[Música] o fundador do budismo foi o filho de um racha sidarta gautama que viveu no nordeste da índia sobre sua vida há várias histórias mais ou menos lendárias mas os pontos de maior destaque é o que veremos neste vídeo o príncipe sidarta crescer um seio da fortuna e do luxo raja ouviram uma profecia que seu filho ou se tornaria um poderoso governante ou tomaria o caminho oposto e abandonaria o mundo por completo esta última opção aconteceria se fosse permitido testemunhar as carências e o sofrimento do mundo para evitar que isso ocorresse o rádio tentou proteger
o filho contra o mundo que ficava além das muralhas do palácio ao mesmo tempo que o cercava de delícias e diversões ainda jovem sidarta se casou com sua prima e mantinha também um harém de lindas dançarinas aos 29 anos cidade experimentou algo que haveria de ser o ponto crucial de sua vida apesar da proibição do pai ele se arriscou a sair do palácio e viu pela primeira vez um velho um homem doente e um cadáver em decomposição entretanto depois dessas impressões desanimadoras avistou uma cesta com a expressão radiante de alegria percebeu então que uma vida
de riqueza e prazer é uma existência vazia e sem sentido e se perguntou haverá alguma coisa que transcenda a velhice a doença ea morte se dá também se sentiu tomado por uma grande compaixão pela humanidade eo chamado para limpar ala do sofrimento e mestre em pensamentos voltou ao palácio e na mesma noite renunciou à sua agradável vida de príncipe sem se despedir abandonou a esposa e filho e partiu para uma vida de andarem depois de uma vida de abundância passou para o extremo oposto os exercícios ascéticos obrigou se a comer cada vez menos até que
finalmente segundo a lenda conseguia sobreviver com um único grão de arroz por dia dessa maneira ele esperava dominar o sofrimento mas nem os exercícios de ascetismo em a yoga e deram que procurava assim ele adotou o caminho do meio buscando a salvação por meio da medida sam e aos 35 anos após seis anos de vida ascética alcançou a iluminação enquanto estava sentado na meditação sobre uma fogueira à margem de um afluente do grandes se da data agora se transformará num buda ou seja um iluminado alcançou a percepção que todo o sofrimento do mundo é causada
pelo desejo é apenas suprimindo o desejo que podemos escapar de outras encarnações durante sete dias e sete noites o buda ficou sentado debaixo de sua árvore da iluminação ganho dessa forma a compreensão de uma realidade que não é transitório uma realidade absoluta acima do tempo e do espaço no budismo isso se chama nirvana ao dominar seu desejo de viver que antes votava a existência ou muda parou de produzir o karma e portanto não estava mais sujeito além do renascimento conseguir alcançar a salvação para assim mesmo e o caminho aberto para abandonar o mundo e entrar
no milan na final o deus drama porém estou com ele para que difundir seus ensinamentos e então mais uma vez o buda sentir compaixão pelos outros seres humanos buda seguiu então para abanar es que já naquela época era um centro religioso ali eu sou a primeira palestra o famoso sermão de benares que contém os elementos mais importante de seus ensinamentos às rodas da instrução tinham sido postas em movimento diversos monges mendigos seguir um buda durante mais de 40 anos ele e seus discípulos vagaram pela região nordeste da índia desde o início os seguidores de buda
se dividiram em dois grupos os leigos e os monges cada um com seus próprios deveres quando buda tinha por volta de 80 anos de repente adoeceu em decidiu se despedir do hemiciclo antes de morrer por trouxe para o trecho rebanho dos discípulos a seu redor e disse talvez alguns de vós estejam pensando as palavras do mestre pertence ao passado não temos mais mestre mas não é assim que devemos ver as coisas o dharma instrução que vos dei deve ser o vosso mestre depois de o partido o modismo cresceu dentro do hinduísmo como caminho individual para
a salvação as duas regiões têm muitos conceitos em comum com as doutrinas do renascimento no karma e da salvação para buda um ponto de partida óbvio é que o ser humano é escravizado por uma série de renascimento como todas as ações têm conseqüências o princípio o curso traz do ciclo nascimento morte e renascimento são os pensamentos do homem suas palavras e seus atos o karma também nós podemos passar pela experiência de ver certas coisas que passamos ou fizemos em determinada época da vida nos afetaram mais tarde podemos sentir que nosso passado nos alcançou essa mesma
idéia que percorre o hinduísmo eo budismo a diferença é que os orientais bem em relação com algo estritamente regulado e que se estende de uma vida a outra o tipo de vida em que o indivíduo vai nascer depende de suas ações em suas vidas anteriores o homem colhe aquilo que plantou não existe destino cego em divina providência o resultado flui automaticamente das ações portanto é tão impossível fugir de seu carro quando escapar de sua própria sombra enquanto ser humano tiver um carma ele está fadado a renascer embora se possa dizer que a lei do carro
possui um certo grau de injustiça é vista no hinduísmo eo budismo como algo um tanto negativo algo de que se deve escapar assim a salvação consiste em ser libertado no círculo vicioso dos renascimentos a eterna série de encarnações costuma ser comparada a um rio que separa o homem do nirvana objetivo do budismo comum com os outros caminhos indianos para a salvação é encontrar passagem por onde se pode atravessar para a outra margem um aspecto importante porém os ensinamentos de buda são diferentes do conselho indiano em geral o hinduísmo acredita que o homem tem uma alma
individual é eterna ou atman a qual sobrevive de uma existência para o cuca assim como a pessoa descarta suas roupas velhas e gastas a alma vai se revestindo de outros corpos sendo renovados é a alma do homem seu mais íntimo que está acorrentada reencarnação alma do homem é considerada idêntica total ou parcialmente ao espírito universal drama buda ompi radicalmente com essa doutrina ao negar que o ser humano tem a alma ao rejeitar a existência de um espírito universal de acordo com o budismo a alma é tão fugaz como tudo mais neste mundo o fato de
um homem achar que é o meu ou uma alma baseia-se na ignorância e essa ignorância tem consequências graves uma vez que promove o desejo e desejo que queria o carro individual o budismo ver a vida humana como uma série ininterrupta de processos mentais e físicos que altera um homem do momento a momento o bebê não é a mesma pessoa que o adulto eo adulto não é a mesma pessoa que era ontem de nada mais posso dizer espremeu ensinava buda e de nada posso dizer isto sou eu ambas as coisas são ilusões não há um núcleo
imutável de personalidade não existe um ego tudo é constituído de fatores existenciais em pessoais que formam combinações fadagosa de cair tudo é transitório depois de experimentar sua iluminação debaixo da figueira buda fez o sermão de benares em que apresentou as quatro novas verdades sobre o sofrimento elas demonstram que tudo é sofrimento que a causa do sofrimento é o desejo que os sofrimentos s quando o desejo sucesso e que isso se consegue seguindo o caminho das oito vias com base em sua própria experiência buda acreditava que o homem deve evitar os extremos da vida não se
deve ver nenhum prazer extravagante nem na auto negação exagerada ambos os extremos acorrentam homem ao mundo e assim a roda da vida o caminho para dar fim ao sofrimento é o caminho do meio e muda o descreveu em oito partes um a perfeita compreensão 2 a perfeita aspiração 3 a perfeita fala 4 a perfeita conduta 51 perfeito meio de subsistência 6 perfeito esforço 7 a perfeita atenção e 8 a perfeita contemplação o budismo tem uma doutrina abrangente sobre os vários níveis e estágios de meditar são durante a meditação todos os músculos se relaxam possivelmente também
pelo fato de praticamente sentar numa posição especial de yoga toda a concentração deve focalizar uma só coisa esta pode ser um objeto uma palavra ou a própria respiração objetivo da meditação é acalmar a superfície perturbada quando isso acontece modista perde todo o sentido de tempo e espaço e todas as ilusões sobre eu e meu desaparecem é nesse ponto que ele pode ter esperança de alcançar a plena iluminação na qual atingiu a compreensão perfeita das quatro novas verdades deixando de enganar a si mesmo sobre a existência e se libertando da lei no carro budista agora se
tornou uma arma isto é venerável o que significa que não irá mais renascer e quando morrer atingirá o eterno nirvana [Música] qual foi a verdade que buda alcançou debaixo de sua figueira suas idéias fundamentais eram profundamente pessimista como já vimos tudo que existe no mundo é sem autonomia transitório e em conseqüência pleno do sofrimento à cinta ele não via esperança enquanto o homem estivesse preso nesse campo contudo existe algo até algo fora do sofrimento budista chama isso de mim urbana essa palavra significa na verdade a pagar uma referência ao fato de que o desejo se
extingue quando o sexo a imagem representa o desejo como uma chama que se apaga quando o combustível ter o combustível é luxúria o ódio ea ilusão as descrições do iphan em textos budistas costumam ser expressas em termos negativos uma vez que me engana é o custo direto do ciclo do renascimento uma vez que ele não pode ter comparado há nada em nossa vida diária isso é possível dizer o que o nirvana não é poderemos talvez de escrever nirvana como a quinta dimensão negociada da nossa existência quadridimensional poucos textos budistas porém escreve nirvana em termos positivos
uma condição para alcançar uma em cana é que o budista encontra a inação exatamente como ocorreu com bunda debaixo de sol figueira logo as boas obras por si só não bastam para o nirvana entretanto um estilo de vida irreprochável pode levar a muitos renascimentos que mais tarde poderão possibilitar o encontro da iluminação buda segundo se conta nasceu 547 vezes antes de finalmente chegar lá um estado em que todo o carro já foi esgotado ea lei do renascimento foi vida é isso que me humana escreve assim unir vana é uma condição que se pode experimentar aqui
e agora pode ser tão intensa que o budista senti que ela está queimando o mundo inteiro e quando enfim volta para o mundo tudo que encontra são cinzas frias minha irmã na final que a pessoa tinha quando morre é irreversível por vezes ele é designado modismo por um tempo especial para minha irmã isto é extinção absoluta ou extinção pultima para a vida diária o budismo tem cinco regras de conduta e não fazer mal a nenhuma criatura viva dois não tomar aquilo que não lhe foi dado ou seja não robatto 3 não se comportar de modo
irresponsável nos prazeres sensuais 4 não falar falsidades 5 não se entorpece com a world jogas essas regras de conduta costumam ser chamada de cinco mandamentos porém o budismo não reconhece nenhum ser superior capaz de dar ordens à humanidade sobre como viver assim as regras não disse faz isso ou não faz aquilo elas são formuladas da seguinte maneira tentar ensinar a mim mesmo a não fazer mal a nenhuma criatura viva algumas pessoas vão mais longe e seguem outras regras como abstinência sexual ea própria subsistência o casamento não é sagrado para os budistas mas apenas um tipo
de acordo entre as partes por esse motivo os monges não celebram casamentos no japão quando explodiu esta se caso procuram sacerdotes tinto está o divórcio embora ainda pouco comum na maioria das culturas budistas também não é uma questão religiosa o marido deve mostrar respeito para com sua mulher e esta por sua vez deve cumprir seus deveres domésticos apesar de várias mulheres em países budistas desfrutarem de uma posição elevada normalmente se considera menos vantajoso renascer como mulher do que como um buda criou uma nova ordem a sociedade monástica independente do sistema de castas para seguir à
risca os ensinamentos do buda é necessário deixar para trás todos os cuidados e as preocupações relativas à família ea vida social até hoje a ordem monástica constitui a espinha dorsal da vida religiosa na maioria das terras bonitas essa ordem é conhecida como os monges e as manhas eles levam uma vida de pobreza e simplicidade precisam sobreviver em esmolas o que não é nem um pouco degradante mosteiro budista não fique isolado da vida da cidade ou da aldeia além disso eles têm deveres para com os leigos principalmente acerca dos ensinamentos do buda em tempos antigos o
culto religioso consistia inteiramente veneno as relíquias do buda a partir do século 1º antes de cristo tornou-se como produzir imagens e estátuas do buda elas podem ser vistas por toda parte nos países budistas tanto nos templos como nos lares e seja onde for budista de voto fará a sua confissão a forma tripla do refúgio também chamada as três jóias procurar refúgio no budha nos ensinamentos e na comunidade monástica apesar dos bonitas venerarem as imagens do buda quem manda e senso e pondo flores e outras oferendas diante delas para o budista ortodoxo isso não é propriamente
uma adoração formal buda foi apenas o guia da humanidade foi o mestre glorificado e como já entrou no urbana não pode ver nem recompensar as ações de um budista por isso suas imagens não deve ser a douradas estão ali para lembrar os ensinamentos do buda e auxiliar o budista em sua meditação e em sua vida religiosa o budismo ainda tem diversidade religiosa sendo adotado em algumas ramificações em diferentes países como o budismo tibetano o lama smo e usem budismo em épocas recentes em especial desde a última guerra mundial o budismo passou por um reavivamento sobretudo
entre os budistas com mais treino e filosófico houve também uma maior unidade entre várias seitas budistas em torno da atividade social e da actividade missionária olá eu sou professor da new e obrigado por assistir esse vídeo se você gostou deixa o like.com partilha e se inscreva no canal aqui embaixo tem nosso twitter e siga lá também então é isso até mais [Música]