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E aí G1 G1 E aí E aí E aí G1 O que é e todo mundo na espan Oi boa noite amigos e amigas da Academia Brasileira de Letras essa é uma noite especial para todos nós vamos receber aqui a Fernanda Montenegro como membro permanente da Academia Brasileira de Letras declaro aberta a sessão de posse da acadêmica de Fernanda Montenegro convido o prefeito da cidade do país para fazer parte da mesa G1 E aí só queria registrar a presença do Secretário de Cultura do município do Rio de Janeiro Marcus faustini do secretário de educação do
município do Rio de Janeiro Renan Ferreirinha do capitão de Fragata Fábio câmera Cunha representando o almirante-de-esquadra Jorge Armando Nery Soares comandante-geral do corpo de fuzileiros navais e os a família de Afonso Arinos Cesário Melo Franco Caio Mello Franco Afonso Melo Franco filho os filhos Antônio Padilha de Melo Franco e Bernardo Mello Franco Neto é o Convido os acadêmicos José Sarney Carlos Diegues e acadêmica rosiska Darcy de Oliveira para conduzir acadêmica Fernanda Montenegro ao salão nobre E aí E aí o k k k k k k tá lá E aí E aí Oi boa noite tudo
bem E aí Oi tudo bem Que bom te ver hoje Rodrigo Maia junto lá na história ainda estava lá mas só vou levar o G1 E aí [Música] E aí E aí E aí [Aplausos] [Música] E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí a Fernanda Só tá começando eu Convido você a tomar Tribuna e e fazer o seu discurso e vai direto e E aí os meus óculos Oi Lúcia gazzola e se você não vier eu vou ler do mesmo jeito sem óculos e E aí é é E aí
E aí G1 O acadêmico o mel Val Pereira senhor presidente acadêmica Nélida Pinon secretaria-geral O acadêmico Joaquim Falcão primeiro-secretário e o Excelentíssimo Senhor Eduardo Paes o prefeito da cidade do Rio de Janeiro o Excelentíssimo Senhor o poste Marcus faustini Secretário de Cultura do município do Rio de Janeiro o senhor Renan Ferreirinha secretário de educação do município do Rio de Janeiro E aí E aí E aí G1 o Shakespeare in o William Shakespeare o deixou eternizado este conceito estrutural com uma afirmação de uma arte e o mundo é um pau bom e todos nós seres humanos
eu vou passar todos esses óculos é aquela desse muito e o meu coração EA minha razão e está sendo aceita nesta casa por este elenco protagonista um referencial o e da nossa mais alta cultura aqui Academia Brasileira de Letras o emocionada tomo pó neste momento da cadeira número 17 pedindo as senhoras e os senhores acadêmicos compreensão pela maneira como os preparei esta minha pulsação de vida a opção de vida que trago comigo neste ato e como prólogo é desta a minha fala eu devo esclarecer que só uma incansável auto de data cuja origem intelectual emocional
sempre me chegou e ainda me conduz através da vivência inarredável de um ofício atriz eu sou atriz e veio dessa mítica e Mística arte arcaica eterna que é o outro a sua primeira representante da cena brasileira do palco brasileiro a ser recebida gastar nesta academia E aí E aí e solicitaria a paciência das senhoras e dos Senhores acadêmicos e demais presenças e para trazer sem me estender e alguma vivência memórias desta a minha profissão já tipo por ela existir e aqui estou e esse meu ofício e não para todos e esse meu Ofício expressa uma
estranhos a compreensão é a raiz desta arte está na complexidade de só existir através do corpo e da alma de um ator ou de uma atriz ao trazer a literatura dramática para verticalidade cerâmica Essa é a carne ficar são da dramaturgia escrita um dos era ou não CEF sobre as Tábuas de um Palco e não se cumprir essa profissão sem ter vou são sem obstinação sem coragem Esse é um ofício de absoluta solidão e em que o outro é fundamental a buscar o outro tomar com o outro numa estrutura só numa estrutura daí estarmos sempre
falo de atores de teatro e na esperança de total e imediata aceitação da tragédia a comédia do drama a farsa e a fatura O Alberto Camillo filósofo e escritor definir o ator foi uma configuração de sua visão filosófica para família este Ofício simboliza o absurdo do existir um um pequeno trecho do seu extraordinário ensaio bonito de cízico o descaminho o ator Reina no domínio do Mortal o que todas as glórias do mundo sabemos que a sua Essa é a mais e fêmea Oi e a também o ator tem mais percebe entre os homens que tudo
deve morrer um dia É sim e não não sorte o outro cínico existe o ser humano aceitar como criatividade morreram Renascer II a morrer e Renascer e é uma opção de vida inquietante e abstrata embora corporificada uma sobrevivência desafiadora 16 caloteiro se há ou não se é é Bom dia imediato aceitou renegado Oi e a existência humana numa absoluta Liberdade criadora tendo só Deus não só o corpo mas a alma um por um instrumento de criação e a sublime e a moral eu tô parte de uma arte a moral e é uma arte a moral
da qual somos os oficiantes criadores e para alguns acho que é uma profissão Marginal como comportamento e nem um pai eu e mãe nenhuma e acertou com tranquilidade um filho muito menos uma filha se optar profissionalmente entrou no palco o amadorística mente até podem o meu professor não é mas a filha estava nos palcos as novas Arenas não existe nessa terceira margem do rio há milhares e milhares e milhares de anos e como histórica referência lembro molho gênio criador de uma grande e sublime dramaturgia e antes de alcançar um lugar no início humanas enciclopédias desse
mundo mulher foi um ator é um ator vocacionado é o protagonista absoluto do seu próprio elenco e como Shakespeare naquela terra pois se forem Tetris titulares suplantando todas as condenações moralizantes existentes desde sempre o CEP e na distância do tempo devemos a eles bom na criação cênica o homem contemporâneo a mulher pode ter tido até a glória de ter se sentado a uma mesa do seu rei mas quando todos os comediantes de ser o tempo foi enterrado fora do cemitério como qualquer Marginal da época Olá senhoras e senhores acadêmicos importantes personalidades presentes Olá queridos amigos
queridos colegas estejam aqui e já são 300 anos da presença do teatro no Brasil 300 anos e precedidos de mais de dois séculos de catequização jesuítica ensinando alguns religiosos o teatro E aí uma dessas três séculos digamos gerações e gerações de artistas nos nossos palcos nas nossas praças arennoz picadeiros o fio teatros o alcançamos a era eletrônica digital e como o rádio teatro tá do teatro Thalia novelas Thalia séries E chegamos ao cinema e aos Trip apresentando o nosso canal que é cm para o brasileiro é reconhecido sucesso com Total respeito através de encontrar meus
premiações nacionais e internacionais e o ressalto o que como nesta minha profissão a solidão não existe é a minha vida SELIC atrás sempre sempre comigo incontáveis e momentos memoráveis companheiros sem os quais nem eles nem eu teríamos dado conta através dos nossos pulmões dos nossos corações da nossa criatividade é de todo um conjunto inimaginável Tim ser noções de outros referenciais da grande dramaturgia bom Graças aos Deuses Oi e a nós mesmos se unha eu sou integrantes o suporte do que o teatro do Brasil realizou no período maior do século 20 e sempre sempre diante de
papéis que também prestigiando ousadas corajosas propostas cênicas é um público que não negava se juntar a loja dos memoráveis protestos públicos pois exigimos liberdade de expressão Liberdade política diante daquela violenta asfixia militar pelo qual país Passou e nesses meus quase 80 anos de vivência teatral enfrentei sim personagens Deus afiadoras e oriundas de uma sobre dramaturgia o que me alimentou me pulso horário só de sófocles a pronto de Shakespeare a mulher Cervantes de corneille Racine é de que abandone a limpeza pirandello a O'Neill é de tipos o brest alface pinter Harold pinter é a Bete e
na nossa literatura dramática de Martins Pena Castro Alves Alves Machado de Assis José de Alencar Artur de Azevedo o Jorge Andrade a millôr Fernandes E ai ano Suassuna eu e o Nelson Rodrigues a e oque devo uma presença absolutamente referencial na minha vida profissional foram três peças escritas da nosso pedido beijo no asfalto toda nudez será castigada e a Serpente o meu primeiro trabalho esse Nemo eu devo a ele a falecida direção dele é um Hiroshima além de três novelas de TV a amostra tem espelho pouco amor não é amor e o desconhecido em o
Nelson Rodrigues é o cronista visceral do comportamento do homem brasileiro a e é um memorial lista Eu me permito comparável a um Pedro nava a dengue já faz tempo o presente pelo Brasil Nelson Rodrigues foi ele mesmo memórias com Total aceitação de plateia de todos os tamanhos de todas as idades de todos os níveis sociais o fecho esta saudação à Nelson Costa sua frase então humana e diz ele aprende a ser o máximo possível de mim mesmo o Nelson Rodrigues que forma a gente aprende a dizer no fundo e na área de intérpretes saúde como
o primeiro a referência dia três a figura Histórica de Estella Sezefredo E aí sigo trazer agora Esta casa é e as memórias e já pulou na Pinto história falsa que eu vi representar Lucília Peres com quem contracenei objeto morrer ou minha mestra básica Eva Todor Tônia Carrero Maria Della Costa desse Gonçalves aos da vindo a grande a grande passinho da Beca E aí ó polys Marília Pêra Ruth de Souza dulcina de Moraes a mais orgânica a mais completa importante personalidade do teatro brasileiro a Ferreira a Bíblia querida querida querida é a atriz que eu sonhava
se a fazer o francês é a porta os atores e G1 o burro e louvo de João Caetano a Procópio Ferreira de Paulo Gracindo Chico Anysio e a Paulo outra atores simples e o e particularmente e para sempre meus irmãos Sérgio Brito e Paulo Rossi com os quais convivi e contracenei celular mente durante 50 anos e [Aplausos] E aí é que na minha eterna é imensa saudade o homem de Roma e de Teatro Fernando Torres e é uma boca ação que é igual a a minha incansável e louca retaguarda E aí ele eu devo 60
anos de uma busca de realização artística pelos muitos e muitos e muitos palcos deste país e como o máximo encontro do nosso existir de uma Fernando Torres a in a particular tribo de oficiante de vocacionados meus filhos os nossos filhos Já chegamos sim e olha esse novo século com uma inarredável presença vocacionada de Criadores cênicos plenos de talento atrizes atores e senadores dramaturgos cenógrafos figurinistas Nós Somos uma raça indestrutível e [Aplausos] e mesmo diante da sua brutal trágica posição governamental contra a cultura da arte uma das Artes é que no momento estamos vivendo no Brasil
é mas resiste moço a resistir mas é o CEP nós fomos até carros a Oi Ester você assistir Procurando um e esta amigos para a noção geral sobre o Mundo De onde eu venho e para mim ir indo com outro lado porque Sagrado é e para mim esse mundo é sagrado né Olá senhoras e senhores lá para dérmicos e demais presenças a frequentar a Academia Brasileira de Letras faz muitos anos com algumas personalidades desta sentada área casa tive tem o privilégio de conviver eu recebi há algumas vezes sugestão para mim propor a esta instituição a
gentileza dos acadêmicos Marcos Vilaça do presidente levar o pedreiro é muito me aproximei do acadêmico Domício Proença Filho quando da leitura de sua obra Capítulo Memórias Póstumas e aqui no teatro Raimundo Magalhães Júnior eu trago também o nome da acadêmica rosiska Darcy de Oliveira em que esteve ao meu lado nos debates que se seguiram após a apresentação do espetáculo viver sem tempos mortos de Simone de voar a mãe de forma especial eu quero reverenciar nesta cerimônia de posse a pessoa da acadêmica Nélio campeão e [Aplausos] Oi querida muito querida acadêmica Nélida Pinon personalidade artística cultural
e humanista não só desta casa deste nosso país me diga na sua pessoa uma Generosa Conselheiro é uma tons de touro e portanto atenção ter essa e Respeito receba o meu reconhecimento é a minha bem querenso e o meu grande imenso e é eterno obrigado o cinquentão eu compreendo o ritual da cerimônia de posse traseira das figuras altamente importantes que me precederam na cadeira número 17 cujo patrono é Hipólito da Costa um consagrado brasileiro um revolucionário uma brava e histórica figura na luta pela nossa Independência e hoje escrito no livro dos heróis da Pátria o
Hipólito da Costa nascido em 1774 formou-se em filosofia e direito na Universidade de Coimbra o acusado e condenado pela inquisição por defender de propagar a maçonaria em Portugal após quase três anos de cárcere foge para Inglaterra ali permanecendo até o filho sua vida na luta eroica pela Liberdade do nosso país em 1808 Honda O Correio Braziliense Durante 14 anos sendo ele o único editor e o redutor esse personagem deixou 29 anos de críticas e análises objetivas sólidas em defesa da Liberdade do nosso país e e segue de neste pequeno trecho tão revelador do seu humanismo
diz ele o primeiro dever do homem e sociedade a ser útil aos membros dela bom e Cada um deve segundo as suas forças físicas ou Morais a administrar em benefício da mesma e os conhecimentos ao talentos que a natureza arte ou a educação diz prestou e as luzes que ele espalha tiram das Trevas aquele que a ignorância precipitou no labirinto da apatia da inépcia do inverno o Hipólito da Costa falei assim 1823 já vi vendo concretizado a sua independência por eles tão sonhado e quando da fundação da Academia Brasileira de Letras em 1897 o historiador
ensaísta crítico literário excepcional o memory a lista destemido Silvio Romero já como acadêmico programa Hipólito da Costa patrono da cadeira nº 17 cadeira esta criada pelo próprio Silvio Romero O acadêmico Silvio Romero morre aos 63 anos de idade esta cadeira passa a ser comandada por Joaquim Osório Duque Estrada poeta crítico crítico literário ensaístico nascido no município de Vassouras no estado do Rio viveu apenas 57 anos é dele em versos decassílabos a letra do Hino Nacional Brasileiro isso nós todos sabemos e ele então aí velho que em 1928 chega a esta casa o apólogo Robert Pinto
autor de um plástico de nossos estudos antropológicos Rondônia é historicamente O acadêmico Rocket vidro é a figura Pioneiro referencial da comunicação eletrônica no Brasil e em 1922 esse extraordinário brasileiro cria e comanda a importante Rádio Sociedade do Rio de Janeiro e em 1936 numa doação tô numa dor são ele transfere para o Ministério da Educação e Cultura esse milagroso o sistema moderno de Rádio Difusão eu nasci então a Rádio Ministério da Educação e Cultura e a rádio MEC e cuja a programação passou a transmitir com sistema educacional cultural organizado e supervisionado por isso que editores
professores jornalistas músicos compositores clássicos de folclóricos transmissão de óperas concertos a literatura é os professores de aulas de História de telegrafia de sociologia e houve necessidade e tão de redutores adaptadores locutores e rádio Antares AM o pão aulas de dicção preparados da forma de recitação de prosódia versões de louvor pedia e o estúdio da maneira ser interpretada em adaptações as obras literárias para o rádio teatro E formou-se então um relevo de rádio atores em 1945 e eu e em 1945 II e aos 16 anos depois de em um teste ler uma poesia fui aceita profissionalmente
no elenco da emissora AM e permaneci na rádio mexe por dez anos e como locutora como rádio-atriz e responsável durante anos pelo programa passeio literário baseado em adaptações de obras referenciais e e a rádio MEC foi a minha vibrante universidade eu devo a esse educador aí esse corajoso visionário Roquete Pinto o início da minha atividade artística e eu tenho como particular o meu particular pronto e esse importantes da Alma esteve presente nesta vida por 70 anos com o slogan para rádio mexe criado por ele e eu mandei essa eterna na minha memória a tela cultura
dos que vivem nossa terra pelo progresso do Brasil e E é isso que eu guardo de Rocket que o início da minha vida profissional é e na sequência das personalidades que me antecederam nesta instituição eu faço o presente a figura obstinada de brasilidade de Álvaro Lins advogado Professor meu moralista importante o jornalista e sólido crítico literário esse grande homem público sempre a serviço de nossa cultura nos deixa aos 58 anos de idade e e António Alisson torna-se então o quinto ocupante da cadeira foram 28 anos de uma participação Ampla calorosa como crítico literário tradutor e
Diplomata ministro da cultura do governo e tomar fran6 logo e enciclopedismo na sucessão acadêmica e quem me para 7 eu conversei estou confiante Esse é o Academy Afonso Arinos de Melo Franco e o Afonso a dia notifique o o professor o doutor em ciências jurídicas e sociais espírito Deputado Memory a lista de formato embaixador do Brasil na Bolívia e o Vaticano e na Holanda a press Arts Academy is a preços altíssimos acadêmicos Olá prezados personalidade e Oi Simone de Beauvoir afirma o tio acaso tem sempre a última palavra é E aí e o que motivou
uma mulher de teatro aceitar se candidatar e está neste momento na cerimônia de posse de uma cadeira nesta casa e como a casa se apresentou e nas minhas primeiríssimo mais vinda da academia certo dia um belo e elegante assim off de presença altamente civilizada Oi com quem eu nunca trocaram uma palavra veio ao meu encontro e pediu uma maneira determinada Clara direta sem sorrisos e com Total cumplicidade delicadeza confirmou Fernanda Escreva um livro e essa placa de mim Bom dia Vanessa Ramos um instante nos olhando eu voltei da minha surpresa agradeci e logo ele seguiu
em direção a outras pessoas ali presentes e nesta importante a sala toda vez que o via sabia que ele viria ao meu encontro e no tom de um cúmplice comando delicadamente irmanado ou de Nova Fernanda Escreva um livro e essa placar de 61 e eu sempre agradecia o dinheiro a seguir adiante e nos olhos daquele homem Sempre lhe uma objetividade comovente é porque o insistência tão surpreendente daquele acadêmico para comigo é porque a chave com a pessoa muita crença e respeito que uma mulher de teatro uma mulher do palco teria o direito de estar na
Academia Brasileira de Letras a candidatura essa para alguns impensável a ficar saco é a razão deste comando tão fraterno feito a mim por Afonso Arinos de Melo Franco a força dia dos filhos é que esse ser humano era um ativista cultural real e na pele um artista tem um é o irmão da mesma fé e além de escritor um potencial cantor o ator é um feliz e saudável Boêmio o companheiro de grandes figuras da nossa dita criatividade Popular criatividade popular da qual eu faço parte como igualmente o nosso grande grande grande artista absoluto Gilberto Gil
E aí o povo os artistas populares sim o a graça de Deus o e de todos os deuses isso tomados deste nosso Brasil e o acadêmico Afonso Arinos o filho teve no seu convívio entre tantos artistas tão joguinho Antônio Maria Rubem Braga Zé Keti frequentava o Grêmio Recreativo Escola de Samba união de Vaz Lobo entre alguns famosos bailes o beco das garrafas Se destacava pois era onde ele ia ouvir cantar Dolores Duran eu tinha como grande amigo Vinicius de Moraes não masha Diplomata mais um um grande poeta um compositor uma presença encantatória em memoráveis shows
quando ouvimos o nosso poetinha saudade cantar a nossa extraordinária eterna música dita graças a Deus e aos Deuses música popular o registro aqui trechos de um de seus livros de memória e ele já nos seus 69 anos de idade quando aceitou mais um desafio artístico de um dos atores ser parte do espetáculo chuveiro iluminado escreve em suas memórias desde os anos 50 eu me habituara a falar em comícios rádios e televisões mães assembleias políticas nas reuniões diplomáticas também fizeram E também o fizeram quando jovem tocando violão pelas ruas de Ouro Preto em Recife em casa
de parentes e companheiros agora porém a coisa muda de figura o que começará como uma brincadeira entre amigos tomou forma quando boa ao o grande diretor de opinião e Arena conta zumbi criador do Teatro do Oprimido concordou em escrever um roteiro e dirigimos é para encostar razões externas apresentando desde o princípio de Março na Casa de Cultura Laura Alvim um musical composto por canções sambas marchas tangos e boleros que fizeram sucesso em nossa bacia na cidade até agora não mude um só lugar vazio nos espetáculos que se realizam nos fins de semana de sexta a
domingo eu atribuo sinceramente o êxito inegável do grupo de amadores a competência criativa deste homem de teatro que é boa o Afonso Arinos filhos sabia que Augusto Boal era e é um homem importante na história do teatro brasileiro que a funcionalidade cultural com quem trabalhei e de quem foi amiga o chuveiro iluminado tinha como abertura Afonso Arinos filho acompanhando o seu violão cantando chão de estrelas e Orestes Barbosa e do elenco de 7 pessoas faziam parte duas atrizes amadoras sicília bom ao e Laura sandroni e e é assim será são depois de doze meses em
cartaz no rio seguiu para Paris e foi apresentada no Belo teatro dele Pedro boa isso Graças às relações de Augusto Boal com o meio cultural ministerial francês que também o apoiou a boa na Fundação do seu teatro de look me criado pelo próprio vou na França quando do seu exílio imposto pela ditadura militar no Brasil Afonso Arinos de Melo Franco Afonso a dia dos filhos tomou posse na cadeira número 17 no dia 26 de novembro de 1999 e tem um saudou na cerimônia foi o acadêmico José Sarney num pronunciamento de goroso Nobre sobre o grande
caráter sobre a personalidade tão civilizada tão sensibilizada se brasileiro a versão da são eu destaco estas palavras do acadêmico José Sarney e nós podemos analisar sua vida e sua obra por três grandes Vertentes o homem de estado o político o escritor temos no homem de estado o servidor público o Diplomata o embaixador onegociador e operador de relações internacionais marcando sua carreira não pela burocracia burocrática a consumir-se no cotidiano de suas tarefas Mães com Espírito público composições líquidas defendendo políticas públicas colocando ideias Claras voltadas sempre pela compreensão de que os interesses do Brasil não se esgotam
e os assuntos específicos do país mas na visão de sua inserção no mundo no destino dos homens na revisão das injustiças e a começar pelas desigualdades sociais o Afonso Arinos romper umas camisas de força do formalismo para cumprir a fidelidade de seus ideais Cristão e humanidade O Que São Palavras do acadêmico José Sarmento e o acadêmico Afonso Arinos filho faleceu em 15 de Março in Rio 2020 em diante da Morte desse homem é um ser humano tem um dimencionado na sua vivência existencial eu me perguntei E por que não apetece Lu E por que não
aceitar aquele comando tão assim vindo de um brasileiro que como eu como eu sabia o que representa a transcendência de um Palco the world Z obedecê-lo I fall down on E aí eu aceitei esse desafio a minha vocacionado a Vida Vivida nos encontrar vice e resistentes palcos deste nosso Brasil é uma mulher de teatro um atriz e se candidata Academia Brasileira é o fato emblemático um detalhe do acaso a sublinhar e não foi a cadeira número 17 o que eu ocupar a partir deste momento nela o meu patrão não Roquete Pinto o Afonso Arinos de
Melo Franco eu e eu é pura imortalidade Acadêmico nós estaremos para sempre e juntos estaremos juntos e para sempre Oi gurias eu guardo algumas coisas entre o céu EA terra do que sonha a nossa vã filosofia o casal do presidente da Academia Brasileira de Letras acadêmico merval Pereira a o casal das senhoras acadêmico Prezados senhores acadêmicos prezados amigos aqui presentes autoridades Oi minha querida família São Paulo neste momento como é uma acadêmica dessa casa é [Aplausos] E aí e esta conquista não está circunscrita a minha pessoa e não e é uma ação abrangente se afoga
line o que resistente história dos nossos palcos Só agradece a esta casa é o reconhecimento cultural da nossa arte cênica e os 300 anos de teatro no Brasil o estado de aleluia a Saúde Academia Brasileira de Letras por este alto tão íntegro é tão civilizado o libertário E aí [Aplausos] e o nosso é muito obrigado Amém e E aí [Aplausos] G1 Oi Fernando a E aí [Aplausos] [Música] E aí não tem nada infelizmente você vai ter que levantar para assinar o livro de posse e E aí E aí E como está na mesa depois do
céu cidade e ninguém Bueno e G1 E aí E aí E aí Que delícia hein E aí E aí E aí eu convido acadêmico Johnny Ventura para a posição do Colar Acadêmico E aí E aí E aí E aí E aí [Aplausos] E aí eu convido O acadêmico Domício Proença Filho para entrega do diploma E aí E aí E aí eu declaro empossada na cadeira 17 acadêmica de Fernanda Montenegro E aí [Aplausos] E aí [Aplausos] E aí E aí E aí E aí com esta cadeira tem como patrono Hipólito da Costa teve como fundador Silvio
Romero e como antecessores Osório Duque Estrada Roquete Pinto Álvaro Lins na zona oeste Afonso Arinos de Melo Franco e agora eu posso a palavra a primeira secretária da Academia Brasileira acha que para Geraldo Carneiro de Melo daqui ó ó E aí o senhor presidente membros Senhor Prefeito do Rio de Janeiro membros da Diretoria da Academia Brasileira de Letras T Cross decano Acadêmico o meu Deus eu estou tão habituado dizer Presidente eu tenho quero tirar o presente acadêmico José Sarney autoridades presentes familiares de Fernanda Montenegro amigos que sem nome mas tem homem no meu coração no
coração de todos vocês e senhora Fernanda Montenegro devo fazer uma confissão um pouco penosa para mim mas todos padecendo de uma grave deficiência visual portanto pedir ao presidente nerval Pereira que me dispensasse da leitura do discurso e do discurso que de verdade é assinada por mim mas que representa o pensamento da casa o pensamento de todos eu uso dizer o pensamento da Zumbi dos grotões brasileiros portanto com a licença do presidente muito carinhoso comigo eu pedir emprestados a voz os olhos e o talento de uma grande atriz brasileira brilhante escritora que vem a esta Tribuna
a minha seguindo o meu pedido e enquanto também agradeço a grande atriz brasileira Fernanda Torres e [Aplausos] o retrato é Quem sabe aqui que linda que bonita ela vai me assumir e eu gosto Mila vai haver uma fusão perfeita entre nós duas ela de uma geração linda e é uma estrela cadente mas eu me sinto maravilhosamente representada por ela porque ela me fala fala o meu coração e acho que fala também especialmente o coração da mãe que a mãe não foi consultada ela sabia não Coitada a responsabilidade dessa surpresa acabe a filha porque eu disse
você decidia ela ela aguenta então então vamos ouvir essa grande atriz essa menina maravilhosa né vida Muito obrigada querida hum E aí a nossa senhora Nélida Obrigada pela honra merval queridos acadêmicos minha mãezinha querida E aí depois da mamãe é fogo tributo a Fernanda Montenegro feito escrito por Nélida Pinon em epidauro Delfos todos os teatros gregos e os anfiteatros romanos regozijam-se com Fernanda Montenegro que ingressa nessa noite na Academia Brasileira de Letras sob a guarda dos deuses do Teatro dos mistérios de elêusis dos que regerão as claves da dramaturgia entra nessa casa pela porta grande
da arte cênica eu comentei pretty maior do Pátio dos Milagres que a vida ressalta Dionísio cuja ferocidade míticas e deu a humanidade o vinho da palavra que nebria e salvamos é aquele verbo fecundado pelo agora grego pelos Miseráveis que resguardam no casulo as rédeas do Mistério da criação e nessa cerimónia histórica que nos congrega Academia Brasileira de Letras ganha As Memórias vividas por Fernanda Montenegro a matéria Cristalina sua vida no palco ao longo de mais de 70 anos sua aventura cênica ensejou os Advento de uma arte que nos trouxe desde ésquilo sófocles Eurípedes aristófanes Menandro
Shakespeare assine mulher Lope de Vega Gil Vicente até Ariano Suassuna e Nelson Rodrigues a todos eles xamãs da escrita deram luz é uma dramaturgia que aceita a explosão do trágico e do risível corresponde às aspirações humanas bom e que alcançaram a posteridade através de artistas como Fernanda Montenegro que frequentaram os arabismos das escrituras ao fazerem aflorar em cena as mazelas e as quimeras dos personagens em adesão tão abrasiva que permitiria a ela reivindicar a co-autoria do texto exigir no selo inerente à criação da linguagem teatral sob a custódia do Brasil a nova acadêmica soube que
interpretar era também deslizar sobre as Rua idosas ripas do palco a serviço dos reveses dos assombros emocionais de tudo que nunca esteve à margem do humano e talvez se sentisse um Corifeu atento a eclosão do drama que consonante com o mistério da fé e da acústica do coração recruta recru sede a cada amanhecer a ausculta uma genealogia de Fernanda Afinal somos todos filhos da nossa origem uma génese e que marca quem viremos a ser sua grei duplamente peninsular proveio da Sardenha e do norte de Portugal uma gleba eroica de caráter épico que cruzou o Atlântico
sendo testada pela sorte e pelas provações do destino tão logo estabeleceu-se no Brasil o ramo italiano de nome Pina e Piras foi vítima das iniquidades que as autoridades de então reservavam aos Imigrantes trazidos Até nós sob falsas promessas quando baixo condições vergonhosas levados para o interior de Minas viveram Odisseia da Dori das privações embora tratados como servos jamais esmoreceram bradaram as armas interiores da cor o que fugiram da boca do inferno instalando-se no Rio de Janeiro dispostos a travar e o bom combate por não serem Capuletos e montéquios repartiram entre si o pão e o
fruto de cada dia a linhagem portuguesa foi um legado precioso que o pai Vitorino Pinheiro Esteves da Silva encarnou uma figura exemplar tanto no lar quanto no trabalho de operário em oficina de modelagem Industrial que link ou cumprimento do dever a devoção ao Ofício que escolhesse o destemor a inquietação pela obra humana e a noção das injustiças sociais que ela arrasta consigo como uma sombra da qual não se desvincula a regra jamais postas a a parte reforçadas pelo empenho dela de vencer simbolicamente o carro cabo do bojador igualando-se aos portugueses de outrora e o coração
de Fernanda nunca se rendeu ou faltou em reconhecer os signos familiares que incorporados ao seu humanismo tornou a Universal e como esqueceria ela avó Maria Francisca a mãe Carmem que conquanto no início se opôs a carreira artística da filha mais tarde e atitude visionária e surgiu se contra a transferência do casal Montenegro Torres para Europa à guisa de aperfeiçoar-se a e a pátria das memórias familiares de seres que estar gironella afetos exemplos e constituíram uma inabalável retaguarda afetiva foram imortalizados no seu esplêndido do livro pró logo ato epílogo uma narrativa que é sede os limites
biográficos para proclamar a grandeza do teatro brasileiro fortalecida pois como filha do Brasil ela ostenta na proa da sua alma os fundamentos ancestrais da lavoura Portuguesa e do Pastoreio dos saldos ambas heranças Refúgio igualmente da Imaginação ajudavam a harmonizar contradições e conflitos acolher os sortilégios da arte para ela ainda incipiente aqueles mandamentos prestes a doutrina lá no trato com os impulsos do drama do Calvário que cada se reservava ao intérprete algumas vezes confessou-se tribal pulseira de uma família Coesa que eu não despoja lá dos seus bens naturais facilitou lhe aliar-se às Encruzilhadas civilizatórias entendendo Sobretudo
o peso das ilusões nos sonhos da filha nas ocasiões que ensinaram a conciliar tradição e as rupturas poética se inseridos no cotidiano enquanto semeavam Liberdade E desde o início a nova acadêmica foi precoce estreou aos oito anos de idade na peça portuguesa intitulada os dois Sargentos uma experiência inusitada em uma família tartá das práticas artísticas a vida os dias sua Trama fim da menina Fernanda sentir-se atraída pelas artes cênicas começando pelo próprio nome Arlete escolhido pela mãe que admirava atriz francesa Arlete Machado e antecedentes próximos como o avô Pedro e tia Vicência que trabalharam no
Teatro Municipal de ainda avó Maria Francisca que ao contar histórias dava curso a fantasia a música ecoava casa dentro desde árias italianas ao Cancioneiro brasileiro e quanto ao piano tia Valentina animava os saraus contar Leva ela com o hábito dos Pais levarem os filhos amiúde ao cinema ou ao circo quando ele eu tava foi porém aos 15 anos que ingressou na rádio MEC no programa radioteatro da Mocidade no qual o autor atuou como redatora e locutora e atriz esse convívio de alta difusão cultural e que valeu a uma cátedra Universitária sua agenda laboral acumulou em
seguida rádio MEC a rádio Guanabara as aulas de português ministradas a estrangeiros no berliet e seu curso de madureza porém nunca negligenciou a vida cultural com idas ao cinema ao teatro atenta a sua formação que Vicia Java é cedo educou-se a sombra dos dramaturgos de variadas expressões que dissecaram as criaturas com Prestígio do verbo valendo citar José de Anchieta que nos primórdios os brasileiros inaugurou o nosso teatro e outros gêneros que suscitam em nós vertigens e estéticas tornou-se igualmente voraz leitora da literatura brasileira e estrangeira sendo contemplada com a produção adaptação e apresentação do programa
passeio literário que ele abriu o mundo do livro antecipando assim décadas antes a sua filiação à casa de Machado de Assis a e em 1948 ou assistir rahmilet pela primeira vez com Sérgio Cardoso curvou-se a magnitude da pés e sobre os efeitos da encenação querendo impregnar-se do seu mistério assistir a 18 vezes o palco e punha-se como ideal de vida posteriormente integrou o elenco do o elenco da peça alegres canções da montanha de Julia luscher que mereceu em como os da crítica logo é contratada como primeira atriz pela TV Tupi do Rio de Janeiro recém-inaugurada
participando do tele teatro intitulado história do teatro Universal onde estreia com antígona de sófocles há dois anos por dois anos A cada 15 dias ensinavam o novo clássico uma iniciação que lhe proporcionou propiciou acesso a um exemplar repertório da dramaturgia Mundial EA convivência com o extraordinário os colegas de peleja durante a década de 1950 como lo feitos piso palco na peça está lá fora um inspetor de JB priestley dirigida pelo respeitado o João Villaret recebe então o prêmio de atriz Revelação enquanto é convidada para integrar a é gleria companhia teatral os artistas Unidos tendo à
frente a memorável atriz Francesa e brasileira anrieth Moreno e após esses eventos Fernanda abandonar TV Tupi e assume o protagonismo de obras que colocaram a descoberto o enredo do mundo a força motriz da arte fiel a um ofício milenar que tem em Mira largaram palimpsesto brasileiro preencher as lacunas culturais existentes realçar o Manancial poético da Pátria volta-se para o palco em lança seu destino ou de Fernando Torres um tratado conjugal que envolvia também um preito a uma profissão água embora fascinante juntos elegeram prosseguir sem desalento mudaram-se para São Paulo engajam-se lá a companhia de Maria
Della Costa e Sandro polloni onde acontece a moratória de Jorge Andrade tendo Fernanda no insuperável o papel principal e cons e arrebatando o maior prêmio da época o Saci como melhor atriz Marco do teatro brasileiro Marco na vida de Fernanda e depois o casal seguia para o TVs e o teatro brasileiro de comédia com Ítalo Rossi Sérgio Britto e como diretor Gianni Ratto porém com declínio financeiro do TBC e o retorno de rato para Itália O Quarteto firma contrato com a TV Tupi do Rio para inaugurar o programa grande teatro durante oito anos encenaram na
tela incontáveis peças assinadas por renomados luminários da dramaturgia no entanto ao sentirem mais tarde apenas a falta do palco da tradição cênica fundaram o Teatro dos sete enriquecido agora com o retorno de Gianni Ratto de novo clan reunido mais premido pela escassez financeira lançam uma campanha com o intuito de arrecadar recursos que consistia na venda prévia de assinatura para apresentações de peças futuras sequer definidas e sob o impulso utópico e confiantes na lealdade dos admiradores dos seguiram na televisão obtiveram inesperado e efusivo apoio estrearam no teatro municipal com o mambembe original de Artur Azevedo contando
com cerca de 80 participantes orquestra e cenário grandioso foi quando os deuses do teatro que respondiam pela Majestade do texto e o próprio público arrebatado pelo espetáculo confabularam e harmoniosa sintonia em favor desses artistas concedendo-lhe zhar prorrogação da peça e um teatro que completava 50 anos e ainda filas intermináveis na bilheteria semanas que louvavam o autor que se batera pela construção Daquele mesmo teatro é semelhante de temporada em pois a soberania do teatro brasileiro quanto à reação emocional da plateia após cada apresentação Fernanda Montenegro suspeita a dever-se a mesma ao fato do Rio de Janeiro
ter perdido a sua condição de Capital Federal de está sendo cruelmente de baseados sem as devidas compensações portanto audiência extravasava ao mesmo tempo inconformidade e gratidão pelo tanto que o rio representava e deram o Brasil assim ao gritarem e chorarem acenarem com os lenços ao término de cada encenação despediram-se de uma desconsolada Metrópole certamente arrebatados com a realidade e a sala final da peça diz Frazão ao cair da cortina ao Brasil só faltam teatro e em seu livro Fernanda afirma não ter vivido experiência tão emocionante quanto aquela talvez devido a pujança com que o elenco
em conjunto as estou se a magnitude de uma arte teatral e ao texto de um autor Emerso no Limpo po se você entender os espaços financeiros o grupo Teatro dos sete e levava ao palco peças de alta estirpe enquanto preparava a próxima estreia sob a regência de ratos quatro atores debruçavam se sobre os personagens inovadores que brotavam da fabulação dos dramaturgos fluíam eles as dores os dons advindos de um teatro capaz de rede milos a despeito de um cotidiano Modesto e das dívidas contraídas Fernanda no trabalho de mesa esmiuça cada frase emprestando voz e as
fibras do corpo ao texto e ultrapassando limites fazia Soar a magia do verbo tornava-se cúmplice da matéria que havia nele E no entanto os embargos prosseguiram apesar dos sucessos da peste das peças após 10 anos o grupo se desfez contudo o palco seguirá sendo para o casal Montenegro Torres o outro Lar onde ocorreu o milagre de depurado humanismo assim optaram por palmilhar o Brasil a fora levando na bagagem as Agonias humanas O que é escrita deixava a revelar e como Bandeirante diesel respeitando as divisas impostas pelo Tratado de Tordesilhas conquistaram com seu teatro território estético
das Urbes e dos grotões no Exercício da profissão também assemelhavam-se aos andarilhos antigamente que intercambia vão a beleza de suas peças por ovos e batatas em troca ganhando o linguajar Popular que esculpe a metáforas tantas vezes à Deriva uma cultura e antes do coração sobre forma de madeira de nota musical do verbo composto um sopro de Matriz ecumênica que liberou a sensibilidade da atriz nessas visitas ao território nacional Fernanda Montenegro Cordeiro manifestações de um público que sucumbia à uma arte que enfeites Ava e exercia neles uma pedagogia cívica e livre e ainda que suas atividades
se multiplicassem o casal der a vida aos filhos estão desejados Fernanda e Cláudio Torres e hoje ambos proeminentes presenças da cultura brasileira a E aí o mesmo com o passar do tempo Fernanda não cedeu um ótimo no amor ao ofício a gente sabe né Cláudio o rancor a da cultura cênica nascida dos primeiros vagidos humanos entregava-se a cultura Pátria pisar as Tábuas do tablado a render-se é uma dramaturgia Colossal significava ter adestrado o verbo cênico nos imponentes teatros brasileiros alguns surgidos do segundo reinado quando o mundo então familiar dava Guarida o acervo teatral que acomoda
riquezas antagonismos incidia espírito libertário o fôlego regenerador das civilizações para Fernanda Montenegro especular sobre as nomenclaturas da atuação ampliava seus domínios verbais levava as terras onde se o povo estiver é muito antes dela e isso já vale restaurar sentimentos milenares e fazemos compatíveis com os seus modernas por assim crer que se apropriar ia dos instigantes códigos estéticos o aparentemente esquecido e não houve falha em Fernanda Montenegro no Amor a arte de interpretar eu não ouvi bem na veemente defesa da condição humana para tanto não alisou a memória que não tem esse ancestrais e expoentes pregressos
que deram as novas gerações razão de seguir suas pegadas históricas sem cessar de glorificar tantos intérpretes que já partiram como aí repreensível Bibi Ferreira a excepcional dulcina de Moraes atriz injustamente esquecida uma mulher de Rara Valente aqui lutou em prol do Teatro Nacional além de Paulo Autran seu irmão de alma Ítalo Rossi e seu irmão de alma Sérgio Britto e seu companheiro de vida Fernando Torres e tantos mais tá outro ismo da parte sua que afinada com seus preceitos estéticos compromete-se com uma galeria de nomes que e atrás mais cobram urgentes retificações históricas da isso
a índole moral fustigar os verdugos da Nação que asfixiam as artes na sua rigorosa crença do Brasil não vir a ser um país pleno sem educação e cultura para ser o cidadão Hon E aí é mais cá estou eu Nélida em diante do xadrez da realidade a enfrentar um enredo da nova acadêmica com resumos certamente equivocados e imprecisos e submeter-me ao juízo Implacável da história contudo afirma que Fernanda foi tecida pela urdidura familiar pelo mistério de uma vocação jamais oscilante e pela fervorosa adesão ao Brasil os pilares estes que conjugados propiciaram uma artista atingir o
ápice da grandeza a argamassa da atriz composta de substância sincrética não subtrai nela brasilidade que coleta de todos nós Aquele cotidiano indecifrável e tão favorável a se fazer matéria da arte é natural que sigamos nesses anos vencidos foram admiráveis décadas de profissão quando o galgou ela os degraus signos de seu bom gota e Triunfo mãe é uma loucura só [Aplausos] o Eris um currículo que abrangeu todas as expressões artísticas as cifras contabilizada surpreendem são mais de 200 apresentações intelli teatro mais de 60 peças teatrais mais de 30 filmes mais de 50 novelas e séries e
outros incontáveis trabalhos muitos deles firmados pelos brasileiros Machado de Assis José Alencar de Alencar Arthur Azevedo Jorge Andrade Ariano Suassuna millôr Fernandes Nelson Rodrigues EA vendo sendo filha de sófocles ensinou autores como Betty pirandello Bernardes ó Cervantes Racine tchekhov Simone de Beauvoir entre tantos não citados e em todas as searas de sua arte prestigioso os prêmios brasileiros e internacionais e lhe foram outorgados não lhe faltando o reconhecimento se reputa das condecorações comendas e títulos no teatro abarcou as maiores honrarias nacionais como nos históricos de sentem os de Ercília Grey e vestir os nus de Luigi
pirandello Lucilia de a moratória de Jorge Andrade Petra das Lágrimas amargas de Petra Von Kant de Rainer Werner fassbinder as telas cinematográficas deram-lhe projeção internacional brilhou no Eles Não Usam black-tie de Gianfrancesco Guarnieri vencedor do festival de Veneza de 1980 foi a primeira atriz brasileira indicada ao Oscar em 1998 graças a sua brilhante atuação no Central do Brasil D Oi Sales e vencedora do notável o urso de prata do festival de Berlim e do Golden Globe Awards como melhor atriz pelo mesmo filme Sem esquecemos o Emmy de melhor atriz pela sua atuação no papel de
Dona picucha na minissérie doce de mãe de Ana Luiza Azevedo Jorge Furtado Janaína Fischer Mário schunard e Miguel da Costa Franco recebido em Nova York no ano de 2013 a sua trajetória é inigualável aprumou-se com pompas e circunstâncias no decorrer de uma missão a qual serviu com denodo segundo O esplendor da arte Afinal reverbera vanello o legado dos clássicos como também respinga vá Venturosa lembrança dos Saltimbancos saídos do medievo os sentimentos teatrais sempre atuaram nela o tablado de qualquer teatro tornara-se o Haras reservado aos Gregos ao hamelete elsinor as Arenas encharcados de sangue e fé
o lugar enfim onde os Deuses puniram os que você já vão sacrificando o que a vida trazia à tona o trágico o burlesco a palavra do ator e sob o signo da esperança que tem Mava e atribuir a vida um manto puro Fernanda confiou sempre nos dias por virem entendeu e traduzir os cânones que se impunham a cena aqueles mandamentos entre sagrado e profano os que perturbavam as vinhetas da arte apontarem por onde a seguir que melhor uso fazer dos seus atributos havia no entanto que desvendar os interstícios da dramaturgia Ir Além da escrita cirúrgica
prever até como o corpo deslocava-se sobre as ripas de madeira do palco Afinal cabe a modelar personagens dali darlise inequívoca autonomia eu nunca foi fácil para passar os umbrais da arte as noções imemoriais que a criação sparde e que eles chegavam por meio das entranhas dos autores e fazê-los Ressoar em seu ser devia pois assenhorar se dá fala que transfigura se o texto até acreditar ser seu autor e acatar a linguagem que o teatro em Cunha é Mister supor que o palco ele é medular nele afa e ela nada dele se fez discípula e Senhora
do Minas variações temáticas o temperamento pejado do linguajar poético o teor trágico da dramaturgia Universal onde estivesse Fernanda foi registrado por escrita e falas esparsas um caudal de Ordenações e estéticas e urbanísticas reflexões abarcando marcas íntimas do Ofício do seu o mesmo e de sua visão moral preciosas sentenças comprometidas com a consciência própria e alheia em afirmar onde se situava enquanto trabalhava o seu ser sem dúvida posicionamentos que enveredavam alma dentro pelos labirintos ilusórios da arte teatral por estar sempre como intérprete diante da cólera dos personagens como aquelas criaturas que concebidas há milênios cristalizaram ainda
hoje dores e penas no espaço cênico um pensar o seu que vocaliza com precisão quando tem visto uma realidade de radiações intraduzíveis eu confesso a muito acompanhar os alicerces do seu pensamento que se debruça igualmente sobre o cotidiano EA liturgia do texto O que Guia os autores defrontados com os fundamentos os estertores do coração os acertos e os desacertos do humano ao descrevê-los com talento e a pena que claudicam vale enveredar pelos apanágios de Fernanda a finura com que ela objeto e esclarece a respeito do seu feudo é com este intuito clarifique de pura sobre
a natureza teatral sem abdicar da complexidade do sentido Aventureiro da ribalta na convicção de que sua arte como outras expressões criadoras provém do Cauê sendo ambígua maligna volation antes de ser terminar como se tivesse nascido na manjedoura de um cenário Fernanda Montenegro gravita em torno das narrativas entrelaçadas com entidades verbais que nutriam os dramaturgos que seguiram no encalço de Shakespeare cobrando filiação ávidos por uma mais estria inalcançável nas trilhas de seus registros sobre a sai sua joia O ajuizamento com que avalia a eficácia da palavra em seu ofício como emprestar o personagem dando-lhe sentido cênico
deflagrando ação dramática com o inesperado de e com traços de leveza de gravidade esclarecendo o mesmo as entrelinhas teatrais que dão sequência natural ao andamento narrativo aprendemos com ela que tudo sabe de silêncios das pausas da voz metálica do que se origina do bojo da criação de uma esteira de montagem que deve pecar pelos excessos da imaginação é Mister que se inaugura em novos mundos a formação intelectual da nova acadêmica em Las a tradição e modernidade duradoras vizinhas da liberdade de criar sem se descuidar dos rapsodos homéricos líricos e épicos que ocuparam sempre o epicentro
cênico assim nas paredes da sua alma de atriz ajustam-se o pranto eo riso as raízes estéticas que abonam a suntuosidade da Terra e do teatro o que testemunharam a odisseia humana orgulha-se de sua gente de haverem transportado para eles para a ribalta produção humana os sobressaltos do Coração em obediência a máxima de Terêncio segundo a qual nada de humano lhe era estranho é uma vez que convinha arrastar para a cena o que brotasse do enigma verbal do personagem que por inteiro com suas doloridas arestas era o centro do Duelo narrativo e o que é o
personagem se não o outro aquele que há quem não se renuncia de quem o intérprete depende antes mesmo de se lançar à Arena do palco quando Artes quando antes pura carcaça revestia-se súbito da divindade de Dionísio por força do seu mito tantas vezes havendo sido o personagem Fernanda acredita essa criatura cênica valores fraternos aos e sempre o outro estende benefícios e agruras imbuídos de entroncamentos humanitários e daí é eloquência com que defende o teatro brasileiro formou sua voz durante a ditadura militar o regime de exceção que tanto mal calzona são sobretudo quando a época exacerbava
em micro a censura que age asfixiando a classe artística mesmo agora nos tempos atuais não se poupa compromete-se reconhece que a abolição do cenário Eucarístico das Artes significaria uma interrupção democrática tem sua crença aposta na arte valoriza os escaninhos da alma e os pronunciamentos e Fernanda Montenegro associam-se a confiança na vida nos poderosos vestígios de uma memória que espere é o que ficou atrás o passado que ainda está em nós pois ao ter uma ancestralidade de tocar E aí as luzes da ribalta sempre presentes ela soma saberes e usou inaugurar o novo faz-se contemporânea na
medida justa sem renunciar aos postulados clássicos do Advento do ideal que desponta e é complemento do teatro move-se bem no turbilhão do seu pensar sem se agosto expor conceitos no particular entre amigos e na esfera pública no entanto não se julga solitária quando fala sentisse parte do cortejo de atores e demais amantes das Artes e da liberdade de um cenário que leva o nome do e perante o qual se insurgem e falam de uma Pátria Que escute não pensando no futuro assim como brasileira apraz-me saber o que a grande atriz fala de nós como avalia
a própria arte quem épocas pretéritas despojou de bens esses seres Destemidos e crucificou os nos autos de fé e que no entanto e-mail os andrajos o com trajes de Arlequim e Colombina levavam aos tablados Sem Peso textos sórdidos e sublimes já prenunciando o cânone ocidental e como vem o Vila atribuíram a ofício prerrogativas soberanas a visão transcendente de uma escrita anímica na qual transparência ilusão da matéria prima de realidade cênica assim ao ser ela Medeia cuja a insanidade amorosa diz-nos Quem foi traz-nos intacta Grécia e eterna e quando submissão às regras de Ouro da tragédia
no entanto graças a Fernanda os personagens ao saírem do papel e habitar em um palco ganham credulidade não morriam Antes imortaliza vão se os testemunhos escritos e falados além de seus livros giram em torno do palco que é o seu frontispício onde transcorre a identidade de quem sendo oficiante da arte teatral é grega e romana é renascentista e tudo que o passado foi é tudo que o passado foi o que subsistem nos entreveros mantidos pela dramaturgia tangida pela pulsão da vida e da morte Olá neste percurso com Abstrações e concretudes Fernanda vasculha sem estâncias do
real que além do seu imediato alcance cabe ali Afinal como intérprete ser parte também do público escrutar o que estivera por séculos nos baús da arte ainda Enigma Alessandro para os membros linguísticos e cênicos limava o corpo e alma com implemento encia conduz a serviço de sua dramaturgia conseguia liso equilibrada o timbre adequado para senhor ácido as feições benevolentes ou maléficas de certo personagem pronta a provar dos frutos da árvore do bem e do mal e como membro da seita teatral Tem sim Cruz traduz os valores humanitários Associados a sua condição e faz fazia a
exegese do mundo sempre disposta registrar aqueles autores emersos no Hades para liberá-los dos grilhões do esquecimento e impedia que se desvanecesse mínima porção desse civilizatória e no afã Diário deixava-se subjulgar pelas correntes estéticas oriundas da perplexidade humana e zelava pelos rastros de seus Imigrantes cujas adversidades testavam sua origem a feita as memórias nascidas do prodígio de sua gente da Grey teatral atentava os ditames de uma arte que se sabia Imortal ciente de certo que o açúcar se Dessa arte responderia possui excelência deveria fazer dela um fato real magnânimo parte portanto de uma dramaturgia cujas Fundações
resistiriam às intempéries do tempo pois assim Fernanda entendia os efeitos da cultura na sociedade humana seu Régio o transcurso desde as cavernas Oi Fernanda Montenegro e sua forte presença na cultura brasileira chega a esta casa graças a seus soberbos méritos mas ao ter ensinado Anos Antes acadêmicos Como Machado de Assis Artur Azevedo Martins Pena Jorge Amado Ariano Suassuna Dias Gomes Ferreira Gullar Domício Proença Filho Carlos Diegues e ter reproduzido palavras deles pressagiou seu ingresso nesta instituição a Academia Brasileira de Letras uma entidade que ao se insurgir contra os estatutos que escravizam o espírito corroborou com
a criação e o pensamento abraçou os anárquicos os inovadores os pilares da tradição as matrizes do eterno onde a alma EA grandeza do Brasil estão fincadas diante do Brasil e de nós a nova acadêmica responde a qualquer exigência estética moral cívica e graças a sua dinastia ganhamos a essência da arte teatral e da dramaturgia dos que a precederam nós temos pois o Divino eurípides e outros mais entre nós ela nos traz sim o palco com qual aprendeu a viver e fruir dos seus arcanos enquanto agasalha vão os intérpretes que foram um dia Goiás dos peregrinos
da palavra ciente todos de equivale a miséria vivida por conta de um lampejo de perfeição Olá neste recinto do Petit Trianon celebramos a notável brasileira cujo pensamento cênico assegurou anos junto à Leopoldo Fróes João Caetano Procópio Ferreira Dercy Gonçalves e tantos outros a nobreza do teatro esta forma superior de arte hoje entre nós Fernanda encarna aqueles brasileiros de outrora que simularam no cumprimento do Ofício o que estava escrito no sino incunabulis nos pergaminhos na prensa de Gutenberg nas ripas da Madeira dos velhos teatros e nessa noite plenos de Orgulho e júbilo damos as boas-vindas a
essa casa a acadêmica Fernanda Montenegro a essa atriz que tem o tamanho do Brasil Nélida Pinon Marcos de 2010 bom dia beleza E aí e ela vai falar não é E aí E aí Oi gente eu quero dizer uma palavra evidentemente que eu tô sofrendo muito com essa visão que eu sei que é o mundo romanesco escapou-me de mim mas eu não vou desistir já tô com livro pronta Tá bom mas o que eu quero entender Enquanto você falava atuava dizia eu pensei tantos elogios a você um azul muito importante às vezes uma obra sua
carreira foi seguinte eles valeu a pena estar cega nesse dia porque eu não teria Liga essa Mara interpretada como você fez no seu texto é seu e de sua mãe Hahaha Leda Obrigada pela honra né linda muito obrigada muito E aí E aí [Risadas] o nome da Academia Brasileira de Letras eu agradeço a presença de todos registro aqui as mensagens recebidas das academias de Letras de São Paulo de Pernambuco do Maranhão EA presença do jornalista Pedro Rogério representando academia Mineira de letras peço a todos que permaneceu lugares enquanto convido acadêmica Ana Maria Machado e os
acadêmicos Antônio Cícero de Geraldo Carneiro para acompanhar acadêmica Fernanda Montenegro ao salão dos fundadores onde Dentro de 10 minutos começar a receber os cumprimentos está encerrada a sessão E aí E aí
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