Minha opinião sobre COMO ESCOLHER UMA GUITARRA mudou!

12.18k views1864 WordsCopy TextShare
Pedro Bernardi
Eu estava errado! As madeiras de uma guitarra influenciam muito pouco o seu timbre! E isso me fez re...
Video Transcript:
e recentemente o assistir um vídeo que me fez repensar a respeito do que afinal faz uma guitarra uma boa de carga e consequentemente o que eu realmente deveria considerar na hora de escolher uma guitarra sério eu fiquei perplexo com esse vídeo porque muito porque eu considerava importantes sobre o que faria de uma guitarra um instrumento de qualidade sonora superior mudou Especialmente nos refere as madeiras usadas na fabricação de uma guitarra o vídeo em questão é esse aqui em que o dileu conduz uma série de experimentos para verificar Quais componentes de uma guitarra mais influenciam os
sons que ela produz quando amplificada e o faz em contraste com as opiniões de três fabricantes de guitarras de alta qualidade e do que se costuma falar na internet em revistas em relatos pessoais uma questão intrigante é que as respostas desses três fabricantes a respeito do que eles consideram como os fatores mais importantes para a produção do som de uma guitarra são bem diferentes entre si ou seja não há consenso Entre esses três isso é isso não parece um bom serão do vídeo em questão o dinheiro investiga com importantes com relevante são os captadores e
o ajuste desses catadores em relação as cordas sucesso e fica claro começa a questão dos ajustes merecem bem mais atenção e eu vinha tratando até então tudo isso com muito mais casualidade ele também discute o tamanho do Head estoque o tipo de ponte e de rafting Gi Oh o braço da guitarra a madeira e o formato do corpo da guitarra dentre outras coisas já tinha visto outros vídeos com objetivos similares Especialmente nos refere aos testes de madeiras mas vários deles e pareciam imprecisos eu ainda não tinha visto um vídeo com esse detalhamento e cautela nos
testes mesmo sem ser em testes laboratoriais aliás vários desses outros vídeos que me pareceram em preciso seu vir relativamente recentemente Depois de falar em um vídeo meu o que eu achava que As madeiras utilizadas na fabricação de uma guitarra tinha um papel importante sim no som amplificado isso porque algum um de vocês nesse vídeo me fizeram considerar que eu deveria pensar e investigar melhor esse assunto e nesse processo eu passei a pensar será que eu estou errado Será que eu sempre tive enganado A esse respeito eu cresci lendo e ouvindo opiniões e tantos e tantos
guitarristas experientes fabricantes colunistas de revistas sobre como Tais e Tais componentes contribuem de maneira significativa para a formação do timbre da guitarra sobre como Tais madeira essa ali então algumas frequências e apazíguam outras sobre como uma lespaul por exemplo deve muito do seu som ao mogno com qual ela construída seriam essas informações apenas conceitos emprestados do universo dos instrumentos acústicos mais mal e empregados no campo das guitarras apenas alguns acredita sem que haja realmente evidência ao book de tantos repetir passa por verdade estaria eu atribuindo os sons de guitarras a madeira cê presumindo diferenças entre
madeiras que não estariam lá por influência desse tipo de o e afinal ser madeira são relevantes pelos som no que eu devo prestar mais atenção na hora de escolher uma guitarra Além disso o Rafa Gomes que é o Luthier que fez a minha strato prateada que eu adoro me mandou um artigo super importante produzido por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná nele eles afirmam em conclusão a partir de testes e medições laboratoriais realizadas em nove guitarras com corpos de madeiras diferentes que não foram encontradas diferenças significativas na sonoridade dela os autores dizem Foram obtidos espectros
de harmônicos de excitação mecânica e espectro sonoro de execução musical de 9 diferentes que tá as elétricas cujos corpos foram construídos com 9 diferentes tipos de madeiras a saber Araucária Cedro Rosa freijó Embuia Jequitibá marupá mogno pinos e tauari a comparação desses espectros mostra que não existe diferença significativa entre os espectros uma das elétricas construídas com corpos e diferentes madeiras da mesma forma não são imperceptíveis diferenças significativas entre os espectros sonoros destas nove guitarras elétricas Dessa forma não é esperado o segundo resultados obtidos nesse trabalho a existência de diferenças significativas nos timbres destes instrumentos e
isso foi bem desconfortável porque significava que havia dados muito mais sólidos que os meus produzidos em contexto científico que indicavam que eu estava enganado há muito tempo e vinha atribuindo o valor simbólico e monetário a um componente cuja influência no timbre ou é mínima ou é imperceptível aliás os meus fundamentos até então eram só um conjunto de relatos mais ou menos alinhados e por vezes contraditórios que é o que aconteceu também com as informações coletadas pelo dileu quando consultou os três especialistas fabricantes de guitarras isso tudo me martelou e ficou na minha cabeça mais uma
é tão arraigada leva tempo até se dissolver em muitos e muitos casos e isso a gente vê todos os dias independentemente das evidências ou da falta dela essa as pessoas tendem a acreditar no que querem acreditar porque mudar conceitos diz organiza a gente bagunça as nossas narrativas pessoais e eu não sou diferente até aquele momento eu não estava pronto para aceitar essas madeiras cumprem pode os papéis em uma guitarra mas não de algum protagonismo no som mas ler aquele artigo e assistir aquele vídeo do Dinho eu ver e ouvir a cada um daqueles testes e
posteriormente procurar por mais registros de Mais teste se encontrou com parava essas informações aos pareceres de pessoas de alta reputação no campo da guitarra de ambos os lados da discussão e ao mesmo tempo procurava Verificar como sólidos eram os argumentos tudo isso me trouxe a disposição EA necessidade mesmo de atualizar as minhas considerações a respeito do que faz uma guitarra uma boa guitarra e disso isso enquanto eu não encontrar é mais forte que me mostra em outra direção eu já não devo considerar madeiras como relevantes para uma guitarra nos refere ao sol relevantes pelo peso
que implica no conforto sim relevante pela aparência sim relevantes pela resistência e pessoalmente para produção de braços sem porém eu em fevereiro de 2022 já não creio que é um bom negócio pagar a mais por madeira mais chique sobre a premissa de que essa madeira fará daquela guitarra uma guitarra de qualidade sonora superior essas madeiras participam claramente na produção dos timbres amplificado de guitarra essa participação não se manifestou nos testes mais controlados que eu encontrei é então se há alguma participação importante das madeiras no timbre amplificado ela parece precisar de ainda mais esforço para que
seja percebida além disso em termos práticos a mil variáveis e fatores que se somam na formação do timbre de guitarra vários deles muito mais evidentes e claramente verificáveis do que a suposta é da Madeira como claramente a maneira como se toca amplificadores alto-falantes pedais etc outra coisa ainda na vida real tipicamente outros instrumentos tocam juntos o que faz com que qualquer mini diferença vinda da Madeira cerca e o que Isso muda para mim a partir de agora bom significa que o espectro de guitarras candidatas a serem ótimos instrumentos aumentam porque eu vou precisar bem mais
atenção em como elas são feitas e menos atenção a de que elas são feitas gente eu encontrar uma guitarra mais barata de um estilo que eu gosto leve com o braço bem feito e é um perfil que me agrada e sem problemas de alinhamento entre braço e corpo bom isso pode ser o suficiente porque catadores podem ser trocados trastes também toda eletrônica ferragens essas trocas podem ser feitas aos poucos porque o problema de tratar madeira Como Um item fundamental o item que se não for de tal jeito automaticamente deixa ele tava pior tem a ver
com o fato de que a madeira não é subs O que é estrutural os outros componentes não são substituíveis são ajustáveis e relativamente acessível antes eu me sentia impelido a procurar por guitarras com madeiras consideradas boas porque eu acreditava que seu e Raça na escolha e tivesse em mãos madeira pouco impressionante eu teria pra sempre uma guitarra e intrinsecamente mais fraca mesmo que eu não pudesse apontar Com certeza o que madeiras mais simples teriam deixado de acrescentar ao chão ou roubados e sinto que a Libertador considerar que aquilo que mais importa para o timbre de
uma guitarra fundamentalmente os componentes eletrônicos pode ser trocado pode ser manipulado pode ser melhorada e que para fechar a conta a guitarra não precisa de muito mais como ponto de partida mais uma vez se a guitarra e leve eu acho importante se o braço é bom é bem acabado se o tensor funciona bem e se o braço está bem alinhado com o corpo com captadores e ferragens adequadas e uma boa regulagem essa guitarra pode subir em qualquer palco essa guitarra pode entrar em qualquer estúdio e fazer bonito mesmo que seja feita de compostos a feira
vídeo danelectro querem um exemplo de uma guitarra básica que se tornou militar excelente Deixa eu mostrar [Música] a minha Tagima t635 foi imagino que ele tava dessa usada curte uns r$ 1500 alguma coisa assim ela tem Todas aquelas características que Eu mencionei com importantes teve os caçadores trocados por Malagoli Lenny então não ter esse traste trocados ganhou uma blindagem eletrônica e me parece nome do meu bem mas eu acho que eu tô aqui a testando também todas as ferragens são as originais talvez eu troque isso mais para frente mas por hora ela me atende muito
bem eu ainda prefiro o perfil do braço e os trastes da minha outra extrato a prateada do Rafa Gomes que aliás é mais pesada mas eu só tivesse essa extrato para mim eu faria tudo certo eu estaria bem atendido inclusive porque eu gosto bastante desses captadores como eu já mencionei em outros vídeos eu não faço a menor ideia de quais são as madeiras usadas nessa guitarra aqui mas hoje isso já não me desperta tanta curiosidade Por fim eu preciso considerar que as pessoas é tão mais somos que outras assim como há pessoas que vem mais
gradações de cores que outra por isso que eu fiz questão de manter um relato pessoal Essa é a minha experiência que talvez o problema seja eu sou eu quem não consegue diferenciar Alder de Ash oldemar o par só ouvindo não eu e os pesquisadores do Paraná com as medições deles o dileu e outros outras pessoas que investiram esse assunto mas se você ouve as diferenças ou atribui outros sentidos a isso maravilha eu não tenho nenhuma intenção de coelho vírus encorajar alguém de ir atrás das guitarras que quer ter cima deles específicas te inspiram especialmente isso
pode fazer tocar melhor e é o que importa Mas se amar gente como eu que já não atribui esse sentidos a madeira é bom que a gente se sinta desobrigado a ter guitarra com madeira de Pedigree enfim por hoje é isso é o meu relato de experiência com essa coisa toda a gente se vê no próximo vídeo Tá bom então tchau
Related Videos
Como MEMORIZAR e DOMINAR a escala PENTATÔNICA! | guitarra
7:28
Como MEMORIZAR e DOMINAR a escala PENTATÔN...
Pedro Bernardi
49,707 views
PEDALEIRA ou PEDAIS, qual escolher? | COMPENSA comprar uma FENDER? | e mais respostas
13:12
PEDALEIRA ou PEDAIS, qual escolher? | COMP...
Pedro Bernardi
21,523 views
Como a indústria nos ENGANA com GUITARRAS CARAS
7:16
Como a indústria nos ENGANA com GUITARRAS ...
Pedro Bernardi
95,517 views
O CARA PROVOU QUE A GUITARRA NÃO PRECISA DE MADEIRA
15:38
O CARA PROVOU QUE A GUITARRA NÃO PRECISA D...
Mauricio Alabama
56,762 views
SOLD Tagima TW 61 Jazzmaster 2 P90's nice axe
3:19
SOLD Tagima TW 61 Jazzmaster 2 P90's nice axe
Chingonas Guitars
9,157 views
ACHEI guitarras INCRÍVEIS nessa feira em São Paulo!
7:51
ACHEI guitarras INCRÍVEIS nessa feira em S...
Pedro Bernardi
11,905 views
Como tocar solos por todo o braço da guitarra
12:54
Como tocar solos por todo o braço da guitarra
Pedro Bernardi
31,191 views
Falando sobre TELECASTERS | sons, opiniões e design | Fender American Professional
9:30
Falando sobre TELECASTERS | sons, opiniões...
Pedro Bernardi
74,211 views
Construindo uma guitarra DO ZERO (e ficou DEMAIS)!
14:44
Construindo uma guitarra DO ZERO (e ficou ...
Pedro Bernardi
14,354 views
MADEIRA muda o TIMBRE de GUITARRA? SGT Guitars - Robson Marquesin
19:41
MADEIRA muda o TIMBRE de GUITARRA? SGT Gui...
Sergio Grassi Luthier
6,904 views
Chega!!! Defensores de Madeira brasileira para luthieria
8:45
Chega!!! Defensores de Madeira brasileira ...
Markus Lima Luthier
10,341 views
Les Paul é ruim mesmo? pesada? Saiba a verdade! Diga não a "Lespaulfobia"!
1:01
Les Paul é ruim mesmo? pesada? Saiba a ver...
Barramusic TV
51,150 views
SOBRE MADEIRAS PARA GUITARRAS
14:38
SOBRE MADEIRAS PARA GUITARRAS
CANALLI GUITARS
27,322 views
Qual a melhor madeira para o Corpo da Guitarra Elétrica? Conheça os dead spots! ENGLISH SUBTITLES
6:29
Qual a melhor madeira para o Corpo da Guit...
Luthier Mateus Portugallis - Instrumentos Musicais
11,942 views
5 DICAS de estudo para guitarra | SAIA da ROTINA!
8:13
5 DICAS de estudo para guitarra | SAIA da ...
Pedro Bernardi
13,653 views
Comparativo: tocando os mesmos riffs em 7 guitarras!
7:56
Comparativo: tocando os mesmos riffs em 7 ...
Pedro Bernardi
52,896 views
As melhores cordas? | Dicas de guitarra
10:57
As melhores cordas? | Dicas de guitarra
Pedro Bernardi
30,244 views
Por que tocar guitarra bem NÃO É NADA DE MAIS!
6:43
Por que tocar guitarra bem NÃO É NADA DE M...
Pedro Bernardi
76,630 views
Comprei uma Guitarra de 21 anos na OLX | Fique ATENTO ao comprar instrumento usado
19:55
Comprei uma Guitarra de 21 anos na OLX | F...
Matheus Luthier
13,901 views
Semi-Hollow vs Hollow Body Electric Guitar!? #guitar #electricguitar #shorts
0:43
Semi-Hollow vs Hollow Body Electric Guitar...
Andertons Music Co
84,663 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com