Velhice, pra que te quero? | Jorge Forbes

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Café Filosófico CPFL
Será que o nosso tempo nega a velhice? É mais difícil envelhecer hoje do que em outras épocas? A exp...
Video Transcript:
[Música] uma inquietação fundamental do homem é saber o nome da morte é inquietação fundamental das nossas vidas e normalmente a gente associa o nome da morte com o velho Heider lembra que um minuto de vida é a idade suficiente para Morrer repito um minuto de vida é idade suficiente para Morrer no entanto a gente jamais associa a morte com um minuto de vida com cinco anos com 10 anos com 15 anos com 20 anos a gente começa a associar a partir dos 60 70 anos e para não apavorar ninguém aqui a partir do 90 vão
dizer a gente começa a gente começa a associar a morte né como se houvesse uma justificação a idade justifica a idade é o nome da morte de certa maneira o ápice da vida para ser Espírita aos 40 anos de idade você sobe até os 40 50 e desce daí para frente [Música] como você quiser William Shakespeare Ato 2 cena 3 o mundo inteiro é um Palco e todos os homens e mulheres são meros atores eles têm sua saídas e suas entradas e um homem cumpre em seu tempo muitos papéis seus atos se distribuem por sete
idades no início a criança chorar Minga e regurgita nos braços da mãe e mais tarde o garoto se queixa com sua mochila e seu rosto iluminado pela manhã arrastando-se como uma lesma sem vontade de ir à escola e então o apaixonado suspirando como um forno Como uma balada aflita feita para os olhos da sua amada depois o soldado cheio de juramentos estranhos com a barba de um leopardo Zeloso de sua honra rápido e súbito na briga buscando a bolha ilusória da reputação até mesmo na boca de um canhão E então vem a justiça com uma
grande barriga arredondada pelo consumo de frangos gordos com os olhos severos e barba bem cortada cheio de aforismo sabe e argumentos modernos e assim ele cumpre seu papel a sexta idade o introduz na pobre situação do velho bobo de chinelos com óculos no nariz e a bolsa do lado suas calças estreitas guardadas o mundo demasiado Largo para elas suas canelas encolhidas e sua grande voz masculina quebrando-se e voltando-se outra vez para os sons agudos os sopros e assobios da infância a última cena de todas que termina sua estranha e acidentada a história é a segunda
infância e o Mero esquecimento sem dentes sem mais visão sem gosto sem coisa alguma hoje em dia não se para mais de trabalhar aos 60 70 anos de idade hoje em dia não se para de amar aos 50 60 70 anos de idade hoje em dia não se para mais de planejar aos 50 60 70 anos de idade essas essa idade era uma idade de pousada e no entanto hoje em dia elas não correspondem mais ao que nós conhecemos ao que nós conhecemos como uma boa moral do envelhecimento [Música] os dez anos de idade os
órgãos do homem são firme sua energia concentrada em baixo do corpo razão pela qual as crianças adoram correr aos 20 anos o sangue e a energia estão no período de crescimento aos 30 anos os cinco órgãos estão em perfeito funcionamento e energia aos 70 anos a energia começa a rarear ela diminui a pele fica seca aos 80 a energia dos pulmões se enfraquece o espírito começa a se inquietar a gente perde a memória e se perde falando aos 90 a energia dos rins se enfraquece e o homem se cansa aos 100 anos a energia dos
órgãos desapareceu o espírito foi não resta mais nada que um corpo físico de novo uma visão triste uma visão de decadência da velhice uma visão de perda bom porque porque que a gente gosta de tanta gente sabendo que elas podem morrer Por que que a gente gosta de pai de mãe porque que a gente gosta da mulher do marido que a gente gosta do filho sabendo que a qualquer momento nós podemos sofrer desaparecimento dessas pessoas que a gente gosta tanto então é fundamental de certa forma para nós que detestamos sermos surpreendidos que a gente possa
saber o nome da Morte Mas seria bom também lembrar que quem é finalmente sabe o nome da Morte corre o risco de chamada e ela escutar [Música] nos enganaram e muita gente aqui chegou pensando que os 50 anos de idade estaria no ápice da sua vida diretor de uma grande empresa Mas de repente você chegou 50 60 anos de idade dizem para você que você tem mais 40 anos pela frente é terrível para muita gente roubaram no jogo Porque a nossa geração quer dizer geração acima dos 30 40 anos de idade ela tava preparada para
isso ela fez uma carreira para isso e de repente o mundo mudou e a gente ganhou um montão de ano que a gente não tinha pedido a gente não pode nem se queixar mais tô velho tô com 60 anos de idade que vão dizer mais 60 anos uma criança né me lembro do Paulo trampo quando fez 70 anos de idade que alguém disse para ele mas como você está jovem e falou não diga isso eu não trabalho enorme chegar aqui você tentar eu queria queria Não de jeito nenhum sair daqui hoje com uma receita não
agora eu sei como é ficar velho se eu pudesse sair daqui hoje assim agora eu não tenho a menor ideia de como é ficar velho né Eu acho que vai ser bacana que a gente limpe né a possibilidade de associar morte com velho e deixar que a morte sempre seja uma surpresa que a mesma surpresa no menino de um minuto de vida de uma hora de vida seja surpresa no velho idade cronológica dos 70 dos 80 dos 90 Como Nós seres humanos sentimos a subjetividade a sensação de passar pelo tempo o tempo passa por nós
nós passamos pelo tempo quando a gente diz da inquietação da passagem do tempo eu acho que você se refere que não é possível o velho quando eu falo agora falando merda falando velho biológico né quer dizer pessoas vão dizer demais de 50 60 anos de idade não é possível que não se pergunte como é que eu vou fazer com essa ruga como é que eu vou fazer com essa dificuldade me levantar da cadeira como é que eu vou fazer com esse corpo esquisito Será que a partir do por exemplo do que eu falei isso quer
dizer que nós sejamos indiferentes a isso não o que eu quis dizer é que o velho acha tão estranho o seu corpo como o adulto acha estranho o seu corpo Como o jovem acha estranho o seu corpo como a criança acha estranho o seu corpo o nosso corpo é estranhíssimo para nós desde que a gente nasceu nós não temos uma cor naturalidade com o corpo no sentido né de absoluta integração uma vaca tem vaca Nenhuma Dúvida não tem Café Filosófico no pasto que eu quero esse estilo é porque dizer que sócio só o velho se
acha estranho quando olha o arroga capeta a gente se acha estranho desde que nasceu coisa mais esquisita que sou eu a língua alemã tem duas palavras para o termo corpo Life e corpo eu não sei falar alemão Não Aprendi algumas palavras entre elas essa um corta diz respeito ao corpo biológico ao corpo do cirurgião o outro lado diz respeito ao corpo ao corpo que eu acho que é o meu o descompasso Entre esses dois é eterno como as outras épocas entenderam a velhice e a morte no próximo bloco do Café Filosófico quando a idade dos
reflexos rápidos inconscientes sede lugar a idade das reflexões terá sido a sabedoria que chegou não foi apenas a velhice hoje a palavra velho não é muito bem-vinda melhor dizer idoso e para que dizer velhice vamos chamar essa fase de melhor idade se bem que o próprio markitana avisou a idade é o menor sintoma de velhice se o nosso tempo parece negar a velhice como as outras épocas lidaram com o envelhecimento e a morte do meu amigo companheiro colega de Café Filosófico o filósofo francês licorry com quem dividir recentemente uma discussão nesse palco lamuceiro Gomes plasma
o mundo não deveria ter dúvida porque morte é é o que nos impõe a dúvida o mundo não deveria ter dúvida porque nós somos seres naturais e tal como a palmeira tal qual uma Goiabeira tal qual uma macieira cada um de nós Deveria encontrar o seu lugar na natureza e se ajustar a esse lugar eu sou uma cera você Goiabeira você é bananeira você é mestre você é escravo você é artesão Você é criança você é mulher você é guerreiro a vida basta você se adequar aquilo que você é a vida é natural faz muito
tempo isso e nós continuamos dizer que a morte é natural para os gregos não hoje embora a gente ainda se Valha da acomodação que dá para nós sabermos morreu como todo fruto tem que morrer o pensamento natural foi substituído pelo pensamento religioso o pensamento religioso tem uma grande vantagem sobre o pensamento natural porque promete uma vida após a morte que o pensamento natural não não promove o pensamento natural não resolvia inquietação do homem mas eu vou morrer e aí o que que é você nada vai ser semente e as pessoas ainda hoje dizem mas eu
não quero ficar para semente existe essa frase eu não quero ficar para semente então se você não quer ficar para semente surge um novo pensamento surge uma nova um novo paradigma um paradigma religioso que oferece uma solução para isso você tá aqui só de passagem você vai sim lá nos encontraremos na outra vida o pensamento religioso é um pensamento que tem essa vantagem que dá a vantagem de uma outra vida e tem uma segunda vantagem que ele é democrático Todos nós somos iguais e todos nós temos que conquistar o direito a uma outra vida para
os gregos a sociedade não eram todos todos iguais na concepção ética da natureza as pessoas são diferentes as pessoas daí a aristocracia né as posições são diferentes quem nasce para mestre é mestre quem nasce para escravo escravo a concepção religiosa destrona a concepção a concepção natural e intera até 1.500 mais ou menos quando o homem começa a se decepcionar com o Deus o Deus que Ele acreditou tanto que poderia organizar o mundo e que poderia lhe dar uma boa morte tem Nossa Senhora por exemplo com esse nome Nossa Senhora da Boa Morte ele ele se
decepciona tem o Terremoto de Lisboa tem as descobertas científicas que põe em questão os dogmas religiosos surge Copérnico surge Galileu ele começa a se decepcionar e ele busca nova transcendência palavra que eu vou precisar dela transcendência algo fora de si que o Oriente que não seja mais a natureza que foi a primeira transcendência que não seja o Deus que foi a segunda mas que seja o Saber seja o saber que ilumine o seu caminho e nesse momento né a partir de decarto e depois prosseguido por Rousseau já citado por voltante cante que escreve O Manifesto
dessa Nova Luz que dá entre nós o nome de iluminismo onde estava Deus é o Saber colocado na posição vertical de orientação do homem e nós passamos a nos aquetar nós passamos a nos orientar desta forma e quanto mais velhos nós ficávamos mais sábios mais perto do saber né mas erudito mas mais feliz né e mais adequado a essa proposta finalmente 1900 surge alguém Como nitide que pega seu martelo é assim que ele falava ele pega o martelo e começa a bater sobre tudo aquilo que a gente acreditava e chama e chama a natureza os
deuses a razão de falsos Ídolos nada disso serve nenhuma transcendência deve orientar o homem e nós vivemos o século da desconstrução quarta etapa o século da desconstrução finalmente a etapa que nós chegamos Hoje é a pergunta se Há Uma Saída a essa desconstrução é uma nova saída para lhe dar com a morte chega um tempo em que não se diz mais meu Deus tempo de absoluta depuração tempo em que não se diz mais meu amor porque o amor resultou inútil e os olhos não choram e as mãos descem apenas o rude trabalho e o coração
está seco em vão mulheres batem a porta não abrirás ficar sozinho a luz apagou-se mas na sombra teus olhos resplandecem enormes é toda certeza já não sabes sofrer e nada espera de teus amigos pouco importa vem a velhice que é a velhice teus ombros suportam o mundo ele não pesa mais que a mão de uma criança as guerras as fomes as discussões dentro dos edifícios provam apenas que a vida prossegue e nem todo se libertaram ainda alguns achando bárbaros espetáculo prefeririam os delicados morrer chegou um tempo em que não adianta morrer chegou um tempo em
que a vida é uma ordem a vida apenas sem mistificação essa ética natural nos dá ainda hoje a ideia que o velho é aquele que deixa suas raízes que é maduro e que faz sombra para seus filhos bem poderem crescer sobre o abrigo que se hoje em dia um pai quiser acomodar o seu filho sobre sua sombra você vem cá meu filho ouça-me com atenção a partir da experiência que esse seu pai tem para poder contar o filho olha com uma cara estranhíssima para esse pai vamos combinar né na religião se espera né se espera
que o velho seja alguém recatado nada mais horroroso que uma fotografia de dois velhos se beijando Então tem que ter recado tem que ter paz já pensou velho nervoso tem que ter paz e tem que ser humilde porque ele já aprendeu durante a vida Quantas coisas ele perdeu né então para não perder mais ele tem que ser humilde antes que alguém resolva roubar o restinho da bagagem dele que figura social nós poderíamos ter para os filhos do Iluminismo nós podemos ter eu pus sabe o mestre senhor quem quiser perguntar mas qual é a diferença nenhuma
eles são três formas de ver a mesma coisa me dei conta que a que eu não consegui ser criativo ou achar três coisas diversas frente as propostas do ministro o velho Iluminista é um velho sábio é o velho professor é o velho é quando não se tem mais dúvidas a tudo isso a esses essas três figuras de velhice com a sua desconstrução cai de marreta em cima e propõe só uma propõe o amor Fati então eu cito uma passagem quando ele diz o seguinte minha fórmula para expressar minha grandeza no homem é o amor Fati
não querer nada de diferente do que é nem no futuro nem no passado nem por toda a eternidade não só suportar o que é necessário e menos ainda de simulado mas amá-lo não quero fazer Guerra ao que é feio não quero acusar não quero nem mesmo acusar os acusadores que minha única negação seja desviar o olhar e tudo somado e em suma quero ser algum dia apenas alguém que diz sim o amor Fati é um ponto de passagem fundamental para esse momento posterior como é que eu posso encarar hoje em dia essa questão da Morte
mantendo longe mantendo distante da identificação com o velho eu pensei a primeira resposta seria manter as perguntas em vez da Tranquilidade da respostas uma das formas mais mais terríveis talvez do envelhecimento no sentido do senso comum é a pessoa que desistiu de perguntar e que agora tem respostas o cansado de ser bobo eu cansei de fazer pergunta agora eu sei Ele cansou de ser bobo eu não vou amar mais ninguém porque eu sei que vai dar errado agora não sou uma boba Agora se eu não me engana mais não é saída para o homem ou
ele é bobo e se engana e tem a vantagem da bobagem ele é esperto isolado sem amor e sem desejo no próximo bloco nós sofremos uma revolução paradigmática fundamental Não espere mais o povo unido já jamais será vencido não critiquem seus filhos de não irem para Rua Maria Antônia com bandeiras de luta achando que eles são alienados O Café Filosófico volta já Cartola cantou muito bem o inverno do seu tempo e nós seremos capazes de construir o inverno do nosso tempo longe dos estereótipos dos velhos e dos modelos de envelhecimento algumas pessoas avançam pelo tempo
construindo o seu jeito único de envelhecer que nos mostra que não é preciso se deixar morrer por estar velho muito melhor viver também na velhice o mundo de hoje a velhice não pode responder a nenhum modelo e o mundo de hoje exige singularidades Então o que eu pensei foi em comentar com vocês três singularidades três velhos maravilhosamente singulares três velhos amigos nossos 104 anos Fernando Henrique 80 Chico 67 os três têm características interessantes eles ninguém avisou eles que estão velhos ninguém avisou Niemeyer que não é hora mais ele ficar projetando e muito menos e eu
Sambódromo não é lugar para cadeira de roda Niemeyer você não tem nada que ficar desenhando e nem visitar o que você construiu em Niterói Neymar você não tem que ter aula de piano ou 100 anos de idade e nem querer estudar autores Como já que Lacan você não tem mais cabeça para isso né mas a cabeça de homem de 100 anos de idade não funciona é um discurso passível de ser pronunciado por qualquer um dos adeptos das éticas anteriores Fernando Henrique Cardoso corro o risco de trazer o nome de alguém que hoje em dia mais
conhecido como ex-presidente da República que como sociólogo mas vou falar do sociólogo então por favor não me escutem com a reticências políticas mas sim viver que esse homem que tem 80 anos de idade e que a assumiu teve o cargo durante dois mandatos de Presidente da República de um país Brasil em seu último livro ele questiona não responde ele questiona o poder que ele mesmo exerceu seu último livro se chama a soma e o resto nome aliás interessante a soma é um livro que ele escreve para comemorar seus 80 anos de idade e o resto
enfim com muito cuidado de não ferir suscetividades políticas em cisto né leio a página 97 a seguinte passagem só vou me restringir a isso ou será que esse relacionamento os múltiplos atuais estão gerando uma consciência que não é como no passado a consciência de classe de pertencimento a um partido e sim a consciência de que cada um precisa se mover de vez em quando por certas causas e as causas são tão diversas quanto os interesses dos indivíduos a diferença atual está no de vez em quando e na pluralidade das causas nem sei se é correto
ainda falar em causas talvez devessemos falar de motivações razões valores que podem não ser os mesmos sempre para todos nem estão dados de uma vez por todas ele afirma e infirma ao mesmo tempo tentando encontrar uma forma de sair do pensamento causalista habitual vertical hierárquico centralizador dizendo existe uma nova realidade no laço social e o fazer político hoje não responde mais ao fazer a política anterior mas não é o anterior de 100 200 anos atrás não é anterior de 10 anos atrás nós sofremos uma revolução paradigmática fundamental Não espere mais o povo Unidos já jamais
será vencido não critiquem seus filhos de não irem para a Rua Maria Antônia com bandeiras de luta achando que eles são alienados não pensa que eles são alienados que eles estão em casa num computador e na redes sociais porque eles são virais eles estão criando imensas revoluções nesse mundo terceiro o Velho Chico quando ele dizem essa pequena ele disse que o tempo dele é curto e o tempo dela sobra quer dizer contradiz de cara contradiz de cara as éticas anteriores quem tem tempo curto não pode ficar com quem tem tempo de sobra quem tem cabelo
cinza não pode ficar com quem tem cabelo cor de abóbora não Orna para que que a gente vai ficar junto a gente não tem tempo para rodar essa novela mas se não rodar eu sou tão feliz com ela um dia Roberto Carlos Não sou famoso no Canecão em terço de Ronaldo Bosco ali e cantando uma música ele canta sempre detalhes ele diz O importante não é você seguirem os meus detalhes o importante é quando eu canto os detalhes vocês cantem os seus o ponto de apoio que eu queria dar nesses três personagens da vida brasileira
um político sociólogo um arquiteto um compositor e escritor é a que os três não tiveram a dúvida Viva os três inventaram as soluções singulares as suas invenções fizeram desses três marcas portanto O que resta é saber que o mundo de hoje exige para não se envelhecer a responsabilidade frente a sua singularidade no próximo bloco A pergunta não é mais hoje em dia você me compreendeu a pergunta é saber que se aquilo que em mim bateu um sentido se em você pode dar algum sentido O Café Filosófico volta já quando nos percebemos com muito mais passado
que futuro será a hora de vestirmos o pijama de pedirmos aposentadoria da vida os filhos estão criados os netos encaminhados o trabalho Acabou o vigor físico se foi as dores chegaram e a vizinhança da morte não anima a fazer planos novos mas assim como qualquer fase da vida a velhice também é tempo de construir nossa história Afinal quem você vai ser quando envelhecer [Música] propõe um novo humanismo é pensar que existe um novo laço social nesse momento acontecendo acontecendo entre nós e esse laço social não é o mesmo laço social que respondia as três épocas
anteriores natureza religiosa Iluminista nas três anteriores a nossa transcendência nos levava a nos consagrar a coisas grandiosas nós morrimos em guerras nós morremos em revoluções nós morríamos em religião o menino de hoje não vai morrer por nenhuma dessas três coisas e não adianta a gente dizer que ele é covarde que ele alienado Ele é menino de um novo tempo ele é um mutante ele vive uma nova época do Alejandro e hoje em dia aquilo que nós podemos morrer por nos sacrificar base da palavra consagrado que quer dizer aquilo pelo que eu me sacrifico é a
pessoa próxima é o outro ser humano é algo que nós começamos a notar na sociedade que é um repúdio um refúgio é aquilo que possa ferir elementos fundamentais do laço social humano ainda de uma maneira muito pouco estabelecida muito pouco Clara nós podemos dizer que nós estamos frente a um novo amor Lacan valor do ferrite é um livro chamado da revolução do amor enfim os cientistas das humanidades hoje em dia todos apontam que nós estamos nesse momento constituindo um novo laço social frente ao qual é necessário invenção e responsabilidade todos estão de acordo que esse
novo amor é um amor direto sem intermediários aonde eu não tô mais com alguém ou em algum lugar por alguma outra razão que não de estar de querer estar com aquela pessoa e naquele lugar que as concessões são menores as concessões são menores a padrões de uma sociedade outra mas a implicância é maior na presença de alguém próximo aonde a sociedade será viral e onde a sociedade será feita de pequenos grupos que se juntam como vírus que se juntam se separam se juntam novamente e que existe uma nova corrente espelhada na redes sociais a esse
novo tipo de amor que Fernando Henrique falou nessa multiplicidade de grupos se reúnem sem nós sabermos qual é a causa e não claro o objetivo aonde eu não preciso compreender a pergunta não é mais hoje em dia você me compreendeu a pergunta é saber que se aquilo que em mim bateu um sentido se em você pode dar algum sentido nós temos essa nova época que nos tira de qualquer modelo estável que nós tivemos antes e que o velho não deve se acomodar na nomeação da morte de manhã escureço e dia tarde de tarde anoiteço de
noite ardo a oeste a morte contra quem vivo do Sul cativo oeste é meu norte outros que contém passo por passo eu morro ontem na sua manhã ando onde há espaço meu tempo é quando não que você copio Plus de Chico Buarque nem a menina de Ipanema reproduzida nas curvas de Niterói ou de um museu o desde o início da sua obra no corpo da igreja de São Francisco na Pampulha mas mas como diria Picasso Não me pergunte por que que eu fiz o se eu fiz é porque é factível qualquer um deles deixa a
ideia que nós não temos porque chorar frente a um leite derramado que realmente o leite derramado serve para gatinho J Luis Starling ele lembra da frase do Nelson Rodrigues né que dava o seguinte conselho aos jovens envelheçam e o Professor Luiz ele te faz uma pergunta que é a seguinte Como envelhecer numa sociedade em que mesmo novos já somos obsoletos eu não tenho essa visão eu sei que eu vou Contrariar o que mais se fala nessas revistas revistas semanais de mas eu não acho que nós estejamos vivendo o mundo isolado eu não acho que a
gente tá sendo suplantado pelo novo get eu acho que nós estamos lendo após modernidade com olhares velhos esse tipo de visão de que nós estamos perdidos porque eu acredito realmente o que nós precisamos é mudar de paradigma e ao mudar de paradigma nós não teremos Essa visão tão pessimista eu acho que a gente passa a ter uma visão desafiadora mas não pessimista o que o que eu tentei trazer hoje eu insisti o tempo inteiro foi me recusarei a falar dos padrões porque quando você fala dos padrões você gera outros se eu chegasse aqui eu poderia
fazer um discurso gente nós temos que tomar cuidado com o limite atual do desenvolvimento da ciência cabe a nós mesmos por um basta sobre esse desencadeamento desenfreado de novas soluções que fazem com que no primeiro momento ponhamos botox no meio da testa e fiquemos com cara de bruxa porque levanta do lado em seguida do lado e fiquemos com cara de paisagem por ter ficado sem nenhum tipo de relevo que enfim eu posso continuar fazendo esse discurso ele tá na ponta da língua né e eu acho que é tão banal que eu consigo fazer mas é
banal eu acho o que eu quis dizer o que eu quis trazer tenho a pretensão de dizer que é um pouco menos banal que é dizer de uma postura ética que se assumida resolve todos os problemas anteriores mas acredito que se as pessoas tiverem a responsabilidade de sua singularidade elas utilizaram cirurgia plástica botox ou seja o que for né com a invenção é responsável de cada um muito bem as pessoas estão querendo fazer livros de autoajuda de como é que eu vou envelhecer mas só que o mundo de hoje é o mundo do desbuçamento é
um mundo sem verticalidades é um mundo que não oferece nenhum protocolo a priori razão pela qual existe tanto protocola porque o Baile da Ilha Fiscal dos controles humanos daqui a pouco né esses protocolos não terão mais existência porque esse protocolos estão gerando uma humanidade de genéricos de todos iguais e as pessoas não suportaram serem todos iguais no primeiro momento elas seguirão todos os mesmo livro de autoajuda naquele mês mas depois não descobri que eles vão ficar todos santíssimos todos sem relevo todos sem singularidade todos irrelevantes como eu dizia antes a pergunta não é mais se
aquilo que eu fiz você compreendeu a gente tem que aprender com jovens que a pergunta é essa é aquilo que eu fiz fez sentido em você e te gerou um outro sentido e a pergunta é uma só para todo mundo e por ela eu termino tá ligado como diz o poeta Arnaldo Antunes A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer esta e outras palestras no site da CPFL Cultura [Música]
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