Antropologia Evolucionista - Antropológica

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Leitura ObrigaHISTÓRIA
Salve, espectadores do canal! Este é o primeiro de uma série de vídeos para falar das principais esc...
Video Transcript:
este vídeo é um oferecimento de nossos colaboradores não apoia acesse o site e confira oi pessoal tudo bom com vocês no vídeo de hoje a gente vai começar a percorrer os caminhos teóricos e metodológicos da antropologia desde o seu surgimento até os dias de hoje [Música] este vídeo será o primeiro de uma série de vídeos que nós vamos fazer sobre as escolas da antropologia se é que a gente pode chamar assim a gente vai tentar seguir uma linha cronológica o que não quer dizer que as teorias e os teóricos estejam superados atualmente por essas escolas
que vieram depois muitos antropólogos entre o pólo gás atualmente inclusive trabalham com as teorias das escolas mais antigas enquanto outros recusam completamente a escola ea teoria evolucionista por exemplo ea teoria evolucionista será a primeira corrente teórica da antropologia que a gente vai apresentar no canal e não se esqueçam de se inscrever no nosso canal dar um like no vídeo e também dá uma olhada na nossa página do apoio aqui embaixo está aparecendo o nome do pessoal que contribuiu este mês e se você já conhece já estudou o leu alguma coisa sobre a corrente teórica da
antropologia evolucionista comenta aqui em baixo ou mesmo sobre alguma outra corrente de antropologia deixa suas dúvidas impressões e sugestões o evolucionismo foi a primeira grande corrente teórica hegemônica na antropologia e esteve em voga desde o ano de 1870 até a primeira grande guerra mundial ele foi desenvolvido e defendido por livros reúne morgan eduardo taiwan e jeans george fraser vale dizer que o pensamento evolucionista na antropologia foi inspirado principalmente pelos trabalhos do charles darwin e pelo filósofo herbert spencer spencer utilizou o termo evolução em seu livro social está tics do ano de 1851 e generalizou o
processo revolucionário para todo o cosmos a gente pode dizer que a perspectiva evolucionista na antropologia se baseou em um raciocínio muito fundamental era preciso reduzir as diferenças culturais existentes entre os diferentes povos e grupos do mundo para que todos eles chegassem a um estágio de evolução histórica e seguissem o mesmo caminho evolutivo esse caminho evolutivo começava de certa forma como um tempo inicial ou seja dos outros aqueles sobre os quais a gente estudava ou melhor dizendo sobre os grupos considerados primitivos pela antropologia nessa época e esse escala evolutiva terminaria na sociedade supostamente mais evoluída que
seria de quem obviamente de quem estava observando o antropólogos em questão ou seja o mundo as populações e os grupos sociais deveriam seguir um único padrão de desenvolvimento que seria o que o padrão branco europeu e cristão essa forma de ver as diferenças humanas permitir então antropologia evolucionista classificar esses grupos desconhecidos em um plano temporal e transformar esse estranhamento sobre os outros ou aquele sobre quem a gente estudava em uma familiaridade para nós a gente pesquisador branco europeu cristão tudo isso que a gente falou que se pensava em termos de livro tiva mesmo né uma
sucessão e uma etapa de evolução depois da outra aqui no lado a gente pode ver uma tabela feita pelo antropólogo livros móvel que explica bem isso nós teríamos então a humanidade dividida por períodos o período inicial de selvageria o período intermediário de selvageria o período final de selvageria o período inicial da barbárie o período intermediário da barbárie o período final da barbárie e o status de civilização cada um desses períodos compreenderia algumas condições de vida e de organização social por exemplo o primeiro período que é o inicial da selvageria era considerado como o início a
infância da raça humana o próximo período ser identificado a partir do momento em que o homem aprende a dominar o fogo e assim sucessivamente até o status de civilização que seria é óbvio a partir dessa perspectiva evolucionista entendida com o uso eo aperfeiçoamento da escrita e do alfabeto latino o jeans fraser um selvagem está para um homem civilizado assim como uma criança está por um adulto nesse sentido o pensamento evolucionista todas as sociedades humanas se desenvolveriam estágio sucessivos e obrigatórios percorrendo então uma trajetória unilinear e ascendente ao contrário da tradição porém indigesta os antropólogos evolucionistas
acreditavam que a humanidade é homogênea embora situado em diferentes graus de civilização e essa crença nessa unidade da humanidade se dá o nome de monogenia mesmo então para que se pudesse classificar as diferenças sociedades nessa linha temporal de evolução os três teórico que a gente já falou aqui e que são os principais exemplos dessa linha teórica usar um método comparativo para fazer as suas análises tailor estabeleceu que o primeiro passo para o estudo de uma civilização era disseca lo em detalhes ou seja ao examinar os tipos de arma por exemplo era preciso diferenciá-las entre lança
massa funda arco e flecha e assim por diante sobre essa forma de classificar essas e outras diferenças em característica de uma sociedade o tailor apela para o senso comum e nos disse que a idéia de progresso ou seja a idéia de que vai sinalizar de que um instrumento vem antes do outro estaria naturalmente instalado em nossas mentes que por meio dela que construiríamos sem escrúpulos a história perdida vale lembrar que as teorias evolucionistas foram conhecidas posteriormente com uma antropologia feita em gabinete ou seja na medida em que seus teóricos não realizavam trabalho de campo propriamente
dito nesse sentido morgan taylor fraser comparável e classificavam diferentes sociedades e diferentes culturas em diferentes estágios de evolução a partir de trabalhos anotações e observações de outras pessoas assim fica fácil né a gente pode afirmar que um dos primeiros e principais objetivos da antropologia evolucionista é justamente marcar e reforçar a diferença entre nós brancos europeus e cristãos e os outros primitivos selvagens diferentes antropologia evolucionista também buscava mostrar que o outro era exótico e era super diferente não tinha nada a ver com a gente e que nós que na época eram os europeus eram superiores a
melhor raça possível existentes naquele momento um dos exemplos mais claros dessa postura evolucionista da antropologia fica evidente nas expedições de exploração que aconteceu no início do século 20 como por exemplo a conhecida suspensão da card butt que é escrita e relatada no livro áfrica fantasma de michel levy essa expedição buscava resgatar objetos de grupos africanos como máscaras vasos colares cerâmicas pra expor nos museus a omd na frança é óbvio e essa exposição era feita de uma maneira bastante exótica bastante tipo mística não é como se o povo africano daqui à época do início do século
20 fosse muito primitivo muito selvagem e com o pensamento tipo totalmente diferente desse pesquisador branco europeu cristão e assim sucessivamente infelizmente essa postura da antropologia evolucionista foi por muito tempo valorizada pretendida e até entendida como um dos objetivos principais da antropologia pra nossa sorte muitos autores que vieram depois foram rompendo com essa teoria e hoje a gente tem uma antropologia que ver esse outro várias aspas como não tão distante da gente numa escala evolutiva e como escala evolutiva não sendo um processo ideal de análise dessas diferenças é evidente que o pensamento dos evolucionistas foi muito
criticado no início do século 20 sobretudo pelos antropólogos que ficaram conhecidos posteriormente como difusor nista nós vamos falar sobre eles no próximo vídeo mas pra adiantar um pouquinho a gente pode dizer que entra um pouco franz boas com o pensamento evolucionista e fez duras críticas ao método comparativo classificando como noite no centro para quem não sabe é que no centro hípico etnocentrismo são categorias que significam aquela visão de mundo de quem considera que o seu grupo nação ou nacionalidade é mais importante ou mesmo mais relevante que as demais e ao analisar uma sociedade a partir
de uma perspectiva de nos em troca você corre o risco de analisar a partir dos teus próprios parâmetros do mundo é evidente que isso te leva a fazer uma leitura errada preconceituosa e em alguns momentos até hostil não é isso que a antropologia pretende a premissa da antropologia é respeitar e valorizar a diferença mas vamos lutar para a crítica do franz boas não era mais possível segundo ele que antropologia se propusesse a descrever as culturas dos outros enquanto primitivas ou atrasadas estabelecendo então a partir dessa perspectiva comparativa que o nós a cultura ocidental moderna era
a melhor possível e o estágio final de evolução humana as moções de identidade alteridade nós e outros eram colocadas em perspectiva pela primeira vez para o desenvolvimento de uma antropologia - a gente não cêntrica e auto-centrada outro antropólogos que também rompe com o evolucionismo foi bronislaw malinowski primeiro ele enfatizou a necessidade da gente compreender a cultura do outro e aí sempre aspas nesse outro né não a partir de uma escala de desenvolvimento mas sim a partir da sua totalidade sem fragmentar em segundo lugar enfatizou a importância ea necessidade do trabalho de campo em blocos no
lugar pra gente poder compreender a totalidade dessa cultura desse outro que se pretende estudar desse outro que se pretende conhecer apesar da teoria evolucionista ter sido superada no âmbito acadêmico a gente consegue ver que muitas pessoas ainda pensam dessa forma de nos entre cá ou seja elas acham que a sua cultura que o seu modo de viver a vida e entender o mundo é melhor do que o dos outros e que o outro ainda é muito exótico ou mesmo muito estranho até mesmo perigoso às vezes esse tipo de visão da margem para a segregação para
a violência e para você achar que o outro é um ser humano de segunda classe e em casos extremos nem ser humano ele é não estou dizendo que essa era a pretensão dos evolucionistas que estou dizendo sim é que essa teoria antropológica da margem para esse tipo de pensamento mas não é isso que a antropologia moderna espera não é dessa forma que antropologia funciona hoje e é para mostrar que essa visão está errada e que ela já foi há muito tempo superada que nós antropólogos entrou poucos estamos aqui tem gente era expor hoje eu espero
que vocês tenham gostado desse vídeo não se esqueça de se inscrever no nosso canal de dar o seu líquido vídeo e deixar suas dúvidas nos comentários e olhar a nossa página não apoia se no próximo vídeo nós vamos falar da escola de fuzil na lista você já ouviu falar dela conhece algum autor comenta aqui embaixo e espera então pelo nosso próximo vídeo um beijo e até breve
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