a imitação de cristo tomás de kempis livro primeiro aviso úteis para a vida espiritual capítulo 11 da imitação de cristo e desprezo lhe todas as vaidades do mundo quem me segue não andará nas trevas diz o senhor são estas as palavras de cristo pelas quais somos advertidos que me temos sua vida e seus costumes se verdadeiramente queremos ser iluminados livre de toda a cegueira decoração seja foi o nosso principal empenho meditar sobre a vida de jesus cristo a doutrina de cristo é mais excelente que é de todos os santos e quem tiver seu espírito encontrará
nela uma análise com dido sucede porém que muitos embora ou são frequentemente o evangelho sentem nele pouco relevo é que não possuem o espírito de cristo quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de cristo é preciso que procure conformará dele toda a sua vida que aproveita discutir e sabiamente sobre a santíssima trindade se não assumiu di desagradando assim essa mesma trindade na verdade não são palavras elevadas que fazem um homem justo mas é a vida virtuosa que o torna agradável a deus prefiro sentir a contrição dentro de minha alma a saber definir lá se
soubesse de quarta onda a bíblia ea sentença de todos os filósofos e que serviria tudo isso sem a caridade ea graça de deus [Música] vaidade das vaidades e tudo é vaidade se não amar a deus e só é de servir à suprema sabedoria é esta pelo desprezo do mundo entender ao reino dos céus vaidade é pois buscar riquezas fornecedoras e confiar nelas vaidade é também ambicionar honras e desejar a posição elevada vaidade seguir os apetites da carne desejar aquilo pelo que depois cenas gravemente castigado vaidade desejar longa vida e entretanto das cuidasse de que seja
boa vaidade só tenderá a vida presente sem providenciar para a futura vaidade amaro que passa tão rapidamente e não buscar precioso a felicidade que sempre dura lembra tinha nenhum do provérbio os olhos não se fartam de ver nem os ouvidos de ouvir portanto procura desapegar teu coração do amor as coisas visíveis e afeiçoado as invisíveis pois aqueles que satisfazem seus apetites sensuais mancha uma consciência e perdem a graça de deus o capítulo 2 do mil de sentir de si mesmo todo homem tem desejo natural de saber mas que aproveitará a ciência sem o temor de
deus o melhor é por certo humilde camponês que serve a deus do que o filósofo soberbo que observa o curso dos astros mas se descuida de si mesmo aquele que se conhece bem se despreza e não se compraz em humanos louvores se eu soubesse quanto à no mundo porém me faltasse à caridade e que serviria isso perante deus que me a de julgar segundo minhas obras renuncia ou desordenado desejo de saber porque nele há muita distração ilusão os letrados gostam de ser vistos detidos por sábios muitas coisas a cujo conhecimento pouco ou nada aproveita a
alma e muito sensato é quem de outras coisas se ocupa e não das que tocam a sua salvação mas muitas palavras não satisfazem a alma mas uma palavra boa refrigera o espírito e uma consciência pura inspira grande confiança em deus quanto mais e melhor souberes tanto mais rigorosamente será julgado se com isso não víveres mais lentamente não diz vanessa simões com qualquer arte o conhecimento que recebeste city parece que sabe se entende bem muitas coisas lembra de que há muito mais o que ignora se não te preso mas de alta sabedoria antes confessa tua ignorância
como tu queres há alguém que preferir quando se acham muitos mais votos do que tu e mais velhos sábios da lei se querem saber e aprender pois a útil deseja ser desconhecido e tido por nada não há melhor e mais útil estudo que se conhecer perfeitamente desprezasse a si mesmo pense por nada e pensar sempre bem favoravelmente dos outros a prova é de grande sabedoria e perfeição ainda quando vejo alguém pecar publicamente ou cometer faltas graves nem por isso deve julgar melhor pois não sabes quanto tempo poderá se perceber arno bem nós todos somos fracos
mas ninguém deve se considerar mais fraco que a ti mesmo o capítulo 3 dos ensinamentos da verdade bem aventurado aquele a quem na verdade por si mesmo ensina não por figuras de vozes que passam mas como em si é a nossa opinião e nossos juízos muitas vezes nos enganam e pouco alcançando de que serve a sutil especulação sobre questões misteriosas e obscuras de cuja ignorância não seremos julgados grande loucura diz curarmos as coisas úteis e necessárias entregando luz com avidez as curiosas e nocivas temos olhos para não ver que se nos dados gêneros e das
espécies dos filósofos aquele a quem fala o verbo eterno se desembaraçar de muitas questões desse verbo único procedem todas as coisas e todas o proclamam e esse é o princípio que também nos fala sem ele não há entendimento nem reto juízo quem acha tudo neste único e tudo aí refere e nele tudo vê poderá ter o coração firme e permanecer em paz com deus o deus de verdade fazendo um convosco na eterna caridade tem fatia me muita vez ler e ouvir tantas coisas pois em vós acho tudo quanto quero e desejo calem-se todos os doutores
e mudez são todas as criaturas em vossa presença falar em voz só quanto mais recolhido por cada um e mais simples de coração tanto mais sublimes coisas entenderá sem esforço porquê do autor recebe a luz da inteligência o espírito puro singelo e constante não se extrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honrar de deus sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse o que mais te impede perturba do que os afetos e mortificados do teu coração o homem bom e piedoso ordena primeiro no seu interior as obras exteriores nem estas ou
a razão aos impulsos de alguma inclinação viciosa senão que a submete ao arbítrio da reta razão que mais rude combate haverá do que procurar vencer se a si mesmo e este deveria ser nosso empenho vencer nos a nós mesmos tornar-nos cada dia mais fortes e progredirmos no bem toda a perfeição nesta vida é mesclada de alguma imperfeição e todas as nossas luzes são misturadas de sombras humilde conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para deus que as profundas pesquisas da ciência não é reprovável a ciência ou qualquer outro conhecimento das coisas pois é boa
em si ordenada por deus sempre porém devemos preferir ver a boa consciência ea vida virtuosa muitos porém estudam mais para saber que para bem viver por isso é um absurdo e pouco ou nenhum fruto colhe a se empregar se tanta inteligência e extirpar vícios implantar virtudes como invente lar questões não haveria tantos maiores escândalos do povo nem tanta relaxação nos claustros dê certo no dia do juízo não se nos perguntar o que lemos mas o que fizemos nem com bem temos falado mas rolou honestamente temos vivido dizem onde estão agora todos aqueles senhores e mestres
que vêm conhecer este quando viviam e pareciam nas escolas já outros possuem suas pré vendas e nem sei se por ventura dele se lembram em vida apareciam valer alguma coisa e hoje ninguém lhes fala op como passa depressa a glória do mundo oxalá a sua vida tenha correspondido a suas exigências porque de start terão lido e estudado com o futuro juntos neste mundo diz cuidados do serviço de deus se perdem por uma ciência van e porque antes querem ser grandes que humildes se esvaece em seus pensamentos [Música] verdadeiramente grande aquele que a seus olhos é
pequeno e avalia em nada as maiores honras verdadeiramente prudente a quem considera como lodo tudo que há terreno para ganhar a cristo e verdadeiramente sábio é aquele que faz a vontade de deus e renuncia a própria vontade o capítulo 4 da prudência nas ações não se há de dar crédito a toda a palavra nem há qualquer impressão mas cautelosa e naturalmente se deve diante de deus ponderar as coisas mas ai que mais facilmente acreditamos que dizemos dos outros o mal que o bem tal é a nossa fraqueza as almas perfeitas porém não creio levianamente em
qualquer coisa que se desconta pois conhecem a fraqueza humana inclinada ao mal e fácil de pecar por palavras grande sabedoria não ser precipitado nas ações nem aferrado obstinadamente a sua própria opinião sabedoria é também não acreditar em tudo que nos dizem nem comunicar nova outros o que ouvimos uns suspeitamos tomar concelho com um varão sábio e consciencioso e procura antes de ser destruído por outra em melhor que tu que seguir o teu próprio parecer a vida virtuosa faz o homem sábio diante de deus e entendido em muitas coisas quanto mais humilde for cada um em
si e mais sujeito a deus tanto mais prudente será e calmo em tudo o capítulo 5 da leitura das sagradas escrituras nas sagradas escrituras devemos buscar a verdade e não a eloquência todo o livro sagrado deve ser lido com o mesmo espírito que editou nas escrituras devemos antes buscar nosso proveito que as sutilezas da linguagem tão grata nos deve ser a leitura dos livros simples e piedosos comando sublimes e profundos não demoveu a autoridade do escritor se é ou não de grandes conhecimentos literários ao contrário lecom puro amor à verdade não procure saber quem o
disse mas considera o que se diz os homens passam mas a verdade do senhor permanece eternamente de vários modos nos fala de deus sem acepção de pessoas a nossa curiosidade nos embaraça muitas vezes na leitura das escrituras porque queremos compreender e discutir o que se devia passar singelamente se querem tirar proveito ver com humildade simplicidade e fé sem cuidar jamais do renome e letrado pergunta de boa vontade e ouvir calado as palavras dos santos nem que desagradem as sentenças dos velhos porque eles não falam sem razão o capítulo 6 das afeições desordenadas todas as vezes
que o homem deseja alguma coisa desordenadamente torna-se logo inquieto o soberbo o avarento nunca sou cegam entretanto pobre humilde de espírito vivem em muita paz o homem que não é perfeitamente mortificado facilmente atentado e vencido até em coisas pequenas insignificantes o homem espiritual ainda um tanto carnaval e propenso a sensualidade só muito custo poderá desprender se de todos os desejos terrenos daí a sua freqüente tristeza quando dele se abstém e fácil irritação quando alguém o contraria-se porém alcança o que desejava senti logo remorso da consciência porque obedeceu à sua paixão que nada vale para alcançar
a paz que almejava e resistir pois as paixões se acha verdadeira paz do coração e não em segui las não há portanto paz no coração do homem carnal nem do homem entregue as coisas exteriores mas somente no daquele que é fervoroso e espiritual o capítulo 7 como se deve fugir havana esperança e 'presunção insensato é que impõe sua esperança dos homens ou nas criaturas não de vergonha de servir à outra por jesus cristo e ser tido como pobre neste mundo não confia em si mesmo mas põe deus da esperança facilitou à parte o que puderes
de deus ajudará a tua vontade não confie em duas ciência nem na sagacidade de qualquer vivente mas antes da graça de deus que ajuda os humildes e abate os presunçosos se tem riquezas não te glorinhas delas nem dos amigos por serem poderosos se não em deus que dá tudo além de tudo deseja dá se a si mesmo não diz vanessa com a ir o cidade ou formosura de que o corpo que com pequena enfermidade disse que branca e de segura não tenho orgulho de tudo habilidade onde teu talento para que não desagrada diz adeus de
quem é todo bem natural que tiveres não de repúdios melhor que os outros para não seres considerado pior por deus que conhece tudo que há no homem não tinha um soberbo peças pelas boas obras porque os juízos dos homens são muito diferentes dos de deus a quem não raro desagrada o que os homens atrás senti houver algum bem pensa que ainda melhores são os outros para 5 e conservar e da humildade nenhum mal te fará se julgadas e inferior a todos muito porém se a qualquer pessoa que preferir es de continuar paz gosma humilde no
coração no soberbo porém reino inveja e dança em conta o capítulo 8 como se deve evitar a excessiva familiaridade não abra seu coração a qualquer homem mas trata de deus negócios com o sábio e temente a deus com bolsos de estranhos conversa pouco não lhes angeles os ricos nem busque a aparecer muito na presença dos potentados busca a companhia dos humildes e simples dos devotos e morigerados e trata com eles de assuntos edificantes não tenha familiaridade com mulher alguma mas em geral a encomenda a deus todas as que são virtuosas procura intimidade com deus apenas
e seus anjos e foge de seres conhecidos dos homens caridade se deve ter para com todos mas não convém ter com todos a familiaridade sucede frequentemente gozar de boa reputação pessoa desconhecida que na sua presença desagrada aos olhos dos que a vêem julgamos às vezes agradar aos outros com a nossa intimidade mas antes os aborrecemos com os defeitos que nós vão descobrindo capítulo 9 da obediência e submissão grande coisa é viver na obediência sob a direção de um superior e não dispor da própria vontade muito mais seguro é obedecer que mandar muitos obedecem mais por
necessidade de por amor e por isso sofrem e facilmente murmuram esses não alcançaram a liberdade de espírito enquanto não se sujeitarem de todo o coração por amor de deus anda por onde quiseres não achar as descanso senão na humilde sujeição e obediência ao superior a imaginação dos lugares e mudanças há muitos têm eclodido verdade é que cada um gosta de seguir seu próprio parecer e mais se inclina aqueles que participam da sua opinião entretanto se deus está conosco cumpre-nos às vezes renunciar ao nosso parecer por amor da paz quem é tão sábio que possa saber
tudo completamente não confie expõe demasiadamente em ter o próprio juízo mas atende também de boa mente aos demais se o teu parecer for bom e deixares por amor de deus para seguir isso de outrem muito lucrará com isso com efeito muitas vezes ouvi falar que é mais seguro ouvir e tomar conselho que dá lo é bem possível que seja acertado o parecer de cada um mas não querer ceder aos outros quando a razão ou as circunstâncias o pedem é sinal de soberba e obstinação o capítulo 10 como se devem evitar as conversas supérfluas evita quanto
puder isso boliche dos homens porque muito nos perturbam os negócios mundanos ainda quando tratados como meta a intenção pois bem depressa somos manchados e cativos da vaidade quisera eu ter calado muitas vezes e não ter conversado com os homens porque razão porém nos atraem falas e conversas se raras vezes voltamos ao silêncio sentando da consciência gostamos tanto de falar porque pretendemos com essas conversações ser consoladas uns pelos outros e desejamos aliviar o coração fabricado por preocupações diversas e ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar ora nas coisas que muito amamos e desejamos hora nas que
nos contrariam mas ai muitas vezes em vão e sem proveito pois essa consolação exterior é muito prejudicial à consolação interior e divina cumprir portanto vigiar e orar para que não passe o tempo ociosamente se for lícito e oportuno falar seja de coisas edificantes o mau costume o descuido do nosso progresso espiritual concorrem muito para o desenvolvimento de nossa língua ajudam muito porém ao aproveitamento espiritual os devotos colóquio sobre coisas espirituais mormente quando se associam em deus pessoas que pensam e sentem do mesmo modo o capítulo 11 da paz e do zelo em aproveitar muita paz
podíamos gozar se não nos quiséssemos ocupar com os ditos e fatos alheios que não pertencem ao nosso cuidado como pode ficar em paz por muito tempo aquele que se intromete em negócios a games que busca relações exteriores que raras vezes e mal se recolhe interiormente bem aventurados o simples porque hão-de ter muita paz porque muitos santos foram tão perfeitos e contemplativos é que eles procuraram mortifica se inteiramente em todos os desejos terrenos e assim puderam no íntimo de seu coração unir-se a deus e atendendo livremente a si mesmos nós porém nos ocupamos demasiadamente das próprias
paixões e cuidados com o excesso das coisas transitórias raro é vencer você quer um vício perfeitamente não nos informamos no desejo de progredir cada dia daí a frieza e que visa em que ficamos se estivéssemos perfeitamente mortos a nós mesmos interiormente desimpedidos poderíamos criar gosto pelas coisas divinas e algo experimentar das doçuras da celeste contemplação o que principalmente mais nos impede é não estarmos ainda livres das nossas paixões e concupiscências nem nos esforçamos por trilhar o caminho perfeito dos santos basta um pequeno contratempo para desvendarmos completamente voltarmos a procurar consolo ações humanas se nos responsáveis
por ficar firmes do combate como soldados valentes por certo veríamos terceiro sobre nós o socorro de deus pois ele está sempre pronto auxiliar os combatentes confiadas em sua graça aquele que nos proporcionam ocasiões de peleja para que logramos a vitória se fizermos consiste no aproveitamento espiritual tão somente nas observâncias exteriores nossa devoção será de curta duração metamos pois uma chave a raiz para que livre das paixões goze paz nossa alma se cada ano este passe mussum só vício em breve seremos perfeitos mas agora pelo contrário muitas vezes experimentamos que eram os melhores e nossa vida
mais pura no princípio da nossa conversão que depois de muitos anos de profissão o nosso fervor e aproveitamento deveriam crescer a cada dia mas agora considera se grande coisa poderá alguém conservar parte do primitivo vovô se no princípio fizemos algum esforço tudo poderíamos em seguida fazer com facilidade gosto custoso e deixar nossos costumes mais gostoso porém contrariar a própria vontade mas se não vencer os obstáculos pequenos e leves como triunfar astros maiores resistir no princípio sua inclinação e rompe com o mau costume para que tinham metas pouco a pouco em maiores dificuldades óssea bem considerar
assis quanta paz gozar ias enquanto prazer daria uns aos outros se vivências bem decerto cuidaria das mais do teu adiantamento espiritual o capítulo 12 da utilidade das adversidades bom é passarmos algumas vezes por aflições e contrariedades porque freqüentemente fazem um homem refletir lembrando que vive no desterro e portanto não deve por sua esperança em coisa alguma do mundo bom a encontrarmos às vezes contradições e que de nós faça um conceito mal ou favorável ainda quando nossas obras intenções sejam boas isto ordinariamente nos conduz a humildade nos preserva a vã glória por que então mais depressa
recorremos ao testemunho interior de deus quando de fora somos vilipendiadas e desacreditados pelos homens por isso devia o homem firmar se de tal modo em deus que ele não fosse mais necessário indicar consolações as criaturas assim que o homem de boa vontade está atribulado ou tentado ou molestado por maus pensamentos senti logo melhor a necessidade que têm de deus sem o qual não pode fazer bem algum então se entristece jemes hora pelas misérias que padecem então causa do tédio viver mais tempo e deseja que vem na morte livrá lo no corpo e uni lo a
cristo então compreendi também que neste mundo não pode haver perfeita segurança nem paz completa capítulo 13 como se há de resistir às tentações neste mundo não podemos estar 100 trabalhos e tentações por isso vemos no livro de jó é um combate à vida do homem sobre a terra cada qual pois deve estar acautelado contra as tentações mediante a vigilância ea oração para não dar azo às ilusões do demônio que nunca dorme mas anda por toda parte em busca de quem possa demorar ninguém é tão perfeito e santo que não tem às vezes tentações e não
podemos ser delas totalmente isentos são todavia o utilizasse mas ao homem as tentações posto que sejam moléstias graves porque nos humilham purificam instruir todos os santos passaram por muitas tribulações e tentações e com elas aproveitaram aqueles porém que não as puderam suportar foram reprovados e ofereceram não há ordem tão santa nem um lugar tão retirado em que não haja tentações e adversidades nenhum homem está totalmente livre das tentações enquanto vive porque em nós mesmos está causa onde procedem a concupiscência em que nascemos mal acaba uma tentação ou tribulação outras sobrevivem e sempre teremos que sofrer
porque perdemos o dom da primitiva felicidade muitos procuram fugir das tentações e outras piores encontram não basta a fuga para vencê las é pela paciência e verdadeira humildade que nos tornamos mais fortes que todos os nossos inimigos pouco adianta quem somente evita as ocasiões exteriores sem arrancar as raízes antes de voltar ão mais depressa às tentações e se achar a pior venci elas a melhor com o auxílio de deus a pouco e pouco com paciência e resignação que com um porto na violência e esforço próprio toma miúdo conselho na tentação e não sejas desabrigo e
áspero para oq atentado trata antes de consolar como deseja ser consolado o princípio de todas as marcas tentações é a inconstância do espírito ea pouca confiança em deus pois assim como as ondas lançam de uma parte a outro navio sem lei e assim as tentações combatem o homem diz cuidado em constante em seus propósitos o ferro é provado pelo forro e o justo pela tentação ignoramos muitas vezes o que podemos mas a tentação manifesta o que somos todavia devemos vigiar principalmente no princípio da tentação porque é mais fácil será vencer o inimigo quando não deixarmos
entrar na alma enfrentando logo de batismo limia por isso disse alguém que resiste desde o princípio que vem tarde o remédio quando cresceu malcon há muita demora porque primeiro ocorre a mente um simples pensamento onde nascem porto na imaginação depois o deleite o movimento e assim pouco a pouco dentro de todo na alma o malvado inimigo e quanto mais alguém for indolente ele resistir tanto mais fraco se tornar a cada dia e mais forte o seu adversário uns padecem maiores tentações no começo de sua conversão outros no fim outros por quase toda a vida são
molestados por elas alguns são tentados levemente segundo a sabedoria da divina providência que pondera as circunstâncias eo merecimento nos homens e tudo pra dispõe para a salvação de seus por isso não devemos desesperar quando somos tentados mas até com maior fervor pedir a deus que se digne ajudar-nos em toda provocação pois que no dizer de são paulo nos dar a graça suficiente na tentação para que possamos vencer humilhamos portanto nossas almas debaixo da mão de deus em qualquer tentação e tripulação porque ele a de salvar e engrandecer os que são humildes de coração nas tentações
de adversidade se ver quanto cada um tem aproveitado nelas consiste o maior merecimento e se patenteia melhor virtude não é lá grande coisa ser o homem devoto fervoroso quando tudo lhe corre bem mas se no tempo da adversidade conserva paciência pode se esperar grande progresso alguns aqui vencem as grandes tentações e nas pequenas está em frequentemente para que humilhados não preso onde se grandes coisas visto que com tão pequena sucumbem o capítulo 14 como se deve evitar o juiz o temerário um relancear sobre o olhar e guarda de julgar as ações alheias quem julga os
demais perde o trabalho quase sempre se engana e facilmente peca mas examinando se julgando se a si mesmo trabalha sempre com proveito de ordinário julgamos as coisas segundo inclinação do nosso coração pois o amor próprio facilmente nos altera a retidão do juízo se deus for há sempre o único objetivo dos nossos desejos não nos perturbaria tão facilmente qualquer oposição ao nosso parecer muitas vezes existe dentro ou fora de nós alguma coisa que nos atrai e nós influi muitos buscam secretamente a si mesmos em suas ações e não percebem parecem até gozar de boa paz enquanto
as coisas correm a medida de seus desejos mas se de outra sorte sucede logo se inquietam entristecem da discrepância de pareceres e opiniões frequentemente nascem discórdias entre amigos e vizinhos entre religiosos e pessoas idosas é custoso perder um costume inveterado e ninguém renuncia de boa mente ea seu modo de ver se mais confiança em sua razão e talento que na graça de jesus cristo só raras vezes e tarde será iluminado pois deus quer que nos sujeitamos perfeitamente a ele e que nos devemos acima de toda a razão humana inflamados do seu amor o capítulo 15
das obras feitas com qualidade por nenhuma coisa do mundo nem por amor de pessoa alguma se deve praticar qualquer mal mas em prol de algum necessitado pode se às vezes obtido uma boa obra ou trocá la por outra melhor desta sorte a boa obra não se perde mas se converte em outra melhor sem a caridade nada vale a obra exterior tudo porém que dá qualidade procede por insignificante desprezível que seja produz abundantes frutos porque deus não atende tanto a obra como a intenção com o que fazemos é muito fácil aquele que muito ama muito faz
quem faz o que faz bem faz quem serve mais ao bem comum que a sua própria vontade muitas vezes parece caridade o que é meu amor próprio porque raras vezes nos deixa a inclinação natural a própria vontade a esperança da recompensa o nosso interesse é aquele que tem verdadeira e perfeita qualidade em nada se busca a si mesmo mas deseja que tudo se faça para a glória de deus de ninguém tem inveja porque não deseja aproveitar algum pessoal nem busca sua felicidade em si mas procura sobre todas as coisas e ter alegria e felicidade em
deus não atribui bem alguma criatura mas refere tudo a deus como a fonte de que tudo procede em que como enfim último acham todos os santos o delay tozzo repousar ok quem tivera só uma centelha de venda têm na caridade logo compreenderia a vaidade de todas as coisas terrenas o capítulo 16 do sofrer os defeitos dos outros aquilo que o homem não pode emendar em si mesmo nos demais deve tolerar com paciência até que deus disponha de outro modo considera que talvez seja melhor assim para provar sua paciência sem a qual não tem grande valor
nossos méritos todavia convém esses embaraços pedir a deus que auxilie para que os postos levaram ansiedade se alguém com uma ou duas advertências não se vendar não com tendas com ele mas encomenda tudo a deus para que seja feita a sua vontade e seja ele um lado em todos os seus servos pois sabe tirar bem do mal procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros pois tem também muitas que os outros têm de aturar se não te podes modificar como desejas como pretende a ajeitar os outros a medida de teus desejos muito
desejamos que os outros sejam perfeitos e nem por isso eliminamos as nossas faltas queremos que os outros sejam corrigidos com rigor e nós não queremos ser repreendidos estranhamos a laca liberdade dos outros e não queremos sofrer recusa alguma queremos que os outros sejam apertados por estatutos e não toleramos nenhum constrangimento que nos koeman donde claramente se vê como raras vezes tratamos o próximo como a nós mesmos se todos fossem perfeitos que teríamos então de sofrer nós mesmos por amor de deus ora deus assim o disposto para que aprendamos a carregar uns o fardo dos outros
porque ninguém a sem defeito ninguém sem carga ninguém com força em juízo bastante para si mas cumpre que uns aos outros nos suportemos consolidemos auxiliamos instruam anos e aconselhamos quanto à virtude cada um possui melhor se manifesta na ocasião da diversidade pois as ocasiões não fazem um homem fraco mas revelam o que ele é o capítulo 17 da vida monástica [Música] aprendi a delegar de muitas coisas se queres ter paz e concórdia com os outros não é pouco habitada e mosteiros ou congregações religiosas viver ali sem queixas e perceberá fielmente até a morte bem aventurado
é aquele que a iv b e termina a vida com o fim abençoado se queres permanecer firme e fazer progressos considera que como de cerrado e peregrino sobre a terra convém fazer de louco por amor de cristo se querem seguir a vida religiosa de pouca monta são o hábito eaton usura são a mudança dos costumes ea perfeita modificação das paixões que fazem o verdadeiro religioso que outra coisa procura se não a deus só ea salvação de sua alma só achar atribulações e angústias não pode ficar por muito tempo em paz quem não procura ser o
menor e mais misto de todos para servir viés não para mandar lembra de que fosse chamado para trabalhar e sofrer e não para afogar e conversar aqui pois se provam os homens à semelhança do ouro da fornalha aqui ninguém perceberá se não quiser humilhasse de todo o coração por amor de deus [Música] o capítulo 18 dos exemplos dos santos padres klaus salutares exemplos dos santos padres nos quais brilhou a verdade na perfeição religiosa e verás com pouco ou quase nada é o que fazemos aqui é a nossa vida em comparação com a deles o santos
e amigos de cristo serviram ao senhor em fome e sede em frio nudez em trabalho fadiga e vigias e jejuns em orações e santas meditações em perseguições e muitos o próprios ó plantas e com graves tribulações sofreram os apóstolos os mártires os confessores as virgens e todos quantos quiseram seguir as pisadas de cristo odiaram suas almas deste mundo para possuí las eternamente no outro ok vidas aos feras e modificadas levaram os santos padres do deserto que continuasse graves tentações suportaram quantas vezes foram atormentados pelo inimigo quantas orações fervorosas ofereceram a deus que rigorosas abstinência praticaram
e fervor tiveram em seu adiantamento espiritual que guerra fizeram para subjugar os vícios com que pura reta intenção buscaram a deus durante o dia trabalhavam passavam as noites em orações ainda que trabalhando e não interrompesse um momento a oração mental todo o tempo ao empregado último mês toda hora lhes parecia breve com vida com deus e pela grande do sul nas contemplações se esqueciam até necessária reflexão do corpo denunciavam a todas as riquezas dignidade sombras amigos e parentes nada queriam do mundo apenas tomavam indispensável para a vida e só com pesar satisfaziam exigências da natureza
assim eram pobres nos bens terrenos mas muito ricos de graças e virtudes posteriormente eles faltava tudo interiormente porém se deliciavam com graças e consolações divinas ao mundo eram estranhos mas íntimos e familiares amigos de deus a si mesmos tinham em conta de nada e o mundo desprezava mas eram preciosos e queridos aos olhos de deus mantinham-se na verdadeira humildade viviam incidente a audiência andavam em caridade paciência assim cada dia fazer um progresso na vida espiritual e mais adeus agradavam esses foram dados por modelos a todos os religiosos e mais nos devem estimular o progresso espiritual
do que a multidão dos filhos ao esmorecimento o quanto foi o fervor de todos os religiosos nos primeiros tempos de seus santos institutos quanto à piedade na oração que a anulação das virtudes que austera disciplina vigorava então que respeito e obediência aos preceitos do superior reduzida em todos os vestígios que deixaram ainda testam que foram verdadeiramente valongo em santos e perfeitos os que tão lidos combates venceram o mundo hoje já se considera grande quem não é transgressor da regra e com paciência suporta um jogo que se impôs à tibieza e vez trecho do nosso estado
que tão depressa declinamos do fervor primitivo e já nos causa tese o viver por tanta negligência e frouxidão oxalá em timão em torpeza de todo o desejo de progredir nas virtudes já que tantos modelos viste de perfeição o capítulo 20 do amor a solidão e ao silêncio procura tempo oportuno para cuidar de ti e relembra mil dos benefícios de deus anuncia as curiosidades e scooby leituras tais que mais sirvam para de concluir que para te distrair se abstiver de conversações supérfluas e passeios ociosos como também de ouvir novidades e boatos acharás tempo suficiente e adequado
para entregar essa santos meditações os maiores santos evitaram quando podiam a companhia dos homens preferindo viver com deus em retiro disse alguém sempre que estive entre os homens - homem voltei isso experimentamos muitas vezes quando falamos muito mais fácil é calar de todo do que não tropeçar em alguma palavra mas fácil é ficar oculto em casa e fora dela ter a necessária cautela quem pois pretende chegar a vida interior e espiritual importa de que se afaste da turma com jesus ninguém sem perigo se mostra em público se não quem gosta de acontecem ninguém seguramente fala
senão quem gosta de calar ninguém seguramente manda senão o que perfeitamente aprender a obedecer não pode haver alegria segura sem o testemunho de boa consciência contudo a segurança dos santos estava sempre misturada com o temor de deus nem eram menos cuidadosos e humildes em si mesmos o que respondesse ão em grandes virtudes graças à segurança dos maus porém nasce da soberba e 'presunção e acaba por enganar se a si mesma nunca de deus por seguro nesta vida ainda que pareça os bons religioso o ermitão de voto muitas vezes os melhores do conceito dos homens correram
graves perigos por sua demasiada confiança por isso para muitos é melhor não seria de todo livre de tentações mas que sejam freqüentemente combatidos para que não confie demasiadamente em si nem se exaltem com soberba nem tão-pouco busch com ânsia as consolações exteriores ó quem nunca buscasse alegria transitórias nem deste mundo cuidasse de consciência pura teria optem arredasse todo vão cuidado para só cuidar das coisas salutares e divinas pondo toda a sua confiança em deus de que grande paz e sossego gostaria ninguém é digno da consolação celestial senão quem se excitar com diligência na santa compulsão
se queres com um giro de decoração em 31 4 despede todo polícia do mundo conforme está escrito com cônjuge luz em vossos cubículos na cela xarás o que fora dela muitas vezes perdes a cela bem guardada causa do sur e pouco frequentadas era inflado se bem aguardar es ea militares do princípio de sua conversão servià depois querida companheira e suave cimo consolo no silêncio sem sossego faz progressos uma alma devota e aprende os segredos das escrituras ali ela acha fonte de lágrimas com que todas as noites se lavar e purifica para tanto mais de perto
unir-se ao criador quanto mais retirada viver do tumulto do mundo aquele pois que se aparta de seus amigos e conhecidos ver a aproximar-se deus o santos anjos melhor é estar solitário e tratar de sua alma que descurando a fazer milagres merece louvor o religioso que vários sites que foge de ser visto pelos homens e nem procura vê los para que queres ver o que não tinha lícito possuir passa o mundo ea sua concupiscência a inclinação sensual convida a passeios passada porém aquela hora que nos fica senão consciência pesada coração distraído a saída alegre muitas vezes
sucede um regresso triste ea véspera de lei torna uma triste manhã assim todo gosto canal entra somente no fim porém lê morde e mata que poderá haver alhures que aqui não vejas eis aqui tens o céu à terra e todos os elementos e de lhe são feitas todas as coisas que poderá haver em parte alguma estável debaixo do sol por muito tempo pensas talvez de satisfazer completamente pois não conseguirás civis diante de todas as coisas que seria senão vão fantasia levanta os olhos a deus nas alturas e pede perdão dos meus pecados e negligências deixar
as vaidades para os fúteis tu porém atende o que deus te manda fecha atrás titia porta e chama deus jesus amado fica de com ele em sua cela por que tanta paz em outra parte não achar as se não tivesse saído e escutado os rumores do mundo melhor teria conservado a santa paz enquanto fogari de ouvir novidades terá que sofrer um desastre segundo o coração capítulo 21 da compulsão do coração se queres fazer algum progresso conserva no temor de deus e não busques demasiada liberdade e freia antes todos os seus sentidos com a disciplina e
não de entregues havan alegria procura com função do coração e achar a sua devoção à compulsão descobre tesouros que ali se passam bem e depressa costuma desperdiçar é de estranhar que o homem jamais possa nesta vida gozar perfeita alegria se considera seu exílio e pondera os muitos perigos de sua alma pela leviandade no coração e pelo descuido dos nossos defeitos não percebemos os males de nossa alma e muitas vezes lhe - primeiramente quando com razão devemos chorar não há verdadeira liberdade nem perfeita alegria sem o temor de deus e boa consciência de todos aquele que
pode apartar desse todo estorvo das distrações e recolher-se com santa compulsão de todo aquele que rejeita tudo que ele possa manchar ou agravar a consciência pelé já varonil mente um costume com o outro se vence se soubermos deixar os homens eles deixaram fazer duas boas obras no time e trazem coisas alheias nem timbres dos negócios dos grandes olha sempre primeiro para ti e admiro essa tática com mais particularidade que a todos os seus amigos não tem tristeza a falta dos humanos favores mas penaliza o não víveres com tanta cautela e prudência como convém a um
servo de deus o voto religioso mais útil mais seguro é para o homem não ter nesta vida muitas consolações mormente sensíveis todavia se não temos o raramente sentimos o consolo divino a culpa é nossa porque não procuramos a compulsão do coração nem rejeitamos de todo as vans consolações exteriores reconhece que as indigno da consolação divina mas antes merecedor de muitas aflições quando um homem está perfeitamente confundido logo se torna enfadonho e amargo o mundo todo o homem justo sempre acha bastante matéria para fingir se chorava pois que olhe para si quer para o próximo sabe
que ninguém passa esta vida sem atribulações e quanto mais atentamente se considera tanto mais profunda é a sua dor matéria de justa mágoa e profundo pesar são nossos pecados e vícios os quais de tal sorte estamos presos aqui várias vezes podemos contemplar as coisas do céu se mais a miúdo pensasses da morte que numa vida de muitos anos uma dúvida que implementa seria mais fervorosa se também evitar se seriamente nas pequenas culturas do inferno purgatório creio que sofreria de bom grado trabalho setores sem recear nenhuma austeridade mas como estas coisas não nos penetra o coração
e amamos ainda os regalos ficamos frios e muito tímidos é muitas vezes pela fraqueza do espírito que este miserável corpo se queixa tão facilmente perde pois humildemente ao senhor que tem um espírito de compulsão e diz e com o profeta sustenta-me senhor como pão das lágrimas ea bebida copiosa do pranto capítulo 22 da consideração da miséria humana miserável serás onde quer que estejas e para onde quer que volte diz se não voltarmos para deus porque te aflige x quando não decorrem as coisas até o gosto e vontade tinha que tem tudo a medida de seu
desejo nem eu nem nenhum homem algum sobre a terra ninguém no mundo sem nenhuma tripulação angústia quer seja em que a papa quem é que vive mais feliz aquele decerto que sabe sofrer alguma coisa por deus dizem muitos mesquinhos e tírios olhar que boa vida tem esse homem rico é com grande poderoso de que alta posição correto para os pés do céu e verás que nada são os bens corporais mas muito insetos e onerosos pois nunca vivi sem temor e cuidado de deus possui não consiste a felicidade do homem na abundância dos bens temporais basta-lhe
a mediania o viver da terra é verdadeira miséria quanto mais espiritual quero ser o homem mais amarras dali será a vida presente porque conhece melhor e mais claramente ver os defeitos da humana à corrupção porque o comer beber vê lá dormir descansar trabalhar e estar sujeito todas as demais grandes misérias e aflições para o homem espiritual que deseja está dizendo disto e livre de todo pecado se muito oprimidos se sente um homem interior com as necessidades corporais neste mundo por isso roda ao profeta adeus devotadamente que o livre delas dizendo livrai me senhor das minhas
necessidades mas ai daqueles que não conhecem a sua miséria e outra vez ai daqueles que amam esta miserável e corruptível vida porque alguns estão apegadas a ela posto que mal arranjinho necessário com o trabalho com esmola disse pudessem viver aqui sempre nada se lhe daria do reino de deus olhem sensatos e duros decoração que tão profundamente jassem apegados à terra que não gostam se não das coisas tanas infelizes lá virá o tempo em que hão-de sentir muito a seu custo como era viu e nulo aquilo que amaram o santos de deus e todos os fiéis
amigos de cristo não tinham em conta o que agradava a cabine o que neste mundo brilhava mas toda sua esperança intenção se fixar nos bens eternos todo o seu desejo e levava para as coisas invisíveis e perenes para que o amor do visível não se arrasta a desejar as coisas inferiores não percas irmão meu a confiança de fazer progressos na vida espiritual ainda tem tempo e ocasião porque queres adiar sua resolução levantando começa já e dizem agora é tempo de agir agora é tempo de planejar agora é tempo próprio para me emendar quando estás atribulado
e aflito é tempo de merecer em nota que passa por fogo e água antes que chegue a um refrigério se não o que fizeres violência não vencerá os vícios enquanto estamos neste frágil corpo não podemos estar sem pecado nem viver sem o fábio e dor bem quisermos distância de toda a miséria mas como pelo pecado perdemos a inocência perdemos também a verdadeira felicidade por isso devemos ter paciência e confiar na divina misericórdia até que passe a iniquidade ea vida absorva esta mortalidade como é grande a fragilidade humana inclinada sempre ao mal hoje conversas os teus
pecados e amanhã comets outra vez os mesmos e confessar se resolve só agora se acautela e daqui a uma hora de portas como quem nada se propôs com muita razão nos devemos orgulhar e não os terem grande conta já que tão frágeis sons e tão inconstantes assim facilmente se pode perder pela negligência o que tanto nos custou adquirir com a divina graça que será de nós no fim seja tão cedo somos tíbios ai de nós se assim procuramos repouso como se já estivéssemos em paz e segurança quando nem sinal aparecem nossa vida de verdadeira santidade
bem necessário nos fora que nos instrui temos de novo como bons no vícios nos bons costumes talvez que assim houvesse esperança de alguma emenda futura e maior progresso espiritual