele foi produzido pela editora da fiocruz junto com a editora e letras livres da guinness é eu sei que ele está em pdf então claro que são convites se vocês puderem adquirir o livro de queiram ver se vocês não puderem ele está por aí em circulação eu preciso conversar vocês que quando eu fui escrever esse livro eu tinha uma surpresa o quanto se precisar de escrever para você fala disso plágio então a minha proposta hoje é que eu começa com uma definição de plágio que
vocês vão encontrar outras vocês vão encontrar outras autoras e atores é ao contrário do que eu faço eu vou falar no masculino e eu já explico porque a aula toda vai estar no masculina a partir de agora os autores dos plagiadores então aula essa conversa eu vou perseguir para começar com essa uma proposta de definição de plágio ou fazer uma diferença entre a ideia de plágio como a cópia e plágio como um pastiche e o que fazer que técnicas podem ter para nós tentarmos evitar o risco de plágio é essa fronteira tendo e entre um
pastiche ou plágio pastiche e uma paráfrase e o que é citação direta e o final um pouco sobre originalidade e ineditismo então a gente tem quatro pontos aqui uma definição de plágio com pastiche o que fazer para evitar o plágio a paráfrase de citação direta esse final da originalidade e ineditismo e da criação como eu disse então vamos começar né está com cinco minutos é o que que é o flávio o estágio de cópia plágio como se faz uma apropriação indevida é quando se retira palavras idéias criações e ideias escritas certo a gente criações inscritas
um produção uma matéria e se faz uma apropriação indevida então vejam eu não estou usando eu não estou definindo plágio como roubo eu não estou definido plágio como o que é apropriação de 10 as ideias no sentido da oralidade certo e não estou fazendo definido plágio na vida acadêmica na música pode ser outra coisa em patentes pode ser outra coisa estou falando na vida acadêmica com a escritura acadêmica com a escrita acadêmica então a nossa conversa sobre o plástico está circunscrita aqui certamente outros campos e outras formas de circulação de conhecimento vão colocar outras fronteiras
para definição do que seja apropriação indivíduo inclusive para fazendo uma fronteira com campo jurídico de propriedade intelectual a imagine vocês como é que eu estou definido claro uma apropriação indevida de uma criação e literário de uma peça escrita de outra pessoa essa procriação de vida se dá quando se retira algo que foi produzido por alguém e se faz assumir como se fosse de outra pessoa então plagiador ele é acima de tudo mentiroso ele é alguém que faz crer que as pessoas que estão olhando seus leitores eles acreditam que aquelas palavras que aquela composição argumentativa foi
apresentada é como uma criação do plagiador não foi ela é uma progressão indevida da criação de outra pessoa alguns ao poder chamar isso de roubo mas deixa que roubo ele é uma categoria até mal e que implicaria que na medida em que o roubo algo eu posso estar equivocada e posso aparecer pé na listas por aqui para fazer uma discussão é comigo que o roubo eu retiraria aquelas palavras e a pessoa originalmente que aquele que as criou que as elaborou que as escreveu perderia a posse dela perderia a propriedade dela o plágio ela faz essa
circulação indevida de palavras mas cujo principal efeito no enganação na no leitor o leitor imagina que está lendo algo escrito por um autor mas foi por outro então plágio na minha forma de entender é majoritariamente uma questão a integridade acadêmica e da ética acadêmica ela pode ter o plágio pode ter as suas implicações no campo jurídico como eu já disse com comprei um sonho de que assim algum tipo penal aqui o mesmo discussões sobre propriedade intelectual então imaginem vocês que quando alguma de vocês vem a escrever uma monografia de graduação e deposita na biblioteca né
no repositório do sul universidade não há essa configuração de direitos autorais nessa peça porque a monografia de graduação e graduação de mestrado a tese de doutorado ele é chamado no campo da literatura acadêmica me perdoe minha expressão mas é assim o vocabulário nós precisamos votá-lo com uma certa literatura cinzenta literatura cinzenta é aquela que ela ela são parte de um processo de que a validação do que está dito dado por uma banca as coisas por uma orientador as publicações acadêmicas quando se submetem as editoras quando se submetem aos periódicos que são regimes de estratificação regime
de poder regime g conhecimento elas ganham um outro status mas quando ela status acadêmico e também status casos o caso venha ocorrer um plágio porque um periódico acadêmico aí sim a um detentor de direitos autorais os autores escrevem aqui eu eu digo que fui eu que produzi isso e e a disputa e sobre a propriedade intelectual a disputa sobre direitos intelectuais é quando se publica nessas plantas nessas plataformas em que se concede o direito autoral para as editoras por periódicos acadêmicos grande abaixo da nossa iniciação acadêmica efeitos em que esta fronteira com direito autoral exista
isso não quer dizer que não tem autora e a moto cada peça escrita na nossa vida acadêmica e que compõem esses ritos e tem uma altura e se ele tem uma autoria pode sim ser reclamado o plágio ou de quem o apresenta como o seu publiquem adiante copia o plágio ele pode ser feito da maneira mais simplória possível que é um control c control v copiar e colar esse é o plágio junto um tolo é um plágio de alguém com pressa é um plágio de que alguém sabe que aquele professor não vai ler mesmo então
isso aqui é uma tática para sobreviver e que vai sobreviver porque né você tem os encontros acadêmicos o que você também sabe até onde você pode ir então esse plágio do copia e cola que uma máquina que são chamados de software de caça plágio os problemas de computador de caça e eles pegam por palavras de sequência então eles pegam por palavras em sequência sete palavras e esse a grande parte da métrica de se levantar a bandeirinha vermelha de que é um risco de plágio desse mais óbvio de copia e cola ele é feito por mack
há muitas universidades brasileiras agora não seus programas de pós-graduação que já incorporaram esses softwares de caça plágios de incorporação para fazer uma varredura varredura você não precisa nem para acesso a esses software você pode ir por um uma ferramenta do word que se chama merge' só perguntei se tu pega outro falou que ele vai dar as duas colunas que vai dizer o que a parecido ou não e se aparecer ainda mais simples você pode um google você sente um cheiro de que aquele parágrafo naquele texto que você está lendo em mundo tom ele muda voz
ele muda o estilo de escrever você copia e cola no google você consegue chegar muitas vezes nesse plágio que é simplesmente uma conta essa vantagem o tolo esse é um plágio de um preguiçoso esse é um plágio que uma máquina pega algumas pessoas dizem ok esse é um plágio tolo e são plágio que uma máquina pega e se eu disser é um plágio a infantil que até mesmo os computadores são capazes de identificar o que são plágio e o que é isso que eu acabei de fazer e o que será que acabou de ser feito
e quando eu troco palavras quando eu troco ordens é mas o conteúdo da mensagem é o mesmo o que eu estou fazendo e no livro nós oferecemos esse nome vindo da arte como partes é e eu recomendo muito que vocês olham tem no campo da literatura vem do campo das artes plásticas e no livro vocês vão ver vários exemplos e o sugiro muito que se vocês puderem dar uma pausa agora e daí google é e no quadro da monalisa e começa a olhar monalisa de bacia monalisa de maurício de sousa monalisa de botero ou será
que a gente tem diante de nós plágio hum será que bottero quando faz a sua própria monalisa nós vamos classificar isso como plágio e o alma criação absurdamente médica uma peça estética de que nos pede um tempo para eu olhar nem como a capa do livro né a leitura de madrid e do livro que eu escrevi com a na terra bom então o pastiche na arte ele é valorizado o pastiche na literatura ele é um intertexto que é feito para ludibriar o leitor de maneira que ele descubra o que está por ali escondido ele é
uma criação por ele mesmo e na vida acadêmica o pastiche e quase sempre ou sempre é só uma maneira de enganar de esconder o original eu troco mas por todavia o original por a peça primeva e assim que você faz então e daí onde eu começo a migrar que aqui no pastiche é onde está o principal risco do plágio na vida acadêmica especialmente quando nos estamos começando as um até nos postos a o que é estrutura acadêmica o que é escrever como cientista é mas aprendemos repetindo nós aprendemos aprendemos seguindo os modelos de introdução metodologia
resultados este artigo diz que aí vai ter disputa se eu posso falar em primeira pessoa para pessoa do plural discutir fiquei mas nós temos uma forma sobre como escrever e nós começamos a ler a mesma coisa em pastores eles falam lá código de hamurabi esse é um texto muito bacana não me fale do código de hamurabi para os que são da área jurídica vale a pena você ir buscar em mas a falar das cavernas sei se pula para aristóteles aristóteles para santo agostinho santo agostinho para getúlio vargas getúlio vargas prestadora militar no brasil e aí
começa a se falar do que o bolsonarista só opa opa e para cada uma desses períodos históricos que parece que quase todas as introduz os sonhos né de monografia dissertação tese tem que fazer um percurso e o percurso que os historiadores de lei em outras áreas que não da historiografia é propriamente dita e acham graça de como nós fazemos esses recortes de eventos da história mas além de se fazer essa essa historiografia de conecta com você se houvesse né uma linha no tempo nós os processos históricos é o que é mais curioso é que esses
são parágrafos repetidos e repetíveis de um para outro que a gente não sabe mais quem foi que eu o tripé da seguridade social no brasil e e aí nós tivemos a saúde educação todos os exemplos das coisas que eu mais ali né o feminismo da primeira aula do feminismo de segunda e quem falou isso quem criou isso ó e aqui hoje nós começamos a nos confundir a um jargão da vida acadêmica que ninguém espera que você se sente mais porque ele é parte do assentamento da sua comunidade então é tudo que você falar que você
vai buscar a fonte porque a uma parte do jargão da comunidade a qual você entra e que música fontes para falar o feminismo da segunda onda da segunda será uma da quarta onda é talvez mostrando certa ingenuidade até o momento em que aquele consegue está sentado uma vez o conceito assentado você vai avançar para onde o debate está em controvérsia aonde o debate pede a sua entrada com alguma originalidade de criação de composição de autores então essa certa repetição até mesmo sem fonte é aonde é o deslizamento de ser introduzido ou jargão do campo e
aonde e na divertida mente a correr o risco de um pastiche é porque se repetindo que outro já disseram bem quais são as formas de se evitar cair no risco do parte que é mudar as palavras mudar as ordens repetido que outros já disseram não ter vezes escondendo as fontes sua primeira solução é sempre você tá as suas fontes aquilo que você leu você vai usar eu já vou explicar como citar que há uma diferença entre citação por paráfrase que a chamada citação indireta para alguns mas eu acho essa expressão confusa paráfrase ea citação direta
que aquela que nós abrimos a aspas e nós estamos então sempre estar colocar o autor colocar o ano a obra por isso que referências bibliográficas abnt chicago qual for o sistema das universidades no seu problema é tão importante que elas são rotas de reconhecimento de por onde você passou e da integridade do seu pensamento ele por onde você se lia e a comunidade a qual você anuncia que você pertence as referências bibliográficas é a comunidade você não se você pertence referências biográficas diferentes biografia biografia tudo aquilo que você leu talvez fosse monografia e sua dissertação
tese referências bibliográficas é aquele que efetivamente você se todos os outros escrever aquele texto em geral ele muito menor nos vemos muito mais do que o que nós vamos de fato dizer mas eu li e eu não vou usar esquece você ver gozar como separar os seus ou para pensar você usou para aprender com você mesmo você usou para criar mas não necessariamente você precisa citar referência e não são todos os autores que merecem esse status tão importante de citação de referência no seu texto é uma referência e você está dizendo eu se referenciam e
reverencio o que essa pessoa disse então tá muito sobre você então escolher muito quem você vai colocar no seu diferenças biográficos então se a primeira forma de evitar o plágio é cuidando das suas referências bibliográficas com notas cuida doses é todos os domingos eu estou fazendo uma banquinha de tira-dúvidas e certamente notas de fechamento vai ser um dos temas de banco quinta qual nos podemos colateral mente mandar para banquinho domingo na minha conta em uma comunidade do instagram está vem falar na minha conta na comunidade do instagram que tem meu nome de underline denise underline
dentro eu acho que esse anjo se localiza e ele tem a banquinha todo domingo aí 5:00 da tarde porque fazer notas bem feitas usar o mendeley bem feito isso ajuda muito o controle de deslizes de notas de se usar um pastiche existe isso de dizer-lhe algo eu acabei escrevendo de maneira idêntica porque eu tenho boa memória não sei que você seja o personagem de borges né de jorge luis borges chamava funes o memorioso vai lembrar de tudo que passou então essa é uma hipótese menos razoável e mas não deslizes de notas e em casos mais
raros de má-fé então quais são e formas que na escritura acadêmica nos ajudam a pelo menos eliminar o fantasma de que usei a escritura de alguém tem que se quer testado mesmo fazendo um pastiche mesmo fazendo algo não feito um é que paráfrase não é a partir se você tem que ter uma regra básica em matemática que eu daria vocês se você acha que o seu original que você acabou de ler um livro inteiro livro tem 200 páginas e você tá precisando resumir isso em duas páginas que é isso que você vai fazer as coisas
certas são isso é uma palavras você terminar de ler o livro você vai deu daqui o que que me interessa da construção eu largo mesmo você está reduzindo 200 páginas em três parágrafos e se o seu original de toca diretamente ao ponto de você achar que vale a pena introduzir aquele no seu texto e é um parágrafo e você tá precisando de um parágrafo do seu texto da matéria para citação citação você mede pela extensão do original ea extensão das ideias que você precisa para dizer aquela ideia no seu texto enquanto a paráfrase ela exige
um enorme exercício de contrição de síntese e de análise tu nunca vai haver uma paráfrase igual a outra por isso que essa repetição que eu dizia antes dessas períodos históricos em que todos repetem as mesmas coisas e muito mais um pastiche que circula ou jargão que circula em uma comunidade do que mesmo a paráfrase bem feita a paráfrase e ela é feita por cada autor em um momento de composição de uma estrutura porque só ele vai saber como pegar um livro o e compor uma contrição uma redução de 200 páginas para cinco parágrafos no seu
texto baseado no seu argumento no seu tema do teto dissertação grande parte da nossa estrutura acadêmica é baseada em paráfrases muito menos e as citações diretas a inclusive autores que dizem que citações diretas não devem tomar mais do que 10 por cento de seu texto sejam dizendo que caramba que coisa o que coisa prescritiva porque dez porcento eu quero ser honesta com quem eu lhe vou dizer segundo fulano de tal de acordo com o plano de tal porque todas as vezes que nós vamos fazer segundo onde eu tava eu conto com fulano de tal olha
quantas coisas você tem que fazer no seu texto sem fazer segundo michel ficou abraços se for uma expansão mais longa você tem que mudar a fonte fazer espaçamento e abra a página da sua testa dissertação da sua monografia qual é a primeira coisa que você vê quando tem uma citação direta a estação direto a primeira coisa que eu vou ver é aquilo que não foi você que disse foi outra pessoa que disse e enquanto a para fazer você dizendo a uma autoria da paráfrase porque inclusive eu posso dizer você que você leu errado motor que
você interpretou errado autor grande parte da nossa iniciação na vida acadêmica especialmente a graduação mestrado doutorado são exercícios interpretativos de reflexão analítica e uma original para ser colocada à prova sobre como você interliga autores conceitos e compreendi aquela abstração que todo o conceito é uma composição abstrata então o seu exercício de escrita tem que ser noventa porcento para a frase dez porcento citação direta que quando aquilo que você precisa ter na mesma extensão daquilo que você vai estar e eu começo a terminar estou com 25 minutos então isso nos leva a essa coisa nesse deve
ter um consumir originalidade aqui se eu tenho que fazer é essencialmente uma escrita de parar se eu tenho que dominar o jargão do campo que aquilo que eu não vou fazer um parafuso mas que o campo é feita como uma circulação de informação já sem autoria grande parte paráfrase paráfrase tem autoria é uma parte pequena é citação direta onde é que eu sou original nesta composição entre o jargão a baratas excitação direta com seu tema de pesquisa a originalidade é esta composição da escritura que isso é sua a partir do seu tema de pesquisa por
isso que nós não compramos as palavras de outra pessoa por isso que os seus professores vão dizer leia o uso originais você em qualquer língua tá gente para mim mas lei uso originais porque você vai fazer a paráfrase nos vemos os manuais de ajuda dos originais mas os manuais são parafraseador estamos explicam como ler você está dando uma composição analítica e é você que tem que ler para dizer como eu daqui retiro composição dos conceitos e da arquitetura da argumentação para responder à minha pergunta ah então é assim originalidade você não precisa ter receio se
você fizer isso bem seu texto original seu texto inédito nunca foi feito antes e nem de tio não essa genialidade do descoberta não isso é especialmente uma fantasia de uma área biomédica de pouco descoberta de uma vacina descoberta de um novo tratamento que mesmo que nós fazemos que ia tentar responder pergunta de poconé o que está acontecendo aqui e aí eu vou ver com outro me ajudam a pensar no que que está acontecendo aqui bom então o que foi a nossa conversa de hoje a nossa conversa de hoje foi sobre plágio eu falei sobre plágio
como cópia e o plágio como pastiche eu falei sobre paráfrases e sobre citação direta eu falei da importância das suas notas tem importância das referências bibliográficas com o mapa da do tesouro sobre quem é você mas também da sua integridade acadêmica falei que isso é ser original e inédito e situei e faz uma proposta nossa conversa nossa conversa de que o plágio ele está no campo da integridade acadêmica e não do campo do direito penal ou de horário ao menos neste momento em que nós estamos nas escrituras iniciais da vida acadêmica bom então por que
que nós devemos ter medo de plágio é porque se você for um plagiador você só não vai ser descoberto ninguém nunca levou sinceramente a primeira vez que você foi lido seriamente na sua vida alguém vai descobrir o seu baixo isso pode ter sido feitos vinte anos os 30 e 50 você vai se salvar se eu não plagiador se você nunca foi ia buscar a mente então lembra que plágio não vai compensar e nem como desliza nem comentei nacionalidade que no dia que você foi levado a sério você vai ser descoberto então não tema não tema
criar dessa maneira por paráfrase você passam por construção a partir do seu problema de pesquisa é assim que a ciência avança é assim que o conhecimento avança e assim que nós precisamos de pessoas como vocês que hoje estão seguindo esse curso muito obrigado a todos vocês estou segura aqui nós vamos nos encontrar todos os domingos na banquinha de tira dúvidas então assim sai daqui para lá e eu vou estar aqui seguindo vocês um abraço forte e