[Música] graça e paz irmãos uma alegria est com vocês minha gratidão ao pastor Arival muito obrigado pelo convite de est aqui de poder participar dessa conferência minha oração é que o meu tempo aqui com vocês some aquilo que vocês já TM aprendido de bom de edificante de bíblico e eu quero pedir a Deus que nos abençoe eu vou orar mais uma vez Ah mas uma das coisas que eu vou fazer aqui eh como professor que é uma das funções que eu ocupo como o Pastor Arival já mencionou é tentar ajudar você a discernir verdade do
erro e nessa área de arrependimento a gente também tem que discernir verdade do erro então nós vamos falar um pouquinho sobre isso hoje e de certa maneira também eh amanhã tá mas de formas de diferentes eu vou explicar isso então vamos pedir a Deus iluminação se a gente precisa de luz para entender a gente também precisa de luz para discernir E é isso que eu quero que a gente faça ao longo desses dois dias juntos senhor nós estamos sendo exortados por ti animados uns pelos outros no cântico de louvores ao teu nome nas orações nas
palestras ouvidas as Exposições das sagradas escrituras e nós te agradecemos por aquilo que nós já recebemos porém ah certamente há mais o que podemos e devemos aprender portanto dispõe o nosso coração prepara-nos para crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo no entendimento da sua Revelação no discernimento da Verdade e na distinção que devemos fazer em relação àquilo que é errôneo abre os nossos olhos Senhor e aquece o nosso coração nós pedimos no nome Santo de Jesus amém amém irmãos arrependimento é um tema muito tocante e nós amamos ouvir palavras
belas que traduzem o significado de arrependimento a gente gosta muito de ouvir um bom pregador que coloque de um jeito que você ouça e diga assim uau né não saberia dizer mais bonito do que isso um livro de onde eu tirei algumas dessas belas palavras e eu vou fazer referência a esse livro hoje e amanhã é de um puritano chamado Thomas Watson esse livrinho aqui ó a doutrina do arrependimento publicado pela pz ele foi Originalmente publicado no século 1 1668 mas reimpresso várias vezes para quem não conhece bem os puritanos os puritanos eram pregadores britânicos
dos séculos 16 e 1 que ficaram marcados por duas qualidades uma teologia densa positivamente ente falando né e uma piedade muito marcante e eu resolvi tirar um trechinho de Thomas Watson para ler para vocês aqui só um pedacinho pequenininho Escute as belas palavras poéticas desse autor as úmidas lágrimas tá se referindo às Lágrimas do arrependimento secam o pecado e apagam A Ira de Deus O arrependimento é o nutriente da pied e o conquistador da Misericórdia são palavras bonitas sabe por eu escolhi essas palavras porque elas não estão muito certas mas a maioria Caiu porque eu
falei que o cara era bom e ele é e eu falei que o livro é útil e ele é e as palavras são bonitas e a gente ama a palavra bonita mas eu vou dizer porque que essas palavras que eu li não são muito certas em primeiro lugar não é verdade que nossas lágrimas apagam A Ira de Deus embora seja bonito falar isso ah Deus exortou Jeremias em determinado momento do ministério dele a não Orar pelos de Judá que estavam desviados do caminho e ele disse explicitamente a Jeremias a minha Ira será como um fogo
que ninguém pode apagar palavras exatas do nosso Deus Jeremias Capítulo 7 verso 20 Deus não se derrete com as nossas lágrimas sabe ele não fica assim oh Deus não é assim Deus não se derrete com as nossas lágrimas a sua Ira Não é volátil quando ele resolve demonstrá-la não há ninguém que possa detê-lo a segundo aspecto no qual essa citação que eu trouxe não é verdade é que a o Watson diz que o arrependimento conquista a miser ór Mas essa não é a melhor maneira da gente dizer O arrependimento não tem qualquer mérito ou Triunfo
se há alguma coisa que conquista o favor do senhor para com Miseráveis como nós é a obra expiatória de Cristo Jesus isso sim conquista o favor Tá não O arrependimento no entanto eu quis usar essa ilustração não é para detonar esse autor não eu gosto muito dele vou citar muita coisa boa dele hoje e amanhã é só para dizer que quando a gente ler palavras bonitas e a gente é né devidamente anestesiado a gente engole e passa aquilo que não deveria passar nós somos ah impactados por frases de efeito a gente ama uma bela frase
de efeito não é dificilmente nós discernimos com isso a verdade do erro quando elas vêm de uma fonte confiável e vem com ah belas palavras então eu tô mostrando com isso que eu sou um professor e eu quero ajudar você tá eu sou um pastor como o Pastor adival bem lembrou e eu amo pastorar mas eu também sou um professor e eu amo as diferentes partes da teologia e como elas nos ajudam e nos informam a ter melhor discernimento sobre o tema do Avivamento que é o tema da conferência que rege as conferências ano após
ano e Mais especificamente sobre o arrependimento nesse ano nessa edição por isso eu quero fazer da minha participação aqui hoje e amanhã um momento de explorar o tema do arrependimento através de três lentes diferentes e cada uma representa digamos uma área da teologia pra gente poder aprender de diferentes óticas então nesta primeira palestra eu quero utilizar a lente da teologia sistemática pra gente aprender como ela é precisa quando ela descreve o arrependimento na segunda palestra que eu vou trazer à noite eu vou fazer uma exposição bíblica pra gente aprender a partir da teologia bíblica e
amanhã eu vou utilizar da teologia histórica explorar um pouquinho da vida e obra de Jonathan Edwards para que a gente aprenda mais sobre o tema desta conferência Tá bom então eu vou fazer isso porque eu quero que você compreenda como estudar as verdades de Deus através de diferentes lentes enriquece a gente nós temos naturalmente uma quedinha por gostar mais de uma coisa do que outra Mas se a gente só procura aquilo que a gente gosta a gente fica enfermo é igual só querer comer amido não dá né só carboidrato não dá né você precisa equilibrar
com proteína você precisa de vitaminas e com vida espiritual não é diferente se a gente só lê um tipo de material se a gente só aprende através de um tipo de estudo é possível que a gente não cresça e não Se fortaleça como a gente deveria Então nós vamos começar com a teologia sistemática pra gente dar fundamentos pra gente discernir a verdade do erro e por que que isso é importante porque uma tristeza profunda por um erro cometido não é necessariamente um exemplo de arrependimento mas às vezes a gente fica impactado com alguém que chora
o fato de ter transgredido o fato de ter pecado mas a escritura nos apresenta textos em que alguém pode estar muito entristecido com o seu erro mas ainda assim não tá arrependido Paulo discerne a tristeza segundo Deus da tristeza do mundo a primeira produz o arrependimento que leva a salvação a segunda produz morte segunda Coríntios capítulo 7 além disso a morte de Cristo produziu tristeza em dois personagens com contextos bem diferentes Pedro e Judas Pedro e Judas sentiram tristeza profunda diante do seu pecado com respeito a Jesus Pedro por causa da sua traição Ah e
Judas por ter vendido traído o salvador então a gente poderia dizer sem medo de errar que os dois traíram os dois choraram o fato de terem traído a Jesus Cristo mas a gente sabe que o destino de ambos é bem diferente Pedro é chamado de um discípulo que se tornou Leal a Jesus e o livro de Atos mostra ele confiante em Cristo Já Judas é chamado pelo próprio Cristo de filho da perdição sua tristeza o leva a ir lá se enforcar devolver as moedas de prata e foi e se enforcou e normalmente a gente diz
assim ah pastor Mas é porque Judas teve remorço ele não teve arrependimento a gente faz essa distinção ela é uma distinção que se tornou comum no nosso linguajar de igreja e ele pode ser útil mas eu tenho uma surpresa para você a a nossa edição ao meio da revista e atualizada ela realmente traduz que ela diz assim ah Judas tocado de remorço devolveu as moedas e disse pequei traindo sangue inocente foi lá e se enforcou mas a palavra remorço é traduzida em todas as outras ocorrências do novo testamento como arrependimento só ali é que a
Almeida traduz como remorço por quê Porque a gente criou essa distinção Mas terminologicamente é a mesma palavra para arrependimento utilizado por Jesus em Mateus por Paulo e pelo autor aos hebreus então isso mostra pra gente que na língua grega do novo testamento não havia essa distinção entre remorço e arrependimento que a gente criou era uma tristeza profunda pelo erro ponto final então a gente precisa ir além do que simplesmente da rótulos isso aí é remorço isso aí não é arrependimento a gente precisa é perguntar a nós mesmos quais critérios nós devemos utilizar para chamar uma
tristeza de Genuíno arrependimento e a outra não e por isso que eu quero levar você no resto da minha fala aqui a usar critérios bíblicos e eu vou tentar resumi-los em cinco palavras então para quem gosta de anotar presta atenção que essas vão ser as cinco palavras que vão guiar o resto do meu primeiro estudo com vocês eu quero falar da integralidade do arrependimento Esse é primeiro ponto eu vou falar da integralidade do arrependimento a segunda coisa eu vou falar da gratuidade do arrependimento e porque isso é importante gratuidade é a segunda palavra a terceira
palavra a instrumentalidade do arrependimento instrumentalidade do arrependimento quarta a habitualidade do arrependimento como ele tem que ser um hábito na vida da gente e por último a visibilidade do arrependimento tá então repetindo integralidade gratuidade instrumentalidade habitualidade e visibilidade e eu quero fazer o seguinte Entenda como se fossem cinco elementos que compõem a molécula ó falando em química agora a molécula do arrependimento tem que est ali presente é parte daquilo que a escritura exige que marque a vida de quem é genuinamente contrito e arrependido tá E esses elementos eles não são só teóricos para cada um
deles eu vou trazer pelo menos duas lições eu quero mostrar para você que aprender teologia é muito prático e mexe com a nossa devoção mexe com a nossa relação com Deus e com a nossa relação com os nossos irmãos então ponto a ponto eu vou parar e vou dizer duas lições tá e eu tô fazendo isso como um exercício a gente poderia levantar outras mas não daria tempo então eu vou trazer duas lições sobre cada um desses elementos para tentar ajudar você a entender como aprender boa teologia bíblica el ajuda a gente a crescer no
discernimento e amar mais o Senhor então vamos pro primeiro ponto integralidade do arrependimento bem que eu quero defender aqui é em como nós somos seres completos holísticos e como a gente precisa aprender que arrependimento precisa envolver todo o nosso ser todo o homem interior como diz Paulo ou usando uma linguagem mais psicológica todas as faculdades da Alma tudo tem que est envolvido no arrependimento a palavra grega mais comum para arrependimento que é metanoia muitos de vocês já conhecem significa uma mudança de mente ou a gente poderia dizer uma mudança de coração mas mudança de mente
embora seja uma tradução correta pode dar a entender de que é uma coisa cognitiva apenas entendeu de que é de cabeça de entendimentos só Mas não é verdade não é só uma mudança intelectual e nem é só uma questão emocional quando eu falo assim que olha Fulano tá arrependido mas é de coração normalmente o que gente quer dizer é é é é emotivo é sincero não é mas quando a gente fala que é mudança de mente pra mentalidade grega ou mudança de coração pra mentalidade Hebraica não tá falando só de cabeça ou sentimento tá falando
de um órgão que é mais profundo no nosso ser e domina todas as nossas ações quando Salomão escreveu assim acima de tudo que se deve guardar guarda o coração porque dele procedem as fontes da vida ele não tá falando do órgão que bombeia sangue pro resto do corpo e ele não tá falando simplesmente do lugar de onde vem as emoções por exemplo Jesus disse assim uma vez pros discípulos pro pros para alguns incrédulos na verdade depois dele ter a a dito que ele iria curar um homem ele diz assim por que arrazoais em vosso coração
olha só que que vocês estão pensando raciocinando maquinando no coração a gente diria não Jesus é é no cérebro ah Fica quieto aprenda o que o Salvador Tá ensinando ele tá ensinando que quando o coração é o órgão um dominador de todas as nossas ações então a gente pensa segundo o que tá no coração a gente sente segundo o que tá no coração a gente deseja segundo o que tá no coração então coração na Bíblia não é simplesmente o lugar das emoções que é o que o romantismo ensinou pra gente em tempos recentes não é
assim inclusive se você faz aquela dicotomia que você já ouviu pregador fazer não basta só conhecer a Deus na mente tem que conhecer a Deus no coração você acabou de criar uma dicotomia que a Bíblia não faz como eu falei quando a um grego pensava em mudança de mente ele pensava num direcionamento completo da vida dele quando Salomão falava de guardar o coração ele pensava num guardar completo da sua alma então quando a gente pensa em mudança de coração nesse órgão controlador do nosso ser mudança de mente entenda que ela tem que envolver mente emoção
e vontade ela tem que ser abrangente ela é não basta só você saber que você errou não basta Nem só você lamentar por estar errado é preciso desejar mudança Então vamos alinhar isso de uma maneira que fique mais claro é assim se o arrependimento ele tem um elemento intelectual Então a primeira coisa que tem que acontecer é que eu tenho que entender e reconhecer o erro às vezes é isso que você tem que fazer com alguém né você tem que mostrar para essa pessoa que ela tá errada falou não eu penso diferente de você pronto
não vai ter arrependimento a partir do momento que ela enxerga diferente ela não tá é propensa ao arrependimento então muitas vezes o que tem que acontecer quando você confronta alguém que tá em pecado é levá-lo a reconhecer o seu erro quando isso Ficou claro primeiro passo foi dado mas é só o primeiro passo ele também tem um aspecto emocional uma tristeza genuína pelo pecado e também uma alegria no perdão de Deus Então não é possível você estar genuinamente arrependido e não está entristecido pelo pecado e não está alegre com o perdão eh de Cristo e
tem um aspecto volitivo que é da volição da Vontade que é uma disposição para mudar uma mudança interna para longe do pecado uma mudança de propósito você consegue enxergar como essas três coisas têm que estar presentes sabe por quê Você conhece pessoas que TM dificuldade de reconhecer o erro mas você também reconhece Você conhece pessoas que até acham que estão erradas mas elas não ligam por quê Porque elas querem fazer o que o coração delas deixa feliz não é então ela fala assim ó eu entendo que Deus quer que eu seja feliz aí você fala
meu Deus do céu esse se perdeu se perdeu Por quê ele pode até ter noção da lei de Deus mas o coração dele não tá triste mas aí tem aquele que ainda é mais enganoso que ele sabe que tá errado até chora mas ele não quer largar o pecado ele ainda tá Enamorado pelas garras do pecado e na escritura ISO não é uma mudança completa tá então O arrependimento precisa ser uma volta completa não pode ser simplesmente um virar-se para longe dos atos maus T que envolver novos hábitos de santidade Isso só acontece quando Brota
do íntimo é por isso que Joel Capítulo 2 fala assim rasgai o vosso coração não somente as vossas vestes a ideia de que você se arrependeu do seu íntimo tá um dos documentos que mostra essa Esse aspecto holístico é um escrito pelos puritanos lá no século X a Confissão de Fé de Westminster alguns presbiterianos estão mais familiarizados a ela eu peguei apenas como uma ilustração Olha o que ela fala sobre a o que o o que o arrependimento faz ela diz que o O arrependimento envolve o reconhecimento do pecado Esse é o aspecto cognitivo né
intelectual da mente envolve sentimento de odios didade que abomina O pecado é o aspecto emocional e envolve deixar o pecado e voltar-se para para Deus com a intenção de andar com ele esforçando-se para isso veja esse tipo de literatura tá dizendo tem que ser algo integral não basta só ser a um dos aspectos tem que ter todos os aspectos esse cuidado terminológico ajuda a gente a crescer espiritualmente em pelo menos duas maneiras eu quero trazer agora duas lições desse primeiro ponto da integralidade primeiro é que a integralidade do arrependimento nos permite discernir a sua genuinidade
será que é Genuíno é verdadeiro quando a gente enxerga a integralidade do arrependimento Então a gente tem mais facilidade de discernir a sua genuinidade eu vou explicar por que é importante discernir porque a gente tem exemplo na Bíblia de gente que não foi até onde tinha que ir você tem gente que chora sem entendimento do erro isso o que que é é medo das consequências tem um personagem chamado Simão O Mago que quando falou besteira queria comprar o espírito Pedro falou assim pichar a maldição noc Aí ele diz assim não por favor ore para que
isso não aconteça mas em nenhum momento há expressão da sua tristeza e curiosamente lá em Atos Capítulo 8 onde tá essa história não há menção sequer de que Pedro tenha orado por ele ele era um homem que queria poder espiritual mas não havia recebido o tamanho do seu erro ele tem medo das consequências isso é emoção sem compreensão não é arrependimento mas às vezes a gente pode até saber que tá errado mas não ter emoções que acompanham e isso é insensibilidade espiritual lembra de Jonas foram lançar as sortes para ver porque que tava acontecendo a
tempestade que Deus tá bravo com que qu cai em quem no profeta pergunto para ele ele falou eu sirvo o Senhor que fez os céus a terra e o mar e você quis fugir dele pelo mar como quem disse você não tá bem da cabeça Ele estão amedrontados e Jonas Jonas estava dormindo ele sabia que estava errado sabia mexeu com ele não isso na escritura não é ter um coração contrito e arrependido assim como a gente tem pessoas que até tem compreensão e lamento pelo erro mas se não houver resolução para deixar o pecado isso
é sinal de que o pecador continua cativo das Tentações Enamorado pelos seus amores adúlteros Você lembra no final de Josué que fala assim Josué pergunta pro povo assim ó e eu não sei vocês mas eu e minha casa serviremos ao Senhor aí o povo fala não nós também bonito assim comprometido depois entra O Livro de Juízes ISO está em Josué Capítulo 24 aí entra O Livro de Juízes várias vezes em juízes o povo cai em idolatria serve outros Deuses é engolido por alguma nação aí quando eles são engolidos por uma nação inimiga eles vão lá
suplicam o senhor os livra Mas a gente não vê mais a resolução eu e a minha casa serviremos ao Senhor é por isso que em juízes você vê um ciclo de repetição de Pecado você entende o que tô dizendo querido ajuda a gente a entender isso na nossa vida e na vida de outros que a gente tá tentando discipular quando a gente não enxerga a integralidade do arrependimento a gente não tá vendo algo que seja Genuíno a escritura exige que seja íntegro segunda lição é que a integralidade nos auxilia a distinguir os atos do arrependimento
a integralidade nos auxilia distinguir os atos que eu quero dizer é o seguinte a gente precisa estimular quando a gente tá aconselhando alguém quando a gente tá ajudando alguém discipulando alguém a gente precisa levar ele a entender todos os atos do arrependimento ele precisa ser levado a compreender claramente a ofensa ele precisa ser levado a odiar o pecado em si antes do que só lamentar pela situação porque às vezes o que ele chega para você e fala assim olha o que eu fiz com a minha vida tudo bem você estragou mesmo besteira mas isso não
é um coração contrito você precisa odiar o pecado em si e você tem que levá-lo a uma resolução de deixá-lo Então não é verdade e aqui eu preciso ser bem claro não é verdade que uma pessoa que volta a cair num pecado que ele diz que não faria mais não está arrependido essa é a história da sua vida e a história da minha vida eu e você várias vezes já confessamos pecados ao Senhor para depois voltar a praticar alguns dos mesmos pecados tá então eu não estou dizendo que voltar a pecado significa que a gente
nunca se arrependeu toma Abraão Abraão é alguém que repete padrões de pecados em relação a sua esposa pega Pedro Pedro trai a Jesus Cristo a gente conhece mas há um outro momento que ele também vira a casaca e resolve a se comportar de maneira diferente diante dos judais Anes tá lá em Gálatas Capítulo do mas eu não posso dizer que Pedro não se arrependeu genuinamente pelo contrário a escritura me leva a pensar que quando ele traiu a Jesus aquele choro amargo que é descrito no Evangelho é Genuíno ele tá arrependido e ele tá resolvido a
não fazer isso mais com Cristo e ele se mostra por algum tempo firme mas ele volta a cair então eu não estou dizendo que quando a gente volta a cair é sinal de que a gente nunca se arrependeu essa é uma conclusão equivocada todavia uma pessoa arrependida precisa estar resolvida a continu a luta contra o pecado como é bom a gente aprender a distinguir as várias partes que formam esse todo pra gente se certificar da sua genuinidade e dos atos do arrependimento segundo ponto gratuidade a gratuidade do arrependimento o que isso significa é que a
escritura frequentemente exige que a gente se arrependa tem uma série de exortações profeta Sempre dizendo assim convertei-vos os vossos maus caminhos mas ela também mostra que Deus é qu concede O arrependimento por exemplo Pedro lá em Atos Capítulo 5 junto com os demais Apóstolos falou diante do sinédrio que Jesus Cristo foi exaltado a fim de conceder a Israel O arrependimento e a remissão de Pecados percebe o texto não diz que Deus ia conceder apenas o perdão o próprio arrependimento é uma concessão é uma dádiva atos 5:31 mais adiante em Atos Capítulo 11 ele tá contando
o que aconteceu na Casa de Cornélio em como os gentios creram e aí todo mundo se alegrou por quê Porque aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento pra vida atos 11:18 de novo aí ó foi concedido por Deus O arrependimento agora pros gentios Paulo vai ensinar nas suas cartas muito bonito o texto de Romanos Capítulo 2 que fala assim que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento portanto fica muito claro que o arrependimento também é uma graça Divina não é só uma responsabilidade mas é também uma graça Divina Deus nos habilita
a cumprir o que ele exige de nós Olha que interessante para alguns de vocês Pode parecer isso estranho mas eu quero te ensinar algo acerca dessa tradição puritana da qual Eu mencionei antes eles usavam uma expressão muito bonita para falar que arrependimento é uma graça evangélica que que eles querem dizer com isso graça evangélica significa que a ela é uma dádiva é um presente que advém do Evangelho ela não é conseguida por esforço ela é cedida graciosamente Deus não fala assim tá bom vai você orou tanto orou tanto com tanta força não é o próprio
Deus como eu disse quem nos habilita a cumprir o que ele exige de nós para muitos evangélicos isso é bastante estranho porque as pessoas estão acostumadas a pensar que Deus tem a parte dele e nós estamos a nossa parte mas a gente dicotomização mas eu tenho a minha parte ou a sua vontade de fazer a sua parte mas mas a escritura até aquilo que é exigido de nós a gente precisa do auxílio Divino para fazer é por isso que a gente fala assim arrependei-vos aí depois termina a pregação a gente faz o quê a gente
ora porque a gente precisa do auxílio de Deus para fazer aquilo que Deus ordena a gente fazer você entende por que isso é importante os puritanos quando eles falaram dessa graça evangélica Eles não queriam cair no no legalismo de só exortar as pessoas ao que elas deviam fazer mas também não queriam deixar a coisa desregrada como se caísse numa libertinagem e não tivesse obrigações a cumprir Vamos aprender algumas lições do porque que é tão bonito a gente falar da gratuidade eh do arrependimento primeiro a gratuidade do arrependimento desperta o nosso louvor ao doador desperta o
nosso louvor ao doador eu quero dizer que quando a gente entende que arrependimento não é apenas a nossa parte no caminho do Perdão como se a gente fizesse sozinho o que nos cabe a gente se torna dependente de Deus para fazer o que temos que fazer isso é benção queridos isso é benção a gente precisa mesmo se curvar diante do senhor para falar como Agostinho mesmo orou nas suas confissões ele falou assim Senhor dá-nos aquilo que tu pedes de nós Isto é concede pra gente aquilo que o senhor exige que a gente faça isso exalta
Deus para os nossos olhos nós nos tornamos mais e mais mendicantes isto é mais e mais suplicantes do auxílio de Deus da Dádiva da Graça Divina não tem nenhum momento que diz assim Deus ch comigo não tem nenhum momento que você diz isso você precisa dele até para fazer aquilo que ele exige você fazer segunda lição é que a gratuidade do arrependimento alinha a nossa pregação a gratuidade do arrependimento alinha a nossa pregação a nossa pregação ela precisa seguir a tônica do texto sagrado eu quero dizer com isso é o seguinte a gente nunca pode
pregar o que tá na cabeça da gente tem que seguir aquilo que o texto diz se o texto fala e é uma exortação Eu não chego dizendo irmãos tem a exortação mas é graça é graça viu irmãos é graça não o texto falando arrependei-vos então dê a força que o texto tem isto é pregue com o tom de exortação ele é uma exortação você precisa seguir a força do texto sagrado Mas como é importante a gente conhecer a doutrina toda porque após uma exortação como eu falei a gente sempre termina com Súplica a gente leva
as pessoas a suplicar a vondade do alto para fazer o que nos é devido então conhecer doutrina ajuda a gente a Honrar o senhor e ajuda a gente a alinhar a nossa pregação para não falar besteira terceiro ponto instrumentalidade instrumentalidade que que significa a O arrependimento ser a ter um uma função de instrumentalidade na nossa salvação a escritura ela exige que nós nos arrependamos e confessemos o nosso pecado para ser perdoado Você lembra do famoso texto de primeira João 1 se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e
nos purificar de toda injustiça então é exigência você tem que confessar a escritura não dá abertura para você não não confessar essa é uma exigência porém o fato de ser uma exigência não deveria nos fazer confundir a pensar que o arrependimento é o que garante o nosso perdão O arrependimento não conquista o perdão O arrependimento ele não funciona como a satisfação pelo pecado não porque isso seria parecido com o conceito medieval de Penitência que foi aquilo que os reformadores romperam na época da reforma romperam com a ideia de que se você fizesse penitências você ganharia
o favor do Senhor Inclusive tem uma expressão no meio Popular brasileiro principalmente entre católicos romanos que é até esquisito para essa teologia quando a gente fala assim alcancei uma graça a ideia de que eu fui atrás e eu consegui cara subi subir e cheguei lá não é mas isso é totalmente invertido tem gente que já usou por exemplo no passado a ideia da escada de Jacó que você sobe até Deus besteira Jacó nunca subiu quem desceu foi o senhor é verdade mas você vê que no coração da gente parece que a ideia de esforço não
sai não sai a gente sente que tem que ser tem que ter um pouco da nossa força para chegar lá não é mas eu quero que você distingua aprenda a discernir condição de fundamento arrependimento não é fundamento ah do nosso perdão mas certamente é uma condição exigida por Deus tá esse equilíbrio é muito bom porque isso coloca o arrependimento no seu ah lugar Isto é coloca o arrependimento como condição necessária para o perdão mas condição é não é o que garante bem porque Por que que isso é importante e prático como é nosso dever nos
arrependermos Ah o que que acontece se alguém morresse sem se arrepender de algum pecado específico Essa não é uma pergunta teórica e sem aplicabilidade ela é muito real de repente você tem aquele parente que era crente mas morreu Obrigada com a fulana você acertou não se acertou pastor e lascou ou história mais dramática alguém vai lá e briga com outra pessoa e atravessa a rua o carro pega morte na hora não teve tempo de arrepender ou até mais chocante para alguns Fulano tirou a própria vida um argumento frequente usado por pessoas com respeito suicídio mas
vale pros outros também é assim ele não tem tempo de se arrepender não teve o que atravessou a rua e foi pegado pelo pego pelo carro também não teve e quem teve o primeiro exemplo da sua parente lá que morreu obgada com a fulana também não se acertou nesses três exemplos não só o do suicídio o que a gente tem é às vezes uma falta de entendimento do lugar que o arrependimento ocupa na nossa salvação eu acho que a gente precisa entender melhor para não falar aquilo que a escritura não fala por que que é
possível embora não seja nada honroso é possível que um crente Genuíno venha fraquejar e tirar a sua própria vida não tem nada de honra nisso mas por que que é possível é porque a sua salvação não está em ele terminar com todos os acertos reparados diante de Deus os acertos foram reparados há 2000 anos atrás ele está em perfeito estado com o seu senhor a despeito de nem sempre experimentar isso em sua alma Então eu quero que você entenda que o arrependimento ele funciona como um órgão de apropriação do Perdão ele serve para que a
gente tenha o conforto do Perdão Então pega o exemplo famoso de Davi lá no Salmo 51 Davi fala assim restitui-me a alegria da Salvação em nenhum momento ele falou restitui-me a salvação ele não ficou momentaneamente fora da Graça de Deus mas ele tinha perdido a alegria de desfrutar de uma comunhão tranquila com o senhor e arrependimento faz isso Restaura a Nossa Alegria o nosso conforto do perdão para esta vida queridos entender isso é muito prático muito prático primeiro primeira lição porque coloca o arrependimento no seu devido lugar eu não posso dar mais crédito para arrependimento
do que ele de fato tem que ter eu não posso dar ao perdão ou Perdão eu não posso dar ao arrependimento um crédito que ele não tem você imagina e Pode parecer Engraçado que eu vou falar aqui mas você imagina se a gente tivesse crianças Rebeldes Para com o seus pais que morressem sem se retratar com seus pais e a gente pensar é impossível a salvação dessa criança são casos que podem acontecer que seriam bem reais então compreenda que a gente nunca pode desprezar a sua necessidade ela é ordenança na escritura Mas ela é necessária
para que eu me aproprie dos benefícios dela ela não é o fundamento do meu perdão Deus não me perdoa ah em termos de crédito porque eu me arrependi ele me perdoa porque Cristo foi meu substituto é por isso que ele me perdoa e quando eu me arrependo ele diz tá aqui ó a dádiva para você usufrua tenha paz com o senhor quando a gente entende a instrumentalidade do arrependimento Isso é muito bom pra gente pastorear os que têm medos tem tanta gente amedrontada pastor e se eu não conseguir E se eu balançar tanta gente com
um coração aflito que tá aflito porque ele teme depender do desempenho dele você precisa ajudar esse irmão essa irmã dizendo assim é realmente depender de você não vai bem mas ainda bem que não depende né ainda bem que o seu representante diante de Deus é o seu Salvador Cristo Jesus Ele é o seu representante então queridos Como é gostoso a gente explicar pessoas que a necessidade do arrependimento ela existe e a gente precisa pregá-lo mas não é ela que conquista o favor de Deus o favor de Deus é conquistado antes mesmo da gente às vezes
se dar conta de que pecou porque o nosso salvador Já preparou esse caminho quarto ponto habitualidade habitualidade A ideia é que arrependimento não seja visto como sendo simplesmente o início da vida cristã É verdade que no início da vida cristã a gente tem que se arrepender a gente tem que voltar-se do mundo para Deus sem dúvida mas esse é apenas o primeiro ato de um processo contínuo de arrependimento de um processo de purificação de santificação a as famosas 95 teses de Martinho Lutero dizia na sua primeira tese que a vida inteira dos crentes na terra
é de de contínuo arrependimento Olha que legal Lério disse assim a vida do crente aqui tem que ser contínuo arrependimento constante arrependimento a constante contrição arrependimento é algo que é necessário pra gente crescer espiritualmente agora quando eu falo que é habitual eu não tô assumindo que seja fácil não é entender-se habitualmente não é fácil e se você não vê dificuldade acho que você não entendeu alguns aspectos chave do arrependimento arrependimento não é prazeroso porque envolve a morte de coisas que você ama você se priva de coisas você é humilhado sua reputação é pisoteada você tem
que reconhecer os seus podres de novo não é prazeroso portanto arrepender-se habitualmente não é é algo que vem com naturalidade Mas é por isso que eu falei de hábito Hábito é treino a gente se treina a voltar-se pro senhor dizer senhor não me deixe pensar de mim mesmo além do que convém não me deixe pensar de mim mesmo além do que convém sabe isso é a gente cultivar essa sensibilidade para com o nosso pecado crescimento em santidade implica em Pit por isso que Paulo no auge da sua do seu ministério apostólico diz que ele é
o principal dos pecadores ele não querendo confete querendo dizer ah Paulo ah engraçadinho você se você o principal sou o que então vees tem dizer isso né mas ele não tá falando nada para se gabar ele tá tentando ensinar para você que uma vez que ele cresceu ele enxerga ainda mais as suas feiuras você fica mais nítido entristece o coração dele de verdade então ele não tá sendo isso não é demagogia tá ele não tá pedindo para você aplaudi-lo ai que humilde nada disso ele realmente se enxerga como um principal dos pecadores por quê Porque
ele sabe que quando a gente peca depois de ter conhecido a graça a gente pega com muita luz a nosso favor você consegue entender como É vergonhoso o nosso pecado pensa comigo nós não estamos falando de gente descrente de gente que ama Jesus que ama Jesus que já recebeu a luz da sua palavra e ainda assim ousadamente nós nos rebelamos contra ele então eu consigo entender Paulo é feio mesmo mesmo que a gente cresça o nosso pecado com o maior conhecimento da palavra faz a gente ter uma percepção mais profunda dele lições práticas a habitualidade
do arrependimento encoraja os fiéis ao crescimento tem um capítulo muito legal de um livro do packer ah chamado a redescoberta da Santidade e tem um capítulo capítulo C que fala sobre o arrependimento mas a sacada dele é que em inglês eu vou fazer uma tradução meio livre aqui ele diz assim é preciso diminuir para crescer o que ele quer dizer é que a gente só cresce de verdade quando uma vida de arrependimento contínuo marca a nossa fé marca a vida cristã então para você crescer você precisa ser alguém constantemente quebrantado sabe eu e você ouvimos
bastante sobre crescermos de joelho em oração isso é benção mas eu quero que você entenda que isso não é o todo da questão a gente pode se ajoelhar para suplicar por pessoas mas não é disso que perer tá falando a gente pode se ajoelhar para orar por missões mas não é disso que o p tá falando ele tá falando de você reconhecer que você é pequeno mesmo de você ser quebrantado pelo seu próprio pecado pelas suas fraquezas pelas suas covardias pelos seus medos e quando você continuamente se coloca diante de Deus Conce isso Deus tá
te lapidando você tá crescendo então para você crescer você tem que diminuir necessariamente a segunda lição é que a habitualidade do arrependimento é uma prática que cultiva a humildade é claro quem se arrepende regularmente tem uma visão menos exagerada de si Se arrependimento é uma coisa momentânea ou só para pecados esdrúxulos Então essa pessoa vai ter uma visão bem ex de si mesmo de vez em quando ela vai dizer assim po não é que o dia hoje foi bom tava no congresso na conferência orei bastante Ouvi mensagem anotei tal Car acho que hoje foi bom
uns 9:3 não vou falar 10 para não também se gabar né 9 me espiritualmente falando mas Nessas horas a gente é cegado para algumas das nossas fragilidades não é então quando a gente cultiva um hábito de arrependimento a gente baixa um pouco a nossa bola a gente cultiva a virtude da humildade Último Ponto para terminar [Música] visibilidade a visibilidade do arrependimento o que eu quero dizer por isso é que O arrependimento não pode ser só uma coisa interna ele tem que se tornar visível quando eu falo de uma coisa interna porque hoje em dia você
vai confrontar alguém e fala assim Deus conhece o meu coração mas eu não vejo nada dele por isso que eu só vou julgar baseado naquilo que eu vejo não é tanto é que em Tiago Capítulo 2 que que Tiago ensina Ah você aí que diz que tem fé mas não tem obras como é que eu enxergo a sua fé mostra a sua fé sem obras e eu com as minhas obras mostrarei a minha fé ele não tá fazendo junção de fé mais obras não é isso ele tá dizendo que obras mostram em que você crê
mostram como é que você se apega ao senhor é isso porque ninguém enxerga a fé isso é coisa de gente Mística vejo que tem muito de Deus em você não para com isso você enxerga o quê um amor concreto uma ação que seja concreta Fulano amou Fulano se curvou diante do Senhor em humilhação cara que legal olha só porque ficou visível entende não dá para eu apelar só para coisas que ninguém enxerga então na escritura arrependimento sempre teve que ter visibilidade Lembra no antigo testamento das práticas culturais como o rasgar as vestes vestir pano de
saco cinzas Essas eram expressões culturais do Povo no antigo testamento para dar visibilidade é claro que às vezes havia hipocrisia é por isso que Joel fala rasgai o vosso coração e não somente as vossas vestes não é havia hipocrisia mas ela tinha que ter visibilidade no Novo Testamento você não tem as mesmas práticas culturais acontecendo regularmente mas você tem outras expressões de arrependimento Lembra daquela mulher que lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas aí um abestalhado lá criticou aí Jesus falou assim essa eu entrei aqui você não me deu nada essa mulher me
deu do seu choro você não lavou os meus pés ela lavou com as suas lágrimas que que Jesus tá mostrando tá Evidente o coração grato dela tem visibilidade tem concretude não adianta você dizer que você ama a Deus você não mostrou isso percebe então é por isso que exigência de confessarmos os nossos pecados diante dos homens é bíblica Mateus capítulo 5 fala um irmão tem alguma coisa contra você deixa sacrifício lá no santuário pera aí volta se acerta com ele depois você vem e oferece a oferta por qu porque para haver genuína reconciliação tem que
ter confissão então arrependimento precisa se tornar visível deixa eu trazer duas lições E com isso terminar primeira a visibilidade do arrependimento é o que permite real Reconciliação com os irmãos a visibilidade do arrependimento é o que permite real Reconciliação com os irmãos que eu quero dizer com isso é o seguinte quando você realmente dá contornos concretos para o seu arrependimento quando você ofendeu o seu irmão você ajuda a restaurar a relação de maneira genuína não significa que sempre funciona lembra que Paulo disse assim no que depender de vós tes paz com todos os homens Há
momentos em que pessoas nos odeiam isso extrapola nossas condições de mudar esse relacionamento porém o ponto que eu quero destacar aqui é que para que você restaure uma relação quebrada você precisa confessar confessar é diferente de compensar parece mas não é a maioria de nós sabe compensar é mais difícil confessar como é que a gente compensa você compra um presentinho faz um agrado final de contas você foi estúpido na noite anterior a você fala assim Vou fazer um agrado ou você detonou alguém se já se sentiu assim ferido por uma pessoa que falou mal de
você depois veio te cumprimentar Alegre como se nada tivesse acontecido Por que que você percebe que há hipocrisia Nisso porque essa pessoa não aprendeu a retratar-se do seus pecados ela pode até achar que errou mas se ela tratar você bem tá bom resolveu não não resolveu uma das belezas da história de Zaqueu é que ele diz eu vou restituir aqueles a quem eu defra dei né aqueles a quem de quem eu tirei dinheiro então entenda que a visibilidade do arrependimento ela é necessária para que a gente restaure uma relação quebrada com os nossos irmãos e
em segundo lugar a visibilidade confirma a nossa condição diante do Senhor é bom quando a gente é fortalecido pela nossos atos ou pelos Atos dos nossos irmãos Como é que você sabe que alguém está firme nos caminhos do Senhor ele deu visibilidade a sua vida contrita você fala Fulano é crente pastor que homem crente que mulher crente que legal isso confirma a gente diante do Senhor e confirma a nossa percepção dos nossos irmãos diante do Senhor então queridos o meu objetivo aqui era mostrar para vocês que entender a nossa doutrina corretamente faz muito bem faz
muito bem porque evita certos erros e enche a nossa alma de alegria então para você não esquecer a gente falou da integralidade da gratuidade da instrumentalidade da habitualidade e da visibilidade do arrependimento quero orar com você e depois vou devolver a palavra senhor nosso deus nós estamos aprendendo coisas diversas acerca da necessidade de uma vida contrita e arrependida para que o Senhor avive a tua obra em nosso meio e nessa tarde nós Nós aprendemos um pouco sobre aspectos teológicos que para muitos soua tão árido mas nossa oração é que eles venham a ter sua mente
mudada e a perceber que crer corretamente faz muito bem à nossa alma muito bem corrige nossos equívocos na pregação nossos equívocos na oração corrige relacionamentos quebrados Como É Bom Senhor Nós cremos corretamente enche o nosso coração de alegria à medida que a gente aprende tua palavra com fidelidade e dá aos meus irmãos a discernimento Para que sejam a melhores observadores de arrependimento em sua própria vida e na vida dos seus amados nós Oramos pedindo a tua bênção em nome de Jesus amém l