Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados eu sou o André grande aqui hoje Unidos o nosso argumento das nossas premissas começaremos a costura esqueleto da nossa Aventura mas antes da gente começar gato mas antes de começar se você ainda não viu o primeiro vídeo dessa sequência de vídeos narra agora volta lá pra assistir para entender do que a gente tá falando aproveita se inscreve no canal e aperta o Sininho para receber as notificações Lembrando que os nossos comentários estão abertos para críticas sugestões e dúvidas eu vou tentar responder todos
os comentários aqueles que gerarem mais conteúdo eu vou gravar um vídeo resposta para eles então se você quiser aparecer aqui no canal vai lá e já deixa o seu depoimento último vídeo para cá muita gente veio falar comigo que as perguntas que a gente precisa responder no argumento não são cinco são na verdade seis parece que eu esqueci uma das perguntas que é o quê gente eu não esqueci essas perguntas elas são as 7 circunstâncias já estou feliz olha só sete não são nem 6 e eu digo propósito não falei ok e de propósito não
falei o por quais meios eu não fiz isso por alguns motivos primeiro que essa é a nossa primeira aventura a gente está mudando uma primeira aventura básica para depois desenvolveram as técnicas narrativas o que e o por quais meios eu vou falar mais para frente de uma forma mais aprofundada a pergunta como ela já é diferente porque eu já falei que é os jogadores que decidem lembro a O que é mais complexo ainda porque não são nem nos jogadores nem um narrador que fazem ela surge da interação dos dois e a por quais meios a
gente vai entrar quando a gente começar a falar de ferramentas Então galera Segura a Onda vamos começar montando esses argumentos com essas cinco perguntas depois a gente sério as próximas beleza Agora vamos começar vamos continuar construindo essa nossa primeira aventura a gente pode considerar que hora que eu mente as premissas são o espírito da Aventura que a gente vai dar que a gente vai jogar e agora a gente precisa construir o esqueleto dela entender como a gente vai fazer já é um pouquinho do por quase meios mas não tudo e a gente precisa entender dois
conceitos a divisão do tempo narrativo e a estrutura narrativa praticamente todos os sistemas de regras de RPG dividem a narrativa em tempos cada um vai usar o nome diferente para cada momento do ano eu tenho uma preferência para alguns nomes eu vou dar o exemplo de outros nomes mas eu vou usar sempre os mesmos a menor célula narrativa no jogo de RPG é o que a gente chama de turno o turno Aquele momento que seu personagem pula soca fala algo pega uma coisa é uma são básica direta dele tem sistemas que se tornar amplo tem
sistemas que se tornar bem específico eles inclusive falam dura 3 segundos outro sistema a palavra seis segundos ele tá muito atrelado as regras e por isso eu não vou me estender nele aqui a primeira célula que a gente vai destrinchar o decorrer dos vídeos é a cena alguns sistemas não chamar ela de encontro de desafio o nome técnico em teorias narrativas da cena é ação Eu não vou usar esse nome para não confundir com as ações que os personagens fazem durante os turnos de jogo mas eu acho importante explicar o porquê que esse nome ele
diz muita coisa chama são justamente porque na cena algo precisa acontecer a cena precisa colocar algo novo na história seja uma informação seja o movimento a história preciso ir para frente precisa sempre tem um sentido uma cena que não tenha nenhum sentido narrativo que não agregue a história ela não deve estar no seu jogo ela vai ser só perda de tempo e só vai confundir os jogadores a menos que ela tem a função de confundir os jogadores mas daí não é que ela não tem função ela tem uma função uma sequência de cenas vão criar
uma história uma história vai ter um começo um meio e um fim ela vai ter uma introdução 1 desenvolvimento é o clima que ser uma conclusão a célula maior que a história o arco o arco é um conjunto de histórias que são Unidas e por fim temos a crônica alguns lugares chama de campanha que é um conjunto de arcos Então temos cenas que juntas fazer uma história que juntas fazem um arco que juntos fazem uma crônica uma forma fácil de entender é pensar numa série quando você colocar para assistir você vai ver uma sequência de
cenas a cena é a cena a história a gente pode considerar que é um episódio ou mais de um episódio quando a história se estende por vários deles aquele esquema aqui no final aparece continua o arco é uma temporada e a crônica é a série como um todo então é muito importante quando a gente resolver narrar a gente saber o que a gente quer narrar a gente quer narração uma história ou a gente quer narrar um arco e a gente vai precisar pensar em várias histórias ou a gente quer narrar uma grande campanha nós precisamos
cada um todas essas opções tem vantagens e tem desvantagens a história vai se concluir mais rápido a história você vai ter mais controle sobre o que tá acontecendo a história você vai ter muito menos trabalho mas às vezes depois que você concluiu uma história você quer continuar os personagens são muito legais a gente quer saber o que acontece com ele o vilão fugiu o que que a gente faz agora ou às vezes só foi muito legal e você quer se reunir de novo com seus amigos é claro que você pode me seguir a fazer uma
outra história com os mesmos personagens O problema é que como você não planejou um plano geral do início corre o risco de você e perdendo o ritmo das coisas ficaram um pouco menos coerentes voltando ao exemplo de séries tem algumas que é muito nítido que eles pensam no começo meio e fim e aí ela fez muito sucesso e Eles resolveram postergar a série vai perdendo o ritmo ela vai ficando chata as coisas param de fazer sentido e muitas vezes uma coisa que era muito legal acaba de uma forma frustrante se eu consigo pensar em duas
séries que isso aconteceu de uma forma muito nítida agora vai vir um monte de reita que são fãs dessas séries o malote e outra Supernatural obviamente elas deveriam ter terminado muito antes Ah mas eu não quero então correr o risco de perder isso eu já quero criar uma crônica toda estruturada um épico com os meus amigos cara é muito legal também Porém você vai ter os problemas e outras vantagens você vai ter um plano geral você vai conseguir desenvolver cada um dos personagens você vai conseguir desenvolver cada um dos npcs você vai poder ter um
vilão recorrente é mais fácil você manter a coerência só que você vai ter mais trabalho porque você vai ter que ter argument as premissas da crônica Mas cada arco e cada história vão ter seus próprios argumentos de premissas outra coisa que acontece muito com um problema clássico de crônicas grandes aquela não termina as pessoas se mudam cidade ela ficou sabendo o trabalho ela se casam elas ganham outras prioridades ela simplesmente se diz a e elas querem jogar novas coisas enfim muita coisa pode acontecer por uma crônica não terminar e o que eu mais ouço é
Nossa tem uma crônica que era muito legal ela era incrível e aí como é que ela acabou e ela não acabou e ela só meu então é uma frustração que narra crônicas pode gerar outra coisa que pode acontecer uma crônica vocês lembram que o como a pergunta como que a gente desenvolveu lá no argumento tá na mão dos jogadores Então você pensa numa crônica muito grande e os jogadores começam a fazer um Como que você não esperava E aí você vai ter que readaptar você vai ter que ser replanejar isso vai dar muito mais trabalho
ela já deu mais trabalho para fazer e para mantê-la ativa e manter narrando vai dar muito mais trabalho mas qual das duas é melhor As duas são muito legais as duas podem ser incríveis divertidas e inesquecíveis mas é importante você já tentar pensar diante mão quando você for planejar sua narrativa quando você for planejar o seu jogo O que você quer fazer você sabendo que você quer fazer você vai saber o tempo que você vai precisar você vai saber as ferramentas que você vai precisar você vai saber o trabalho que você vai ter e qual
nessa nossa Aventura do na agora a gente vai fazer fazer uma história e é mais fácil é mais tranquilo um tempo a gente vai ficar mais experiente E aí vai ficar mais fácil inclusive e fazer as crônicas e dentro das histórias a gente vai escolher o tipo mais simples sempre que a gente se reúne para jogar seja com os amigos ao redor da mesa seja de forma online cada reunião dessas a gente chama de sessão de jogo numa média as pessoas consideram que uma sessão de jogo dura quatro horas é óbvio que pode durar menos
e é óbvio que pode durar muito mais Nossa eu já tive são de jogo que durou lá 48 Horas 72 horas que as pessoas dormiam no carro sem embora e voltavam para jogar e era como se fosse a mesma sessão para nós inteiro jogando RPG então da mesma forma que vários episódios de uma série podem conter uma única história muitas vezes uma história se estende por mais de uma sessão de jogo mas quando a história começa e termina na mesma sessão de jogo a gente chama de One shot E aí E aí bom e é
isso que a gente vai fazer nessa nossa aventura vai ser uma one-shot decidido a divisão de tempo que a gente vai usar na nossa aventura agora a gente precisa pensar na estrutura narrativa uma narrativa de RPG o jogo de RPG ele pode se estruturar de três formas ele pode ter uma estrutura em linha ou linear em árvore ou inteira cada um desses três tipos de estrutura é mais complexo que o outro então a mais simples é linha e a mais complexa é ideia como é a nossa primeira aventura vamos simples vamos fazer uma história linear
as estruturas em árvore em teia eu não vou explicar agora mais para frente vai ter um vídeo aprofundando as estruturas narrativas por enquanto eu só vou pincelar a estrutura nha vocês lembram que eu falei que tem as cenas a história é formada por cenas e dessa cena a a a gente vai para uma cena B uma estrutura em linha só existe a possibilidade de ir para ser na b não vai para outro lugar não dá para voltar não tem uma outra opção de cena assinar eu vou para beber da cena B eu só tenho opção
de para ser nascer da cenas e eu só posso ir para cena de e assim por diante não importa o que aconteça o jogo vai seguir essa linha Vai ter muito nadador experiente que vai falar a mais uma estrutura linear é muito ruim porque os jogadores não tem opção de fazer porque você ficar seguindo o trilho do trem que eu tô no trabalho não dá para se divertir depende um dos rpgs mais clássicos que tem é estrutura linear é entrar na beijão na masmorra dos orcs para pegar o tesouro você vai de uma sala para
outra de corredor para outro e ele se tornou um dos mais clássicos porque as pessoas gostavam dá para você fazer isso de uma forma muito chata Muito engessada da mas sabem nada e para isso você precisa treinar dá para ficar muito muito muito se vocês lembram que a pergunta como o argumento são jogadores que definem a resposta o número de procura linear também são eles se você deixar só uma opção de como ou se você definir com esse Como assim vai ser chato vai ser engessado Mas você consegue deixar livre para os jogadores você tem
a cena lá ela se desenvolve e ela vai para saber o que liga a elas é o que a gente chama de gancho bem show narrativo o gancho narrativo alguma coisa que acontece na cena que vai levar até a outra num exemplo da masmorra dos órix é muito nítido tem um corredor é um caminho é só eles continuaram andando dá para fazer uma granja ou não linear ela pode ser em árvore inteira também mas a mais clássica ela os bichos podem ser infinitos pode ser uma informação Um item objeto que eles encontram uma ordem o
inimigo pode fugir eles tem que perseguir um barulho que eles ouvem o Insight que eles têm um cheiro uma visão o interesse particular em alguma coisa enfim são infinitos por exemplo e os personagens estavam investigando cena B os personagens vão ser atacados por um inimigo o gancho que você deixou de acenar para ser a pé foi injustamente os personagens descobrirem um nome desse inimigo então eles podem resolver e num bar que eles têm um Informante levando esse nome para ter mais informação Ou eles podem resolver e nos correios para tentar descobrir o endereço do inimigo
Ou eles podem simplesmente resolver dar um Google para ver se acho alguma informação mais relevante a sua cena B é eles serem atacados então independente do que eles façam Eles serão atacados Se vocês forem para o bar pelos Correios ou ficar em casa Descreva a cena descreva esse cenário deixa eles Realmente escolherem isso eu faço o ataque nesse lugar você levou da cena para ser a b não tinha outra opção você mudou algumas coisas mas ainda assim a sua cena B aconteceu o segredo uma aventura lineares ficar interessante é os jogadores não perceberem que eles
estão Aventura linear eles seriam atacados de qualquer forma mas eles têm que sentir que o mundo não tá esperando eles que o mundo acontece se eles forem no bar quando eles forem atacadas eles vão pensar e sim eu tivesse ido para os Correios eles vão achar que talvez lá não fossem atacados o vice é o que você precisa gerar no jogadores em Uma Aventura linear eles vão sempre pensar se eles tivessem tomado outro rumo já são outras coisas teriam acontecido chega mais e quando eles perguntarem Ai se eu tivesse feito outra coisa O que teria
acontecido se você não conta os jogadores fizeram o caminho que eles fizeram Mas eles chegaram na cena B uma aventura aí né ela pode ser muito legal ou muito chata Depende de como é nada assim como qualquer tipo de estrutura narrativa treinador experiente que vai continuar reclamando Eu sei disso porque eu sou desse tipinho também não porque eu pedi uma coisa muito maior faço uma grande crônica tem 236 tem 7000 prot os jogadores podem fazer o que quiser um super sandbox e esse narradores existem o que acontece eles fazem um monte de coisa muito complexa
mas quando vai fazer um básico e fica muito desinteressante então deixa um desafio aqui é Um Desafio que eu me impus também narradores experientes crie uma oneshot linear que seja inesquecível os jogadores e para vocês e aí vocês mandam experiência de vocês Beleza É isso aí galera nós temos o espírito da nossa Aventura o argumento e as premissas agora a gente definir o qual vai ser o esqueleto dela uma blanchot e estrutura linear é hora de colocar a mão na massa vamos dar musculatura para essa criatura que a gente está criando hora de fazer cada
uma das cenas da história e os ganchos que ligam uma na outra mas isso no próximo vídeo XP renome para todo mundo Beijos e até já