conversas sobre Melanie Klein hoje com o tema Melanie Klein psicanalista de crianças [Música] Klein é uma psicanalista fundamental se a gente for pensar a história da psicanálise a criação dos conceitos nesses praticamente 120 anos de psicanálise em 1914 já Vivendo em Budapeste Melanie Klein se torna analizand de sandor feren em 1918 Melanie Klein se torna membro da sociedade psicanalítica de Budapeste e naquele mesmo ano em Budapeste ela está presente no Congresso Internacional de psicanálise onde assiste a Sigmund Freud proferindo uma importante conferência chamada linhas de progresso na terapia psicanalítica ali Freud apontava para a questão
da atividade do analista diante dos Desafios que os sintomas neuróticos resistentes ofereciam por isso havi um Freud junto com feren pensando inovações na técnica psicanalítica as inovações trazidas por feren e Freud a respeito da técnica analítica abriram Campo paraa psicanálise com crianças e certamente Klein foi uma das pioneiras a trabalhar com crianças Melanie Klein havia analisado Melita Klein sua filha mais velha e viria analisar todos os seus três filhos incentivada por feren ela avança nos seus estudos e prática com crianças a Melanie Klein ela é uma das pioneiras a não só se interessar pelas crianças
mas recebê-las em seu consultório Lembrando que Freud tratou do pequeno Hans indiretamente ou seja através dos relatos que faziam seus pais sobretudo pai do do menino mas melan Klein foi pioneira em aceitar para análise crianças de 4 3 2 anos de idade que não tinham ainda esse lugar numa análise porque julgava-se que elas não tinham ainda o psiquismo pronto pra análise mas manan Klein disz que não o psiquismo estava lá pulsante Melanie Klein dizia essas crianças já fazem transferência havia uma série de analistas que recusavam essa ideia mas naquela mesma época eu digo assim 1917
18 19 feren já estava pensando ou pelo menos começando a pensar o estatuto da criança dentro da psicanálise já num segundo momento né ao momento inaugural onde Freud as pensou no segundo dos três ensaios sobre a teoria da sexualidade isso quer dizer que o feren também estava pensando as relações mais estreitas entre o psiquismo infantil e o psiquismo adulto e é a partir daí que o próprio feren se torna o maior encorajador da Melanie Klein para que ela continue a sua Clínica com as crianças a melany Klein para poder chegar numa espécie de escuta do
inconsciente dos das seus paciente zinhos lá de 2 3 anos que sofriam de graves inibições que sofriam de angústias Pois é para ela chegar na escuta deles ela precisava não apenas da do acompanhamento das conversas com pai e mãe né Não só ah dos relatos mas ela precisava entrar numa espécie de sintonia com a linguagem falada ou emitida por aquelas crianças né já eram crianças que falavam mas às vezes até a própria fala era inibida vocês Imaginem que todo consultório de análise a princípio também pode ser um grande inibidor da fala bem nesse momento a
gente pode dizer que a melan Klein começou a pensar uma nova forma de abordagem psicanalítica que não levava mais em conta apenas a associação livre mas que introduzia o brincar dentro da experiência então a forma que ela descobriu ou que ela desenvolveu para escutar fazer acontecer fazer aparecer o inconsciente dos seus pacientes crianças era aproximar-se deles brincando a partir daí ela introduziu o jogo ou os jogos dentro do cenário analítico e o que que ela começou a perceber ela começou a perceber que os jogos tinham paraas crianças a mesma função dos sonhos ou seja representar
distintos diversos e complexos aspectos da vida anímica sobretudo numa dimensão numa perspectiva inconsciente então o jogo favoreceria a partir da percepção de melan Klein a expressão de que exatamente daquilo que ela mais achava importante a ser perseguido dentro da experiência analítica Ou seja a fantasia inconsciente o Fantasma ou a fantasia eu no momento não faria distinção mas recomendo que vocês vejam o vocabulário de psicanálise do laplan pontalis porque lá se pode encontrar um estudo criterioso da diferença entre Fantasma e fantasia desde Freud mas de qualquer maneira a fantasia era para Klein uma das expressões mais
fundamentais do inconsciente Então ela começa a sacar que quando a criança joga ela põe em ato o seu universo Fantastico e que universo Fantastico é esse é um universo povoado por o que ela vai chamar de objetos parciais há uma espécie de abundância dehos Que estão lá a disposição entre aspas das crianças prontos para serem usados e incluídos nas suas fantasias então tanto os jogos quanto o brincar seriam formas de fazer aparecer a dinâmica não tão dita não tão conhecida e não tão revelada a dos elementos que constituíam a vamos dizer assim o que anima
psiquicamente uma criança então de cara a gente pode dizer que assim como melan Klein também contribuiu dentro da teoria freudiana dentro da do pensamento clnico freudiano para a ampliação do escopo interpretativo da psicanálise então com Melanie Klein Você tem uma interpretação sobre a fantasia inconsciente que levea em conta que essa fantasia tem de fato uma existência muito precoce e certamente arcaica a transferência ela na verdade é para kleim tudo aquilo é uma espécie de completude de tudo aquilo que possa vir no lugar de interesse de desejo da criança então para melan Klein a transferência e
a contratransferência São banda e contrabanda de uma experiência que faz ventilar o tempo todo a possibilidade de simbolização do psiquismo infantil é claro que em estando em análise em estando em situação Clínica tanto analista quanto criança analisando estão produzindo novas versões de suas fantasias estão produzindo novas versões de compreensão da realidade por isso melan kin vai dizer que tudo aquilo que o analista é capaz de perceber sob uma espécie de conhecimento do inconsciente infantil é necessariamente filtrado pela própria disponibilidade contratransferencial do analista quer dizer o seguinte a contratransferência que é aquilo que diz respeito ao
que é tocado no analista so ponto de vista de suas formulações subjetivas a contratransferência tá no centro da técnica psicanalítica por quê Porque é a partir dali onde o analista é colocado como ocupando o lugar de mãe que vai indagar ao filho exatamente a questão fundamental Qual é o seu desejo o que é que você quer e essa pergunta é não é elaborada não é uma pergunta elaborativa a pergunta que a mãe faz e que ela na verdade não obtém a resposta e ela própria cria em conjunto cada vez mais com o bebê em desenvolvimento
a pergunta é como é que eu posso aplacar a tua angústia por que choras Vale lembrar daquela música do Titans Que pergunta você tem fome de quê você tem sede de quê A análise pode fazer essas questões se desdobrar então é curioso porque é contando com uma espécie de sensibilidade no lugar Maternal que ela se coloca ela se coloca para dizer assim esse bichinho pequenininho essa gracinha ou não tão gracinha que que tá na minha frente que tá sofrendo que tá angustiada que será que se passa aí e para chegar nisso é que ela vai
começar a brincar então ela não tem problema Ela deita com a criança no chão no divã Ela finge que tá dormindo ela começa a criar uma espécie de universo animado dos objetos e a criança a partir daí é que começa a mostrar algum interesse no no nos acontecimentos da sessão porque aí a criança se sente tocada ela pensa vamos vamos supor ela a criança pensa assim ah agora titia conseguiu falar alguma coisa que me interessa quando começou a brincar com as crianças ela começou a sacar rapidamente que o que angustiava essas crianças era da ordem
de um excesso onde elas estavam ou culpabilizadas ou amedrontadas ou simplesmente incompreendidas diante a que envolvi o mundo adulto os interesses adultos e a relação entre a criança o adulto questão essa que também foi pensada pelo feren mais ou menos ali na mesma época então a Melin não era uma analista que a gente pudesse chamar cujas bases estariam numa espécie de intervenção pedagógica dentro do setting psicanalítico não ela queria e fazia o tempo todo era interpretar os níveis mais arcaicos de formulações que as crianças tinham portanto os níveis de compreensão arcaicos que elas tinham da
dimensão sexual da dimensão do encontro entre pai e mãe entre pai e filha entre pai e filho entre irmã e irmão ou irmã de uma maneira geral e certamente mãe filhos portanto Mel ela certamente conta com um universo muito rico ativo e certamente desconexo de fantasias é um analista que levou a sério toda a questão constução da fantasia e a sua Clínica foi uma clínica muito mais ligada a isso do que propriamente a as questões mais porcionais vamos dizer assim embora a gente sai que isso não seja algo tão fácil de discernir então o jogo
Era para ela o substituto ou corolário da associação livre interpretando angústia ela modificaria diretamente a situação de sofrimento ela ela Faria mudanças no psiquismo por quê porque a criança seria incapaz de atingir a os códigos por onde os adultos haviam mapeado o seu desejo então a melan Klein Sempre levou muito a sério o que as crianças sentiam o que tinham a dizer ela conversava abertamente sobre da da da sexualidade o escanar da fantasia sexual é muitas vezes criticado por outros analistas era peculiar da melan Klein ela levava a sério a capacidade que as crianças tinham
de escutar e falar sobre o excesso sexual sobre o excesso dramático edípico é claro que a Melon Klein nesse ponto ela era muito freudiana porque ela ela conseguia sacar o tempo todo que a criança estava enredada dentro de uma dinâmica triangular onde ela não sabia se posicionar mamãe papai e no meio ela ela como desejante E ela como alguém a ser impedida e a ser inibida e nesse interem todo um um um todo um universo de de símbolos e fantasias que que geravam prazer confusão medo culpa e assim por diante então a Melanie Klein ela
age na crueza do sexual ela chega na chincha vamos dizer assim junto às crianças isso torna parece um pouco ah real demais a dimensão interpretativa Isso parece que é como se houvesse assim um uma percepção do decline que as crianças estavam prontas para se livrar inclusive daquilo que o feren havia denunciado como a hipocrisia do adulto diante da criança vocês vejam que levar interpretações assim mamãe tem uma garagem papai tem um um carro né E você tá vendo agora vamos através dos brinquedos né que papai tá botando o carro na garagem quer ver isso parece
até de uma certa bizarrice e é bizarro né assim como a sexualidade humana é bizarra as interpretações clinias tinham essa espécie de ah caricatural da [Música] coisa mas ela pensava e agia de maneira que era fundamental tocar exatamente na fonte de angústia o que é que eu faço com essa com esses carros e essas garagens que parece que dentro de um universo Mais amplo mas dentro de uma certa cosmogonia a gente poderia dizer tudo se quer penetrar tudo se quer associar tudo se quer encampar englobar tudo sequer mais forte maior é um pouco essa talvez
a ideia do do absoluto da transferência por onde caminha KLE ela não faz mu destinção do psiquismo infantil pro psiquismo do adulto é como se as coisas já tivessem lá o edpo já estivesse posto desde muito cedo e cada vez mais ela vai por essa via dando força inclusive à suposição Ah o dando força exatamente a exato a suposição da fantasia da protas né a gente sabe que há para Freud eh três fantasias originárias fundamentais que são elas a cena do coito originário que é muito trabalhada dentro da perspectiva do homem dos lobos a a
outra é a fantasia de sedução né de que um adulto seduz uma criança que foi muito foi o início da psicanálise com toda a primeira teoria do trauma com toda a construção sobre a histeria e também a terceira era grande protas é a fantasia da castração não é eh que depois foi trabalhada extensivamente por Freud sob tudo a partir de totten Tabu Então essas três protasi Sena originária sedução e castração melan Klein as encontra em loco numa criança de 2 anos vejam que aí confunde-se confundem-se os planos ontogênese e filogênese a psicanálise Dev abrigar também
isso que a criança já traz Como dizia o Freud hereditariamente né ou como a gente pode dizer filogeneticamente eu L aqui um pequeno treo uma passagem de um important artigo da Mel Klein chamado princípios psicológicos da análise de crianças que é um artigo publicado no ano de 1926 e que esclarece bastante o que eu venho dizendo aqui então Melanie Klein abre aspas ao brincar as crianças representam simbolicamente Suas Fantasias desejos e experiências elas empregam então a mesma linguagem o mesmo modo de expressão arcaico filogeneticamente adquirido que já conhecemos dos sonhos ela só pode ser entendida
por completo Se for estudar com o mesmo método que Freud desenvolveu para desvendar os sonhos O simbolismo é apenas parte dessa linguagem Se quisermos entender corretamente a brincadeira da Criança em conexão com o resto de seu comportamento durante a sessão analítica temos que levar em consideração não só o simbolismo que muitas vezes aparece com tanta clareza em seus jogos mas também todos os meios de representação e os mecanismos empregados no trabalho do sonho também não se pode jamais esquecer a necessidade de examinar toda a cadeia de fenômenos veja esse trecho eh mostra que a melan
Klein tava interessada no brincar que o brincar trazia em si simbolicamente as fantasias os desejos e experiências que isto é parte do inconsciente que isso não é a totalidade mas que isso é parte e que a transferência né ao poder também escutar sonhos ao poder eh perceber determinadas passagens ao ao ato que que são muito típicas em crianças em análise porque elas não falam porque elas têm uma certa dificuldade ainda de frasear e de alcançar reverberações metafóricas então elas passam ao ato com com Muito mais agilidade ou seja elas cometem pequenos atos tomam atitudes quem
trabalha com crianças sabe que as crianças às vezes nos levam a exaustão física porque elas andam elas pegam nas coisas elas circulam nos nos ambientes elas rodam nos sofaz elas ficam de cabeça para baixo e e querem testar o tempo todo isso é próprio primeiro de angústia e segundo da dificuldade que a criança tem Óbvio de deitar no Divan eu acho que ninguém que que lida com criança de 3 4 5 6 até de 8 anos vai supor que ela vá querer se deitar no Divan ela não vai querer e com toda a razão não
há Divan para crianças a Melanie Klein nesse trecho afirma que é preciso e é possível lidar com as fantasias das Crianças porque essas fantasias já estão postas desde sempre desde a perspectiva filogenética é por aí que a gente pode dizer que o pensamento da melan Klein é menos pulsional é menos errático em relação à potência da pulsão porque essa pulsão é já esperada e apreendida pelo que tá na na origem na filogênese a melany Klein tem plena consciência de que o trabalho com a criança eh vai se dando né a elaboração vai se dando aos
poucos mas ela ela dizia que às vezes bastava o analista conseguir tocar num certo grau de de angústia geralmente ligada a a a a sentimento de culpa forte bastava isso né que isso já aliviava a criança naquela situação Melanie Klein é muito sensível à questão do sentimento de culpa infantil porque ela pressupõe que o sug origem desse sentimento de culpa está posto desde muito cedo estruturando o psiquismo infantil nessa época em 26 ela ainda achava assim como Freud postulou que o superg era Herdeiro do complexo de edb mas logo depois ela vai abandonar isso e
vai dizer não o superg é arcaico mesmo e ele é tirânico e ele é o grande responsável pelo afrontamento e na verdade pela violência Ah que certas crianças passam ah de uma maneira interna a capacidade compulsiva de um superg aprender ah de maneira paranoica de maneira persecutória os objetos é enorme e isso se sofre uma determinada fixação leva a não só a graves psicopatologias como muitas vezes H um estado de Sofrimento continuado há portanto processos de análise que necessariamente precisam pôr em evidência a dimensão tirânica do sug de forma a quem sabe permitir o abrandamento
ou a desconstrução de determinadas injunções violentas do sug é preciso dizer que Melanie Klein esteve sempre muito interessada na diminuição do sofrimento dos seus pacientes aor I para ela estava a serviço de um entendimento do psiquismo que pudesse ser efetivo ser eficaz ah sob a questão do excesso de dor que alguém pode levar consigo a partir de um determinado ou de algumas peculiares formas de ordenação ou até desordenação do aparelho psíquico portanto é important salientar a título de conus deste primeiro programa que a teoria de melan Klein é uma teoria oriunda da teoria freudiana ela
segue uma determinada trilha em Freud mas jis se ateve né a Freud como como ordem última e e é na verdade uma transgressora da obra freudiana mas sempre numa perspectiva de entendimento do psiquismo através de suas intervenções clínicas assim como feren e assim como também o winicott que era seu contemporâneo melan Klein é uma dessas teóricas que cuja referência é o sofrimento humano Na tentativa que se tem não só de compreendê-lo como de aplac Melanie Klein é uma autora fascinante suas percepções e formulações e preocupações certamente interessam a sensibilidade dos psicanalistas ou dos interessados em
psicanálise inclua-se aí muitos pacientes naquilo que a psicanálise tem de mais interessante a meu ver que é pensar a e a catid e bizarrice vamos dizer assim da nossa condição humana que tá longe de ser uma condição voltada ou pensada para o equilíbrio para o bem para a harmonia mas sim ser uma condição absolutamente em aberto absolutamente fora do equilíbrio tomada de assalto pelas pulsões e pela riqueza do universo Fantastico Melanie Klein é uma dessas autoras que nos cativam pela peculiar forma de conceber o ser humano eu espero que tenham apreciado e até um próximo
momento você escutou conversas sobre melan Klein eu sou Alvarez [Música] psicanalista n