é muito bem é o tema da minha palestra essa noite e a confiabilidade Ea autoridade das escrituras e esse é o tema que me foi dado e um tema muito próximo ao meu coração com ele nós vamos nos ocupar e nos próximos 40 50 minutos e eu quero começar dizendo que e a vários ataques que têm sido feitos a Bíblia em nossos dias um e de todos eles para mim o mais perigoso e aquele feito pelo liberalismo teológico o primeiro nós temos o ataque feito pela pós-modernidade no sentido de que a Bíblia Esse é um
livro religioso como qualquer outro livro religioso e as reivindicações que a Bíblia tem feito além de trazer uma mensagem exclusiva autoritativa são reivindicações inaceitáveis uma vez que a verdade é relativa e nós vivemos num mundo que é plural bom então a pós-modernidade Tem dificuldades com o livro como a bíblia por causa do seu caráter exclusivista ela se apresenta como sendo a palavra de Deus como sendo verdadeira e requerendo de quem a Lê submissão a sua autoridade e fé na suas afirmações Experimente pós-moderna é absolutamente inaceitável outro ataque é feito pelos ateus os ateus atacam a
Bíblia muito tempo desde o século segundo terceiro escritores Romanos cultos fizeram ataques ao antigo testamento EA Nascente cânone neotestamentário e os Neo ateus fundamentalistas ridicularizam e zombam de todos aqueles que acreditam em revelação Milagres respiração e no Sobrenatural basta ler os ataques de Richard dawkins o falecido Christopher hitchens e Sam Harris e outros que eles fazem a autoridade da escritura e a nossa crença de que ela é de fato a palavra de Deus e além dos Defensores da pós-modernidade dos Neo ateus também nós temos os ataques feitos por outras religiões gurus profetas e líderes iluminados
E reivindicam os sonhos visões e novas revelações que competem com a exclusividade à autoridade da Bíblia e matéria de conhecimento de Deus então a Bíblia se por um lado é o livro mais vendido e lido no mundo por outro é também o mais atacado é o mais questionado é aquele que recebe o número maior de críticas como eu disse eu entendo que de todos estes ataques o mais pernicioso em séculos recentes é aquele que é feito pelo liberalismo teológico e eu explico os liberais estão nas nossas igrejas eles estão nas nossas instituições de ensino eles
estão nos os seminários e ele se apresentam como cristãos eles dizem estudar a bíblia gostar da Bíblia falam sobre a Bíblia fazem cursos e ganham títulos em programas relacionados com a Bíblia e portanto porque vem de dentro é um ataque ainda mais mas é sério mas encarniçado os liberais fazem isso desde o século 18 quando eles vêm tentando desacreditar a Bíblia a origem que geralmente se atribui ao início do ataque Liberal na escritura Essa é a uma declaração de um teólogo alemão chamado Yohan Salomon Sandler do século 18 que fez uma distinção entre palavra de
Deus e escritura Ele disse que a fonte dos problemas em Teologia era acreditar que palavra de Deus escrituras são a mesma coisa para eles são duas coisas diferentes palavra de Deus tem a ver com a revelação que Deus fez de si mesmo essa É infalível e inerrante e o registro dessa Revelação que é escritura ela é falível porque foi feita por homens condicionados a sua cultura limitados no seu conhecimento A subjetivos então o que nós temos na verdade é a escritura e dentro dela lá Perdida no Meio você tem a palavra de Deus viu trabalho
do crítico do exegeta é examinar esse livro e criticá-lo no sentido de procurar separar o que é palavra de Deus de palavra humana ele chamou de cano normativo do cano oficial tem que separar os dois canos normativo é a palavra de Deus e o cana oficial são os 66 Livros nós temos que fazer a separação entre eles para achar a palavra de Deus dentro da escritura Então esse foi o programa começado por assim como John a yorrane solomos Emily no século 18 e há quem diga que o método crítico é neutro né ele começa na
verdade é científicamente neutro quando na verdade ele começa com uma proposição teológica fazendo a separação entre palavra de Deus e escritura tem nada de neutro não tem nada do meu a partir daí então a escritura é vista como sendo a elaboração ou registro da Fé de Israel e dos primeiros cristãos bom e é portanto um livro que deveria ser lido como todos os demais livros ele via se sujeitar a crítica que é elaborada o feita acima em cima de qualquer outro livro é humano como resultado eles passarão afirmar o seguinte sobre a Bíblia primeiro a
Bíblia não pode ser identificada como palavra de Deus absoluta infalível confiável e autoritativa para todas as épocas e todos os povos o seu lado humano a condiciona as culturas nas quais os seus livros foram produzidos então não se pode querer que um livro de dois mil anos de idade fala e normativamente em uma cultura em uma sociedade que tem questões diferentes assuntos diferentes uma cosmovisão diferente segundo a bíblia é um livro de religião como qualquer outro não seria e em alguns sentidos no que O Corão O Livro de Mórmon porque a semelhança desses outros dois
expressam o sentimento religioso daquilo que as pessoas que o escreveram é tinham naturalmente Cristo Então não é o único caminho para Deus não você vai encontrar Salvação em outras religiões porque o cristianismo que se apoia nesse livro ele não pode ser considerada a única religião correta todas as demais também são consequentemente não há regras Morais ensinamentos teológicos a partir desse livro que sejam absolutos e permanentes cada geração tem que descobrir por si mesmo através da crítica do método crítico qual a relevância ou qual aplicação do que a nesse livro para as questões da época ou
seja a teologia que é feita no século não serve para o século seguinte uma vez em toda a teologia é sempre teologia a caminho e se baseia na tentativa de sistematização de um livro que também é o resultado da Sé loco operações teológicas de pessoas de dois mil anos para trás ou mais Então esse foi o ataque e o liberalismo teológico fez as escrituras a partir do século 18 se antes Nós já estávamos ocupados tentando defender a Bíblia dos ataques dos ataques de quem estava de fora agora o ataque vem de dentro na de pessoas
que estavam nas igrejas nas nossas instituições de teologia começando lá na Alemanha passou para Inglaterra invadiu toda a Europa foi para os Estados Unidos e é claro chegou aqui também no nosso país e a neurotoxina que veio depois do liberalismo teológico e numa e como sendo uma reação o liberalismo teológico não ajudou muito porque se por um lado Call Bart os seus seguidores atacaram liberalismo teológico por causa do ceticismo radical Com que criticavam a bíblia por outro disseram que o problema do liberalismo teológico não foi dizer que a bíblia tinha erros porque é claro que
a bíblia tinha erros o erro do liberalismo teológico foi achar que a bíblia era irrelevante porque tinha erros e a neo-ortodoxia passou a dizer então a que Deus nos fala através desse livro e esse aqui é o grande milagre que Deus nos fala através de um livro falível Deus nos fala através de um livro cheio de erro o erro do liberalismo foi tornar a Bíblia e relevante o liberalismo estava certo quando apontou as inconsistências da Bíblia o que eles não perceberam é que Deus continue e Vamos falar através dessa Bíblia falível e cheio de erros
a Bíblia naturalmente não é a palavra de Deus ela contém a palavra de Deus ou se torna palavra de Deus com nós na sua leitura no seu estudo ali nos encontramos com ele e temos uma experiência existencial e esses pontos tanto do liberalismo teológico quanto o Daniel ortodoxia No que diz respeito a Bíblia são ensinados no Brasil claramente nos cursos de ciências da religião dos cursos de teologia em universidades públicas e particulares nos seminários de denominações históricas não é de admirar que nós vemos surgindo no nosso país uma geração de pastores que não Confiam na
escritura e não querem se submeter a sua autoridade porque isso é minado nessas instituições de ensino onde o liberalismo teológico e a neo-ortodoxia tem encontrado espaço tem encontrado lugar e o cristianismo histórico sempre acreditou que palavra de Deus escrituras são a mesma coisa com base naquelas palavras de Jesus em João 10 35 Quando o senhor Jesus disse ele Deus chamou Deuses a quem foi dirigida a palavra de Deus EA escritura Não Pode falhar é claro que para Jesus palavra de Deus e escritura nessa passagem São uma EA mesma coisa então para o cristianismo histórico essa
distinção é absurda e quem acredita que palavra de Deus escritura é a mesma coisa geralmente é chamada de fundamentalista é isso é um rótulo que pregaram na testa de quem diz que a bíblia é a palavra de Deus que confia na Bíblia e se submete plenamente autoridade da Bíblia quem faz isso é geralmente chamado de alguns corantes tem genus ego fundamentalista né a palavra dá para isso e que se bom então diante disso é muito importante nós entendermos o que que nós insistimos em confiar nesse livro aí nos submeter a autoridade dele e ter algumas
respostas para estes ataques vamos começar e dizendo o que é que nós entendemos por escritura quando a gente fala confiabilidade da escritura nós estamos nos referindo a que muitos livros religiosos foram produzidos no período de 250 antes de Cristo a 250 depois de Cristo ou seja o períodos macabeus antes de Cristo e depois o período chamado da patrística muitos a Evangelhos muitos apocalipsis muitas narrativas da infância de Jesus muitas Cartas atribuídas a algum nome conhecido dentro do Círculo Cristão e antes disso dentro do Judaísmo produzidos livros que são conhecidos por exemplo como os macabeus ou
aqueles Apócrifos que constam na Bíblia católica todavia a igreja cristã depois de ser provocada por Marcião por Montano que estavam em e não porque foi o primeiro a produzir uma lista canônica muito reduzida e minimalista e montando porque começou a reivindicar que Deus estava trazendo revelações para ele e para suas duas discípulas exatamente como tinha trazido para os apóstolos isso provocou a igreja há de fato resolver essa questão do cano o que que livros nós de fato reconhecemos como inspirados por Deus ou não e a igreja reconheceu não determinou reconheceu como inspirados por Deus aquele
66 que hoje compõem o cânon e do Cristianismo histórico 39 no antigo baseado numa decisão anterior do Concílio de jâmnia na década de 90 quando o cano é prático judeus fecharam O entorno desses 39 e depois nos 27 que compõem o Novo Testamento os critérios Todos nós sabemos eram especificamente dois havia outros mas os dois principais a era a questão da apostolicidade que tem a ver com autoria e ortodoxia o livro tinha que está alinhado com ensinamento apostólico tão livros heterodoxos foram rejeitados livros que continham ideias estranhas ao ensinamento apostólico foram foram rejeitados como por
exemplo evangelho de Tomé o evangelho de Judas nem se fala né E outros que é claramente não tiveram qualquer lugar ceudep grafos levo e livros que apareciam como tendo sido da autoria de alguma autoridade dentro do Círculo Cristão eram também é todos rejeitados finalmente e depois de alguns conselhos a igreja reconhece como palavra de Deus o cano que nós temos hoje no cristianismo histórico esses 66 Livros então foram reconhecidos como escritura como palavra de Deus É infalível confiável e autoritativa é isso que nós queremos dizer quando nos referimos a escritura não se nega o valor
dos Apócrifos desses Evangelhos espúrios que estão por aí porque lendo nós podemos recobrar o recuperar o que é que se pensava naquela época né O Chamado cristianismo Marginal O que é que o cristianismo heterodoxo confiável pensavam o o acreditava naquela época mas é somente a esse 66 Livros que o cristianismo histórico se submete como palavra de Deus esse conceito toda via de escritura canônica ela autoridade dela vai se perder ao longo da idade média pelo surgimento do o católico encabeçado por um papa considerado infalível e que aceita a revelação progressiva então com isso o cânon
some para segundo plano dentro da igreja cristã na idade média e se perde vendo é vindo a ser recuperado durante o período da reforma protestante os reformadores recuperaram a doutrina da autoridade das escrituras canônicas a Por uma questão muito simples uma vez que eles rejeitaram a autoridade papal era preciso estabelecer então um juiz Supremo na igreja porque era esse o papel do papo então era preciso que se estabelecesse o juiz supremo para todas as controvérsias e questões que haveria de surgir na igreja EA Claro os reformadores disseram que tinha que trazer de volta aquela autoridade
que havia sido isso e do seu lugar durante a idade média a escritura ela é o juiz Supremo na igreja é ela que se deve recorrer e uma vez que a escritura fala tudo mais se cala eles entenderam que esse conceito era derivado e da própria escritura e tinha raízes nos profetas do Antigo Testamento no senhor Jesus e nos seus Apóstolos e assim todos os reformadores sem exceção colocam a escritura como sendo a autoridade máxima na igreja a Bíblia Então passa a ser o juiz Supremo nas igrejas protestantes e também na vida individual era através
da escritura que todas as controvérsias religiosas tinham que ser determinadas ou seja se a um ponto de dúvida se a uma um questionamento um debate sobre um assunto isso era resolvido se apelando para escritura O que que a Bíblia diz sobre isso o que é que a escritura nos ensina Vamos tentar entender é claro que nem sempre havia um consenso sobre o que é que a Bíblia diz sobre determinados pontos mas as grandes questões todas foram consensuados com base na no estudo da palavra de Deus os decretos dos concílios seduz é formado se e reformadores
se organizaram em igrejas instituições e que eram governadas por concílios por autoridades eram colegiados todavia as decisões desses colegiados que não se submeter a autoridade final da palavra de Deus os antigos escritores por mais honrados que fossem todavia deviam ser também analisados pelo crivo da escritura eles Liam a patrística mais rejeitavam tudo aquilo que na patrística não pudesse ser provado pela palavra de Deus todas as doutrinas de homens opiniões particulares tudo tem que estar Submisso a palavra de Deus não é à toa que o principal slogan da reforma sola scriptura e somente a escritura ela
é autoridade final e última na Igreja de Cristo é por ela que Deus nos fala é por ela que nós estabelecemos a nossa prática e aquilo que nós queremos a credendo e agenda ela é a única regra de fé e prática na igreja foi isso então que marcou a reforma protestante o retorno da autoridade da escritura ao seio da igreja por quê que era necessário que se tivesse escrituras confiáveis Por que que essa doutrina era tão importante os reformadores foram e os que vieram depois dele a chamada o escolasticismo protestante o a segunda fase da
reforma protestante eles trataram dessa questão uma vez que a escritura para eles era a autoridade máxima a porque isso e aqui eu eu vou seguir essa explicação e havia a questão da revelação de Deus na natureza que não era negada por ninguém uma vez que Romanos um é muito claro de que Deus ou o que se pode conhecer de Deus claramente se vê por meio das coisas que foram criadas porém eles entenderam desde cedo e essa revelação embora suficiente para deixar os homens inescusáveis diante de Deus como Paulo diz era insuficiente para trazer o conhecimento
Salvador de Deus e que portanto era necessário que houvesse uma outra Revelação superior e eficaz eles também falaram da revelação na consciência Calvino começa as suas institutas no capítulo primeiro falando desse conhecimento de Deus que é inato a cada homem e que ele liga a imagem de Deus que está no homem e que é suficiente para mostrar que existe o certo e errado como Paulo diz em romanos dois e Deus gravou no coração do homem a sua lei o e mesmo aqueles que não conhecem a lei escrita de Deus tem uma consciência que se acuse
se defende E com isso eles mostram a norma da Lei gravada no seu coração mas a revelação na natureza e na consciência elas são insuficientes para dar ao homem o conhecimento Salvador de Deus por isso foi servido a Deus revelar-se de maneira escrita declarar sua vontade ao seu povo e fazer com que essa vontade fosse registrada através de homens que ele escolheu ao longo de dois milênios e os inspirou com o objetivo de melhor preservar a verdade melhor propagar essa verdade dar a igreja uma segurança e um conforto contra corrupção da Carne EA malícia de
satanás e do mundo com estes objetivos Então Deus vem a nós na revelação escrita inspirada por ele portanto o aplicativo é claro uma vez que Deus faz isso uma vez que esse processo foi terminado no cânon de 66 Livros cessaram os modos antigos de Deus se revelar os homens como ele fazia durante o processo em que a sua Revelação estava sendo escriturada uma vez que ela foi escriturada infalivelmente então Aqueles modos antigos de Revelação eles sessão e nós temos na escritura Revelação final autoritativa suficiente bom e confiável de Deus porque é de Deus então nós
podemos confiar nela falar um pouquinho mais sobre isso já que a palavra inspiração e infalibilidade né começaram a aparecer aqui o que que nós queremos dizer com inspiração uma vez que ela é a base para a autoridade da Bíblia e para nossa confiança nela o que nós queremos dizer é que o Espírito de Deus supervisionou aquele processo de escrituração da revelação de tal maneira que tudo o que os autores humanos escreveram é verdadeiro isso se estende inclusive e a escolha de palavras ou colocando de outra maneira os autores humanos foram preservados de registrar informações e
conceitos errados geográficos históricos Morais ou espirituais até porque nós não podemos separar as duas coisas alguns dizem assim não a Bíblia não tem erros e o teológico mas ela pode ter o histórico tomemos por exemplo a ressurreição de Jesus ali você tem um evento histórico de natureza teológica se os autores bíblicos erraram em matérias de História porque não estarem errados no relato da Ressurreição uma vez que é um fato histórico mas não podemos separar na Bíblia história e teologia geografia e teologia então é uma falácia essa posição intermediária de que tem erros a geográficos a
Bíblia históricos da Bíblia mas não tem erro teológico não tem erro doutrinário moral porque na escritura essas coisas se confundem o e portanto porque nós entendemos que Deus supervisionou esse processo o resultado final que é escritura canônica é a própria palavra de Deus confiável infalível eu vou usar o termo inerrante aqui vou falar um pouquinho sobre ele e portanto autoritativa na dentro da igreja quando nós falamos de inspiração é claro nós precisamos dizer imediatamente que não estamos falando aqui de ditado embora algumas partes da Bíblia foram digitadas por exemplo os dez mandamentos que nós queremos
dizer é que Deus se Valeu das personalidades do conhecimento ele não suprimiu o estilo de cada autor mas aí que está maravilha de tal maneira Deus agiu que estes homens falíveis fracos e limitados ao terminarem o produto final ao chegarem ao final do seu trabalho poderiam dizer que ali estava a verdadeira e com a palavra de Deus eu falei no termina hum se aqui a o tema inerrância ele entra no vocabulário Somente depois do início da disputa liberalismo e fundamentalismo na década de 20 do século passado nos Estados Unidos embora o termo inerrante só tem
Aparecido naquela época o conceito de que a Bíblia não contém erros e pode ser traçado ao próprio Jesus a escritura Não Pode falhar e aos seus Apóstolos e a patrística a idade média aos reformadores eles não usaram termo inerrante mais um conceito de que a bíblia é verdadeira em tudo que fala eles usaram eu sou membro da Fraternidade teológica Mundial faço parte do comitê teológico da Fraternidade e nós estávamos durante alguns anos trabalhando numa declaração de fé para oferecer ao século 21 a e foi foi terminada a declaração e houve um episódio interessante quando nós
chegamos na questão da escritura porque tinha representantes das igrejas reformadas na Europa que não gostavam do termo inerrância porque eles diziam que isso era uma coisa dos Americanos era um tempo que tava ligada à controvérsia fundamentalista Liberal nos Estados Unidos aqui na Europa não se usa o terminar errante então eu propus ao irmão lá e sim em vez de dizer que a bíblia é inerrante nós descemos assim ela é verdadeira em tudo que afirma ele disse tá ótimo e você pode não gostar do terminar errante ele tá bom alternativas iria dizer que ela é verdadeira
em tudo que ela afirma Quando eu digo quando nós dizemos que a bíblia é inerrante o que ela é verdadeira em tudo que afirma nós não estamos negando algumas coisas primeiro que ela tem o seu lado humano que ela foi escrita por pessoas como você e eu estavam presos a um contexto cultural que falavam línguas que não se falam mais hoje e que eu estava imersos em determinados contextos que não são os mesmos nossos mas aqui talvez uma comparação ajude é mas também reconhecemos que o Senhor Jesus é plenamente homem só que ele nunca errou
só que ele não tem erro ele não tem falha e nós podemos fazer aqui uma comparação uma similaridade da mesma forma que o Senhor Jesus é plenamente Divino e plenamente humano podemos dizer a mesma coisa da escritura a humanidade da escritura não quer dizer que ela tenha erros porque aqui que entra o processo de inspiração não quando nós falamos de inerrância a retoma negando o lado humano e não é artistas acreditam estudar contexto e estudar línguas originais estudar Teologia estudar história para melhor compreensão porque a Bíblia não caiu pronta do céu e não foi dada
por anjos mas foi produzido num determinado contexto e o conhecimento daquele contexto nos ajuda a entender o seu significado e quando dizemos que a bíblia infalível nós não estamos negando nós não estamos dizendo que as traduções são inerrantes vai ter gente que vai defender determinada a tradução como sempre né hum nós não estamos dizendo que as traduções são inerrantes para nós a infalibilidade está nos originais está nos autógrafos não estamos não temos mais os autógrafos mas nós podemos ter pelo trabalho da manuscritologia Ou baixa crítica Como é chamada quase sem por cento de certeza da
sua do seu conteúdo e as partes que estão em discussão e nenhum momento elas afetam o conteúdo da escritura alguém pode dizer é muito fácil você dizer que a Bíblia não tem erros nos originais e você não tem os originais e eu digo não mas corta dos dois lados Você também não pode provar que tinha porque você também não tem os originais estão corta dos dois lados não é verdade então às vezes eles vão dizer é muito fácil de afirmar a inerrância de uma Bíblia nos originais e você não tem os olhos de nós né
e a resposta que você pode dar essa Mas também você não pode provar que tinha erros porque você também não tem os originais por isso que a questão não pode se resolver a esse nível então quando a gente fala que a bíblia É infalível nós não estamos negando e as traduções são inerrantes porque nós reconhecemos que a infalibilidade a inspiração se resume a aos originais dos quais nós temos a recuperação quase plena por meio desse trabalho chamado de baixa crítica ou manuscritologia também nós não estamos negando que existem cópias contendo variantes e redações diferentes e
nós temos mais de 5.000 manuscritos da Bíblia e a variantes avaliações porém quem estuda o assunto sabe que são em questões pequenas e as partes como por exemplo uma no manuscrito tem Jesus Cristo no outro tá em Cristo Jesus a número escrito tem um verbo em outro manuscrito tem o sinônimo daquele verbo às vezes é claro que o Escriba que copiou cometer um erro de escuta ou um erro de helicóp ou uma linha distrair os copiou a mesma linha de novo ou então omitir uma linha inteira que não tá no manuscrito que ele golpe ou
mais tarde que o vizinho dele copiou eu tô todo mundo sou esse tipo de variações as variações maiores como o final de Marcos 16 o a parábola ou a história da mulher apanhada em Adultério de João 8 ou a como e o anel sem Primeira João 5 que fala da Trindade ainda que não estão nos originais vamos supor ainda que não estivesse a controversa e nada afetariam qualquer das doutrinas principais do novo testamento nada então às vezes é só disso são ataques que são feitos a mas sem muita consistência qualquer estudo mais sério da questão
manuscritologia verá que isso não é de fato nenhum empecilho a nossa crença na infalibilidade da escritura quando a gente diz que a bíblia infalível e inerrante nós estamos dizendo que tudo que ela se expressa numa linguagem científica quando a Bíblia se pronuncia sobre fenômenos naturais ela não usa a linguagem convencional Oi de hoje ela usa a linguagem do Observador ela usa a linguagem do ponto de vista daqui da Terra quando por exemplo ela diz que o sol nasce no extremidade do céu percorre toda a sua extensão e se põe no outro é claro que se
você for submeter esse tipo de linguagem é o cânone científico você vai dizer a Bíblia tem a visão é geocêntrico Ou seja que a terra está firme e quem se move o sol e é uma visão ultrapassada de universo está em um erro mas isso é desonesto porque todo mundo sabe que ainda hoje as pessoas diz o sol nascer ruim e o sol se pôs EA linguagem do Observador para quem está na terra o sol nasce percorre Se põe e essa linguagem bíblica a mas lá no livro de Levítico tá colocado o morcego como ave
quando diz assim não comerás das seguintes aves aí vem num cômodo Falcão não como a águia a rua Ainda bem né não Como o corvo não como é isso e não comerás o morcego todo mundo sabe que morcego não é a vida então isso é taxonomia moderna Isso é uma convenção moderna de dizer que morcego não é Ave e resolveu se enquadrar como sendo um mamífero mas para o hebreu tudo que tivesse Asa e voava nave e a Bíblia tá falando na taxonomia da sua época você não pode querer submeter a visão bíblica a As
convenções da ciência moderna Amanhã eu vou descobrir e vovó reclassificar o morcego como a vi de novo sei lá essas coisas mudam tanto então é esse tipo de erro daqui às vezes levantado contra a escritura né e nós não temos problema em admitir que ela não é um livro em linguagem científica também quando a gente diz que a Bíblia não é inerrante nós não estamos dizendo que não existem aparentes contradições no relato dos três e velhos a cura do cego em Jericó um evangelho diz que Jesus curou um cego na entrada outro evangelho diz que
ele curou dois cegos na entrada e outro evangelho disse que ele curou um cego na saída Então olha aí tem contradição na Bíblia porque necessariamente uma contradição uma explicação eram dois cegos não falava mais do que o outro Jesus entrou na cidade começaram a gritar Jesus atravessou a Cidade kurono na saída tão cada Evangelista na de uma perspectiva qual é o problema arqueologia acaba de descobrir descobrir um tempo atrás que tinha duas cidade chamada Jericó ligadas Por uma estrada a saída de uma era entrada da outra e Por que então não tô dizendo que não
quando a gente diz que a Bíblia não é inerrante não estamos dizendo que não há contradições mas só que para nós essas contradições elas são aparentes com pouco de boa vontade a gente pode achar uma solução e se não achar uma solução eu prefiro dizer eu não sei a resposta é mas mas vamos esperar uma hora dessa aparece uma descoberta arqueológica que nos ajudem a elucidar a situação como por exemplo a descoberta de Jericó antiga né que durante muito tempo se achava que era conversa da Bíblia quando falava a história de Josué o relato o
lado de Josué derrubada dos muros de Jericó durante muitos anos séculos se pensava que aquilo era que ninguém sabia dançar cidade até que finalmente arqueologia desenterrou Jericó então de repente arqueologia tá aí para nos ajudar a resolver alguns problemas que é pode ser que no momento nós não tenhamos uma resposta também quando a gente diz que a bíblia É infalível e inerrante nós não estamos dizendo que todas as informações a numéricas ou de medidas da Bíblia elas são precisas às vezes os autores bíblicos fazem menções vagas em precisas sobre números e medidas eles arredondam mas
há uma diferença entre imprecisão erro e Sim eu moro a vários quilômetros do meu trabalho Essa não é uma afirmação Falsa ela apenas em precisa mas ela não é falsa ela não é errada eu de fato moro a vários quilômetros da minha do meu ponto de trabalho então quando a Bíblia especialmente em crônicas em na comparação de crônicas e dos livros dos Reis e Samuel aparecem alguns números que não batem especificamente temos que lembrar que nem sempre os autores bíblicos estavam preocupados em dar um número preciso eles faziam arredondamentos como nós fazemos até o dia
de hoje e isso não pode ser considerado o erro que às vezes as pessoas vêm para cima de nós para gente sair para gente diz que ela é infalível e inerrante não estamos dizendo que a gente entende tudo porque a passagens difíceis de entender na Bíblia nós não compreendemos plenamente tudo o que ela diz embora sua mensagem Central seja clara seja clara a ser compreendida por todos e por último nós não estamos negando a necessidade do estudo aqui nós seguimos é o lema de João Calvino orare ET labutare porque a Bíblia humana nós precisamos labutar
estudar ralar estudar arqueologia e história línguas originais gramática e porque ela é Divina nós precisamos orar para que Deus nos ilumine e mostre o seu significado para nós então é isso que nós queremos dizer por respiração e é isso que nós não queremos dizer por inerência E é claro para defender estas coisas através dos séculos os cristãos têm usado muitos argumentos e ao longo da sua história ele sempre foram chamados a defender a sua confiança nesse 66 Livros canônicos que consideramos como palavra de Deus os argumentos geralmente usados para defender a autoridade da escritura sua
infalibilidade e portanto o fato de que podemos confiar nesses livros e nos submeter a eles são estes aqui e aqui naturalmente não é uma lista exaustiva mais argumentos que vem sendo usados pelos cristãos para defender a autoridade da escritura próprias reivindicações que nós encontramos nos autores tanto do antigo quanto do novo testamento de que eles estavam estudando estava escrevendo a própria palavra de Deus eles disseram Deus está falando conosco esses homens não eram loucos Eles não eram mentalmente perturbadas eles não lideraram o movimento cismáticos eram homens sérios de reputação que estavam inseridos nas suas próprias
comunidades em que as vê a ver um por causa destas coisas nós estamos aqui lidando com palavra de gente desequilibrada disfuncional separaram de uma comunidade isolados mas de pessoas absolutamente normais que não pediram por isso alguns deles até reclamam que era um boiadeiro era vaqueiro e um dia se viu o profeta não estavam atrás não queria não te menor interesse outro surgiram e só depois de passar um tempo na barriga de um peixe aqui resolver escrever e tu é esse tipo de gente que diz Deus falou comigo do jeito que estava disposta a morrer pelo
que viu como os autores do novo testamento eventualmente morreram por afirmarem a ressurreição de Jesus Cristo então primeiro a o tipo de gente que escreveu a Bíblia segundo o testemunho que o próprio Jesus Cristo das escrituras e as reivindicações que Cristo fez exigem de nós uma decisão ou nós acreditamos nelas e portanto o consideramos como o filho de Deus o Messias que havia de vir ao mundo ao nosso rejeitamos e o consideramos um louco um megalomaníaco que fazia muito de si mesmo quando na verdade não era nada esse Cristo constantemente chance lavar o que as
escrituras do Antigo Testamento diziam e baseado o testemunho dele nós afirmamos a mesma coisa assim esse por vezes o Demonstra o ovinho comprovar o que é escritura diz de que esse mundo é criado por um Deus de ordem Deus que tem uma mente lógica um de uns organizado e variados Todos nós sabemos que a ciência usa como ferramentas as leis da causalidade causalidade a lei da lógica e o princípio da uniformidade e baixo daqui e todas estas coisas estão presentes na natureza e todas elas refletem aquilo que a Bíblia diz que é assim porque foi
um Deus lógico um Deus de ordem um Deus que tem princípios um Deus que é organizado QR que é sabe o que criou o universo é muito difícil imaginar que essas coisas vieram todas é de outra fonte que não desse Deus mas sobre isso eu tenho certeza que aqui no Congresso você já ouviram bastante as evidências da arqueologia constantemente arqueologia está e descobrindo provas da autenticidade do relato bíblico bíblico o caso mais famoso é uma escola em inglês chamado sirene sai Bernardo Ramos sei que ele era um ateu era um agnóstico ele resolveu provar que
o livro de Atos era um livro que foi produzido no século segundo por alguém que era completamente desinformado da arqueologia da geografia e da história da Palestina e do antigo Oriente ao redor da Bacia do Mediterrâneo Então esse homem durante anos empreendeu viagens as localidades estudando e comparando com o livro de Atos esse homem se converteu mudou de ideia e ele escreve um trabalho na verdade a atestando a seriedade a historicidade a veracidade do relato que nós encontramos relatos que nós encontramos no livro de Atos quem quer que escreveu o livro de Atos nobres eram
alguém plantado no primeiro século que conhecia muito bem os locais que ele descreve por onde passou a navegação sabia dos portos sabe de todas as coisas leu o livro dele sobre atos e você vai ver como a pelos estudos que ele fez analisando a evidência arqueológica então ele vem ele mudou de ideia a respeito do livro de Atos outra evidência ao conteúdo da escritura que outro livro trata disso quem nós somos De onde viemos para que existimos há vida depois da morte tem a Deus como posso me relacionar com ele como resolva o problema da
culpa EA eficácia dessas doutrinas e dessas ideias em Milhões de vidas transformadas através da história Harmonia de suas partes o alvo dela que a dar a Deus toda glória a Bíblia não tem uma visão rósea do ser humano e não ao contrário quadro que a bíblia pinta do ser humano é negativo no sentido de que é uma raça perdida é uma raça Rebelde tem moza cega é que virou os olhos para Deus aí rebelião contra ele se pessoa se a Bíblia fosse um livro humano vamos dizer assim que pretendesse criar uma religião humana dificilmente viveria
com a pelo desse tipo não é só você ver as religiões nova era as religiões novas modernas Elas têm uma visão rósea do ser humano elas falam bem do ser humano adulam o ego humano não a Bíblia e a Bíblia nos coloca rasteirinhos né nos nivela por baixo a todos nós acaba com o nosso orgulho dificilmente Um livro desse teria sido produzido pela humanidade profecias cumpridas a preservação e-mail aos ataques como esse livro tem sido atacado ironia do destino Walter enciclopedista francês ateu declarou que em uma década a Bíblia está esquecida quando surgiu o Iluminismo
EA Revolução Francesa e ele morreu e a sociedade bíblica comprou a casa dele onde publicou distribuir bíblias ironia da história né a famosa essa história essa pegada aí do que aconteceu com Walter não é uma sociedade bíblica na casa dele eu espero que ele esteja vendo onde ele está e todavia todos essa argumentação aí e ela só serão persuasivas e convincentes Se o Espírito de Deus iluminar o coração porque esses argumentos em se eles não são capazes em seu mérito de mover a mente humana morta cega e perdida a não ser que o Espírito de
Deus use como instrumento na iluminação para iluminar o seu entendimento e daí é a autoridade da escritura não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja mas do próprio Deus que nos fala através dela esse é o ponto maior da autoridade da escritura a Bíblia se alto evidencia ela se alto autêntica e ela fala e ela não precisa do seu testemunho do meu embora Nossa tarefa argumentar mas no final nós sabemos que a sua autoridade maior vem de Deus eu caminhando para o fim eu vou falar uma coisa aqui que não tem muita ver como
eu tenho mas eu acho que decorre dele se nós vamos a Bíblia como palavra de Deus confiamos nela e nos submetemos a ela essa visão que nós temos da escritura conduz logicamente é um método de interpretação que se coaduna com a natureza da escritora Esse foi o problema dos liberais com o método histórico-crítico eles não levaram em consideração a questão teológica e o resultado é que depois de 250 anos de uso o método histórico-crítico fez o verdadeiro desmanche no cano e destruiu a confiança de muita gente na escritura e não colocou absolutamente nada no lugar
não é à toa que Call Bart e a nova ortodoxia se ficou revoltada com a radicalidade do ceticismo deles embora não tenha avançado muita coisa e eu creio que os seguintes Princípios de Interpretação são logicamente derivados dessa visão que nós temos da escritura primeiro que a melhor intérprete da escritura ela mesma passagens que são complicadas no lugar são claras em outro não se pode tomar um texto da escritura porque a maneira como Deus se revelou a faz com que nós tenhamos que ver essa revelação como um todo Deus não se revelou sistematicamente por temas Mas
ele foi revelando uma verdade progressivamente através dos anos em locais diferentes e atrás de gêneros literários diferentes então é um engano tentar a provar um ponto o estabelecer um ponto com base em uma única passagem da escritura sem que se examine todas as demais onde o mesmo assunto é direta ou indiretamente tratado Então é isso levou os reformadores além de dizer sola scritura dizer também toda a escritura a escritura toda ela tem que ser levado em consideração então a escritura é a sua melhor intérprete se Nós cremos que ela foi produzida por homens inspirados por
Deus que se valeram do que foi escrito antes e não é difícil provar isso os autores do novo testamento se valeram do antigo bom então nós não podemos entender o novo sem o antigo e também não podemos entender o antigo sem a luz que o novo lança sobre ele então essa harmonia da escritura decorrente do fato de que ela foi que ela tem um autor único que o Espírito Santo faz com que a chave para sua interpretação esteja nessa regra simples a escritura se interpreta com escritura outra é a questão da harmonização e são 66
livros escritos por pessoas diferentes em épocas diferentes em contextos diferentes em línguas diferentes tratando de assuntos diferentes e quando nos encontramos aparentes contradições o caminho que nos é imposto o pressuposto da Inspiração da Bíblia nos levam método da harmonização voltando ao caso do cego de Jericó Os Cegos de Jericó uma pessoa que não acredita Na Autoridade da escritura na sua inspiração e na sua infalibilidade não vai ter problema em resolver a questão da contradição dos três evangélicos um deles está errado ou dois deles estão errados os três estão errados o as fontes nas quais eles
se baseavam estão todas aqui voltadas todavia para quem crê na escritura como palavra de Deus essa solução não atende ele vai buscar invariavelmente uma resposta que harmonize ele vai lutar contexto estudar o texto para ver de que maneira ele poderá harmonizar Os relatos e se Deus é o autor da escritura e ele quis nos falar mas entendemos que a bíblia e o que as passagens da Bíblia Elas têm um sentido único que seria o sentido natural e Óbvio da leitura do texto ou seja não há sentidos por de trás alegóricos escondidos porque Deus quando se
revelou ele fez isso porque ele queria ser entendido ele queria ser crido conhecido e obedecido então quando se lê essa revelação dele se parte do pressuposto de que a bíblia é Clara e que o sentido que o texto É aquele sentido Óbvio sentido natural e que somente quando a leitura natural da escritura for inconcebível é que se procura o sentido alegórico Por exemplo Disse Jesus eu sou a porta é óbvio que o sentido natural literal é impossível Jesus não é a porta próximo passo né passa no olho dor no diagrama estão Aquilo é uma metáfora
o que aumenta quando a leitura natural literal for absurda Então se pensa em metáforas alegorias espiritualização mas o primeiro sentido é aquele que qualquer pessoa lendo perceberia ou seja Deus não está falando nas Entrelinhas ele não está falando nas Entrelinhas Se nós queremos de fato na inspiração da escritura e o propósito de Deus em fazer a sua verdade conhecida não somente isso a necessidade de estudo do contexto cultural histórico e das línguas originais e finalmente depender do Espírito de Deus e para a compreensão da escritura Quais são as implicações para nós de uma escritura infalível
inspirada autoritativa primeiro nós podemos confiar Plenamente em tudo que a Bíblia diz pois ela é a palavra de Deus é isso que nós precisamos recuperar nos dias de hoje a confiança na escritura quem crer nela e apostar o nosso ministério a nossa vida e tudo que nós fazemos naquilo que ela diz e isso é uma coisa que nós temos que fazer diariamente toda vez que nós temos uma decisão nós todos diariamente enfrentamos decisões algumas cruciais outras menores e muitas vezes essas decisões elas envolvem um princípio que a Bíblia está ensinando é o princípio que a
Bíblia ensina e A grande questão é que às vezes seguir o que a Bíblia diz vai implicar para nós em perda sofrimento renúncia e portanto é uma decisão que você só vai tomar se você disser a senhora eu vou perder isso vai me causar dor e sofrimento mas eu creio que o que a Bíblia diz é o que Deus diz eu me submeto autoridade dessa escritura e eu vou obedecê-la custe o que custar e nós precisamos recuperar esta confiança na escritura nos púlpitos das escolas teológicas a e na vida mas decisões que nós temos que
tomar o segundo devemos nos submeter a sua autoridade ou seja as reivindicações que a bíblia faz sobre nós as promessas que ela nos dá as advertências que elas que ela nos oferece as suas orientações e instruções submissão E é isso que faz de fato o Cristão é a submissão a palavra de Deus muita gente que se diz cristã mas que não se submete ao ensino da escritura só se submete Quando é conveniente quando a submissão contraria os seus desejos os seus interesses seus propósitos seus planos então dá um jeito de dar uma saída nós sabemos
né como um capazes nós somos de racionalizar a nossa desobediência a palavra de Deus há muitas maneiras e devemos guiar em terceiro lugar Nossa conduta decisões escolhas toda a nossa vida pelos seus ensinamentos normas promessas encorajamentos e por último podemos anunciar o Evangelho com convicção sabendo que Deus o honrará a sua palavra aqui registrada penso que esse é um grande problema no meio evangélico hoje primeiro abandono da autoridade da escritura a segunda desobediência escritura a desobediência a palavra de Deus porque através dela que Deus nos fala ele nos santifica nos guias é através dela que
Cristo governa sua igreja é através dela é pela exposição dessa palavra que Cristo vai operar o seu querer o seu propósito dos seus irmãos os filhos de Deus estão nas comunidades por isso nós precisamos recuperar esta confiança nessa Bíblia infalível eu termino aqui com o Salmo primeiro para ninguém dizer que eu não lhe Bíblia como é que alguém fala da Bíblia não ler a Bíblia Falo sim termina com Salmo primeiro bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios não se detem no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores antes o
seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita Bom dia de noite ele é como árvore plantada junto a corrente de águas que no devido tempo dá o seu fruto e cuja folhagem não murcha e tudo quanto ele faz será bem sucedido os ímpios não são assim são porém como a palha que o vento dispersa Por isso os perversos não prevalecerão no juízo nem os pecadores na Congregação dos justos pois o Senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos impios perecerá muito obrigada E aí