e aí e aí e aí o evangelho segundo lucas capítulo de número 15 [Música] e nós vamos ler um texto muito conhecido e aí e eu vou dar sequência no assunto que eu comecei ministrando aqui e há três meses atrás na santa ceia o e aproveitando o ensejo que hoje é o dia dos pais ou comemora-se o dia dos pais no brasil a falar um pouco sobre o filho pródigo e aí a gente fala sobre confrontação o momento que deus cerca o homem e caminho aqui nas linhas da trajetória do filho pródigo é porque isso
vai revelar para nós o pai que temos deus e quem é pai levanta a mão por favor os pais deus abençoe parabéns que deus prospere sua vida ele faça viver muito para cuidar da sua descendência em nome de jesus a igreja cláudia ao senhor pelos pais estão aqui e só em casa sejam esse aplauso aí é para gente é que os pais assim ó não é obrigado não na hora de applaudir arrumando a tralha até com os pés maravilha deus abençoe lucas capítulo 15 versículo 11 e eu vou ler até o versículo de número em
24 mas a nossa reflexão vai até o 32 vou reduzir a leitura por uma questão de gestão de tempo mas as vamos refletir até o 32 diz assim e disse é um certo homem tinha dois filhos oi e o mais moço deles disse ao pai pai e dá-me a parte dos bens que me pertence e ele repartiu por ambos a fazenda o e poucos dias depois o filho mais novo se ajuntando tudo partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou os seus bens vivendo dissolutamente eu ia vendo ele gastado tudo houve naquela terra uma grande
fome o e começou a padecer necessidades e foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos o e desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam e ninguém lhe dava nada o e tornando em si tem algumas versões que dizem caindo em si disse quantos jornaleiros quantos empregados quanto os servos de meu pai têm abundância de pão oi e eu aqui pereço de fome o levantar-me-ei e irei ter com meu pai e dir-lhe-ei pai pequei contra o céu e perante ti
e já não sou digno de ser chamado teu filho faze-me como um dos teus jornaleiros o e levantando-se foi para o seu pai e quando ainda estava longe viu o seu pai e se moveu de íntima compaixão e correndo lançou-se ao pescoço eo beijou e o filho lhe disse pai pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho mas o pai disse aos seus servos a sua parte é linda trazei depressa a melhor roupa e vestilio e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés o e
trazei o bezerro cevado e mataio e comamos e alegremo-nos porque este meu filho estava morto e reviveu tinha-se perdido e foi achado e começaram a alegrar-se e amém me diga assim alegre se só mais uma vez alegre-se oi pode sentar em nome do senhor jesus e eu não vou me estender muito hoje eu quero trazer uma reflexão e mais pausada a pastoral é mais falar sobre o momento que deus o provoca neste rapaz uma confrontação há alguns meses atrás eu li aqui no profeta amós capítulo 4 e quando o senhor revela a sua a decisão
é de um encontro pessoal com israel por causa dos seus pecados e da sua impenitência da sua dureza de coração oi e o senhor mostra como ele havia é permitido juízos sobre israel para que israel se convertesse o israel não se converteu ao senhor e aí chega o momento que ele diz então agora eu mesmo irei então prepara-te ó israel para te encontrares com teu deus ao longo desses meses eu falei sobre o momento que deus marca um encontro de confronto com adão ah e também com moisés ah e também com jacó e hoje pela
manhã eu falei do encontro de deus para um confronto com isaías hoje eu quero falar um pouco do filho pródigo e a parábola do filho pródigo embora esteja relacionada a ele em cada na lista das parábolas de jesus é importante lembrar que as parábolas eram os frutos das experiências do cotidiano a danação jesus extrai verdades de acontecimentos do seu contexto e através de metáforas de alegorias ele ensina os princípios do reino de deus então é possível que embora esteja ela em cada como parábola tenha havido algum acontecimento real que inspirou jesus a trazer esse ensino
a partir desta orientação oi e ela está escrita no evangelho de lucas capítulo 15 que é considerado o capítulo dos perdidos e achados no início do capítulo jesus fala de uma dracma perdida e de uma ovelha perdida e agora ele fala de um filho perdido e a dracma se perdeu em casa e a ovelha se perdeu no campo o filho por decisão própria segue para uma terra longínquo a esse terra de na sua tentativa de independência e é muito interessante observar nesta parábola que jesus no seu relato pelo menos em confronto com a consciência judaica
a jesus tira todas as chances de aquele rapaz se restaurado vou explicar os pecados os erros o equipe os equívocos que aquele rapaz cometeu em diante da cultura judaica o tornavam imperdoável vou dar exemplos primeiro ele pede a herança ao pai com o pai ainda vivo óbvio se ele pediu ao pai o pai estava vivo mas eu estou querendo te explicar o que no contexto judaico a herança não poderia ser partilhada com o patriarca em vida e aquilo era uma afronta era uma forma de dizer ao pai você demora muito de morrer e eu não
suporto mais viver vivo então me dá o que é meu porque eu vou seguir o meu caminho sem depender de você e era uma desonra as cãs e do seu patriarca e na cultura judaica isso não seria tolerado e isso não seria perdoado e o segundo equívoco que aquele jovem comete é que ele é o mais moço e a justamente por isso que o texto faz questão de mencionar que ele é o mais moço na cultura de israel o mais jovem não poderia tomar nenhuma iniciativa a não ser sob comando do mais velho e é
por isso que gideão no capítulo 6 de juízes quando recebe a visita de um anjo ele diz assim eu sou o menor da casa do meu pai ou seja eu não posso fazer o que o senhor está me mandando porque eu sou o menor há quem pense que ali gideão está sendo humilde já que são ali não é de humildade a questão ali eu tenho um irmão mais velho do que eu e se alguma coisa vai ser feita através da minha família tem que ser no comando do meu irmão então este jovem quebra um princípio
legal e que provavelmente é exatamente por isso que o seu irmão lá no versículo 25 fica com raiva quando ele volta e o pai o recebe porque numa tacada só ele desonrou o pai e tem os desonrou o irmão e naquele contexto o filho mais velho é um herdeiro do clã era quem gerenciava todos os negócios da família e se tornava o líder da família do clã na ausência do pai e o jovem cometeu a quebra da lei de pedir a herança com o pai vivo e ainda atropelando o segundo líder da família isso não
seria tolerado mas como se não bastasse o jovem desce mais um degrau há poucos dias depois ele a junta tudo e vai embora para uma terra longínquo na mentalidade de um judeu nos dias de jesus terra longínquas fala de fora dos termos de israel é um abandono da vivência no meio do seu povo ele vai para uma região de gentil para uma região vou usar um termo antigo que alguns conhecem e que naquele contexto era comum ele vai para uma região de pagãos onde não se cria exclusivamente no deus de israel aquilo era imperdoável isso
era tão sério no contexto de israel o que o gentil não tinha acesso ao templo e se ele fosse um gentil com licença para acessar o ambiente do templo ele ficava do lado de fora no átrio dos gentios é aquele jovem vai morar no meio do gentil isso era insuportável naquele contexto mas não para por aí ele continua bagunçando ele continua esculhambando ele continua descendo da sua posição porque a bíblia diz que lá em meio ao gentil olha o quarto ato dele ele desperdiça e olha bem para mim judeu não desperdiça o judeu não gasta
à toa é porque ju deu tem a consciência de que riqueza é benção de deus e não pode ser mal aplicada e não pode ser mal gastar dá aquele jovem desconsidera o princípio da benção de deus e desconsidera o suor do pai que construiu o patrimônio que agora ele está destroçando então ele comete o quarto ato ele pede a herança o pai com o pai ainda vivo imperdoável ele atropela a autoridade do irmão que é o herdeiro do clã ele não vai ser seu pai e o perdoar o irmão dele não vai perdoá-lo o terceio
ele a junta tudo e vai para uma terra longínquo fora dos termos de israel o quarto gasta tudo desperdiça tudo bagunça tudo ele era um péssimo gestor do patrimônio que ele não construiu e o pior e ele vai piorando a situação dele vai ele vai assim a gravando porque ele gasta tudo vivendo dissolutamente não foi o gastar tudo fazendo aplicações erradas ele investiu no negócio o negócio de errado ele comprou e não rendeu ele aplicou e não teve lucro não não lá na frente o filho mais velho diz assim esse teu filho gastou todos os
seus bens com as meretrizes eu estou você percebe que ele resolveu viver de orgia em orgia é de bagunça em bagunça se tornando todo o patrimônio que receberam do seu pai certamente em festas jogos prostituição ele resolveu quebrar todas as regras que havia mais trado a sua vida até então e chega um momento e aqui nós somos no quarto ou no quinto estrago de vida que aquele rapaz comete e ele é surpreendido por uma escassez chega uma crise na terra onde ele estava e é preciso lembrar sempre que as crises são imprevisíveis então ele não
previa aquela crise e a bíblia sagrada diz é que quando a crise vem agora ele já não tem mais reservas ele não tem plataforma para se manter bom então ele comete o sexto ato que um judeu não suportaria ele vai procurar trabalho e para se tornar servo de um gentil e não a nossa mente não consegue assimilar isto primeiro porque nós ocidentais somos muito pouco dados a essa questão de clãs etnias e até de nacionalidades mais um oriental leva isso de uma forma muito a ferrada muito ao pé da letra um judeu descendente de abraão
não poderia trabalhar para um gentil não era tão grave isso por exemplo na relação entre judeus e israelitas entre entre israelitas e samaritano judeus e samaritanos que a tradição diz que um judeu não lavava os pés no tanque onde um samaritano tivesse lavado as mãos e a mulher samaritana quando conversa com jesus diz assim como podes tu sendo judeu falar comigo que só samaritana e eu já vi alguém dizendo que aquela mulher estava sendo humilde na não era estava sendo arrogante no topo era assim quem é você de casta inferior que se dirige a mim
que sou de casta superior é isso que ela tá dizendo a jesus e é por isso que jesus responde de uma forma incrível que eles assim se tu soubesses oi quem está falando contigo e tu me pedir iaiá e eu te daria água viva e o contexto aqui é da relação das nações ali eles não se relacionavam bem aquele rapaz vai trabalhar para um gentil e para piorar e dizer assim ó acabou é o finn joga ele lá no vale de hinom e ele vai trabalhar para meu gentil o apascentando porcos oi querido os porcos
estão na lista dos animais imundos da lei mosaica o segundo o teu não poderia ser quer pisar no campo onde os porcos gastavam e era proibido e aquele rapaz afronta o pai afronta o irmão mais velho vai morar fora dos termos da nação de israel desperdiçam o que recebeu vive de maneira dissoluta pede emprego a um gentil e em sétimo lugar trabalha com porcos e não há recuperação para ele dentro da mentalidade dos ouvintes de jesus o tio seu nível chegou a uma condição que ele desejava comer a comida dos porcos o contexto é mais
ou menos seguinte não disse que ele comeu disse que ele desejou é o que dá entender é que a comida dele era tão ruim é tão péssima vamos usar uma expressão bem do angico era uma lavagem e já comida dos porcos era mais apetitosa aos seus olhos do que a comida que ele estava comendo e não há dentro daquele contexto o ponto de referência chance de recuperação desse rapaz os fios ouvintes de jesus estão querendo saber onde essa história vai dar a fusão zinho que jesus estão querendo saber o que vai ser desse moço porque
a essa altura e ele já não podia mais nem pensar na terra de israel é mas chega um momento naquele contexto oi kelly em conta o momento de confrontação e o texto diz no versículo de número 17 que ele caindo em si e tornando em si é a expressão que lucas usa aqui é mais ou menos o seguinte é o indivíduo sair dele saiu um pouco do seu estado da sua condição para olhar para si mesmo de fora para dentro e é como se o seu estado de consciência de sucesso para o seu miserável homem
e condição e dissesse fica aqui porque eu quero te olhar de fora eu quero olhar de longe para ver onde você chegou e o rapaz é confrontado em seu estado de consciência é como se ele estivesse do prado até então é a vaidade a cegueira alguma coisa ao entorpeceu o seu orgulho foi extraviou e agora cainelli uma realidade de vida e ele descobre onde está e o nível de chegar aqui olhando para si mesmo de fora para dentro como se como se duas pessoas estivessem ali falando de si mesma olha para ele diz assim que
é isso o quanto jornaleira os na casa do meu pai o têm abundância de pão é fiel aqui oferecendo de fome é aquele jovem estava descobrindo o frio piora da casa do seu pai era melhor do que o que ele chamava de bom fora da casa do seu pai e quem era o jornaleiro e o jornaleiro não era escravo e o jornaleiro não era servo da casa eu fui buscar vou morar lá na casa o escravo comia do que a casa produzia o jornaleiro não e o jornaleiro era aquele trabalhador que só era chamado em
época de muito serviço é tempo de colheita não há escravos na casa servos da casa suficientes contrata aqueles profissionais que só vem em época de temporada um exemplo muito comum na época do corte de cana nas regiões de usinas em são paulo nordestinos viajarem para são paulo para trabalhar no período de corte de cana é muito comum na época de plantio no canadá sul-americanos me ligando para o canadá para o período de plantio com visto de trabalho terminou o serviço liberados eu não tenho compromisso com você eu só te chamo no período que eu preciso
esse era o jornaleiro o escravo tinha a garantia que ainda que terminasse a colheita ele continuava em casa garantido o seu mantimento o garantindo a sua comida e o sustento da sua família e esse jovem está dizendo os jornaleiros aqueles que são contratados para o meu pelo meu pai de tempo em tempo tem mais comida do que eu e ele diz assim e é meu pai esse é meu pai quando isso cai dentro dele ele reconhece a sua condição real que condição de filho a provar que o seu vizinho e disso ele você é filho
oi filha se ver longe só a ponta assim que ele vai entender até porque não dá para ninguém fazer leitura labial se tiver ficar quieta em si mesmo nessa jornada em si mesmo nesse fiz na sua própria condição que eles assim levantar-me-ei e eu não vou ficar aqui oi dindo que estou bem e eu não vou ficar aqui em nome do meu orgulhos sem buscar socorro onde onde eu sei que eu socorro pode vir porque na pior das hipóteses ser trabalhador do meu pai é melhor do que ser trabalhado onde eu estou e irei ter
com meu pai e se tem algo que eu gosto aqui além de tudo que eu já disse é que ele ensaia o discurso ele programa o que ele vai dizer e eu vou chegar lá no meu pai pode ser assim olha pai eu pequei contra o céu e diante de ti e eu não sou digno de ser teu filho me contrata como jornaleiro me recebe como trabalhador o filho organizar o discurso e vem ao encontro do pai o texto não dá nenhuma noção de distância e o preço não dá nenhuma noção de dias de viagem
fato é que de alguma forma a a casa da fazenda estava numa posição que tava para o pai tem uma visão panorâmica de longa distância é aquele jovem está estragado alquebrado faminto emagrecido adoecido mas olha a beleza poética profética do texto o versículo de isso versículo de número 20 que quando eles vêm andando o pai o viu é de longe presta atenção nisso não é um jovem quem vê o pai é incrível que seria muito lógico o rapaz ver o pai já que ele percebe que está chegando em casa e a essa altura seu coração
deve estar disparado é uma série de questionamentos estão provando sua mente serei recebido como serei recebido como é que eu vou chegar e o discurso o que que eu digo mesmo então é normal que ele já estivesse escrito na casa é que ele percebesse seu pai mas é muito mais extraordinário poderoso profético e amoroso perceber que embora o filho estivesse vindo o pai antes de o filho decidir vir já estava esperando que ele viesse o aleluia e por isso não meu filho quem viu o pai tá o pai quer ver o filho tu vem quando
o pai meu filho agora imagina aqui a distância eu não sei porque o texto não precisa mas quando vai seu filho ele reconhece e apesar da distância e apesar do estado e apesar da condição ah e pode conhece o filho de longe é porque o pai sabe quem é você e o pai te reconhece a qualquer distância o coração do pai não deixa um filho passar sem que ele perceba eu e o pai se levanta em levanta e corre levanta e corre diga comigo levanta e corre não é o filho quem corre e o pai
quem corre seria muito mais lógico filho correr porque eu filho quem está precisando se eu ligar mais novo ele tem mais energia ele pode correr mais rápido sensação de dar é que ele estava tão fragilizado que o pai percebeu que ele não tinha condição de correr mais tem que tomar um pai corre já que você não pode correr eu corro por você eu já que você não pode correr eu corro por você já que você não pode fazer eu faço por você já que você não aguenta mais chegar eu chego por você e aí o
repórter corre corre ao encontro o rogério esse senhor aquele patriarca presta atenção não era comum o patriarca não saía da sua posição gente naquele contexto filhos tratavam os pais como os senhores literalmente o yuri donos patrões o pai não saía para eu encontro se o filho quisesse que ele viesse principalmente naquele contexto de todos os delitos que ele cometeu é mas o pai vai corre ao seu encontro e o texto diz que um pai lançar-se ao pescoço do filho a igreja é o que eu acho mais interessante nisso tudo é que nenhuma atitude a partir
do levantou-se foi nenhuma atitude é mais do filho depois que ele toma atitude levantar e ir todos os atos são do pai é e ai o pé incha quanto tempo tinha que aquele rapaz não recebia o beijo do amor genuíno um beijo e o amor paternal enquanto o pai o beija feliz e próstata agora hora do discurso ensaiado presta atenção nisso a sua irmã olha o versículo de número 17 a o versículo 17 ele programa versículo 18 o seu discurso 18 e 19 eles assim não sou digno de ser chamado teu filho pequei contra o
céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho me recebe como um dos teus jornaleiros e seu discurso ele programa e quando é que chega diante do pai e se prostra diante do pai fuchs curço pai você quer ir contra o cerro perante ti eu sou o dia que não dê certo el filho perceba que ele não termina a sala e o pai interrompe o discurso e ele não disse recebe como jornaleiro o pai não permite porque para deus e quando você diz no seu coração e as palavras já não
são mais necessárias e para deus e quando o milagre acontece aqui dentro o que você diz já não é tão importante o pai interrompe para sair da praça a melhor roupa e presta atenção a roupa naquele contexto tinha uma função além do simples vestir ela vinha com o brasão da família e com o brasão do clã vai vestir a roupa oficial a roupa da família já era uma forma de um pai dizer não me importa o restante do seu discurso você é da casa toca aí na esposa do seu lado no filho no irmão e
no noivo a noiva namorada e diz assim você é da casa oi gente é melhor roupa g1 e depois que veste a melhor roupa o pai disse traz também o anel olha a mensagem olha as mensagens que o pai está dizendo primeiro ele recebe o filho como membro da casa e a roupa aí depois ele disse agora para sempre coronel qual é a mensagem quando a herança ela data o anel era tirado e se você já recebeu a herança o anel era a garantia do direito quando o pai diz traseiro anel pum dele anel na
mão e a mensagem é esta eu estou te devolvendo o direito que você perdeu a cê não entendeu eu só falando da sua relação com deus foi só falando da sua relação com deus eu estou te devolvendo o direito que você perdeu aí o pai disse assim trazeira sandália e ponde nos pés porque o que o jornaleiro e o escravo não usavam sandálias quem usava sandália na fazenda eram os membros da família o escravo e o jornaleiro caminhava descalço quando o pai disse tá sem sandália o filho entendeu o pai estava dizendo quem disse que
eu te quero como jornaleiro quem disse que eu te que o escravo eu te recebo como meu filho eu te recebo como vídeo só quem pode adorar a deus faz isto porque você é filho de deus filha de deus ser a gripe a [Música] g1 oi e o detalhe é e o pai disse trazei o bezerro cevado o preço da rússia vaso era guardado por ocasiões festivas o mar locações especiais e o pc rússia vaso era tratado com comida específica para um momento específico se o pai tinha um bezerro cevado tem um sinal aqui qual
era o sinal e o pai continuava esperando que o filho voltasse ele não havia perdido a esperança de que o menino retornaria quantas notícias aquele pai recebeu de que o filho havia morrido quantas notícias aquele pai recebeu de que um filho havia passado por uma peste por uma praga e não sobreviveu quantas notícias aquele pai havia recebido que o filho havia se estraviado definitivamente e não voltaria mas ele mantém o bezerro cevado em casa eu preciso te declarar nesta noite que deus continua aguardando você voltar ter uns continuam aguardando você cair em circe tocar da
sua realidade e voltar para a sua casa para o seu colo mas é isso festa comamos e alegremo-nos porque este meu filho estava morto g1 [Música] eu tava perdido a e foi achado trouxe de volta à vida que o senhor te faz entender que você foi encontrado você foi achado ei ei presta atenção e nós crentes pensamos que nós achamos jesus para a gente gosta de ser dono do mérito da nossa salvação e jesus nos achou que jesus nos encontrou olha o que o salmista diz tirou-me de um charco de lodo horrível você já viu
como é que se pesca não sei nem se esse é o termo caranguejo e enfiar a mão o braço no mangue até encostar no limite e ficar lá procurando e até em comprar quando a bíblia diz estava perdido e foi achado está dizendo que deus enfiou a mão na lama desse mundo pecaminoso procurando por você por isso que apóstolo diz que ele nos tirou do poder das trevas o outro apóstolo disse que ele nos tirou do reino das trevas significa que deus foi lá e diz a bíblia e com força ele te tirou satanás não
te entregou com vontade ele não te entregou com alegria ele não te entregou porque ele pretendia é porque eu jeová encontrou você no meio do lamaçal e segurou e quando jeová circulou ele disse pode soltar que é meu pode soltar aqui é meu e ele te tirou de um lago de um lago de lama horrível chip a mala os teus pés numa rocha sabe a perdido e foi assado e é por isso que a gente disse eu aceitei jesus como assim e quem sou eu e tu e para aceitarmos a jesus podem pagar ele nos
aceitou e ele não quis ir e nos o amamos porque ele nos amou primeiro ele nos quis primeiro vamos terminar a casa está em festa um acaso está em movimento a música a dança a comes e bebes o mais velho chegou versículo 25 e quando mais velho chega aqui tem um bocado de lição para a gente aprender eu queria ouvir a festa do lado de fora ele para que está acontecendo não tem não tinha festa prevista eu não tinha nenhuma movimentação de uma programação por receita alguém chega e diz assim sem o teu irmão o
que gastou tudo lá fora eu e teu pai o recebeu de volta deixa eu achar o versículo lamentavelmente para achar o versículo preciso dessa coisa aí tem hora que eu esqueço pelo menos eu resisto o filho mais velho estava no campo preciso 25 veio chegou perto de casa ouviu a música e as danças me chamando dos servos perguntou-lhe que era aquilo e o sábio disse velho aquele teu irmão a expressão já uma expressão despeitada veio aquele teu irmão e eu caio recebeu com gosto matou um bezerro cevado e mandou festejar tem sempre alguém estou sendo
a notícia da tua chegada para impedir que outros celebre com você o gustavo já chegou contaminando ali o irmão mais velho irmão rogério que já tava ofendido e lá de trás empacou o termo sertanejo aí sem tacou enterrou travou na porta não entro não vou se indignou e não queria entrar e enquanto ela está lá fora resmungando e reclamando alguém avisa o pai e a inteligência emocional desse pai é a chave da parábola é porque o centro da palavra que não é o filho pródigo e o centro da parábola aqui é o pai porque se
o pai não está aqui a tragédia tava armada e o pai é o principal personagem da parábola porque quando faz sabe que o filho mais velho está em casa presta atenção o pai não tinha obrigação de ir ao encontro dele naquele contexto ele tinha um tv de se apresentar diante do pai fazer referência e pedir a bênção e se ele tivesse alguma coisa questionar ele questionaria debaixo de total humildade e o pai poderia ter dito largar lá fora é pior do que o outro que foi embora o outro pelo menos voltou pois o pai não
faz isso meu pai tem um nível de inteligência emocional espiritual e uma capacidade de amar tão extraordinária que ficou coração que ele recebe o que voltou ele vai abraçar o que não saiu um e o pai sai o que tá acontecendo e eu que fiz a chave tá aqui eu te sirvo todos esses anos e tu nunca me deste um cabrito para celebrar com os meus amigos e agora tem esse teu filho presta atenção eu te sirvo teu filho qual é o problema desse moço ele via o outro como um filho mas via a si
mesmo como escravo [Música] e eu que sirvo todos esses anos e tu nunca me deste um cabrito para celebrar com os meus amigos mas vem esse teu filho ele viu o outro como filho e assim mesmo como escravo como que você se vê diante de deus [Música] e como você se ver diante de deus isso definir sua postura na hora da festa e ele já sou todos os seus bens com as meretrizes e tomadas por bezerros é fato o painel desse meu filho olhe o pai fazendo ele para a posição e sabe o que é
isso o pai desce ao encontro do rapaz é se você não me reconhece como pai só me reconhece como senhor mas eu te reconheço como filho antes de te reconhecer como servo meu filho e não era lícito festejar que este teu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e agora preste atenção existem duas coisas nesse moço que o torna tão alheio quanto que foi embora primeira diz ao pai tu não me deste um cabrito para festejar mentira no versículo de número 12 quando o pai reparte a fazenda o texto diz que o
pai repartiu foram ambos um oi cristiane era o primogênito a lei mosaica diz que o mais novo recebeu um terço viu mais velho recebeu os dois terços ele recebeu mais do que o mais novo problema daquele jovem era aí gratidão ele havia recebido mais do que o outro está reclamando de um cabrito [Música] o segundo e apesar de ter recebido mais do que o outro ele não conseguia enxergar assim mesmo como filho segura lá quem não se enxerga como filho não reconhece deus como pai bom e quando você não reconhece deus como pai satanás encontra
uma oportunidade de roubar o teu direito por isso que ele recebeu dois terços que está reclamando de um cabrito porque quem não se reconhece como filho e não reconhece a deus como pai perde até aquilo que tem por direito [Música] e agora o pai está revelando para aquele moço está ensinando para aquele moça está dando uma lição para ele que as bençãos da casa tudo o que é meu é teu o pai diz filho tô sempre faz comigo versículo de número 31 e todas as minhas coisas são tuas se você não entender o é porque
aqui tem gente que chega depois o que recebe dons que quem já está na casa não recebe o e eu não vou admitir eu tenho tantos anos de crente oi e esse novo convertido e gestar sim sendo usado o problema é que você está na casa tudo que é do pai é teu mas você não se reconhece como filho e aí o outro chega agora que já aceita roupa de filho o anel de herdeiro a sandália de membro da família e diz que já que eu sou filho já que eu sou herdeiro e já que
eu sou da casa eu vou me assentar na mesa com o pai para comer se eu fosse desfrutar do privilégio que ele me deu porque eu estou te dizendo nesta noite você que está no tempo você que está em casa recebe essa palavra não deixa satanás roubar para tua consciência a certeza de que você é filho de deus e de que deus é teu pai ri ele já que deu direito a nessa e e fica de pé por favor você é filho se você é filha semana passada eu contei aqui uma ilustração de um menino
só quem foi menino na minha geração vai entender o que eu vou falar e o que a geração de hoje tem tudo feito pronto eletrônico bonito charmoso lindo demais basta apertar o controle e funcionou na minha geração se a gente queria um carrinho a gente fabricar vá [Música] se ele queria um carrinho de rolimã a gente se virava para produzir um e o peão que fazer então só minha geração vai entender isso e a geração a a geração atual não tá nem entendendo do que eu tô falando falou carrinho de rolimã diz o sangue de
jesus tem poder quem não sabe o que é isso mas o menino dessa ilustração pediu ao pai alguns algumas tábuas e ele resolveu fabricar um pacu para brincar oi e ele conseguiu cuidadosamente fazendo o barco e o pai foi ajudando naquilo que ele não conseguia até que o barquinho estava montado e ele ficou muito feliz e todas as vezes que chovia forte e fazia correnteza ele soltava o barquinho na correnteza na porta de casa e brincava com o barco ele amava o barco e um dia numa chuva forte daquela brincando na correnteza a mãe chegou
na porta aí chamou e ele levantou correndo para atender a mãe pisca seu vasco bom e quando ele voltou o barco não estava mais lá se alguém levou o barco embora filha o menino ficou triste chorou frustrado com seu barco roubado sumido desaparecido o fio algum tempo depois ele na feira livre caminhando com o pai chegou numa barraca e encontrou lá o barco para vender e ele disse o papai eu encontrei meu barco e o pai disso não meu filho não pode ser o seu barco pode ser um barco parecido mas não é vocês não
papai aquele barco é o meu barco e eu quero que o senhor cumprir de volta eu e o pai tenta convencer o menino que o barco não é o barco dele você tá tão funcionado pelo vasco fiquei todo baixo que você vai ser presa que é os seus não papai sabe porque eu sei que é o meu porque tem um lugar que eu fiz um risco para marcar o barco para que sempre que olhar se eu soubesse que é meu e aí o pai foi na barraca tô conversando com o vendedor deixar meu filho disse
que esse barco é dele um barco ele perdeu perdeu nada não baixo é meu tá aí para vender se quiser comprar outra quanto custa já pagou o barco tu comprou o barco e deu pro filho e o filho agora gruda no barco e diz assim agora eu te amo duas vezes e eu te amo primeiro porque eu te construí e te amo a segunda vez porque eu te comprei se você é meu duas vezes ei sente o abraço do pai o pai te abraça e diz assim eu te amo duas vezes eu te amo primeiro
porque eu te criei e te amo a segunda vez o que eu te comprei você meu chamei-te pelo teu nome e remir tu és meu aleluia aleluia você vai comigo mas eu quero que você ore sentindo o amor do pai por você o pai te ama e o pai te entendi eu e o pai te conhece sabe que eu sou o pai e conheço o temperamento dos meus filhos e um e-book sou o pai de conheço o temperamento deles normalmente eu sei o que funciona naquele momento e o que não vai funcionar e não adianta
empurrar goela abaixo aquilo que vai engasgar e então como o pai você administra a situação imediata e leva o filho para onde você quer sem ele perceber que está indo e sabe essa semana eu aprendi uma lição muito forte com catarina ela viu uma piscina o invocou que queria tomar banho de piscina oi e eu disse para nós vamos fazer o seguinte eu vou te levar para piscina mas primeiro vamos trocar a roupa aí ela começou a espelhar e fazer o show e o espetáculo ah e para eu levar lá eu resolvi ir por outro
caminho porque senão ia passar na frente da band da piscina de novo é só uma guerra ea terceira guerra então eu fui por outro caminho mas eu estava indo por outro caminho para um cara queria ir só que eu estava indo por outro caminho e quando ela percebeu que ele estava indo por um caminho diferente irmão e eu fiquei com medo do vizinho pensar que eu tava espancando a minha filha chamar a polícia ah e eu aprendi uma lição e muitas vezes deus está te levando exatamente para onde você gostaria de ir e só porque
ele tá te levando por um caminho diferente você faz uma guerra aprende a confiar no pai [Música] e ele está te levando para o lugar que você deseja alugar salutar lugar de segurança ele só está te levando por um caminho diferente porque ele tem um propósito no caminho que te fez trilhado só deus conhece você [Música] só deus conhece você nada na salvação não é mérito nosso é capacidade nossa não sou eu que ele conhece o até os é deus se ele conhece não sou eu quem eu amo ele quem me ama não sou eu
tenho quero é ele quem me quer [Música] a praia sua presença então olha agora como filho ore como filha o que diga sim pai eu não estou entendendo o caminho é mas eu creio que o caminho que o senhor escolheu é o caminho mais seguro para eu chegar no propósito olha acerca disto eu tô sentindo de uma maneira muito gloriosa a presença do pai o amor de deus senhor nós somos filhos e ainda que duros muitas vezes rebeldes quantas vezes teimosos outras vezes mas que coisa linda é saber que o senhor nos conhece [Música] bom
e nos ama e eu quero pedir nesta noite senhor noite de celebração há a mesa e esta moça que ia ser rapaz que esse senhor que essa senhora sinta este abraço paternal essa pessoa que está em casa senhor preparado para ser com a sua família essa pessoa que está afastada da igreja e está recebendo a palavra nesta noite eu logo que ele sinta o teu amor inclinando sobre ele envolvendo a sua vida abração do seu coração e tira-nos desse charco de lodo a retrata nos das mãos de satanás não permitas que o inimigo nos leve
a sua as suas trevas mas que sejamos conduzidos pelo pai aquela pessoa que está distante da casa que se perdeu na sua aventura de vida mas como que ele trai aí se com que ele torne assim e decida se levantar parar levante se fala tchau pai o senhor brasil entender que o senhor receberá como filho como filha em nome de jesus e aí e aí e aí e aí e aí