muito bom dia salve salve saravá mojubá estamos aqui iniciando mais um diário do médium e hoje mais uma vez eu tenho o privilégio o prazer imenso de ter companhia que logo aparece em tela do baba Mário Filho por quê Por qu por qu porque esse tema é muito importante a gente falar diretamente na fonte uma das fontes mais diferenciadas aqui sobre um bando colocou o nosso tema hoje é o baba Mário Filho e as pessoas Muitas vezes o nosso público em especial aqui do umbando dd talvez ten uma dificuldade de entender que existe muitas umbandas
e que nessas muitas umbandas há uma expressiva que hoje se mistura com a ideia de umbanda popular em algumas regiões do Brasil que essa Umbanda mais africana que se observa em sua fundamentação a a partir do do da base Africana e para quem sabe mais isso é quem vive isso né para quem vem dessa origem e aí é é o caso do baba Maro filho que é um baba lorix um pai de santo da umband omolocô e que enfim passou por todos os procedimentos necessários tem a sua vivência é natural dentro dessa linhagem mesmo dessa
raiz especificamente e é a umbanda que ele vive né também a umbanda que ele preconiza e que ele eh aplica porque assim como ele foi formado nesse Campo religioso então Poxa É bem interessante eu tem eu eu quero que ele me diga depois né mas eu eu eu desconfio né que a umbanda omolocô ela ela não é uma uma uma vertente expressiva no Estado de São Paulo mas é só um achismo depois vamos ver o que ele tem para nos dizer Tá bom então é isso esse é o nosso tema de hoje já vai chegando
metendo o dedo no like curtindo já a Live a gente tá falando de umbanda aqui nessa terça-feira maravilhosa eh compartilha com a turma verifica sua inscrição no canal é muito importante cumpra todo esses etapas simples pra gente ter a melhor experiência aqui com o maior alcance possível tá bom sobre os cuidados técnicos de Dom luí Bom dia Dom Lu bom dia Rodrigo bom dia baba em breve Bom dia a todo mundo que tá em casa isso aí muito bem então solta vinheta [Música] [Música] Luiz o [Música] [Música] k na cabeça um pouco aí isso muito
bem Estamos aqui então Vamos iniciar nosso papo vamos logo pr pra chegada aqui do baba na nossa tela Bom dia baba Já estamos na tela Bom dia ele tá ouvindo Luiz será eu tô vindo no instr no YouTube no Instagram saiu do ar tô tentando aconteceu com meu celular é travou você aqui vamos lá então vamos dar bom dia aqui pra turma do YouTube seja bem-vindo baba olha travou aqui agora não deixa eu ver se eu consigo convidar você de novo ó lá mandei o convite de novo aí vamos resolver aqui turn porque ao vivo
é assim é feito para dar errado e aí às vezes dá mesmo né Às vezes dá problema então vamos lá aí cmera tá invertida a s achar como é que eu fao para inverter a câmera vamos lá tem um um um um símbolozinho ass pronto aí pronto ó agora vamos lá vamos tentar ajustar esse áudio tá saindo no áudio da onde do YouTube do Instagram simultaneamente para você eh eu acho que é do celular mas agora eu acho que mínimo tá no mínimo já Ai então você vai ter que usar um fone na fonte de
áudio que tá saindo para fora senão vai ficar duplicando aqui deixa eu ver se eu fico longe do celular pera aí tentar usar um fone Pera aí só um segundinho para pegar um fone vamos falar hoje de umbanda ou omolocô E por que é importante né a gente saber sobre Esse aspecto da Umbanda A gente tem muitas umbandas eu vou trazer aqui outras lideranças de outras expressões na umbanda para conversar com a gente por pra gente compreender a diversidade a pluralidade da religião no passado houve um um cenário muito interessante na história da umbanda né
em que o Zélio de Morais que é uma vertente de umbanda tava eh contemporizar ali eh contemporâneo ao Tata Tancredo e havia a uma discussão sobre a umbanda mais Umbanda de todas umbandas dos dois lados né umra fazendo um olhar Mais especificamente eh Espírita o outro eh reforçando a importância de verificar que era Africana e isso foi motivo de embates públicos por através de jornais na época né então é muito interessante isso resolvemos aí B você tá me ouvindo eu acho que tá resolvido resolveu Então vamos lá então eu tô tava aqui eh entretendo a
turma Enquanto você se arrumava e eu falava aqui um pouco do do já do conflito que existiu né num período aí na década de 50 60 entre Tata Tancredo que é o grande divulgador difusor da Umbanda omolocô eu acho que em algum momento eu já falei errado que falei errado que ele saiu de novo lug algum lugar aí saiu do seu f o seu fone aí aí tá saindo áudio no seu fone e no computador não tá saindo só no celular não tá saindo meu áudio agora parece que é Ok não sei se tá indo
para você não ele já já fez então comenta para nós um pouco quem é o Tata tan credo tá ouvindo bem aí não tá tendo som vazando O som tá tranquilo ag Vamos lá eh o Tancredo foi uma figura muito importante que surge no universo do Samba no Rio de Janeiro então a a sua grande participação na nas Aventuras cariocas foi o seu envolvimento com o samba e o samba que ele faz faz tanto sucesso que ele recebe muito dinheiro em royalties e ele vai investir isso esse dinheiro na Federação de umbanda que ele cria
em 1950 então o Tancredo primeira coisa que ele faz ele nasce no município de Cantagalo e essa essa infância dele nós não temos muitas informações até ele chegar no Rio de Janeiro não temos muitas informações sobre o que aconteceu com ele eh então quando ele chega no rio ele já chega iniciado não se tem uma história de eh quem o iniciou existem alguns nomes que falam que passar pela pela vida espiritual dele mas nós não temos certeza sobre isso porque eh como é sabido por todos em razão do racismo religioso que perpassa a nossa sociedade
um homem preto não teria muita eh visibilidade em razão da própria sociedade que era da época então homem preto que era um homem simples trabalhar nos correios não teria muita credibilidade ou muita visibilidade ele só vai conseguir conquistar isso com o samba ele se torna uma pessoa importante no samba ele cria uma confederação de músicos de samba do Rio de Janeiro e essa Confederação é aquilo que vai dar para ele a base para para fazer para fundar a Federação de umbanda primeiro eu chamo a Federação de umbanda depois chamar Federação de umbanda quando ele cri
essa essa Federação de umbanda em50 segundo se conta houve uma manifestação espiritual na tia dele essa tia dele não se sabe se essa tia era iniciadora dele ou se cuidava dele espiritualmente ou se tinha uma outra ligação com tatatan credo e nessa manifestação de Xangô que ela se ela incorporou o Xangô Xangô e Xangô disse para ele que ele deveria fazer fundar uma federação de umbanda aos moldes da federação de samba que ele havia fundado e ele usa o dinheiro que ele ganha com os royalties do Samba que ele compôs e funda essa Federação de
umbanda e é neste momento que ele começa a ter uma ascensão no meio umbandista até então ele não tinha ascensão nenhuma ele era uma uma pessoa do Samba somente ele só vai ter algum tipo de ascensão a partir dos anos 50 que ele Funda a Federação de umbanda no Rio de Janeiro depois ela ele rompe com essa Federação a que ele cria ele sai dela deixa com as pessoas eh que estavam na Federação E cria a Confederação de umbanda do Brasil que é a seub que ele vai dá em torno dos anos 58 59 Se
não me engano eh já realmente com o escopo com a ideia que ele tem que é a de falar mais sobre a questão africana eh fazendo com que os costumes que eram da Macumba voltassem a ser parte da Umbanda porque ele falava que a umbanda foi eh embranquecendo cada vez mais mais as práticas da Macumba esquecendo a ideia africana eu só queria fazer um esclarecimento aqui bem importante porque muitos acham que o tatatan credo ele fez uma revolução que ele era uma pessoa que era contrário a alguns pensamentos não era não é bem isso Tancredo
ele era tinha o pensamento de época então para ele o santo católico era o orixá então não tinha como eh fazer com que ele pensasse diferente de que Jesus Cristo é Oxaguian para ele era a mesma coisa não tinha como falar que não era a mesma coisa era o pensamento de época eh Oxalá é Deus e ponto não tinha outra acepção para ele então Eh esses costumes de época também eram os que o próprio Tancredo fazia então no o congá do terreiro dos três reis magos Olha o nome do terreiro terreiro três reis magos era
o terreiro e em que ele fazia grande parte das suas atividades religiosas no Rio de Janeiro que ele usava esse espaço como um espaço de de prática ritualística porque ele não tinha uma casa fixa ele ia de casa em casa fazendo as coisas que TM que ser feitas por isso ele chegou a ter em Registro anotado nome a nome mais de 3.800 iniciados seja no Brasil na Argentina no Uruguai e no Paraguai ele iniciou muitas pessoas nesses nesses países também fora no Brasil ele viajava o Brasil todo ele era muito amigo eh de figuras importantes
do candomblé na época então durante muito tempo ele esteve Entre esses círculos muito importantes da prática Religiosa afro--brasileira e a importância dele foi a de tentar trazer de volta para a umbanda as práticas eh que ele dizia que eram as práticas africanas da Macumba que a umbanda havia retirado da sua prática eh O que que ele falava sobre isso o uso de fio de contas é o uso de atabaque o uso de charuto o uso de bebida alcoólica e comidas votivas específicas como se tem no Candomblé e o abate religioso então ele fala que tudo
isso faz parte da Umbanda e a umbanda não pode abrir mão disso tudo então é a visão do Tancredo para a prática umbandista E aí vai ter grande discussão A prática do que o Tancredo desenvolve é uma prática da Umbanda ou uma prática de nação é uma discussão que hoje é muito recente eu não vi essa discussão antes essa discussão ela tem sido mais recente e ela não tem não deixa de ter razão em alguns aspectos porém tem que ser bastante Claros que quando Tancredo começa a falar de holoc e não fala de holoc como
nação como alguns já pregou eh eu ia comentar isso também né aí tem uma discussão aí às vezes aparece alguém falando assim omolocô não é umbanda é uma nação Eu sou da Nação omolocô existe isso na na na África a nação holoc não não existe E aí nós temos que fazer voltarmos a a palavra omolocô E aí vai ter mais uma discussão sobre a palavra porque eu vou encontrar as explicações feitas por um por um sacerdote de umbanda omolocô chamado Ornato José da Silva que é esse livro aqui que eu recomendo também que as pessoas
conheçam esse livro ele é escrito pelo rato José da Silva por ordem do Tancredo o Tancredo que fala para escrever esse livro que era para eh falar sobre como era o culto omolocô Como era a prática do omolocô aí as pessoas vão dizer que havia uma personagem muito importante do do culto omolocô que era Maria batot e esse personagem ele é citado em dois livros que falam sobre personalidades femininas na tradição afro-brasileira e ela é citada em duas linhas de um livro que fala sobre mulheres e outra eu não me recordo qual que cita mas
também é a mesma coisa cita só o nome dela então na tradição oral que você vai encontrar alguns comentários sobre Maria batot mas tem uma pessoa importante no no omolocô que era o braço direito do Tancredo e foi o iniciador por exemplo do Professor José beniste que era o Gerson de Xangô esse Gerson de changu agodô fala também de Maria Bó mas ele fala ele só cita Maria batota não se sabe também se o Gerson foi iniciado pelo Tancredo ou foi iniciado por Maria Bó e é nessa Maria Bat que as pessoas tentam eh buscar
umaem de umom como nação mas se você pegar toda aina tudo aquilo que o Tancredo junto com o Byron que é o escritor que ajuda o Tancredo a escrever ele vai falar da umband moloc Então eu só trouxe aqui alguns exemplos das obras de Tancredo que eu tenho impressa Então essa aqui Olha só o estado do do livro Então esse aqui é um dos livros que ele fala a base doutrinária só o ttulo já mostra o sincretismo nele né mas continua doutrina e ritual de umbanda os é mas quem escreve isso é o Byron sem
ele Umbanda guia e ritual também do tanqu do Byron kamba de umbanda horóscopo de umbanda e tem o Cabala de umbanda que não tá aqui em casa aqui agora porque eu emprestei pro pessoal tirar cópia mas é são os livros que ele escreve e todos eles TM a ver com um bandos que eu tenho impresso o resto eu tenho em PDF mas todos falam de umbanda então quando eu falar ah o o omolocô É do Tancredo se for do Tancredo é um banda omolocô não é algo separado é um seria como nós vamos encontrar nos
anos 50 40 50 60 70 80 até 90 as umbandas como você falou muito bem as umbandas que existem então ao ao lado da Umbanda omolocô nós tínhamos a umbanda esotérica do mata e Silva nós tínhamos a umbanda branca e demanda dos Zélio nós tínhamos a Umbanda aad visis de uma de uma apóstola que se dizia apóstola e criou essa Umbanda agl Davi e eh nós vamos ter a umbanda eh Umbanda ecumênica vamos ter a umbanda universalista todos elas existindo no Rio de Janeiro nesses anos entre os anos 50 a os anos 80 e essas
umbandas existem práticas são diferentes eh Há várias semelhanças entre elas inclusive algumas dessas umbandas acabaram não não existem mais então eh Nós também temos que entender que esse que esse fenômeno ele acontece no momento histórico do Brasil então também há divergência entre as pessoas H divergências entre as pessoas que estão na umbanda ou que estão próximas à Umbanda que vão modificar alguns entendimentos Então as práticas umbandistas Elas serão variadas e há ainda ao lado de tudo isso daí a umbanda popular que era a umbanda bastante mesclada com Candomblé com e isso era uma prática muito
comum no Rio de Janeiro e essas práticas de umbanda que nós dizemos Umbanda Popular elas se aproximavam muito daquilo que o que o Tancredo fazia e foi muito comum essas umbandas se aproximarem da Umbanda omolocô porque na época qual é a a a diferença exata por exemplo camarinha A Iniciação não tem na moloc que no moloco tem iniciação tem o recolhimento a pessoa então quando a gente fala dessa Umbanda que você falou que era mais aproximada do Candomblé vamos chamar aqui de umbandomblé podemos Umbanda cruzada eu Ch de umbanda Popular porque o termo Umbanda umbl
Tero pejorativo tá então ok é umbanda Popular sabe mas é eu tenho dificuldade com banda Popular sabe por a umbanda popular no Rio de Janeiro pode ser essa coisa com uma práticas bem típicas do Candomblé né com liturgias do canom blé mas o popular aqui no interior de São Paulo é umbanda branca é umbanda muito próximo do catolicismo entendeu que é um banda assim que que nem é muito Espírita ela é mais próxima do catolicismo tem ali o santinhos e tudo mais vem o Caboco Preto Velho isso é o nosso Popular O que que é
popular visitar 10 terreiros em Bauru por exemplo né sete vai ter essa característica não tem nenhuma questão muito específica a definir nenhuma Bandeira nenhuma origem definida tá ali cheio de santo católico e macumba né incorpora o espírito e e pronto então vamos dizer então nesse aspecto umbandomblé Então vamos para que fique Não eu só eu trouxe até pra gente trocar sobre isso porque esse Popular também acho que se a gente for lá pro extremo norte vai ser diferente Popular deles né E aí eu acho que o popular é essa essa coisa do regional mesmo assim
qual é a religiosidade prenderem o que eu quero dizer com isso então é seria uma Umbanda trançada consigo muitas características do Candomblé isso não o mesmo pro moloc é vai se aproximar muito e e é por isso que a Confederação feita pelo Tancredo vai ter um enorme sucesso ela vai ser algo que vai estourar a moca do balão vai ter milhares de terreiros que vão se associar à confederação de umbanda do Brasil deixa eu te interromper mais uma vez acho que para para contextualizar PR a turma nessa época a Federação definia o tom do terreiro
né definir as regras do terreiro sim então por isso que vai ter concorrência entre Federação também né então vai ter a Federação do dos Zélio que vai ter que seguir aquelas regras ritualísticas e vai ter Então esse que vai se aproximar entendi é isso mesmo asações ou federações elas vão ter um uma competição entre elas e aí é a competição de terreiro que vai ser membro da Confederação aí O sacerdote do terreiro ele faria curso ele fazia curso na Federação para aprender toda a ritualística da Federação para poder aplicar em sua casa então ele seguia
as regras da ação o que a partir dos anos 80 começa a acabar não vai vai acabando acabando e hoje nós não temos nenhuma Federação ou Confederação que tenha eh esse escopo ah uma que ainda guarda algumas coisas é a própria prática da Umbanda esotérica que eh ainda guarda essas questões de um uma centralidade ainda e a umbanda dirigida da Federação do Grand ABC doal Linares que ele fala muito da questão da do seguimo né da prática que ele ensina e que deve ser eh reproduzida pros seus iniciados que para ele ou a pessoa que
faz o curso sacerdotal lá com ele vai AB a sua casa e vai seguir os ditames que a Federação do Grande ABC oferece Então acho que são as únicas que tem esse escopo ainda as demais federações e Confederações unão de tendas o própio Confederação Espírita de humeda do Brasil que eu o tanqueiro Funda olha até o nome Confederação Espírita de humeda do Brasil a CEUB também é passa pelo menos por processo na vai acabando vai ficando cada vez mais fraca e passa a ser apenas uma associação para oferecer serviços advocatícios e mais nada se torna
isso então nessa época eh terreiros de umbanda eh de umbandomblé de São Paulo do de Minas Gerais Espírito Santo do nordeste do centrooeste todos queriam se afiliar à Confederação e e o Tancredo ia nesses estados fazia iniciações eh consagrava templos que ficavam ligados à Confederação e essa Umbanda que ele chamava da prática da Umbanda omolocô e assim foi foi se desenvolvendo e os os registros que nós temos em especial jornalísticos que é o que eu pesquiso eu pesquiso jornais de época os jornais afirmam que a Confederação Espírita de ubanda do Brasil vai reunir mais de
6.000 terreiros eh no Brasil todo e fora do Brasil sob a o a coordenação do Tata Tancredo depois do T Tancredo sai e se torna Presidente honorário e o Byron assume como presidente mesmo porque o Tancredo começa a viajar cada vez mais e aí o Tancredo como o Byron como ele fica mais tempo no Rio ele fica como presidente e o tat Tancredo vai viajando por todos os lugares do Brasil e da América Latina não se tem conhecimento de que ele tenha viajado para Europa sabe-se que ele viajou para a Argentina para o Paraguai e
para Uruguai lá ele fez iniciações de pessoas e há nesses espaços por exemplo terreiros do Paraguai na Argentina e no Uruguai que não modificam nenhuma vírgula da sua prática desde a época do Tancredo São terreiros abassá que foram criados na em Uruguai Argentina e Paraguai que não modificaram uma vírgula daquilo que o tat Tancredo eh transmitiu eh isso também é uma coisa muito legal de se observar porque no Brasil Isso acabou não acontecendo porque o omolocô sofre uma crise de identidade quando Tancredo falece o mocô passa por uma crise de identidade muito grande e grande
parte dos seus adeptos em razão eh da chacota que passam a ter acabam indo para o Candomblé de nação então a maioria das pessoas da moloco acabam indo para o Candomblé ou o Candomblé existe uma uma uma observação hoje no campo da academia mesmo né das pesquisas que eh essa tentativa de aproximar a umbanda cada vez mais do do culto africano das raízes africanas e tentar reproduzir essa africanidade ritualística no terreiro de umbanda é é natural que os os envolvidos se vá logo pro cané entende vai logo para então para um culto tradicional já que
hoje é mais acessível não é como né tão difícil o acesso e escondido e coisa como foi no passado né Uhum Então é é interessante refletir isso né bar sobre qual é eh os limites também né dessa dessas aproximações para não perder completamente a identidade Então já fazer sentido você assumir uma nova Não sei se eu me fiz claro assim mas existe já existe essa discussão da academia que nessa próxima década eh vai acontecer muito disso as pessoas estão procurando muito se africanizada e vai chega uma hora que é um silogismo simples né bom já
que eu tô aqui vou para lá mesmo então né E aí a umbanda perde um lugar nesse nesse nesse processo de busca do sujeito e ele migra para uma outra identidade você entendeu que eu t falando mas eu é o processo entendi eu vou falar um exemplo eh mais próximo de nós eh qual foi o impacto que o falecimento do pai Ruben saraceni teve na umbanda Sagrada teve um impacto gigantesco sim e muitas pessoas com o falecimento dele acabaram indo para o culto tradicional Ubá por meio do culto de ifá sim Porque ficaram Norte acharam
que não tinham mais que perderam tudo acabou Então teve um impacto muito grande assim como aconteceu com a morte do Tancredo teve um impacto muito grande a morte dele ele falece em 79 quando ele falece e é um impacto eh que até hoje se sente isso por primeiro porque eh Ele é uma pessoa que foi esquecida pela Umbanda completamente esquecida eh eu encontrei o tatatan credo assim muito e de forma muito estranha quando eu fui para um banda omolocô e aliás quem me iniciou na umbanda omolocô quem não foi iniciado na umbanda omolocô eu fui
iniciado na umbanda do Ronaldo Linares mas quando eu fui tomar minhas obrigações na Umbanda omolocô em 2005 2004 para 2005 no Rio de Janeiro os próprios cantes falavam que era homol loucura homol loucura porque era uma mistura de os com bulgaros para eles era uma mistureba sem tamanho que misturava ol a umbanda com candomblé então o próprio praticante já falava que era o loucura e falava do tatatan Credo como a pessoa que trouxe isso E aí eu fui tentar encontrar referênci sobre ele e aí eu me lembrei que eu tinha comprado um livro eh que
é o guia ritual de umbanda que era foi escrito por ele que eu tinha esse livro em casa mas eu nunca nem tinha aberto e aí que eu fui ler a primeira vez que eu fui ler o livro eh do Tancredo e eu eu comecei a estudar realmente sobre o Tancredo Mas eu só vim a conhecer ele mesmo por meio dos jornais porque Interessante não é um também ele não tá no Imaginário natural da um banda moloco hoje né Sim mas hoje Muitos tentam tirar o a figura dele também da do omolocô como culto eles
querem tirar a figura do Tancredo chegou a esse ponto Nossa essas pessoas que falam de nação omolocô Estão dizendo que o Tancredo só fez porcaria que ele ah porcaria que ele umband zou o culto de nação que não é verdade que ele fez chega chegam a esse ponto as discussões eh e é por isso que eu não participo de mais nenhum grupo não participo de mais nada para falar sobre isso porque eu me irrito fácil com essas pessoas mas vamos lá agora vamos vamos simplificar aqui pra audiência o seguinte eh a gente até comentou aqui
então eu falei aqui ó um banda Popular depende do regionalismo alguém a alguém falou aqui que inclusive lá na Paraíba a Umbanda de Jurema é a mais popular lá e aí então a gente tá falando negócio bem distante do nosso aspecto aqui então mas a gente tem de forma bem difundido essa Umbanda mais Espírita que vem lá a gente entende que vem lá começa lá no zele vai se disseminar em muitos estados principalmente aqui no Estado de São Paulo e muito em grande parte também no Rio de Janeiro e tem essa Umbanda que tem muitos
elementos que se reconhecem no candomblé ou no culto de nação né e e é isso mas o que que diferente quando a gente pega ação der um Google hoje dia né o algoritmo ele tá todo manipulado Então se der um Google lá eh Umbanda faz sacralização animal né emulação animal vai parecer que não que a umbanda não faz isso e essa é uma afirmativa meia verdade né porque a gente tem que sempre perguntar que um bando a gente tá falando que aspect falando dito isso baba a diferença da da maioria das umbandas para Umbanda omolocô
podemos dizer que na umbanda omolocô inicia no orixá no modelo a de nação e eu acho que sim que isso acontece com a própria forma que ela vai se expressar com a proximidade do Candomblé agora como que isso acontece acontece como aconteceram em outros em outros eh segmentos quando começam a se criar as próprias definições do que é o que é o quê Porque se você pega no início do século XX se você fosse um terreiro você não saberia dizer se aquele terreiro era de Umbanda de Quimbanda de Candomblé candomblé de Caboco porque as práticas
eram muito próximas umas das outras e as pessoas também não diferenciavam as práticas que faziam Então nesse sentido nós não podemos entender eh Como isso acontece pai Rodrigo acho que tem um problema que tá todo mundo reclamando que tá com som ruim na no Instagram eu acho que eu vou tentar conectar de novo meu som espa só um segundinho Ah tá estão reclamando aqui deixa eu tentar mudar aqui o então e há uma coisa interessante quando você arruma aí eu vou conversar com a audiência que não banda omolocô Isso é uma fonte que eu vi
recentemente tem eh tem essas práticas de umbanda que é chamada espíritos né de entidades cabuco preto velho boiadeiro etc e vai ter o culto também simultâneo né poderá acontecer nesse mesmo espaço pro Orixá para vodum PR inquice Essa aglutinação é ela é ocorre dentro do do campo da omolocô na sua vivência ass acontece tá no no nosso nossa vida espiritual nosso trabalho espiritual a nossa prática envolve o culto de orixá na nossa Umbanda ah não tá intrínseco todos vão ter essa multiplicidade por exemplo eu não conheço muitas casas de holoc tá então n em São
Paulo Estado de São Paulo eu conheço duas casas de holoc uma que fica eh próximo do meu próprio terreiro uma outra que fica em Guarulhos eu conheço essas duas e conheço uma que fica em Belo Horizonte que eu Eli Oxaguian que também é foi fundado por tatatan Credo nos anos 60 e foi dirigido por um dos é confuso né porque um pouco mais Lego e logo pensa Ah é um candomblé né Por quê Porque foi fundado pelo próprio Tata Tancredo que o Tancredo tinha muito mais proximidade com a ritualística do Candomblé queto do que do
candomblé Angola Então os nomes vão também ser isso mas muitas pessoas dá D do Umbanda omolocô ou da omolocô mesmo que fala que não é umbanda omolocô que é omolocô vão dar o nome já eh abassá tá não vai colocar o abass de Shang AB Qual é o idioma AB puxa eu não me lembro vem abar não me lembro não é da tradição yorubá Então como não é eu eu me dedico aí mete abar o xum a parar um exemplo tipo quase Aldeia Eles vão usar um nome que não é urubá para dizer que eles
T uma Li Porque vão falar muitos vão dizer que a o culto omolocô vem de atual Angola das Tribos londa koco que seria uma tribo que habita uma parte de Angola o tat katuv gessi que foi entrevistado por você ele foi ele recebeu uma iniciação no ano retrasado entre os L da kyoko ele foi iniciado e recebeu lá uma iniciação específica entre os lunda kyoko e ele falou que a prática dos lunda kyoko se parece muito com a prática umbandista essa dessa Umbanda umbandomblé se parece muito com essa prática ele recebeu essa iniciação lá entre
eles eh eu não entrei muito em detalhes como foi a iniciação porque eu sou mais eh sei que isso é bem reservado também mas ele fala que foi uma iniciação muito bacana muito legal e recebeu lá algumas coisas que ele não tinha na sua trajetória do candomble Angola e eu perguntei se eh poderíamos mesmo dizer que a prática dos runda koco teria chegado no Brasil com o nome de homolo ele falou que ele não saberia dizer porque a palavra homologou eh você não vai encontrar um significado na língua é você vai encontrar isso na língua
urubá tá é o tata gadv é bem honesto em relação a isso ele já comentou isso comigo acho que tá meio em Live eh desse dessa região e desse Ritual e para ele né falou assim gente a gente pode talvez não ter uma afirmação contundente mas é muito engraçado de ver que é a umbanda mesmo que a gente conhece aí no geral é próximo do que ele viu lá lá em Angola mesmo ali né naquela região então eh a gente a gente tem muitos fragmentos de origens fundamentos e verdades né Acho que esse o prazer
da da da investigação constante é o privilégio das descobertas né tanto de do do nosso desconhecimento e do preenchimento desse espaço que se encontra em nós também então para nós isso aqui essa troca de de né de Aché esse papo que a gente tá aqui é uma oportunidade desse diálogo acontecer e você que nos assiste de ir identificando essa o valor que tem o conhecimento o quanto ele pode eh ocupar espaços poderosos na sua formação religiosa espiritual cidadã porque quando a gente começa a estudar também vai a fundo nessa o aspecto sociológico da Umbanda o
que que representa a umbanda omolocô Tata tan Credo ali naquela naquela sociedade carioca naquele momento que tá ali é que a gente falou bastante de tata Tancredo e não é exatamente uma Live para falar dele mas é que não dá para dissociar o moloco dele né então eh o o período histórico né contexto territorial são as culturas que atravessam ele ali então o baba falou do Samba se você pesquisar você vai ver a importância dele no Carnaval carioca né então assim eh isso tudo é história de terreiro isso é é é são fatos da da
umbanda né Eu penso que quanto mais eu conheço a historicidade conheço essas características de umbanda tem uma coisa que ocorre baba eu eu fico mais eh convicto da das minhas características né da minha jornada pessoal do do que eu tenho junto com a espiritualidade e aumenta o meu encantamento né de ver que é possível né esse diferente Funciona porque eh eu imagino até hoje talvez deva ocorrer o senhor pode falar com mais propriedade mas eu imagino que O Tata devia ser tomado ter tomado muita porrada apesar de ter alguns simpáticos a ele mas dos tradicionalistas
por exemplo né do culto de Candomblé né os candomblés deve ter tomado muita porrada porque eh eu ouço até hoje não é impossível você fazer um procedimento típico do canom blé numa Umbanda mas tem um campo da Umbanda que faz faz isso e funcionou como que é isso né como que é esse pode não pode também né É E aí eu volto naquele na ideia do do que aconteceu da Crise existencial do pós Tancredo quando ele falece mas isso essa observação muito bem feita o Tancredo ele era figura carimbada nos ataques que o jornal de
umbanda que é da Federação eh do criada pelos discípulos do Zélio de Morais era o erculano m Silva e outros metiam no Tancredo mas criticavam demais o Mat e Silva dizia quem que é esse eh essa pessoa que se eh diz que é o único que sabe de umbanda ele nunca falou isso mas ele falava que ele criticava o Tancredo nesse sentido as coisas só mudaram quando o Tancredo numa sacada Espetacular criou a Confederação do Cruzeiro do Sul essa Confederação do Cruzeiro do Sul era a Confederação para unificar todas as federações e Confederações E aí
eles faziam reuniões então ia o Tancredo Benjamim Pereira eh ia alg com representante da das tendas espíritas do ligadas a à no da Piedade então havia um um um congresso entre essas pessoas ele tinha um viest político bem acentuado né claro CL ele era bem bem Diplomata me parece muitoo muito e o Benjamim Pereira se tornou um grande amigo dele por mais que as pessoas se espantem com isso tá falando do Figueiredo Benjamim Figueiredo benjam Figueiredo Figueiredo descul da do Caboco mirim do Caboco Mirim se tornou um amigão dele eles faziam curso juntos eles davam
curso juntos Olha que que curioso isso hein é aí só para tambm entender Benjamim Figueiredo é uma das maiores expressões do que a gente vai chamar depois de umbanda esotérica né sim dessa Umbanda que abre para um esoterismo mas a umbanda do a umbanda praticada por Benjamin Figueiredo a umbanda do Caboco Mirim ela permanece intacta ainda como Caboco Mirim ainda um ramo dela se tornou banda esotérica mas eh ainda a do ele é é uma das pontes né sim de onde se bebeu né se tornaram muito amigos e você pode achar não mas não é
possível é é possível é engraçado el se tornaram amigos e davam cursos juntos ele dava curso na Federação oos jovem Místico da Umbanda tá errando muito o rud hoje em dia então sim ele o o Trancredo vinha dar curso para eles e eles iam dar curso pro Tancredo porque o Tancredo também tinha escola de Umbanda A primeira escola de urubá por exemplo de ubai de banto foi na confederação Espírita de band do Brasil a seub que ele tinha uma sala de aula de orubá e aula de línguas bantu especialmente o kikongo e o quimbundo que
ele trouxe ele conseguiu convencer os ah os diplomatas os eh as pessoas que vinham desses países pro Brasil para exercer algum cargo para dar aula Então veja o que ele conseguiu o que ele conquistou ele tentou fazer um hospital umbandista era um hospital umbandista ele seguiu uma área para criar um hospital não deu certo porque não teve dinheiro não não conseguiram garar fundos para isso mas Havia três salas de atendimento em que médicos umbandistas ofereciam tratamento e ofereciam consulta à pessoas hoje é um é um hospital que fica em Mesquita no Rio de Janeiro ele
continua não é ele é um hospital grande mas é o hospital que nasceu desse hospital umbandista que era a ideia do Tancredo que ele tinha no sonho de ter um hospital só para umbandistas com médicos umbandistas enfermeiros umbandistas e assim por diante que interessante mocô é o que tá por trás de tudo isso né Vamos responder nosas pergunta aqui a ortência Cristina fui feita numa casa omolocô e quando saí fui num terreiro de candomblé e lá aí a lorix disse que não reconhece as obrigações feitas no mocô fiquei confuso e decidi não entrar no candom
Black como que o senhor explica isso como como que é a Sua percepção disso mas isso é lógico eh se por exemplo eu sou iniciado na ordem martinista uma ordem esotérica ocidental sou lá eu fui iniciado no primeiro grau no segundo no terceiro e sou um iniciador livre que é o último grau da ordem martinista se eu chegar na ordem Maçônica V olar para minha casa tem que se iniciar aqui mas eu somo o último grau da Ordem martinista falou lá você é último grau aqui você não é nada só se você entrar então não
se pode confundir uma coisa com a outra porque a volto a dizer omolocô como culto não tem um conhecimento não tem uma ideia de que exista as pessoas conhecem Umbanda omolocô e Umbanda é umbanda candomblé candomblé não dá para uma pessoa que é iniciada na umbanda chegar no c umbl e falar não vou me iniciar aqui porque eu já sou iniciado no no não mas por exemplo ela foi iniciada a um exemplo sei lá para Oxum né lá no no omolocô fez a deitada fez a sacralização e tudo mais e isso não tem nenhum valor
se eu vou me vir agora dar uma continuidade num culto mais tradicional ali para um candomblé por exemplo então eu teria que fazer tudo de novo pode nem ser o mesmo orixá não é tudo de novo é não é de novo porque não tem como comparar uma coisa com a outra Veja a iniciação na no bandolo São TRS Dias uhum A Iniciação no Candomblé no mínimo 21 dias exceção para Xangô que são 12 dias então já começa o número de dias no mocô não se raspa a cabeça no candomblé se raspa a cabeça e fazem
alguns atos na cabeça da pessoa o que não acontece holoc e os atos na cabeça são aqueles que fazem com que o Aé do orá seja plantado no corpo da pessoa ela não passa por isso na umbanda moloc não se pretende sacralizar o corpo no no moloc não isso não acontece aí algum uma casa de candom uma casa de minto desculpe uma casa de omolocô em Minas Gerais resolveu raspar as pessoas que são iniciadas E aí causou mais confusão ainda porque no moloco não se raspa a cabeça da pessoa não se raspa porque só faz
o ato com a cabeça raspada e o cabelo tem uma utilização específica no ritual não é raspar cabeça por raspar Ah eu quer PR a pessoa voltar a ser criança imagine que tá no útero da mãe mas criança tem criança que nasce cabeluda então não tem a ver uma resposta com a outra uma ideia com a outra não é porque o o cabelo faz parte de um ebó que será feito durante a iniciação e esse cabelo vai ser utilizado numa parte muito importante da iniciação o que não acontece no omolocô no omolocô a gente vai
fazer eh a catula vai cortar um pouco do cabelo da pessoa vai ter o mesmo significado mas um significado parecido porque não se sabe o que se faz vai pegar o cabelo e vai colocar junto da as oferendas que sobrou e ponto mas não sabe o que significa aquilo no candomblé sabe o que significa aquilo aquilo tem um um candomblé queto no candomblé Angola e no jeja eu não sei porque não conheço esses candomblés no candomblé queto o cabelo tem uma coisa específica que vai ser feita o que não tem no h omolocô e assim
vai então tem muitas coisas que há no candom Black que não tem no h omolocô omolocô quando você vai fazer iniciação você faz um eó de entrada depois prepara o o o o orixá o que vai se virar o orixá faz o abate religioso e terminou o assunto acabou a a a cerimônia e no último dia vai ter a saída as pessoas eh fazem a saída do Orixá ou do Caboco ou do Erê depende da tradição que vai seguir que a apresentação pública do novo iniciado naquela vertente mas eu não posso pegar essa iniciação e
falar que ela é igual no candomblé que é a mesma coisa Ah eu iniciei pro pro Orixá Oxum no holoc não tem que me iniciar de novo para Oxum no no isso isso aproveitando a pergunta da jell jell se eu me iniciar no candomblé para oxun e quiser me iniciar na Nigéria para o xum o que vai acontecer e potencializa O Aché dela ou não tem não tem por me reiniciar então pode ser que lá num num num grupo lá na Nigéria eles também queiram tudo tudo próprio deles ali faz sentido eu vou eu vou
dizer da minha experiência tá quando eu estava na Nigéria o no terceiro dia da minha iniciação em ifá há uma cerimônia chamada Itá it tá é terceiro dia da cerimônia terceiro dia da iniciação em ifá e é sacado e é apurado o odu que a pessoa irá carregar dali em diante que é o odu da iniciação em ifá e esse odu vai recomendar algumas iniciações para as pessoas que vão de três a sete iniciações pode ter mais mas é normal de três a sete iniciações para Orixás e aí feito isso na minha na quando foi
sacou meu odu meu odu chama-se ion que é o odu do minha iniciação ifá o meu ote da época ele disse que eu tinha que me iniciar para Ogum para obatala e para borum aí eu perguntei assim babá Eu já fui iniciado para Ogum no candomblé eu tenho que me iniciar de novo no culto tradicional agora aqui ele falou assim eu vou perguntar aí ele pegou pelá e eh fez a a a Invocação tal para poder perguntar cham meu meu nome e perguntou se eu deveria me iniciar novamente para algum aí a resposta foi não
Aí eu perguntei então quer dizer que a minha iniciação para algum ela eh corresponde a uma iniciação aqui aí ele perguntou sim então não precisava fazer iniciação de novo não lá então essa foi legal então é uma uma forma como Ele olhou é uma possibilidade se poderia também ser o contrário né e pode ser que ela chegue lá e e Apareça tem que né Por algum motivo explicado ali na consulta tô dizendo do meu caso específico não que o meu caso seja geral tô dizendo do exemplo do meu caso é isso eh bom então então
assim a pessoa é iniciada para um orixá aqui no Brasil a iniciada para orixá eh ogum aí chega na Nigéria faz os rituais delin ifá E aí sai a necessidade Como por exemplo o meu caso eu tinha que me iniciar para obatala no Brasil isso é muito eh difícil das pessoas entenderem Pô eu já me iniciei para um orixá por eu tenho que me iniciar para um outro orixá Há uma grande confusão Nisso porque no Brasil se tornou uma verdade que a pessoa só pode se iniciar para um orixá que é o seu orixá de
cabeça o que não corresponde a prática yorubá o yorubá você pode se iniciar para quantos orixás estiverem no seu caminho ou por vontade própria ou porque você precisa daquele orixá então Eh na minha eh família Inicial Eh o meu bonan ele é iniciado para 41 orixás se falar isso como brasileiro fala mas não é possível 41 orixás sim ele cultua 4 cultua 41 orixás sendo que desses 41 ele é Sacerdote em 12 deles decote de ser líder de uma comun idade ligado à aquele orixá então isso para o brasileiro se torna algo muito assim eh
difícil de entender porque no Brasil ficou a história ou você é iniciado para algum ou para o Jó ou Para Oxalá e acabou você tem um orixá porque a ideia do Orixá de cabeça e essa orixá de cabeça que tem no Brasil você não encontra fora do Brasil isso é uma prática aqui nossa da diáspora não há orixá de cabeça mas ficou aqui e aí por isso que vai restringir a isso e é comum a pessoa aqui iniciada para orixá no Brasil chega na Nigéria fala Olha tem que iniciar para orixá tal Porque isso vai
ser bom para você vai melhorar a sua vida e acontece interessante olha bara eu queria que você passasse alguns detalhes de como é assim a diferença ritualística de uma gira de um Band omolocô mas eu sei que você vai se aprofundar nesse detalhinhos essa disciplina um bando omolocô é uma das suas responsabilidades na nova teologia vai trazer esses detalhes falar um pouco do que é possível do aspecto de iniciat cório né podemos dizer então que a umbanda omolocô é é eh especificamente uma Umbanda iniciática também né Parece que é grande parte Muitas delas são né
mas essa tem o aspecto da iniciação velada né que tem segredos envolvidos de fato como é uma tradição africanista a gente não pode nem falar que é tradição em urubá porque não é o caso da omolocô né tudo tudo se cruza ali né tudo se harmoniza ali então É bem interessante E aí eu quero convidar você que tá nos assistindo então ó baba Mário filho também é seu tutor em algumas disciplinas dentro da nova teologia de umbanda mocô é a responsabilidade dele você vai poder se aprofundar nesse aspecto da Umbanda junto dele para você poder
fazer a sua matrícula tá aqui o o kco na tela se tiver assistindo na TV você já bate aí o celular e quem tá aqui assistindo no computador O link tá no chat também na descrição do vídeo quem tá no Instagram apenas digite aqui ó comente aqui tu tu RQ né E aí a gente já a Meli a Meli que é a minha assistente virtual vai conversar com você não vou falar pro pai revelar aqui mas é uma palavra iorubá mieli e ela explica para você no atendimento por que eu pus esse nome nela lá
então coloca aí tu RQ conversa com a Meli e ela vai e te conduzir aqui pra Nova teologia de umbanda e o baba Mário filho tá lá SAS últimas considerações então baba a gente vai ter que voltar falar mais muitas mais vezes de o mocô e separar separar o Tata Tancredo né e falar que e de curiosidades da omolocô né então o que que pode que que acrescentamos na na gira de umbanda omolocô então ela vai ter muitas características eh das demais umbandas muitas eh A grande maioria do que se faz nos terreiros de umbanda
se faz também no omolocô então o próprio tat Tancredo vai dizendo como como deve se desenvolver a a gira de umbanda então primeiro para para a umbanda omolocô eh vai se abrir a gira então facem Eh são feitas as preces para abertura da gira e as preces são aquelas tradicionais eh o Pai Nosso eh prece de Cáritas alguns terreiros vão dizer a pra de São Francisco de Assis depende de cada terreiro vai vai ter essas preces católicas porque isso faz parte da vida do Tancredo como volto a dizer Ele para Ele é o chagan é
Jesus Cristo e Oxalá é Deus e ponto e não tem como falar que não seja porque para ele é ele sincretizar coisa ele não pensa diferente disso então você vai ter isso primeiro depois vai ter a o encruzo do terreno depois de cruzamento do terreiro vai ter a defumação do terreiro Quando você vai encruzar O terreiro você vai usar uma série de elementos próprios que vão ser utilizado na umbanda omolocô alguns terreiros usam sete elementos para cruzar vai cruzar com pemba com água com óleo com areia eu não vou lembrar de todos mas cada terreiro
vai ter a sua própria especificidade de como vai cruzar O terreiro depois vai ter a sete etapas distintas sim primeiro um depois o outro depois o outro em Cruz aquela abertura sem fim né Putz uma abertura de uma moloco eu vou vou falar como é que ela é no final para você ideia aí depois que fez isso tudo vai ter essa od dação para Exu vai levar lá na porteira a oferenda para Exu vai rezar para Exu Vai acender a vela para Exu aí volta para dentro do terreiro para continuar a prática e aí vai
ter a cantiga de abertura depois da cantiga de abertura vai ter a minto não teve abertura ainda tem a saudação ao sacerdote que ele chega num ele volta pro terreiro já sendo louvado eh depois que ele é louvado tem o bate-cabeça para o os bab Orixá para a o Babá para A Iá E para o congá depois disso aí vamos começar a abertura do terreiro aí tem abertura do terreiro canta para abertura e vai se cantar de três a sete músicas para cada orixá E aí cada orixá vai incorporar nas pessoas caramba e aí tem
a no começo tem a a as filas mas se orixá manifesta aí não tem mais fila porque vai dançar M você tá falando agora agora eu acho que eu estive no terreiro de um banda mocô mas não tinha essa definição agora ent Agora sim agora eu entendi foi em São José do Rio Preto que aí eu achei eu causou um estranhamento que tava na abertura depois de muito tempo cantando e o pai de santo para fora e fazendo um algum ritual lá que devia ser sem cruzamento E aí aí chegou um momento eu já já
tava realmente eh confuso e né não sabia o que tava acontecendo Mais e aí tava ali na abertura ainda começa a cantar pros Orixás e aí as pessoas começam a manifestar E isso ainda não é a gira aberta entendeu tá ali não não é aí a orientação do Tancredo que você vai cantar para 10 orixás de sete 10 orixás S três a sete músicas sim e aí depois tem um descanso de uma hora que é pro médium se recuperar da abertura da abertura toda nas cantigas fica uma hora para se recuperar para trocar de roupa
tá tudo suado tal para trocar de roupa para começar a gira É uma gira já só aí a gira vai começar com é incorpora o caboclo com para perto velho que vai atender as pessoas e aí vai até a hora que for entendi E é assim que o senhor faz até hoje imagina imagina E aí qual como que funciona essa liberdade de mudança do protocolo então o que que eu que que eu faço eh eu eh diminuo aquilo que ele pregava como correto então eu vou vou cruzar O terreiro vou mas vou cruzar só com
um elemento que é a pemba tá que é o movimento que é o o o elemento primordial para cruzar O terreiro porque as demais foram com tempo sendo acrescentadas porque o que interessava mesmo é a pemba por quê Porque na pemba é o candomblé Angola também usa é a prática do candomblé Angola que usa vai cruzar O terreiro também com pemba então na umbanda omolocô que tem muita proximidade com a ideia bantu você vai usar pemba eh quando vai fazer oferenda para Exu eu já fiz ela antes de começar a gira eu já fiz tin
que ser feito antes de começar a gira Então na hora que começa a gira Eu só vou lá Saúdo do Exu e coloco água na porta só porque o resto já fiz antes de começar a gira para que não fique muito demorada As cantigas para orixá eu canto no máximo duas uma ou duas e assim então eu não eu vou seguindo a a a saudação tem as etapas mais reduzidas pai de santo não tem eu não não fico lá um por um tem que colocar pela no chão bater a cabeça o pai de santo paraa
mãe de santo pro pro congá porque isso eh é a prática da Educação de terreiro da pessoa ter isso então é preciso isso como parte da gira Não não precisa porque quando eu chego a pessoa me cumprimenta Eh mais ou menos formalmente falando né então não precisa fazer de novo ISO isso na hora da gira saudar o congá a pessoa quando já entra no terreiro já sauda o congá já não então não precisa ter na parte da abertura ou depois da abertura que a pessoa faça isso de novo já saudou con Gá saudou el Aché
saudou Aché da casa e saudou o congá ponto já tá no seu lugar para começar a Gir Então eu só diminuí as coisas para não ficar tão longo assim então a nossa gira ela vai ter em torno de 2 horas me a 3 horas no máximo de gira entre a abertura e encerramento esse período desde começar a abertura até fechar toda a abertura O terreiro com atendimento e tudo mais para que as pessoas possam ficar até o final mesmo assim el não ficam porque cansa 3 horas de trabalho a pessoa ali sentada não vai suportar
tudo isso e é uma e é legal é interessante que OK É isso aí tá tudo bem Mas é interessante poder também refletir né sobre isso na atualidade como que seria como que funciona que não funciona quais os objetivos também de um terreiro quando abre uma gira e e o tipo de engajamento com aquela comunidade né várias coisas a gente consegue desdobrar aqui o Wagner pergunta se esses fundamentos serão explicados na nova teologia sim com o baba Mário na hora de falar de omolocô vai detalhar mais essa essas etapas aí do ritual qual Por que
tá fazendo isso né Qual o objetivo de eh O que que é o cruzar né e e como funciona esses elementos o que que é o ferenda exu etc vai ser bem legal baba muito muito grato mais uma vez semana que vem a gente tá aqui de novo né terça-feira que vem turma tem mais um pouquinho de baba Maro filho e tem uma ótima terça-feira sua bênção baba nos abençoe a todos um excelente semana para todos também saravá turma matrículas estão abertas tá aí o link Aproveite já e vamos começar a nossa nova teologia Obrigado
pela sua audiência coloa aí seu like comente O que você aprendeu aqui de interessante compartilhe e amanhã temos mais diário do médi valeu tchau tchau [Música] k [Música]