Capital, Trabalho e Alienação Segundo Karl Marx - Brasil Escola

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Brasil Escola Oficial
Marx afirma existir uma relação entre o capital (fruto do esforço do trabalhador, mas pertencente ao...
Video Transcript:
[Música] E aí pessoal tudo bem na aula de hoje a gente vai ver aqui um pouco mais detalhadamente os conceitos de Capital trabalho e alienação dentro da teoria político econômica de Carl Marx para começar nossa aula eu optei pra gente falar primeiro da relação entre capital e trabalho Olha só essa relação entre capital e trabalho Marx enxerga ela em três movimentos fundamentais O primeiro é uma unidade imediata imediata e imediata e imediata de ambos né ou seja H primeiramente eles estão Unidos né capital e trabalho ã Mas eles acabam em algum movimento se separando e
estranhando se porém continuam se se sustentando a si mesmos mutuamente Ou seja a gente tem primeiro uma um momento ali onde capital né capital entendendo o capital ali como dinheiro como o acúmulo como ã o o que move ali também os meios de produção O excedente o resultado da produção né e o trabalho fruto daquele trabalhador né de quem do fruto do do esforço do operário e o primeiro momento tá tudo bem né eles estão convivendo ali tranquilos Mas eles acabam em algum momento se separando em algum sentido né Por quê Porque eles acabam se
estranhando o trabalhador ele passa ele chega um momento que ele olha pro capital ele vê o capital ele vê o resultado daquilo que ele fez e não reconhece ele estranha né um estranhamento h um estranhamento também com a figura do burguês né mas Eles continuam se sustentando a si mesmo mutuamente né o burguês mantendo emprego ali pro Operário O Operário trabalhando Ok o segundo momento né quando eles começam a se opor realmente tá excluem-se reciprocamente O Operário reconhece o capitalista como sua própria a sua própria negação e vice--versa ou seja O Operário ele acaba tomando
consciência de que o capitalista o burguês ele é o oposto a ele ele é totalmente oposto ele é ele é A negação é aquilo que tira ah do Trabalhador a sua vitalidade então ele acaba se vendo como negação E também o burguês vê o trabalhador O Operário como A negação de si mesmo porque ele não ele passa a se enxergar não mais como alguém igual à aquele Operário mas alguém diferente né alguém totalmente oposto àquela figura de operário porque ele está numa posição superior né hierarquicamente superior de patrão e o terceiro momento é quando há
a oposição de cada um contra si mesmo tá o capital ele é ao mesmo tempo ele próprio e o seu oposto trabalho o que que isso quer dizer isso quer dizer que o capital ele não vai continuar existindo sem o trabalho veja bem o capitalista né a figura daquela pessoa que representa o capital ela não se reconhece mais ela se vê como ela vê o trabalhador né a pessoa que sustenta o trabalho como a oposição ou A negação de si mesmo ok tá ã a partir do momento em que a gente pensa isso a gente
pensa que o capital ele deixa de ser trabalho num certo sentido mas se ele deixa de ser trabalho ele deixa de existir por quê Porque para manter o resultado aqui o capital o resultado o excedente a produção é preciso do trabalho Então veja que Marx encontra um terceiro momento onde cada um se opõe a si mesmo cada um se torna contradição né eu não me o capitalista não se reconhece no trabalho mas ele precisa do trabalho tá o trabalho também é simultaneamente ele próprio trabalho e seu oposto que é a mercadoria né a mercadoria quando
a gente tá falando aqui de mercadoria de excedente a gente tá falando de Capital então o trabalho o trabalhador que não se reconhece no burguês no capitalista mas ele acaba sendo também o capital por quê Porque é o trabalho que resulta na mercadoria Então esse trabalho é a mercadoria né Então esse é o movimento complexo de oposição ã de cada um contra si mesmo né o terceiro movimento ali dessa primeira fase que Marx enxerga já a alienação né alienação é de um uma maneira geral de uma maneira geral no amplo sentido estranhamento tá Ah e
ela pode ser descrita aí em quatro aspectos principais primeiro o trabalhador é estranho ao produto de sua atividade tá olha só produto e esse poder ele é um poder independente e totalmente externo ao trabalhador tá Ah mas trabalho igual a mais produto independente então o trabalhador ele chega num momento que ele é forçado a trabalhar mais muito mais e isso acaba forçando a produção né isso acaba resultando numa produção maior Óbvio tá que que acontece nesse movimento onde o trabalhador ali ele não tem escolha ele é obrigado a produzir mais né se ele não produz
mais se tem alguém disposto a produzir mais que ele ele acaba indo pro olho da rua né então no meio em meia necessidade ele tem que produzir mais o produto acaba tendo muito mais importância do que ele né então o produto ele acaba ã obtendo uma Independência né ele acaba se tornando algo externo independente e com uma força muito maior do que o trabalhador Porque nessa relação de classes né ã o burguês Dono dos meios de produção segundo Marx ele enxergaria o produto como muito mais importante o trabalhador É o Mero meio para se chegar
ao produto né que importa o que ele quer realmente que o burguês quer é o produto então o produto ele acaba se tornando maior mais importante do que o trabalhador e um segundo uma segunda Ah uma segunda visão de alienação né é essa alienação da atividade produtiva o que que é isso a atividade produtiva ela deixa de ser uma atividade essencial do ser humano tá que é essa marca da existência humana o ser humano ele se faz enquanto humano enquanto diferente dos outros animais por uma capacidade de criação né Marx enxerga ali que outros existem
outros animais que trabalham no mundo as formigas as abelhas e os Castores Mas e o trabalho deles é um trabalho instintivo somente o ser humano é capaz de um trabalho criativo tá Então nesse trabalho criativo não se satisfaz H nesse trabalho criativo se satisfaria né essas necessidades interiores de Nós seres humanos de nos apresentarmos como humanos e fazer um trabalho que realmente cria que realmente modifica o meio né aqui nesse momento né tratando ali dos Operários Ingleses do século XIX que Marx tá analisando é um momento onde não se satisfaz necessidades interiores mas apenas exteriores
ao trabalho trabalhador né que que são essas necessidades exteriores ah precisa conseguir dinheiro precisa comer precisa manter todo e ao mesmo tempo o capitalista também precisa manter toda uma cadeia produtiva né ele precisa ali do acúmulo então acaba que o trabalhador eles fica fora desse processo né as necessidades que ele está satisfazendo ali são totalmente exteriores a ele tá então ele não se enxerga mais como uma potência como uma confirmação de si o trabalho não é mais uma confirmação de si mesmo tá Ah mas acaba se tornando seu sacrifício e mortificação tá o seu sacrifício
para enriquecer alguém né o Dono dos meios de produção e que acaba ã eliminando as suas potências né Pouco a Pouco matando a si mesmo tá por isso é assim que Marx enxerga que acontece nessa sociedade uma degeneração do ser humano num terceiro momento falando de alienação é um momento onde o trabalhador então vai se alienar do do do ser humano do que é ser humano Olha só há uma separação das funções naturais né que são essas satisfações das necessidades naturais né da da vida da da vida biológica fisiológica né a necessidade de se alimentar
ah a necessidade de consumir né Para Viver então há uma separação disso com a atividade que é propriamente Humana porque essa necessidade natural aqui ela é comum a todos os animais todo animal precisa consumir insumos naturais precisa de alimento de água de ar de ã enfim de tudo aquilo que mantém a vida biológica fisiológica funcionando tá então há uma separação disso com a atividade propriamente humana que é justamente essa criação livre trabalho criador transformador né que é possível somente ao ser humano por ser um ser racional capaz de transformar o meio Ah capaz de racionalizar
as relações enfim ã então quando há essa separação o trabalho que antes né Desse Advento do do crescimento do capitalismo ele era livre criador e transformador né ele era uma finalidade do ser humano ele torna-se um trabalho produtivo e genérico ou seja aquilo que os trabalhadores lá das fábricas os operários fazam já não era mais criar nem transformar nada eles faziam atividade er era exercer uma atividade produtiva genérica né Então olha só o fim do trabalho antes era a finalidade né era transformar criar agora é desenvolver um produto tá isso ah a nisso a gente
enxerga que o trabalho ele deixa de ser um fim né e ele deixa de ser uma finalidade e torna-se um meio um meio Para quê Para se conseguir satisfazer as funções naturais somente nada mais que isso tá então isso tudo desemboca no quarto sentido de alienação que é a alienação do homem pelo homem né ah trazendo uma situaçãozinha aqui o o homem Ele se tornou estranho ao seu ser tá ele se torna estranho ao homem os homens se tornaram estranhos ao ser do homem ou seja o o que que é então esse conceito de homem
entendendo o homem como humo tá que que é esse conceito de humano que que é ser humano tá humano tem um ser aquilo que ele é aquilo que é humano e o ser humano aqui os homens aqui se tornaram estranhos aquilo que os fazis humanos tá ah essa essa relação Operário burguês ela é basicamente uma relação de estranhamento por quê porque tanto O Operário não reconhece o burguês nem o burguês reconhece O Operário né e o trabalhador O Operário mais ainda ele tem ah como ele tem a sua potência humana negada ele não se reconhece
como humano nem a si mesmo tá isso acaba gerando O Quarto e último efeito da alienação segundo Carl Marx todo esse movimento né de Capital trabalho e e alienação ele chega ao que Marx chamou de reificação do mundo ou objetificação do mundo né coisificação do mundo tornar Ah todas essas relações humanas o mundo mesmo em objeto em coisa tá Ah isso também ah ao mesmo tempo que você torna objeto você acaba tornando também objetivo né um mundo cheio de regras que devem ser seguidas para manter aquele sistema operando aquele sistema funcionando tá isso também torna
o homem um mero objeto que pode ser utilizado como meio e não mais como finalidade então aqui você não tem mais o ser humano ã como o fim de ações o fim de si mesmo mas ele acaba se tornando um mero objeto bom então é isso Pessoal espero que vocês tenham gostado se você gostou curta compartilhe se inscreva no canal qualquer dúvida que tiver acessa o link que tá aqui na descrição do vídeo e até a próxima
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