[Aplausos] [Música] [Música] meus irmãos a graça e a paz do Senhor Jesus é uma grande honra um privilégio poder participar desta conferência que nós temos ouvido falar muito bem a respeito dela já há algum tempo e eu fiquei muito honrado pelo convite do pastor Cleiton agradeço especialmente por isso e também pela disposição dos irmãos né de se reunirem para estudarem para se aprofundarem nas doutrinas nos assuntos da palavra de Deus e que o nome de Jesus Cristo seja o único a ser glorificado e exaltado em toda esta programação e que nós possamos ao final dela
estarmos mais próximos do nosso salvador possamos ter mais comunhão com ele e o servirmos melhor que Deus abençoe vamos orar santo Deus eterno Pai como é bom estarmos na tua presença reunidos com nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus privilégio é esse que o Senhor nos concede nesta Bela tradição histórica que é mantida e desenvolvida de expor de Ar Nos assuntos da tua palavra agora Senhor reconhecemos diante de ti as nossas imperfeições incapacidades a nossa nulidade necessitamos ó pai do teu espírito teu santo e bendito espírito o qual inspirou as sagradas escrituras e portanto só
ele pode nesta hora também iluminar as nossas mentes os nossos corações de modo que possamos compreender daquela forma plena daquela forma profunda que só pode ser também transformadora para que assim também As Nossas ações sejam impactadas pela nossa pelo que nós ouvimos E aprendemos se com cada um de nós nesta hora Supra as necessidades de cada um Fale ao coração e edifique a tua igreja em nome de Jesus amém meus queridos o assunto que eu vou tratar nesses dias aqui até domingo eh o que tem sido o tema do meu livro recém-lançado A Grande Batalha
escatológica mas antes que você já fique pensando que eu vou tratar muito sobre apocalipse né e de fato eu tenho falado bastante sobre apocalipse por aí mas nesse caso não tanto bem menos por quê Porque meu objetivo não é falar tanto do futuro e sim do passado porque para entendermos o futuro Nós antes temos que entender muito bem o passado batalha quando você ouve falar em batalha escatológica eu sei que vem a sua mente aquela batalha final descrita lá em Apocalipse né a batalha seja ela a do cavaleiro branco que desce com os céus abertos
seguido de incontáveis eh anjos né a milícia Celestial que vem para destruir na terra o anticristo falso profeta seus exércitos eu sei que você pensa talvez nessa batalha mas não sei se você já leu Apocalipse 19 com atenção porque se você leu você vai perceber que lá não tem batalha nenhuma não do tipo convencional que se espera quando dois exércitos se enfrentam não é quando dois exércitos se enfrentam você espera uma disputa uma guerra um começa a ganhar outro vira o jogo né Ao estilo Hollywood Ao estilo dos filmes das grandes super Produções da história
mas quando você lê o capítulo 19 de Apocalipse você não vê batalha você vê massacre Cristo desce dos céus e esmaga os seus inimigos apenas isso não há qualquer reação da parte deles não há qualquer condição deles enfrentarem o rei dos reis e o senhor dos Senhores por isso o Capítulo 17 da Apocalipse diz assim pelejarão eles contra o cordeiro quer dizer até tentarão fazer isso pelejarão eles contra o cordeiro Mas qual é o resultado da Peleja o cordeiro os Vencerá porque é o rei dos reis e o senhor dos Senhor queridos se a batalha
é uma questão de poder de força de exército mais numeroso então nós temos que reconhecer uma Total [Música] desigualdade quando a criatura tenta enfrentar o criador uma absoluta e Total desigualdade é por isso que Cristo volta e simplesmente esmaga os seus inimigos mas a verdadeira batalha já aconteceu aconteceu antes disso a verdadeira batalha aconteceu quando o Cristo veio aqui pela primeira vez aí nós temos uma batalha verdadeira aí nós temos um roteiro digno de Hollywood por assim dizer tanto é que já fizeram vários filmes sobre isso aí nós temos uma batalha sangrenta onde o nosso
próprio Senhor o salvador sangra por nós e é isso O que eu tenho chamado de A Grande Batalha escatológica mas não é uma batalha por força ou por violência não uma batalha por poder imposição porque se assim fosse eu digo novamente não haveria batalha nenhuma tão somente um massacre trata-se portanto e esse é o meu ponto principal em tudo que eu vou falar aqui nesses dias trata-se portanto de uma batalha jurídica uma batalha por legitimidade uma batalha que trata das questões legis e esse é um ponto que a teologia ada desenvolveu muito nos últimos séculos
mas precisa desenvolver ainda mais não é novidade para ninguém que da Perspectiva da reforma a justificação é perante o tribunal de Deus qual er o termo mesmo que os reformadores davam para essa questão da justificação Vocês que são né estudantes de teologia muitos chamavam de justificação forense o que quer dizer justificação forense do latim né fórum perante o tribunal de Deus ou seja os reformadores diziam assim Cristo morreu para satisfazer a justiça de Deus então a sua morte nos justifica perante o tribun de Deus por isso que nós somos declarados justos embora ainda pecadores aquela
famosa frase de Lutero né simultaneamente justos e pecadores justos porque fomos alvos de uma declaração Divina dizendo você está justificado pela fé mas pecadores porque ainda continuamos pecando forense perante o fórum Divino is foi o termo que os reformadores usaram para descrever justificação por isso o meu ponto o que eu estou discutindo não é O original não estou inventando nada não estou criando nada eu estou apenas desenvolvendo aquilo que os reformadores fizeram muito bem tratar desse aspecto forense jurídico da da justificação da obra de Cristo Mas provavelmente algo mais ainda tem que ser desenvolvido nesse
aspecto e tenho para mim que algo impediu que isso fosse feito que isso fosse desenvolvido como os irmãos sabem nos primeiros séculos da Igreja Cristã especialmente no tempo dos Pais da igreja nó famosos pais da igreja a teoria sobre expiação mais aceita era aquela que dizia o quê que Cristo tinha feito o qu na cruz especificamente porque ele pagou um preço lá quanto a isso todo mundo sabe Cristo morreu para pagar um preço uma dívida Ok dívida de quem Nossa pronto ninguém tem dúvida disso ele morreu para pagar uma dívida a nossa dívida mas a
pergunta era para quem para quem ele pagou esta dívida Então muitos dos Pais da igreja e a teologia medieval especialmente desenvolveu a teoria do Resgate pago a Satanás Ou seja que Satanás por ter usurpado poderes sobre a humanidade uma vez que o pecado entrou no mundo por instrumentalidade dele ele se tornou então uma espécie de credor do ser humano e então Manteve o ser humano a humanidade prisioneira porque ele Detinha esse poder de credor Cristo Então teve que vir e oferecer a Satanás um pagamento um resgate e desse modo então ele entrega sua vida para
Satanás como uma exigência de satanás mas no meio da história Jesus passa a perna no Diabo certo por quê Porque ele faz a primeira parte ele paga o que Satanás exigiu ele morre e então ele resgata o seu povo das Garras de satanás Mas então ele ressuscita E aí que ele passa a perna no Diabo porque ele ressuscita e deixa o diabo sem nada ou seja aquilo que ele achou que ele teria ao exigir a morte de Cristo acabou não valendo nada porque Cristo Ressuscitou reverteu a morte e ficou com as duas coisas com o
povo e com a própria vida essa teoria eu não sei se de maneira intencional mas está de uma forma interessantemente desenvolvida nas Crônicas de Nárnia um livro que eu aprecio muito gosto bastante dele escritor especialmente mas se você lembra Aslan tem que morrer para satisfazer uma exigência da feiticeira da feiticeira branca e então ele está pagando um resgate a Satanás mas passa a perna na Feiticeira depois quando ele ressuscita né porque havia alguma coisa ali sobre a mesa que o que a feiticeira não sabia e dessa maneira Cristo né o leão então ressuscita e paga
o resgate a Satanás ora é claro os reformadores detestavam essa ideia eles não podiam aceitar que Jesus tivesse morrido para pagar uma dívida pro diabo e antes mesmo deles um homem já havia conseguido explicar isso de uma maneira interessante que foi aquele famoso né arcebispo da Cantuária Anselmo Anselmo da Cantuária século XII né O que que ele disse ele usou a eh as leis comerciais da sua época comerciais no sentido de feudalismo né então a ideia de suseranos E vassalos ele disse olha eu vou explicar para vocês o que é que Cristo realmente fez na
cruz Anselmo ele era desafiado a defender as doutrinas cristãs sem precisar citar texto bíblico não é que ele não quisesse estar texto bíblico mas é que os alunos perguntavam mas o senhor ensina muito bem mas com a Bíblia com a mas e sem a Bíblia o senhor consegue explicar por isso que ele escreveu aquele livro cur deu homo né porque Deus se tornou homem onde ele estabelece a necessidade do Nascimento de Jesus de uma perspectiva da Razão da lógica ele não está ainda no patamar de Tomás de Aquino anos mais tarde que vai defender teologia
natural não é esse o caminho Anselmo ainda é muito mais bíblico nesse ponto e ele é muito inclusive citado pelos reformadores Mas deixa isso para lá o importante aqui é que Anselmo disse o seguinte Deus é o suserano o senhor feudal o ser humano são os vassalos dele porque ele fez uma aliança com eles Os vassalos ofenderam o suserano então eles têm que fazer reparação eles TM que fazer alguma coisa que repare a honra ofendida do suserano do Senhor feudal que é Deus pois bem Cristo então veio fazer aquilo que os vassalos não podiam fazer
oferecer um sacrifício para satisfazer a honra de Deus por isso que essa teoria ficou conhecida como teoria da satisfação a primeira é a do Resgate pago a Satanás Essa é a da satisfação muito bem que Calvino fez ele colocou os pingos no zis ele disse Anselmo está certo Cristo não pagou nada ao diabo Cristo pagou a Deus o que tinha que ser pago era para Deus e ele o pagou Mas não era só uma questão de satisfazer a honra de Deus é claro que a honra de Deus é importante mas havia algo mais aqui uma
necessidade legal um aspecto jurídico um aspecto forense que precisava ser satisfeito que tinha a ver com a justiça de Deus com a legislação Divina então Cristo vem e morre no lugar do pecador para satisfazer aí o mesmo termo de Anselmo a justiça de Deus é onde ele complementa e melhora por assim dizer a teoria de Anselmo muito bem então pelo fato dos reformadores repudiarem aquela primeira teoria eu entendo que isso causou um efeito colateral que precisa ser consertado evidente que nós não podemos aceitar que Jesus teria pago alguma coisa ao diabo por quê Porque isso
colocaria o diabo de certa forma acima do próprio Deus né agora então Deus tem que acertar as contas ele tem que pagar alguma coisa a Satanás Satanás se torna o credor de Deus não isso não faz Justiça ao texto bíblico isso de fato não faz Justiça ao que a Bíblia ensina sobre Deus sobre Cristo e sobre Satanás porém não se pode enganar ou não se pode esquecer que ele Satanás cumpre uma função importante em toda essa história cumpre uma função importante e eu diria necessária em toda essa história Deus em sua soberania no seu comando
no seu poder absoluto como nós sabemos ele pode usar as forças malignas o mal para os seus bons propósitos sem contudo se tornar mal por causa disso Deus comanda a história Deus comanda todas as coisas e Satanás esteve ele e seus Anjos Caídos ele e seus demônios no centro de toda essa história da justificação a isso eu chamo de A Grande Batalha escatológica Cristo veio sim para entrar numa disputa numa batalha jurídica legal por legitimidade com os poderes das Trevas ele teve que fazer isso isso foi necessário para que Ele pudesse completar a obra da
salvação e assim nos justificar perante o tribunal de Deus porque se existe um tribunal então necessariamente há um juiz e esse juiz é Deus se existe um tribunal então necessariamente existem Réus e esses Réus somos nós se existe um tribunal existe um defensor um advogado e todo mundo sabe quem é esse advogado é Jesus Cristo o justo é Jesus Cristo o nosso advogado mas se existe um tribunal se existem Réus se existe um juiz se existe um defensor está faltando quem nessa história o acusador está faltando a pessoa do acusador e esta é a figura
de satanás no texto bíblico que precisa ser melhor compreendida para que nós possamos compreender melhor a redenção compreender melhor o que foi que de fato Cristo fez quando ele aqui veio e venceu a grande batalha escatológica razão pela qual na sua segunda vinda não tem batalha nenhuma apenas um massacre apenas um ato de lançar para o lago de fogo todos os seus inimigos portanto executar Isso se chama execução executar todos os seus adversários como temos que ver isso como podemos entender essa grande batalha então o melhor caminho é considerar os Evangelhos inicialmente seguir toda a
literatura do novo testamento até o livro de Apocalipse nessa primeira exposição eu vou me deter em três passagens uma dos Evangelhos uma das cartas e uma de Apocalipse para tentar me fazer entender o que é que eu estou querendo dizer com isso o meu ponto aqui nesta noite é falar sobre o nascimento de Jesus porque cada uma das eh etapas da vida de Cristo ou seja sua Encarnação seu nascimento sua vida de observância a lei Sua Morte sua ressurreição sua ascensão até que se complete a segunda vinda né E no meio disso tudo está a
missão dada à igreja pelo Espírito Santo mas cada uma dessas etapas compõe essa grande batalha jurídica essa grande batalha escatológica começamos falando portanto sobre a batalha pelo nascimento do rei o nascimento de Cristo foi envolvido por acontecimentos de guerra acontecimentos bélicos nesse sentido que a bíblia descreve em termos simbólicos evidentemente e que que nos conduzem a entender a natureza desse conflito dessa batalha escatológica começo com Lucas 2 Você pode abrir então a palavra em Lucas Capítulo 2 naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto convocando toda a população do império para renciar este o
primeiro rencio foi feito quando Quirino era governador da Síria todos iam alistar-se cada um a sua própria cidade José também subiu da Galileia da cidade de Nazaré para a Judeia a a cidade de Davi chamada Belém por ser ele da casa e família de Davi a fim de alistar-se com sua com su alistar-se com Maria sua esposa que estava grávida estando eles ali aconteceu completarem se lhe os dias e ela deu à luz o seu filho Prim gito enfaixou e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles da hospedaria Aqui nós temos o
resultado né o resultado o registro que nos traz o resultado do nascimento de Cristo mas antes disso houve uma intensa atividade Angélica no sentido de vir de Deus enviar seu mensageiro Gabriel ele vai inicialmente falar com os pais de João Batista anunciar que ele nas seria o precursor do Messias aquele que seria o que prepararia o Caminho do Rei então ele foi também a Maria e disse que nasceria o rei ele disse que Jesus seria o rei que reinaria para sempre sobre a casa de Davi portanto Cristo aí em Lucas 1 32 E 33 é
chamado de filho do altíssimo é dito que Deus o senhor lhe dará o trono de Davi seu pai e ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e o seu reinado Não terá fim não há dúvidas é a descrição do nascimento do grande rei é o anúncio de que o rei está chegando e com ele o reino porque Cristo carrega consigo mesmo o reino Essa foi a primeira aparição de Gabriel desde O que foi relatado no capítulo 9 de Daniel quando ele foi a Daniel após a visão após o sonho que Daniel recebeu e
então ele anunciou o futuro interpretou né Deus trouxe a resposta da Oração de Daniel através do anjo Gabriel e ele anunciou o nascimento de Jesus né meu meu objetivo aqui entrar nos detalhes da profecia do Capítulo 9 né de Daniel sobre as 70 semanas todo aquele simbolismo desta passagem mas é um fato é um fato que no fim dessa profecia no cumprimento dela a o Messias vem o Messias chega o Rei Vem o Rei nasce Portanto o Anjo que lá no passado foi usado por Deus para anunciar o dia né no futuro muito distante ainda
da perspectiva dos homens quando nasceria o rei dos reis agora vai para em loco para no tempo determinado anunciar que chegou a hora chegou o momento disto acontecer fato é que o nascimento de Cristo é envolvido por uma atividade Angélica em comum são muitos anjos agindo nesse momento nesse tempo e você se pergunta né o que eles estão fazendo ali se a maior parte do tempo eles parecem ser apenas observadores fazem anúncio mas não se envolvem o texto Então descreve que Deus usa outros meios para fazer acontecer aquilo que ele predestinou aquilo que ele profetizou
como você sabe tem um problema Logístico em Lucas 2 por qu porque a profecia diz que Jesus tem que nascer aonde em Belém seus pais est na Galileia não pode nascer na Galileia ele tem que nascer em Belém o que Deus fará então para garantir que isso aconteça ele podia ter colocado em Maria uma vontade de visitar algum parente lá em Belém ou alguma coisa mas talvez ela não iria porque ela estava já grávida Então Deus resolveu fazer uma coisa coisa mais Ampla ele usa o homem mais poderoso do seu tempo o próprio Imperador César
Augusto para que ele faça um decreto absolutamente louco maluquice Total um receno do império inteiro você imagina o tamanho disso ele tem que ele quer saber na verdade Qual é o tamanho do seu poder mas hoje em dia quando se faz um censo o governo faz o quê manda o recenciador até a sua casa para que ele faça uma entrevista com você e você coloque suas informações etc o César Augusto disse não não manda a pessoa até o recenciador então todo mundo tinha que ir para a sua cidade natal Lucas localiza isso no tempo no
espaço foi nesse período sobre esse Governador sobre aquele etc etc é curioso isso Deus tá usando o poderio de um Imperador ímpio perverso Cruel megalomaníaco para que seu filho nasça em Belém ele coloca o mundo inteiro em movimento para que apenas um casalzinho lá de Uma cidadezinha insignificante chamada Nazaré uma mulher grávida quase para dar a luz possa fazer uma viagem de alguns dias hoje levaria só algumas horas mas naquele tempo evidentemente para Que ela possa dar a luz Onde está determinado Onde está demarcado talvez por isso nós temos esses convidados ilustres aqui no Nascimento
de Jesus verso 8 havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite e um anjo do Senhor desceu Aonde eles estavam e a glória do Senhor brilhou ao redor deles e ficaram tomados de grande temor o Anjo porém lhes disse não temais Eis Aqui vos trago Boa Nova de grande alegria que o será para todo o povo é que hoje vos nasceu na cidade de Davi ou seja onde tinha que ser o salvador que é Cristo o senhor isto vos servirá de sinal encontrareis uma criança
envolta em faixas e deitada em manjedoura e subitamente apareceu com o Anjo uma multidão da milícia Celestial louvando a Deus e dizendo glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem os convidados ilustres foram os pastores mas apareceram os caras aqui que aparentemente não estavam convidados os anjos o que que eles estão fazendo ali a tradução nesse ponto ela não nos ajuda muito porque os termos hoje em dia perderam o sentido né quando a gente fala em milícia você pensa em outra coisa você pensa em grupo
paramilitares ou coisa nesse sentido né literalmente diz assim e apareceram porque é plural numerosos exércitos do céu não só um exército um monte deles vários deles numerosos exércitos não só um exército numerosos exércitos não um exército numeroso mas vários exércitos numerosos apareceram estacionaram nas alturas e falaram algo que não é próprio de um exército paz na terra eles são soldados eles são guerreiros Eles são um exército o que eles estão fazendo no nascimento de uma criança no nascimento de um bebê eles estão ali para louvar o Deus que dirigiu toda a história que arquitetou tudo
de uma maneira perfeita para que seu filho nascesse onde tinha que nascer quando tinha que nascer E como tinha que nascer Mas eles são só espectadores eles não tomam parte porque eu disse no começo aqui se essa fosse uma batalha por poder por força por número de soldados não haveria batalha nenhuma mas aqui começou uma batalha jurídica de um único Guerreiro ele é um guerreiro Solitário ele não terá ajuda de ninguém exceto do Espírito Santo e de seu pai ele não poderá contar com ninguém até teria à sua disposição esses soldados todos mas não é
esta a sua Guerra Não é esta a sua batalha ele não veio com este propósito vocês lembram quando Cristo foi preso e Pedro se adianta e corta a orelha do servo do Sumo Sacerdote o que Cristo diz em outras palavras el disse Pedro se a questão fosse espada se a guerra fosse essa se a minha batalha fosse essa eu teria soldados melhores eu poderia rogar ao pai ele mandaria 12 legiões de anjos cada Legião tem entre 4 e 6.000 uma para cada um de vocês mas não era o ponto aqui é não é esta a
sua Guerra Não é esta a sua batalha não é para isso que ele veio ele veio para uma guerra é muito pior muito mais difícil e por isso ele tem que se submeter a nascer como um bebê humilde numa manjedoura ser posto numa estrevaria ele tem que se submeter a tudo a todos os detalhes que a legislação de Deus exigiu ele precisa e ele não Pode falhar em nada ele tem que ser o que Israel não foi ele tem que cumprir tudo que Israel não cumpriu quando ele se apresenta para João Batista para ser batizado
João Batista Diz assim Como assim eu que tenho que ser batizado pelo senhor o senhor quer que eu o batize Cristo diz o qu faça nos convém cumprir toda a justiça nos convém cumprir ele precisa cumprir toda a justiça ali Provavelmente na estrutura de Mateus né ele tá cumprindo todas as partes de Israel desde o do Egito chamei meu filho recapitulando em si mesmo a história de Israel o seu batismo na verdade é a recapitulação da Travessia do Mar Vermelho onde os israelitas foram batizados na nuvem quanto no mar é o modo dele ser o
novo Israel dele cumprir todas as etapas toda a justiça ele tem que cumprir para que ele possa derrotar o grande adversário o grande opositor se essa passagem que é histórica não nos dá todos os detalhes dessa passagem há uma outra que a complementa e eu quero que você veja agora o texto de Apocalipse 12 Apocalipse capítulo 12 Aqui nós temos uma descrição Apocalíptica portanto simbólica do nascimento de Cristo no meio de uma batalha no contexto de uma guerra João diz viu-se grande sinal no céu a saber uma mulher vestida do sol com a lua debaixo
dos pés e uma coroa de de 12 estrelas na cabeça que achando-se grávida grita com as dores de parto sofrendo tormentos para dar à luz essa é a primeira cena portanto uma mulher grávida com descrições específicas cada uma delas é importante de um lado do céu do outro lado viu-se também outro sinal no céu e Eis um dragão grande vermelho com sete cabeças 10 chifres e nas cabeças sete diademas a sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu as quais lançou para a terra então aqui está a outra figura um dragão cheio de
atributos também cheio de simbolismos todos importantes ão duas cenas grandiosas Então temos a próxima que é o fato o evento em si e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz a fim de lhe devorar o filho quando nascesse aqui está portanto né todo o suspense da passagem todo o objetivo desse dessa batalha desse confronto Qual o propósito do grande inimigo devorar o filho quando nascesse e o desfecho é bem ao estilo apocalíptico consegue colocar em quatro cinco palavras e embutir em quatro cinco palavras um significado que precisaríamos de
livros para completar nasceu lhe pois o Filho Varão Que h de reger as nações com Cetro de ferro e o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono e assim o inimigo perdeu essa é a ideia desse modo ele sofreu a sua primeira derrota ela aconteceu no momento do Nascimento de Jesus o nascimento de Cristo é a primeira das derrotas jurídicas escatológicas que Satanás passa enfrenta sofre Quem é essa mulher né então várias teorias já foram feitas já foram desenvolvidas para explicar quem é ela mas o simbolismo as expressões aqui não são difíceis
de entender se nós pensarmos biblicamente ou seja se nós não sairmos da Bíblia para fora dela como muitos fazem né quando leem Apocalipse Eles leem o texto e viajam pro mundo para tentar entender no mundo na sociedade e não vão entender nada mas se nós não sairmos da Bíblia não sairmos do texto nós vamos entender sem muita dificuldade e aqui você teria que fazer um exercício muito simples para entender essa passagem colocar outro texto da Bíblia do lado e esse outro texto é Gênesis 3 14 em diante que coloca as mesmas figuras leiamos só por
não estava no plano ler essa passagem mas os irmãos estão abrindo aí Gênesis 3 14 Então o senhor disse a serpente visto que isso fizeste maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos rastejar sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida porém inimizade entre ti e a mulher entre a tu tua descendência e o seu descendente este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar e a mulher disse multiplicarei sobre modo os Sofrimentos da tua gravidez em meio a Dores dará a
luz filhos por aí podemos parar agora que temos aqui meus irmãos exatamente os mesmos personagens a mesma situação os mesmos temas teológicos Aqui nós temos uma mulher Capítulo 3 lá nós temos uma mulher aqui nós temos uma serpente lá nós temos um dragão que João diz que é a antiga Serpente no mesmo Capítulo 12 para ninguém ter dúvida trata-se da antiga serpente que se chama diabo e Satanás ele é o dragão Aqui nós temos uma inimizade um conflito entre esta mulher e esta serpente lá nós temos um conflito entre Satanás e a mulher aqui nós
temos a promessa de um descendente desta mulher lá nós temos a vinda desse descendente Aqui nós temos a promessa das dores de parto desta mulher lá ela está gritando com as dores para dar a luz Apocalipse 12 é simplesmente a se essa palavra apoc capsel de Gênesis 3 eh transformar Gênesis 3 num texto apocalíptico Mas por que João fez isso Óbvio porque Deus o revelou foi uma visão que Deus deu Então por que Deus fez isso porque Deus queria contar que essa história não acabou que essa história de Gênesis 3 14 a 16 é a
história toda do Antigo Testamento ao longo de todo o antigo testamento nós temos o conflito entre a mulher e o dragão nós temos uma mulher que vai dar a luz ao filho ao descendente e um dragão querendo devorá-lo querendo destruí-lo isso vai acontecer em todo o antigo testamento é óbvio que Deus que João no seu registro não está pensando apenas em EVA ou apenas em Maria mas está pensando em toda a descendência messiânica em toda a genealogia de Cristo que vai de Adão e Eva até José e Maria é por isso que Mateus e Lucas
fazem as longas genealogias de Cristo e por isso que Lucas volta até Adão ele é o filho da mulher ele é o filho de EVA mas Deus prometeu que quando nascesse o filho de EVA a cabeça de satanás seria esmagada é óbvio que o inimigo não ia esperar de braços cruzados é óbvio que ele não ia deixar acontecer por isso que ao longo de todo o antigo testamento o que nós temos é a descrição dos riscos das aventuras dos percalços da genealogia de Cristo da história dos seus antecedentes dos seus antepassados e o modo como
geração após geração essa descendência está em risco está em risco o tempo todo já nos dois primeiros filhos né nasce Caim nasce Abel fica claro que Abel é o bonzinho caiu ca no presta então ele mata Abel acabou encerrou a história o dragão venceu mas Deus proporciona Eva outro filho sete e a descendência continua tempo depois essas descendências estão mais uma vez corrompidas e Deus faz vir o dilúvio acabou não vem descendente mas Deus achou a Noé e disse vem cá Noé constrói uma arca põe a tua família dentro põe um animal também vamos continuar
a história depois Deus diz são os semitas o meu povo então o semita se corrompe constrói a torre de babel Então Deus diz Abraão sai da tua terra da tua parentela e vai pra terra que eu te mostrarei chegou a hora de formar uma nação é nesse momento n história que a mulher põe as roupas sol lua e 12 estrelas sol lua e 12 estrelas Isso é uma referência a quê ao Sonho de José José sonhou e disse e viu que o sol a lua e 11 por 11 porque ele não podia se prostrar para
ele mesmo né Ele é a 12ª Estrela né e 11 estrelas se prostravam-se no antigo testamento descrito né ou descrita como uma mulher grávida a esposa de yavé muitas vezes Infiel Mas Deus nunca a abandonou a disciplinou muitas vezes mas Manteve o seu projeto o seu plano o exílio não foi de certa forma um p um fim a isso ele arranca a mulher inteira e leva paraa Babilônia só para fazê-la voltar 70 anos depois para continuar a história cada geração por que que há tantas mulheres estéreis na descendência Prometida nunca é fácil sempre é complicado
é isso que João está dizendo o dragão se deteve diante da mulher para devorar o filho ou seja todas as intenções satânicas em relação a Jesus São homicidas por isso Cristo disse ele foi isso desde o começo homicida mas o verdadeiro homem que ele quer matar é Cristo que ele quer devorar é aquele que pode esmagar sua cabeça mas ele perdeu porque Cristo nasceu e ao nascer impôs sobre ele a primeira das grandes derrotas que ele teria que sofrer O que é esse essa descrição aqui né do Dragão querendo devorar senão uma maneira de João
contar aos seus leitores vocês não lembram o que aconteceu em Belém lembram quando os magos vieram foram lá o que Herodes mandou fazer mandou matar todos os meninos com menos de 2 anos mas o filho tinha sido arrebatado tinha sido Tirado das garras dele para que depois Deus pudesse dizer do Egito chamei meu filho igual Israel Satanás não é muito criativo ele repete as mesmas táticas isso não aconteceu exatamente nos dias de Faraó e Moisés Faraó não decidiu exterminar os israelitas diminuí-los pelo menos e manda matar os recém-nascidos mas o Deus que controla a história
fez o quê colocou um bebê num cesto e colocou no mar no Rio Nilo e foi parar Justamente na filha de Faraó Quem criou o libertador do Povo o próprio dragão o próprio dragão o instrumento dele é usado para levar o plano de Deus aos seus cumprimentos Deus que controla não tem imprevistos não tem percalços ele não lida com variáveis ele não faz malabarismos com os eventos ele é soberano ele conduz o mundo aos seus propósitos nasceu lhe pois um filho varão e o seu filho foi arrebatado até o seu trono até O Trono de
Deus aqui como eu disse né Há um há um encurtamento um achatamento da vida de Cristo destacando o começo e o fim a vinda e a volta o nasceu é encarnou-se foi arrebatada seu trono é ascendeu aos céus subiu aos céus ascensão né e o que tá no meio disso viveu morreu ressuscitou são essas etapas todas que Cristo passou e venceu para que pudesse derrotar Satanás agora uma passagem nas epístolas para finalizar essa primeira exposição você pode abrir lá em Gálatas Capítulo 4 Gálatas 4 nós vamos ler aqui a partir do verso 1 digo pois
que durante o tempo em que o herdeiro é menor em nada difere de escravo posto que ele é senhor de tudo mas está sob tutores e curadores até o tempo predeterminado pelo pai assim também nós quando éramos menores estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo vindo porém a plenitude do tempo Deus enviou seu filho nascido de mulher nascido sob a lei para resgatar os que estavam sob a lei a fim de que recebessemos a adoção de filhos e Porque vós sois filhos enviou Deus ao nosso coração o espírito de seu filho que clama Aba Pai
de sorte que já não és escravo porém filho e sendo filho também herdeiro por Deus outra hora porém não conhecendo a Deus servis a Deuses que por natureza não são mas agora que conheceis a Deus ou antes sendo conhecidos por Deus como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres aos quais de novo quereis ainda escravizar-vos eu tenho consciência de que essa é uma passagem muito complexa eu não tenho propósito nessa noite de explicar todos os detalhes aqui mas um ponto que eu quero destacar é que Paulo tá usando terminologia legal jurídica Mas aqui
é o mundo dos escravos e dos Senhores e ele tá usando esta terminologia para explicar o significado da vinda de Cristo e da libertação que ele conquistou pelo evangelho Paulo tem em mente os dois povos o tempo todo aqui os judeus e os gentios ele tá mostrando como ambos os grupos tanto de judeus Como de gentios foram alcançados pelo poder do Evangelho de Cristo primeiramente no capítulo 3 ele fala mais dos judeus e os chama de descendentes de Abraão e que portanto tinha um direito técnico às promessas de Deus Paulo entretanto explica que até que
o Messias viesse o povo Judeu estava numa situação de menoridade legal menor de idade ou seja so a tutela de curadores a tutela né sobre o tutor Quem era esse tutor a norma da lei a lei Paulo diz que como menor de idade a situação de alguém não é muito diferente de um escravo pode ser o filho do dono mas é menor não tem acesso não pode governar a casa não pode e administrar nada então de certa maneira um escravo muitas vezes naqueles tempos podia ter mais autoridade sobre os bens do do patrão do que
o próprio filho quando o patrão o pai outorgava ao escravo o direito de administrar aquele lar de maneira que muitas vezes os escravos eram tutores e curadores de senhores enquanto eles eram menores a pergunta é quem são esses tutores e curadores que mantinham ele diz aqui o povo Judeu num estado de esão e não só os judeus porque os gentios também estavam sob um estádio de de escravidão mas ele parece dizer que eram outros tutores e curadores que mantinham o povo Gentil os estrangeiros né sob escravidão Como eu disse parece que o tutor né o
aio do povo judeu é a lei Mas o Gentil não tinha lei nesse sentido podia ter a norma da Lei impressa no coração mas não objetivamente não formalmente não a legislação mosaica a seu dispor então não poderia ser esta lei que mantinha o Gentil nesse estágio de menoridade legal então quem eram aparentemente no verso 3 Paulo agora no capítulo 4 está dizendo Quem eram ele diz assim também nós falando do Povo Gentil ele se inclui como se fosse Gentil quando éramos menores estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo portanto aqui estão os senhores aqui estão
os tutores e curadores dos gentios ele diz os rudimentos do mundo a que ele se refere ele se refere aqui aparentemente a uma mescla de coisas sim a palavra da ideia de algo rudimentar porém se você pegar qualquer léxico grego e buscar o significado da palavra lá no mundo greco romano você vai encontrar algo como elementos que compõem o universo criado incluindo corpos celestes forças Sobrenaturais que governam aspectos da criação Esse era o conceito do termo grego que está por trás da tradução da palavra rudimentos nessa passagem ele estava falando provavelmente daqueles Deuses os Deuses
grecos Romanos eh Na verdade ele menciona eles no verso oito ele diz vocês serviam a Deuses que por natureza não o são Deuses ou seja os deuses as idolatrias as obras da Ah não só os Deuses Romanos lá Apolo pidon mas a própria natureza a própria criação por isso que ele vai falar que eles estão querendo voltar a uma vida anterior onde eles observavam essa superstições essas coisas dos dias dos meses dos anos das estações seguindo muito o calendário idolátrico daqueles dias isso para nós aqui não é tão importante nos estendermos mas Observe que Cristo
veio para realizar duas coisas o texto está dizendo uma para os Judeus outra para os gentios Ele veio para libertá-los dos seus senhores e esses senhores aqui por pelo termo rudimentos nós podemos pensar em quem estava por trás daquelas ações daqueles Deuses né Paulo diz que eram demônios mesmo que as coisas sacrificadas aos Ídolos Na verdade são sacrificadas a demônios os poderes mundanos os poderes desta era decaída Cristo veio para destroná-lo para derrubá-los dessas posições o texo diz vindo porém a plenitude do tempo que a ideia aqui é da ampulheta cheia de grãozinhos de areia
foi pingando um um outro outro outro outro outro quando pingou o último grãozinho de areia o tempo ficou pleno o Cronos ficou pleno então só quando caiu o último grãozinho de areia Cristo Nasceu ele só nasceu quando tudo foi cumprido por isso na plenitude do tempo Deus enviou seu filho nascido de mulher essa expressão é muito importante na passagem nascido de mulher porque isso é Gênesis 3:15 sendo aplicado ao contexto do novo testamento a mulher foi prometido que teria um filho um descendente que esmagaria a cabeça do grande inimigo então ele vem nascido de mulher
e ele acrescenta nascido sobre a Lei são essas duas ideias que compõem a obra jurídica de Cristo Ele vem para fazer algo pelos gentios ele vem para fazer algo pelos judeus ele pode resgatar ambos os grupos através do seu nascimento essas duas expressões portanto resumem todos os objetivos da vinda de Jesus ao mundo tanto para os judeus Como para a humanidade em geral a expressão nascido da mulher aponta para aquela obra mais Ampla de Jesus de ser o antigo prometido que vem para esmagar a cabeça do inimigo mas também Cristo vem para uma mais específica
por isso ele nasceu sob a lei e aqui está todo o aspecto jurídico da sua batalha escatológica sendo obediente à lei finalmente Cristo poderia resgatar os que estavam sob a lei não resgatar os que estavam sob Satanás mas estavam sob a lei aqui nós podemos entender a real relação entre um um e outro Satanás não é o dono da raça humana ele não é aquele que detém os créditos ele é um oportunista ele se utiliza de algo legal a lei para desse modo exigir a condenação do Povo da aliança e a ao mesmo tempo para
cegar para manter nas trevas os que estão fora dela não deixar quem tá fora entrar e continuamente acusar quem está dentro Cristo veio para caçar esses dois direitos dele de ser o enganador das Nações e de ser o acusador dos nossos irmãos até aqui meus irmãos eu só estabeleci as bases n próximas palestras é que eu pretendo desenvolver isso com mais profundidade para que nós possamos entender o que de fato foi a obra de acusador e de enganador de satanás e o modo como Cristo o venceu que Deus abençoe a todos